Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

o que fazer quando ha um agrupamento no alvo 17X17?


diego basto

Posts Recomendados

Pessoal o caso é o seguinte:

Eu realizo o Tiro Virtual com o alvo da CBTE 17x17.......

Onde são efetuados cinco disparos em cada alvo, mas o que fazer na seguinte situação:

digamos que o atirador conseguiu agrupar 4 disparos fazendo um buraco maior que o chumbo e na hora de conferir só dê para identificar os 4 e o atirador logicamente vai dizer que o 5° passou no meio.

Sei que é algo difícil de acontecer, mas é possível.

Já ouvi relatos de organizadores de torneios de atiradores que depois de fazer o agrupamento atirava os demais pra cima e dizia que os demais tinham passado pelo meio.

caso alguém saiba de que forma proceder, por favor me ajude. ficarei grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso se resolve com contra-alvo.

O contra alvo é uma folha de papel que fica por trás do alvo de prova, com uma certa distância. Dessa forma fica muito fácil identificar os impactos, pois eles vão divergir até que toquem o contra alvo de forma diferente do que fizeram no alvo, dando ao árbitro condições plenas de saber se o alvo foi legítimo ou não. O contra-alvo é utilizado também para identificar tiros cruzados.

  • +1 2

logo_66x66.jpglogo.pngfederkolben_stern.jpgAirArms-logo.jpgJSB-Logo-Black.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Isso se resolve com contra-alvo.
O contra alvo é uma folha de papel que fica por trás do alvo de prova, com uma certa distância. Dessa forma fica muito fácil identificar os impactos, pois eles vão divergir até que toquem o contra alvo de forma diferente do que fizeram no alvo, dando ao árbitro condições plenas de saber se o alvo foi legítimo ou não. O contra-alvo é utilizado também para identificar tiros cruzados."

 

Muito bom Flávio Vieira, você deu uma boa solução para o caso em questão, muito obrigado por sua compreensão.

 

eu tinha pensado também depois que fiz esse post num coletor de chumbo ou coisa parecida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diego Basto, o coletor de chumbo seria uma ótima opção, porem é perigoso utiliza-lo a 10 metros com carabinas acima de 200ms, o ricochete tem que ser previsto para maior segurança do atirador.

Tiago Rocha Guimarães

 

Cometa New Fenix 400 Galaxy 4.5

Cometa Fusion Premier 5.5 GR 50kg Elite

Pistola Beeman 2014 P17 4.5

Luneta Hero 6-24x50AOE

 

"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário." Albert Einstein

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

 

Bom, vamos por partes:

 

1 - Na pratica ninguém faz contra alvo. Isso até foge do espírito esportivo.

 

2 - Se um pessoa que se considera "atirador" ou "esportista" parte para este expediente dolosamente, deve ser banido da competição.

 

3 - As provas Olímpicas de ar comprimido são feitas com 1 ou 2 tiros por alvo para evitar este problema, mas isto é inviável economicamente na MA

 

Acontece que mesmo com 2 tiros por alvo, é possível acertar exatamente um tiro dentro do outro. o que fazer então:

 

Participei de um curso de arbitros ISSF ministrado pelo Tom Syrdal, brasiliero e eminente ábitro internacional que mostrou uma técnica para o caso dos dois tiros:

 

Por mais apertado e exato que tenha sido o tiro, o segundo sempre vai esgarçar um pouquinho mais o furo. Estou falando de milésimos de milimetro. O juiz pega um calibrador e insere num furo sabidamente de um tiro só e depois insere no furo duvidoso. Ele vai sentir que o furo duvidoso o calibrador entra um pouquinho mais fácil. Se entra com a mesma resitencia de um furo simples, o juiz pode entender que só há um tiro e aí o atirador terá que entrar com recurso, entrando aí numa outra discussão que não cabe aqui.

 

Já no nosso caso de se atirar 5 tiro por alvo, pode perfeitamente acontecer até pior: Um belo grupo de três tiros onde os dois outros passaram dentro...

 

O que fazer?

 

Parte-se do pressuposto sempre que estamos lidando com pessoas honestas. Mas o atirador precisa ter em mente que é PRECISO AJUDAR O ÁRBITRO.

 

Com isto é feito:

 

Assim que você faz um disparo que passa dentro de um grupamento, você deve IMEDIATAMENTE CHAMAR O JUIZ DE LINHA, informar e mostar o alvo. Ele vai anotar e na apuração vai contabilizar seu tiro normalmente. NÂO DEIXE PARA DEPOIS! AVISE O JUIZ NA HORA! Isso evitará muitos aborrecimentos. Deixar quieto e por conta do juiz é um desserviço, pois dada a grande quantidade de alvos para apurar, muitas vezes um caso destes passa por zeros mesmo, sem ma fé do apurador.

 

Claro que isto vai acontecer uma ou duas vezes só. Por isto um atirador deve prezar mais que tudo por sua reputação. Juizes preparados também é importante.

  • +1 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

obrigado Fabio Coelho, gostei da ideia do atirador ter que avisar ao arbitro na hora do ocorrido.

afinal se alguém tenta enganar outro, na verdade esta se enganando.

quanto ao coletor Tiago, realmente tem esse risco, mas acredito que se colocar a superfície de impacto num angulo diagonal tipo: \ , acredito que o chumbo tenda a descer.

grato pelas opiniões, afinal estamos querendo melhorar ainda mais o nosso esporte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na ultima etapa da Academia do Tiro. Eu não lembro bem, mas coloquei 2 ou 3 tiros no mesmo furo. E não deu para confirmar de jeito algum.

VENDO CHUMBOS RWS R10/ H&N EXCITE ECON 4,5MM/ H&N FINALE MATCH/JSB 8,44gr

 

http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/5062-vendo-chumbo-rws-r10-match-45mm-hn-excite-econ-45mm/

 

E-MAIL: DOUGLAS.CHITAO@GMAIL.COM

 

TAMBÉM FAÇO ENCOMENDAS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Na ultima etapa da Academia do Tiro. Eu não lembro bem, mas coloquei 2 ou 3 tiros no mesmo furo. E não deu para confirmar de jeito algum."

 

Esse é um dos objetivos, qualquer um de nós ficaríamos descontentes se fizesse um agrupamento desses e não ser válido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

"ressuscitando" o tópico para mostrar o que aconteceu hoje, 08/8.

 

Posso garantir que fiz 5 disparos, contudo não consigo identificar todos.

 

10523326_547151872051305_636726973069466

Um forte Abraço!!!


_____________________________________________________________________________________________
[X] Gamo CF-30 gás Ram 45kg+Gatilho(vendida :()
[X] Luneta NIKKO STIRLING 4X32mm MOUNTMASTER

[X] Beeman P17
[X] CBC Standard B19-S gás Ram 40kg +Gatilho GB

[X] Airsoft Glock G18C

[X] Weihrauch HW 50 S

[X] CZ Slavia 634

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

" "ressuscitando" o tópico para mostrar o que aconteceu hoje, 08/8.



Posso garantir que fiz 5 disparos, contudo não consigo identificar todos."



10523326_547151872051305_636726973069466



Ta vendo ai chico, agora imagina essa situação num torneio com 127 participantes, pois mesmo você tendo atirado os cinco disparos e um juiz tenha visto esse feito, onde seria o quinto, no 10 ou no 9?. Se eu dissesse que só tem quatro e pedisse pra dar mais um tiro para sanar dúvida, estaria sendo desleal com seu ótimo desempenho, concorda. Eu acredito que a melhor solução e mais cara lógico, seria um disparo por alvo. Eu estava aqui matutando as idéias e pensei num alvo grande que tivesse o máximo pocivel de alvos, tipo o do tiro virtual, só que maior. é só uma ideia.


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o atirador não souber dizer onde pegou, ao menos avisa NA HORA que tem 5 tiros no alvo. O juiz vai enfiar o calibrador em todos os furos. No furo que entrar mais folgado ele determina que ali está tiro sobreposto.

 

Lembrando que um furo só pode ser calibrado um única vez. Isto tem que ser feito por um arbitro qualificado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E lembrando que o atleta é proibido de colocar chumbinhos no furo do alvo para ver o mais largo ou se tocou no 10... isso pode dar punição e anula a chance do juiz de avaliar.

Slavia 631 Lux mod. Fibra Ótica

Feinwerkbau 600

Walther LG300XT Anatomic

 

Fluminense - FTERJ - CBTE

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante