Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

BAM XS B19-14 4,5mm Mola Helicoidal x Tunning - Mini Review e Testes


Posts Recomendados

Parabéns pelo review!

 

Eu possuo uma B19 e fiz as mesmas alterações que você, salvo a instalação do GR, que fiz com o corpo dele para dentro do pistão..

 

Você já testou dessa maneira e cronografou?

 

Eu não senti tanta perda de potência como consta nos gráficos mostrados, fiquei até mesmo um pouco assustado! kkk

 

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bacana, esse detalhe da saia do chumbo é muito interessante, o seu trabalho ficou perfeito, más isso tem que ser feito por alguém que conheça, pois se for um leigo como eu, é bem capaz de não fazer no angulo certo o até mesmo danificar a entrada das estrias.

Parabéns pelo ótimo review, acompanhando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alberto, parabéns novamente pelo ótimo conjunto de informações!

Este escariamento da culatra com essa lima rotatória foi feito manualmente ou vc usou alguma ferramenta com apoio para que ficasse uniforme?

+ 1

Abç!

CFX 4,5mm, Gat. aliviado, Encamisada, Bucha PU, DM60 + Tasco 6-24x42.

SPA M22 5.5mm + Shilba Target Pro 30 6-24x50.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O escareamento da culatra (onde coloca o chumbo) é algo que deveria ser obrigatório de fabrica.

Toda carabina com corte reto estraga o chumbo, a não ser que seja chumbo folgado o que é igualmente ruim.

Além de diminuir o VO, amassar a saia impacta fortemente na precisão. Chumbos duros a saia "corta ou esmaga" já chumbos moles a saia simplesmente "entorta pra dentro".

 

Está muito bom o review, vou mover ele depois para a seção de reviews do fórum OK!

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alberto, parabéns novamente pelo ótimo conjunto de informações!

Este escariamento da culatra com essa lima rotatória foi feito manualmente ou vc usou alguma ferramenta com apoio para que ficasse uniforme?

+ 1

Abç!

 

Foi feito manualmente, sem uso de ferramenta elétrica, apenas girando com os dedos a lima rotativa e sempre verificando o resultado. Após isso, uma rápida polida com lixa d'água 1200 e passagem de vareta de limpeza com escova de latão no sentido boca do cano para a culatra e em seguida limpeza com linha de pesca e algodão puxando pela culatra.

 

A ferramenta correta para se fazer este passe no cano é conhecida como "Reamer", só tenho conhecimento da existência desta ferramenta no mercado exterior e para armas de fogo.

 

Reamers.jpg?lgfp=3000

Editado por Alberto José
  • +1 1

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo ótimo Review.

Para fazer o escareamento, sugiro colocar um chumacinho de algodão logo na boca da culatra (uns 5 mm dentro do cano). Assim, os resíduos ficam próximos da saída (que é também por onde entraram). Para extrair o tampão basta empurrar com uma vareta da ponta do cano para a culatra e depois proceder a limpeza mais cuidadosa das raias.

"This is from Mathilda" - Leon

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo review!

 

Eu possuo uma B19 e fiz as mesmas alterações que você, salvo a instalação do GR, que fiz com o corpo dele para dentro do pistão..

 

Você já testou dessa maneira e cronografou?

 

Eu não senti tanta perda de potência como consta nos gráficos mostrados, fiquei até mesmo um pouco assustado! kkk

 

 

Valeu!

 

Gás RAM com haste dentro do êmbolo (instalação normal)

Média = 236,5 m/s Energia Cinética = 13,95 Joules - Spread = 5,49 m/s - Desvio Padrão = 2,12 m/s

 

Gás RAM com câmara dentro do êmbolo (instalação invertida)

Média = 250,3 m/s Energia Cinética = 15,65 Joules - Spread = 5,76 m/s - Desvio Padrão = 1,82 m/s

 

5,84 %

Editado por Alberto José

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótima leitura! Muito obrigado por contribuir com a comunidade.

 

Poderia postar o tutorial do escareamento da culatra que vc fez? Gostaria de fazer mas sinto muita insegurança ainda. Link da ferramenta também seria legal, ou mais especificações.

 

Assim pessoas como eu poderiam criar segurança e fazer também!

 

 

Outro detalhe interessante: incomparável a B19 da CBC vindo da China com a verdadeira BAM. Que Show! Arma linda demais. Ela vale mais a pena que a cometa 220?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótima leitura! Muito obrigado por contribuir com a comunidade.

 

Poderia postar o tutorial do escareamento da culatra que vc fez? Gostaria de fazer mas sinto muita insegurança ainda. Link da ferramenta também seria legal, ou mais especificações.

 

Assim pessoas como eu poderiam criar segurança e fazer também!

 

 

Outro detalhe interessante: incomparável a B19 da CBC vindo da China com a verdadeira BAM. Que Show! Arma linda demais. Ela vale mais a pena que a cometa 220?

 

Lima rotativa cônica 90º diâmetro 6 mm diâmetro da haste 6 mm.

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-565561593-lima-rotativa-cnica-90-partir-de-6mm-em-metal-duro-_JM

 

http://www.brasutil.com/produto/Lima+Rotativa+C%C3%B4nica+90%C2%B0+6+X+3mm+Hast+6mm+LKV0006+-+Vonder/20449/4312060306

 

Mais detalhes sobre uso de lima rotativa no tópico abaixo, não há tutorial para isso, apenas habilidade e paciência. É altamente recomendável ter torno morsa de bancada para fixar as peças a serem trabalhadas. Se não tiver ferramental adequado, não recomendo fazer por conta própria.

 

http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/9651-rossi-dione-classica-45mm-tunning-e-chrony-test/

 

Pessoalmente considero que não há como comparar a Cometa 220 e a BAM B19 pois são carabinas de categoria de potência distintas.

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Além do review bem elaborado eu achei bem legal você colocar os links de onde comprar a lima para o escareamento e a técnica Jedi de limpeza e polimento da câmara.

As carabinas da Bam apesar de serem ótimas não são tão valorizadas na hora de vender talvez pelo preconceito do "made in China". Digo isso porque tenho uma B-22 zerada com capa que me ofereceram 400,00 sendo que paguei 1150,00 por ela.

Mas ninguém compra pensando em vender e essas carabinas depois de tunadas assim como o amigo fez acabam se equiparando com carabinas muito mais caras.

Parabéns pelo review e pela carabina e se tiver que escolher o melhor review tem meu voto. Bons tiros e curte bastante a danada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Excelente tópico, fiz o escareamento da minha hoje, não ficou tão bom quanto o seu, mas já melhorou muito a entrada dos chumbinhos, principalmente os de cabeça chata!

CBC F18 B19-14 Classic 4,5mm

Gás RAM Elite 45Kg c/ Centralizador

Bucha P.U

Gatilho Esportivo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Traduza para minha compreensão o que é Kit PA..

At 44 long 5,5mm

At 44 5,5mm ferrolho turning by Nico coronha Romão

Evanix Brizzard S10 5,5mm

Walther Dominator 1250 5,5mm

S510 5,5mm

BSA R10 5,5mm coronha Ft-Fabio Artesão

Theoben MKII -USA 5.5mm

  Theoben Rapid MFR Bull Barrel 5.5mm ...

  EV2 Air Arms 4.5mm

Cometa Lynx 5.5 V5

Styer LG110 Hight Power 4,5mm

HW100 calibre 5,5mm e 4,5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Traduza para minha compreensão o que é Kit PA..

 

 

Kit da Elite Airguns composto por:

 

- Gás RAM (45 kgf ou 50 kgf) com arruela centralizadora de 18,5mm "boleada" na haste do pistão.

- Pistão Aliviado (PA) com anel centralizador de teflon

- Bucha de Poliuretano (PU)

- Bisnaga com bissulfeto de molibdênio

 

https://dispropil.com.br/tiro-esportivo/gas-ram/gas-ram?pg=2

 

https://dispropil.com.br/produtos/kit-pistao-mola-gas-ram-elite-airguns-b19-50kg

 

http://www.mundodacarabina.com.br/kit-pistao-gamo-bam-19-18-19-17-mola-gas-ram-45-kg-elite-airguns

 

Kit_PA.jpg?lgfp=3000

Editado por Alberto José

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De Mini não tem nada, ótimas Review ! Parabéns ....

Tiago Rocha Guimarães

 

Cometa New Fenix 400 Galaxy 4.5

Cometa Fusion Premier 5.5 GR 50kg Elite

Pistola Beeman 2014 P17 4.5

Luneta Hero 6-24x50AOE

 

"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário." Albert Einstein

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alberto, você poderia explica melhor esse seu tunning no transfer port? Quais foram os ganhos observados após o tunning?

No caso da BAM XS B19-14 os ganhos são de difícil observação pois o diâmetro original de 3,2 mm foi muito bem escolhido no projeto original pela Gamo.

 

Neste tópico, o escareamento visou então apenas simular um efeito "Venturi" para observar se há melhoria no "spread".

 

Numa analogia talvez um tanto grosseira, considere o "transfer port" como um gicleur de ar cujo papel é controlar a vazão ideal de ar de modo que seja transmitida ao chumbinho a maior quantidade de energia desde o início do seu deslocamento na culatra, até a sua saída na boca do cano.

 

Modificações inadequadas no "transfer port" podem danificar a carabina de modo irremediável.

 

Mais detalhes sobre o assunto, pode ser lido no livro The Airgun from Trigger to Muzzle

 

http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/9487-the-airgun-from-trigger-to-muzzle-traducao-parte-i/

 

"A fim de obter uma idéia prática do que acontece no TP, é útil imaginar o ar como se fosse um líquido. Com este pensamento em mente, não é difícil se lembrar de como o fluxo de uma correnteza é prejudicado ao longo de um leito rochoso. As pedras afiadas formar ondas e redemoinhos que restringem a passagem suave da água. De uma maneira semelhante, a maior parte das carabinas que analisamos tem uma aresta afiada na entrada do TP, uma vez que é simplesmente um furo perfurado por broca. Agora não há nada melhor do que uma curva fechada (ângulo agudo) para perturbar o fluxo de um fluido e causar redemoinhos, restringindo no nosso caso o fluxo de ar. Na verdade, seria correto dizer que uma curva fechada é o oposto de racionalização. A existência desta borda é, portanto, um elemento-chave do sistema, onde é provável que ocorra perda de energia."

Editado por Alberto José
  • +1 1

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mestre @Alberto José, tenho uma pergunta:

Qual a diferença dessa BAM XS B19-14 para a B19-14 comum de madeira? Comum como essa http://dispropil.com.br/produtos/carabina-cbc-f18-b19-14-mont-classic-4-5mm

 

Únicas diferenças aparentes que vi foi a coronha em melhor madeira e mais trabalhada e a velocidade menor da BAM XS B19-14 que é de 260 m/s contra 305 m/se da B19-14 comum. Velocidade menor, seria um "defeito" em relação a outra, não?

 

Quais diferenças que justificam 230 reais de diferença? Queria saber direito o por que tem essa diferença de preço, que na minha opinião é uma diferença considerável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mestre @Alberto José, tenho uma pergunta:

Qual a diferença dessa BAM XS B19-14 para a B19-14 comum de madeira? Comum como essa http://dispropil.com.br/produtos/carabina-cbc-f18-b19-14-mont-classic-4-5mm

 

Únicas diferenças aparentes que vi foi a coronha em melhor madeira e mais trabalhada e a velocidade menor da BAM XS B19-14 que é de 260 m/s contra 305 m/se da B19-14 comum. Velocidade menor, seria um "defeito" em relação a outra, não?

 

Quais diferenças que justificam 230 reais de diferença? Queria saber direito o por que tem essa diferença de preço, que na minha opinião é uma diferença considerável.

 

Esta que você postou o link, a rigor e uma B19 fabricada pela grupo BAM em regime OEM para a CBC. Neste caso, quem define os requisitos de qualidade e inspeção bem como detalhes com inclusão de zarelho e a CBC.

 

A BAM XS B19-14 e importada pela AR+ o que explica em parte a diferença entre os preços praticados.

 

O acabamento das peças da CBC e nitidamente inferior, basta ler os tópicos antigos sobre a CBC B19-17 com coronha Thumbole que foi descontinuada pela CBC. Diria até que e uma questão de sorte ou azar.

 

Quanto a diferença na velocidade, não tome por base o valor informado em propaganda, pois depende da massa do chumbo utilizado. Aqui mais vale a leitura de tópicos do que propaganda de fabricante.

Editado por Alberto José
  • +1 1

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta que você postou o link, a rigor e uma B19 fabricada pela grupo BAM em regime OEM para a CBC. Neste caso, quem define os requisitos de qualidade e inspeção bem como detalhes com inclusão de zarelho e a CBC.

 

A BAM XS B19-14 e importada pela AR+ o que explica em parte a diferença entre os preços praticados.

 

O acabamento das peças da CBC e nitidamente inferior, basta ler os tópicos antigos sobre a CBC B19-17 com coronha Thumbole que foi descontinuada pela CBC. Diria até que e uma questão de sorte ou azar.

 

Quanto a diferença na velocidade, não tome por base o valor informado em propaganda, pois depende da massa do chumbo utilizado. Aqui mais vale a leitura de tópicos do que propaganda de fabricante.

 

Então além da coronha, as peças internas da BAM XS B19 é de maior qualidade do que as peças da B19 para CBC?

 

Vejo que vc tem vasta experiencia no ramo e já viu as duas e pode testar, me diga: Em sua opinião, vale a pena pagar mais R$ 230,00 mais caro e pegar o modelo importado pela AR+? Ou seja, a qualidade é superior a ponto de valer a pena pagar essa quantia a mais?

 

Visualmente eu me apaixonei pelo modelo XS B19 hahahaha

 

Por fim, ultima questão: A BAM XS B19-14 da AR+ aceita a tecla de gatilho dourada QuickShot? https://dispropil.com.br/produtos/gatilho-dourado-ajustavel-para-carabinas-bam-e-cbc-b19

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Então além da coronha, as peças internas da BAM XS B19 é de maior qualidade do que as peças da B19 para CBC?

 

Vejo que vc tem vasta experiencia no ramo e já viu as duas e pode testar, me diga: Em sua opinião, vale a pena pagar mais R$ 230,00 mais caro e pegar o modelo importado pela AR+? Ou seja, a qualidade é superior a ponto de valer a pena pagar essa quantia a mais?

 

Visualmente eu me apaixonei pelo modelo XS B19 hahahaha

 

Por fim, ultima questão: A BAM XS B19-14 da AR+ aceita a tecla de gatilho dourada QuickShot? https://dispropil.com.br/produtos/gatilho-dourado-ajustavel-para-carabinas-bam-e-cbc-b19

opa, eu ja testei as duas, e tunei as duas, a cbc é inferior sim, compensa e muitoo comprar a bam, e sim ela aceita o gtilho dourado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Então além da coronha, as peças internas da BAM XS B19 é de maior qualidade do que as peças da B19 para CBC?

 

Vejo que vc tem vasta experiencia no ramo e já viu as duas e pode testar, me diga: Em sua opinião, vale a pena pagar mais R$ 230,00 mais caro e pegar o modelo importado pela AR+? Ou seja, a qualidade é superior a ponto de valer a pena pagar essa quantia a mais?

 

Visualmente eu me apaixonei pelo modelo XS B19 hahahaha

 

Por fim, ultima questão: A BAM XS B19-14 da AR+ aceita a tecla de gatilho dourada QuickShot? https://dispropil.com.br/produtos/gatilho-dourado-ajustavel-para-carabinas-bam-e-cbc-b19

 

Primeiro, não sou do ramo e nunca tive uma CBC B19, em mãos, a não ser algumas peças de reposição.

 

A questão de pagar é igual a propaganda das Casas Bahia: "quer pagar quanto ?" Ou seja depende do dono do dinheiro. Pesquise no fórum sobre CBC B19 e terá alguns subsídios para tomar a sua decisão (canto superior direito).

 

Quanto a tecla de gatilho dourada, creio que uma leitura mais atenta deste tópico e de outros existentes te dará a resposta. Resumindo: vale a regra, leia mais e pergunte menos e se errar na escolha, lembre-se a decisão sempre foi sua pois o que é BAM para mim pode ser CBC para você.

 

"A primeira BAM XS B19-14 adquirida em 13/02/2013 na CABANA Sport está com as seguintes modificações:

- polimento da câmara de compressão com lixa d'água 1200

- polimento do cilindro no trecho do rasgo de encaixe da sapata da biela, até o final

- pintura do cilindro no no trecho do rasgo de encaixe da sapata da biela, até o final, com verniz anti-atrito Molykote D-321R Spray

- "cone de forçamento" na culatra com bisel de 45º

- "lead-in" e "lead-out" do "transfer port" ligeiramente retificados em ângulo de bisel de 45º.

Acessórios:

- Kit PA + GR 7446 45 kgf da Elite Airguns
- Bucha de PU aberta vermelha
- Kit centralizador Quickshot by JSanches
- Lâmina de gatilho Quickshot by JSanches

http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/9307-tutorial-instalacao-da-lamina-jsanches-na-b19-26052014/?hl=tutorial

Editado por Alberto José

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Primeiro, não sou do ramo e nunca tive uma CBC B19, em mãos, a não ser algumas peças de reposição.

 

A questão de pagar é igual a propaganda das Casas Bahia: "quer pagar quanto ?" Ou seja depende do dono do dinheiro. Pesquise no fórum sobre CBC B19 e terá alguns subsídios para tomar a sua decisão (canto superior direito).

 

Quanto a tecla de gatilho dourada, creio que uma leitura mais atenta deste tópico e de outros existentes te dará a resposta. Resumindo: vale a regra, leia mais e pergunte menos e se errar na escolha, lembre-se a decisão sempre foi sua pois o que é BAM para mim pode ser CBC para você.

 

"A primeira BAM XS B19-14 adquirida em 13/02/2013 na CABANA Sport está com as seguintes modificações:

- polimento da câmara de compressão com lixa d'água 1200

- polimento do cilindro no trecho do rasgo de encaixe da sapata da biela, até o final

- pintura do cilindro no no trecho do rasgo de encaixe da sapata da biela, até o final, com verniz anti-atrito Molykote D-321R Spray

- "cone de forçamento" na culatra com bisel de 45º

- "lead-in" e "lead-out" do "transfer port" ligeiramente retificados em ângulo de bisel de 45º.

Acessórios:

- Kit PA + GR 7446 45 kgf da Elite Airguns
- Bucha de PU aberta vermelha
- Kit centralizador Quickshot by JSanches
- Lâmina de gatilho Quickshot by JSanches

http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/9307-tutorial-instalacao-da-lamina-jsanches-na-b19-26052014/?hl=tutorial

 

Caro Alberto José, eu li que vc tinha instalado tal gatilho mas eu perguntei para ter certeza que estava tudo ok pois pessoalmente um usuário que já teve a BAM igual a sua, me relatou que esse gatilho ficou com uma leve folga lateral que ele desagradou muito o dono. Não pude testar pois ele já vendeu a arma e não pratica mais esse esporte.

Por tudo isso eu perguntei sobre o gatilho esperando algum relato.

 

Meu complicador é não ter como colocar as mãos no modelo da AR+, apenas usei o modelo da CBC. Qualquer relato a mais sobre essa diferença de preço, é informação útil para mim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...
  • 2 weeks later...

Cara gostei dessa coronha .... kk fiquei com raiva da minha !!! kkkk

Sabe nunca prestei a atensão na questão de amassar o chumbo na minha .... inclusive nunca percebi restos de chubo na culatra

mas apartir de hj vou começar a abrir o cano de vez em quando depois dela municiada para ver ..... se der qq BO

Escareamento nele ..

CBC B19-14 ( GR 50 Elite + PU + Gatilho Tunado + Luneta 3~9x32 )
Diana Mod 22
Rossi 171

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Amigos, aqui na minha cidade, esta vendendo desses chumbinhos snyper, e no dia 20-09 comprei uma caixinha pra um amigo, e ao entregar ele, pude notar alguns que estavam bem feitos, dai então pedi ele uns para testar.

e ao colocar na minha b19s, ficaram perfeitos, entraram justinhos, sem deixar a saia por fora ou pegar no cilindro da carabina, gostei muito. (porem essa foi a primeira vez que vi isso, acho que eles estão melhorando, pois das outras vezes que comprei ficavam todos com saia pra fora).

 

 

BAM XS B19-14 nova - na foto nota-se que a saia do chumbo Snyper fica "para fora" do cano (antes do cano ser fechado) BAM XS B19-14 nova - saia do chumbo diabolo "amputada", na foto é visível os restos do anel de chumbo retirado (depois do cano ser fechado)

CBC B19-s novamente, agora é treinar para aperfeiçoar hehe. :D

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Queria saber se pode fazer o escareamento com broca. Não queria investir 40 ou 6 pila + frete na lima pra fazer o serviço uma única vez. Bem caprichado com uma broca, com cuidado e baixa rotação de giro dá certo?

 

E se eu cortar um pouco mais do que você fez, dá problema?

B19-14 4,5mm + GR 45Kg + Centralizador + Bucha P.U. + Gatilho QUICKshot + Titan 3-9x42

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Queria saber se pode fazer o escareamento com broca. Não queria investir 40 ou 6 pila + frete na lima pra fazer o serviço uma única vez. Bem caprichado com uma broca, com cuidado e baixa rotação de giro dá certo?

 

E se eu cortar um pouco mais do que você fez, dá problema?

Na minha Rossi Dione eu fiz com broca e não tive problema. Porém, recomendo fazer com muita cautela e utilizando uma furadeira de bancada. É fundamental que você faça esse processo no ângulo correto e bem alinhado.

Quanto a escarear mais do que isso, acho arriscado, pode comprometer o equipamento e ao invés de você ter que investir 40 ou 60 reais na peça vai ter que gastar uns 300 em um cano novo kkkkkkk

 

Abraço

Editado por AndréCarboni

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha Rossi Dione eu fiz com broca e não tive problema. Porém, recomendo fazer com muita cautela e utilizando uma furadeira de bancada. É fundamental que você faça esse processo no ângulo correto e bem alinhado.

Quanto a escarear mais do que isso, acho arriscado, pode comprometer o equipamento e ao invés de você ter que investir 40 ou 60 reais na peça vai ter que gastar uns 300 em um cano novo kkkkkkk

 

Abraço

 

Qual o diâmetro da broca que utilizou ?

 

Se possível, poste fotos mostrando o resultado com e sem chumbos.

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Queria saber se pode fazer o escareamento com broca. Não queria investir 40 ou 6 pila + frete na lima pra fazer o serviço uma única vez. Bem caprichado com uma broca, com cuidado e baixa rotação de giro dá certo?

 

E se eu cortar um pouco mais do que você fez, dá problema?

Eu usei broca tbm na minha B19 passei na mão mesmo tirava um pouco colocava o chumbo e ia testando

Abraço e bons tiros

 

CBC B19-S F18 gatilho tunado by Mario Anderson GR elite 40kg bucha PU Elite

13745905545_aaacaa7aa0_n.jpg

Kral AI-2S F22

 

Ex-CBC B15 F18

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

A pergunta que precisa ser respondida: qual o diâmetro da broca ?

Alberto, não lembro o diâmetro exato da broca que usei pois ja faz muito tempo. Porém, tem que ser uma broca com diâmetro bem maior que 4,5mm se não me engano usei algo em torno de 8 ou 10mm

 

É basicamente como fazer um escareamento para parafusar na madeira em que você quer que a cabeça do parafuso fique no mesmo nível do plano da madeira.

 

Na mão também dá certo, como o Mário Anderson falou que fez, isso porque o material do bloco do cano é bem mole e só de girar a broca com a mão já começa a desbastar. O problema é manter um ângulo correto fazendo isso na mão. Mas que dá...dá! hehehe

Editado por AndréCarboni

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sr(a)s, a minha insistência quanto a questão do diâmetro utilizado, é tão somente orientar os colegas, quanto ao diâmetro correto, que desejam fazer (por iniciativa e responsabilidade própria).

 

Calibre x diâmetro da broca

 

O exemplo citado, escareamento de madeira ou chapas metálicos, quando se quer nivelar parafusos de cabeça cônica é bem ilustrativo e é dependente do diâmetro da broca usada no escareamento estar de acordo com as dimensões da cabeça do parafuso, bem como o furo estar centralizado, caso contrário , o parafuso entra inclinado e o acabamento não fica bom.

 

Mesmos requisitos para o escareamento da culatra do cano. Razão pela qual, a ferramenta correta é o "reamer" que só encontrei a venda no "estrangeiro" em pesquisa na Web.

 

Na realidade o escareamento é efetuado no próprio cano, que é encaixado no bloco. Realmente o aço empregado é facilmente "cortado" por broca de aço rápido, qualquer deslize por parte do executante vai trazer resultados insatisfatórios.

Editado por Alberto José

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sr(a)s, a minha insistência quanto a questão do diâmetro utilizado, é tão somente orientar os colegas, quanto ao diâmetro correto, que desejam fazer (por iniciativa e responsabilidade própria).

 

Calibre x diâmetro da broca

 

O exemplo citado, escareamento de madeira ou chapas metálicos, quando se quer nivelar parafusos de cabeça cônica é bem ilustrativo e é dependente do diâmetro da broca usada no escareamento estar de acordo com as dimensões da cabeça do parafuso, bem como o furo estar centralizado, caso contrário , o parafuso entra inclinado e o acabamento não fica bom.

 

Mesmos requisitos para o escareamento da culatra do cano. Razão pela qual, a ferramenta correta é o "reamer" que só encontrei a venda no "estrangeiro" em pesquisa na Web.

 

Na realidade o escareamento é efetuado no próprio cano, que é encaixado no bloco. Realmente o aço empregado é facilmente "cortado" por broca de aço rápido, qualquer deslize por parte do executante vai trazer resultados insatisfatórios.

Entendo que um grande deslize traga piores resultados, mas em se tratando da culatra, um "pequeno" deslize não seria indiferente ao desempenho da carabina?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendo que um grande deslize traga piores resultados, mas em se tratando da culatra, um "pequeno" deslize não seria indiferente ao desempenho da carabina?

 

Recomendo a leitura do Capítulo 6 - O Cano

 

http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/9544-the-airgun-from-trigger-to-muzzle-traducao-parte-ii/

 

Creio que o problema é a saia do chumbo ficar inclinada em relação ao eixo do cano.

 

Quanto ao desempenho da carabina, em se tratando de uma B19, realmente as variações seriam difícieis de serem observadas, exceto talvez pequenas variações na velocidade na boca do cano (energia), para chumbos de mesmo tipo e massa.

Editado por Alberto José

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posso estar falando asneiras mas julgo que não exagerando no tamanho do buraco, cabendo somente o chumbo e não cometendo um deslize muito grande, o resultado sera eficiente em qlq caso. Não?

B19-14 4,5mm + GR 45Kg + Centralizador + Bucha P.U. + Gatilho QUICKshot + Titan 3-9x42

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posso estar falando asneiras mas julgo que não exagerando no tamanho do buraco, cabendo somente o chumbo e não cometendo um deslize muito grande, o resultado sera eficiente em qlq caso. Não?

 

Recomendo a leitura do Capítulo 9 - Eficiência

 

http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/9544-the-airgun-from-trigger-to-muzzle-traducao-parte-ii/

 

Praticamente todos estes questionamentos foram abordados por G. V. Cardew et all em 1974 em seu livro

The Airgun From Trigger to Muzzle Editado por Alberto José

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de ver que o formato e o tamanho influenciam mesmo... faz sentido. Se você fizer um buraco na culatra, quando o ar for sair, vai acabar perdendo pressão. O corte deve ser feito somente o mínimo necessário, de forma arredondada, pra que não degole a saia do chumbo.

B19-14 4,5mm + GR 45Kg + Centralizador + Bucha P.U. + Gatilho QUICKshot + Titan 3-9x42

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alberto, para instalar o gasram com a haste voltada para frente no pistão aliviado vc usou algum centralizador para a haste dentro do pistão ou algum na parte de trás para o corpo?

 

Tava pensando aqui, se o comprimento da parte tubular do pistão aliviado for maior que o comprimento da haste (já descontando a pré compressão), parte do corpo do gasram estaria dentro do pistão da mesma forma, mantendo assim a centralização (com a vantagem de não ter toda a massa do corpo do gasram deslocando junto com o pistão). Nesse caso daria pra instalar usando somente a parte da culatra do kit centralizador da quickshot, certo?

 

Andei estudando a compra de um desses pistões aliviados, mas o fato da instalação do GR ser com o corpo para a frente, na minha opinião, contrapõe toda a ideia de usar um pistão com massa menor, que é reduzir a V0 e o recuo. Queria saber de você como foi feita a instalação com a haste para a frente e se a carabina ficou estável (sem raspagem do pistão no corpo do gasram, etc.)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante