Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Vamos falar um pouco de miras abertas


Posts Recomendados

Qual a função do túnel nas massas de mira?

R: Proteger a massa de mira.

 

O que é melhor: fibra óptica ou não?

R: Vai do seu gosto. Fibra garante maior contraste, porém os cojuntos unicamente de metal são mais "finos" permitindo um ajuste mais acurado (opinião pessoal).

 

O que é melhor: a resposta da pergunta acima COM ou SEM túnel de proteção??

R: Outra questão de gosto. Se a massa tiver fibra ótica, é melhor ter o túnel para que não quebre a fibra. Minha HW não tem fibra, mas possui túnel (globo) onde posso trocar os inserts, por conseguinte a massa de mira pode ter outros formatos.

  • Weihrauch: HW50S + Kit Maccari + Soleira Bisley + Rowan Engineering Brass Trigger and Trigger Guard + Muzzle Break + Leapers 3-9x32
  • Air Arms: TX200 MKIII (Não é HW, mas eu gosto dela mesmo assim :cool:)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

R: Proteger a massa de mira.

 

 

R: Vai do seu gosto. Fibra garante maior contraste, porém os cojuntos unicamente de metal são mais "finos" permitindo um ajuste mais acurado (opinião pessoal).

 

 

R: Outra questão de gosto. Se a massa tiver fibra ótica, é melhor ter o túnel para que não quebre a fibra. Minha HW não tem fibra, mas possui túnel (globo) onde posso trocar os inserts, por conseguinte a massa de mira pode ter outros formatos.

 

 

Então Falcão.

Perguntei isso pois estava acostumado a atirar com alça e massa sem fibra e confesso que prefiro assim.

Eu já achava que realmente o formato das miras sem a fibra fornecem um ajuste melhor, mas como minha experiência no tiro é muito pequena achei por bem perguntar, pois como li aqui mesmo no fórum, é interessante a gente fazer como os "melhores do mundo" fazem hehehe (inclusive to treinando essa mira de base) e como não sei exatamente o que é o mais indicado fiz esse questionamento.

 

Em relação aos inserts, existe um padrão também, por exemplo, a cada distância de alvo um insert específico? Ou é só questão de gosto e adaptação?

 

Obrigado pela resposta.

"Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come"...

... mas se juntar o bicho foge e se engatilhar o bicho treme!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Então Falcão.

Perguntei isso pois estava acostumado a atirar com alça e massa sem fibra e confesso que prefiro assim.

Eu já achava que realmente o formato das miras sem a fibra fornecem um ajuste melhor, mas como minha experiência no tiro é muito pequena achei por bem perguntar, pois como li aqui mesmo no fórum, é interessante a gente fazer como os "melhores do mundo" fazem hehehe (inclusive to treinando essa mira de base) e como não sei exatamente o que é o mais indicado fiz esse questionamento.

 

Em relação aos inserts, existe um padrão também, por exemplo, a cada distância de alvo um insert específico? Ou é só questão de gosto e adaptação?

 

Obrigado pela resposta.

 

Guilherme, eu utilizo apenas um insert (o primeiro de cima para baixo) foi com o qual me dei melhor.

Não treino com os demais. Foi uma boa pergunta... será q eles são usados de acordo com a modalidade de tiro ou mero gosto pessoal?

 

Weihrauch-Complete-Inserts_HW-9398_front-sight_sm.jpg

  • Weihrauch: HW50S + Kit Maccari + Soleira Bisley + Rowan Engineering Brass Trigger and Trigger Guard + Muzzle Break + Leapers 3-9x32
  • Air Arms: TX200 MKIII (Não é HW, mas eu gosto dela mesmo assim :cool:)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com relação aos inserts acredito que seja opção pessoal, no papel 10m só é permitido a massa em formato de torre e a que proporciona melhor alinhamento são as retas em cima e nas laterais, como na imagem do Falcão acima são as duas de baixo, eu particularmente prefiro a da esquerda pois proprociona melhor alinhamento e centralização tanto na parte superior da alça quanto nas laterais.

O túnel de proteção não só oferece proteção a massa quanto restringe a atenção do atirador a um ponto específico de alinhamento da massa e alça no alvo.

 

D'elite


---------------------------------------------------------------------------------| MVB 2605

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

D´Elite;

Excelente tópico, auto-explicativo da para iniciar alguns exercícios para melhorarmos nossas técnicas de tiro.

Norica Titan 5,5

CBC Montenegro F22 Super 5,5 GI + 4x32

CBC Montenegro Standard 5,5 GII + Muzzle + Riflescope 3-9x40

Pistola Beeman P17 4,5

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eae Guilherme...

em casa temos duas carabinas e ambas possuem fibra óptica, porém me adaptei a fazer a visada como se não tivessem, alinhando alça e massa pela parte superior das duas com o ponto desejável de impacto (nem sempre acerto...rs) logo acima e bem visível.

Abraço,

Alexandre

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

D'elite. Valeu pelas respostas. Realmente, depois de ler seu post fiz um teste de visada retirando o túnel e a atenção fica um pouco prejudicada sim, mas acredito que é uma coisa que se acostuma facilmente. Em relação a proteção, nem tenho o que questionar.

 

Fala alex.

Acho que o fibra óptica me incomoda por ser colorida, realmente não me agrada.

As vezes quando tenho tempo, tiro alça e massa e atiro sem nada. Sou fanático por espingardas. A precisão vai pras cucuia, mas dar uns tiros informais em garrafas de água, latas ou qualquer coisa que "expluda" é muito divertido, ainda mais usando o senso de direção como única ferramente de mira.

Abraços.

"Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come"...

... mas se juntar o bicho foge e se engatilhar o bicho treme!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

puts... em casa a gente sempre coloca umas latinhas de cerva ou garrafas de vinho p explodir tb.. rs.. o duro é limpar tudo depois... apesar da alça e massa das carabinas que temos possuírem fibra óptica, não costumo utilizar não... normalmente alinho as duas pela parte de cima e acho mais fácil...

abraço!

Alexandre

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Garrafa é legal, mas faz uma sujeirada do cão. Latinha de cerveja com água não aguenta dois tiros antes de pedir penico. Sobram as embalagens de farmácia de manipulação, aqueles tubos brancos. Plástico de primeira, aguentam muita chapuletada.

.....................................
“A diferença entre os homens e os abacates é que os abacates amadurecem”

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

E o que seria um bom atirador informal com mira aberta?

 

1º Caso: Considerando tampinhas pet, em pé e sem apoio => relação de tiros/acertos e distância.

 

2º Caso: Considerando latinha de alumínio, em pé e sem apoio => relação de tiros/acertos e distância.

 

 

Não pude brincar com latinhas, mas com tampinhas pet eu já consegui acertar três tampinhas em três disparos consecutivos a 17m. Seria um bom referencial?

TrailNP22AW+Leapers 6-24x50 AO+Elite Trigger

HT80.22 Custom Elite Air Guns

Moro na equina do rio mais belo com a Linha do Equador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Ótimo tópico, estou aprendendo cada dia mais. Quanto atirar com os dois olhos abertos, tem como, sem usar óculos com tampão? Já tentei mas não consigo enchergar ñada. Agora usando em tampão no olho que não se usa os grupos melhoram consideravelmente, no meu caso, depois de uma serie de tiros, meu olho diretor cansa e fica tudo embassado principalmente quando atiro com luneta.

 

Vamos lá galera, enrriquecer ainda mais o tópico.

Norica Storm 5,5 + GR50 (vendida)

B19-S + GR50 (vendida)

B19-14 4,5 + kit Elite GR45 + pistão aliviado

HW35 Stainless

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Zaitsev, muito bom seu tópico, que saga hem! Rachei de rir aqui. Não tenho problema de visão não, pelo contrário, minha visão é ótima, usei um tampão no olho so para ver a diferença depois de ter lido aqui no forum, os seus resultados melhoram muito depois do óculos, fiquei de cara o quanto funciona.

Norica Storm 5,5 + GR50 (vendida)

B19-S + GR50 (vendida)

B19-14 4,5 + kit Elite GR45 + pistão aliviado

HW35 Stainless

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É sempre bom usar óculos, mesmo sem grau, quando estiver atirando, para proteção da vista.

Nunca se sabe a hora em que um chumbinho vai ricochetear e voltar na sua direção. Já recebi chumbinho de volta treinando em alvo a 10 metros de distância.

Todo cuidado é pouco !

1908603582_B19CF30G400revpeqjpg.thumb.jpg.82626d09d45f43027ddd0da9c9d45a96.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

pessoal , qual "corte " de alça de mira vcs preferem ?

 

aquele quadrado / retangulo , muito usado em pistolas ... o que tem formato de U ( o mais classico ) ou o que tem formato de V ( pessoal que tem alça da HW gosta bastante desse .. )

 

pessoalmente prefiro o U ...

porque eu acho mais facil de evitar desvios laterais na mira .. ja to acostumado com ele ..

 

Qual vcs gostam mais ? e por que ? :turned:

 

abrax

A paciência é amarga, mas seus frutos são doces. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Com relação aos inserts acredito que seja opção pessoal, no papel 10m só é permitido a massa em formato de torre (...)

D'elite

 

D'elite, existe mesmo essa limitação com relação ao insert? Não encontrei no regulamento da FPTE nem da CBTE. É uma regra de "camaradagem" entre os atiradores, algo assim?

 

JT

Banner_v2_zpsltvt4ocu.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pessoal , qual "corte " de alça de mira vcs preferem ?

 

aquele quadrado / retangulo , muito usado em pistolas ... o que tem formato de U ( o mais classico ) ou o que tem formato de V ( pessoal que tem alça da HW gosta bastante desse .. )

 

pessoalmente prefiro o U ...

porque eu acho mais facil de evitar desvios laterais na mira .. ja to acostumado com ele ..

 

Qual vcs gostam mais ? e por que ? :turned:

 

abrax

 

Edu, tenho usado a em formato em U por gostar muito do insert em círculo.

 

Se ele realmente for proibido em provas de 10 Metros eu estou enrolado!

 

JT

Banner_v2_zpsltvt4ocu.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

D'elite, existe mesmo essa limitação com relação ao insert? Não encontrei no regulamento da FPTE nem da CBTE. É uma regra de "camaradagem" entre os atiradores, algo assim?

 

JT

Pois é, tá esquisito, no regulamento do ano passado falava de maça de mira tipo poste, agora não fala, mas fala sobre maça e alça com fibra ótica (?????). Teoricamente não poderia fazer a prova com o insert de círculo vazado -o-, realmente está muito confuso.

 

D'elite


---------------------------------------------------------------------------------| MVB 2605

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei aqui a de 2011...

 

"d.1.3) A maça de mira poderá ter o túnel de proteção, podendo assumir o formato de esfera ou pino."

 

Só espero que não mudem agora me acostumei com esse insert!

 

A parte da fibra óptica no novo regulamento ficou mal escrita, já rendeu argumentações aqui.

 

JT

Banner_v2_zpsltvt4ocu.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

D'elite acho que vc esta fazendo confusão, onde não é permitido maça de mira tipo circulo é nas SM. No papel 10 metros nunca houve essa restrição, isso inclusive já foi assunto de discussão em fórum e as pessoas faziam muita confusão, eu até cheguei a equipar minha Hunter 440, ano passado, com insert circular vazado, mas como usava a mesma arma para papel 10 metros e SM tive que desistir da modificação.

 

 

jtramone não sei que tipo de dúvida pode causar uma frase tão direta como esta:

 

 

 

1.3. Filamento de fibra ótica na Maça e na Alça de Mira.

 

 

 

Na verdade até pode nas SM, mas competindo na categoeia MO. Veja:

 

 

 

3) Observações Importantes:

i) Armas com miras abertos podem atirar em a classe de miras ópticas.

ii) Mira óptica não pode atirar na classe de miras abertas.

iii) Considera com mira aberta uma arma com a mira na frente com um poste de 90 graus de cano e a mira de traz aberta ou diópitro sem lente.

iv) Armas com poste circular na frente será considerado arma com mira óptica.

v) Material proibido para estas classes:

A vantagem de ser inteligente é que podemos fingir que somos imbecis, enquanto o contrário é completamente impossível (Woody Allen).

 

 

Beeman HW 100 T FSB .177

Hatsan AT44-10.22 regulada

CZ Slavia 631 Lux

CBC Montenegro F18 Classic B19-14 .177

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eduardo, o regulamento Papel 10 Metros de 2011 tinha o texto abaixo, por isso o D'elite deve ter dito isso:

 

"d.1.3) A maça de mira poderá ter o túnel de proteção, podendo assumir o formato de esfera ou pino."

 

O "problema" do item sobre a fibra ótica é que alguns interpretaram, da maneira que está escrita, que seria uma exigência e não uma permissão.

Banner_v2_zpsltvt4ocu.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

d) Arma

1.
Serão permitidas
todas as armas longas que contenham as seguintes especificações:

 

 

1.3.
Filamento de fibra ótica na Maça e na Alça de Mira.

 

 

 

 

Serão permitidas e não exigidas.

A vantagem de ser inteligente é que podemos fingir que somos imbecis, enquanto o contrário é completamente impossível (Woody Allen).

 

 

Beeman HW 100 T FSB .177

Hatsan AT44-10.22 regulada

CZ Slavia 631 Lux

CBC Montenegro F18 Classic B19-14 .177

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

d) Arma

1.
Serão permitidas
todas as armas longas que contenham as seguintes especificações:

 

 

1.3.
Filamento de fibra ótica na Maça e na Alça de Mira.

 

 

 

 

Serão permitidas e não exigidas.

 

Então nesse caso o ítem acima que fala de cano basculante e 4,5 é permissão e não exigência??? porque está no mesmo caso.

 

 

1.
Serão permitidas todas as armas longas que contenham as seguintes especificações:

1.1.
Calibre 4,5mm e Cano basculante.

 

Acho que está mal redigido, no caso da fibra ótica deveria estar escrito o "PODERÁ TER".

 

 

Edu, no regulamento do ano passado está escrito que deverá ser do tipo pino ou esfera (aquele pino com um esfera na ponta) como o
jtramone
relatou acima.


---------------------------------------------------------------------------------| MVB 2605

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segundo a hermenêutica sim. Mas ao meu ver o que faltou foi incluir no itém "2 . Não será permitido:" as canos fixo, se entendi onde vc quer chegar.

 

Todo ano esse regulamento sofre alterações e deixa novas dúvidas, acho que o responsável por isso esta precisando ser assessorado, ou solicitar mais ajuda. Eu acho que deveriam soltar uma versão "beta", para depois com os devidos comentários ser editado definitivamente.

A vantagem de ser inteligente é que podemos fingir que somos imbecis, enquanto o contrário é completamente impossível (Woody Allen).

 

 

Beeman HW 100 T FSB .177

Hatsan AT44-10.22 regulada

CZ Slavia 631 Lux

CBC Montenegro F18 Classic B19-14 .177

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém saberia me informar sobre como é a visada e como fuciona um dioptro?

  • Weihrauch: HW50S + Kit Maccari + Soleira Bisley + Rowan Engineering Brass Trigger and Trigger Guard + Muzzle Break + Leapers 3-9x32
  • Air Arms: TX200 MKIII (Não é HW, mas eu gosto dela mesmo assim :cool:)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Edu, tenho usado a em formato em U por gostar muito do insert em círculo.

 

Se ele realmente for proibido em provas de 10 Metros eu estou enrolado!

 

JT

 

Troquei a massa de mira da minha HW50S por uma com fibra ótica. Na alça mudei do "V" para o "U"... tá dando certo.

 

Tentei a alça de mira com fibra, mas a folga (espaço entre os pontos verdes) é muito grande... aumentando as chances de erros na visada, então preferi deixar o de metal mesmo.

 

Abs.

  • Weihrauch: HW50S + Kit Maccari + Soleira Bisley + Rowan Engineering Brass Trigger and Trigger Guard + Muzzle Break + Leapers 3-9x32
  • Air Arms: TX200 MKIII (Não é HW, mas eu gosto dela mesmo assim :cool:)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A fibra ótica só atrapalha para a modalidade de Tiro em papel 10m.

 

Acho que isso vai de atirador pra atirador ... eu prefiro alça de mira com fibra ... e a massa de mira , pra mim tanto faz , com ou sem fibra , desde que seja bem fina .

 

Abrax

A paciência é amarga, mas seus frutos são doces. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então pode usar dioptro, desde que fique à frente do gatilho?

 

Pedro, essa maça é considerada dioptro?

 

No Brasileiro, Carabina de Ar Mira Aberta, vai valer sim (confirmei com o Daniel Devesa, Coordenador de Provas Especiais).

 

Já no Paulista, negaram.

 

Terei que treinar com os dois tipos, pois gostei demais da "argola".

 

JT

Banner_v2_zpsltvt4ocu.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jtramone,

O dioptro substitui a alça de mira. As carabinas olímpicas utilizam o dioptro junto com um insert circular no local da massa.

Pedro Ashidani
MVB - Nº:2664

Steyr LG-110 FT 4,5mm/5,5mm
Weihrauch HW97K inox 4,5mm
Weihrauch HW35E Inox 4,5mm
Weihrauch HW50S Inox 4,5mm

Steyr LP10

Farley Coaxial II

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que isso vai de atirador pra atirador ... eu prefiro alça de mira com fibra ... e a massa de mira , pra mim tanto faz , com ou sem fibra , desde que seja bem fina .

 

Abrax

 

Aqui no clube a maioria teimou que a fibra ótica ajuda, ficaram teimando e teimando, depois que tiraram a fibra ótica, falaram "é verdade, só atrapalhava" mas cada um faz o que quiser. Se conselho fosse bom se vendia.

 

Se fibra ótica fosse boa para tiro no papel 10m, as pistolas olímpicas usariam com certeza. Ela só auxilia na caçada no mato, no mais, só atrapalha.

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui no clube a maioria teimou que a fibra ótica ajuda, ficaram teimando e teimando, depois que tiraram a fibra ótica, falaram "é verdade, só atrapalhava" mas cada um faz o que quiser. Se conselho fosse bom se vendia.

 

Se fibra ótica fosse boa para tiro no papel 10m, as pistolas olímpicas usariam com certeza. Ela só auxilia na caçada no mato, no mais, só atrapalha.

 

Pra papel eu até concordo.

 

Problema é q aqui nós temos provas de FT MA e é necessário maior contraste. Gosto de usar a fibra em SM tb por conta do contraste, já q não precisa de um ajuste tão "fino" como no papel.

  • Weihrauch: HW50S + Kit Maccari + Soleira Bisley + Rowan Engineering Brass Trigger and Trigger Guard + Muzzle Break + Leapers 3-9x32
  • Air Arms: TX200 MKIII (Não é HW, mas eu gosto dela mesmo assim :cool:)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente se for usar para silhetas, a mira sem fibra ótica acaba ficando sem contraste. O problema de se usar uma carabina para várias modalidades é que uma das modalidades vai ficar sem um ajuste ideal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente se for usar para silhetas, a mira sem fibra ótica acaba ficando sem contraste. O problema de se usar uma carabina para várias modalidades é que uma das modalidades vai ficar sem um ajuste ideal.

 

Verdade, mas agora tá moleza... já q na HW50S é "fácim" trocar a massa.

  • Weihrauch: HW50S + Kit Maccari + Soleira Bisley + Rowan Engineering Brass Trigger and Trigger Guard + Muzzle Break + Leapers 3-9x32
  • Air Arms: TX200 MKIII (Não é HW, mas eu gosto dela mesmo assim :cool:)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
  • 1 month later...
  • 4 weeks later...
  • 4 weeks later...

É a mesma coisa.

A vantagem de ser inteligente é que podemos fingir que somos imbecis, enquanto o contrário é completamente impossível (Woody Allen).

 

 

Beeman HW 100 T FSB .177

Hatsan AT44-10.22 regulada

CZ Slavia 631 Lux

CBC Montenegro F18 Classic B19-14 .177

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Seria essa a forma ideal de utilizar a mira aberta?

 

hzDtB.png

 

OU..

 

Alinham os dois pontos da fibra da alça com o ponto de fibra da massa (figura abaixo)??

img_MiraAberta.jpg

 

realmente há carabinas que alinhando as fibras, não dá o alinhamento da parte superior das torres... as carabinas aqui possuem fibra, mas prefiro alinhar as torres como se não houvesse fibra, conforme o primeiro desenho...

 

porém se for atirar no papel 10m, prefiro alinhar na base do círculo preto do alvo... já se for praticar em latas, FT ou SM e afins, aí já faço visão de centro como está na mesma figura...

 

Abraço!

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante