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Anderson Moraes

Tutorial - Como fazer uma CAMISA DE MOLA (encamisamento de mola)

Recommended Posts

Não tinha visto seu post aqui, mas qdo eu tinha a B12-s, pesquisei no youtube e usei um video seu pra aprender a desmontar, encamisar a mola e polir o gatilho. Muito obrigado! +1 pra vc!

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foi o melhor que eu vi!

Ótima dica !

Tentarei em breve na minha HW 50s!

 

 

Enviado da minha HW 50s

Não tinha visto seu post aqui, mas qdo eu tinha a B12-s, pesquisei no youtube e usei um video seu pra aprender a desmontar, encamisar a mola e polir o gatilho. Muito obrigado! +1 pra vc!

Opa muito obrigado galera foi um prazer poder ajudar.

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Ola pessoal.

 

Alguem sabe onde conseguir informacoes de como desmontar ( o processo) para encamisar uma Hw30 e na Diana280? Quero fazer nelas, mas estou preocupado para não estragar nada.

 

Obrigado.

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Ola pessoal.

 

Alguem sabe onde conseguir informacoes de como desmontar ( o processo) para encamisar uma Hw30 e na Diana280? Quero fazer nelas, mas estou preocupado para não estragar nada.

 

Obrigado.

Assista esse vídeo amigo pois o pistao da cbc b12 acaba tendo uma semelhança com o da hw pois o guia que prende no conjunto de gatilho é por dentro do pistão tbm.

Só desconsidere a lubrificação da bucha que não estou usando mais assim pois só com um pouquinho de graxa de silicone é melhor.

Valeu amigo.

Lá no meu canal tem mais alguns vídeos úteis.

 

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Amderson: Parabéns pelo vídeo, muito explicativo.

Só fiquei com uma dúvida: é realmente necessário retirar o guia de mola frontal (top hat) ?

Ou dá pra deixar? Quero fazer na B-19s e na Hw 50s quando sair da garantia.

Um abraço.

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Amderson: Parabéns pelo vídeo, muito explicativo.

Só fiquei com uma dúvida: é realmente necessário retirar o guia de mola frontal (top hat) ?

Ou dá pra deixar? Quero fazer na B-19s e na Hw 50s quando sair da garantia.

Um abraço.

Tem que tirar sim se não vc não consegue fazer as dobras na frente para segurar a camisa de mola(para ela não vir pra trás e deslocar do lugar certo).

Valeu

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Ola Anderson.

Valeu muito suas dicas, nunca desmontei nenhuma delas e o receio de estragalas é grande, mas agora ja da um pouca mais de coragem de abrir elas.

 

Parabens pelos videos !!

Obrigado.

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Tem que tirar sim se não vc não consegue fazer as dobras na frente para segurar a camisa de mola(para ela não vir pra trás e deslocar do lugar certo).

Valeu

 

Obrigado, valeu...

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Ola pessoal.

 

Alguem sabe onde conseguir informacoes de como desmontar ( o processo) para encamisar uma Hw30 e na Diana280? Quero fazer nelas, mas estou preocupado para não estragar nada.

 

Obrigado.

 

Desmontagem de uma HW 30S

 

http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/2899-hw30s-177-boas-novas/?hl=hw30s

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Anderson muito bom o video bem explicado +1

Só acrescentando ao video após enrolar a folha de raio-x na mola eu amaro ela com arame e "cozinho" ela por uns 5minutos assim ela ja fica enrolada naturalmente

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Anderson muito bom o video bem explicado +1

Só acrescentando ao video após enrolar a folha de raio-x na mola eu amaro ela com arame e "cozinho" ela por uns 5minutos assim ela ja fica enrolada naturalmente

Não eu só corto as dobras da ponta e amaco elas pra dentro da mola aí do um calorzinho no bico do fogão e segurando ela enfio enrolada na mola pra dentro do pistão da carabina e já era.

Tem um vídeo que ensina a cozinhar no YouTube mas o cara do vídeo usa uma volta só de folha de raio X aí a camisa entra muito folgada dentro do pistão com a mola.

Eu prefiro enrrolar e testa pra ver se tá bem justinha com um pouquinho só de folga e depois faço os cortes na ponta pra enfiar pra dentro da mola e dar o calor no fogo.

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Fiz na minha Striker Edge, realmente percebi uma boa melhora na vibração. Muito bom!!! +1

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Muito bom

 

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk

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Anderson, a questão das voltas não é regra. Em algumas carabinas, como a rossi dione, carabinas com pistão de raio interno menor, é impossível dar mais de uma volta completa com a folha de raio x.

 

Em algumas, como no caso, a sua, é possível dar mais voltas. Então tem que tomar cuidado ao tomar a quantidade de voltas como um padrão, pois o pistão e mola mudam de carabina para carabina.

 

Não sei se viu meu videozinho sobre isso? Do Ponto22lr

É interessante deixar a camisa mais justa sim, mas com cuidado para nao exagerar pois a mola durante a compressão sofre uma torsão denteo do pistao, se ficar muito justa a ponto de não conseguir girar a mola lá dentro nem fazendo certa força, daí a camisa rasga nos primeiros disparos. Ou ela fica encostando na alavanca de basculamento, e a cada basculada a folha vai sendo "ralada" e fica tudo sujo dentro da arma.

 

No seu video ficou com a pressão boa, nem muito apertado, nem frouxo.

 

Abraço e bons tiros.

 

BACHA.

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Anderson, tudo bem? Quanto ao top hat, a peça que fica à frente da mola, dentro do pistão, ela tem uma utilidade grande dependendo de que tuning se pretende fazer na arma.

 

É uma questão teórica simples, tentarei explicar.

 

O top hat serve para aumentar a massa do conjunto do pistão. Mas e daí?

 

Bem, quem nunca ouviu falar em Pistão Aliviado? Pois é... A propaganda por trás de um pistão aliviado é aumentar a precisão da carabina, como? Diminuindo a massa do pistão.

 

Então temos que um pistão mais leve, melhora a precisão. Como isso acontece?

Com um pistão mais leve, a resistência do ar ao ser comprimido será menos evidente, isto é, o chumbo sairá pelo cano com uma velocidade menor. Com uma velocidade menor e menor resistência de ar dentro da câmara, a carabina fica com menos recuo (na maioria dos casos) e, com essa junção de carabina com menos recuo + chumbo em velocidade menor, é possível que seja mais fácil de atirar com aquela arma.

 

Assim sendo, com uma arma mais fácil de se atirar, conseguimos tiros mais precisos.

 

O contrário também é vero: aumentando a massa do pistão, conseguimos aumentar o aproveitamento de compressão do ar, fazendo com que o chumbo seja projetado para fora do cano com maior energia. Sendo assim, e segundo a conservação de movimento da Física, a arma ficará com mais recuo. Ficando com mais recuo, a carabina fica menos fácil de se "domar", então o mesmo atirador pode ter menor precisão nos tiros com aquela arma de pistão mais pesado.

 

 

Retirar o top hat da arma é uma boa para quem quer ter mais precisão com armas de baixa e média V0. Mas o top hat, em algumas armas, possui a função de servir como um espaçador para que a mola não sofra uma torsão desigual nas duas extremidades. O que fazer nesse caso para deixar o pistão mais leve? As fabricantes já pensaram nisso, e desenvolveram um top hat de plástico, resistente, barato, evita a torsão desigual da mola e, o que nos interessa aqui: é mais leve que o top hat em metal,

 

Espero ter sido útil este post, qualquer coisa só falar, bons tiros.

 

BACHA.

Edited by EduBacha
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muito bem explicado edu.é exatamente asim que o troço funciona.

só quero acrescentar mais uma informacao.

quando fiz a camisa na minha b19-14 usei folha de raiox e dei mais de uma volta só nao lembro quantas.

fiz o teste sem e com o tophat e realmente percebi uma diferenca na potencia.é como tu falou edu,pistao com menos massa(sem tophat)deixa a carabina com vo mais baixa.

mas como eu nao queria perder potencia ai deixei o tophat.

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Fala galera!

 

Pra quebrar a cabeça e esquentar a discussão!! :2guns:

 

A discussão me deixou com algumas dúvidas. Se eu não dispensar o guia de mola, consigo fazer a camisa ficar presa dentro do pistão?

 

Tenho duas opções.

Tenho uma Rossi Black Dione que peguei de um amigo só para brincar e queria dar uma melhorada nela, tentar aumentar um pouco a potência, sem comprometer a precisão.

 

Ou eu colocaria uma mola simples de Inox ou até uma dupla comum e mantenho o guia de mola;

 

Ou eu tento uma mola tripla e tiro o guia de mola.

 

Em ambas as opções vou fazer a substituição da bucha por uma de PU, troca do anel de vedação e colocar a camisa de molas. Futuramente polimento de gatilho e trava do pistão.

 

Qual seria a melhor opção para ter um pouco mais de força sem comprometer tanto a precisão? Lembrando, ela possui coronha de polímero.

 

Abrass!

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Pra quebrar a cabeça e esquentar a discussão!! A discussão me deixou com algumas dúvidas. Se eu não dispensar o guia de mola, consigo fazer a camisa ficar presa dentro do pistão? Tenho duas opções. Tenho uma Rossi Black Dione que peguei de um amigo só para brincar e queria dar uma melhorada nela, tentar aumentar um pouco a potência, sem comprometer a precisão. Ou eu colocaria uma mola simples de Inox ou até uma dupla comum e mantenho o guia de mola; Ou eu tento uma mola tripla e tiro o guia de mola.

 

Apenas uma opção! :camp:

 

Não tem como tirar o guia de mola do êmbolo pois nas Rossi Dione, com exceção dos modelos Custom com gás ram de fábrica, o guia de mola além se ser fixo dentro do êmbolo, também faz parte do sistema de engatilhamento.

 

dRXeHcE.jpg

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fala Atirador!

 

A legal, eu não havia desmontado ela ainda para ver... Ok. O guia fica! E qual mola você acha que deva colocar para aumentar um pouco a potência sem que a precisão seja muito comprometida?

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Anderson, a questão das voltas não é regra. Em algumas carabinas, como a rossi dione, carabinas com pistão de raio interno menor, é impossível dar mais de uma volta completa com a folha de raio x.

 

Em algumas, como no caso, a sua, é possível dar mais voltas. Então tem que tomar cuidado ao tomar a quantidade de voltas como um padrão, pois o pistão e mola mudam de carabina para carabina.

 

Não sei se viu meu videozinho sobre isso? Do Ponto22lr

É interessante deixar a camisa mais justa sim, mas com cuidado para nao exagerar pois a mola durante a compressão sofre uma torsão denteo do pistao, se ficar muito justa a ponto de não conseguir girar a mola lá dentro nem fazendo certa força, daí a camisa rasga nos primeiros disparos. Ou ela fica encostando na alavanca de basculamento, e a cada basculada a folha vai sendo "ralada" e fica tudo sujo dentro da arma.

 

No seu video ficou com a pressão boa, nem muito apertado, nem frouxo.

 

Abraço e bons tiros.

 

BACHA.

Observações muito bem colocadas amigo.

Realmente eu cuido pra não ficar muito justa nem muito frouxa de forma que a mola não balance dentro mas que se mova livremente pra frente e pra trás.

 

Enviado de meu SM-G900MD usando Tapatalk

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Tenho ficado meio ausente do meu canal pois tenho andado sem tempo por causa da faculdade e trabalho e ainda quando tenho tempo mexo pouco em airguns pois comprei ano passado um CZ 455 STANDART 22LR e aí já viu né só quero atirar de cz agora kkkkkk

Mas claro não abandonei minha preciosa cfx royal 4.5 mm sempre antes de atirar com o cz dou uns tiros com ela pra me aquecer por que depois que pego o cz na mão ela não tem mais graça naquele dia kkkk

Abraço amigos

Fico contente de o post estar ajudando a galera e que tenham colegas que ainda estão enriquecendo o post com observações muito pertinentes as quais eu já tinha conhecimento mas não mencionei no vídeo na época.

 

Enviado de meu SM-G900MD usando Tapatalk

Edited by Anderson Moraes

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E qual mola você acha que deva colocar para aumentar um pouco a potência sem que a precisão seja muito comprometida?

 

Esqueça as famigeradas molas inox que estão a venda por aí (a deformação permanente - encolhimento é visível) , se quiser mais potência, use o retentor original pois PU "freia" o êmbolo.

 

Tente usar arruelas, em quantidade tal que possibilitem o aumento da pré compressão da MH original, sem prejudicar o engatilhamento.

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Caramba Alberto!

Eu sempre achei que a bucha de PU aumentasse a potência por não ter perca da pressão! Aliás, já me venderam com essa proposta! Farei isso então junto com a mola original dela ou uma dupla de aço.

 

O retentor seria esse? http://www.sularmas.com.br/produtos/0,40830_retentor-do-embolo-pistao-rossi-dione

 

Não entendi sobre a sugestão das arruelas não... que tipo? Aonde? Como?

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As arruelas vão na frente da mola ou na frente do top hat, coloque algumas digamos 3, tente engatilhar, se não engatilhar desmonte e tire uma e teste novamente, ou pode também caber mais 3 ou 4, só testando, no caso de minha carabina a que está com um kit v mach, estou usando 4 arruelas por a mola já está meio cansada, as arruelas servem para fazer um ajuste mais fino, para se chegar em uma certa velocidade!

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Edited by cleiton

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Entendi Cleiton... seria o inverso do termo *aliviar pistão*. No meu caso, como é uma arma fraca, falando de forma grosseira, mais massa no pistão é igual a mais torque. Seria o mesmo que fizeram nesse vídeo?

https://www.youtube.com/watch?v=D2HDmehAEtU

 

No video ele colocou o espaçador, arruela, no guia de bola, esta parte fica junto ã culatra e não ao pistão/êmbolo, não afetaria a massa do conjunto móvel, pistão + bucha + top hat, pra ter este efeito que citou, teria necessário colocar as arruelas na outra extremidade, dentro do pistão.

 

Só um detalhe, aumentando a massa, aumenta-se a inércia do conjunto, torque está relacionado com rotação/girar algo.

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Entendi Full... dentro do pistão.

 

  1. Só para esclarecer a outra dúvida, Bucha de PU diminui a potência em relação a bucha comum?

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Entendi Full... dentro do pistão.

 

  1. Só para esclarecer a outra dúvida, Bucha de PU diminui a potência em relação a bucha comum?

 

 

Es informação vou ficar devendo, mas não acredito que reduza a potência, talvez no inicio, até a bucha "assentar" a câmara da arma.

 

Só uma correção, escrevi "guia de bola", leia-se guia de Mola, digitador ruim...

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Parabéns Anderson.

Já assisto seus videos de camisa de mola e polimento de gatilho da B12 a algum tempo hehehe

E gostaria de deixar aqui meus sinceros agradecimentos, pois seu videos me ajudaram muito, sendo iniciante no tiro esportivo e nunca ter desmontado uma carabina de ar, realizei os ''tunning'' com sucesso absoluto, assisti tantas vezes que fiz como se ja tivesse feito antes.

 

Muito obrigado

 

Resultado: Usei garrafa pet (Fanta de 2litros perfeita para a finalidade, para o polimento usei uma lixa ja meui usada de grão 400) A B12zinha ficou uma tetéia, show de bola mesmo hehehehe.

Edited by Thiago Mineiro
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Parabéns Anderson.

Já assisto seus videos de camisa de mola e polimento de gatilho da B12 a algum tempo hehehe

E gostaria de deixar aqui meus sinceros agradecimentos, pois seu videos me ajudaram muito, sendo iniciante no tiro esportivo e nunca ter desmontado uma carabina de ar, realizei os ''tunning'' com sucesso absoluto, assisti tantas vezes que fiz como se ja tivesse feito antes.

 

Muito obrigado

 

Resultado: Usei garrafa pet (Fanta de 2litros perfeita para a finalidade, para o polimento usei uma lixa ja meui usada de grão 400) A B12zinha ficou uma tetéia, show de bola mesmo hehehehe.

Bah obrigado amigo fico contente em ter ajudado pois essa é a finalidade do canal ajudar.

Pois eu quando iniciei tbm tive dificuldade por não encontrar nada bem claro na net foi dai que surgiu a idéia de criar o canal e mostrar os trabalhos na íntegra com detalhes.

Claro não sou um ator de cinema nem tenho equipamentos para fazer um filme de cinema kkkkkk

Ultimamente tenho andando sem tempo de postar nada por causa da faculdade mas a hora que aliviar vou por mais uns vídeos legais.

Abraço amigo

 

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