Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Iniciante, entusiasta e indeciso


Posts Recomendados

Resumo rápido:

 

Ganhei de amigo secreto uma Rossi Dione 5,5 em dezembro de 2013. Paixão ao primeiro disparo (me pergunto pq demorei tanto para descobrir esse esporte!!), resolvi pesquisar na internet e descobri que a Dione é muito fraca, se não a pior... e muito criticada. Ok, Então estou procurando uma nova carabina. Objetivo, tiros longos, boa precisão, boa perfuração para alvos mais divertidos, encontrei a Beeman cambiável já com luneta, masss no 5,5 ela deixa muito a desejar, mas ainda assim é uma opção... bom, quanto mais eu procuro mais eu fico em dúvida então me veio A questão....

OU

Eu compro uma CBC F22 19-14 e começo a tunar ela aos poucos, vou adquirindo muito conhecimento e vou poder ter mais experi6encia prática no assunto para depois partir para algo mais caro

 

 

OU

Eu compro uma carabina melhor (problema seria decidir qual...) e sossego o faixo...

 

Poderiam me ajudar? Pode ser com informações do tipo.. precisará mecher no gatilho, ou, não precisará mecher no gatilho.. Gas Ram com certeza ou Gas Ram só quando a mola for pro saco....

 

Obrigado à todos!

amxidk.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você for comprar a b19s,na dispropil consegue prontinha,com gr de 40+gatilho esportivo+bucha+centralizador.ótimo custo benefício para primeira carabina.Agora se quiser gastar mais eu sempre indico cfx royal( sabendo que não serve para competir em papel 10 metros).

Em uma resposta direta eu compraria a b19s para começar.

Editado por bordoni
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também estava com essa dúvida a 1 mês atrás... daí decidi pela SAG 1000 com GR de 50 kg e estou mt satisfeito... é uma arma muito (muito mesmo) bonita tem um ótimo acabamento, precisão e potências muito boas (acerto avelã a 20 m em MA). Não me arrependi. Se quiser gastar um pouquinho mais recomendo ela! Forte Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também estava com essa dúvida a 1 mês atrás... daí decidi pela SAG 1000 com GR de 50 kg e estou mt satisfeito... é uma arma muito (muito mesmo) bonita tem um ótimo acabamento, precisão e potências muito boas (acerto avelã a 20 m em MA). Não me arrependi. Se quiser gastar um pouquinho mais recomendo ela! Forte Abraço.

 

Cara, realmente é muito difícil escolher a primeira Carabina!! Cada tópico que leio eu mudo de idéia... cada usuário defende a sua carabina

 

 

Você usa mira na sua SAG 1000? Qual?

Editado por Marcel Gilber

amxidk.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigão, você ainda tá no começo da sua indecisão, a tendência é piorar...rsrsrs, creio que você deva analisar o que quer da sua carabina,,, potencia, precisão, ou só potencia, ou só precisão, enfim vai atirar em papel??? em latinha???...olha, isso é muito comum...pesquise tudo o que puder...pense no que você quer, hoje o mercado pode lhe fornecer praticamente tudo em matéria de armas, já tunadas, ou armas boas para tunar...enfim...não quero te confundir mais....ah...e claro o principal..quanto você vai querer gastar...

 

Mas não se preocupe...aqui no fórum tem muita informação...pesquise..e canse de pesquisar que você vai encontrar...mas o mais importante...é ter uma carabina pra se divertir...ou seja competindo ou em tiros informais....é isso...boa sorte!!!

 

Abraço!!!

  • +1 1

4623.jpg

CBC F22 GII + Luneta Tasco 3x9x32

Pistola Beeman p17

Red Dot Nikko

Laser tático

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resumo rápido:

 

Ganhei de amigo secreto uma Rossi Dione 5,5 em dezembro de 2013. Paixão ao primeiro disparo (me pergunto pq demorei tanto para descobrir esse esporte!!), resolvi pesquisar na internet e descobri que a Dione é muito fraca, se não a pior... e muito criticada. Ok, Então estou procurando uma nova carabina. Objetivo, tiros longos, boa precisão, boa perfuração para alvos mais divertidos, encontrei a Beeman cambiável já com luneta, masss no 5,5 ela deixa muito a desejar, mas ainda assim é uma opção... bom, quanto mais eu procuro mais eu fico em dúvida então me veio A questão....

OU

Eu compro uma CBC F22 19-14 e começo a tunar ela aos poucos, vou adquirindo muito conhecimento e vou poder ter mais experi6encia prática no assunto para depois partir para algo mais caro

 

 

OU

Eu compro uma carabina melhor (problema seria decidir qual...) e sossego o faixo...

 

Poderiam me ajudar? Pode ser com informações do tipo.. precisará mecher no gatilho, ou, não precisará mecher no gatilho.. Gas Ram com certeza ou Gas Ram só quando a mola for pro saco....

 

Obrigado à todos!

Se você for comprar a b19s,na dispropil consegue prontinha,com gr de 40+gatilho esportivo+bucha+centralizador.ótimo custo benefício para primeira carabina.Agora se quiser gastar mais eu sempre indico cfx royal( sabendo que não serve para competir em papel 10 metros).

Em uma resposta direta eu compraria a b19s para começar.

Eu concordo com bordini

B19 s com coronha de polímero pois é a melhor na linha das b19 e digo isso por q ja tive os três modelos e a S foi a melhor delas.

Essa é pra começar.

 

Agora se estiver disposto a investir um pouco mais e quiser uma carabina pro resto da vida indico Gamo cfx royal tbm heheheh

 

Eu ja tive cbc 245 expresso (antiguinha tive duas dessas) cbc b12 s e cbc b12 6; cbc nitro advanced, b19 17, b19 14 e b19 s

E hj tenho uma gamo cfx royal com cano fixo e essa vai ser pro resto da vida pois é uma carabina muito top.

Essas são as minhas atualmente japaqu2e.jpg

 

Enviado de meu GT-I8552B usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Queria muito uma CFX, mas só achei no .22 e nesse calibre deixa a desejar em potencia, muito fraca. Então decidi pela Cometa. A CFX no .177 é outra história, mas é dificil que só a porra pra achar uma. A Sag se fala muito bem dela, tanto na mola quanto no GR. Na falcon ela tava por um excelente preço na mola. A B19s tenho uma, rifei, peguei de volta e não largo mais, excelente.

 

Tudo vai depender do quanto pode e quer gastar. Mas ultimante, o que tem girado aqui é b19s, Sag ar1000 e Cometa New Fenix 400. Depende a faixa que quer.

B19s de R$420 a R$500 original.

B19s competition a cerca de R$700 prontinha (gatilho, GR, centralizador de GR)

Cometa NF400 R$1318 com GR e R$1230 na mola

SAG ar1000 R$800 na Falcon na mola e R$1000 no GR.

 

Qualquer uma que escolher dessas, estará bem servido. Mas tudo vai depender primeiramente o que deseja e seu objetivo, e aproveite que sua dúvida é pouca, pq quanto mais ler, mais duvidas terá kkkkkkk

 

abçs

CBC B19-S .177- Coronha e muzzle da B17, mola da cometa 220 com o guia traseiro cortado, gatilho e bucha da Quick Shot. Uma delícia!

Cometa New Fênix 400 .177 - kit elite 45kg, gatilho e muzzle da Quick Shot, Soleira regulável by JSimbalista. Aprendendo a domar a fera ainda!

Gamo CFX Royal .177 - até que enfim!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Queria muito uma CFX, mas só achei no .22 e nesse calibre deixa a desejar em potencia, muito fraca. Então decidi pela Cometa. A CFX no .177 é outra história, mas é dificil que só a porra pra achar uma. A Sag se fala muito bem dela, tanto na mola quanto no GR. Na falcon ela tava por um excelente preço na mola. A B19s tenho uma, rifei, peguei de volta e não largo mais, excelente.

 

Tudo vai depender do quanto pode e quer gastar. Mas ultimante, o que tem girado aqui é b19s, Sag ar1000 e Cometa New Fenix 400. Depende a faixa que quer.

B19s de R$420 a R$500 original.

B19s competition a cerca de R$700 prontinha (gatilho, GR, centralizador de GR)

Cometa NF400 R$1318 com GR e R$1230 na mola

SAG ar1000 R$800 na Falcon na mola e R$1000 no GR.

 

Qualquer uma que escolher dessas, estará bem servido. Mas tudo vai depender primeiramente o que deseja e seu objetivo, e aproveite que sua dúvida é pouca, pq quanto mais ler, mais duvidas terá kkkkkkk

 

abçs

Eis a cfx royal 4.5 como vc quer.

A minha comprei la e avista no dinheiro por deposito consegui ela por 1900,00 com eles

 

www.casadotiro.com.br/produtos-ver/carabina-de-pressao-gamo-cfx-royal-4-5mm/295

 

É cara mas te digo vale cada centavo

 

Enviado de meu GT-I8552B usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Queria muito uma CFX, mas só achei no .22 e nesse calibre deixa a desejar em potencia

 

Mais ou menos. No RAM Clube tem silhuetas para armas de fogo em 25 a 200m.

 

Com a CFX 5,5mm eu conseguia derrubar as galinhas a 25m. Eram silhuetas de quase 1cm de espessura.

 

Armas de 4,5mm quase nunca derrubavam.

Editado por Henrique Coelho

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando comecei, a exatos 09 meses, fiquei na mesma dúvida que vc, tirei todas ninfas dúvidas lendo muito este fórum, e decidi pela CFX, depois de muita pesquisa, a minha não mexi em nada, era muito precisa, e posso te falar uma coisa, a primeira coisa a decidir e se quer potência ou precisão, pois dificilmente terá ambos na mesma carabina. Pra mim gosto de atirar a distâncias de até 50 metros em alvos de até 5cm, portanto a precisão foi o fator de escolha, e posso te garantir que a CFX cumpre com a fama que tem. Tenho certeza que com o tempo vc irá querer aprimorar o equipamento, partir para as HW e AA, pois o negócio vicia, rs...o mais correto seria fazer um test drive com as carabinas que vc tem em mente, assim fica mais fácil a escolha, pois cada uma tem as suas particularidades (pegada, recuo, acabamento e etc)

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Wiehrauch HW50s

Air Arms Tx200

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando comecei, a exatos 09 meses, fiquei na mesma dúvida que vc, tirei todas ninfas dúvidas lendo muito este fórum, e decidi pela CFX, depois de muita pesquisa, a minha não mexi em nada, era muito precisa, e posso te falar uma coisa, a primeira coisa a decidir e se quer potência ou precisão, pois dificilmente terá ambos na mesma carabina. Pra mim gosto de atirar a distâncias de até 50 metros em alvos de até 5cm, portanto a precisão foi o fator de escolha, e posso te garantir que a CFX cumpre com a fama que tem. Tenho certeza que com o tempo vc irá querer aprimorar o equipamento, partir para as HW e AA, pois o negócio vicia, rs...o mais correto seria fazer um test drive com as carabinas que vc tem em mente, assim fica mais fácil a escolha, pois cada uma tem as suas particularidades (pegada, recuo, acabamento e etc)

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

 

O que é HW e AA?? Agora estou em dúvida até da finalidade!! Anter eu queria sair derrubando tudo, se possível a 1km de distância rsrsrsrsrs agora eu penso até em competições! Mas a real é que moro em apartamento e uma vez por mês eu vou para Minas, acampar em cachoeiras. Lá eu uso a minha Dione (rsrsr) para acertar latinha e vou sempre colocando elas mais longe, até não conseguir acertar mais. Agora aprendi o que é agrupamento e estou doido de vontade de começar a agrupar, mas estou viajando a trabalho e não volto até o mês que vem. Por isso estou aproveitando para aprender muito. Como disse, as competições me chamaram a atenção, apesar de eu nem imaginar como é uma, regras e tipo de carabina que é aceita em competições, ainda não pesquisei.

 

 

Eis a cfx royal 4.5 como vc quer.

A minha comprei la e avista no dinheiro por deposito consegui ela por 1900,00 com eles

 

www.casadotiro.com.br/produtos-ver/carabina-de-pressao-gamo-cfx-royal-4-5mm/295

 

É cara mas te digo vale cada centavo

 

Enviado de meu GT-I8552B usando Tapatalk

 

 

Linda a Royal! Linda mesmo!! mas Acho que se eu aparecer com um carabina de 2000 dilmas eu to frito rsrsrsrsr.... Vi que ela tem cano fixo, quantos chumbinhos pode colocar por vez nela? Apenas por curiosidade, creio que seja apenas um, certo? Mas de qualquer forma, essa vai ficar para o futuro. Mas realmente ela é linda!

amxidk.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Queria muito uma CFX, mas só achei no .22 e nesse calibre deixa a desejar em potencia, muito fraca. Então decidi pela Cometa. A CFX no .177 é outra história, mas é dificil que só a porra pra achar uma. A Sag se fala muito bem dela, tanto na mola quanto no GR. Na falcon ela tava por um excelente preço na mola. A B19s tenho uma, rifei, peguei de volta e não largo mais, excelente.

 

Tudo vai depender do quanto pode e quer gastar. Mas ultimante, o que tem girado aqui é b19s, Sag ar1000 e Cometa New Fenix 400. Depende a faixa que quer.

B19s de R$420 a R$500 original.

B19s competition a cerca de R$700 prontinha (gatilho, GR, centralizador de GR)

Cometa NF400 R$1318 com GR e R$1230 na mola

SAG ar1000 R$800 na Falcon na mola e R$1000 no GR.

 

Qualquer uma que escolher dessas, estará bem servido. Mas tudo vai depender primeiramente o que deseja e seu objetivo, e aproveite que sua dúvida é pouca, pq quanto mais ler, mais duvidas terá kkkkkkk

 

abçs

 

 

Pois é, a SAG 1000 por esse preço está bem convidativo! Mas estou meio assim de pegar uma .22, pelo que li e entendi, esse calibre não tem vantagem sobre os 4,5. Me corrija se estiver errado, se eu quiser fazer grandes buracos para me divertir em latas, argilas, sabão, etc, eu posso usar a 4,5 com chumbinho expansivo que terá um efeito bem próximo, certo? Na questão distância de tiro, não ficou muito claro pra mim, mas parece que ambas chegam nos 70m, capengando mas chegam, A SAG ;e da Rossi e estou com um pé atrás com Rossi, por conta da minha Dione,,,,

amxidk.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo valor médio, um bom começo seria essa na minha assinatura. Pesquisei muito e gastei outro tanto pra chegar a conclusão que essa Cometa, New Fenix 400 tem o melhor equilíbrio entre preço/ potencia e precisão nos dois calibres, tanto o 4,5 quanto o 5,5

 

Fora dela, os fatores sempre vai pender pra uma lado. Ora preço, ora potencia / precisão.

 

Acima disso, um casamento igual somente por volta de 3.000 dilmas pra lá. Mas aí, já é outra história!

 

Minha humilde opinião!

  • +1 1

2i1nrjr.jpg

Regra básica dos governos. Se tá difícil... Vamos "regulamentar" Se tá fácil, vamos complicar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde a todos, concordo com o Mario C Ventura, tenho as duas carabinas citadas pelos colegas do forum. Uma Cometa Fenix 400 4.5 e uma CFX Royal 5.5. Me adaptei mais com a Cometa devido sua melhor distribuição de peso, empunhadura e a facilidade de manuseio. Além disso, a Cometa tem quase a mesma precisão da CFX, só que com um Gas-Ram consideravelmente mais forte (55kg da Cometa contra 40kg da CFX). Não quero dizer com isso que a CFX não é uma boa opção, pelo contrário, ela é muito precisa e muito bonita tbm. Mas considerando que você não quer fazer um investimento tão alto, eu sugiro uma CBC B19 já tunada ou uma Cometa 400.

 

Desculpe se estou fazendo "chover no molhado" é só uma tentativa de contribuição...

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No que diz respeito as competições,você vai encontrar tudo que precisa saber aqui no fórum(tipos de prova,regras,quais armas poderá usar etc.)mais o legal é se filiar a um clube de tiro e começar a frequentar as provas para se adaptar ao ambiente,conhecer as pessoas e ver qual das provas mais te agrada,como você disse que vai para minas certamente tem um clube mais perto,o único risco que você corre é querer ir toda semana.

 

Boa sorte!

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

O que é HW e AA?? Agora estou em dúvida até da finalidade!! Anter eu queria sair derrubando tudo, se possível a 1km de distância rsrsrsrsrs agora eu penso até em competições! Mas a real é que moro em apartamento e uma vez por mês eu vou para Minas, acampar em cachoeiras. Lá eu uso a minha Dione (rsrsr) para acertar latinha e vou sempre colocando elas mais longe, até não conseguir acertar mais. Agora aprendi o que é agrupamento e estou doido de vontade de começar a agrupar, mas estou viajando a trabalho e não volto até o mês que vem. Por isso estou aproveitando para aprender muito. Como disse, as competições me chamaram a atenção, apesar de eu nem imaginar como é uma, regras e tipo de carabina que é aceita em competições, ainda não pesquisei.

 

 

 

 

Linda a Royal! Linda mesmo!! mas Acho que se eu aparecer com um carabina de 2000 dilmas eu to frito rsrsrsrsr.... Vi que ela tem cano fixo, quantos chumbinhos pode colocar por vez nela? Apenas por curiosidade, creio que seja apenas um, certo? Mas de qualquer forma, essa vai ficar para o futuro. Mas realmente ela é linda!

Sim um por vez e o municiamento dela exige um pouco de atenção para encaixar bem o chumbinho evitando o amacamento da saia do mesmo pelo tambor de municiamento dela.

Eu me adaptei bem a isso pois basculo ela abro o tambor inclino a ponta dela pra frente tipo pra baixo coloco o chumbinho no vão do tambor e com a ponta do indicador mais precisamente o lado da unha heheh encaixo ele sem problemas.

No início achei meio demorado pra fazer isso mas agora to treinado e faço rapidinho.

Kkkkkk

Valeu

 

Enviado de meu GT-I8552B usando Tapatalk

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho também que pras suas necessidades e valor de investimento uma B19 é o canal. Original ou tunada, são muito boas... tunada é melhor ainda. A minha será uma B19-14 com gás 45Kg + centralizador + bucha + gatilho + luneta. Porém pretendo não trocá-la pelos próximos 5 anos pelo menos. Só ouvi falar bem dessa carabina com essas peças... e muito bem por sinal. Pra quem não vai passar dos 30m e somente plinking pra mim tá mais do que excelente e creio que vai te atender bem também!

 

Quanto ao calibre, acho melhor ir no 4,5mm. É o melhor calibre pra armas de baixa ou média potência (média em nosso caso). Pois dá ao chumbo uma velocidade boa pra aproveitar seu coeficiente balístico. Você acha a sua Dione ruim um tanto por ser 5,5, se fosse 4,5 ela seria melhorzinha. O 5,5mm é bom caso tenha uma arma capaz de lançá-lo na boca do cano na mesma velocidade que a B19 lança os 4,5mm... ou seja, em torno de 280~285m/s com mola original ou gás 45Kg. E pra isso, é preciso uma mola forte. Mola forte significa recuo forte, o que significa menos precisão. Por isso em armas de mola precisão e potência não combinam. 5,5 eu acho ideal pra PCPs/CO2 com potência de 300m/s ou mais. Aí o recuo é praticamente zero e a velocidade é ideal. Pra plinking (atirar em latas, em alvos bobos e se divertir), nem se fala pra competição então, o melhor calibre é sem dúvidas o 4,5mm. Como você mesmo disse, usando chumbo expansivo dá pra ter um stoping-power bem melhor, quase igual a um 5,5mm de ponta comum. A diferença vai estar no preço que o 5,5 é o o dobro do preço ou as vezes até mais! 5,5mm eu recomendo fortemente daí pra quem quer práticas que aqui são proibidas de citar, se é que me entende.

 

E se ainda pende pra potência, vai logo de Hatsan 125 5,5mm então que o negócio é violento e qualidade excelente... :thumbup: Porém acho melhor esquecer lunetas e tiros de maior precisão... é arma magnum, feita pra destruir. Mas creio que essa opção não vem ao caso...

  • +1 1

B19-14 4,5mm + GR 45Kg + Centralizador + Bucha P.U. + Gatilho QUICKshot + Titan 3-9x42

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

+1 um radical fanático e xiita pelo 4.5...

 

Brincadeira Spaw* !! Leve a sério não amigo! Pode levantar sua "bandeira" tranquilo!

 

Eu usei os dois calibres e posso afirmar que os dois podem ter a mesma precisão. Tudo depende da arma e do atirador. Note que eu disse da arma e não do marca, modelo, preço ou categoria! Acho que ai também se encaixa pistolas e outra modalidade o airsoft.

 

Brinco bastante com o 5.5 e garanto, só atiro em alvos aprovados pelo CA e os colegas mestres daqui. Uma boa diversão sem dúvida!

 

Com relação ao preço, acho que vc tem toda razão. Esse conjunto que indicou da B19 tunada, sem dúvida é muito atraente! Uma vez que pra conseguir esse mesmo equilíbrio no 5.5, o investimento será um pouco maior (contando com o valor gasto na tunagem da B19).

 

Agora se me permite discordar (respeito sua opinião), Dizer que 5.5 é bom em PCPs e é bom pra atirar em coisas não muito politicamente correto... Acho que foi um pouquinho de exagero!

 

Também com relação ao preço dos chumbos ser quase o dobro ou mais, é outra questão um tanto quanto discutível!

 

Enfim viva a variedade de marcas, modelos e preços! Legal ter muitas opções e a liberdade de escolha! (dentro do orçamento de cada um lógico! hehe)

 

Editado pra acrescentar que:

 

Se a finalidade, for pra agrupamentos, alvos de papeis (dependendo da arma, da distância e do vento) ou competições, a superioridade do 4,5 é inquestionável em alguns quesitos. E isso não se discute. :thumbsup:

Editado por Mario C Ventura

2i1nrjr.jpg

Regra básica dos governos. Se tá difícil... Vamos "regulamentar" Se tá fácil, vamos complicar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

+1 um radical fanático e xiita pelo 4.5...

 

Brincadeira Spaw* !! Leve a sério não amigo! Pode levantar sua "bandeira" tranquilo!

 

Eu usei os dois calibres e posso afirmar que os dois podem ter a mesma precisão. Tudo depende da arma e do atirador. Note que eu disse da arma e não do marca, modelo, preço ou categoria! Acho que ai também se encaixa pistolas e outra modalidade o airsoft.

 

Brinco bastante com o 5.5 e garanto, só atiro em alvos aprovados pelo CA e os colegas mestres daqui. Uma boa diversão sem dúvida!

 

Com relação ao preço, acho que vc tem toda razão. Esse conjunto que indicou da B19 tunada, sem dúvida é muito atraente! Uma vez que pra conseguir esse mesmo equilíbrio no 5.5, o investimento será um pouco maior (contando com o valor gasto na tunagem da B19).

 

Agora se me permite discordar (respeito sua opinião), Dizer que 5.5 é bom em PCPs e é bom pra atirar em coisas não muito politicamente correto... Acho que foi um pouquinho de exagero!

 

Também com relação ao preço dos chumbos ser quase o dobro ou mais, é outra questão um tanto quanto discutível!

 

Enfim viva a variedade de marcas, modelos e preços! Legal ter muitas opções e a liberdade de escolha! (dentro do orçamento de cada um lógico! hehe)

 

Editado pra acrescentar que:

 

Se a finalidade, for pra agrupamentos, alvos de papeis (dependendo da arma, da distância e do vento) ou competições, a superioridade do 4,5 é inquestionável em alguns quesitos. E isso não se discute. :thumbsup:

 

Citei sobre as PCPs pois são capazes de lançar o chumbo mais rapidamente com quase zero recuo. As de mola com baixo recuo lançam em velocidades pequenas, mas posso estar enganado, rss.

 

É que eu estava em dúvida entre o calibre... inclusive pode ver um dos meus últimos posts. Pessoal tudo me recomendou o 4,5 por todos os quesitos que citei, inclusive o de preço, basta ir na mundilar e orçar 6 latinhas e ver... dá pra pegar 6 latas de 500 chumbos 4&meio e levar por aprox R$140,00 3000 chumbos H&N tops! Já em 5&meio geralmente dá em torno de 1200, 1300 chumbos pelo mesmo valor. Ou seja, neste caso, mais que 100% mais caro.

 

Eu queria a B19-14 5,5mm por ter mais inércia, mas devido o preço (unicamente isso) acabei desistindo. Aí já entrava que eu teria que por mola 50Kg e não 45Kg, o que aumentaria o recuo e tudo mais. Eu queria a carabina para fins gerais, exceto pontuação. Me recomendaram então ir de 4&meio e saber escolher os chumbos. Então só repassei as opiniões que ganhei de outros usuários... hehehe.

 

A pancada no alvo com o 5,5 é maior sim... além dele ter mais peso, ele tem mais área, o que garante uma transferência de energia muito maior. Pra brincar de explodir latas cheias de água ou qlq outra coisa onde o impacto e transferência de energia seja bem notório, a 5&meio sai na frente notavelmente, isso é indiscutível (comparando a mesma arma em calibre diferente né). Outro ponto foda do 5&meio é a parábola balística ser BEM mais acentuada em armas de 260m/s ou menos do que o adversário menor. Por outro lado, o 4&meio varia muito mais com o vento, o que equilibra a balança. Aí vai da finalidade...

 

:sofa:

B19-14 4,5mm + GR 45Kg + Centralizador + Bucha P.U. + Gatilho QUICKshot + Titan 3-9x42

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre. Colocar 50, kilos em uma 5.5 da linha b 19 é só para pensar que é melhor pos não aumenta a potência , aumenta e muito o recuo não recomendo mais que 45 kilos em uma b19 5.5

 

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk

COMETA 400 4,5 MM

CBC JADE MAIS 4,5MM (PAPEL)

 

Aqui não,Posso até não ser simpático Comigo não tem desculpa
Minha criação é chucra, A verdade ninguém furta
Sou bruto, rústico e sistemático

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre. Colocar 50, kilos em uma 5.5 da linha b 19 é só para pensar que é melhor pos não aumenta a potência , aumenta e muito o recuo não recomendo mais que 45 kilos em uma b19 5.5

 

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk

 

Estranho Flávio! Há 1 mês ou até menos, te mandei uma MP perguntando a você, que é assistência técnica e tal, se no calibre .22 daria pra por 50Kg, por se tratar de chumbo maior, com saia maior (e etc) se teria o estufamento da saia como no 4&meio.

 

Você então me respondeu prontamente, depois de alguns minutos, que pra 5&meio não teria problema algum em por 50Kg, que aumentaria sim com certeza o recuo da arma, mas daria pra por que deixaria pouca coisa mais forte que a original. Subentende-se que pro .22 essa mola ainda não é acima do limite.

 

Agora apareceu por aqui dizendo que pra qualquer calibre a mola máxima é 45Kg.... eu hein... kkkkkk! :phew:

Editado por Spawn*

B19-14 4,5mm + GR 45Kg + Centralizador + Bucha P.U. + Gatilho QUICKshot + Titan 3-9x42

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não disse que não da ou não pode colocar , disse que não recomendo , como vc mesmo citou aumenta muito o recuo, e aumenta pouco a força e que minha opinião não justifica.

 

onde vc leu que eu escrevi que para qualquer calibre o maximo é 50 kilos ? dizer que na linha b19 o maximo é 45 kilos o ideal É DIFERENTEMENTE de dizer Agora apareceu por aqui dizendo que pra qualquer calibre a mola máxima é 45Kg.... eu hein... kkkkkk! :phew:

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk

Editado por FLAVIO CILLI K9

COMETA 400 4,5 MM

CBC JADE MAIS 4,5MM (PAPEL)

 

Aqui não,Posso até não ser simpático Comigo não tem desculpa
Minha criação é chucra, A verdade ninguém furta
Sou bruto, rústico e sistemático

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, quando me referi a qualquer calibre a mola ideal é 45Kg, me referi na mecânica da B19 hahahaha!

 

Mas relaxa, só não havia entendido direito. Então é isso mesmo... o 50Kg até aumenta um pouco no 5&meio mas não justifica! Foi isso mesmo que você me havia dito por MP...

 

Tudo de boas :bbq:

B19-14 4,5mm + GR 45Kg + Centralizador + Bucha P.U. + Gatilho QUICKshot + Titan 3-9x42

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sou relaxado kkkkkk fica tranquilo , eu to com uma b 19-14 de um cliente que ele instalou a mola da nitro 800 de 60 kilos ta "feliz" pois cada 20 disparo ele regula mira., reaperta os parafusos e para de atirar com o ombro doendo kkkkkkkk

 

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk

COMETA 400 4,5 MM

CBC JADE MAIS 4,5MM (PAPEL)

 

Aqui não,Posso até não ser simpático Comigo não tem desculpa
Minha criação é chucra, A verdade ninguém furta
Sou bruto, rústico e sistemático

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Decidido, vou comprar a Cometa New Fenix 400 no calibre de 5,5mm.

Obrigado a todos por toda a ajuda e aconselhamentos!!

Próximo passo, escolha da luneta!

Excelente escolha!

2i1nrjr.jpg

Regra básica dos governos. Se tá difícil... Vamos "regulamentar" Se tá fácil, vamos complicar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mario, você acha que pego ela na mola ou no GR? Se eu pegar na mola, depois para colocar o GR é muito caro? muito complicado?

 

Gilber a minha peguei com GR instalado pela Rossi de fabrica. (vem gravado no cilindro Powered By Rossi Gas Ram Magnum) Alem da garantia, esse "carimbo" acredito valoriza a carabina.

g513.jpg

 

Acho que se pegar na mola, não vem essa inscrição. Também, se optar mais tarde modificar ela pondo GR se estiver dentro do prazo, vc perderá a garantia.

 

Se a ideia é realmente optar mais tarde pelo GR, eu faria uma forcinha e já adquiria ela com, devido ao exposto acima. Afinal acho que sai mais em conta, ela já instalada com GR e menos trabalhoso do que por mais tarde. (precisará levar em um armeiro, loja ou adquirir um compressor de molas)

 

É o que posso dizer a vc amigo!

Editado por Mario C Ventura
  • +1 1

2i1nrjr.jpg

Regra básica dos governos. Se tá difícil... Vamos "regulamentar" Se tá fácil, vamos complicar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigão, já pensou em dar uma melhorada na sua Dione, talvez colocando GR de 45k, polir e aliviar o gatilho?

Ela esta em bom estado geral?

 

Se sim, acho que ainda pode dar um "tapa" na Dione (o que também vai ser divertido e instrutivo) enquanto decide com mais tempo por outra arma e ainda pode se capitalizar para investir em uma arma mais elaborada como uma Gamo por exemplo.

Abçs.

Gamo Whisper 5.5

GR Elite de 45k

Gatilho Elite XT

Luneta Sniper 6-24x50

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigão, já pensou em dar uma melhorada na sua Dione, talvez colocando GR de 45k, polir e aliviar o gatilho?

Ela esta em bom estado geral?

 

Se sim, acho que ainda pode dar um "tapa" na Dione (o que também vai ser divertido e instrutivo) enquanto decide com mais tempo por outra arma e ainda pode se capitalizar para investir em uma arma mais elaborada como uma Gamo por exemplo.

Abçs.

só corrigindo ela nao aceita gás ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigão, já pensou em dar uma melhorada na sua Dione, talvez colocando GR de 45k, polir e aliviar o gatilho?

Ela esta em bom estado geral?

 

Se sim, acho que ainda pode dar um "tapa" na Dione (o que também vai ser divertido e instrutivo) enquanto decide com mais tempo por outra arma e ainda pode se capitalizar para investir em uma arma mais elaborada como uma Gamo por exemplo.

Abçs.

 

 

Pois é, como o lucasvaldivia já disse, a Dione não aceita GR... :/

 

Mas o certo mesmo seria captalizar e pegar uma melhor, mas ficar passando vontade é tão difícil! rsrsrs

amxidk.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Boa tarde a todos,

 

Primeiramente, agradeço ao Moderador do fórum por ter me aceitado.

 

Há uns 2 meses atrás, dei uns tiros informais em tampinhas de garrafas num sítio com duas carabinas de amigos, uma rossi dione 5,5 e uma B19-14s 5,5. Fiquei apaixonado! Mesmo atirando com a tão criticada rossi dione...

 

Descobri o fórum na internet e desde então, venho lendo as postagens e aumentando as dúvidas acerca de qual carabina comprar. E quero parabenizar os criadores do Fórum Carabinas de Ar, porque é muito rico em detalhes e me norteou para a compra da minha primeira carabina, a Cometa New Fenix 400 5,5 c/ gás ram rossi.

 

Também estava com a mesma dúvida que você Marcel. Principalmente por causa dos comentários e da experiência do colega Cenoura sobre a SAG AR1000 5,5.

 

Em breve, vou tentar postar as minhas experiências e agrupamentos aqui no fórum.

 

Gostaria de ressaltar, que fiz a compra em uma loja parceira do Fórum, Mundo da Carabina. E que o atendimento foi excelente.

 

Abraço a todos.

Cometa New Fênix 400 5,5 c/ GR 55 kg - BSA Contender 6-24X40 RGB Mildot

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde a todos,

 

Primeiramente, agradeço ao Moderador do fórum por ter me aceitado.

 

Há uns 2 meses atrás, dei uns tiros informais em tampinhas de garrafas num sítio com duas carabinas de amigos, uma rossi dione 5,5 e uma B19-14s 5,5. Fiquei apaixonado! Mesmo atirando com a tão criticada rossi dione...

 

Descobri o fórum na internet e desde então, venho lendo as postagens e aumentando as dúvidas acerca de qual carabina comprar. E quero parabenizar os criadores do Fórum Carabinas de Ar, porque é muito rico em detalhes e me norteou para a compra da minha primeira carabina, a Cometa New Fenix 400 5,5 c/ gás ram rossi.

 

Também estava com a mesma dúvida que você Marcel. Principalmente por causa dos comentários e da experiência do colega Cenoura sobre a SAG AR1000 5,5.

 

Em breve, vou tentar postar as minhas experiências e agrupamentos aqui no fórum.

 

Gostaria de ressaltar, que fiz a compra em uma loja parceira do Fórum, Mundo da Carabina. E que o atendimento foi excelente.

 

Abraço a todos.

amxidk.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezado Marcel,

 

Chegou a minha carabina a Cometa New Fenix 400 5,5 c/ gás ram Rossi 55kg, e como eu esperava, é muito bonita!

 

Já Imprimi alguns alvos de link's deixados aqui no fórum e comecei a atirar... Um bom peso da carabina, gatilho muito leve e aparentemente, um bom agrupamento. Tendo em vista que eu ainda estou iniciando no esporte.

 

Também achei a carabina muito forte!! Atrás do alvo, coloquei um taipá de 2,5 cm para firmar a folha, e mesmo o chumbinho tendo a cabeça chata (gamo match) eles atravessaram com facilidade.... kkkkk

 

Como pontos negativos, achei a fibra ótica da massa de mira muito grossa! Ela encobre o alvo em tiros a mais de 20 metros com mira aberta. Também achei um pouco pesada e dura para armar. Mas melhorou depois de uns 50 tiros.

 

Fiz uns agrupamentos com chumbinhos Gamo Match à 12 metros, posição agachado na mira aberta, e gostei.

 

bc35u.jpg

 

osq3.jpg

 

Agora, estou no aguardo dos chumbinhos que eu comprei na Mundilar para testar novos agrupamentos! kkkkkkkkk

Cometa New Fênix 400 5,5 c/ GR 55 kg - BSA Contender 6-24X40 RGB Mildot

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gustavo, parabéns pela aquisição!

 

Acredito que ela só vai te trazer felicidades. Espero.

 

Outro ponto a considerar, sendo ela muito bonita, o design clássico dessa carabina é um ponto forte. Fantástico. Sendo assim o visu nunca vai enjoar.

 

Realmente, ela é duríssima para armar quando nova. Mas depois de bem "amaciada" com o uso e livre dos excessos de óleo, e falando em pássaros (Fenix é uma ave mítica) vc terá em mãos um suave canarinho, com a força de uma águia! :thumbup:

2i1nrjr.jpg

Regra básica dos governos. Se tá difícil... Vamos "regulamentar" Se tá fácil, vamos complicar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já que um dos amigos escolheu a Cometa e já postou alguns grupos, e o outro escolheu a SAG e está na ansiedade, vou dar uma ajudinha, rs.

 

Agrupamento com a minha recém chegada SAG com GR de fábrica, chumbo Gamo Pro Magnum, distancia 18 metros, mira aberta, posição em pé "escorado" (em uma coluna), carabina com cerca de 100 tiros.

 

WP_20140622_003_zps7e8bdf57.jpg

 

WP_20140622_005_zpsba1b18e7.jpg

 

É a minha segunda SAG, a primeira vendi depois de ficar 1 ano com ela e me arrependi porque depois disso peguei CBC B19-17 4.5, Cometa 220 4.5, tive problema com as duas! Devolvi ambas para a loja, peguei esta SAG, e hoje afirmo para qualquer um: com a SAG não tem arrependimento!

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ylram e Gustavo Calegario, estão judiando de mim!!! rsrsrsrs

 

Não vejo a hora da SAG chegar para poder postar os grupos também... minha SAG está virando SAGA.. quase um mês desde a compra a ainda nada... me arrependi de não ter comprado em um patrocinador do Fórum... mas enquanto isso eu estou brincando com minha Dione, que diga-se de passagem, só me deixa com mais vontade de pegar na SAG. Estou acertando moeda de 5 centavos a 12m. na mira aberta, mas não é sempre. Agrupamento com a Dione, nem pensar rsrsrsrsrs.

 

Já batizaram as carabinas?

amxidk.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns Ylram pelo ótimo grupo! Eu ainda tenho que rodar muito nessa estrada pra chegar nesse nível. .....kkkkk

 

Sem dúvidas a Sag Ar1000 é uma bela carabina!

A culpa é sua que resolveu começar por uma das posições de tiro mais difícil que é o agachado, rs.

 

Recomendo atirar "escorado", é uma das posições iniciais mais fáceis e mais parecidas com a de MA. Se você é destro, apoie a palma da mão esquerda em uma coluna, quinta ou o que for, e com o polegar e o indicador faça um L deitado para guiar a ponta da coronha, e o antebraço esquerdo você usa para apoiar o meio, resumindo com 3 pontos de apoio nesta posição fica fácil.

 

Só tome cuidado para não bater a coronha na parede e para não ficar viciado nessa posição (que foi o que ocorreu comigo, rs).

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A culpa é sua que resolveu começar por uma das posições de tiro mais difícil que é o agachado, rs.

 

Recomendo atirar "escorado", é uma das posições iniciais mais fáceis e mais parecidas com a de MA. Se você é destro, apoie a palma da mão esquerda em uma coluna, quinta ou o que for, e com o polegar e o indicador faça um L deitado para guiar a ponta da coronha, e o antebraço esquerdo você usa para apoiar o meio, resumindo com 3 pontos de apoio nesta posição fica fácil.

 

Só tome cuidado para não bater a coronha na parede e para não ficar viciado nessa posição (que foi o que ocorreu comigo, rs).

 

Valeu a consultoria meu camarada!

 

Esse fim de semana próximo, vou pra roça e pretendo praticar bastante... kkkk

 

Obrigado pelas dicas.

Cometa New Fênix 400 5,5 c/ GR 55 kg - BSA Contender 6-24X40 RGB Mildot

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ylram e Gustavo Calegario, estão judiando de mim!!! rsrsrsrs

 

Não vejo a hora da SAG chegar para poder postar os grupos também... minha SAG está virando SAGA.. quase um mês desde a compra a ainda nada... me arrependi de não ter comprado em um patrocinador do Fórum... mas enquanto isso eu estou brincando com minha Dione, que diga-se de passagem, só me deixa com mais vontade de pegar na SAG. Estou acertando moeda de 5 centavos a 12m. na mira aberta, mas não é sempre. Agrupamento com a Dione, nem pensar rsrsrsrsrs.

 

Já batizaram as carabinas?

 

Fica tranquilo que logo logo ela estará chegando... Li alguns relatos a cerca da demora na entrega da loja Falcon, mas em todos os depoimentos, o produto chegou conforme o esperado e bem embalado.

Cometa New Fênix 400 5,5 c/ GR 55 kg - BSA Contender 6-24X40 RGB Mildot

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, muito bom os agrupamentos! ( apesar de eu não ser adepto dessa modalidade )

 

Vejo o pessoal falando aqui muito bem da SAG. Minha dúvida é se essa carabina aceita lunetas tão bem como as Cometas com gasram nesse nível de potência!

 

Eu optei pela New Fenix 400 GR justamente por não abrir mão das lunetas. Uso uma Snyper 3-9x40 relativamente barata e muito boa. Excelente claridade!.

 

Entretanto, outras carabinas com essa potencia e na mola, só aceitam com segurança, lunetas de marcas e caríssimas, O conjunto chegando quase ao preço de uma outra carabina boa ( se considerar também um mont adequado!)

 

Analisando tudo, nesse caso meu ponto foi pra Cometa.

 

Se alguém usa a SAG com lunetas, por favor comentem e nos ajudem a esclarecer esse ponto! :)

2i1nrjr.jpg

Regra básica dos governos. Se tá difícil... Vamos "regulamentar" Se tá fácil, vamos complicar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, muito bom os agrupamentos! ( apesar de eu não ser adepto dessa modalidade )

 

Vejo o pessoal falando aqui muito bem da SAG. Minha dúvida é se essa carabina aceita lunetas tão bem como as Cometas com gasram nesse nível de potência!

 

Eu optei pela New Fenix 400 GR justamente por não abrir mão das lunetas. Uso uma Snyper 3-9x40 relativamente barata e muito boa. Excelente claridade!.

 

Entretanto, outras carabinas com essa potencia e na mola, só aceitam com segurança, lunetas de marcas e caríssimas, O conjunto chegando quase ao preço de uma outra carabina boa ( se considerar também um mont adequado!)

 

Analisando tudo, nesse caso meu ponto foi pra Cometa.

 

Se alguém usa a SAG com lunetas, por favor comentem e nos ajudem a esclarecer esse ponto! :)

 

Mario eu também não sou adepto da MA, principalmente por conta da vista míope que não é pouca coisa!

 

Por outro lado sou adepto de duas regras: a primeira, que toda carabina nova tem que ser amaciada antes de se colocar uma luneta (e ai se vão uns 250 tiros); e a segunda, de que a forma mais correta de se aferir a precisão de uma carabina é na MA, pois com luneta acaba se tendo outros fatores que interferem (mount, regulagem da luneta, paralax, etc).

 

A minha primeira SAG, que ficou na mola original até eu vende-la, eu coloquei uma Nikko 4x32 MM quando estava com cerca de 500 tiros, e assim ficou até eu vende-la. Foram mais de 6 mil tiros com a luneta original (mount original) e mola original. Há de se lembrar que na mola a potencia cai a medida que a mesma "cansa" e isso ajuda com a luneta.

 

Porém me lembro que o tranco da carabina na mola, lá quando estava com os 500 tiros, era muito maior do que essa atual SAG com GR de 50kg. Por isso estou de consciência tranquila e já acabei de instalar a mesma Nikko 4x32 MM nesta SAG. Os próximos grupos que eu fizer serão com luneta!

 

Resumindo, se você consegue usar a sua luneta na Cometa, pode ter certeza que na SAG será ainda mais tranquilo. A Cometa 400 tende a ser um pouco mais forte que a SAG, inclusive sai de fábrica com GR de 55kg contra o de 50kg da SAG.

  • +1 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Mario eu também não sou adepto da MA, principalmente por conta da vista míope que não é pouca coisa!

 

Por outro lado sou adepto de duas regras: a primeira, que toda carabina nova tem que ser amaciada antes de se colocar uma luneta (e ai se vão uns 250 tiros); e a segunda, de que a forma mais correta de se aferir a precisão de uma carabina é na MA, pois com luneta acaba se tendo outros fatores que interferem (mount, regulagem da luneta, paralax, etc).

 

A minha primeira SAG, que ficou na mola original até eu vende-la, eu coloquei uma Nikko 4x32 MM quando estava com cerca de 500 tiros, e assim ficou até eu vende-la. Foram mais de 6 mil tiros com a luneta original (mount original) e mola original. Há de se lembrar que na mola a potencia cai a medida que a mesma "cansa" e isso ajuda com a luneta.

 

Porém me lembro que o tranco da carabina na mola, lá quando estava com os 500 tiros, era muito maior do que essa atual SAG com GR de 50kg. Por isso estou de consciência tranquila e já acabei de instalar a mesma Nikko 4x32 MM nesta SAG. Os próximos grupos que eu fizer serão com luneta!

 

Resumindo, se você consegue usar a sua luneta na Cometa, pode ter certeza que na SAG será ainda mais tranquilo. A Cometa 400 tende a ser um pouco mais forte que a SAG, inclusive sai de fábrica com GR de 55kg contra o de 50kg da SAG.

Excelente esclarecimento Ylram! Vlw 1 ponto :thumbup:

2i1nrjr.jpg

Regra básica dos governos. Se tá difícil... Vamos "regulamentar" Se tá fácil, vamos complicar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A culpa é sua que resolveu começar por uma das posições de tiro mais difícil que é o agachado, rs.

 

Recomendo atirar "escorado", é uma das posições iniciais mais fáceis e mais parecidas com a de MA. Se você é destro, apoie a palma da mão esquerda em uma coluna, quinta ou o que for, e com o polegar e o indicador faça um L deitado para guiar a ponta da coronha, e o antebraço esquerdo você usa para apoiar o meio, resumindo com 3 pontos de apoio nesta posição fica fácil.

 

Só tome cuidado para não bater a coronha na parede e para não ficar viciado nessa posição (que foi o que ocorreu comigo, rs).

 

Ylran,

 

Segui o seu conselho e diminui 90 centavos no meu agrupamento....kkkkk

 

Ps: Os chumbos utilizados foram JSB STRATON JUMBO Cometa 1,030 grams / 15,90 grains.

 

pjq4.jpg

 

5ux4.jpg

 

Valeu as dicas meu camarada!!! 1 ponto!

Editado por Gustavo Calegario

Cometa New Fênix 400 5,5 c/ GR 55 kg - BSA Contender 6-24X40 RGB Mildot

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante