Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

MOA - Mira aberta sem luneta ?


Posts Recomendados

A numeração da regulagem da mira aberta usa o mesmo principio MOA das lunetas ? o calculo seria o mesmo, 1/4 de jardas para determinado modelo de mira ou 1/8 para outro modelo e etc... , ou seria outro , não achei nenhuma documentação na internet que fale a respeito.

Editado por quinhomvs
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

logicamente existe alguma medida para se basear na hora dos clicks da regulagem da mira aberta , queria saber um valor aproximado para cada click da mira aberta para facilitar a regulagem e movimentar a mira com uma precisão maior .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De um fórum americano: "Most iron sights have .75 MOA adjustment and some have .50 MOA adjustment."

Ou seja, a maioria das miras abertas tem precisão de 0,75 MOA e algumas de 0,5 MOA. Isso é aproxiadamente de 13mm a 20mm por click a uma distância de 100 metros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, não sei se é a realidade, mas dá pra fazer o teste!!!!!

 

http://www.ehow.com.br/ajustar-alca-maca-mira-carabina-pressao-gamo-como_137442/

 

Um click para 2,5cm a 10 metros? Isso tá muito errado.

Uma luneta de 1/4 MOA por click, tem precisão de aproximadamente 0,6mm por click a 10 metros.

E uma mira aberta com 0,75 MOA tem uma precisão de 1,8mm por click a 10 metros.

Editado por Freddy
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Um click para 2,5cm a 10 metros? Isso tá muito errado.

Uma luneta de 1/4 MOA por click, tem precisão de aproximadamente 0,6mm por click a 10 metros.

E uma mira aberta com 0,75 MOA tem uma precisão de 1,8mm por click a 10 metros.

Por isso a citaçao antes do link né!!!!!! kkkkkkkk

:thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

Gamo CFX Royal 4.5 + Dampa + Shilba 8-32x50

"Provérbios, cap. 17, vers. 28"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se os cálculos citados abaixo estão corretos e são válidos para mim seria o ideal , pois daria para se descobrir o deslocamento de cada click do conjunto da mira de determinada arma . o texto abaixo foi retirado aqui mesmo do fórum ( http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/6587-quanto-vale-um-click-de-mira-aberta/?hl=click ) do post do usuário ( juares betini) , só dei uma organizada no texto dele , ainda não testei , mas com certeza irei testar , texto reproduzido abaixo .

 

QUANTO VALE UM CLICK ?

Ola amigos do CA o exemplo citado refere-se a uma arma de fogo curta mas o fundamento e o mesmo para qualquer arma tanto longa como curta e de boa importância para armas de ar comprimido e acho que pode ser útil de alguma forma para alguns . Folhando uma revista MAGNUN de 1998 vi uma reportagem muito interessante sobre como achar o valor de cada click e assim uma forma mais fácil de saber como regular a mira economizando munição vou usar o mesmo texto escrito pelo autor e a mesma formula que ele descreve. Então vamos La começa assim .
Se “d” for o valor do deslocamento de um “click“ , “D” o deslocamento do ponto de impacto do projétil no alvo, “I” a distancia entre as miras da arma e “L” a distancia do alvo à boca da arma , pode-se afirmar que : d/I = D/L, ou seja D = d*L/I.
Como “I”e “L” são facilmente determinados, se conhecermos o valor de “d” para a arma em uso, poderemos calcular o valor de “D”.É importante notar que as unidades devem coerentes, isto é como “d” “D” e “I” são medidos em milímetros e se a distancia ao alvo estiver em metros, será necessário transformá-la em milímetros ( multiplique o valor, em metros por 1.000).
Uma maneira simples de determinar o valor do deslocamento de cada “click”, consiste em abaixar totalmente a mira regulável até que ela encoste na armação da arma e, então voltar a levantá-la de um numero determinado de “clicks” (mínimo de 10) e medir quanto foi seu deslocamento. Dividindo-se esse valor pelo numero de “click” efetuado, estaremos determinando qual o deslocamento ocasionado por cada “click”.
A medição física do deslocamento da mira pode ser efetuada diretamente com paquímetro ( quando possível ) ou um calibrador de folgas (apalpador de laminas) ou, indiretamente ,com o auxilio de uma broca. Nessa ultima hipótese, a mira deve ser levantada o suficiente para que a broca seja inserida entre ela e a armação da arma; em seguida abaixa-se a mira ate que ela se apoie sobre a broca e desconta-se do numero total de “clicks”ocorrido no levantamento, aqueles utilizados no abaixamento. Para maior precisão na medição aconselha-se utilizar um diâmetro de broca que permita levantar a mira no mínimo 10”clicks” .
Finalmente, medindo-se com um paquímetro o diâmetro da broca empregada, teremos determinado o valor total do deslocamento . Em um revolver SHIMITH & WESSON modelo K-38 com “6“ de cano, (185 mm de distancia entre miras), o autor efetuou a medição do deslocamento da mira e encontrou os seguintes valores: utilizando o apalpador de laminas foram necessários 15 “clicks” para um deslocamento de 1 mm ou seja, 1/15 =0,067 mm/”clicks” e utilizando uma broca com diâmetro de 1,95 mm,foram necessários 29 “clicks”, isto é 1,95/29=0,067 mm/”clicks”, resultado coincidente com o anterior . Com base nesse valor, o deslocamento do ponto de impacto do projétil em um alvo colocado a 25 metros de distancia seria: D = 0,067 * 25,000/185=9 mm aproximadamente. Se o alvo estivesse colocado a 50 metros o deslocamento seria de D= 0,067*50,000/185=18 mm aproximadamente, e assim por diante.
Supondo-se um atirador participando de uma prova de fogo central (realizada a 25 metros de distancia) e que tivesse obtido nos seus tiros de ensaio um agrupamento na linha do 9 as 6 horas , para deslocar esse agrupamento para o centro do alvo ele teria que levantar o ponto de impacto em 50 mm (25 mm da linha do 9 e à linha do 10 e outros 25 mm da linha do 10 ao centro , de acordo com com medidas oficiais da UTI- Union Internationale de Tir, para os alvos desta modalidade de competição ) Se sua arma fosse o K-38 anteriormente mencionado, para obter o deslocamento de 50 mm seriam necessários 50/9=5,55”clicks”, ou seja, ele deveria levantar a mira em 5 “clicks” ou , se necessário 6 “clicks”.
FACILITANDO O CALCULO
Para simplificar o calculo cria-se uma VARIÁVEL para cada arma no caso do K- 38 já mencionado , teríamos que fazer: 0,067/185*1,000 = 0,362,ou seja, você sempre vai usar esse valor para calcular o valor de cada “click” independente da distancia, usando ”D” = 0,362*L , sendo” L” em metros e “D” em milímetros EX: D 0,362 * L 25 m = 9,05 mm por “click” ou 0,362 * 50 m = 18,1 por “click” e assim por diante e lembrando um detalhe importante a regulagem de elevação pode ser diferente da regulagem de direção sendo necessário fazer um novo calculo para a direção. Essa formula também vale para armas longas.
  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

e lembrando um detalhe importante a regulagem de elevação pode ser diferente da regulagem de direção sendo necessário fazer um novo calculo para a direção. Essa formula também vale para armas longas.

 

 

Opa

 

O Manual da CBC 245 Expresso traz uma tabela com as compensações na elevação da alça de mira em função das distâncias.

Encontrei na Net, mas estou sem acesso para postar aqui.

Abs

_________

Aurélio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 months later...

Por acaso hoje resolví medir na gamo CFR como é isso daí, deu 1/2 MOA por click ou cerca de 1,4mm a 10m. Mas como eu não sabia qual conta fazer eu desenhei 2 triângulos "invertidos" um em relação ao outro no CAD kkkkkkkk. Assim depois de ver que a cada 15 clicks o negócio se move 1mm ficou fácil calcular o resto.

Editado por Andrei917
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A maioria das pistolas de ar Olímpicas tem a seguinte configuração.

Vertical 1 click move o impacto na vertical 3,0mm.

Horizontal cada 1 click move 1,5 mm isso tudo a 10 metros.

Carabinas de mira aberta depende do modelo, não tem uma regra geral tudo depende do passo da rosca do parafuso.

Eu tenho HW, Diana, e Slavia são todas diferentes entre elas ainda não medi quais os valores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante