Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

CBC B19 da vida, até aonde ela vai no Informal e competição?


Posts Recomendados

Bom este é o meu primeiro post realmente pra valer, já venho lendo um bocado e me decidi entre a família das CbamC B19, ainda estou indeciso se vou de polímero ou madeira, visto que as V0 de 305m/s são irreais com os chumbos que temos aqui, gostaria de saber se terei uma carabina boa pra começar a brincar e quais provas de tiro consigo participar com ela?

Penso que pra brincar qualquer B19 está bom mas pelo que vi algumas regras pra competição é a carabina estar original, a diferença de peso e CG entre a B19s e B19-14 é muito grande? A B19-14 seria melhor pra pratica em competições em que a carabina esteja original? Pois entendo que quando é original o peso que acrescenta a coronha com massa de vidraceiro é uma modificação não?

Não vou tunar ela de imediato, vou gastar a mola dela e dai um GR de 45 ou 50kg, pois tbm li aqui que o 55 é muito pra ela, em testes me pareceu que o 55 (post em que compara 40kg, 45kg e 55kg em uma 440) é muito forte e deforma demais a saia do chumbo, então talvez o de 50kg, dê uma amenizada na deformação mas dá mais pressão.

Desde já agradeço aos colegas do fórum a atenção, quero entrar no esporte como hobby mas com pensamento competitivo. ehehehe Se é que dá pra pensar assim.

Editado por Andreola
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desconheço prova que não permita melhorias como gas ram, bucha de PU, alívio de gatilho ou peso na coronha. Sei que algumas não permitem uso de bandoleira.

Quanto ao peso do gas ram, até 45kg fica bom. 50 pra mais, começa a perder muita precisão. Há exceções, visto a arma do Cenoura, precisa demais com GR de 50 kg, mas via de regra 45 costuma ser o máximo, para as B19.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Eduardo Wallau, desconsiderando estas regras, que talvez eu tenha interpretado errado, será que ela serve pra vários tipos de provas? Tanto original na mola como com um GR? tipo tiro a 50m, FT, entre outros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Andreola, também sou novato aqui no forum e também no tiro esportivo. Comprei a minha B19-S faz uns 5 dias.

 

O material dela (polímero) é muito forte mesmo, e bem pesado. Inclusive inicialmente (antes de chegar a minha) fiquei receoso, pois estava achando que o material não serial tão bom ou que seria leve (parecido com plástico ou fibra de vidro). Inclusive tem um pessoal que manja do assunto e indicaram colocar um pouco de massa de vidraceiro no cabo, pra ficar mais pesada.

 

Mas pra mim, sinceramente, por enquanto esta perfeita, inclusive (como comentei acima) o material é bem rígido e pesado, é bruto mesmo! rsrss

 

Abs e boa sorte!

  • +1 1

 

 

B57.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola amigos...

Tive 3 b19s e uma b19 14.

Acho que a de madeira pode ser melhor pelo peso da coronha. Mas da pra encher o oco da coronha de plástico e isso é imprescindível.

Sobre competir, é claro que da com certeza. Fui premiado em 2 das 4 b19 que tive. Muito precisas mesmo. Mesmo com gr de 50.

  • +1 1

Boito Urutú 5,5mm + leapers 6-24/50

Bam B12-6 4,5mm M.A.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Cenoura e quês provas você já competiu com a B19S? Vc pode me informar se vc testou o GR45 e o GR50? Pq pelo que vi no teste da 440 com 40Kg, 45Kg e 55Kg, os dois primeiros deram resultados melhores que o de 55Kg, mas acredito que o de 55KG seria forte demais pra todos os chumbos 4,5 leves né, pq a massa de chumbo na saia seria muito pequena assim deforma muito a saia fazendo com que ela "grude" no raiado do cano. Vc pode me informar quais as características que sua arma com GR50Kg ficou e qual chumbo ela gostou mais?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Eduardo Wallau, desconsiderando estas regras, que talvez eu tenha interpretado errado, será que ela serve pra vários tipos de provas? Tanto original na mola como com um GR? tipo tiro a 50m, FT, entre outros.

Acho (disse que acho) que pra derrubar alvo de FT a 50m é melhor no cal. 5.5, me parece que a B19 S só tem em 4.5.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho (disse que acho) que pra derrubar alvo de FT a 50m é melhor no cal. 5.5, me parece que a B19 S só tem em 4.5.

Então a B19S é só 4.5 na CBC mas as 19-14 e 19-17 são 4.5 e 5.5, acho que a coronha de plástico de 5.5 não é uma das B19x.

Mas quais tipos de provas eu poderia competir com as B19x estou preferindo no 4.5 mesmo. Por exemplo tem alguma prova de 50m que de pra fazer com ela?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Andreola,

Para competir é necessário ver os tipos de provas que existem aí na tua cidade ou perto dela.

Aqui em Brasília, na FBTE(Federação Brasiliense de Tiro Esportivo) com uma B19 4,5 mm o Atleta do Tiro Esportivo pode competir nas seguintes modalidades:

1- Papel 10 metros

2- Silhuetas Metálicas, 1/10 mira aberta (Distâncias 10, 12, 15 e 18 metros)

3- Silhuetas Metálicas 1/5 com Luneta (Distâncias 20, 30, 40 e 50 metros)

4- USBR

Estas são as provas que temos disponíveis. Com GR de 40 kg, a B 19 tem energia suficiente para derrubar qualquer alvo dessas provas, nada impede a colocação de GR com peso maior. Só que para papel 10 metros, o GR de 40 tem um desempenho melhor, sem contar no conforto para o Atleta, devido à grande quantidade de tiros em um curto intervalo de tempo.

  • +1 2

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo,tenho umab19-14 com gr de 50 da elite e uma b19-s com gr de 45,em ambas substitui também o gatilho,eu gostei mais do 45 achei a arma mais macia e a velocidade é praticamente a mesma,quanto a precisão também me dei melhor com 45,visto que minha finalidade com as duas é papel 10 metros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma B19-17 5,5 com GR de 50 Kg, e acho muito gostosa de atirar e de boa precisão, eu é que sou ruim de tiro mesmo....

para as 4,5mm, entendo que o maior GR seria de 45 Kg, mas para as 5,5, vai bem com 50Kg.

a exceção é para quem quer fazer papel a 10m, para essa modalidade, quanto menor o GR é melhor, porque vc não precisa de potência, não tem que derrubar o alvo.

Só que quando vc vai para 20 metros, e tem que derrubar alvos, um pouco mais de potência faz falta.

só mais um pitaco....

RobertoCBC B19-17 cal 5,5mm GR 50 KgBAM B3-3 cal 4,5 mmBeeman P17 - 2004 cal 4,5mmURKO I (Modelo com alma lisa!) sendo reformada<p
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Porra caras, fico feliz em saber que a minha B19 (que ainda não tenho) posso aprender a varias modalidades do tiro esportivo. Agora preciso mesmo é saber onde vou poder brincar, sei que na região campeonatos vou encontrar, porém facilidade para treino ai já não sei. ehehehehe
Estou veem inclinado a B19s. Hoje atirei com uma HT 80, e cara parece um coice de mula! AHeauehaueh será que consigo por a massa de mira da HT80 na B19? E ahhh igual ao amigo ali em cima falou é muito caro um cano 5.5?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poisé, acho que a B19s é a mais bonita mesmo. Parece um um rifle mesmo com luneta eheheeh se fizer uma pintura camuflada nela ficaria lindo!
Alguem sabe se consigo utilizar massas de miras diferentes no cano das B19? pq gostei da massa da HT80, que tive a oportunidade de testar!

Editado por Andreola
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Pessoal, sou novo neste esporte.

Estou querendo comprar uma carabina, o que acham desta: https://dispropil.com.br/produtos/carabina-cbc-f18-b19-14-mont-classic-4-5mm

 

A ideia seria utilizá-la original por enquanto e depois colocar um GR de 45kg e demais modificações.

Seria uma boa aquisição inicial, bom custo x benefício?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo preço, é a melhor opção... Tem diversos tópicos sobre ela e te recomendo esse: http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/7515-review-antes-e-pos-tunningasram-4060-e-45-kilos-cbc-classic-plus-b19-17-45mmtopico-premiado-ca/?hl=%2Bt%E3%B3pico+%2Bpremiado

 

A B19S, B19-14 e B19-17 são a mesma arma alterando-se apenas a coronha.

CBC F18 B19-17 + Gatilho Jsanches + camisa de mola (Rx)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo preço, é a melhor opção... Tem diversos tópicos sobre ela e te recomendo esse: http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/7515-review-antes-e-pos-tunningasram-4060-e-45-kilos-cbc-classic-plus-b19-17-45mmtopico-premiado-ca/?hl=%2Bt%E3%B3pico+%2Bpremiado

 

A B19S, B19-14 e B19-17 são a mesma arma alterando-se apenas a coronha.

 

Nossa, que tópico fantástico, muito obrigado.

E muito obrigado também pela opinião, já estava inclinado e agora estou totalmente convencido em adquirir essa carabina.

Vou ficar com a B19-14, justamente pela coronha clássica em madeira que acho muito bonita.

 

 

Aproveitando o ensejo, se puderem me ajudar:

 

Tenho uma rossi da década de 1980, ganhei quando tinha 10 anos e brinquei muito com ela, mas depois que entrei na faculdade, comecei a trabalhar, os filhos vieram e o tempo acabou, ficou uns 15 anos guardada sem uso. Achei até que tinha estragado e iria ficar apenas como peça decorativa, mas levei para um armeiro avaliar e ele disse que só precisa trocar a mola e a mira que quebrou, o resto está em ordem. Devo pegá-la ainda esta semana.

Como é uma carabina muito querida por mim, por me trazer ótimas recordações da infância, pretendo preservá-la na melhor condição possível e guardá-la para sempre.

Sei que ela não serve para mais do que tiros informais, mas pretendo usá-la para iniciar meu filho no esporte e também preservá-la como já disse acima.

Sendo assim, o que mais eu poderia fazer para melhorá-la?

 

 

Voltando à CBC:

Sempre curti muito esporte de tiro, mas nunca me dediquei com seriedade por falta de tempo e grana.

O tempo ainda é curto, mas a grana já me permite investir um pouco nesse hobby que sempre me atraiu, vou pegar a sério agora e começar a praticar para, num futuro próximo, participar de alguns campeonatos.

 

Sendo assim, algumas dúvidas de neófito:

 

Quais seriam os melhoramentos ideais a serem feitos na CBC?

 

Qual seria o chumbinho com melhor custo x benefício para iniciar o treinamento?

 

Com cerca de uma hora de treinamento por dia, quanto tempo demorarei para atingir um bom nível?

Se possível, poderiam me indicar materiais de estudo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, Iceman, com relação à rossi, não vou poder te ajudar muito, mas se não me engano ela não aceita muita customizacão, porém você pode encamisar a mola, polir o gatilho e dar um trato na mira e na parte externa da arma para alcançar um efeito visual mais legal.

 

Com relação à CBC, esta sim aceita bastantes upgrades. Existem diversos tópicos aqui no fórum e deixarei um ao final deste post. De cara podes polir o gatilho ou substituir a tecla por uma ajustável (o Jsanches aqui do fórum vende na www.dispropil.com.br), encamisar a mola ou trocá-la por um Gas Ram usando um centralizador (o Jsanches também o fabrica), por uma bucha de PU, algumas pessoas deram um up na coronha, podes trocar a massa de mira pela da cometa que é mais fina segundo o Zait.

Com relação aos chumbos, isso é muito relativo também pois varia com sua modalidade de tiro e até mesmo armas "iguais" se comportam de maneira diferente com os chumbos. Portanto tens que testar.

 

Espero ter ajudado!

 

http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/7515-review-antes-e-pos-tunningasram-4060-e-45-kilos-cbc-classic-plus-b19-17-45mmtopico-premiado-ca/

  • +1 1

CBC F18 B19-17 + Gatilho Jsanches + camisa de mola (Rx)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tive uma B19-S na qual customizei com GR50kg depois de ler o tópico do cenoura e hoje tenho uma B19-14 com GR40kg e gatilho GB, carabina fantástica pelo preço que custa. Uso ela para provas de papel 10m, SM 1/10, SM 1/5 MA e MO.

 

Nos treinos para papel em casa fico na casa dos 280 pontos, cheguei a fazer 288, mas em prova a coisa muda, rsrsrrs

 

Para silhuetas, é uma delícia, segue um vídeo de um treino de SM 1/5 MO que eu fiz na véspera de um torneio.

Norica Storm 5,5 + GR50 (vendida)

B19-S + GR50 (vendida)

B19-14 4,5 + kit Elite GR45 + pistão aliviado

HW35 Stainless

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Peguei a danada hoje, é muito bruta, não estava acostumado.

Vou levar um tempo para me acostumar, preciso treinar mais.

O gatilho está muito duro e não consigo regular a mira, acho que vou precisar prender na morsa para conseguir regular, pq na mão está difícil, perco a visada na hora de puxar o gatilho, talvez melhore depois que amaciar.

Também está com efeito diesel, sai fumaça do cano e de vez em quando dá um estouro.

Mas não vou mexer ainda para não perder a garantia, vou brincar com ela em tiros informais e aproveitar para me acostumar com o peso e tudo o mais.

Enquanto isso vejo se ela apresenta algum defeito de fabricação.

 

Daqui uns meses vou trocar o gatilho, colocar um GR de 45kg e bucha de PU, até lá estarei habituado com o peso da arma e já vai dar para treinar com mais seriedade.

 

Muito obrigado pelas boas referências pessoal, gostei demais da carabina.

Editado por Iceman
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Peguei a danada hoje, é muito bruta, não estava acostumado.

Vou levar um tempo para me acostumar, preciso treinar mais.

O gatilho está muito duro e não consigo regular a mira, acho que vou precisar prender na morsa para conseguir regular, pq na mão está difícil, perco a visada na hora de puxar o gatilho, talvez melhore depois que amaciar.

Também está com efeito diesel, sai fumaça do cano e de vez em quando dá um estouro.

Mas não vou mexer ainda para não perder a garantia, vou brincar com ela em tiros informais e aproveitar para me acostumar com o peso e tudo o mais.

Enquanto isso vejo se ela apresenta algum defeito de fabricação.

 

Daqui uns meses vou trocar o gatilho, colocar um GR de 45kg e bucha de PU, até lá estarei habituado com o peso da arma e já vai dar para treinar com mais seriedade.

 

Muito obrigado pelas boas referências pessoal, gostei demais da carabina.

Olha, vou dar um pitaco.

Por experiência própria, não adianta prender a carabina na morsa para regular a mira ou a luneta.

a empunhadura da arma muda completamente a regulagem da mira, e pode ser isso que está acontecendo com vc, sem falar no óbvio, que com efeito diesel, é impossível regular qualquer mira. A posição do tiro muda a cada disparo...

gaste uma latinha de chumbo rifle ou outro bem baratinho com ela, e depois parta para uma regulagem fina.

tente várias posições de pegada da arma, principalmente da sua mão de apoio.

tente atirar com a mão mais a frente, no meio, próximo ao gatilho, etc, e não aperte a carabina. Armas de ar normalmente não "gostam" de ser presas. As carabinas de fogo até que se dão bem quando agarradas, mas ar não. são que nem vira-lata, têm uma alma mais livre.RsRsRs.

veja em alguns vídeos que normalmente os bons atiradores (não é meu caso), somente apoiam a arma com a mão, às vezes até com o dorso da mão, sem segurar a arma.

com isso o tiro tem a tendência de ser mais constante, porque quando vc segura a carabina com força, o faz do forma diferente a cada tiro, por um simples motivo, vc vai cansando.......

Não perca a coisa mais legal e mais importante de um começo neste esporte: DIVIRTA-SE, esqueça das cobranças de agrupamentos mínimos, tiros da 50 metros. Brinque e não se cobre muito. Vc vai chegar aonde quer, mas se vc se encher o saco porque não se diverte, não chegará a lugar nenhum, ou melhor, chegará aos classificados vendendo mais uma carabina.

HAVE FUN!

Fui.

  • +1 1
RobertoCBC B19-17 cal 5,5mm GR 50 KgBAM B3-3 cal 4,5 mmBeeman P17 - 2004 cal 4,5mmURKO I (Modelo com alma lisa!) sendo reformada<p
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Nossa, que tópico fantástico, muito obrigado.

E muito obrigado também pela opinião, já estava inclinado e agora estou totalmente convencido em adquirir essa carabina.

Vou ficar com a B19-14, justamente pela coronha clássica em madeira que acho muito bonita.

 

 

Aproveitando o ensejo, se puderem me ajudar:

 

Tenho uma rossi da década de 1980, ganhei quando tinha 10 anos e brinquei muito com ela, mas depois que entrei na faculdade, comecei a trabalhar, os filhos vieram e o tempo acabou, ficou uns 15 anos guardada sem uso. Achei até que tinha estragado e iria ficar apenas como peça decorativa, mas levei para um armeiro avaliar e ele disse que só precisa trocar a mola e a mira que quebrou, o resto está em ordem. Devo pegá-la ainda esta semana.

Como é uma carabina muito querida por mim, por me trazer ótimas recordações da infância, pretendo preservá-la na melhor condição possível e guardá-la para sempre.

Sei que ela não serve para mais do que tiros informais, mas pretendo usá-la para iniciar meu filho no esporte e também preservá-la como já disse acima.

Sendo assim, o que mais eu poderia fazer para melhorá-la?

 

 

Voltando à CBC:

Sempre curti muito esporte de tiro, mas nunca me dediquei com seriedade por falta de tempo e grana.

O tempo ainda é curto, mas a grana já me permite investir um pouco nesse hobby que sempre me atraiu, vou pegar a sério agora e começar a praticar para, num futuro próximo, participar de alguns campeonatos.

 

Sendo assim, algumas dúvidas de neófito:

 

Quais seriam os melhoramentos ideais a serem feitos na CBC?

 

Qual seria o chumbinho com melhor custo x benefício para iniciar o treinamento?

 

Com cerca de uma hora de treinamento por dia, quanto tempo demorarei para atingir um bom nível?

Se possível, poderiam me indicar materiais de estudo?

 

envie uma MP para o Andrecarboni, ele restaurou uma rossi antiga, vai te ajudar bastante.

 

 

 

Com relaçao ao Andreola:

nao sei se a mira da HT80 serve na B19, acedito que nao, mas o muzzle da nitro serve, o da nitro x fica folgado e da nitro fica apertado. Digo pq coloquei da Nitro na minha, e vou te falar, deu trabalho, tive que usar uma furadeira com lixa pra lixar por dentro do muzzle pra agasalhar, pq nao ia nem fodeno, e fui batendo com marreta - de borracha - ate conseguir, nem meche e nao foi tudo, faltou uns 1,5cm pra ir ate o final, mas ta bom, enquanto isso o Krauss colocou o da Nitro X na dele, e fica dançando pq é folgada. Troquei a fibra otica da nitro por um da gamo CF30 por recomendaçao do Zaitsev pq é bem mais fina e ficou melhor.

 

E quanto ao enchimento da coronha, ele ajuda a melhorar o centro de gravidade, trazendo-o pra tras, e o principal, ajuda a absover o recuo da arma, da uma boa diferença.

CBC B19-S .177- Coronha e muzzle da B17, mola da cometa 220 com o guia traseiro cortado, gatilho e bucha da Quick Shot. Uma delícia!

Cometa New Fênix 400 .177 - kit elite 45kg, gatilho e muzzle da Quick Shot, Soleira regulável by JSimbalista. Aprendendo a domar a fera ainda!

Gamo CFX Royal .177 - até que enfim!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado, pessoal.

Todos vocês foram muito bacanas.

Obrigado pelas dicas, drivea, com certeza as seguirei, na verdade não estou muito preocupado com agrupamentos por enquanto, a frustração é que não estou conseguindo acertar em nada, porque a mira está desregulada.

Mas estou atento ao efeito diesel, tanto que já disparei umas 100 vezes com ela ontem.

Estou, neste exato momento, imprimindo uns alvos e vou tentar dar mais uma regulada daqui a pouco.

No mais, muito obrigado, vou levar a sério todas essas dicas que me deu, são preciosas.

 

@Pedro Angelo:

Obrigado pela resposta.

Não gostei muito da fibra ótica, ela é apagada e difícil de enxergar sem uma boa luminosidade.

Vou ver mais para frente de trocar ou então fazer como vi aqui mesmo no fórum que um membro pingou uma gota de esmalte cintilante e melhorou.

Novamente obrigado pessoal, a ajuda de vocês está sendo extremamente valiosa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante