Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Fibra de carbono, alguem sabe como trabalhar com este material?


Posts Recomendados

Olá pessoal.

 

Estou afim de iniciar um projeto de fabricacao de uma coronha bullpup em fibra de carbono para a carabina B19, que comprarei em maio.

 

Por hora, gostaria de ja ir estudando sobre o material, suas propriedades, manuseio, resistencia mecânica etc.

 

Algum de vcs sabe trabalhar com este material, ou conhece algum material de estudos interessante?

 

Obs: Estou levando em consideração um gasto de mais ou menos uns R$500,00 para todo o projeto.

Azar de ser brasileiro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É um material um pouco difícil de trabalhar já deu uma olhada no you tube?

O que difere as crianças dos homens é apenas o preço do brinquedo.

 

 

 

Weihrauch 97 thumbhole leapers 3-9x50

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo. Neste endereço tem um bom resumo sobre as características da fibra de carbono e alguns dos usos dela:

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAYuEAA/aplicacoes-fibra-carbono

 

Já adianto que os melhores resultados são obtidos através da termo-compressão das lâminas de fibra com materiais plásticos termo-moldáveis entre elas - o que exige equipamento especializado. Provavelmente a melhor opção, caso você realmente faça sua coronha em fibra de carbono, seria moldar ela em peças separadas, que possam ser encaixadas e parafusadas na montagem final (deixaria sua coronha com visual bem "futurista").

 

Como o preço final de uma coronha maciça de fibra de carbono seria alto de mais, o melhor seria fazer ela oca, com peças de 3 a 4 mm de espessura média, com reforços nos pontos onde serão colocados os parafusos (em especial os que fixariam a mecânica na coronha), sendo preenchida depois de montadas por algum tipo de polímero expansível de alta resistência, como por exemplo os sprays de "espuma" de poliuretano. Pode-se também adicionar algum material de lastro pra melhorar o equilíbrio do conjunto.

 

Enfim, não acho que seria uma empreitada fácil fazer uma coronha em fibra de carbono, mas é esse tipo de projeto que dá mais satisfação quando você termina. Te desejo sorte. Estou curioso pra ver o resultado final!

9k6qzq.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

só de ler a palavra "fibra de carbono" já me remete uma ideia de custo elevado.

talves, porque lembro de quadro carissimos de bicicleta com fibra.

 

imagino que essa coronha, ficara mais cara que uma feita por artesão conhecido.

Paulo Breu

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

só de ler a palavra "fibra de carbono" já me remete uma ideia de custo elevado.

talves, porque lembro de quadro carissimos de bicicleta com fibra.

 

imagino que essa coronha, ficara mais cara que uma feita por artesão conhecido.

Com 500,00 não se compra nem uma coronha simples feita em madeira por um artesão. Imagine em fibra de carbono!?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

montagem em fibra carbono nao e facil para iniciantes pois muitos equipamentos sao caros

pelo valor que vc quer investir e melhor fazer de manta de fibra que o processo e mais facil e o material bem mais barato

para este modelo em especial que vc quer so de material para fazer em carbono chega perto dos 400,00

 

para o processo em fibra de vidro vc cria um molde para fazer os negativos que pode ser de gesso e apos laminar une com adesivo epoxi ou resina mesmo e o resultado sera mais satisfatorio pelo que vc quer, e aa questao do peso vc pode analizar os passos que tera de tomar para deixar tudo balanceado e apos e so dar acabamento e pintar com spray mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vc pode fazer a coronha de duas formas:

 

1) Construindo um plug q dará origem a uma forma que depois servirá para fazer N coronhas. Com isso vc laminará carbono em uma forma negativa. O custo de uma boa forma é no mínimo 2x o valor da peça, podendo chegar a 3x.

ou

2) Construindo a coronha em algum material rígido, leve e de fácil manipulação (poliuretano, madeira balsa, etc) e laminando o carbono no molde positivo. Assim como são feitas as pranchas de surf.

 

Com o orçamento apresentado acho que não dará pra fazer a coronha.

http://www.barracudacomposites.com.br/index.htm

Acho que o metro do carbono estava mais de R$200. Além disso vai precisar de resina epoxy e outros materiais.

 

O melhor rendimento do carbono laminado é sobre pressão (vácuo) e com cura em auto-clave (controle de temperatura e humidade).

 

att

Walther LG300 Field Target (16J)
Air Arms Tx 200 .177 (16J)
Hw50s .177
Edgun Matador R3M .22
Bullpup B19s .177

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Principal característica da fibra de carbono... Leveza.

 

Se fizer uma coronha leve em fibra de carbono, acredito que a carabina vai ficar desbalanceada... O CG da carabina vai ficar pra frente.

Tem gente que até coloca peso na coronha oca da B19s p/ deixar o CG no centro da arma...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois eh People.

 

A questao do CG acho que fica facil pois quero fazer uma coronha bullpup, isto ja vai trazer o CG pro meio da arma. O molde poaitivo eu quero fazer em isopor, pois achei uma resina epoxi que nao o agride.

 

A reapeito de fazê lá em partes, tinha penaado nisso mesmo, mas em apenas duas partes, tipo um corte transversal.

 

Está sendo legal amadurecer as ideias vendo as opinioes de vcs.

 

Quanto ao material, pode ser mesmo que ultrapasse o valor de 500 conto, pq eu nao sei as dimensoes da arma qie tenho como base para o projeto. Esta arma é a FN-P90.

 

Inclusive, estou procurando informacoes tecnicas desta arma e esta sendo meio dificil de achar.

 

Lembrando que nao quero copiar o mecanismo, ate pq ja seria arrogancia minha, lkkkk. Quero copiarbo aspcto exterior e suas proporcoes.

 

Obs: Adorei as sugestoes da espuma de PP, ja vi gente colando batente de portas e esquadrias da janela com isso.

Editado por Arthur Bertotto

Azar de ser brasileiro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se ficar ruim pra bascular o cano, pense na possibilidade de montar a coronha de ponta cabeça no mecanismo e adaptar o pistão, o cilindro e o gatilho pra encaixar em cima do cilindro, assim vc bascularia o cano pra cima, poderia fazer sua coronha bullpup sem limitá-la por causa do basculamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante