Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Como funciona as carabinas PCPS?


mendex

Posts Recomendados

Esse ano quero adquirir uma. Queria saber se é mais vantagem comprar um cilindro ou uma bomba manual para a arma. E um exemplo a bt65, ela vai até quantos BAR? Sempre tem que encher toda ela ou até a metade?. Quanto mais você encher maior a potência e precisão? Quantos tiros ela aguenta com precisão até uma nova carga? Posso usar lunetas em uma PCP sem se preocupar, sem problema de quebrar, danificar como acontece com as nitro-x, hatsan?

Editado por mendex
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Queria saber se é mais vantagem comprar um cilindro ou uma bomba manual para a arma

 

Para uma BT 65, com certeza compre um cilindro, vai poupar tempo e esforço, com uma bomba e uma BT 65 com certeza você vai passar mais tempo enchendo o cilindro do que atirando.

 

 

 

a bt65, ela vai até quantos BAR?

 

Se eu não me engano o cilindro da BT é de 200 BAR.

 

 

 

Sempre tem que encher toda ela ou até a metade?

 

Você vai ter que encontrar o ponto doce da arma que é a faixa de pressão que ela é mais consistente por decorrência mais precisa, depois de encontrar você vai recarregar e usar somente naquela faixa de pressão.

 

 

 

Quanto mais você encher maior a potência e precisão?

 

Não, tem a questão do ponto doce como eu comentei acima.

 

 

 

Quantos tiros ela aguenta com precisão até uma nova carga?

 

No ponto doce que é o ideal de atirar só testando, mas se for para acabar com o ar do cilindro em baixa potencia uns 80 tiros.

 

 

 

Posso usar lunetas em uma PCP sem se preocupar, sem problema de quebrar, danificar como acontece com as nitro-x, hatsan?

 

Armas PCP, tem recuo e vibração praticamente zero, é improvável, diria até impossível, desregular ou quebrar uma luneta em cima de uma PCP.

 

 

Abraços

 

Luiz Ferrarini

CBC B19-14 4,5

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Esse ano quero adquirir uma. Queria saber se é mais vantagem comprar um cilindro ou uma bomba manual para a arma.

Para BT65, certamente o cilindro é vantagem. Carabina PCP potente sem regulador, vai consumir bastante ar, se ficar na bomba, vai passar muito tempo na bomba para encher. Não só pelo trabalho, mas a bomba tem que ir de manha, se não ela esquenta e rompe os o'rings.

E um exemplo a bt65, ela vai até quantos BAR? Salvo engano, 200 bar;

Sempre tem que encher toda ela ou até a metade? Se encher o cilindro inteiro, o martelo pode não aguentar a pressão interna para abrir e liberar a passagem de ar, daí a velocidade do chumbo vai ser baixa... Quando a pressão chegar num patamar que o martelo aguente, terá a velocidade máxima do chumbo. O ponto doce que o Ferrarini citou, vai pegar de alguns tiros antes da Vo máxima, passa pela Vo máxima e vai até onde vc considera aceitável a diferença de Vo entre máxima e mínima. Quando for procurar o ponto doce, determine quanto de diferença (por ex.: 8m/s) é aceitável pra vc... Encha o cilindro e faça uma string (atire e vá anotando a Vo dos chumbos e pressão do cilindro tbm). Pegue o resultado da string e veja entre quais pressões vc consegue maior número de disparos com os 8m/s (ou a diferença q vc escolheu). Pronto, esse será o ponto doce da sua PCP, pra vc. Daí em diante, encha o cilindro somente até a pressão máxima e quando chegar na mínima vc enche de novo;

Quanto mais você encher maior a potência e precisão? Vide resposta do item anterior;

Quantos tiros ela aguenta com precisão até uma nova carga? Vai depender da PCP que escolher. Uma BT65, chuto uns 30 disparos bons (spread baixo);

Posso usar lunetas em uma PCP sem se preocupar, sem problema de quebrar, danificar como acontece com as nitro-x, hatsan?

Dificilmente terá problemas com luneta em PCP, pode usar tranquilo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Para uma BT 65, com certeza compre um cilindro, vai poupar tempo e esforço, com uma bomba e uma BT 65 com certeza você vai passar mais tempo enchendo o cilindro do que atirando.

 

 

 

 

Se eu não me engano o cilindro da BT é de 200 BAR.

 

 

 

 

Você vai ter que encontrar o ponto doce da arma que é a faixa de pressão que ela é mais consistente por decorrência mais precisa, depois de encontrar você vai recarregar e usar somente naquela faixa de pressão.

 

 

 

 

Não, tem a questão do ponto doce como eu comentei acima.

 

 

 

 

No ponto doce que é o ideal de atirar só testando, mas se for para acabar com o ar do cilindro em baixa potencia uns 80 tiros.

 

 

 

 

Armas PCP, tem recuo e vibração praticamente zero, é improvável, diria até impossível, desregular ou quebrar uma luneta em cima de uma PCP.

 

 

Abraços

 

Luiz Ferrarini

 

Muitíssimo obrigado pelas explicações amigo. Aquele cilindro de aproximadamente R$1199,00 ... Da pra usar por quanto tempo mais ou menos, quantos tiros?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como proprietário de uma BT reitero o conselho do colega Luiz Ferrarini. Um cilindro de ar é indispensável. Bomba de ar só como "plano B" para o caso de o ar útil do cilindro acabar. Caso contrário, de fato, você vai passar mais tempo bombando do que atirando (ela gasta muito ar). Tudo, aliás, o que o colega Luiz Ferrarini afirmou sobre a BT está correto. E o Takao complementou bem.

 

Como ambos disseram, pra saber o ponto doce só fazendo as medições (uma arma nunca é igual a outra).

Editado por ASniper
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o topico do amigo, as outras hatsan como at44 e AA510 e etc tb são assim ? só vão bem com cilindro ?

Quantas "bombadas" tem que se dar para encher uma bt56 ou at44 por exemplo (é pior que encher colchão de ar ? :D )

Ruim do cilindro é que se enche em poucos lugares né ?

CBC B19-17 - GR45 Elite - Gatilho Quick Shot - Leapers 4-16X40 (eb+ect levou =/ ) (3-9X40 viajou)

Sonhando com uma AA S510 Xtra FAC (se Deus quiser eu chego nela)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quantas "bombadas" tem que se dar para encher uma bt56 ou at44 por exemplo (é pior que encher colchão de ar ? :D )

 

Já tem tempo que não encho minha BT com bomba de ar, não me lembro mais...mas é bem mais trabalhoso que encher colchão de ar no que diz respeito ao esforço por bombada. Das bombas manuais parece-me que as FX são as que demandam menos esforço.

Editado por ASniper
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra questão sobre o uso de bomba. Além de exigir muito esforço do camarada, as bombadas devem ser feitas bem cadenciadas. Se o cara bombar rápido demais, dá aquecimento na bomba e estraga os orings.

Dizem que chegar a 150 BAR é tranquilo, dos 150 aos 200 BAR é que a coisa pesa mesmo.

.

Bomba só se não tiver local para recarga dos cilindros.

.

No caso da compra do cilindro eu recomendo o de 300 BAR, assim o atirador conseguirá um maior número de cargas completas no cilindro da carabina. Mas o atirador deve ficar atento e não deixar passar da carga recomendada para o cilindro da carabina.

.

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado por complementar, agora ja da pra ter uma base do que vou precisar fazer rsrs. Abraço

 

 

Mendex,

 

Pode comprar o cilindro da Eurosul: http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/5002-cilindro-300-bar-r64500-atualizado-020114/

Com esse cilindro, dá pra recarregar umas 18x a cada 30 disparos com a BT65, pra chegar dos 300bar até 190 bar... Depois ainda dá pra dar mais umas recargas. Isso constatei com o dono de uma BT65 hoje.

 

Esse banco de dados deve te auxiliar tbm:http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/5304-banco-de-dados-locais-para-recargas-de-200bar-300bar/

 

A propósito... Eu não tenho PCP, mas penso em adquirir... Antes mesmo de comprar a PCP, estou pensando em comprar esse cilindro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas como funciona, tipo, se eu compro um cilindro ele vai servir até quando? Ele não acaba? Desculpa minha ignorância não sei nada rsrs

 

Tem que ver o vencimento do teste hidrostático dele. Antes de vencer, leve para fazer o teste novamente.

A vida útil do cilindro, não sei dizer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje em dia encontramos uma ampla variedade de tipos de cilindros (alumínio, aço, fibra de carbono, fibra de vidro, kevlar).

 

A pressão de trabalho dos cilindros é muito grande e embora não seja visível a olho nú, eles "esticam" quando carregados e "encolhem" a medida que vão sendo esvaziados. Este "estica/encolhe" acaba fadigando o material, embora haja relatos de cilindros com mais de 40 anos de serviço, não há como prever quando que um cilindro vai entrar numa zona perigosa de trabalho por causa de fadiga da sua carcaça. Para prevenir este problema, os cilindros tem que passar pelo chamado teste hidrostático.

 

O teste hidrostático dos de aço e alumínio deve ser feito, em geral, de 5 em 5 anos (isto, segundo a norma brasileira). Todos os cilindros obrigatoriamente devem ter sobre eles marcações a fim de especificar: material, pressão de trabalho, número de série e data do último teste hidrostático.

Editado por ASniper
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em tempo: seria interessante fazerem um post geral a fim de centralizar todas as explicações acerca de cilindros, válvulas, adaptadores (e afins). Recorrentemente observo dúvidas a respeito. Se já existe tal post, me desculpem (pesquisei mas não achei).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A vida útil de um cilindro não é um parâmetro generalizável. Vai depender da marca e do modelo e quem vai determinar isso é o fabricante. Mas em média, no caso de um cilindro de alumínio do tipo SCBA, fala-se de uma vida útil de 10 a 15 anos. Outro parâmetro determinante é o número máximo de recargas.

Editado por ASniper
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos não entendo muito de PCP, mais para exemplo uma AT44 , na bomba manual quantas bombadas teria que dar para encher, é muito pesado,?

Só existem esses 2 metodos scuba e ou kit manual ?

Quanto custa em media para encher a scuba ?

CBC B19-17 - GR45 Elite - Gatilho Quick Shot - Leapers 4-16X40 (eb+ect levou =/ ) (3-9X40 viajou)

Sonhando com uma AA S510 Xtra FAC (se Deus quiser eu chego nela)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo, tem um rapaz que comprou uma pcp e um cilindro, o carregou uma vez o cilindro e achou que o ar nao acabaria mais....rsrsrsrs...nao se esqueça de ver se na sua regiao tem como encher o cilindro a 300bar, ele dara em media de 16 a 20 carga na bt, eu tinha uma...Mas recomendaria uma s510 é muito mais arma....

Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8:32

 

Sumatra 500cc - Leapers IR AL Mil dot 6-24x50
Kalibr Cricket 5.5 standart - Hawke sidewinder - 8.5-25x42
Gamo fox - 4.5mm - Nikko stirling mount Master mil dot 4X32

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Niex,

 

O cilindro de uma AT-44 é enchido com 60-65 bombadas e lentamente. Se você for de constituição física pequena, pode esquecer.

Independente da constituição física eu prefiro o cilindro, porque o foco fica no tiro e não no esforço físico. Uma carga de cilindro scuba na minha região custa entre 20 e 30 reais. Na minha arma isso possibilita algo em torno de 15 recargas, + ou -, 10%.

Por outro lado, não adianta você comprar o cilindro+adaptadores, se na sua região não há local de enchimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em que lugares que posso encher o cilindro?


Niex,

 

O cilindro de uma AT-44 é enchido com 60-65 bombadas e lentamente. Se você for de constituição física pequena, pode esquecer.

Independente da constituição física eu prefiro o cilindro, porque o foco fica no tiro e não no esforço físico. Uma carga de cilindro scuba na minha região custa entre 20 e 30 reais. Na minha arma isso possibilita algo em torno de 15 recargas, + ou -, 10%.

Por outro lado, não adianta você comprar o cilindro+adaptadores, se na sua região não há local de enchimento.

 

Em que lugares encontro para o cilindro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em que lugares que posso encher o cilindro?

 

No forum tem um topico com uma lista, tentei achar para vc mais nao encontrei

CBC B19-17 - GR45 Elite - Gatilho Quick Shot - Leapers 4-16X40 (eb+ect levou =/ ) (3-9X40 viajou)

Sonhando com uma AA S510 Xtra FAC (se Deus quiser eu chego nela)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em que lugares que posso encher o cilindro?

 

 

 

No forum tem um topico com uma lista, tentei achar para vc mais nao encontrei

 

 

Meus posts não estão valendo nada mesmo, kkkkkk!!

Porra gente, leiam o post #10... O tópico com a lista de locais para recarga já foi postado por mim, aqui!! kkkkkkkkkk

 

E vcs podem aumentar a lista tbm, caso na cidade de vcs encontrem mais locais.

Vcs podem procurar em escolas de mergulho, campos de paintball...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os amigos já disseram praticamente tudo a respeito.

 

Vou apenas complementar a experiencia que tive/tenho:

1- encher 180cc da AT44 de 0 a 200 BAR com bomba manual: cerca de 210-220 bombadas usando uma Hill MkIII

2- encher de 100 a 200 bar: 1 bombada por BAR.

3- se tiver como recarregar cilindro, nem pense em bomba manual :thumbup:

4- se for de bomba manual, escolha uma bomba boa: FX (pelo que li) ou Hill (experiencia própria), da Hatsan achei ruim. E com jeitinho se enche tranquilo, problema maior, no meu ponto de vista, é ter paciência.

 

Abraço

Urko III .177

Crosman Phantom .177

FX Wildcat .22

Air Arms S410 Xtra FAC .177 (saudade)

Hatsan AT44-10 .177 (saudade)

Air Arms TX200 MKIII Walnut .177 (saudade)

Beeman P17 .177

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora sim me escalareceu, academia de musculação em casa

CBC B19-17 - GR45 Elite - Gatilho Quick Shot - Leapers 4-16X40 (eb+ect levou =/ ) (3-9X40 viajou)

Sonhando com uma AA S510 Xtra FAC (se Deus quiser eu chego nela)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora sim me escalareceu, academia de musculação em casa

 

Atenção para o item 4 que o Murate postou.

Bomba boa e muita paciência. É preciso encher o cilindro devagar... Caso contrário a bomba vai esquentar e romper os o'rings.

Daí, se vc for ver o preço das bombas FX e Hill e ver o preço do cilindro da Eurosul vai dar quase na mesma.

Depois vai pagar cerca de 20 a 30,00 por recarga do cilindro... Que vai te render umas 20 recargas na PCP... Vc vai pagar 1,00 por recarga na PCP, sem fazer esforço e muito mais rápido do que na bomba manual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para efeito de registro (agregando informação): usuários mais antigos do TAG não recomendam as bombas:Airforce. FX e Discovery e recomendam as BSA e Hill. Post fixo do referido fórum, criado por um moderador, que ora transcrevo na íntegra: ****PUMP WARNING DO NOT BUY!******

 

Now that I have your attention.When considering a pump for your Airforce rifle please take a look at the Hill Pump/BSA pump. It does cost more but it will last and is repairable by the owner. BSA has Hill make their pump.Other pumps break...ALL THE TIME...and if you open them you void your warranty and the pump is worthless. You just end up buying another pump and end up spending more the the Hill Pump costs.The Airforce Pump will break as will FX and discovery pump. The only way they will be motivated to clean up their lousy pumps is by not selling any.This has been posted because a lot of good airgunners have been screwed by getting other pumps and have them take stop working sometimes within days of getting them.You can get a Hill Pump fromhttp://www.talontunes.com/http://www.pilkguns.com/masprlist.htm#hillhttp://www.pomona-airguns.com/PCP Accessories.htmhttp://www.straightshooters.com/pcpitems/hillhandpump.html
Concordo no que diz respeito à bomba Airforce (ruim, não recomendo). A Hill eu tive e é muito boa. A FX não tive oportunidade de testar. Editado por ASniper
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante