Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Minha iniciação na modalidade: Pistola de ar 10 metros


Neubert

Posts Recomendados

Prezados,

 

Iniciei no tiro olímpico com pistola de ar 10 metros em 26-09-2013 e recomendo a todos. Principalmente devido a dificuldade técnica e o alto poder de concentração que esta modalidade impõe aos praticantes. Seguem abaixo as características e requisitos deste esporte:

 

Fonte: http://www.cbte.org.br/

Modalidade: Pistola de Ar Masculino

Arma: Pistola de pressão por ação de gás ou mola

Calibre: 4,5 mm

Distância: 10 metros

Número de Disparos de Ensaio: livre(incluído no tempo da prova)

Número de Disparos de Prova: 60

Número de Disparos na Final: 10 (75 seg para cada disparo na posição de pé)

Tempo da Prova (incluído o ensaio) : 01:45h

Índice América: 569

Índice Mundo: 573

 

 

____________________________________________________________________

 

 

Observações:

 

- Os avanços nos resultados iniciais (Agrupamentos) são grandes a medida que o treinamento avança, digo isto por experiência própria. Realizei 6 treinos desde o inicio do esporte e verifico que minha postura já se adéqua naturalmente a posição de disparo e a tremedeira inicial tem reduzido tal como o aumento da sensibilidade do dedo no gatilho. Falta muito , mas muito para manter o meu agrupamento dentro somente da zona de 8 pontos, mas será alcançado em breve. Digo que não sou e nunca fui um bom atirador e nem tenho pretensões de participar de provas nacional, somente "curto o esporte" as amizades nos estandes de tiro e do resultando de meus agrupamentos dentro de meus limites técnicos e pessoais.

 

Abaixo fotos de meus agrupamentos e pistola.

 

 

FOTO 01 - Detalhes da Pistola Morini CM 162EI a qual pratico o esporte

qosf.jpg

 

 

FOTO 02 - Meus seis únicos possíveis AGRUPAMENTOS nos seis dias de treino no estande do CAC em Vitoria -ES.

j8mw.jpg

 

Observação:

 

(1) - Seis agrupamentos referentes aos dias de treino:

 

26-09-2013

26-09-2013

30-09-2013

01-10-2013

17-10-2013

22-10-2013

24-10-2013

 

 

FOTO 03 - Detalhe dos agrupamentos e da Pistola Morini CM 162EI

8qhp.jpg

 

 

FOTO 04 - Detalhe dos cinco agrupamentos realizados hoje dia 24-10-2013

8zlr.jpg

 

Observações:

 

(1) - Ainda luto com o gatilho, "hora" o regulo muito pesado e "hora" deixo muito leve, mas irei colocá-lo na balança para manter o 2º estagio com exatos 500g (mínimo permitido em prova) .

 

 

FOTO 05 - Detalhe dos últimos agrupamentos com a Pistola MORINI hoje no estande de tiro do CAC Vitória -ES

3xvt.jpg

 

Observações:

 

(1) - Parece "praga" mas quando eu tenho o meu último disparo eu acerto fora do circulo preto. (vide foto e agrupamento a direita)

(2) - Foram apenas 1 hora para entrar no clube preparar a base , preparar os chumbos, iniciar os disparos e sair antes de completar uma hora de treino. (Compromissos familiares).

(3) - Estou muito mas muito mais confiante do que o inicio desta aventura, porem realmente o inicio é difícil e desanimador, a pistola ainda esta em ajustes e coloquei a mesmo no cronógrafo para "setar" a velocidade dentro do ideal, 145m/s e com o chumbo que o medalhista WATACHOS me forneceu como sendo o melhor para treino.

 

 

 

Somente por curiosidade fui influenciado em muito por este tutorial completo (excelente por sinal) para adquirir a pistola Olímpica MORINI

http://tiroesportivonamosca.blogspot.com.br/2012_06_01_archive.html

 

 

 

Abraços a todos

Neubert

  • +1 3
86062156a.jpg
FILIAÇÃO MVB Nº 3077
t1wy.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

parabéns pelo inicio e pelo post....

comecei fazer P10 a pouco tempo, porém de carabina...é muito difícil,

mas tão divertido quanto!

 

Under,

 

Gostei das palavras finais escritas por ti: "...porém de carabina...é muito difícil,

mas tão divertido quanto!..."

Show mesmo

OBS: Foi o senhor YIRAM que me solicitou que enviasse a ele fotos de meus agrupamentos e assim tive a ideia de criar este topico. gostei de compartilhar com esta comunidade esta modalidade !

Abraços,

Neubert

Parabéns!!! :clap:

Com toda certeza o seu empenho lhe dará muitas felicidades nesta nova caminhada.

 

Valeu senhor Mauriccius,

 

Ainda mais que agora meu novo endereço aqui em Vitoria fica a três minutos do Clube Alvares Cabral e do estande de tiro do mesmo.

 

Desculpa de transito nunca mais...

 

Sds

Neubert

86062156a.jpg
FILIAÇÃO MVB Nº 3077
t1wy.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabens!!

 

Tambem iniciei em abril no tiro olimpico com pistola, realmente necessita muita concentração e treino, infelizmente estou a quase 2 meses sem atirar, mas este sabado recomeço os treinos novamente.

 

Abraço e boa sorte.

*** SLAVIA 631 LUX - 4,5 *** (carabina de ar 10m)

*** STEYR LP10E *** (Pistola de ar 10m)

O errado é errado mesmo que todo mundo esteja fazendo.
O certo é certo mesmo que ninguém esteja fazendo
.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso ai amigo continue postando pois é assim que você divulga o esporte e ajuda o Alvares a crescer.

 

Sem duvida a evolução é visível, mas independente disso a curtição com a turma ajuda a esquecer qualquer "fly", rs.

 

Coloca os dados do chumbo ai para a galera e convida o Watachos para vir aqui postar com a gente. É nosso campeão fazendo carreira com a seleção brasileira paralímpica precisamos ter esta honra!

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabens!!

 

Tambem iniciei em abril no tiro olimpico com pistola, realmente necessita muita concentração e treino, infelizmente estou a quase 2 meses sem atirar, mas este sabado recomeço os treinos novamente.

 

Abraço e boa sorte.

 

Edson

 

Mas pode ficar tranquilo que fica na memoria toda a sequencia de preparação e disparo. Passo 20 dias sem atirar devido a rotina e escala de meu trabalho e nem por isso observei queda no desempenho somente ganho de confiança e melhora nos agrupamentos.

 

Legal que esta modalidade esta atraindo adeptos.

 

 

Abraços

Neubert

86062156a.jpg
FILIAÇÃO MVB Nº 3077
t1wy.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso ai amigo continue postando pois é assim que você divulga o esporte e ajuda o Alvares a crescer.

 

Sem duvida a evolução é visível, mas independente disso a curtição com a turma ajuda a esquecer qualquer "fly", rs.

 

Coloca os dados do chumbo ai para a galera e convida o Watachos para vir aqui postar com a gente. É nosso campeão fazendo carreira com a seleção brasileira paralímpica precisamos ter esta honra!

 

Abraço.

 

Ylram,

 

Gosto de postar minhas experiencias neste esporte porem as vezes meu tempo fica reduzido a alguns minutos do dia, mas conte comigo que apesar da inconstância de minhas postagens as farei sempre que for possível.

 

o WATACHOS me forneceu estas latas deste chumbo abaixo descrito:

 

FOTO 01 - LATAS de chumbo da loja européia HOLME

7uzp.jpg
FOTO 02 - Detalhe do formato do chumbo.

g5fc.jpg
FOTO 03 - Detalhe da tampa da lata.

5f5f.jpg
Observações:
(1) -Esta claro que o varejista "HOLME" que compra em quantidade da H&N e disponibiliza em sua rede não quer veicular o chumbo ao fabricante de renome ou vice e versa, porem segundo os atiradores que tive contato este chumbo é um legitimo H&N
FOTO 04 - Detalhe da conferência do peso do chumbo em gramas.

q1gk.jpg

38o9.jpg
Observações:
(1) - O mostrador variou entre 0.4 a 0.5 gramas, ou seja o peso deve ser próximo a 0.5 gramas
(2) - Pena que o varejista europeu não descreve na lata o peso do chumbo.
Sds
Neubert
Editado por Neubert
86062156a.jpg
FILIAÇÃO MVB Nº 3077
t1wy.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ja testou ela no campo neubert ? rsrsrsrs parabens pela a aquisiçao ! muitas felicidades na nova modalidade !

 

 

KKkk

 

Sinceramente acredito que os 3.9554 Joules de porrada deste chumbo não vá arranhar uma "laranja" na roça, rstrsrs

 

Valeu e good day

 

Sds

Neubert

86062156a.jpg
FILIAÇÃO MVB Nº 3077
t1wy.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Somente por curiosidade aos demais interessados,

 

Paguei exatos 3.200,00 reais nesta Pistola, usada, fabricada em 2007, a um camarada do Rio de Janeiro-RJ. Ele pedia 3,500.00, esta pistola pertencia anteriormente a ele ao Medalhista Brasileiro Sérgio Vida.

 

Agora se buscar no site do CBTE: http://www.cbte.org.br/ (terceira coluna bem abaixo, campo INTERAÇÃO/ CLASSIFICADOS) encontrara quase sempre anúncios desta pistola.

 

 

Segundo o fabricante Morini o melhor chumbo que utilizaram para compor o melhor agrupamento esta descrito no comprovante enviado juntamente com a pistola, segue abaixo fotos deste agrupamento:

 

7f7n.jpg

 

 

Observações:

 

(1) - Para compor este agrupamento são exatos 10 disparos a 10 metros de distância

 

(2) - É obvio que a pistola é fixada na fábrica a uma estativa super rígida para compor este agrupamento.

 

(3) - O chumbo que o fabricante utiliza é o H&N finale Mach no calibre 4,49

 

(4) - O cano original de fabrica é um LW http://www.lothar-walther.com/

 

 

Sds,

Neubert

86062156a.jpg
FILIAÇÃO MVB Nº 3077
t1wy.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segue abaixo apenas para curiosidade técnica aos interessados, o processo que utilizo para carregamento dos cilindros da pistola (reservatório de alta pressão 200 bar ou 200Kg/cm²)

 

 

 

FOTO 01 - EQUIPAMENTOS UTILIZADOS PARA PRESSURIZAÇÃO DO CILINDRO DA ARMA.

jzo5.jpg

 

(1) - O cilindro de mergulho é uma boa pedida para quem não quer fazer força no carregamento de suas pistolas. Porem eu particularmente o utilizo para carregar o cilindro de ar de minhas PCP's pois se utilizar a bomba manual serão longas bombadas e muita vontade para atingir a pressão máxima de trabalho exigido pelas armas.

 

(2) -O custo de carregamento completo do cilindro nas empresas de mergulho da Capital do ES, gira em torno de 25,00 a carga. A autonomia é muito grande e é possível recarregar no mínimo 20 vezes o cilindro de 250cc de minha Hatsan BT65 e mantendo a pressão interna nesta faixa de operação (200 bar).

 

FOTO 02 - BOMBA MANUAL COM CILINDRO DA PISTOLA CONECTADO

h55l.jpg

 

Observações:

 

(1) - Para carregar este pequeno cilindro da pressão de inicial de100 bar até atingir 200 bar, bastam umas 50 bombadas com vigor.

 

(2) - No clube temos o cilindro SCUBA ou de Mergulho, porem para mim que disponibilizo os dois em minha casa faço questão de usar o que tenho por aqui. Mas apesar da facilidade em utilizar o SCUBA eu nas minhas boas condições físicas me permitem eu prefiro a bomba manual para carregar a arma pequena (Minhas PCP vão no cilindro de mergulho mesmo).

 

FOTO 03 - CILINDRO PISTOLA CARREGADO COM 200 BAR E PRONTO PARA USO.

bp8d.jpg

 

 

Sds

Neubert


*-*
ano que vem tenho interesse de entrar no esporte porem as burocracias sao enormes e os preços nem se fala :(

 

Mas os preços se observarmos na Europa não são muito diferentes por aqui praticados, porem a GAMA de equipamentos por lá oferecidos é enorme tal como os centros de treinamentos que são um show à parte.

 

Sds

Neubert

86062156a.jpg
FILIAÇÃO MVB Nº 3077
t1wy.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns Neubert!!

 

Que venham ótimos resultados com os treinos que tem.

 

Realmente, as vezes estamos fazendo um ótimo agrupamento, mas no ultimo tiro o lazarento sai, rs.

 

 

Exatamente,

 

é aquela hora da responsabilidade e pressão em conquistar o objetivo, ao o psicológico ainda não esta bem trabalhado

 

Um dia vai dar certo

 

Abraços

Neubert

86062156a.jpg
FILIAÇÃO MVB Nº 3077
t1wy.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom Neubert, se vc mantiver a constância dos treinos daqui a pouco a pontuação começa a aumentar rápido.

Já chegou nos 520?

 

Abraços.

  • +1 1

This is my rifle. There are many like it, but this one is mine...(riflemans creed).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Muito bom Neubert, se vc mantiver a constância dos treinos daqui a pouco a pontuação começa a aumentar rápido.

Já chegou nos 520?

 

Abraços.

 

 

Thiago,

 

Rapaz retornei a Vitória-ES ontem a noite (14-11-2013), Vou no Alvares na terça que vem, dia 19-11-2013, mas meu primeiro objetivo é manter todos os disparos dentro da bola PRETA do alvo em todos agrupamentos...

pontos somente depois....rsrs

 

Encontraremos por lá desde então meu amigo...

 

Abraços Fraternais

Neubert

86062156a.jpg
FILIAÇÃO MVB Nº 3077
t1wy.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

modalidades de pistola são as mais difíceis devido ao "arco de movimento" sempre maior, que chamamos de "balanço" pois o corpo balança e na extremidade da mão esse tremor é bem mais acentuado.

porém, é uma das modalidades para se buscar dominar o corpo e a mente, o que é o mais difícil.

não existe receita para treinamento de tiro. o que se tem são planos e programações que temos de adaptar conforme nosso tempo/disponibilidade/condições.

existem alguns treinamentos que ajudam muito, p;ex. quando o resultado afeta o atirador, pode-se treinar com o alvo cortado o 9 e o 10. assim, aparecem apenas os "erros", não tendo como contar os pontos.

tem atirador/atiradora que os pontos não inluenciam (deixa ansioso/nervoso/receoso de não conseguir repetir, etc) neste caso não há necessidade de cortar o centro do alvo.

algumas regras de ouro:

 

1- posição exterior: distânia dos pés, posição em relação ao alvo, etc. no início dos treinos é bom marcar no chão a posição dos pés para quando levantar a arma as miras estejam praticamente no alvo e alinhadas. essa posição varia muito. atualmente os atiradores top estão usando a posição de lado para o alvo.

2- posição interior: se posicione, segure a arma e levante para o alvo, tudo isso mantendo os olhos fechados. pense visualizando a posição dos pés, das pernas, corpo, braços, cabeça, pescoço.... enfim, de forma que esteja sentido relaxado com alguns musculos que não são usados. mentalize a posição que esteja melhor para vc.

3- respiração: importante pois podemos controlar a respiração mas não o balanço do corpo de terá o coração bombeando sangue. mas com a respiração controlada, o balanço do corpo pode ser diminuido. um grande atirador sueco Ragnar Skanaker disse que disparava entre uma e outra batida do coração....ninguém pode falar mal pois o cara tem 4 medalhas olímpicas e foi campeão mundial algumas vezes.......

o treinador ukraniano que esteve no Brasil anos atrás, sr. Anatoli, dizia que o ideal é respirar normalmente. antes de levantar a arma fazer uma inspiração maior, com mais ar, depois ir soltando devagar até esvaziar os pulmões, quando entao pode-se efetuar o disparo. mas esse tempo sem inspirar não pode passar de 15-20 segundos. se vc treinar a disparar quando temos menos ar nos pulmões, perceberá que o coração estará batendo mais lentamente. inspiração dá a impressão de desespero, soltar o ar dá a impressão de alívio. então vcestá aliviado, tranquilizado para manter as miras e efetuar o disparo.

4- gatilho: parte mais sensível do conjunto do disparo que pode trazer erros que o atirador não detecta. puxar a tecla exatamente para trás, no sentido longitudinal do cano. erros são causados por pressão lateral e o atirador praticamente não percebe onde está a falha. sempre pressionar de forma lenta porém constante. nada de arrancos, trancos, etc

5- visada: atiradores top sempre treinam disparar em seco contra uma parede branca, pois terá a visada perfeita sem se preocupar com qualquer outra coisa senão as miras. alinhamento alça-massa deve ser perfeito, por isso as alterações na empunhadura devem ser feitas rapidamente. tipo de massa, espessura, abertura da alça. luz lateral, etc cada um tem uma preferencia e não interfere. ache seu melhor e treine. Visada sempre na MASSA, indo e vindo com o foco na massa e alça. esqueça do alvo pois ele estará lá, imóvel, apenas esperando o chumbo....portanto nao se preocupe com ele...rssssss o que se move e desalinha é o aparelho de pontaria.

6-follow trougth – manter a arma alinhada imediatamente após o disparo. Pode parecer besteira mas manter as miras acalma, ajuda a “cantar o tiro”, ou seja, adivinhar onde foi o impacto de forma que possa coincidir a “cantada” e o impacto quando conferir visualmente. Além disso, se vc estiver p.ex. “gatilhando”, vai perceber a massa de mira mexendo no momento do disparo. Outra coisa é no ar comprimido que as velocidades dos chumbos são baixas e descer a arma rapidamente pode alterar a precisão. Deixe a arma “pular” e depois voltar ao normal para depois descer na mesa.

 

deculpe alongar mas eu me animo nessas horas.

parabens pela escolha e boa sorte

  • +1 4

Walther LP-300 XT

Steyr LP-10

Morini 162-E

Cometa 300

Baikal 4,5

CBC 345 Junior camo

CBC F18 5.5

BAM 12-6

CR de coleção, caça e tiro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Show ! Excelente pistola , excelente modalidade ... Pratico de carabina , inclusive fora o grande Amilcar que me deu um empurrão para conseguir entrar no mundo do tiro olimpico .
Esse chumbo Holme é bom , não é um finalle match , mas eu o utilizo nos treinos , possui uma consistência muito boa , prefiro eles aos H&N Econ . Mas daí entra todo o assunto da arma "gostar "ou não do chumbo .
E depois que escolher a marca e modelo do chumbo ainda tem que ver o diametro que agrupa melhor , mas essa mudança de 4,49mm para 4,52 mm só vai se mostrar importante acima dos 590 pontos .

Boa sorte no Tiro Olimpico , estou louco para competir de carabina no stand do Rio , fantástico aquele clube .
Abraço

  • +1 1

A paciência é amarga, mas seus frutos são doces. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

modalidades de pistola são as mais difíceis devido ao "arco de movimento" sempre maior, que chamamos de "balanço" pois o corpo balança e na extremidade da mão esse tremor é bem mais acentuado.

porém, é uma das modalidades para se buscar dominar o corpo e a mente, o que é o mais difícil.

não existe receita para treinamento de tiro. o que se tem são planos e programações que temos de adaptar conforme nosso tempo/disponibilidade/condições.

existem alguns treinamentos que ajudam muito, p;ex. quando o resultado afeta o atirador, pode-se treinar com o alvo cortado o 9 e o 10. assim, aparecem apenas os "erros", não tendo como contar os pontos.

tem atirador/atiradora que os pontos não inluenciam (deixa ansioso/nervoso/receoso de não conseguir repetir, etc) neste caso não há necessidade de cortar o centro do alvo.

algumas regras de ouro:

 

1- posição exterior: distânia dos pés, posição em relação ao alvo, etc. no início dos treinos é bom marcar no chão a posição dos pés para quando levantar a arma as miras estejam praticamente no alvo e alinhadas. essa posição varia muito. atualmente os atiradores top estão usando a posição de lado para o alvo.

2- posição interior: se posicione, segure a arma e levante para o alvo, tudo isso mantendo os olhos fechados. pense visualizando a posição dos pés, das pernas, corpo, braços, cabeça, pescoço.... enfim, de forma que esteja sentido relaxado com alguns musculos que não são usados. mentalize a posição que esteja melhor para vc.

3- respiração: importante pois podemos controlar a respiração mas não o balanço do corpo de terá o coração bombeando sangue. mas com a respiração controlada, o balanço do corpo pode ser diminuido. um grande atirador sueco Ragnar Skanaker disse que disparava entre uma e outra batida do coração....ninguém pode falar mal pois o cara tem 4 medalhas olímpicas e foi campeão mundial algumas vezes.......

o treinador ukraniano que esteve no Brasil anos atrás, sr. Anatoli, dizia que o ideal é respirar normalmente. antes de levantar a arma fazer uma inspiração maior, com mais ar, depois ir soltando devagar até esvaziar os pulmões, quando entao pode-se efetuar o disparo. mas esse tempo sem inspirar não pode passar de 15-20 segundos. se vc treinar a disparar quando temos menos ar nos pulmões, perceberá que o coração estará batendo mais lentamente. inspiração dá a impressão de desespero, soltar o ar dá a impressão de alívio. então vcestá aliviado, tranquilizado para manter as miras e efetuar o disparo.

4- gatilho: parte mais sensível do conjunto do disparo que pode trazer erros que o atirador não detecta. puxar a tecla exatamente para trás, no sentido longitudinal do cano. erros são causados por pressão lateral e o atirador praticamente não percebe onde está a falha. sempre pressionar de forma lenta porém constante. nada de arrancos, trancos, etc

5- visada: atiradores top sempre treinam disparar em seco contra uma parede branca, pois terá a visada perfeita sem se preocupar com qualquer outra coisa senão as miras. alinhamento alça-massa deve ser perfeito, por isso as alterações na empunhadura devem ser feitas rapidamente. tipo de massa, espessura, abertura da alça. luz lateral, etc cada um tem uma preferencia e não interfere. ache seu melhor e treine. Visada sempre na MASSA, indo e vindo com o foco na massa e alça. esqueça do alvo pois ele estará lá, imóvel, apenas esperando o chumbo....portanto nao se preocupe com ele...rssssss o que se move e desalinha é o aparelho de pontaria.

6-follow trougth – manter a arma alinhada imediatamente após o disparo. Pode parecer besteira mas manter as miras acalma, ajuda a “cantar o tiro”, ou seja, adivinhar onde foi o impacto de forma que possa coincidir a “cantada” e o impacto quando conferir visualmente. Além disso, se vc estiver p.ex. “gatilhando”, vai perceber a massa de mira mexendo no momento do disparo. Outra coisa é no ar comprimido que as velocidades dos chumbos são baixas e descer a arma rapidamente pode alterar a precisão. Deixe a arma “pular” e depois voltar ao normal para depois descer na mesa.

 

deculpe alongar mas eu me animo nessas horas.

parabens pela escolha e boa sorte

Poxa colega, excelentes dicas, consegui melhorar bastante o resultado final do grupo com minha Crosman 1322 atentando para o seu texto. Thankyou very much !!! Ao colega do tópico, congratulações pela linda arma e performance com a mesma !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Eaw cara a morocini nao é uma arma boa para atirar profissional mas como você esta brincando da mas a precisão dela é melhor os seus tiros não forão nada bons tente usar contrapeso no cilindro ou na outra mão ajuda mt na hora d enganar o celebro dai treina com ela parada para baixo que o celebro acustuma

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eaw cara a morocini nao é uma arma boa para atirar profissional mas como você esta brincando da mas a precisão dela é melhor os seus tiros não forão nada bons tente usar contrapeso no cilindro ou na outra mão ajuda mt na hora d enganar o celebro dai treina com ela parada para baixo que o celebro acustuma

 

Amigo, não conheço a morocini. Mas se estiver falando da pistola Morini, é sim uma arma de nível olímpico. É inclusive a arma da equipe feminina da China. Se não estou enganado, infelizmente esse modelo não possui trilhos para contrapeso.

This is my rifle. There are many like it, but this one is mine...(riflemans creed).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

(3) - Estou muito mas muito mais confiante do que o inicio desta aventura, porem realmente o inicio é difícil e desanimador, a pistola ainda esta em ajustes e coloquei a mesmo no cronógrafo para "setar" a velocidade dentro do ideal, 145m/s e com o chumbo que o medalhista WATACHOS me forneceu como sendo o melhor para treino.

 

Amigo Neubert

Talvez 145m/s não seja o ideal para para o chumbo que esta utilizando, vou lhe passar o que aprendi com meu amigo Geraldo.

Não conheço a morini mas na minha STEYR foi assim que fizemos:

-Retiramos o cabo ( para ter acesso ao parafuso que regula a velocidade )

-Fixamos a pistola em uma morça ( cuidar para não apertar muito e ter acesso ao gatilho).

-acertar a o alinhamento para que os tiros acertem o alvo.

-Fixar a morça na bancada.

-disparar 05 tiros e verificar o grupo.

-Se estiver fechado (um dentro do outro) perfeito, se não vá regulando a velocidade até fechar o grupo.

-Quando encontrar o ponto ideal verificar a velocidade e travar o parafuso.

 

Se não me engano o indicado para STEYR é em torno de 165m/s a minha ficou com 128m/s com chumbo RWS R10.

 

Espero ter ajudado.

Editado por edson rocha

*** SLAVIA 631 LUX - 4,5 *** (carabina de ar 10m)

*** STEYR LP10E *** (Pistola de ar 10m)

O errado é errado mesmo que todo mundo esteja fazendo.
O certo é certo mesmo que ninguém esteja fazendo
.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edson, eu também notei que em velocidades mais baixas o tamanho do grupo reduz, mas não consegui usar a pistola para atirar em papel porque o chumbo acaba rasgando ao invés de cortar...Vc está conseguindo fazer furos perfeitos com essa velocidade?

This is my rifle. There are many like it, but this one is mine...(riflemans creed).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim estão perfeitos.

Na minha pistola e com o chumbo que uso e nesta velocidade o grupo ficou melhor do que com a velicidade mais alta.

*** SLAVIA 631 LUX - 4,5 *** (carabina de ar 10m)

*** STEYR LP10E *** (Pistola de ar 10m)

O errado é errado mesmo que todo mundo esteja fazendo.
O certo é certo mesmo que ninguém esteja fazendo
.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É sempre bom ver gente começando no Tiro Olímpico.

 

Se posso aconselhar algo, é adquirir bons livros sobre sua modalidade, procurar ter contato com atiradores ranqueados do Brasil, indo em campeonatos e/ou treinando junto com eles, para observar, perguntar, aprender.

 

Fugir de folclores...

 

No mais é preocupar-se com que realmente interessa: Treinar muito e com qualidade e perseverança.

 

Boa Sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Olá pessoal, achei as informaçõeso neste tópico muito úteis. Comprei uma pistola Anschutz@LP que esta com uma velocidade de 131 m/s com o H&N Sport. De inicio, tive a mesma dificuldade e meu objetivo inicial era acertar no preto. Primeiramente regulei a mira apoiando a mão sobre uma mesa. Quando o agrupamento fechou, passei a atirar sem apoio. Notei que duas coisas seriam muito importantes para mim. A primeira, é que a arma fica muito pesada depois de alguns tiros e a mão começa a tremer muito. O remédio para isso é muito tiro a seco e tambem exercícios complementares para fortalecer o braço (com pesos, elásticos, etc). A segunda coisa foi tentar controlar a pressão do dedo no gatilho. Eu estava fazendo força lateral, e os tiros estavam indo para a esquerda e para baixo. Depois que li esse tópico, comecei fazer as correçoes e melhorei um pouco mas sei que ainda vou precisar de um bom tempo para melhorar de forma significativa. Até então, só tinha atirado com carabinas e sempre apoiado. Achei que o tiro de pistola seria desafiador e eu errei. Ë MUITO DESAFIADOR!!!. Parabens pelo excelente tópico

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

modalidades de pistola são as mais difíceis devido ao "arco de movimento" sempre maior, que chamamos de "balanço" pois o corpo balança e na extremidade da mão esse tremor é bem mais acentuado.

porém, é uma das modalidades para se buscar dominar o corpo e a mente, o que é o mais difícil.

não existe receita para treinamento de tiro. o que se tem são planos e programações que temos de adaptar conforme nosso tempo/disponibilidade/condições.

existem alguns treinamentos que ajudam muito, p;ex. quando o resultado afeta o atirador, pode-se treinar com o alvo cortado o 9 e o 10. assim, aparecem apenas os "erros", não tendo como contar os pontos.

tem atirador/atiradora que os pontos não inluenciam (deixa ansioso/nervoso/receoso de não conseguir repetir, etc) neste caso não há necessidade de cortar o centro do alvo.

algumas regras de ouro:

 

1- posição exterior: distânia dos pés, posição em relação ao alvo, etc. no início dos treinos é bom marcar no chão a posição dos pés para quando levantar a arma as miras estejam praticamente no alvo e alinhadas. essa posição varia muito. atualmente os atiradores top estão usando a posição de lado para o alvo.

2- posição interior: se posicione, segure a arma e levante para o alvo, tudo isso mantendo os olhos fechados. pense visualizando a posição dos pés, das pernas, corpo, braços, cabeça, pescoço.... enfim, de forma que esteja sentido relaxado com alguns musculos que não são usados. mentalize a posição que esteja melhor para vc.

3- respiração: importante pois podemos controlar a respiração mas não o balanço do corpo de terá o coração bombeando sangue. mas com a respiração controlada, o balanço do corpo pode ser diminuido. um grande atirador sueco Ragnar Skanaker disse que disparava entre uma e outra batida do coração....ninguém pode falar mal pois o cara tem 4 medalhas olímpicas e foi campeão mundial algumas vezes.......

o treinador ukraniano que esteve no Brasil anos atrás, sr. Anatoli, dizia que o ideal é respirar normalmente. antes de levantar a arma fazer uma inspiração maior, com mais ar, depois ir soltando devagar até esvaziar os pulmões, quando entao pode-se efetuar o disparo. mas esse tempo sem inspirar não pode passar de 15-20 segundos. se vc treinar a disparar quando temos menos ar nos pulmões, perceberá que o coração estará batendo mais lentamente. inspiração dá a impressão de desespero, soltar o ar dá a impressão de alívio. então vcestá aliviado, tranquilizado para manter as miras e efetuar o disparo.

4- gatilho: parte mais sensível do conjunto do disparo que pode trazer erros que o atirador não detecta. puxar a tecla exatamente para trás, no sentido longitudinal do cano. erros são causados por pressão lateral e o atirador praticamente não percebe onde está a falha. sempre pressionar de forma lenta porém constante. nada de arrancos, trancos, etc

5- visada: atiradores top sempre treinam disparar em seco contra uma parede branca, pois terá a visada perfeita sem se preocupar com qualquer outra coisa senão as miras. alinhamento alça-massa deve ser perfeito, por isso as alterações na empunhadura devem ser feitas rapidamente. tipo de massa, espessura, abertura da alça. luz lateral, etc cada um tem uma preferencia e não interfere. ache seu melhor e treine. Visada sempre na MASSA, indo e vindo com o foco na massa e alça. esqueça do alvo pois ele estará lá, imóvel, apenas esperando o chumbo....portanto nao se preocupe com ele...rssssss o que se move e desalinha é o aparelho de pontaria.

6-follow trougth – manter a arma alinhada imediatamente após o disparo. Pode parecer besteira mas manter as miras acalma, ajuda a “cantar o tiro”, ou seja, adivinhar onde foi o impacto de forma que possa coincidir a “cantada” e o impacto quando conferir visualmente. Além disso, se vc estiver p.ex. “gatilhando”, vai perceber a massa de mira mexendo no momento do disparo. Outra coisa é no ar comprimido que as velocidades dos chumbos são baixas e descer a arma rapidamente pode alterar a precisão. Deixe a arma “pular” e depois voltar ao normal para depois descer na mesa.

 

deculpe alongar mas eu me animo nessas horas.

parabens pela escolha e boa sorte

 

Parabéns pelo comentário,curti demais,eu estou começando com pistola normal,para que no ano que vem a olímpica rsrs

GAMO SOCOM TACTICAL 4.5 + GR 45KG + BUCHA PU + PISTÃO ALIVIADO + GATILHO ELITE

CBC MONTENEGRO STANDART GII 4.5

ROSSI DIONE 5.5

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante