Jump to content

ANUNCIANTES

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada
lima_rs

Aliviando o gatilho da B19-14 (19S e similares)

Recommended Posts

Perfeito Lima!

Muito obrigado, agora entendi perfeitamente oq vc fez.

Só preciso comprar o parafuso e arranjar algo para trocar a mola.

=]

+1

sensacional!

vou fazer...

Lima, você poliu as partes de contato do gatilho?

colocou uma arruéla no pino do gatilho pra diminuir o primeiro estágio?

abraços e obrigado por compartilhar!

Perfeito Lima!

Muito obrigado, agora entendi perfeitamente oq vc fez.

Só preciso comprar o parafuso e arranjar algo para trocar a mola.

=]

+1

Valeu Takao, obrigado pelo pontinho. :thumbup:

Grande abraço!

sensacional!

vou fazer...

Lima, você poliu as partes de contato do gatilho?

colocou uma arruéla no pino do gatilho pra diminuir o primeiro estágio?

abraços e obrigado por compartilhar!

Cenoura eu apenas fiz o que mencionei no tópico, não poli as partes de contato (pois não vi necessidade) nem coloquei arruela para diminuir o 1º estágio. Como mencionei, esse 1º estágio fica longo, porém muito bem definido, com o tempo a gente acostuma e nem lembra mais desse detalhe... só sente quando chega ao 2º estágio.

Boa sorte, grande abraço.

• Upvote 1

Da melhor qualidade, claro, preciso, sem encheção de linguiça.

E importante, competência com modéstia, ótimo sinal.

Leva +, sem dúvida!

Edited by matthew quigley

Eu substitui o parafuso, mas essa da mola não sabia. O parafuso só fui achar numa eletrônica. Em casa de ferragens é dificil de achar pois é muito pequeno, daí numa eletronica o dono me deu um potinho cheio de parafusos usados e falou, procura aí qual vc quer, se achar pode pegar, daí peguei 3 parecidos pra testar e um funcionou.

Da melhor qualidade, claro, preciso, sem encheção de linguiça.

E importante, competência com modéstia, ótimo sinal.

Leva +, sem dúvida!

Obrigado pelo incentivo e pelo pontinho mathew.

Grande abraço.

Eu substitui o parafuso, mas essa da mola não sabia. O parafuso só fui achar numa eletrônica. Em casa de ferragens é dificil de achar pois é muito pequeno, daí numa eletronica o dono me deu um potinho cheio de parafusos usados e falou, procura aí qual vc quer, se achar pode pegar, daí peguei 3 parecidos pra testar e um funcionou.

Verdade Pedro, o parafuso não se encontra em lojas, o que eu usei na carabina estava na minha "sucata", eu tenho o costume de retirar dos brinquedos eletrônicos dos meus filhos quando quebram... esse eu tive a felicidade de guardar e deu certinho, tanto no diâmetro quanto no comprimento.

Obrigado pelo pontinho, grande abraço!

• Upvote 1

Quando tive a minha CF30 eu fiz um processo semelhante, no fim fica tão bom quanto um FL ou GB da vida a não ser pelo 1º estágio que não pode ser retirado de resto fica ótimo. +1

o q exatamente vc fez com a mola? colocou uma mais mole ou o q?? quero fazer isso na minha!

o q exatamente vc fez com a mola? colocou uma mais mole ou o q?? quero fazer isso na minha!

Trocou por uma mola de fio mais fino, mais mole.

vlw japa! desconfiei, só queria ter certeza antes de fazer rsrsrs

Pessoal, por vivência, peço que tenham cuidado após trocar esta mola do gatilho e regular os estágios do mesmo. Na minha antiga GII, troquei a mola do gatilho que exercia a mesma função desta(*) e ficou um tesão. Porém, por algumas vezes, devido à ter instalado o regulador de gatilho da Balim, associado à esta mola mais fraca, o pistão desengatou. Por sorte e uma boa orientação que recebi lendo as dicas de segurança do CA, estava com a mão no cano e o mesmo não fechou, causando empenamento. Após o fato ter ocorrido por algumas vezes, uma delas inclusive durante uma prova de SM no Ram, fiz dois testes:

1º - Recuei 1/2 volta no parafuso do regulador de gatilho, mantendo a mola mais fraca.

2º - Retirei a mola mais fraca, montei a original e mantive o regulador.

Conclusão: Ambos resolveram o problema, porém, optei pela primeira opção, mas mesmo assim, estava sempre "ligado" na hora de engatilhar.

DICA: Nunca solte o cano de sua carabina ao municiar, seja ela de cano fixo com 348 travas de segurança ou break barrel. Isso evita que você perca um dedo na de cano fixo e tenha um cano empenado na break barrel. Peque por excesso.

(*) Esta mola é a responsável por criar resistência no gatilho e levá-lo à posição inicial após o disparo. Não tenho total certeza, pois não conheço o gatilho das BAM e os vi apenas por vista explodida, mas tenho impressão que, retornando o gatilho à posição inicial, outros componentes do conjunto, através de outras molas, também retornam à posição inicial. O Engate do Pistão, ou trava do embolo, é uma delas. Se a mola de retorno do gatilho for muito fraca, pode acontecer da trava do embolo não segurar com firmeza o pistão, pois o gatilho não retornou totalmente, ocasionando o disparo com o cano basculado. Será que fui claro?

Em tempo, Lima, te dou +1.

Edited by Ivan Marques
Erros de portuga! =P
  • Upvote 5

Lima, qual a especificação desse fio que vc usou?

(*) Esta mola é a responsável por criar resistência no gatilho e levá-lo à posição inicial após o disparo. Não tenho total certeza, pois não conheço o gatilho das BAM e os vi apenas por vista explodida, mas tenho impressão que, retornando o gatilho à posição inicial, outros componentes do conjunto, através de outras molas, também retornam à posição inicial. O Engate do Pistão, ou trava do embolo, é uma delas. Se a mola de retorno do gatilho for muito fraca, pode acontecer da trava do embolo não segurar com firmeza o pistão, pois o gatilho não retornou totalmente, ocasionando o disparo com o cano basculado. Será que fui claro?

Em tempo, Lima, te dou +1.

Prezado Ivan,

Foram perfeitas as sua colocações quanto à segurança e ao cuidado ao engatilhar a carabina.

Como amigo afirmou, essa mola que eu substitui tem unicamente a função de fazer o movimento de retorno da tecla do gatilho para a posição inicial, no conjunto do gatilho existem ainda duas molas, uma responsável pelo travamento do pistão e uma outra para manter elevada a peça que eu chamo de gatilho intermediário (ela faz a ligação entre a tecla do gatilho e a peça responsável pelo travamento do pistão à retaguarda),

O gatilho funciona perfeitamente sem essa mola, uma vez que quando instalamos o gatilho GB ou FLZ a tecla do gatilho sai juntamente com a mola em questão.

Muito obrigado por sua contribuição.

Grande abraço.

• Upvote 2
  • Downvote 1

Lima, qual a especificação desse fio que vc usou?

Takao, falei com o amigo que me deu esse pedaço de fio e ele me informou que se trata de "aço mola 0,4mm (Aço Krupp).

• Upvote 1

Takao, falei com o amigo que me deu esse pedaço de fio e ele me informou que se trata de "aço mola 0,4mm (Aço Krupp).

Muito obrigado novamente Lima! :thumbsup:

Prezado Ivan,

Foram perfeitas as sua colocações quanto à segurança e ao cuidado ao engatilhar a carabina.

Como amigo afirmou, essa mola que eu substitui tem unicamente a função de fazer o movimento de retorno da tecla do gatilho para a posição inicial, no conjunto do gatilho existem ainda duas molas, uma responsável pelo travamento do pistão e uma outra para manter elevada a peça que eu chamo de gatilho intermediário (ela faz a ligação entre a tecla do gatilho e a peça responsável pelo travamento do pistão à retaguarda),

O gatilho funciona perfeitamente sem essa mola, uma vez que quando instalamos o gatilho GB ou FLZ a tecla do gatilho sai juntamente com a mola em questão.

Grande abraço.

Prezado Ivan,

Grande abraço.

Exatamente isso e levou +1.

Prezado Ivan,

Grande abraço.

Show Lima! Grato pela explicação! Vivendo e aprendendo...rs!

ainda não conseguí bons resultados no meu gatilho, mas ja deu uma melhorada.

acho que na minha a mola (não a do gatilho, essa tirei fora) está demasiadamente dura.

agora fica a pergunta, aliviar a mola interna do gatilho traz riscos?

no meu gatilho foi necessário o tunning da mola interna.

segui o vídeo do Edu Bacha e ficou um T grandão!!!

então no meu gatilho eu fiz:

retirei a mola do 1º estágio (molinha da tecla do gatilho)

fiz polimento em todas as superfícies de contato

coloquei o parafusinho maior para regulagem do curso, e se eu não me engado é m3, em inox

reduzi o angulo da mola interna de 105º pra 80º

lubrifiquei com molycote

o meu ficou bom e leve!

abç

Pessoal preciso de uma ajuda, fiz o procedimento do tópico, e o gatilho ficou muito bom. Só que estou com uma duvida que li todo o tópico e ainda persiste.

A mola ficou muito "mole" e o parafuso eu apertei até o final e fui engatilhar segurando o cano e o mesmo não travou, ai fui soltando o parafuso e o mesmo seguro.

Agora para não acontecer nenhum acidente o problema é só o aperto do parafuso ou a mola influência também?

Sugiro duas coisas:

1. Retire a tecla do gatilho e monte novamente tomando o cuidado para que aquela barrinha que aciona o gatilho esteja posicionada ente as duas abas existentes na parte superior da tecla.

2. Mantenha o parafuso no mínimo, isso deixa o gatilho pesado e depois vá apertando aos poucos até encontrar a regulagem desejada.

Em princípio pode ser isso... boa sorte.