Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Chrony / Cronógrafo – Como usar


Amós

Posts Recomendados

Pessoal, estou com um Chrony M1. É só ligar e atirar que ele dá a velocidade do chumbo. Mas creio que essa seja a sua utilidade básica.

Vi em alguns tópicos termos usuais para esse tipo de teste, bem como diferentes modos de interpretação.

Então, alguém entendido aí poderia fazer um tutorial explicando para que serve e como utilizar o cronógrofo, como é feita a interpretação dos tiros e médias, etc.?

Tipo assim: quantos tiros se utiliza para o teste ser confiável, ou seja, como é a bateria de teste padrão ou mais comumente utilizada? Considerando chumbo de boa qualidade, qual é a variação de velocidade aceitável, qual é a variação de velocidade ótima para arma de mola e para arma PCP? Por exemplo, se faço 10 disparos e a velocidade do primeiro foi de 150 m/s, qual é a variação aceitável e qual é a variação excelente (145, 149, 151, 152, 155)?

Outra dúvida: Papel 10 metros - digamos que o tiro com 150m/s acertou o centro do alvo; um tiro imaginário nas mesmas condições com velocidade 145m/s iria dar no 9, 8 ou 7?

Agradeço qualquer informação a respeito.

 

Steyr LP 10

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O cronógrafo mostra-se mais util para carabinas PCP.

Nas PCPs é importante o atirador conhecer o comportamento da carabina ao longo do intervalo de uso da carabina. Para isso é usual fazer-se uma string, ou seja encher o cilindro e ir medindo as velocidades dos tiros até chegar na pressão mínima. Como você observou, diferenças nas velocidades causam diferenças no POI, assim presta-se atenção no spread que é a diferença entre o tiro mais rápido e o mais lento. Para pcp, o atirador procura o intervalo de pressão onde o spread é menor, com a maior quantidade de tiros. Este intervalo é chamado de ponto doce.

Outro usabilidade é determinar a energia do projétil, pois existem em alguns países limites legais. Também existem limites em alguns tipos de provas.

Para carabinas de mola, usa-se para determinar energia, e verificar se não há um comportamento anormal. Obter um spread abaixo de 4m/s é desejável.

Para sua avaliação, utilize a média. O desvio padrão, é uma medida de dispersão, indicando se os valores estão próximos à média ou se estão mais espalhados. É desejável dispersão menores.

Estes são os usos que faço do chrony. Pode ser que outros atiradores tenha outras idéias também.

 

Quanto a variação do POI nas velocidades de 145 a 150 estimo em 1 a 2 mm

Editado por pedroashidani
  • +1 1

Pedro Ashidani
MVB - Nº:2664

Steyr LG-110 FT 4,5mm/5,5mm
Weihrauch HW97K inox 4,5mm
Weihrauch HW35E Inox 4,5mm
Weihrauch HW50S Inox 4,5mm

Steyr LP10

Farley Coaxial II

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro, muito obrigado! Somente com tua explicação é que vou começar a entender o que o pessoal tava conversando no tópico a seguir, pois eu tava "boiando", não entendia nada: http://www.airgun.com.br/forum/viewtopic.php?t=9061&highlight=chrony

 

Também encontrei o manual em espanhol, que é mais fácil de entender, mas volto a repetir, a tua explicação foi mais didática, é com ela que entendi alguma coisa kkk O link do manual é este: http://www.shootingchrony.com/manual_BG.htm

 

Aqui tem um programa que dizem interessante (ainda não instalei) e acho que nele dá pra simular a minha dúvida do ponto de impacto de 150 m/s para 145 m/s:

http://www.hawkeoptics.com/chairgun.html

 

Para uma medição precisa, tô vendo que o chumbo deve ser de qualidade, escolhido com lupa, pesado, desamassado e padronizado se for o caso. Tô pensando até mesmo em estabelecer tempo regular entre os tiros, ou seja, disparar somente a cada 30s, por exemplo - isso é idéia minha, não li em lugar nenhum, posso estar exagerando. E, claro, disparar sempre na mesma posição - distância.

 

Tem muito mais coisas, continuo na pesquisa. Aqui tem o link que peguei o manual e o tal de Chairgun: http://www.airgun.com.br/forum/viewtopic.php?t=35648&postdays=0&postorder=asc&highlight=chrony&start=15

 

Abrç

Steyr LP 10

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais um dado neste tópico para quem vier futuramente consultar encontrar bases de dados para o aprendizado. Imagino que o Pedro não tenha indicado para evitar algum comentário de que estaria se autopromovendo. Mas agora que descobri, eu posto huahua

Vejam no blog do Pedro que tem informações boas sobre cronógrafo:

http://tiroesportivonamosca.blogspot.com.br/2011/09/cronografos-resolvi-escrever-sobre.html

Steyr LP 10

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante