Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Posts Recomendados

Este tema tb ja foi levantado pelo nosso amigo Doberman a tempos atraz http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/5604-harmnicos-o-bsico/.

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo Pedro!!!

 

Este é um assunto importantíssimo mas infelizmente pouco discutido. Valeu!!! :thumbsup::thumbsup::thumbsup:

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns Pedro.

Tive a oportunidade de ler antecipadamente este artigo (agradeço a chance Pedro).

Realmente grande parte desta teoria tem sido corroborada na prática.

Exemplo disso está na minha HW77K.

Essa arma foi cuidadosamente preparada para fazer BR pelo Eduardo Mello, que ralou um bom tempo com ela até chegar a uma velocidade média de 243 m/s com JSB 8,44 grains.

Realmente quando uso munição mais leve ou mais pesada nela os resultados de pontuação no BR são piores.

Já suspeitava que era algo relacionado aos harmônicos, mas não cheguei a estudar tanto assim o assunto.

Ponto pra você Pedro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado por compartilhar Pedro, esse é um assunto muito importante para quem pratica o tiro de precisão, se a formula se aproximar da VO ideal, já é uma ajuda imensurável, bastando uma afinada, pois como vc mesmo mencionou existem ainda outros fatores como passo e tipo de raiamento.

 

Eu tenho tentado achar a VO ideal em minhas armas de ar na tentativa e erro, o que consome muito tempo e dinheiro, com essa fórmula poderei pular etapas.

 

Gostaria que vc fizesse uma simulação na utilização da fórmula, tenho q lhe confessar que já não pratico a matemática desde longa data, rsrsrsrsrs.

 

Para os dados hipotéticos, qual seria o resultado?

 

* comprimento do cano 21,5 polegadas = 546 mm

diâmetro externo 16 mm

calibre 4,5mm

 

 

* esse comprimento é de todo o cano ou só da parte visível?

A vantagem de ser inteligente é que podemos fingir que somos imbecis, enquanto o contrário é completamente impossível (Woody Allen).

 

 

Beeman HW 100 T FSB .177

Hatsan AT44-10.22 regulada

CZ Slavia 631 Lux

CBC Montenegro F18 Classic B19-14 .177

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprimento do cano a partir do ponto de fixação.

Este cano tem muzzle?

Se tiver preciso do comprimento do cano e do cano+muzzle

O modelo ainda não está muito legal para PCP...

 

Mas aí vai:

Se for só cano, acho que uma boa velocidade seria por volta 283m/s. (corrigido)

Editado por pedroashidani
Correção de valor

Pedro Ashidani
MVB - Nº:2664

Steyr LG-110 FT 4,5mm/5,5mm
Weihrauch HW97K inox 4,5mm
Weihrauch HW35E Inox 4,5mm
Weihrauch HW50S Inox 4,5mm

Steyr LP10

Farley Coaxial II

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprimento do cano a partir do ponto de fixação.

Este cano tem muzzle?

Se tiver preciso do comprimento do cano e do cano+muzzle

O modelo ainda não está muito legal para PCP...

 

Mas aí vai:

Se for só cano, acho que uma boa velocidade seria por volta 283m/s. (corrigido)

Pedro, boa tarde. A dúvida do Edu Melo é a mesma que a minha. Neste caso, seria possível uma simulação com estes dados:

Diâmetro externo do cano= 15mm

Comprimento do cano 556.9mm

Comprimento total do Shroud (cano + abafadores internos do shruoud) =640mm.

Calibre da arma 5.5

Munição utilizada(ela adora) Air Arms 5.51/16gr

 

Pedro, abusando de tua bondade, seria possível uma explicação + detalhada de como você achou a Vo? Por exemplo, aplicando estes valores à fórmula apresentada, obtive um resultado final de 18558.94. Apartir daí, não sei como proceder para obter a frequência de vibração em "Hz", e o intervalo de tempo entre os pontos "A" e "B". Desde já, agradeço tua atenção e, fico no aguardo.

 

Cordialmente,

 

ARTILHEIRO RJ/RJ

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro, pro cálculo da frequência de ressonância de um cano, não deveria ser considerada a dureza do material do cano? O valor 705.000 da fórmula, desconfio que seja a constante que identifica a dureza do material, será que é isso mesmo? Durante suas pesquisas alguma fonte fez menção a este dado?

 

Abs

''A ciência se aprende, mas a criatividade é nata''. by Diogo M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro, boa tarde. A dúvida do Edu Melo é a mesma que a minha. Neste caso, seria possível uma simulação com estes dados:

Diâmetro externo do cano= 15mm

Comprimento do cano 556.9mm

omprimento total do Shroud (cano + abafadores internos do shruoud) =640mm.

Calibre da arma 5.5

Munição utilizada(ela adora) Air Arms 5.51/16gr

 

Pedro, abusando de tua bondade, seria possível uma explicação + detalhada de como você achou a Vo? Por exemplo, aplicando estes valores à fórmula apresentada, obtive um resultado final de 18558.94. Apartir daí, não sei como proceder para obter a frequência de vibração em "Hz", e o intervalo de tempo entre os pontos "A" e "B". Desde já, agradeço tua atenção e, fico no aguardo.

 

Cordialmente,

 

ARTILHEIRO RJ/RJ

Pela fórmula a frequencia dá 37.7Hz

Pelo 1º Harmônico a velocidade seria 167m/s que não seria adequada.

Neste instante é que a porca torce o rabo. Eu sempre entendi que os harmonicos eram multiplos inteiros da frequencia fundamental, porém nos estudos para o 3º harmonico encontrei valores de 4.9, 5.5 e 6.26 vezes a frenquencia fundamental....

Utilizando 4,9f a velocidade que eu chego como uma possível candidata é 277m/s

 

Pedro, pro cálculo da frequência de ressonância de um cano, não deveria ser considerada a dureza do material do cano? O valor 705.000 da fórmula, desconfio que seja a constante que identifica a dureza do material, será que é isso mesmo? Durante suas pesquisas alguma fonte fez menção a este dado?

 

Abs

Diogo,

O artigo do Mark Wright calcula a massa do cano(considerando o material aço) e a dureza(stiffness), e depois de algumas simplificações chegou-se na formula que cito no artigo. Portanto sua conclusão está correta. O valor 705000 inclui a dureza do material.

Pedro Ashidani
MVB - Nº:2664

Steyr LG-110 FT 4,5mm/5,5mm
Weihrauch HW97K inox 4,5mm
Weihrauch HW35E Inox 4,5mm
Weihrauch HW50S Inox 4,5mm

Steyr LP10

Farley Coaxial II

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse assunto é muito interessante, então, podemos deduzir que durante a trajetória de um projétil, quando ele percorre a distância entre um nodo e outro da onda ele sofre uma influência crescente até o ponto médio dessa distância, influencia essa que começa a decrescer à medida que se aproxima do próximo nodo, local esse onde as ondas se anulam; então, se o alvo ficar posicionado sobre um nodo, a influencia da onda no momento do impacto será nula, o que , na teoria, aumenta a precisão do disparo. em contrapartida, se o alvo ficar situado numa região de ventre a influencia será maior e a precisão bem menor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse assunto é muito interessante, então, podemos deduzir que durante a trajetória de um projétil, quando ele percorre a distância entre um nodo e outro da onda ele sofre uma influência crescente até o ponto médio dessa distância, influencia essa que começa a decrescer à medida que se aproxima do próximo nodo, local esse onde as ondas se anulam; então, se o alvo ficar posicionado sobre um nodo, a influencia da onda no momento do impacto será nula, o que , na teoria, aumenta a precisão do disparo. em contrapartida, se o alvo ficar situado numa região de ventre a influencia será maior e a precisão bem menor.

oops.

 

As ondas estacionárias(nodos e ventres) ocorrem somente no cano....

Pedro Ashidani
MVB - Nº:2664

Steyr LG-110 FT 4,5mm/5,5mm
Weihrauch HW97K inox 4,5mm
Weihrauch HW35E Inox 4,5mm
Weihrauch HW50S Inox 4,5mm

Steyr LP10

Farley Coaxial II

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora entendi. Valeu aí.

E a onda sonora, não influencia na trajetória?

 

Agora entendi. Valeu aí.

E a onda sonora, não influencia na trajetória?

Na minha opinião, não.

Pedro Ashidani
MVB - Nº:2664

Steyr LG-110 FT 4,5mm/5,5mm
Weihrauch HW97K inox 4,5mm
Weihrauch HW35E Inox 4,5mm
Weihrauch HW50S Inox 4,5mm

Steyr LP10

Farley Coaxial II

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pela fórmula a frequencia dá 37.7Hz

Pelo 1º Harmônico a velocidade seria 167m/s que não seria adequada.

Neste instante é que a porca torce o rabo. Eu sempre entendi que os harmonicos eram multiplos inteiros da frequencia fundamental, porém nos estudos para o 3º harmonico encontrei valores de 4.9, 5.5 e 6.26 vezes a frenquencia fundamental....

Utilizando 4,9f a velocidade que eu chego como uma possível candidata é 277m/s

 

Diogo,

O artigo do Mark Wright calcula a massa do cano(considerando o material aço) e a dureza(stiffness), e depois de algumas simplificações chegou-se na formula que cito no artigo. Portanto sua conclusão está correta. O valor 705000 inclui a dureza do material.

 

Então não seria o caso de se encontrar a constante de cada cano, pois imagino que não sejam todos exatamente da mesma composição e têmpera?

 

Ahh...ntes tarde do que nunca, Parabéns pelo artigo, gostei bastante!

 

Abs

''A ciência se aprende, mas a criatividade é nata''. by Diogo M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Então não seria o caso de se encontrar a constante de cada cano, pois imagino que não sejam todos exatamente da mesma composição e têmpera?

 

Ahh...ntes tarde do que nunca, Parabéns pelo artigo, gostei bastante!

 

Abs

Na modelagem a única mudança seria a massa específica. Não sei se a têmpera muda a freqüência de ressonância....

Pedro Ashidani
MVB - Nº:2664

Steyr LG-110 FT 4,5mm/5,5mm
Weihrauch HW97K inox 4,5mm
Weihrauch HW35E Inox 4,5mm
Weihrauch HW50S Inox 4,5mm

Steyr LP10

Farley Coaxial II

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que muda, no meu entender qto mais duro o material maior a velocidade de propagação, logo maior a frequência.

 

Por favor não leve a mal meus questionamentos, só estou tentando contribuir.

 

Abs

''A ciência se aprende, mas a criatividade é nata''. by Diogo M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que muda, no meu entender qto mais duro o material maior a velocidade de propagação, logo maior a frequência.

 

Por favor não leve a mal meus questionamentos, só estou tentando contribuir.

 

Abs

É você tem razão, se "stiffness" faz parte da fórmula, deve influenciar.

Você tem idéia do percentual que muda na frequencia de ressonância?

Lembre-se que na formula do artigo, adota-se a massa específica do aço. Para diferentes aços haveriam diferentes valores de massa específica, porém acho que não haveria mudança muito grande entre os valores, mas isso é só um sentimento.

Editado por pedroashidani

Pedro Ashidani
MVB - Nº:2664

Steyr LG-110 FT 4,5mm/5,5mm
Weihrauch HW97K inox 4,5mm
Weihrauch HW35E Inox 4,5mm
Weihrauch HW50S Inox 4,5mm

Steyr LP10

Farley Coaxial II

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É você tem razão, se "stiffness" faz parte da fórmula, deve influenciar.

Você tem idéia do percentual que muda na frequencia de ressonância?

Lembre-se que na formula do artigo, adota-se a massa específica do aço. Para diferentes aços haveriam diferentes valores de massa específica, porém acho que não haveria mudança muito grande entre os valores, mas isso é só um sentimento.

 

Então, imaginei a mesma coisa, que muda mas não tanto assim. Não faço nem idéia do percentual, teria que consultar o Mestre Google...hehehe.

Assim que sobrar um tempo vou ver se encontro algo relevante.

 

Abs

''A ciência se aprende, mas a criatividade é nata''. by Diogo M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Fiquei perdido!

Comprimento do cano: 414

Diâmetro do cano: 15

Calibre:4,5mm ou .177

Arma: Cometa 220

 

 

Me ajuda?

VENDO CHUMBOS RWS R10/ H&N EXCITE ECON 4,5MM/ H&N FINALE MATCH/JSB 8,44gr

 

http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/5062-vendo-chumbo-rws-r10-match-45mm-hn-excite-econ-45mm/

 

E-MAIL: DOUGLAS.CHITAO@GMAIL.COM

 

TAMBÉM FAÇO ENCOMENDAS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

v0=212m/s

 

 

Pedro Ashidani

Obrigado!!!!!!

VENDO CHUMBOS RWS R10/ H&N EXCITE ECON 4,5MM/ H&N FINALE MATCH/JSB 8,44gr

 

http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/5062-vendo-chumbo-rws-r10-match-45mm-hn-excite-econ-45mm/

 

E-MAIL: DOUGLAS.CHITAO@GMAIL.COM

 

TAMBÉM FAÇO ENCOMENDAS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro poderia me explicar como fez para chegar a esses resultados ?

 

Enviado do meu moto x pelo Tapa talk

Dá um olhada na parte II do artigo

http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/6183-harmonicos-de-canos-parte-ii/

Pedro Ashidani
MVB - Nº:2664

Steyr LG-110 FT 4,5mm/5,5mm
Weihrauch HW97K inox 4,5mm
Weihrauch HW35E Inox 4,5mm
Weihrauch HW50S Inox 4,5mm

Steyr LP10

Farley Coaxial II

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 months later...

Pessoal, com base nos textos de pedroashidani criei uma planilha para facilitar o trabalho na hora de calcular o V0 ideal de qualquer carabina. Inicialmente ela já calcula a frequência e o V0 de canos de até 450 mm ou superiores automaticamente, então não é necessário se preocupar com constantes adicionas caso o seu cano tenha mais ou menos de que 450 mm.

 

Utilização

A utilização é bastante simples, basta informar o tamanho, o diâmetro externo e o calibre do cano nas áreas correspondentes.

 

Download

https://www.dropbox.com/s/i3l29l88o3i8z40/C%C3%A1lculo%20de%20Harmonicos%20de%20Canos.xlsx?dl=0

 

Espero que gostem!

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gozação.... Vídeo do arquimedes! A definição dele de ressonância foi de dar tristeza... E o mais triste foi ele ter usado meu artigo como fonte de inspiração... Afff

 

 

Pedro Ashidani

  • +1 1

Pedro Ashidani
MVB - Nº:2664

Steyr LG-110 FT 4,5mm/5,5mm
Weihrauch HW97K inox 4,5mm
Weihrauch HW35E Inox 4,5mm
Weihrauch HW50S Inox 4,5mm

Steyr LP10

Farley Coaxial II

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante