Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

TUCANO em São Paulo, S-E-N-S-A-C-I-O-N-A-L !


Henrique Coelho

Posts Recomendados

Sabe aquela sensação de "acertei um X". Algo realmente muito prazeiroso.

Aquela sensação de dever cumprido.

 

E ele tava lá. Não era de plástico, nem de madeira. Avistamos um casal e, com muita alegria, pude registrar um deles.

 

Na verdade não foi na cidade de São Paulo, propriamente dita mas em Barueri, cidade vizinha que é colada na capital.

Aconteceu hoje de manhã quando em passeio com a familia ao Parque Ecológico do Tietê, unidade Tamboré.

 

Levei minhas tralhas porém já sabendo que não conseguiria muita coisa em função do horário ( sair com esposa filhas e o namorado da mais velha ) tudo isso demora e com o sol que fez hoje por aqui, não havia pássaro algum salvo os biguás e patos que estavam no lago e longe para fotos e vários quero-quero espalhados pelo parque que desejaram ficar debaixo de um sol a pino.

 

Mas ainda sim lá fui eu de binóculo, câmera e lente para o passeio que como eu esperava, não renderia nenhuma foto boa até...

 

Até a hora de ir embora as 11:00hs da manhã !

 

Estavam já no carro a Rita, minha esposa e a Bruna e eu estava desmontando as lentes e guardando a máquina na bolsa. Quando já estava tudo guardado e já ia fechar a mala do carro a Rita deu um berro: "olha lá um Tucano ! Ih, veio pousar em um árvore em cima do carro !"

Corri para montar a câmera e a lente 70-300mm e fui olhar. Deu tempo. Fiz a foto. Olhem só:

 

O Tucano Verdadeiro ou Tucanuçu ( Ramphastos Toco )

 

tucano_zps5314645a.jpg

 

E quando fui bater a segunda foto. Ele cantou. No que ele cantou. Veio outro. Um casal ! Muito legal.

Quis tentar pegar o casal mas os dois saíram voando e não pude mais registrá-los.

 

Pesquisando no Wikiaves. Reparei que tem apenas 4 outras fotos de Tucano em Barueri, todas mais de longe do que esta. E destas 4 fotos a última foi feita a 186 dias atrás ! Bom poder fazer um registro 6 meses depois do último. Sinal que ainda não é hora de perder a fé na preservação dos nossos pássaros.

  • +1 4

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Henrique beleza imagem, na verdade é uma pintura, você foi muito feliz na captura e sorte de estar no lugar certo e no momento certo.

Hoje fui a Anitápolis município do interior de Santa Catarina que fica a 96 km de Florianópolis na volta para casa parei em uma gruta onde tem uma cachoeira e uma imagem de uma Santa que não lembro o nome, e metido que sou, dei uma olhada na mata ao redor e fiquei louco de tantas espécies que tinha naquele momento, um porém a camera estava com a esposa e não fiz uma única imagem.

 

Eduardo Macedo.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SHOW! esses dias por incrivel que pareça apareceu um aqui também, bem na frente da padaria, más esse aqui acho que tinha fugido de alguma casa, e ficou bem na arvore da padaria, foi a sensação aqui, más depois voou e ninguem mais ouviu falar nada dele... más essa sensação é incrivel mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito lindo, Henrique!

 

Se eu tivesse no forum ha mais tempo teria tirado fotos de quando trabalhei no interior de rondônia... No meio da "cidade" era um mundo de papagaios, araras azuis e vermelhas, e diversas outras aves lindas... Mas esse tucano que você achou, realmente maravilhoso!

Cometa Fênix 400 5,5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente foi uma emoção e um nervosismo só.

Eu tirei na verdade 9 fotos mas só esta ficou um registro aceitável.

 

Eu tive estava guardando a lente da Sigma e acabei processando tudo meio rápido na cabeça pois quando a Rita falou que o Tucano pousou numa árvore junto do carro, eu catei a lente da Canon que estava mais a mão e com a outra já soltei a tampo do corpo. Liguei e foi tempo de já sair de trás do carro olhando pro alto com a mão esquerda no seletor de modo. Quando eu vi o primeiro deles na árvore, foi o tempo de dar uma conferida no ISo e não mexi na abertura. Tava em f8.0 e eu deixei assim mesmo. A máquina estava no modo Av (prioridade de abertura). Não quis mexer. Joguei um ponto de AF no rosto do bicho e saí clicando.

 

Quando ele deu cantadada, eu achei que ele iria sossegar no lugar, e aí veio o outro. Que ficou encoberto. Eu fui tentar ir mais pro lado pra pegar os dois mas aí os bichos voaram. Tudo isso não deu um 10/15 segundos.

 

Mas foi uma alegria enorme.

 

E muito por ser aqui tão perto da capital onde o verde já é uma cor ameaçada de extinção...

 

Imagino quem teve a chance de viver em locais mais distantes e ter tido a oportunidade de ver araras soltas.

As únicas que vi, foi um bando enorme de Canindés que vi do avião quando estive em Manaus.

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando tiver um tempo pra passarinhar no Jardim Botânico de SP vou ver se agora eu acho os Tucanos de Bico Verde. O pessoal do Wikiaves já me deu um toque que de vez em quando eles aparecem lá.

 

Vamos ver.

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Aqui na minha região, Zona da Mata de Minas Gerais, tem aos montes, no final da tarde no sítio é comum ver bando de mais de 10, eles deixam chegar bem perto. Comprei uma FujiFilm S4500, chega essa semana, para começar a tirar umas fotos de aves, sei que não é top mas é a que cabia no meu bolço, rs. Será que ela tem recursos para tirar fotos boas a distâncias maiores, tipo até 50M, e também em vôo?

 

Se alguem conhecer essa cam e puder me passar umas dicas eu agradeço.

 

Robson ALmeida

Norica Storm 5,5 + GR50 (vendida)

B19-S + GR50 (vendida)

B19-14 4,5 + kit Elite GR45 + pistão aliviado

HW35 Stainless

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Robson,

 

Eu diria que tendo um zoom de pelo menos 20x já dá para começar a brincar.

Não esquente com ter equipamento de ponta. Não é necessário.

Para passarinhar o que precisa mesmo é de paciência e gosto pelas aves soltas.

 

Fotos a distâncias grandes precisam de muito zoom. A nova geração de câmeras com zoom de 50x ajuda bastante.

Veja o tópico que tem aqui no COCA sobre a Canon SX50 HS.

 

Mas a partir de 200mm já dá para fazer boas fotos contando que você consiga sempre chegar o mais perto possível.

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Robson,

 

Eu diria que tendo um zoom de pelo menos 20x já dá para começar a brincar.

Não esquente com ter equipamento de ponta. Não é necessário.

Para passarinhar o que precisa mesmo é de paciência e gosto pelas aves soltas.

 

Fotos a distâncias grandes precisam de muito zoom. A nova geração de câmeras com zoom de 50x ajuda bastante.

Veja o tópico que tem aqui no COCA sobre a Canon SX50 HS.

 

Mas a partir de 200mm já dá para fazer boas fotos contando que você consiga sempre chegar o mais perto possível.

Vlw pela resposta Henrique, a S4500 tem zoom 30x. Sobre o tópico da SX50 HS, eu estava dando uma olhada, fiquei surpreendido com as fotos que ela faz. Vc citou que a apartir de 200mm dá para fazer boas fotos, esses 200mm seria de quê?

Norica Storm 5,5 + GR50 (vendida)

B19-S + GR50 (vendida)

B19-14 4,5 + kit Elite GR45 + pistão aliviado

HW35 Stainless

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As máquinas digitais novas de lente fixa costumam usar a terminologia de aumento como número de X como a sua Fuji S4500 de "30X". Na época dos filmes químicos, antes das máquinas digitais utilizava-se dizer o aumento em número de milímetros que a lente fornecia e, assim o pessoal poderia comparar com a imagem padrão do filme, na maior parte dos casos 35mm. Estão padrão durou anos anos e anos.

 

Assim, quando disse que um lente de 200mm é o mínimo para passarinhar, quis dizer que um aumento de 5,7X (200/35) já daria para começar. Mas o ideal são distâncias focais bem maiores como 300~600mm para fotos amadoras e 500~1000mm com lentes prime para fotos mais profissionais.

 

A lente que eu uso é uma zoom de 150-500mm.

 

A sua Fuji S4500 tem uma zoom de 30x cujo equivalente em milímetros é 24-720mm. Ou seja, tem aumento pra burro. Basta que posssua um bom sistema de estabilização de imagem ou que você tire fotos com apoio de monopé ou tripé e vais poder fazer excelentes fotos de pássaros.

 

Sua máquina, portanto, tem mais distância focal que a minha mas a Fuji tem um sensor menor do que o APS da minha Canon. Isto significa que uma DSLR feito a minha traz mais informação ao sensor por ele ser maior. A sua possui um sensor menor mas usadas em condições aceitáveis de luz e exposição, produz também fotos excelentes. E a melhor máquina, como você disse, é a que cabe no bol$o !

 

A tal da Canon SX50HS tem 50x o que equivale nesta câmera a impressionantes 1200mm. Veja as fotos doquele tópico. Ela ainda usa o zoom digital de 4x em cima e chega a 4.800mm mas para isso ou você tira foto com tripé ou tem de ter as mãos muito firmes porque qualquer tremidinha e a imagem vai pro saco.

Editado por Henrique Coelho

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por falar em tucano, este eu peguei agora a pouco com a camera do meu celular....

O que me preocupa é que se eles estão invadindo a cidade é porque está faltando o habitat normal.....

 

 

img0017ott.jpg

Pedro Ashidani
MVB - Nº:2664

Steyr LG-110 FT 4,5mm/5,5mm
Weihrauch HW97K inox 4,5mm
Weihrauch HW35E Inox 4,5mm
Weihrauch HW50S Inox 4,5mm

Steyr LP10

Farley Coaxial II

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro, aqui na minha região não é por falta de habitat não, a população está crescendo mesmo acho que porque hoje em dia as pessoas estão mais concientes sobre a preservação e também com mais medo da fiscalização. É bom eles virem para a cidade mesmo, eles comem filhotes de outras aves, quem sabe eles não dão um jeito de controlar a população de pardal e pombas.

Norica Storm 5,5 + GR50 (vendida)

B19-S + GR50 (vendida)

B19-14 4,5 + kit Elite GR45 + pistão aliviado

HW35 Stainless

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabens Henrique, linda foto.

 

Aqui atrás da empresa tem uma mata não muito grande, porque é bem no meio de uma area industrial em Caieiras, tem muito bicho, eu não sei te dizer quais pois não conheço todos, mas os que eu ví e conheço são saguis, esquilos, falcões e tucanos, é um bicho lindo e alguns amigos disseram que tem do outro tambem, do bico menorzinho. Apesar de ser um local urbano a natureza é ambundante, no caminho de mairiporã é comum ver macacos atravessando a rodovia e de vez em quando uma sussuarana se perde aqui na cidade. Vou começar a andar com minha camera aqui.

___________________________________________________________________________________________________________

CBC F18 (B12-6) (6102) 4,5 .177 - Realizada 1ª revisão com pequenas modificações. 2ª revisão modificação do gatilho, TruOil na coronha.

Resultados 2012:

| C.A.M.A. | 1ª Etp - 265 pts - 1º Ouro | 2ª Etp - 269 pts - 1º Ouro | 3ª Etp - 261 pts - 4º Sem medalha | 4ª Etp - 270 pts - 4º Bronze | 5ª Etp 250 pnts - 9º Sem medalha |

___________________________________________________________________________________________________________

CBC F18 (B19-S) 4,5 .177 - 1ª revisão, pequenas modificações, grandes mudanças. Ganhei no AirgunRamMvbCbc.

___________________________________________________________________________________________________________

 

"Armas não matam pessoas. Chuck Norris mata pessoas."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ton,

 

O do bico pequeno é, em geral, o Tucano de bico verde. Tem também no Jardim Botânico de SP. Estou pra ir lá qq hora destas pra ver se consigo algum registro. Bom saber que as aves estão por aí.

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante