Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

[RESTAURADA] Rossi Dione I de 1968


Posts Recomendados

A escova que está usando é de latão.

Não use esta ai não, pois vai manchar a oxidação à ser feita.

Use uma de aço com cerdas bem finas.

Já me fufu usando escova de latão para limpar armas para oxidação.

 

O polimento ainda não está bom.

Para ficar uma oxidação 100% tem que polir igual a um espelho. Quando tiver igual ao espelho dê mais uma boa polida.

Dai vai ter um resultado excelente.

 

Abraço.

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A escova que está usando é de latão.

Não use esta ai não, pois vai manchar a oxidação à ser feita.

Use uma de aço com cerdas bem finas.

Já me fufu usando escova de latão para limpar armas para oxidação.

 

O polimento ainda não está bom.

Para ficar uma oxidação 100% tem que polir igual a um espelho. Quando tiver igual ao espelho dê mais uma boa polida.

Dai vai ter um resultado excelente.

 

Abraço.

 

Usei a escova da furadeira apenas para ajudar a "tirar o grosso" da ferrugem, para deixar o cano pronto para a oxidação ainda vou gastar muita lixa! pode ter certeza!

Como eu disse, essas fotos foram só da primeira tarde de trabalho, o cano ainda está longe de estar perfeito para receber a oxidação mas ja foi um bom começo!

Obrigado pelas dicas!

 

Abraço

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito legal essa sua iniciativa, tenho vontade de fazer isso com a minha tb, ela tem uns 38 anos, ganhei do meu pai quando tinha 12 anos. Parabéns.

 

Obrigado amigo!

Eu gosto muito de "por a mão na massa" e ver a mudança e evolução dessas coisa é muito gratificante e satisfatório. Ainda mais depois de pronto (se o resultado agradar é claro), ver o produto final e saber que foi voce e seu trabalho que fizeram aquilo mudar pra melhor. Espero que de certo esta restauração e se voce tambem tem vontade, vá em frente!

Antes de começar eu li muita coisa aqui no forum e aprendi muita coisa. Depois é só se aventurar!

Abraço

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que saudades, tive uma dessas, ha muitooooo tempo atrás, mas um amigo fez o favor de disparar ela em direção a irmã, olha que doido, o chumbinho pegou na perna dela, mas a pressão já estava tão fraca que o chumbinho correu rente a pele, mas mesmo assim teve que ir ao hospital para tirar. Dai deu aquele BO, polícia bateu em casa e leveu a minha querida Rossi, nunca mais a vi...

André, dá um trato legal nela que vai ficar linda.

TIRO ESPORTIVO, RESPONSABILIDADE E SEGURANÇA ACIMA DE TUDO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que saudades, tive uma dessas, ha muitooooo tempo atrás, mas um amigo fez o favor de disparar ela em direção a irmã, olha que doido, o chumbinho pegou na perna dela, mas a pressão já estava tão fraca que o chumbinho correu rente a pele, mas mesmo assim teve que ir ao hospital para tirar. Dai deu aquele BO, polícia bateu em casa e leveu a minha querida Rossi, nunca mais a vi...

André, dá um trato legal nela que vai ficar linda.

 

Nossa realmente foi uma pena esse acontecimento! Infelizmente tudo aconteceu pela falta de segurança e talvez conhecimento por parte desse seu amigo que disparou em direção á irmã!

Estou na luta tentando restaurar ela! Mas sinceramente estou com uma baita dúvida sobre a alça de mira. Como a carabina é do meu pai e eu ja encontrei ela SEM a alça de mira, eu nao sei como era a original. Mas me disseram que a original é a mesma da Rossi Gallery (cal .22). Porém a peça que "sobrou" da alça de mira na minha Rossi que é possivel observar nas fotos, da a impressão de ser uma alça de mira tipo "Rampa", identica ou muito parecida com a da FAM da mesma época.

Agora a minha dúvida é: A alça dessa Rossi é ORIGINALMENTE igual a da Gallery, ou é igual à da FAM, ou ainda se perderam antigamente a alça original e substituiram pela da FAM já que era da mesma época.

 

Segue uma foto da Alça de Mira da FAM que encontrei em um tópico de um amigo que estava restaurando uma FAM

65360369.jpg

Para mim, é exatamente esse sistema que "sobrou" na minha Rossi, só faltando essa parte principal de cima onde realmente se faz a mira.

 

 

Essa é a alça de mira da Rossi Gallery, que dizem ser a mesma da Rossi Dione antiga. E em OUTRO tópico de um amigo que restaurou uma Rossi Dione dos anos 70~80 ela está com essa alça de mira. Ô dúvida cruel!!!! Me ajudem por favor!

alca-de-mira-62-72-e-172-e-gallery.jpg

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Essa é a alça de mira da Rossi Gallery, que dizem ser a mesma da Rossi Dione antiga. E em OUTRO tópico de um amigo que restaurou uma Rossi Dione dos anos 70~80 ela está com essa alça de mira. Ô dúvida cruel!!!! Me ajudem por favor!

alca-de-mira-62-72-e-172-e-gallery.jpg

Pode ficar tranquilo que é exatamente essa.

 

Eu tive exatamente esta carabina. Comprada numa extinta loja de Caça e Pesca de Teresópolis em 1977.

Esta era a alça da minha finada Rossi. O famoso modelo de escadinha. Eu tenho uma foto num álbum de família tirada em 1978. Vou ver acho o raio da foto. Acho que dá pra ver bem a Rossi.

  • +1 1

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ficar tranquilo que é exatamente essa.

 

Eu tive exatamente esta carabina. Comprada numa extinta loja de Caça e Pesca de Teresópolis em 1977.

Esta era a alça da minha finada Rossi. O famoso modelo de escadinha. Eu tenho uma foto num álbum de família tirada em 1978. Vou ver acho o raio da foto. Acho que dá pra ver bem a Rossi.

 

Amigo Henrique Coelho, MUITO obrigado pela sua ajuda!

Realmente foi de muita ajuda, pois encontrei para comprar está alça de mira na Alterama mas fiquei na dúvida se essa era a original da minha Rossi ou não.

Provavelmente então alguem trocou a alça original pela da FAM (que era da mesma época), talvez tambem por terem perdido a alça original.

Vou providenciar a nova com o pessoal da Alterama!

 

Mais uma vez obrigado.

André Carboni.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O único comentário que eu tenho é que a escadinha da alça era vazada em "U". A foto parece que é uma peça rígida.

 

Olha aqui a alça em "U" que eu falei. Repare como a escadinha era vazada.

 

rossi_zpsf96b1b11.jpg

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O único comentário que eu tenho é que a escadinha da alça era vazada em "U". A foto parece que é uma peça rígida.

 

Olha aqui a alça em "U" que eu falei. Repare como a escadinha era vazada.

 

rossi_zpsf96b1b11.jpg

 

 

Pois é Henrique, me parece que essa realmente era a alça de mira original da Rossi.

Encontrei uma outra foto com a mesma alça que essa sua onde a escadinha era vazada e não maciça.

http://imageshack.us/photo/my-images/512/1000979eo1.jpg/

 

A dúvida agora é saber se a alça da Gallery com a escada maciça realemente serve na minha Rossi :unsure:

 

Obrigado pela ajuda mais uma vez!

André Carboni.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que esse modelo maciço veio nas Rossi dos anos 80. Não tenho certeza. Gostava as pampas da minha Rossi.

Gastei caixas e caixas de chumbo Apolo nela.

 

Mas eu nao entendo como a "escadinha" fica presa na arma? Apenas pela pressão exercida pela outra peça que tem o encaixe?

Vou ver com o meu pai, e talvez eu compre essa que é maciça mesmo. Encontrei ela nova com frete por R$65,00 na alterama. Acho que vai ser a unica solução.

 

Obrigado!

Abraços

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguem sabe me dizer onde eu encontro a Mola de Aço inox para essa Rossi Dione, tambem preciso da buxa de PU e do anel de vedação do cano (esse é o mesmo da Dione nova certo?)

O cano ja está praticamente 100% lixado e polido para receber a oxidação. Agora essa semana pretendo lixar e preparar todo o resto que é de metal para receber a oxidação;

Depois disso, é trabalhar na coronha!

Desisti do Tru-Oil, vou fazer com carnaúba que é muito mais facil e barato de conseguir e o resultado tbm é ótimo!

Tive um problema comprando o Tru-Oil pelo Ebay....fiz o pagamento mas estavam sem estoque (out of stock), entao me reembolsaram tudo. Agora vou partir para a carnaúba mesmo.

Espero que até o proximo final de semana eu tenha alguma andamento na restauração para poder postar algumas fotos aqui!

 

 

Valeu!

 

Edit: As peças da Rossi Dione mais nova, servem nessa Dione antiga? Me refiro à Mola de Aço Inox, o'ring e bucha de PU!

Obrigado!

Editado por andrecarboni

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho duas Rossi antigas. Uma meu pai comprou semi-nova quando tinha 14~15 anos de idade, com o primeiro pagamento do primeiro emprego dele, ele nasceu em 1955 portanto a carabina é de 1969~70. A outra ele comprou lá pelo início dos anos 80.

 

A mais antiga tem esta alça:

 

alca-de-mira-62-72-e-172-e-gallery.jpg

 

A mais nova tem essa;

rossi_zpsf96b1b11.jpg

 

Outra diferença é que naquele ferro que empurra o pistão pra trás ao engatilhar (não sei o nome), na mais antiga essa peça é feita de uma chapa dobrada em "U", e na outra é maciço. Se não me falha a memória na mais antiga o cano é mais comprido tbm...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adoro ver estas "velhinhas" sendo salvas! :clap:

Obrigado amigo! Espero poder postar em breve o resultado dela!

Estou ansioso para deixar ela 100%!

 

 

 

Tenho duas Rossi antigas. Uma meu pai comprou semi-nova quando tinha 14~15 anos de idade, com o primeiro pagamento do primeiro emprego dele, ele nasceu em 1955 portanto a carabina é de 1969~70. A outra ele comprou lá pelo início dos anos 80.

 

 

 

Outra diferença é que naquele ferro que empurra o pistão pra trás ao engatilhar (não sei o nome), na mais antiga essa peça é feita de uma chapa dobrada em "U", e na outra é maciço. Se não me falha a memória na mais antiga o cano é mais comprido tbm...

Obrigado pela dica Stone! Acredito que a minha seja da mais antiga (década de 70).

Vou comprar na Alterama a alça de mira da primeira foto mesmo. Não exatamente igual à que está la mas pelo menos vai funcionar!

Abraços

André Carboni.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só para por mais lenha na fogueira:

Segue os três modelitos de alça de mira das Rossi antigas.

A alça de mira da sua arma não é adaptada da FAM. Minha Dione tem esse sistema e já vi pelo menos mais duas carabinas com sistema igual. Uma delas pertence a um velhinho de uns 95-96 anos que tem ela original e em bom estado de conservação. Toda semana perguinto ele se quer me vender. KKKK

 

1.Esta tem graduador simples com apenas uma escadinha igual da Galery.

CIMG2636_zps79d8c71b.jpg

 

CIMG2637_zps80fcc26c.jpg

 

2.Esta tem graduardor com uma escadinha dupla:

CIMG2634_zps1d525786.jpg

 

CIMG2638_zpscf2d5132.jpg

 

3.Esta tem um sistema com um calço:

CIMG2635_zps6b56f17e.jpg

 

CIMG2639_zps254fa587.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só para por mais lenha na fogueira:

Segue os três modelitos de alça de mira das Rossi antigas.

A alça de mira da sua arma não é adaptada da FAM. Minha Dione tem esse sistema e já vi pelo menos mais duas carabinas com sistema igual. Uma delas pertence a um velhinho de uns 95-96 anos que tem ela original e em bom estado de conservação. Toda semana perguinto ele se quer me vender. KKKK

 

 

3.Esta tem um sistema com um calço:

 

 

CIMG2639_zps254fa587.jpg

 

Andersonymk conversei com o meu pai (ele que comprou essa Dione que estou restaurando, e que na verdade ainda é dele hehee), mas ele me disse que realmente a alça de mira é aquela que está la mesmo. Não foi trocada por uma da FAM como eu havia pensado.

Era exatamente como essa da terceira foto que voce postou! Modelo tipo "rampa". Mas como infelizmente isso não se acha para comprar, vou acabar comprando a do modelo da primeira foto (tipo "escada"), pois foi o unico modelo que encontrei na Alterama.

Aliás, que bela coleção essa sua heim? Só raridade e o melhor de tudo, em ótimo estado!

Já encaminhei outro email para o pessoal da Alterama cotando a mola de aço inox, bucha de PU e o anel de vedação. Conforme for ja compro tudo de uma vez com eles!

Obrigado pela ajuda amigo!

Abraços

André Carboni.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cuidado com o "Década de 70".

A minha também era (1977) e já tinha a escadinha em U.

Não sei qual ano que a Rossi mudou.

 

Eu tenho email do Flávio e do Bernardo Rossi que estão a frente dos negócios. De repente eles sabem.

Quer tentar?

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cuidado com o "Década de 70".

A minha também era (1977) e já tinha a escadinha em U.

Não sei qual ano que a Rossi mudou.

 

Eu tenho email do Flávio e do Bernardo Rossi que estão a frente dos negócios. De repente eles sabem.

Quer tentar?

Henrique essa informação também me interessa.

Seria uma boa se eles pudessem passar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cuidado com o "Década de 70".

A minha também era (1977) e já tinha a escadinha em U.

Não sei qual ano que a Rossi mudou.

 

Eu tenho email do Flávio e do Bernardo Rossi que estão a frente dos negócios. De repente eles sabem.

Quer tentar?

Opa! muito interessante Henrique! Seria ótima se voce pudesse me passar o email de alguns deles para eu mandar as fotos e sanar as duvidas!

Ou até mesmo se eles pudessem ver o tópico de restauração aqui no C.A.

Obrigado

André Carboni.

 

Edit: Henrique, conversei com o meu pai e ele disse que a carabina ja deve ter mais de 40 anos. Meu avô comprou essa Rossi Dione NOVA para o meu pai, ainda quando ele era "muleque". Tendo em vista que meu pai nasceu em 1956 acho que provavelmente essa deve ser o primeiro modelo da Rossi Dione! La por 1969 ou 1970! Nada muito longe desta data!

 

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

 

Atualização da restauração:

Eu e meu pai estamos fazendo um compressor de molas para poder retirar a mola antiga e depois para montar a mola nova de aço inox quando eu fizer o pedido na Alterama.

Ja desmontei a carabina interia, só falta mesmo tirar a mola. Acredito que até quinta feira dê tempo de terminar esse compressor de molas e retirar a danada!

Assim que eu souber se o retentor é de borracha ou de couro (provavelmente de couro), eu faço o pedido completo com o Franco.

 

Abraços

André Carboni.

Editado por andrecarboni

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal!

Hoje eu e meu pai terminamos de fazer o nosso compressor de molas para poder desmontar a Rossi e ele funcionou muito bem para o propósito em questão. Ficou bem caseiro, fizemos com peças que tinhamos à disposição aqui em casa e o que importa é que economizamos uma grana, fizemos a retirada da mola de forma segura, e funcionou perfeitamente! hehehe

Vou postar algumas fotos do estado geral das peças de "dentro" da Rossi que NUNCA foi aberta nos seus 45 anos! completamente original fábrica!

E o detalhe é que ela ainda funcionava! Nao "perfeitamente" pois já estava fraca, porém funcionava e nada de errado tirando a perda de potencia (mais do que normal para a idade).

 

Aqui o estado do cilindro recem tirado da coronha (pode-se notar a ferrugem comendo solta!)

20130226175040.jpg

 

20130226175053.jpg

 

Maldita ferrugem!!

20130226175106.jpg

 

Aqui o detalhe do estado da bucha de couro original! Com 44 anos de uso e funcionando! Atenção para esse parafuso fenda no meio da bucha!

20130227150915.jpg

 

 

20130227150929.jpg

 

20130227150943.jpg

 

Lembra a atenção no parafuso fenda que eu disse na outra foto?? então, estão vendo essa pecinha de ferro logo a esquerda na frente da bucha de couro?? Essa peça é a metade da cabeça do parafuso fenda que pelo tempo e por tanta porrada dos tiros acabou QUEBRANDO a cabeça do parafuso!!! kkkkkkkkkkk Obs. A carabina funcionou assim até hoje! Esse pedaço de ferro da cabeça do parafuso ficou perfeitamente alojado em uma das bordas da bucha de couro!

20130227151133.jpg

 

20130227151215.jpg

 

Em baixo da bucha é possivel ver novamente o pedaço de ferro que era a metade da cabeça do parafuso fenda que se desintegrou ao longo dos anos e ficou alojado na bucha de couro.

20130227151230e.jpg

 

Estão vendo aquele "buraco" na borda inferior da bucha de couro? Era exatamente ali que aquele pedaço de ferro da cabeça do parafuso ficou preso por todos esses anos. Ele encaixava ali PERFEITAMENTE e a carabina continuou funcionando! Impressionante!

20130227150954.jpg

 

20130227151139.jpg

 

Bom, é isso!

Fizemos nosso compressor de molas (depois posto uma foto dele), desmontamos tudo!

Proximos passos:

Usar muita lixa nas peças de metal para remover a ferrugem e preparar para a oxidação a frio.

Usar muita lixa nas peças pequenas de metal para preparar para a oxidação a quente!

Lixar e preparar a coronha para receber a cera de carnaúba

Esperar chegar o pedido completo feito ao pessoal da Alterama! Encomentei tudo que eu preciso com eles referente à peças de reposição.

 

Abraços!

André Carboni.

Editado por AndréCarboni

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está fazendo um belo trabalho.

Só não te recomendaria fazer na mesma arma peças com oxidação à frio e à quente, pois as peças vão ficar de cor diferente.

 

Experimente fazer um teste com oxidação à quente ai:

Pode oxidar peças ferrosas pequenas para testar como pregos por exemplo:

Basicamente:

1.É fundamental uso de luvas de borracha (cirúrgicas são melhores);

2.Desemgraxe muito bem a peça com gasolina;

3.Lixe a peça com lixa d'água fina 1200 a 1500;

4.Faça um polimento com boina de brim sem pasta de polir (tem que ser polido até virar um espelho)

5.Lave a peça com álcool anidro;

6.Deixe o álcool evaporar;

7.Ponha numa cestinha (pode ser uma lata de chumbo de metal) com um arame fazendo uma alça para pegar e um furo embaxo para vazar a solução;

8.Prepare e ferva a seguinte solução:

 

1 litro de água sem cloro;

1 Kg de hidróxido de sódio (soda cáustica);

300 a 500g de salitre duplo potássico (salitre do Chile);

 

9.Ponha essa solução para ferve em um recipiente de metal ferrozo (lata de nescal ou neston serve);

10.Após abrir fervura ponha as peças submersas numa camada generosa desta solução;

11. Após 15-20 minutos levante para ver como está, em 20 minutos vai estar oxidada;

12.Retire desta solução e ponha numa vasilha ferrosa para ferver em água limpa sem cloro por uns 10 minutos. Repita a operação por umas cinco vezes trocando a água, isso lava o excesso de solução.

13.Deixe esfriar e lave em água frian com abundância;

14.Deixe secar e passe óleo mineral fino (tipo singer). Não passe desengripante;

 

Depois compare o resultado final com a oxidação à frio.

 

OBS:

Para fazer a solução use equipamento de proteção individual:

Avental impermeavel, luvas, óculos e máscara;

Procure fazer a oxidação em local ventilado;

Cuidado com a solução, ao abrir fervura ela estará com temperatura próxima de 140ºC.

  • +1 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Andersonymk eu pretendo fazer a oxidacao à quente apenas em peças pequenas como alguns parafusos e no maximo o guarda-mato. Ja fiz uma vez uma oxidacao em um mount em outra arma utilizando óleo usado de motor de carro . O óleo usado tem alta taxa de Carbono o que deixa a peça completamente preta em poucos minutos. Mas claro que isso não é muito recomendado por ter que usar o maçarico e qualquer erro pode resultar na perda da peça.
De qualquer forma agradeço por mais essa dica/ajuda, voce e outros usuarios do C.A. estao me ajudando muito nessa restauracao tirando inumeras duvidas e dando muitas dicas. Muito obrigado.
Sobre a sua oxidacao à quente, que bela receita heim? Se ainda nao for, deveria estar em um tópico fixo!!!
+1 merecido!
Obrigado
André Carboni

Editado por andrecarboni

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já restaurei uma rossi igual a sua e oxidei dessa maneira e ficou muito boa. Só que a minha já estava comida pelo ferrugem, tinha pontos bem críticos, e com isso a oxidação não ficou perfeitamente perfeita uahuahuah. Veja uma foto dela...

 

Rossi9.jpg

 

http://s736.photobucket.com/albums/xx10/edustone/Rossi%20anos%2070/?action=view&current=DSC07335.jpg#!oZZ1QQcurrentZZhttp%3A%2F%2Fs736.photobucket.com%2Falbums%2Fxx10%2Fedustone%2FRossi%2520anos%252070%2F%3Faction%3Dview%26current%3DRossi9.jpg

 

Só um detalhe, eu tentei fazer a oxidação numa latinha e não deu certo, só deu certo em um recipiente de aço inox

 

Andersonymk, na minha oxidação teve que ficar mais de uma hora fervendo pra chegar na cor desejada, será que fiz algo errado? Usei a mesma receita que vc postou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma rossi dessa antiga tbm.Pedi a um armeiro aqui em Juiz de Fora e ele deu uma geral mas so em peças(mola ,bucha) e tirou as folgas,resumindo,colocou para funcionar.A coronha esta horrivel e rachada.Qual coronha posso adaptar nessa carabina??Onde encontro??Esse forum é muito bacana...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já restaurei uma rossi igual a sua e oxidei dessa maneira e ficou muito boa. Só que a minha já estava comida pelo ferrugem, tinha pontos bem críticos, e com isso a oxidação não ficou perfeitamente perfeita uahuahuah. Veja uma foto dela...

 

Rossi9.jpg

 

http://s736.photobucket.com/albums/xx10/edustone/Rossi%20anos%2070/?action=view&current=DSC07335.jpg#!oZZ1QQcurrentZZhttp%3A%2F%2Fs736.photobucket.com%2Falbums%2Fxx10%2Fedustone%2FRossi%2520anos%252070%2F%3Faction%3Dview%26current%3DRossi9.jpg

 

Só um detalhe, eu tentei fazer a oxidação numa latinha e não deu certo, só deu certo em um recipiente de aço inox

 

Andersonymk, na minha oxidação teve que ficar mais de uma hora fervendo pra chegar na cor desejada, será que fiz algo errado? Usei a mesma receita que vc postou

Provavelmente o desegraxe falhou em algum ponto.

Ou a peça estava contaminada com alguma coisa tipo paste de polir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que massa André!!! Espero que dê tudo certo nesse processo de restauração e que ela volte a ativa o mais breve possível!

 

Parabéns!! :thumbsup::thumbsup::thumbsup:

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, esse final de semana deixei um pouco de lado as partes metálicas e trabalhei na coronha!

Deu um pouco de trabalho mas até agora o resultado está satisfatório!

Lixei toda ela com varias gramaturas de lixa, apliquei 3 camadas de selador de madeira e lixa muito fina entre cada camada! Após isso o resultado está QUASE do jeito que eu quero.

Digo quase pois a "textura" e o brilho são exatamente esse que eu espero porém gosto de coronha escura, e com a lixa a coronha ficou clara. Para isso, vou comprar essa semana um Stain cor Imbuia. Após comprar e aplicar o Stain, acredito que a coronha fique exatamente do jeito que eu quero: Escura mas aparecendo os veios da madeira, e com aspecto acetinado e nao aquele verniz brilhante.

Seguem algumas fotos do processo:

 

20130301132648.jpg

 

20130301132658.jpg

 

20130301132714.jpg

 

20130301132740.jpg

 

20130301132750.jpg

 

Aqui começando com a lixa grossa:

20130301135647.jpg

 

20130302155821.jpg

 

20130302155831.jpg

 

Achei muito bonito os veios dessa coronha, e o stain vai escurecer ela mas sem escondê-los! Acho que vai ficar linda!

20130302155842.jpg

 

20130302155907.jpg

 

20130302155928.jpg

 

Aqui ja tinha sido feita a aplicação da primeira camada de selador para madeira:

20130302171406.jpg

 

20130302171422.jpg

 

20130302171433.jpg

 

20130302171459.jpg

 

20130302172217.jpg

 

20130302172255.jpg

 

20130302172322.jpg

 

20130302172330.jpg

 

Nessas ultimas fotos foram aplicadas 3 camadas do selador com lixa fina entre elas.

Como disse, gostei muito da textura e aspecto acetinado (sem muito brilho), agora só falta o stain para escurecer!

 

Ja fiz a compra do perma blue no Ebay para oxidar o cano, saiu por U$19,00 com frete. Para a oxidação das outras peças, que não o cano, ainda não sei qual tipo de oxidação a quente vou fazer, acho que vou acabar testando a "receita" que nosso amigo andersonymk passou com soda caustica e salitre do chile.

Obrigado a todos que estão acompanhando essa restauração, dando dicas e ajudando!

Estou ansioso para ver ela pronta!!

 

Abraços

André Carboni.

Editado por andrecarboni
  • +1 1

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa essas velhinhas me faz retornar a minha infancia, la no interior quando sai no meio de mato isso a 38 anos atras, sem policia sem nda puro esporte

 

Hehehe é verdade! Normalmente essas carabinas antigas remetem a boas lembraças!

Comecei atirando com uma CBC 245 do meu avô lá no sítio. Isso quando eu tinha uns 5 anos de idade, obviamente nao conseguia armar e nem aguentar com o peso da arma. Meu avô armava, apoiava e eu só puxava o gatilho! Ótimas lembranças! (uma pena que roubaram essa CBC 245 no final do ano passado). Aquela era uma carabina que eu gostaria de guardar pro resto da minha vida. (ainda funcionava perfeitamente).

Abraços

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Galera!

Recebi hoje a encomenda da Alterama contendo as peças de reposição da carabina!

Foram elas:

Mola Nova

Bucha de PU

Alça de mira Rossi modelo "escadinha"

O'ring (anel de vedação do cano).

 

Algumas fotos para deixar registrado:

 

20130313121538.jpg

 

Comparando a mola velha ORIGINAL com aproximadamente 44 anos de uso!!!! (Olha, por TANTO TEMPO até que ela não estava tão mal heim?) o que acham?

20130313123337.jpg

 

 

Informações da mola nova: Comprimento = 23,0 cm ; Espessura = 3,5 mm

20130313123624.jpg

 

 

Considerações:

A bucha de PU ja veio com um parafuso que pode ser visto na primeira foto. Porém esse parafuso é muito mais grosso e não entra no pistão. Não conheço a Rossi Dione nova, mas acredito que essa bucha de PU seja da Dione nova e nao dessa antiga. Mandei um email para a Alterama alertando isso.

Solução? Colocar um outro parafuso!

Já a alça de mira não vai servir perfeitamente pois essa da Rossi Gallery .22 que é do tipo "Escadinha" não era a mesma que eu tinha originalmente nela, que era do tipo "rampa" então também vou ter que adaptar.

Como nao achei para comprar em nenhum lugar essa alça tipo rampa, o jeito foi comprar essa (que é da Rossi da década de 80), e adaptar!

 

Bom é isso!

Acredito que até o final de semana ja terei mais alguma evolução na restauração.

Abraços e obrigado àqueles que acompanham esse tópico!

 

André Carboni.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá ficando um projeto muito filé amigo... meus parabéns. Eu adoro essas Rossis antigas também... inclusive estou procurando uma por até R$50,00 pra restaurar também.

 

Enfim, poderia me dizer que mola é essa? Os 23cm dela são originais (hoje em dia são todas comercializadas com esse comprimento), mas me diga uma coisa, essa espessura de 3,5mm você tem certeza? Pois hoje são todas comercializadas com 2,5mm, as que são "de inox" são de 3mm... já vi gente botando mola de Hatsan que tem 3,2mm pra atingir os 200m/s mas com 23cm e 3,5mm eu nunca vi pra Rossi :ninja:

 

http://www.falconarmas.com.br/shop/mola-para-espingarda-5152a-armas-rossi-p-4111.html

 

http://www.lojacabanasport.com.br/ecommerce_site/produto_9775_6287_Mola-Pistao-Dione-Original

 

http://www.lojacabanasport.com.br/ecommerce_site/produto_17871_6287_Mola-Pistao-Dione-INOX-Original

 

fiquei bastante curioso agora hehe. Com esse comprimento aí, se ela ter mesmo 3,5mm você atinge 200m/s fácil fácil. Já vi Diones conografadas com mola de 3mm, bucha de couro e câmara polida dando 205m/s, rs.

 

Ah, outra coisa... poderiam me dizer qual a vantagem de tirar a bucha de couro e por e PU? (me refiro a por uma bucha de couro nova ou uma de PU...) pra carabina dessa potência não dá elas por elas?

B19-14 4,5mm + GR 45Kg + Centralizador + Bucha P.U. + Gatilho QUICKshot + Titan 3-9x42

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá ficando um projeto muito filé amigo... meus parabéns. Eu adoro essas Rossis antigas também... inclusive estou procurando uma por até R$50,00 pra restaurar também.

 

Enfim, poderia me dizer que mola é essa? Os 23cm dela são originais (hoje em dia são todas comercializadas com esse comprimento), mas me diga uma coisa, essa espessura de 3,5mm você tem certeza? Pois hoje são todas comercializadas com 2,5mm, as que são "de inox" são de 3mm... já vi gente botando mola de Hatsan que tem 3,2mm pra atingir os 200m/s mas com 23cm e 3,5mm eu nunca vi pra Rossi :ninja:

 

http://www.falconarmas.com.br/shop/mola-para-espingarda-5152a-armas-rossi-p-4111.html

 

http://www.lojacabanasport.com.br/ecommerce_site/produto_9775_6287_Mola-Pistao-Dione-Original

 

http://www.lojacabanasport.com.br/ecommerce_site/produto_17871_6287_Mola-Pistao-Dione-INOX-Original

 

fiquei bastante curioso agora hehe. Com esse comprimento aí, se ela ter mesmo 3,5mm você atinge 200m/s fácil fácil. Já vi Diones conografadas com mola de 3mm, bucha de couro e câmara polida dando 205m/s, rs.

 

Ah, outra coisa... poderiam me dizer qual a vantagem de tirar a bucha de couro e por e PU? (me refiro a por uma bucha de couro nova ou uma de PU...) pra carabina dessa potência não dá elas por elas?

 

Amigo, obrigado pelos elogios!

 

Em relação à mola:

Sim, tenho certeza quanto à espessura da mesma. Tanto a mola original (nunca trocada por pelo menos 44 anos), quanto a mola nova têm 3,47 ~ 3,48mm medidos no paquímetro digital. Ou seja, não sei qual Rossi Dione é essa sua que vem com 2,5mm. Pois a mola standard que obviamente não era de aço inox, também tem exatamente os mesmo 3,5mm hehehe.

E sobre a loja, a mola e todas as outras peças de reposição mostradas na foto do ultimo post foram adquiridas na Alterama (Loja em São Paulo). Alguns dizem que a loja é careira, etc...eu achei justo o preço. Até porque eles têm praticamente tudo de todas as carabinas. Muitas coisas não estão no site, mas basta mandar um email com a peça desejada e quase sempre eles têm em estoque.

 

Sobre a bucha de PU, o próprio Franco (dono da Alterama), me informou via e-mail que a bucha de PU é mais resistente que à de couro. Por isso acabei comprando essa de PU. Porém, como vc pode ler no tópico...a bucha de COURO original aguentou por 44 anos! hehehe como ainda não montei a carabina eu não sei te dizer a diferença na prática. Acredito que ela veda melhor que a de couro porque com o tempo o couro vai cedendo.

 

Após 44 anos de uso, e completamente original essa Rossi Dione da década de 70 marcou 116m/s no cronógrafo e fiquei surpreendido. Agora estou ansioso para cronografá-la depois de pronta!!!

Se com a mola velha e cansada depois de mais de 40 anos ela bateu 116m/s eu estou apostando que vai chegar nos 200m/s depois de montá-la com mola nova, bucha de PU e lubrificação adequada!

Qualquer dúvida estou a disposição!

Abraços

 

André Carboni.

Editado por andrecarboni

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas informações amigo. Você pelo visto vai chegar perto dos 200m/s com ela se ajustar bema bucha, polir a câmara e tal.

 

Quanto a mola, é bem estranho isso... Hatsans usar 3,2mm e Rossi 3,5mm. Pode notar que nos sites que te mandei aí, das Rossis novas é 2,5mm e 3mm. Fiquei muito curioso com isso agora... preciso esclarecer, rs.

 

Acho que vou mandar um email pra esse Franco e ver o que ele me diz a respeito disso.

B19-14 4,5mm + GR 45Kg + Centralizador + Bucha P.U. + Gatilho QUICKshot + Titan 3-9x42

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas informações amigo. Você pelo visto vai chegar perto dos 200m/s com ela se ajustar bema bucha, polir a câmara e tal.

 

Quanto a mola, é bem estranho isso... Hatsans usar 3,2mm e Rossi 3,5mm. Pode notar que nos sites que te mandei aí, das Rossis novas é 2,5mm e 3mm. Fiquei muito curioso com isso agora... preciso esclarecer, rs.

 

Acho que vou mandar um email pra esse Franco e ver o que ele me diz a respeito disso.

 

Pois é, pelos links eu acho que essas de 2,5mm são da Rossi Dione nova e não da antiga.

Como eu costumo dizer....antigamente que as coisas eram BOAS e feitas para DURAR, hoje em dia tudo é descartavel e feito para durar POUCO.

 

Abraço

André Carboni.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, pelos links eu acho que essas de 2,5mm são da Rossi Dione nova e não da antiga.

Como eu costumo dizer....antigamente que as coisas eram BOAS e feitas para DURAR, hoje em dia tudo é descartavel e feito para durar POUCO.

 

Abraço

André Carboni.

 

Sim, exatamente... mas hoje elas atingem 180m/s com essas molas de 2,5mm, se botar de 3,5mm então deve ficar um canhãozinho, rs.

B19-14 4,5mm + GR 45Kg + Centralizador + Bucha P.U. + Gatilho QUICKshot + Titan 3-9x42

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Update:

Hoje passei a primeira demão do Stain Sayerlack cor Nogueira!

Acho que agora sim vai ficar do jeito que eu quero!

Também comprei a graxa de silicone (para lubrificar a bucha de PU), na Sport Cabana e comprei outra graxa para lubrificar o interior (mola, pistão).

O meu compressor de molas caseiro serviu muito bem para desmontar a carabina. Mas hoje tentei montar e ele não prestou! hehehe ou seja, vou ter que fazer algumas alterações no meu compressor de molas para poder fazer a remontagem da mesma.

O meu perma blu comprado pelo Ebay ainda não chegou e pelo visto vai demorar MUITO.

Então como ja estou com praticamente tudo pronto, eu vou monta a carabina do jeito que esta para poder testar e brincar!

Terminando a aplicação do Stain na coronha, a unica coisa que vai faltar além da montagem, é claro, é a oxidação do cilindro e do cano. Todo o resto foi oxidado utilizando o método de oxidação a quente com óleo (e algun itens secretos kkkkkk).

Enfim, vou terminar tudo e montá-la. Ai quando chegar o perma-blu eu desmonto e faço a oxidação dessas partes. Lembrando que elas (o cano e o cilindro), ja estão pronta para receber a oxidação, estão um espelho hehe. Vou ter que caprichar para elas não enferrujarem enquanto o perma blu nao chega.

É isso!

Em breve fotos da coronha pronta!

Abraços

André Carboni.

Editado por andrecarboni

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Novidades!!

Arma quase pronta!

Coronha está concluída (em breve fotos).

Hoje montei a danada!

Todos os componentes novos (bucha de PU, O'ring, mola de aço inox), lubrifiquei a mola com Molykote BR2 e a bucha com Graxa de Silicone. Deu um trabalhinho para remontar, mas na hora de atirar.....para minha decepção ela nao engatilhava.

Conclusão, desmontei tudo, montei, nada, desmontei, montei, nada....

Então tive a ideia de apenas trocar a mola nova pela velha e BINGO....saiu atirando que era uma beleza.

Como não vou deixar a mola velha, amanha vou dar um jeito de bota a nova para funcionar! Acho que vou ter que cortar um elo dela para dar certo (obrigado ao amigo andersonymk pela ajuda).

Fora isso, fiz a oxidação do cilindro e do cano com o Perma Blu e estou satisfeito! Não ficou perfeito mas para um método caseiro achei bem satisfatório.

Se possivel, espero concluir ela amanha mesmo (com a mola nova), e então postarei fotos do "antes e depois" para deixar registrado essa restauração aqui no forum!

Obrigado a todos.

Abraços

André Carboni.

  • +1 1

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ééé!! Ficou pronta!

Estou satisfeito com o resultado!

Está muito melhor do que estava antes, lembrando que é uma carabina com pelo menos 44 anos e que ainda funcionava e estava toda original (nunca tinha sido aberta).

Hoje, ela está com oxidação nova, feita a frio com perma-blu após retirar toda a ferrugem. No interior conta com bucha de PU, mola de aço inox, polimento da camara e lubrificação com graxa de silicone na bucha, e graxa de bisulfeto de molibdenio na mola (Molykote BR 2). Também foi coloca um o'ring (anel de vedação do cano), novo!

A coronha foi lixada e recebeu um Stain para ficar protegida e com a aparencia acetinada (sem muito brilho, e sensação muito boa ao toque).

Bom é isso, o trabalho está finalizado e estou me divertindo muito com ela. É uma carabina com muita história e por isso decidi restaurá-la.

No momento estou usando ela para tiros informais no quintal de casa em alvos de papel, latas, etc.

Sobre o preço, perdi as contas de quanto foi investido nessa restauração mas o fator principal era manter a historia "viva", por isso dediquei muito tempo e trabalho nela.

 

Segue algumas fotos do projeto finalizado, espero que gostem:

 

20130406155701.jpg

 

20130406155723.jpg

 

20130406155803.jpg

 

20130406155818.jpg

 

Esta foto mostra bem a beleza dos veios da coronha. Tambem é possivel perceber que mesmo restaurada eu mantive aspectos originais da carabina, como por exemplo a soleira quebrada na ponta.

20130406155825.jpg

 

20130406155844.jpg

 

20130406155927.jpg

 

20130406155954.jpg

 

20130406160041.jpg

 

Aqui fiz um teste rápido: Tiros a 11m de distância utilizando Gamo Match.

 

20130406160945.jpg

 

Agrupamento de 5 disparos. Descontando o OutLier foi um agrupamento razoável tendo em vista que foi o primeiro feito. (isso após pelo menos 50 disparos feitos em latas e etc para amenizar o efeito diesel)

20130406161702.jpg

 

20130406162216.jpg

 

20130407133849.jpg

Desconsiderando aquele outlier e considerando, então, os 4 melhores tiros dos 5 disparos, obtive um agrupamento de 1,75cm a uma distância de 11m da boca do cano até o alvo. Estou satisfeito! Como disse, esse foi o meu primeiro agrupamento "teste" após a restauração.

 

Antes de restaurar a carabina estava com aproximadamente 116 ~ 120 m/s de velocidade. Ainda nao fiz o teste pós-restauro mas estou ansioso. Acredito que deva estar na casa dos 160 m/s.

Obrigado à todos em especial ao amigo andersonymk que me deu muitas dicas nesse projeto.

Abraços

André Carboni.

Editado por andrecarboni
  • +1 1

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns ficou linda, serviço muito bem feito. Meu pai tem uma dessas que está na capa da gaita e olhando seu tópico, me da vontade de pegar a coitada e dar um trato. :clap:

Obrigado Mauriccius! Realmente vale a pena dar um trato nessas belezinhas! Mas se o fizer, não esqueça de criar um tópico para nós do C.A. acompanharmos!

Abraço

 

 

 

 

Show de bola nas fotos (não sei se é reflexo) mas parece que a oxidação esta fraca?

Obrigado Cesar Garcia! Se voce estiver falando das duas primeiras fotos, é reflexo dando a impressão de que a oxidação ficou fraca.

Particularmente eu fiquei muito satisfeito com o perma-blu. Comprei ele pelo Ebay e chegou depois de 23 dias, para um processo caseiro eu gostei do resultado. Realmente nao ficou PERFEITO como uma carabina recém comprada na loja, mas esse não era meu objetivo e ja sabia que não ficaria "perfeito", mas como disse, para mim foi o suficiente e achei muito bom o resultado.

Abraços

André Carboni.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom parceiro! aonde comprou o silicone?

Brocock Sniper XR Magnum 5.5mm - Discoverypt 5-30x56

Weihrauch Hw 97k 4,5mm - Vector Optics Sentinel X 10-40x50 - Dampa DM70

Weihrauch HW 50s 4.5mm

CBC F18 b19-14 Mont. classic. (GR 45kg, Bucha PU, Gatilho Balim)
Gamo Arrow 5.5mm
Air Arms Tx 200 MK III 4,5mm - Leapers 4x16~40 - DAMPA - Vendida

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom parceiro! aonde comprou o silicone?

 

Valeu krauss! A graxa de silicone comprei na Cabana Sport ( http://www.lojacabanasport.com.br/ecommerce_site/index.php?pg=lista_produtos&cdg=6287&sid=h498j3svliqosaa5ujr887v822-1365436471 ).

Tem que passar na bucha de PU, mas não muito! E na mola faz a mesma coisa com o Molykote BR 2 e sem exageros tbm! hehehe

Abraço

André Carboni.

 

 

puts...tenho uma dessa tb....o cano foi entupido por formigas, e no processo de tentar desentupir le se foi o raiamento...

Putz que pena amigo! Felizmente meu raiamento ainda está muito bom!

Problema é que isso acho que nao tem como recuperar! Só trocando o cano mesmo.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não são muito precisas, tampouco potentes...Mas são uma delícia de atirar, o ar nostálgico que remete a infância vale todo o tempo e R$ investidos.

 

Tive uma dessas qdo era criança, mas como eu atirava um tudo dentro de casa, meu pai me obrigou a vender ou daria um fim nela. Acabei vendendo pra um primo meu, que tem ela até hoje, já tentei comprar de novo mas ele não me vende de jeito nenhum....Ficou tanto tempo jogada que pedi emprestada e restaurei todinha, como vc fez, sem cobrar nada dele, só pra deixá-la em bom estado, pois um dia convenço ele a me vender de novo...hehe.

 

Parabéns!

''A ciência se aprende, mas a criatividade é nata''. by Diogo M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ficou linda essa coronha, uma pena que não teve um agrupamento melhor... achei que fosse fazer quase que um só furo, rss. Muito bom trabalho. :thumbup:

B19-14 4,5mm + GR 45Kg + Centralizador + Bucha P.U. + Gatilho QUICKshot + Titan 3-9x42

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante