Neubert Postado Janeiro 16, 2013 Share Postado Janeiro 16, 2013 Carabina FAM - Restauração de relíquia da historia nacional Prezados, Aqui postarei os passos dados para restaurar uma carabina que fez parte de nossa historia em referência a aventureiros que desejavam criar em tempos de restrito mercado e limitações de importações. Referencia: A marca de comércio CARAMURU foi usada pela F.A.M. (Fábrica de Armas Modernas), empresa que era distinta da original fabricante dos fogos Caramuru, de quem adquiriram o direito de usar a marca e alguns projetos de armas que já estavam prontos. Era de propriedade do empresário e designer Miguel Raspa. Atuou nas décadas de 60 e 70, na cidade de Jacareí, no interior do estado de São Paulo, produzindo neste período alguns bons revólveres com a armação feita em aço, carabinas em calibre .22 e carabinas de ar comprimido. Foto da carabina no estado que comprei , vou restaurar , após postarei fotos. FOTO 01 - Panorâmica da mesma conforme recebida. FOTO 02 - Detalhe das peças após desmontagem. FOTO 03 - Detalhe do cano perfeito e sem empeno algum. FOTO 04 - Câmara de compressão impecável e com a descrição do fabricante. Considerações finais: (1) - A carabina apesar da idade (acima de 40 anos) esta perfeita em sua mecanica e acabamento (2) - Ao desmontala observei que a mesma era inicialmente cromada e foi aplicada uma camada de tinta preta por algum antigo proprietario. (3) - Ja solicitei e foi realizado um passo no torno para remoção de 0.4 decimos de milimetro com objetivo de eliminar a rugosidade do cano e ficar linda após a realização da cromagem desta peça em específico (4) - Deverei levá-la para cromagem na sexta-feira, dia 18-01-2013, assim que lixar todas as peças e deixá-la polida igual a um espelho. Att, Neubert Segue alguns detalhes técnicos da carabina a ser restaurada e citada neste tópico aberto por mim. - O objetivo de inserir estas novas informações é exclusivamente para divulgar as características técnicas da carabina em questão detalhando alguns pontos curiosos de sua construção tal como compará-la a uma outra carabina próxima a sua época que por sinal traz alguns pontos bem parecidos. - A quem desejar enriquecer "mais" este tópico com mais informações sobre esta carabina em questão por favor sinta-se livre para divulgar comentários importantes cujo conteúdo da historia eu não participei e somente acredito no que tenho estudado pelos sites e fóruns da WEB. FOTO: 01 - Panorâmica das peças sobre o tampo de vidro. FOTO: 02 - Detalhe da câmara de compressão lado conexão com o cano da arma. Observações: (1) - Após a limpeza e remoção da tinta preta (em parte) observei cromagem anterior "ruim" em diversos pontos, indica sim que esta peça possuía este acabamento original. (2) - Gravação existente com a informação (única) do fabricante desta carabina peculiar. FOTO: 03 - Detalhe da conferência do dimensional da câmara de compressão Observações: (1) - O diâmetro da câmara é: 29mm (2) - O comprimento da câmara da sua culatra até o orifício de saída dos gases da exaustão é: 238mm FOTO: 04 - Detalhe do suporte de travamento do cilindro da câmara de compressão na coronha de madeira. Observações: (1) - As duas "orelhas" a serem parafusadas não são alinhadas, característica forte da fabricação artesanal (2) - A coronha desde então possui os dois furos de fixação de "vante" desalinhados por conseqüência. FOTO: 05 - Detalhe da tampa da culatra e limite posterior da câmara de compressão. Observações: (1) - A "rolha" é originalmente cromada e estava coberta de tinta preta. FOTO: 06 - Extremidade do cano 4.5 a onde inseri o projétil. FOTO: 07 - Extremidade do cano 4.5 a onde inseri o projétil. Observações: (1) - O anel oring esta danificado em um lado, vou virar e utilizar o outro lado quando terminar o restauro da carabina em questão. FOTO: 08 - Detalhe do chanfro tipo "Rabo de andorinha" para fixação do sistema de pontaria traseiro (Alça de mira). FOTO: 09 - Massa de mira posicionada para registro fotográfico para "idéia" de sua instalação original. FOTO: 10 - Detalhe da inteligente massa de mira similar a utilizada pela ROSSI no inicio de fabricação de suas carabinas de pressão. (Tipo Rampa). FOTO: 11 - Detalhe da massa de mira e ponta final do cano. Observações: (1) - A extremidade do cano possui um ressalto de 0.4 décimos de milimetro para acomodação da proteção da massa de mira tipo "pino" FOTO: 12 - Detalhe da massa de mira e ponta final do cano e tampa da culatra. FOTO: 13 - Dimensional do pistão. Observações: (1) - Comprimento do pistão: 96mm (2) - Diâmetro do pistão: 24mm FOTO: 14 - Panorâmica do comparativo entre a minha ROSSI anos 80 e a dita cuja FAM (fabrica de armas modernas). Observações: (1) - A Carabina ROSSI esta perfeita (e não vendo por nada) e esta acima na foto numero 14 FOTO: 15 - Obtendo o comprimento da coronha da carabina F.A.M. Observações: (1) - O comprimento máximo é 623mm "uma ponta a outra" FOTO: 16 - Detalhe do gatilho posicionado somente para foto da carabina F.A.M. FOTO: 17 - Detalhe do gatilho posicionado somente para foto da carabina ROSSI anos 80. FOTO: 18 - Gatilhos lado a lado (ROSSI anos 80 e F.A.M.). FOTO: 19 - Extremidade final das coronhas para comparativo entre a "F.A.M e a ROSSI anos 80". FOTO: 20 - Extremidade final da coronha ROSSI com sua soleira original em plástico preto e brasão. FOTO: 21 - Extremidade final da coronha F.A.M. com ranhuras confeccionadas "a mão". FOTO: 22 - Dimensionando a HASTE de acionamento do pistão ao armar a carabina Observações: (1) - Comprimento: 87mm (entre ao acionador do pistão e centro do furo de fixação da haste ao cano) FOTO: 23 - Detalhe da alça de mira da carabina ROSSI anos 80. FOTO: 24 - Detalhe da massa de mira da carabina ROSSI anos 80. FOTO: 25 - Foto final das duas carabinas ROSSI anos 80 acima e montada e abaixo a carabina F.A.M. desmontada. Considerações finais: (1) - A restauração será lenta, eu tenho tempos livres em determinados momentos durante o mês a qual é difícil conciliar com a restauração em questão e atividades referentes a minha rotina diária familiar. (2) - A mola e pinos de trava do gatilho eu não poderei utilizá-los por desgaste e terei de confeccionar novos, tal como o parafuso de fixação do cano a câmara de compressão. (3) -A bucha de couro terá de ser substituída (4) - A cromagem é um processo caro. Pelo que obtive aqui em Vitória-ES o custo para realização desta operação será de 450,00 reais. Att, Neubert Prezados, Com o compromisso de informar a continuidade dos trabalhos de restauração e também como toda restauração (para mim que gosto de realizar), o tempo é inimigo da perfeição, segue abaixo fotos e descrição da penúltima etapa para conclusão desta reforma propriamente dita de minha CARABINA NACIONAL modelo/fabricante: F.A.M. FOTO - 01 - Panorâmica da carabina recebendo o tratamento de superfície (Removedor de tinta) Observações desta etapa: (1) - Apliquei o removedor de tinta para facilitar a remoção da tinta preta aplicada sobre a cromagem antiga (2) - Apos aplicação utilizei a escova de aço rotativa de minha micro retifica para eliminar os traços de tinta preta e deixar o aço brilhando. FOTO - 02 - Panorâmica da carabina recebendo o tratamento de superfície (Removedor de tinta) Observações desta etapa: (1) - Utilizei um pincel, óculos de proteção,luvas de borracha e em local arejado para aplicação segura do removedor de tintas. FOTO - 03 - Operação de "brunimento" do interior da câmara de compressão Observações desta etapa: (1) - Utilizei um "rolinho" de tinta e uma haste metálica presa a uma furadeira de rotação variável para realizar esta operação (2) - Iniciei na lixa de gramatura 150, em seguida 200 e finalmente a 400. Com esta ultima preservei a formação de linhas na superfície interna da câmara e favorecendo a lubrificação bucha/parede e conseqüentemente a estanqueidade do processo de compressão FOTO - 04 - Operação de "brunimento" do interior da câmara de compressão FOTO - 05 - Detalhe do ponto de fixação da coronha TRAZEIRO. Observações desta etapa: (1) - Apenas observei que a solda deste ponto de fixação é feita por solda amarela (oxi-acetileno) e sendo assim jamais poderia ter sua superfície OXIDADA quimicamente visto que este tipo de solda não aceita este processo (2) - Forte característica que esta carabina era de fato CROMADA desde "zero" FOTO - 06 - Detalhe do ponto de fixação da coronha Dianteiro. Observações desta etapa: (1) - Conforme descrito acima a solda aplicada neste ponto é amarela e realizada por solda oxi-acetileno FOTO - 07 - Apenas o detalhe da descrição do fabricante/modelo FOTO - 08 - Panorâmica das peças limpas e isentas de tinta preta FOTO - 09 - Detalhe da coronha após aplicar a lixa de gramatura 240 Observações desta etapa: (1) - Os arronhões praticamente desapareceram e quando for revestir com verniz ai realizarei o "lixamento" final com lixa de menor gramatura. FOTO - 10 - Detalhe da coronha após aplicar a lixa de gramatura 240 FOTO - 11 - Detalhe da coronha após aplicar a lixa de gramatura 240 FOTO - 12 - Panorâmica das peças cromadas recém recebidas para montagem final. Observações desta etapa: (1) - Somente cromei 7 peças: - Guarda mato - Tampa da camara de compressão (culatra) - Cano - Camara de compressão - Haste de acionamento do embolo - Gatilho - Alça de mira (parcialmente pois a régua de regulagem não cromado por dificultar a visada) FOTO - 13 - Detalhe do corpo da câmara de compressão com a indicação do fabricante/modelo FOTO - 14 - Detalhe da tampa da culatra e extremidade a ré do cano (municiamento) FOTO - 15 - Detalhe do gatilho e guarda mato cromados FOTO - 16 - Detalhe da porção inferior da câmara de compressão com superfície cromada FOTO - 17 - Apenas uma foto para ilustrar os componentes desta carabina expostos FOTO - 18 - Apenas uma foto para ilustrar os componentes desta carabina expostos Considerações finais: (1) - Realmente as atividades de trabalho e familia tem reduzido meu tempo para concluir esta restauração (2) - Acredito que em meados de agosto tenho concluido a aplicação de verniz da coronha e montado a carabina e realizado teste de precisão e velocidade do projetil. Abraços Neubert 4 Citar FILIAÇÃO MVB Nº 3077 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Doberman Postado Janeiro 16, 2013 Share Postado Janeiro 16, 2013 Parabéns Neubert, por restaurar essa relíquia! Tão linda cromada, não deveria ter sido pintada nunca!!! Abração!!! Citar Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO. "Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!! Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
henzell Postado Janeiro 17, 2013 Share Postado Janeiro 17, 2013 Ví pessoalmente e realmente ela é show! Essa merece cada minuto que está dedicando. Olha a responsabilidade heim rsrsr, está com parte de nossa história em mãos! Tenho certeza que vai ficar ótima! Agora se fosse você tentava descobrir como era feito o acabamento da coronha na época e fazia igual! Pra fazer uma RESTAURAÇÃO mesmo, como está fazendo com o restante. Abraço ! PS! Não foi .4 não! Foi .25 no máximo, no primeiro passe tinha sido .1, como ficou um pouco ainda da corrosão, foi dado outro de .1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Neubert Postado Janeiro 17, 2013 Autor Share Postado Janeiro 17, 2013 Ví pessoalmente e realmente ela é show! Essa merece cada minuto que está dedicando. Olha a responsabilidade heim rsrsr, está com parte de nossa história em mãos! Tenho certeza que vai ficar ótima! Agora se fosse você tentava descobrir como era feito o acabamento da coronha na época e fazia igual! Pra fazer uma RESTAURAÇÃO mesmo, como está fazendo com o restante. Abraço ! PS! Não foi .4 não! Foi .25 no máximo, no primeiro passe tinha sido .1, como ficou um pouco ainda da corrosão, foi dado outro de .1 Bem, eu afastei do torneiro parA nao ver ..... Desde entao foi tu que ficou de guarda... Mas entao foi .4 o degrau que existe entre o local da massa de mira e o cano esta diferença.. Confirme aí que agora fiquei na duvida... Mas o bom seria .22 LR ....RSSSSRSSS Citar FILIAÇÃO MVB Nº 3077 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
henzell Postado Janeiro 18, 2013 Share Postado Janeiro 18, 2013 pelo o que vi, ele deu um passe bem fino, tanto que ainda tinha ficado um pouco de oxidação, depois ele deu outro bem fino tbm. Depois ele deu o passe da massa. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Neubert Postado Janeiro 18, 2013 Autor Share Postado Janeiro 18, 2013 Segue alguns detalhes técnicos da carabina a ser restaurada e citada neste tópico aberto por mim. - O objetivo de inserir estas novas informações é exclusivamente para divulgar as características técnicas da carabina em questão detalhando alguns pontos curiosos de sua construção tal como compará-la a uma outra carabina próxima a sua época que por sinal traz alguns pontos bem parecidos. - A quem desejar enriquecer "mais" este tópico com mais informações sobre esta carabina em questão por favor sinta-se livre para divulgar comentários importantes cujo conteúdo da historia eu não participei e somente acredito no que tenho estudado pelos sites e fóruns da WEB. FOTO: 01 - Panorâmica das peças sobre o tampo de vidro. FOTO: 02 - Detalhe da câmara de compressão lado conexão com o cano da arma. Observações: (1) - Após a limpeza e remoção da tinta preta (em parte) observei cromagem anterior "ruim" em diversos pontos, indica sim que esta peça possuía este acabamento original. (2) - Gravação existente com a informação (única) do fabricante desta carabina peculiar. FOTO: 03 - Detalhe da conferência do dimensional da câmara de compressão Observações: (1) - O diâmetro da câmara é: 29mm (2) - O comprimento da câmara da sua culatra até o orifício de saída dos gases da exaustão é: 238mm FOTO: 04 - Detalhe do suporte de travamento do cilindro da câmara de compressão na coronha de madeira. Observações: (1) - As duas "orelhas" a serem parafusadas não são alinhadas, característica forte da fabricação artesanal (2) - A coronha desde então possui os dois furos de fixação de "vante" desalinhados por conseqüência. FOTO: 05 - Detalhe da tampa da culatra e limite posterior da câmara de compressão. Observações: (1) - A "rolha" é originalmente cromada e estava coberta de tinta preta. FOTO: 06 - Extremidade do cano 4.5 a onde inseri o projétil. FOTO: 07 - Extremidade do cano 4.5 a onde inseri o projétil. Observações: (1) - O anel oring esta danificado em um lado, vou virar e utilizar o outro lado quando terminar o restauro da carabina em questão. FOTO: 08 - Detalhe do chanfro tipo "Rabo de andorinha" para fixação do sistema de pontaria traseiro (Alça de mira). FOTO: 09 - Massa de mira posicionada para registro fotográfico para "idéia" de sua instalação original. FOTO: 10 - Detalhe da inteligente massa de mira similar a utilizada pela ROSSI no inicio de fabricação de suas carabinas de pressão. (Tipo Rampa). FOTO: 11 - Detalhe da massa de mira e ponta final do cano. Observações: (1) - A extremidade do cano possui um ressalto de 0.4 décimos de milimetro para acomodação da proteção da massa de mira tipo "pino" FOTO: 12 - Detalhe da massa de mira e ponta final do cano e tampa da culatra. FOTO: 13 - Dimensional do pistão. Observações: (1) - Comprimento do pistão: 96mm (2) - Diâmetro do pistão: 24mm FOTO: 14 - Panorâmica do comparativo entre a minha ROSSI anos 80 e a dita cuja FAM (fabrica de armas modernas). Observações: (1) - A Carabina ROSSI esta perfeita (e não vendo por nada) e esta acima na foto numero 14 FOTO: 15 - Obtendo o comprimento da coronha da carabina F.A.M. Observações: (1) - O comprimento máximo é 623mm "uma ponta a outra" FOTO: 16 - Detalhe do gatilho posicionado somente para foto da carabina F.A.M. FOTO: 17 - Detalhe do gatilho posicionado somente para foto da carabina ROSSI anos 80. FOTO: 18 - Gatilhos lado a lado (ROSSI anos 80 e F.A.M.). FOTO: 19 - Extremidade final das coronhas para comparativo entre a "F.A.M e a ROSSI anos 80". FOTO: 20 - Extremidade final da coronha ROSSI com sua soleira original em plástico preto e brasão. FOTO: 21 - Extremidade final da coronha F.A.M. com ranhuras confeccionadas "a mão". FOTO: 22 - Dimensionando a HASTE de acionamento do pistão ao armar a carabina Observações: (1) - Comprimento: 87mm (entre ao acionador do pistão e centro do furo de fixação da haste ao cano) FOTO: 23 - Detalhe da alça de mira da carabina ROSSI anos 80. FOTO: 24 - Detalhe da massa de mira da carabina ROSSI anos 80. FOTO: 25 - Foto final das duas carabinas ROSSI anos 80 acima e montada e abaixo a carabina F.A.M. desmontada. Considerações finais: (1) - A restauração será lenta, eu tenho tempos livres em determinados momentos durante o mês a qual é difícil conciliar com a restauração em questão e atividades referentes a minha rotina diária familiar. (2) - A mola e pinos de trava do gatilho eu não poderei utilizá-los por desgaste e terei de confeccionar novos, tal como o parafuso de fixação do cano a câmara de compressão. (3) -A bucha de couro terá de ser substituída (4) - A cromagem é um processo caro. Pelo que obtive aqui em Vitória-ES o custo para realização desta operação será de 450,00 reais. Att, Neubert Citar FILIAÇÃO MVB Nº 3077 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Neubert Postado Janeiro 22, 2013 Autor Share Postado Janeiro 22, 2013 Realmente muito caro essa cromagem. Há um tempo atrás mandei cromar o escape da minha moto (ML 1988) e paguei R$120, ficou impecável!! Pois é senhor stone, Eu cromei a alavanca de cambio de uma S-10 que tinha e ficou próximo a este preço, mas aqui em vitoria é fod... O profissional proprietario da cromagem viu que era uma carabina e peça antiga e explorou no orçamento, vou aguardar o mês de fevereiro ou marco sem pressa aí as contas como IPTU, IPVA, SEGURO VEICULAR ESCOLA ETC.. Irão chegar na loja dele e os preços tendem a melhorar. Mas aqui em se tratando de cromagem "boa"somente temos uma referencia. ATT Neubert Citar FILIAÇÃO MVB Nº 3077 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ylram Postado Janeiro 22, 2013 Share Postado Janeiro 22, 2013 Eu me surpreendo pela riqueza de detalhes e informações! Ainda mais por ser antiguidade, muito bom! Imagino o aperto que deu enquanto fazia o serviço de torno, igual mulher tendo filho no hospital, rs. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
henzell Postado Janeiro 22, 2013 Share Postado Janeiro 22, 2013 Pois é senhor stone, Eu cromei a alavanca de cambio de uma S-10 que tinha e ficou próximo a este preço, mas aqui em vitoria é fod... O profissional proprietario da cromagem viu que era uma carabina e peça antiga e explorou no orçamento, vou aguardar o mês de fevereiro ou marco sem pressa aí as contas como IPTU, IPVA, SEGURO VEICULAR ESCOLA ETC.. Irão chegar na loja dele e os preços tendem a melhorar. Mas aqui em se tratando de cromagem "boa"somente temos uma referencia. ATT Neu Neubert, só agora me lembrei que meu tio tem um amigo dono de uma cromagem em VV, ele desembarca no sábado, vou ver com ele e te falo. Abraço! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Neubert Postado Janeiro 22, 2013 Autor Share Postado Janeiro 22, 2013 Eu me surpreendo pela riqueza de detalhes e informações! Ainda mais por ser antiguidade, muito bom! Imagino o aperto que deu enquanto fazia o serviço de torno, igual mulher tendo filho no hospital, rs.Yliram,É um barato tunar carabinas, mas restaurar e uma experiência única e bem legal. Neubert, só agora me lembrei que meu tio tem um amigo dono de uma cromagem em VV, ele desembarca no sábado, vou ver com ele e te falo.Abraço!Ok,Viajo hoje e retorno no dia 07-02-2013Falta lixar a câmara e o encaixe do cano talvez uns 9 dias na paciência e na lixa 2000 eu termine esta etapa para cromar. Citar FILIAÇÃO MVB Nº 3077 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Neubert Postado Junho 7, 2013 Autor Share Postado Junho 7, 2013 Prezados, Com o compromisso de informar a continuidade dos trabalhos de restauração e também como toda restauração (para mim que gosto de realizar), o tempo é inimigo da perfeição, segue abaixo fotos e descrição da penúltima etapa para conclusão desta reforma propriamente dita de minha CARABINA NACIONAL modelo/fabricante: F.A.M. FOTO - 01 - Panorâmica da carabina recebendo o tratamento de superfície (Removedor de tinta) Observações desta etapa: (1) - Apliquei o removedor de tinta para facilitar a remoção da tinta preta aplicada sobre a cromagem antiga (2) - Apos aplicação utilizei a escova de aço rotativa de minha micro retifica para eliminar os traços de tinta preta e deixar o aço brilhando. FOTO - 02 - Panorâmica da carabina recebendo o tratamento de superfície (Removedor de tinta) Observações desta etapa: (1) - Utilizei um pincel, óculos de proteção,luvas de borracha e em local arejado para aplicação segura do removedor de tintas. FOTO - 03 - Operação de "brunimento" do interior da câmara de compressão Observações desta etapa: (1) - Utilizei um "rolinho" de tinta e uma haste metálica presa a uma furadeira de rotação variável para realizar esta operação (2) - Iniciei na lixa de gramatura 150, em seguida 200 e finalmente a 400. Com esta ultima preservei a formação de linhas na superfície interna da câmara e favorecendo a lubrificação bucha/parede e conseqüentemente a estanqueidade do processo de compressão FOTO - 04 - Operação de "brunimento" do interior da câmara de compressão FOTO - 05 - Detalhe do ponto de fixação da coronha TRAZEIRO. Observações desta etapa: (1) - Apenas observei que a solda deste ponto de fixação é feita por solda amarela (oxi-acetileno) e sendo assim jamais poderia ter sua superfície OXIDADA quimicamente visto que este tipo de solda não aceita este processo (2) - Forte característica que esta carabina era de fato CROMADA desde "zero" FOTO - 06 - Detalhe do ponto de fixação da coronha Dianteiro. Observações desta etapa: (1) - Conforme descrito acima a solda aplicada neste ponto é amarela e realizada por solda oxi-acetileno FOTO - 07 - Apenas o detalhe da descrição do fabricante/modelo FOTO - 08 - Panorâmica das peças limpas e isentas de tinta preta FOTO - 09 - Detalhe da coronha após aplicar a lixa de gramatura 240 Observações desta etapa: (1) - Os arronhões praticamente desapareceram e quando for revestir com verniz ai realizarei o "lixamento" final com lixa de menor gramatura. FOTO - 10 - Detalhe da coronha após aplicar a lixa de gramatura 240 FOTO - 11 - Detalhe da coronha após aplicar a lixa de gramatura 240 FOTO - 12 - Panorâmica das peças cromadas recém recebidas para montagem final. Observações desta etapa: (1) - Somente cromei 7 peças: - Guarda mato - Tampa da camara de compressão (culatra) - Cano - Camara de compressão - Haste de acionamento do embolo - Gatilho - Alça de mira (parcialmente pois a régua de regulagem não cromado por dificultar a visada) FOTO - 13 - Detalhe do corpo da câmara de compressão com a indicação do fabricante/modelo FOTO - 14 - Detalhe da tampa da culatra e extremidade a ré do cano (municiamento) FOTO - 15 - Detalhe do gatilho e guarda mato cromados FOTO - 16 - Detalhe da porção inferior da câmara de compressão com superfície cromada FOTO - 17 - Apenas uma foto para ilustrar os componentes desta carabina expostos FOTO - 18 - Apenas uma foto para ilustrar os componentes desta carabina expostos Considerações finais: (1) - Realmente as atividades de trabalho e familia tem reduzido meu tempo para concluir esta restauração (2) - Acredito que em meados de agosto tenho concluido a aplicação de verniz da coronha e montado a carabina e realizado teste de precisão e velocidade do projetil. Abraços Neubert 1 Citar FILIAÇÃO MVB Nº 3077 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
under Postado Junho 7, 2013 Share Postado Junho 7, 2013 Sabe informar como foi o processo pra cromar o cano e câmara, sem que este se aderisse internamente nas peças? se possivel, por mp, gostaria do contato desta empresa, com o valor...obg Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Neubert Postado Junho 7, 2013 Autor Share Postado Junho 7, 2013 Sabe informar como foi o processo pra cromar o cano e câmara, sem que este se aderisse internamente nas peças? se possivel, por mp, gostaria do contato desta empresa, com o valor...obg Under, No interior do cano inseri nas extremidades dois pinos de silicone (protetor auricular) que vedou perfeitamente bem. Agora o interior da camara cromou mesmo e ficou liso a beça, porem nada como um BRUNIMENTO para deixa-lo com ranhuras aceitáveis. Citar FILIAÇÃO MVB Nº 3077 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Macedo Postado Junho 7, 2013 Share Postado Junho 7, 2013 Parabéns pelo excelente trabalho. + 1 pra você. Eduardo Macedo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Neubert Postado Junho 8, 2013 Autor Share Postado Junho 8, 2013 Parabéns pelo excelente trabalho. + 1 pra você. Eduardo Macedo. Eduardo, VALEU !!! Abraços Neubert Citar FILIAÇÃO MVB Nº 3077 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Robson R Postado Junho 8, 2013 Share Postado Junho 8, 2013 Cara, mais uma vez vc esta de parabéns, admiro muito esses trabalhos de restauração, e essa ficou linda dimais, ela ficou parecendo um espelho... +1 abração Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
el magnata Postado Junho 18, 2013 Share Postado Junho 18, 2013 ficou perfeita muito boa vc deixou o retentor de couro ? ou pôs um sintetico e a mola qual vc usou é que eu ja fiz restaurações modificações em carabinas similares e optei pela bucha sintetica da b19 e mola da mesma por ser mais barata de que da gamo estou com um projeto de restaurar uma cbc expresso jr e vou fazr o mesmo que fiz nas rossi e na gamo matic obs a gamo matic toda modifica nao é mais aquela coronha de plastico ,fiz uma de madeira e pus o gatilho da cbc G1 e ficou otima Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
jsanches Postado Junho 18, 2013 Share Postado Junho 18, 2013 Amigo Neubert, Voce fez um excelente trabalho. Meus parabéns. Eu tenho uma Urko III de 20 anos. Presente do meu pai e gostaria de reformar em breve. Em breve vou postar fotos no fórum. Att, Citar Juliano www.quickshot.com.br Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Luiz Ferrarini Postado Junho 18, 2013 Share Postado Junho 18, 2013 Eu ainda não havia visto este tópico e estava perdendo uma boa leitura hehe'' Parabéns pela dedicação e pela restauração. Ela original era cromada? +1 para você. Abraços Luiz Ferrarini Citar CBC B19-14 4,5 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cesar Garcia Postado Junho 18, 2013 Share Postado Junho 18, 2013 parabéns ficou linda! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Aurélio Postado Junho 18, 2013 Share Postado Junho 18, 2013 Opa Parabéns Um belo e trabalho de restauração. Abs Citar _________ Aurélio Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno7575 Postado Outubro 29, 2020 Share Postado Outubro 29, 2020 Em 16/01/2013 em 18:53, Neubert disse: Carabina FAM - Restauração de relíquia da historia nacional Prezados, Aqui postarei os passos dados para restaurar uma carabina que fez parte de nossa historia em referência a aventureiros que desejavam criar em tempos de restrito mercado e limitações de importações. Referencia: A marca de comércio CARAMURU foi usada pela F.A.M. (Fábrica de Armas Modernas), empresa que era distinta da original fabricante dos fogos Caramuru, de quem adquiriram o direito de usar a marca e alguns projetos de armas que já estavam prontos. Era de propriedade do empresário e designer Miguel Raspa. Atuou nas décadas de 60 e 70, na cidade de Jacareí, no interior do estado de São Paulo, produzindo neste período alguns bons revólveres com a armação feita em aço, carabinas em calibre .22 e carabinas de ar comprimido. Foto da carabina no estado que comprei , vou restaurar , após postarei fotos. FOTO 01 - Panorâmica da mesma conforme recebida. http://img715.imageshack.us/img715/3750/fam45anos60.jpg FOTO 02 - Detalhe das peças após desmontagem. http://img221.imageshack.us/img221/3351/dsc04172o.jpg http://img217.imageshack.us/img217/824/dsc04175us.jpg FOTO 03 - Detalhe do cano perfeito e sem empeno algum. http://img833.imageshack.us/img833/6250/46247972.jpg FOTO 04 - Câmara de compressão impecável e com a descrição do fabricante. http://img541.imageshack.us/img541/4440/dsc04175wd.jpg Considerações finais: (1) - A carabina apesar da idade (acima de 40 anos) esta perfeita em sua mecanica e acabamento (2) - Ao desmontala observei que a mesma era inicialmente cromada e foi aplicada uma camada de tinta preta por algum antigo proprietario. (3) - Ja solicitei e foi realizado um passo no torno para remoção de 0.4 decimos de milimetro com objetivo de eliminar a rugosidade do cano e ficar linda após a realização da cromagem desta peça em específico (4) - Deverei levá-la para cromagem na sexta-feira, dia 18-01-2013, assim que lixar todas as peças e deixá-la polida igual a um espelho. Att, Neubert Segue alguns detalhes técnicos da carabina a ser restaurada e citada neste tópico aberto por mim. - O objetivo de inserir estas novas informações é exclusivamente para divulgar as características técnicas da carabina em questão detalhando alguns pontos curiosos de sua construção tal como compará-la a uma outra carabina próxima a sua época que por sinal traz alguns pontos bem parecidos. - A quem desejar enriquecer "mais" este tópico com mais informações sobre esta carabina em questão por favor sinta-se livre para divulgar comentários importantes cujo conteúdo da historia eu não participei e somente acredito no que tenho estudado pelos sites e fóruns da WEB. FOTO: 01 - Panorâmica das peças sobre o tampo de vidro. http://img841.imageshack.us/img841/2295/42798004.jpg FOTO: 02 - Detalhe da câmara de compressão lado conexão com o cano da arma. http://img827.imageshack.us/img827/691/46675727.jpg Observações: (1) - Após a limpeza e remoção da tinta preta (em parte) observei cromagem anterior "ruim" em diversos pontos, indica sim que esta peça possuía este acabamento original. (2) - Gravação existente com a informação (única) do fabricante desta carabina peculiar. FOTO: 03 - Detalhe da conferência do dimensional da câmara de compressão http://img705.imageshack.us/img705/1481/19715449.jpg Observações: (1) - O diâmetro da câmara é: 29mm (2) - O comprimento da câmara da sua culatra até o orifício de saída dos gases da exaustão é: 238mm FOTO: 04 - Detalhe do suporte de travamento do cilindro da câmara de compressão na coronha de madeira. http://img802.imageshack.us/img802/5985/50804694.jpg Observações: (1) - As duas "orelhas" a serem parafusadas não são alinhadas, característica forte da fabricação artesanal (2) - A coronha desde então possui os dois furos de fixação de "vante" desalinhados por conseqüência. FOTO: 05 - Detalhe da tampa da culatra e limite posterior da câmara de compressão. http://img5.imageshack.us/img5/2277/95051051.jpg Observações: (1) - A "rolha" é originalmente cromada e estava coberta de tinta preta. FOTO: 06 - Extremidade do cano 4.5 a onde inseri o projétil. http://img829.imageshack.us/img829/2401/57257932.jpg FOTO: 07 - Extremidade do cano 4.5 a onde inseri o projétil. http://img204.imageshack.us/img204/8115/83245645.jpg Observações: (1) - O anel oring esta danificado em um lado, vou virar e utilizar o outro lado quando terminar o restauro da carabina em questão. FOTO: 08 - Detalhe do chanfro tipo "Rabo de andorinha" para fixação do sistema de pontaria traseiro (Alça de mira). http://img248.imageshack.us/img248/893/57355801.jpg FOTO: 09 - Massa de mira posicionada para registro fotográfico para "idéia" de sua instalação original. http://img542.imageshack.us/img542/5514/48530790.jpg FOTO: 10 - Detalhe da inteligente massa de mira similar a utilizada pela ROSSI no inicio de fabricação de suas carabinas de pressão. (Tipo Rampa). http://img600.imageshack.us/img600/5765/65360369.jpg FOTO: 11 - Detalhe da massa de mira e ponta final do cano. http://img715.imageshack.us/img715/2827/50209573.jpg Observações: (1) - A extremidade do cano possui um ressalto de 0.4 décimos de milimetro para acomodação da proteção da massa de mira tipo "pino" FOTO: 12 - Detalhe da massa de mira e ponta final do cano e tampa da culatra. http://img541.imageshack.us/img541/5130/78734658.jpg FOTO: 13 - Dimensional do pistão. http://img152.imageshack.us/img152/1336/45678145.jpg Observações: (1) - Comprimento do pistão: 96mm (2) - Diâmetro do pistão: 24mm FOTO: 14 - Panorâmica do comparativo entre a minha ROSSI anos 80 e a dita cuja FAM (fabrica de armas modernas). http://img837.imageshack.us/img837/455/46836963.jpg Observações: (1) - A Carabina ROSSI esta perfeita (e não vendo por nada) e esta acima na foto numero 14 FOTO: 15 - Obtendo o comprimento da coronha da carabina F.A.M. http://img715.imageshack.us/img715/559/65326610.jpg Observações: (1) - O comprimento máximo é 623mm "uma ponta a outra" FOTO: 16 - Detalhe do gatilho posicionado somente para foto da carabina F.A.M. http://img716.imageshack.us/img716/9854/27626562.jpg FOTO: 17 - Detalhe do gatilho posicionado somente para foto da carabina ROSSI anos 80. http://img692.imageshack.us/img692/439/54945829.jpg FOTO: 18 - Gatilhos lado a lado (ROSSI anos 80 e F.A.M.). http://img7.imageshack.us/img7/3198/61620585.jpg FOTO: 19 - Extremidade final das coronhas para comparativo entre a "F.A.M e a ROSSI anos 80". http://img152.imageshack.us/img152/5231/31867320.jpg FOTO: 20 - Extremidade final da coronha ROSSI com sua soleira original em plástico preto e brasão. http://img690.imageshack.us/img690/3350/85859963.jpg FOTO: 21 - Extremidade final da coronha F.A.M. com ranhuras confeccionadas "a mão". http://img526.imageshack.us/img526/4969/44624421.jpg FOTO: 22 - Dimensionando a HASTE de acionamento do pistão ao armar a carabina http://img835.imageshack.us/img835/4070/61177094.jpg Observações: (1) - Comprimento: 87mm (entre ao acionador do pistão e centro do furo de fixação da haste ao cano) FOTO: 23 - Detalhe da alça de mira da carabina ROSSI anos 80. http://img585.imageshack.us/img585/6983/96521275.jpg FOTO: 24 - Detalhe da massa de mira da carabina ROSSI anos 80. http://img687.imageshack.us/img687/6154/62204780.jpg FOTO: 25 - Foto final das duas carabinas ROSSI anos 80 acima e montada e abaixo a carabina F.A.M. desmontada. http://img811.imageshack.us/img811/6130/35456128.jpg Considerações finais: (1) - A restauração será lenta, eu tenho tempos livres em determinados momentos durante o mês a qual é difícil conciliar com a restauração em questão e atividades referentes a minha rotina diária familiar. (2) - A mola e pinos de trava do gatilho eu não poderei utilizá-los por desgaste e terei de confeccionar novos, tal como o parafuso de fixação do cano a câmara de compressão. (3) -A bucha de couro terá de ser substituída (4) - A cromagem é um processo caro. Pelo que obtive aqui em Vitória-ES o custo para realização desta operação será de 450,00 reais. Att, Neubert Prezados, Com o compromisso de informar a continuidade dos trabalhos de restauração e também como toda restauração (para mim que gosto de realizar), o tempo é inimigo da perfeição, segue abaixo fotos e descrição da penúltima etapa para conclusão desta reforma propriamente dita de minha CARABINA NACIONAL modelo/fabricante: F.A.M. FOTO - 01 - Panorâmica da carabina recebendo o tratamento de superfície (Removedor de tinta) http://img833.imageshack.us/img833/7584/foto01nt.jpg Observações desta etapa: (1) - Apliquei o removedor de tinta para facilitar a remoção da tinta preta aplicada sobre a cromagem antiga (2) - Apos aplicação utilizei a escova de aço rotativa de minha micro retifica para eliminar os traços de tinta preta e deixar o aço brilhando. FOTO - 02 - Panorâmica da carabina recebendo o tratamento de superfície (Removedor de tinta) http://img845.imageshack.us/img845/1738/foto02g.jpg Observações desta etapa: (1) - Utilizei um pincel, óculos de proteção,luvas de borracha e em local arejado para aplicação segura do removedor de tintas. FOTO - 03 - Operação de "brunimento" do interior da câmara de compressão http://img827.imageshack.us/img827/7796/foto03ey.jpg Observações desta etapa: (1) - Utilizei um "rolinho" de tinta e uma haste metálica presa a uma furadeira de rotação variável para realizar esta operação (2) - Iniciei na lixa de gramatura 150, em seguida 200 e finalmente a 400. Com esta ultima preservei a formação de linhas na superfície interna da câmara e favorecendo a lubrificação bucha/parede e conseqüentemente a estanqueidade do processo de compressão FOTO - 04 - Operação de "brunimento" do interior da câmara de compressão http://img28.imageshack.us/img28/5601/foto04l.jpg FOTO - 05 - Detalhe do ponto de fixação da coronha TRAZEIRO. http://img706.imageshack.us/img706/4865/foto05uq.jpg Observações desta etapa: (1) - Apenas observei que a solda deste ponto de fixação é feita por solda amarela (oxi-acetileno) e sendo assim jamais poderia ter sua superfície OXIDADA quimicamente visto que este tipo de solda não aceita este processo (2) - Forte característica que esta carabina era de fato CROMADA desde "zero" FOTO - 06 - Detalhe do ponto de fixação da coronha Dianteiro. http://img854.imageshack.us/img854/4177/foto06p.jpg Observações desta etapa: (1) - Conforme descrito acima a solda aplicada neste ponto é amarela e realizada por solda oxi-acetileno FOTO - 07 - Apenas o detalhe da descrição do fabricante/modelo http://img12.imageshack.us/img12/919/foto07mz.jpg FOTO - 08 - Panorâmica das peças limpas e isentas de tinta preta http://img6.imageshack.us/img6/2491/foto08r.jpg FOTO - 09 - Detalhe da coronha após aplicar a lixa de gramatura 240 http://img259.imageshack.us/img259/5231/foto09h.jpg Observações desta etapa: (1) - Os arronhões praticamente desapareceram e quando for revestir com verniz ai realizarei o "lixamento" final com lixa de menor gramatura. FOTO - 10 - Detalhe da coronha após aplicar a lixa de gramatura 240 http://img856.imageshack.us/img856/543/foto10vl.jpg FOTO - 11 - Detalhe da coronha após aplicar a lixa de gramatura 240 http://img577.imageshack.us/img577/6242/foto11bn.jpg FOTO - 12 - Panorâmica das peças cromadas recém recebidas para montagem final. http://img819.imageshack.us/img819/9788/foto12vy.jpg Observações desta etapa: (1) - Somente cromei 7 peças: - Guarda mato - Tampa da camara de compressão (culatra) - Cano - Camara de compressão - Haste de acionamento do embolo - Gatilho - Alça de mira (parcialmente pois a régua de regulagem não cromado por dificultar a visada) FOTO - 13 - Detalhe do corpo da câmara de compressão com a indicação do fabricante/modelo http://img13.imageshack.us/img13/5053/foto13ne.jpg FOTO - 14 - Detalhe da tampa da culatra e extremidade a ré do cano (municiamento) http://img822.imageshack.us/img822/3819/foto14hq.jpg FOTO - 15 - Detalhe do gatilho e guarda mato cromados http://img594.imageshack.us/img594/1931/foto15v.jpg FOTO - 16 - Detalhe da porção inferior da câmara de compressão com superfície cromada http://img560.imageshack.us/img560/9749/foto16fc.jpg FOTO - 17 - Apenas uma foto para ilustrar os componentes desta carabina expostos http://img705.imageshack.us/img705/3606/foto17a.jpg FOTO - 18 - Apenas uma foto para ilustrar os componentes desta carabina expostos http://img10.imageshack.us/img10/7339/foto18ka.jpg Considerações finais: (1) - Realmente as atividades de trabalho e familia tem reduzido meu tempo para concluir esta restauração (2) - Acredito que em meados de agosto tenho concluido a aplicação de verniz da coronha e montado a carabina e realizado teste de precisão e velocidade do projetil. Abraços Neubert Olá, tenho uma Carabina de pressão também da F.A.M. e estou tentando encontrar a mola, a bucha do pistão e o anel de vedação do cano. Alguém teria alguma indicação de onde eu posso encontrar? Qual o tamanho original da mola, uma vez que a mesma está deformada hoje. obrigado!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Luiz Almeida Postado Outubro 30, 2020 Share Postado Outubro 30, 2020 Bruno, veja com a RobGun (parceira aqui do fórum). Citar Norica Dragon 5,5mm GR 50Kg. Rossi Dione 4G 5,5mm GR 55Kg. Cometa 220 4,5mm GR 45Kg. (vendida) Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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