Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Restauração da carabina FAM - Antiga


Posts Recomendados

Carabina FAM - Restauração de relíquia da historia nacional

 

Prezados,

 

Aqui postarei os passos dados para restaurar uma carabina que fez parte de nossa historia em referência a aventureiros que desejavam criar em tempos de restrito mercado e limitações de importações.

 

Referencia: A marca de comércio CARAMURU foi usada pela F.A.M. (Fábrica de Armas Modernas), empresa que era distinta da original fabricante dos fogos Caramuru, de quem adquiriram o direito de usar a marca e alguns projetos de armas que já estavam prontos. Era de propriedade do empresário e designer Miguel Raspa. Atuou nas décadas de 60 e 70, na cidade de Jacareí, no interior do estado de São Paulo, produzindo neste período alguns bons revólveres com a armação feita em aço, carabinas em calibre .22 e carabinas de ar comprimido. Foto da carabina no estado que comprei , vou restaurar , após postarei fotos.

 

FOTO 01 - Panorâmica da mesma conforme recebida.

fam45anos60.jpg

 

FOTO 02 - Detalhe das peças após desmontagem.

dsc04172o.jpg

dsc04175us.jpg

 

FOTO 03 - Detalhe do cano perfeito e sem empeno algum.

46247972.jpg

 

FOTO 04 - Câmara de compressão impecável e com a descrição do fabricante.

dsc04175wd.jpg

 

 

Considerações finais:

 

(1) - A carabina apesar da idade (acima de 40 anos) esta perfeita em sua mecanica e acabamento

 

(2) - Ao desmontala observei que a mesma era inicialmente cromada e foi aplicada uma camada de tinta preta por algum antigo proprietario.

 

(3) - Ja solicitei e foi realizado um passo no torno para remoção de 0.4 decimos de milimetro com objetivo de eliminar a rugosidade do cano e ficar linda após a realização da cromagem desta peça em específico

 

(4) - Deverei levá-la para cromagem na sexta-feira, dia 18-01-2013, assim que lixar todas as peças e deixá-la polida igual a um espelho.

 

Att,

Neubert

 

Segue alguns detalhes técnicos da carabina a ser restaurada e citada neste tópico aberto por mim.

 

- O objetivo de inserir estas novas informações é exclusivamente para divulgar as características técnicas da carabina em questão detalhando alguns pontos curiosos de sua construção tal como compará-la a uma outra carabina próxima a sua época que por sinal traz alguns pontos bem parecidos.

 

- A quem desejar enriquecer "mais" este tópico com mais informações sobre esta carabina em questão por favor sinta-se livre para divulgar comentários importantes cujo conteúdo da historia eu não participei e somente acredito no que tenho estudado pelos sites e fóruns da WEB.

 

FOTO: 01 - Panorâmica das peças sobre o tampo de vidro.

42798004.jpg

 

 

FOTO: 02 - Detalhe da câmara de compressão lado conexão com o cano da arma.

46675727.jpg

 

Observações:

 

(1) - Após a limpeza e remoção da tinta preta (em parte) observei cromagem anterior "ruim" em diversos pontos, indica sim que esta peça possuía este acabamento original.

 

(2) - Gravação existente com a informação (única) do fabricante desta carabina peculiar.

 

 

FOTO: 03 - Detalhe da conferência do dimensional da câmara de compressão

19715449.jpg

 

Observações:

 

(1) - O diâmetro da câmara é: 29mm

 

(2) - O comprimento da câmara da sua culatra até o orifício de saída dos gases da exaustão é: 238mm

 

 

FOTO: 04 - Detalhe do suporte de travamento do cilindro da câmara de compressão na coronha de madeira.

50804694.jpg

 

Observações:

 

(1) - As duas "orelhas" a serem parafusadas não são alinhadas, característica forte da fabricação artesanal

 

(2) - A coronha desde então possui os dois furos de fixação de "vante" desalinhados por conseqüência.

 

 

FOTO: 05 - Detalhe da tampa da culatra e limite posterior da câmara de compressão.

95051051.jpg

 

Observações:

 

(1) - A "rolha" é originalmente cromada e estava coberta de tinta preta.

 

 

FOTO: 06 - Extremidade do cano 4.5 a onde inseri o projétil.

57257932.jpg

 

 

FOTO: 07 - Extremidade do cano 4.5 a onde inseri o projétil.

83245645.jpg

 

Observações:

 

(1) - O anel oring esta danificado em um lado, vou virar e utilizar o outro lado quando terminar o restauro da carabina em questão.

 

 

FOTO: 08 - Detalhe do chanfro tipo "Rabo de andorinha" para fixação do sistema de pontaria traseiro (Alça de mira).

57355801.jpg

 

 

FOTO: 09 - Massa de mira posicionada para registro fotográfico para "idéia" de sua instalação original.

48530790.jpg

 

 

FOTO: 10 - Detalhe da inteligente massa de mira similar a utilizada pela ROSSI no inicio de fabricação de suas carabinas de pressão. (Tipo Rampa).

65360369.jpg

 

 

FOTO: 11 - Detalhe da massa de mira e ponta final do cano.

50209573.jpg

 

Observações:

 

(1) - A extremidade do cano possui um ressalto de 0.4 décimos de milimetro para acomodação da proteção da massa de mira tipo "pino"

 

 

FOTO: 12 - Detalhe da massa de mira e ponta final do cano e tampa da culatra.

78734658.jpg

 

 

FOTO: 13 - Dimensional do pistão.

45678145.jpg

 

Observações:

 

(1) - Comprimento do pistão: 96mm

 

(2) - Diâmetro do pistão: 24mm

 

 

FOTO: 14 - Panorâmica do comparativo entre a minha ROSSI anos 80 e a dita cuja FAM (fabrica de armas modernas).

46836963.jpg

 

Observações:

 

(1) - A Carabina ROSSI esta perfeita (e não vendo por nada) e esta acima na foto numero 14

 

 

FOTO: 15 - Obtendo o comprimento da coronha da carabina F.A.M.

65326610.jpg

 

Observações:

 

(1) - O comprimento máximo é 623mm "uma ponta a outra"

 

 

FOTO: 16 - Detalhe do gatilho posicionado somente para foto da carabina F.A.M.

27626562.jpg

 

 

FOTO: 17 - Detalhe do gatilho posicionado somente para foto da carabina ROSSI anos 80.

54945829.jpg

 

 

FOTO: 18 - Gatilhos lado a lado (ROSSI anos 80 e F.A.M.).

61620585.jpg

 

 

FOTO: 19 - Extremidade final das coronhas para comparativo entre a "F.A.M e a ROSSI anos 80".

31867320.jpg

 

 

FOTO: 20 - Extremidade final da coronha ROSSI com sua soleira original em plástico preto e brasão.

85859963.jpg

 

 

FOTO: 21 - Extremidade final da coronha F.A.M. com ranhuras confeccionadas "a mão".

44624421.jpg

 

 

FOTO: 22 - Dimensionando a HASTE de acionamento do pistão ao armar a carabina

61177094.jpg

 

Observações:

 

(1) - Comprimento: 87mm (entre ao acionador do pistão e centro do furo de fixação da haste ao cano)

 

 

FOTO: 23 - Detalhe da alça de mira da carabina ROSSI anos 80.

96521275.jpg

 

 

FOTO: 24 - Detalhe da massa de mira da carabina ROSSI anos 80.

62204780.jpg

 

 

FOTO: 25 - Foto final das duas carabinas ROSSI anos 80 acima e montada e abaixo a carabina F.A.M. desmontada.

35456128.jpg

 

 

Considerações finais:

 

(1) - A restauração será lenta, eu tenho tempos livres em determinados momentos durante o mês a qual é difícil conciliar com a restauração em questão e atividades referentes a minha rotina diária familiar.

 

(2) - A mola e pinos de trava do gatilho eu não poderei utilizá-los por desgaste e terei de confeccionar novos, tal como o parafuso de fixação do cano a câmara de compressão.

 

(3) -A bucha de couro terá de ser substituída

 

(4) - A cromagem é um processo caro. Pelo que obtive aqui em Vitória-ES o custo para realização desta operação será de 450,00 reais.

 

 

Att,

Neubert

 

Prezados,

 

Com o compromisso de informar a continuidade dos trabalhos de restauração e também como toda restauração (para mim que gosto de realizar), o tempo é inimigo da perfeição, segue abaixo fotos e descrição da penúltima etapa para conclusão desta reforma propriamente dita de minha CARABINA NACIONAL modelo/fabricante: F.A.M.

 

FOTO - 01 - Panorâmica da carabina recebendo o tratamento de superfície (Removedor de tinta)

foto01nt.jpg

 

Observações desta etapa:

(1) - Apliquei o removedor de tinta para facilitar a remoção da tinta preta aplicada sobre a cromagem antiga

(2) - Apos aplicação utilizei a escova de aço rotativa de minha micro retifica para eliminar os traços de tinta preta e deixar o aço brilhando.

 

 

FOTO - 02 - Panorâmica da carabina recebendo o tratamento de superfície (Removedor de tinta)

foto02g.jpg

 

Observações desta etapa:

(1) - Utilizei um pincel, óculos de proteção,luvas de borracha e em local arejado para aplicação segura do removedor de tintas.

 

 

FOTO - 03 - Operação de "brunimento" do interior da câmara de compressão

foto03ey.jpg

 

Observações desta etapa:

(1) - Utilizei um "rolinho" de tinta e uma haste metálica presa a uma furadeira de rotação variável para realizar esta operação

(2) - Iniciei na lixa de gramatura 150, em seguida 200 e finalmente a 400. Com esta ultima preservei a formação de linhas na superfície interna da câmara e favorecendo a lubrificação bucha/parede e conseqüentemente a estanqueidade do processo de compressão

 

 

FOTO - 04 - Operação de "brunimento" do interior da câmara de compressão

foto04l.jpg

 

 

FOTO - 05 - Detalhe do ponto de fixação da coronha TRAZEIRO.

foto05uq.jpg

 

Observações desta etapa:

(1) - Apenas observei que a solda deste ponto de fixação é feita por solda amarela (oxi-acetileno) e sendo assim jamais poderia ter sua superfície OXIDADA quimicamente visto que este tipo de solda não aceita este processo

(2) - Forte característica que esta carabina era de fato CROMADA desde "zero"

 

 

FOTO - 06 - Detalhe do ponto de fixação da coronha Dianteiro.

foto06p.jpg

 

Observações desta etapa:

(1) - Conforme descrito acima a solda aplicada neste ponto é amarela e realizada por solda oxi-acetileno

 

 

FOTO - 07 - Apenas o detalhe da descrição do fabricante/modelo

foto07mz.jpg

 

 

FOTO - 08 - Panorâmica das peças limpas e isentas de tinta preta

foto08r.jpg

 

 

FOTO - 09 - Detalhe da coronha após aplicar a lixa de gramatura 240

foto09h.jpg

 

Observações desta etapa:

(1) - Os arronhões praticamente desapareceram e quando for revestir com verniz ai realizarei o "lixamento" final com lixa de menor gramatura.

 

 

FOTO - 10 - Detalhe da coronha após aplicar a lixa de gramatura 240

foto10vl.jpg

 

 

FOTO - 11 - Detalhe da coronha após aplicar a lixa de gramatura 240

foto11bn.jpg

 

 

FOTO - 12 - Panorâmica das peças cromadas recém recebidas para montagem final.

foto12vy.jpg

 

Observações desta etapa:

(1) - Somente cromei 7 peças:

- Guarda mato

- Tampa da camara de compressão (culatra)

- Cano

- Camara de compressão

- Haste de acionamento do embolo

- Gatilho

- Alça de mira (parcialmente pois a régua de regulagem não cromado por dificultar a visada)

 

 

FOTO - 13 - Detalhe do corpo da câmara de compressão com a indicação do fabricante/modelo

foto13ne.jpg

 

 

FOTO - 14 - Detalhe da tampa da culatra e extremidade a ré do cano (municiamento)

foto14hq.jpg

 

FOTO - 15 - Detalhe do gatilho e guarda mato cromados

foto15v.jpg

 

FOTO - 16 - Detalhe da porção inferior da câmara de compressão com superfície cromada

foto16fc.jpg

 

FOTO - 17 - Apenas uma foto para ilustrar os componentes desta carabina expostos

foto17a.jpg

 

FOTO - 18 - Apenas uma foto para ilustrar os componentes desta carabina expostos

foto18ka.jpg

 

 

Considerações finais:

(1) - Realmente as atividades de trabalho e familia tem reduzido meu tempo para concluir esta restauração

(2) - Acredito que em meados de agosto tenho concluido a aplicação de verniz da coronha e montado a carabina e realizado teste de precisão e velocidade do projetil.

 

Abraços

Neubert

  • +1 4
86062156a.jpg
FILIAÇÃO MVB Nº 3077
t1wy.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns Neubert, por restaurar essa relíquia! Tão linda cromada, não deveria ter sido pintada nunca!!!

 

Abração!!! :thumbsup::thumbsup::thumbsup:

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ví pessoalmente e realmente ela é show! Essa merece cada minuto que está dedicando. Olha a responsabilidade heim rsrsr, está com parte de nossa história em mãos!

Tenho certeza que vai ficar ótima! Agora se fosse você tentava descobrir como era feito o acabamento da coronha na época e fazia igual! Pra fazer uma RESTAURAÇÃO mesmo, como está fazendo com o restante.

Abraço !



PS! Não foi .4 não! Foi .25 no máximo, no primeiro passe tinha sido .1, como ficou um pouco ainda da corrosão, foi dado outro de .1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ví pessoalmente e realmente ela é show! Essa merece cada minuto que está dedicando. Olha a responsabilidade heim rsrsr, está com parte de nossa história em mãos!

Tenho certeza que vai ficar ótima! Agora se fosse você tentava descobrir como era feito o acabamento da coronha na época e fazia igual! Pra fazer uma RESTAURAÇÃO mesmo, como está fazendo com o restante.

Abraço !

PS! Não foi .4 não! Foi .25 no máximo, no primeiro passe tinha sido .1, como ficou um pouco ainda da corrosão, foi dado outro de .1

 

 

Bem, eu afastei do torneiro parA nao ver .....

 

Desde entao foi tu que ficou de guarda...

 

Mas entao foi .4 o degrau que existe entre o local da massa de mira e o cano esta diferença.. Confirme aí que agora fiquei na duvida...

 

 

 

 

Mas o bom seria .22 LR ....RSSSSRSSS

 

 

86062156a.jpg
FILIAÇÃO MVB Nº 3077
t1wy.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segue alguns detalhes técnicos da carabina a ser restaurada e citada neste tópico aberto por mim.

 

- O objetivo de inserir estas novas informações é exclusivamente para divulgar as características técnicas da carabina em questão detalhando alguns pontos curiosos de sua construção tal como compará-la a uma outra carabina próxima a sua época que por sinal traz alguns pontos bem parecidos.

 

- A quem desejar enriquecer "mais" este tópico com mais informações sobre esta carabina em questão por favor sinta-se livre para divulgar comentários importantes cujo conteúdo da historia eu não participei e somente acredito no que tenho estudado pelos sites e fóruns da WEB.

 

FOTO: 01 - Panorâmica das peças sobre o tampo de vidro.

42798004.jpg

 

 

FOTO: 02 - Detalhe da câmara de compressão lado conexão com o cano da arma.

46675727.jpg

 

Observações:

 

(1) - Após a limpeza e remoção da tinta preta (em parte) observei cromagem anterior "ruim" em diversos pontos, indica sim que esta peça possuía este acabamento original.

 

(2) - Gravação existente com a informação (única) do fabricante desta carabina peculiar.

 

 

FOTO: 03 - Detalhe da conferência do dimensional da câmara de compressão

19715449.jpg

 

Observações:

 

(1) - O diâmetro da câmara é: 29mm

 

(2) - O comprimento da câmara da sua culatra até o orifício de saída dos gases da exaustão é: 238mm

 

 

FOTO: 04 - Detalhe do suporte de travamento do cilindro da câmara de compressão na coronha de madeira.

50804694.jpg

 

Observações:

 

(1) - As duas "orelhas" a serem parafusadas não são alinhadas, característica forte da fabricação artesanal

 

(2) - A coronha desde então possui os dois furos de fixação de "vante" desalinhados por conseqüência.

 

 

FOTO: 05 - Detalhe da tampa da culatra e limite posterior da câmara de compressão.

95051051.jpg

 

Observações:

 

(1) - A "rolha" é originalmente cromada e estava coberta de tinta preta.

 

 

FOTO: 06 - Extremidade do cano 4.5 a onde inseri o projétil.

57257932.jpg

 

 

FOTO: 07 - Extremidade do cano 4.5 a onde inseri o projétil.

83245645.jpg

 

Observações:

 

(1) - O anel oring esta danificado em um lado, vou virar e utilizar o outro lado quando terminar o restauro da carabina em questão.

 

 

FOTO: 08 - Detalhe do chanfro tipo "Rabo de andorinha" para fixação do sistema de pontaria traseiro (Alça de mira).

57355801.jpg

 

 

FOTO: 09 - Massa de mira posicionada para registro fotográfico para "idéia" de sua instalação original.

48530790.jpg

 

 

FOTO: 10 - Detalhe da inteligente massa de mira similar a utilizada pela ROSSI no inicio de fabricação de suas carabinas de pressão. (Tipo Rampa).

65360369.jpg

 

 

FOTO: 11 - Detalhe da massa de mira e ponta final do cano.

50209573.jpg

 

Observações:

 

(1) - A extremidade do cano possui um ressalto de 0.4 décimos de milimetro para acomodação da proteção da massa de mira tipo "pino"

 

 

FOTO: 12 - Detalhe da massa de mira e ponta final do cano e tampa da culatra.

78734658.jpg

 

 

FOTO: 13 - Dimensional do pistão.

45678145.jpg

 

Observações:

 

(1) - Comprimento do pistão: 96mm

 

(2) - Diâmetro do pistão: 24mm

 

 

FOTO: 14 - Panorâmica do comparativo entre a minha ROSSI anos 80 e a dita cuja FAM (fabrica de armas modernas).

46836963.jpg

 

Observações:

 

(1) - A Carabina ROSSI esta perfeita (e não vendo por nada) e esta acima na foto numero 14

 

 

FOTO: 15 - Obtendo o comprimento da coronha da carabina F.A.M.

65326610.jpg

 

Observações:

 

(1) - O comprimento máximo é 623mm "uma ponta a outra"

 

 

FOTO: 16 - Detalhe do gatilho posicionado somente para foto da carabina F.A.M.

27626562.jpg

 

 

FOTO: 17 - Detalhe do gatilho posicionado somente para foto da carabina ROSSI anos 80.

54945829.jpg

 

 

FOTO: 18 - Gatilhos lado a lado (ROSSI anos 80 e F.A.M.).

61620585.jpg

 

 

FOTO: 19 - Extremidade final das coronhas para comparativo entre a "F.A.M e a ROSSI anos 80".

31867320.jpg

 

 

FOTO: 20 - Extremidade final da coronha ROSSI com sua soleira original em plástico preto e brasão.

85859963.jpg

 

 

FOTO: 21 - Extremidade final da coronha F.A.M. com ranhuras confeccionadas "a mão".

44624421.jpg

 

 

FOTO: 22 - Dimensionando a HASTE de acionamento do pistão ao armar a carabina

61177094.jpg

 

Observações:

 

(1) - Comprimento: 87mm (entre ao acionador do pistão e centro do furo de fixação da haste ao cano)

 

 

FOTO: 23 - Detalhe da alça de mira da carabina ROSSI anos 80.

96521275.jpg

 

 

FOTO: 24 - Detalhe da massa de mira da carabina ROSSI anos 80.

62204780.jpg

 

 

FOTO: 25 - Foto final das duas carabinas ROSSI anos 80 acima e montada e abaixo a carabina F.A.M. desmontada.

35456128.jpg

 

 

Considerações finais:

 

(1) - A restauração será lenta, eu tenho tempos livres em determinados momentos durante o mês a qual é difícil conciliar com a restauração em questão e atividades referentes a minha rotina diária familiar.

 

(2) - A mola e pinos de trava do gatilho eu não poderei utilizá-los por desgaste e terei de confeccionar novos, tal como o parafuso de fixação do cano a câmara de compressão.

 

(3) -A bucha de couro terá de ser substituída

 

(4) - A cromagem é um processo caro. Pelo que obtive aqui em Vitória-ES o custo para realização desta operação será de 450,00 reais.

 

 

Att,

Neubert

86062156a.jpg
FILIAÇÃO MVB Nº 3077
t1wy.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente muito caro essa cromagem. Há um tempo atrás mandei cromar o escape da minha moto (ML 1988) e paguei R$120, ficou impecável!!

 

Pois é senhor stone,

 

Eu cromei a alavanca de cambio de uma S-10 que tinha e ficou próximo a este preço, mas aqui em vitoria é fod... O profissional proprietario da cromagem viu que era uma carabina e peça antiga e explorou no orçamento, vou aguardar o mês de fevereiro ou marco sem pressa aí as contas como IPTU, IPVA, SEGURO VEICULAR ESCOLA ETC.. Irão chegar na loja dele e os preços tendem a melhorar.

 

Mas aqui em se tratando de cromagem "boa"somente temos uma referencia.

 

 

ATT

Neubert

86062156a.jpg
FILIAÇÃO MVB Nº 3077
t1wy.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu me surpreendo pela riqueza de detalhes e informações! Ainda mais por ser antiguidade, muito bom!

 

Imagino o aperto que deu enquanto fazia o serviço de torno, igual mulher tendo filho no hospital, rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é senhor stone, Eu cromei a alavanca de cambio de uma S-10 que tinha e ficou próximo a este preço, mas aqui em vitoria é fod... O profissional proprietario da cromagem viu que era uma carabina e peça antiga e explorou no orçamento, vou aguardar o mês de fevereiro ou marco sem pressa aí as contas como IPTU, IPVA, SEGURO VEICULAR ESCOLA ETC.. Irão chegar na loja dele e os preços tendem a melhorar. Mas aqui em se tratando de cromagem "boa"somente temos uma referencia. ATT Neu

Neubert, só agora me lembrei que meu tio tem um amigo dono de uma cromagem em VV, ele desembarca no sábado, vou ver com ele e te falo.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu me surpreendo pela riqueza de detalhes e informações! Ainda mais por ser antiguidade, muito bom! Imagino o aperto que deu enquanto fazia o serviço de torno, igual mulher tendo filho no hospital, rs.
Yliram,É um barato tunar carabinas, mas restaurar e uma experiência única e bem legal.

 

Neubert, só agora me lembrei que meu tio tem um amigo dono de uma cromagem em VV, ele desembarca no sábado, vou ver com ele e te falo.Abraço!
Ok,Viajo hoje e retorno no dia 07-02-2013Falta lixar a câmara e o encaixe do cano talvez uns 9 dias na paciência e na lixa 2000 eu termine esta etapa para cromar.
86062156a.jpg
FILIAÇÃO MVB Nº 3077
t1wy.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

Prezados,

 

Com o compromisso de informar a continuidade dos trabalhos de restauração e também como toda restauração (para mim que gosto de realizar), o tempo é inimigo da perfeição, segue abaixo fotos e descrição da penúltima etapa para conclusão desta reforma propriamente dita de minha CARABINA NACIONAL modelo/fabricante: F.A.M.

 

FOTO - 01 - Panorâmica da carabina recebendo o tratamento de superfície (Removedor de tinta)

foto01nt.jpg

 

Observações desta etapa:

(1) - Apliquei o removedor de tinta para facilitar a remoção da tinta preta aplicada sobre a cromagem antiga

(2) - Apos aplicação utilizei a escova de aço rotativa de minha micro retifica para eliminar os traços de tinta preta e deixar o aço brilhando.

 

 

FOTO - 02 - Panorâmica da carabina recebendo o tratamento de superfície (Removedor de tinta)

foto02g.jpg

 

Observações desta etapa:

(1) - Utilizei um pincel, óculos de proteção,luvas de borracha e em local arejado para aplicação segura do removedor de tintas.

 

 

FOTO - 03 - Operação de "brunimento" do interior da câmara de compressão

foto03ey.jpg

 

Observações desta etapa:

(1) - Utilizei um "rolinho" de tinta e uma haste metálica presa a uma furadeira de rotação variável para realizar esta operação

(2) - Iniciei na lixa de gramatura 150, em seguida 200 e finalmente a 400. Com esta ultima preservei a formação de linhas na superfície interna da câmara e favorecendo a lubrificação bucha/parede e conseqüentemente a estanqueidade do processo de compressão

 

 

FOTO - 04 - Operação de "brunimento" do interior da câmara de compressão

foto04l.jpg

 

 

FOTO - 05 - Detalhe do ponto de fixação da coronha TRAZEIRO.

foto05uq.jpg

 

Observações desta etapa:

(1) - Apenas observei que a solda deste ponto de fixação é feita por solda amarela (oxi-acetileno) e sendo assim jamais poderia ter sua superfície OXIDADA quimicamente visto que este tipo de solda não aceita este processo

(2) - Forte característica que esta carabina era de fato CROMADA desde "zero"

 

 

FOTO - 06 - Detalhe do ponto de fixação da coronha Dianteiro.

foto06p.jpg

 

Observações desta etapa:

(1) - Conforme descrito acima a solda aplicada neste ponto é amarela e realizada por solda oxi-acetileno

 

 

FOTO - 07 - Apenas o detalhe da descrição do fabricante/modelo

foto07mz.jpg

 

 

FOTO - 08 - Panorâmica das peças limpas e isentas de tinta preta

foto08r.jpg

 

 

FOTO - 09 - Detalhe da coronha após aplicar a lixa de gramatura 240

foto09h.jpg

 

Observações desta etapa:

(1) - Os arronhões praticamente desapareceram e quando for revestir com verniz ai realizarei o "lixamento" final com lixa de menor gramatura.

 

 

FOTO - 10 - Detalhe da coronha após aplicar a lixa de gramatura 240

foto10vl.jpg

 

 

FOTO - 11 - Detalhe da coronha após aplicar a lixa de gramatura 240

foto11bn.jpg

 

 

FOTO - 12 - Panorâmica das peças cromadas recém recebidas para montagem final.

foto12vy.jpg

 

Observações desta etapa:

(1) - Somente cromei 7 peças:

- Guarda mato

- Tampa da camara de compressão (culatra)

- Cano

- Camara de compressão

- Haste de acionamento do embolo

- Gatilho

- Alça de mira (parcialmente pois a régua de regulagem não cromado por dificultar a visada)

 

 

FOTO - 13 - Detalhe do corpo da câmara de compressão com a indicação do fabricante/modelo

foto13ne.jpg

 

 

FOTO - 14 - Detalhe da tampa da culatra e extremidade a ré do cano (municiamento)

foto14hq.jpg

 

FOTO - 15 - Detalhe do gatilho e guarda mato cromados

foto15v.jpg

 

FOTO - 16 - Detalhe da porção inferior da câmara de compressão com superfície cromada

foto16fc.jpg

 

FOTO - 17 - Apenas uma foto para ilustrar os componentes desta carabina expostos

foto17a.jpg

 

FOTO - 18 - Apenas uma foto para ilustrar os componentes desta carabina expostos

foto18ka.jpg

 

 

Considerações finais:

(1) - Realmente as atividades de trabalho e familia tem reduzido meu tempo para concluir esta restauração

(2) - Acredito que em meados de agosto tenho concluido a aplicação de verniz da coronha e montado a carabina e realizado teste de precisão e velocidade do projetil.

 

Abraços

Neubert

  • +1 1
86062156a.jpg
FILIAÇÃO MVB Nº 3077
t1wy.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sabe informar como foi o processo pra cromar o cano e câmara, sem que este se

aderisse internamente nas peças? se possivel, por mp, gostaria do contato desta

empresa, com o valor...obg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sabe informar como foi o processo pra cromar o cano e câmara, sem que este se

aderisse internamente nas peças? se possivel, por mp, gostaria do contato desta

empresa, com o valor...obg

 

Under,

 

No interior do cano inseri nas extremidades dois pinos de silicone (protetor auricular) que vedou perfeitamente bem.

 

Agora o interior da camara cromou mesmo e ficou liso a beça, porem nada como um BRUNIMENTO para deixa-lo com ranhuras aceitáveis.

86062156a.jpg
FILIAÇÃO MVB Nº 3077
t1wy.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

ficou perfeita muito boa

vc deixou o retentor de couro ? ou pôs um sintetico

e a mola qual vc usou

 

é que eu ja fiz restaurações modificações em carabinas similares e optei pela bucha sintetica da b19 e mola da mesma por ser mais barata de que da gamo

 

estou com um projeto de restaurar uma cbc expresso jr e vou fazr o mesmo que fiz nas rossi e na gamo matic

obs a gamo matic toda modifica nao é mais aquela coronha de plastico ,fiz uma de madeira e pus o gatilho da cbc G1 e ficou otima

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Neubert,

 

Voce fez um excelente trabalho. Meus parabéns.

Eu tenho uma Urko III de 20 anos. Presente do meu pai e gostaria de reformar em breve. Em breve vou postar fotos no fórum.

 

Att,

Juliano

www.quickshot.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 years later...
Em 16/01/2013 em 18:53, Neubert disse:

Carabina FAM - Restauração de relíquia da historia nacional

 

Prezados,

 

Aqui postarei os passos dados para restaurar uma carabina que fez parte de nossa historia em referência a aventureiros que desejavam criar em tempos de restrito mercado e limitações de importações.

 

Referencia: A marca de comércio CARAMURU foi usada pela F.A.M. (Fábrica de Armas Modernas), empresa que era distinta da original fabricante dos fogos Caramuru, de quem adquiriram o direito de usar a marca e alguns projetos de armas que já estavam prontos. Era de propriedade do empresário e designer Miguel Raspa. Atuou nas décadas de 60 e 70, na cidade de Jacareí, no interior do estado de São Paulo, produzindo neste período alguns bons revólveres com a armação feita em aço, carabinas em calibre .22 e carabinas de ar comprimido. Foto da carabina no estado que comprei , vou restaurar , após postarei fotos.

 

FOTO 01 - Panorâmica da mesma conforme recebida.

http://img715.imageshack.us/img715/3750/fam45anos60.jpg

 

FOTO 02 - Detalhe das peças após desmontagem.

http://img221.imageshack.us/img221/3351/dsc04172o.jpg

http://img217.imageshack.us/img217/824/dsc04175us.jpg

 

FOTO 03 - Detalhe do cano perfeito e sem empeno algum.

http://img833.imageshack.us/img833/6250/46247972.jpg

 

FOTO 04 - Câmara de compressão impecável e com a descrição do fabricante.

http://img541.imageshack.us/img541/4440/dsc04175wd.jpg

 

 

Considerações finais:

 

(1) - A carabina apesar da idade (acima de 40 anos) esta perfeita em sua mecanica e acabamento

 

(2) - Ao desmontala observei que a mesma era inicialmente cromada e foi aplicada uma camada de tinta preta por algum antigo proprietario.

 

(3) - Ja solicitei e foi realizado um passo no torno para remoção de 0.4 decimos de milimetro com objetivo de eliminar a rugosidade do cano e ficar linda após a realização da cromagem desta peça em específico

 

(4) - Deverei levá-la para cromagem na sexta-feira, dia 18-01-2013, assim que lixar todas as peças e deixá-la polida igual a um espelho.

 

Att,

Neubert

 

Segue alguns detalhes técnicos da carabina a ser restaurada e citada neste tópico aberto por mim.

 

- O objetivo de inserir estas novas informações é exclusivamente para divulgar as características técnicas da carabina em questão detalhando alguns pontos curiosos de sua construção tal como compará-la a uma outra carabina próxima a sua época que por sinal traz alguns pontos bem parecidos.

 

- A quem desejar enriquecer "mais" este tópico com mais informações sobre esta carabina em questão por favor sinta-se livre para divulgar comentários importantes cujo conteúdo da historia eu não participei e somente acredito no que tenho estudado pelos sites e fóruns da WEB.

 

FOTO: 01 - Panorâmica das peças sobre o tampo de vidro.

http://img841.imageshack.us/img841/2295/42798004.jpg

 

 

FOTO: 02 - Detalhe da câmara de compressão lado conexão com o cano da arma.

http://img827.imageshack.us/img827/691/46675727.jpg

 

Observações:

 

(1) - Após a limpeza e remoção da tinta preta (em parte) observei cromagem anterior "ruim" em diversos pontos, indica sim que esta peça possuía este acabamento original.

 

(2) - Gravação existente com a informação (única) do fabricante desta carabina peculiar.

 

 

FOTO: 03 - Detalhe da conferência do dimensional da câmara de compressão

http://img705.imageshack.us/img705/1481/19715449.jpg

 

Observações:

 

(1) - O diâmetro da câmara é: 29mm

 

(2) - O comprimento da câmara da sua culatra até o orifício de saída dos gases da exaustão é: 238mm

 

 

FOTO: 04 - Detalhe do suporte de travamento do cilindro da câmara de compressão na coronha de madeira.

http://img802.imageshack.us/img802/5985/50804694.jpg

 

Observações:

 

(1) - As duas "orelhas" a serem parafusadas não são alinhadas, característica forte da fabricação artesanal

 

(2) - A coronha desde então possui os dois furos de fixação de "vante" desalinhados por conseqüência.

 

 

FOTO: 05 - Detalhe da tampa da culatra e limite posterior da câmara de compressão.

http://img5.imageshack.us/img5/2277/95051051.jpg

 

Observações:

 

(1) - A "rolha" é originalmente cromada e estava coberta de tinta preta.

 

 

FOTO: 06 - Extremidade do cano 4.5 a onde inseri o projétil.

http://img829.imageshack.us/img829/2401/57257932.jpg

 

 

FOTO: 07 - Extremidade do cano 4.5 a onde inseri o projétil.

http://img204.imageshack.us/img204/8115/83245645.jpg

 

Observações:

 

(1) - O anel oring esta danificado em um lado, vou virar e utilizar o outro lado quando terminar o restauro da carabina em questão.

 

 

FOTO: 08 - Detalhe do chanfro tipo "Rabo de andorinha" para fixação do sistema de pontaria traseiro (Alça de mira).

http://img248.imageshack.us/img248/893/57355801.jpg

 

 

FOTO: 09 - Massa de mira posicionada para registro fotográfico para "idéia" de sua instalação original.

http://img542.imageshack.us/img542/5514/48530790.jpg

 

 

FOTO: 10 - Detalhe da inteligente massa de mira similar a utilizada pela ROSSI no inicio de fabricação de suas carabinas de pressão. (Tipo Rampa).

http://img600.imageshack.us/img600/5765/65360369.jpg

 

 

FOTO: 11 - Detalhe da massa de mira e ponta final do cano.

http://img715.imageshack.us/img715/2827/50209573.jpg

 

Observações:

 

(1) - A extremidade do cano possui um ressalto de 0.4 décimos de milimetro para acomodação da proteção da massa de mira tipo "pino"

 

 

FOTO: 12 - Detalhe da massa de mira e ponta final do cano e tampa da culatra.

http://img541.imageshack.us/img541/5130/78734658.jpg

 

 

FOTO: 13 - Dimensional do pistão.

http://img152.imageshack.us/img152/1336/45678145.jpg

 

Observações:

 

(1) - Comprimento do pistão: 96mm

 

(2) - Diâmetro do pistão: 24mm

 

 

FOTO: 14 - Panorâmica do comparativo entre a minha ROSSI anos 80 e a dita cuja FAM (fabrica de armas modernas).

http://img837.imageshack.us/img837/455/46836963.jpg

 

Observações:

 

(1) - A Carabina ROSSI esta perfeita (e não vendo por nada) e esta acima na foto numero 14

 

 

FOTO: 15 - Obtendo o comprimento da coronha da carabina F.A.M.

http://img715.imageshack.us/img715/559/65326610.jpg

 

Observações:

 

(1) - O comprimento máximo é 623mm "uma ponta a outra"

 

 

FOTO: 16 - Detalhe do gatilho posicionado somente para foto da carabina F.A.M.

http://img716.imageshack.us/img716/9854/27626562.jpg

 

 

FOTO: 17 - Detalhe do gatilho posicionado somente para foto da carabina ROSSI anos 80.

http://img692.imageshack.us/img692/439/54945829.jpg

 

 

FOTO: 18 - Gatilhos lado a lado (ROSSI anos 80 e F.A.M.).

http://img7.imageshack.us/img7/3198/61620585.jpg

 

 

FOTO: 19 - Extremidade final das coronhas para comparativo entre a "F.A.M e a ROSSI anos 80".

http://img152.imageshack.us/img152/5231/31867320.jpg

 

 

FOTO: 20 - Extremidade final da coronha ROSSI com sua soleira original em plástico preto e brasão.

http://img690.imageshack.us/img690/3350/85859963.jpg

 

 

FOTO: 21 - Extremidade final da coronha F.A.M. com ranhuras confeccionadas "a mão".

http://img526.imageshack.us/img526/4969/44624421.jpg

 

 

FOTO: 22 - Dimensionando a HASTE de acionamento do pistão ao armar a carabina

http://img835.imageshack.us/img835/4070/61177094.jpg

 

Observações:

 

(1) - Comprimento: 87mm (entre ao acionador do pistão e centro do furo de fixação da haste ao cano)

 

 

FOTO: 23 - Detalhe da alça de mira da carabina ROSSI anos 80.

http://img585.imageshack.us/img585/6983/96521275.jpg

 

 

FOTO: 24 - Detalhe da massa de mira da carabina ROSSI anos 80.

http://img687.imageshack.us/img687/6154/62204780.jpg

 

 

FOTO: 25 - Foto final das duas carabinas ROSSI anos 80 acima e montada e abaixo a carabina F.A.M. desmontada.

http://img811.imageshack.us/img811/6130/35456128.jpg

 

 

Considerações finais:

 

(1) - A restauração será lenta, eu tenho tempos livres em determinados momentos durante o mês a qual é difícil conciliar com a restauração em questão e atividades referentes a minha rotina diária familiar.

 

(2) - A mola e pinos de trava do gatilho eu não poderei utilizá-los por desgaste e terei de confeccionar novos, tal como o parafuso de fixação do cano a câmara de compressão.

 

(3) -A bucha de couro terá de ser substituída

 

(4) - A cromagem é um processo caro. Pelo que obtive aqui em Vitória-ES o custo para realização desta operação será de 450,00 reais.

 

 

Att,

Neubert

 

Prezados,

 

Com o compromisso de informar a continuidade dos trabalhos de restauração e também como toda restauração (para mim que gosto de realizar), o tempo é inimigo da perfeição, segue abaixo fotos e descrição da penúltima etapa para conclusão desta reforma propriamente dita de minha CARABINA NACIONAL modelo/fabricante: F.A.M.

 

FOTO - 01 - Panorâmica da carabina recebendo o tratamento de superfície (Removedor de tinta)

http://img833.imageshack.us/img833/7584/foto01nt.jpg

 

Observações desta etapa:

(1) - Apliquei o removedor de tinta para facilitar a remoção da tinta preta aplicada sobre a cromagem antiga

(2) - Apos aplicação utilizei a escova de aço rotativa de minha micro retifica para eliminar os traços de tinta preta e deixar o aço brilhando.

 

 

FOTO - 02 - Panorâmica da carabina recebendo o tratamento de superfície (Removedor de tinta)

http://img845.imageshack.us/img845/1738/foto02g.jpg

 

Observações desta etapa:

(1) - Utilizei um pincel, óculos de proteção,luvas de borracha e em local arejado para aplicação segura do removedor de tintas.

 

 

FOTO - 03 - Operação de "brunimento" do interior da câmara de compressão

http://img827.imageshack.us/img827/7796/foto03ey.jpg

 

Observações desta etapa:

(1) - Utilizei um "rolinho" de tinta e uma haste metálica presa a uma furadeira de rotação variável para realizar esta operação

(2) - Iniciei na lixa de gramatura 150, em seguida 200 e finalmente a 400. Com esta ultima preservei a formação de linhas na superfície interna da câmara e favorecendo a lubrificação bucha/parede e conseqüentemente a estanqueidade do processo de compressão

 

 

FOTO - 04 - Operação de "brunimento" do interior da câmara de compressão

http://img28.imageshack.us/img28/5601/foto04l.jpg

 

 

FOTO - 05 - Detalhe do ponto de fixação da coronha TRAZEIRO.

http://img706.imageshack.us/img706/4865/foto05uq.jpg

 

Observações desta etapa:

(1) - Apenas observei que a solda deste ponto de fixação é feita por solda amarela (oxi-acetileno) e sendo assim jamais poderia ter sua superfície OXIDADA quimicamente visto que este tipo de solda não aceita este processo

(2) - Forte característica que esta carabina era de fato CROMADA desde "zero"

 

 

FOTO - 06 - Detalhe do ponto de fixação da coronha Dianteiro.

http://img854.imageshack.us/img854/4177/foto06p.jpg

 

Observações desta etapa:

(1) - Conforme descrito acima a solda aplicada neste ponto é amarela e realizada por solda oxi-acetileno

 

 

FOTO - 07 - Apenas o detalhe da descrição do fabricante/modelo

http://img12.imageshack.us/img12/919/foto07mz.jpg

 

 

FOTO - 08 - Panorâmica das peças limpas e isentas de tinta preta

http://img6.imageshack.us/img6/2491/foto08r.jpg

 

 

FOTO - 09 - Detalhe da coronha após aplicar a lixa de gramatura 240

http://img259.imageshack.us/img259/5231/foto09h.jpg

 

Observações desta etapa:

(1) - Os arronhões praticamente desapareceram e quando for revestir com verniz ai realizarei o "lixamento" final com lixa de menor gramatura.

 

 

FOTO - 10 - Detalhe da coronha após aplicar a lixa de gramatura 240

http://img856.imageshack.us/img856/543/foto10vl.jpg

 

 

FOTO - 11 - Detalhe da coronha após aplicar a lixa de gramatura 240

http://img577.imageshack.us/img577/6242/foto11bn.jpg

 

 

FOTO - 12 - Panorâmica das peças cromadas recém recebidas para montagem final.

http://img819.imageshack.us/img819/9788/foto12vy.jpg

 

Observações desta etapa:

(1) - Somente cromei 7 peças:

- Guarda mato

- Tampa da camara de compressão (culatra)

- Cano

- Camara de compressão

- Haste de acionamento do embolo

- Gatilho

- Alça de mira (parcialmente pois a régua de regulagem não cromado por dificultar a visada)

 

 

FOTO - 13 - Detalhe do corpo da câmara de compressão com a indicação do fabricante/modelo

http://img13.imageshack.us/img13/5053/foto13ne.jpg

 

 

FOTO - 14 - Detalhe da tampa da culatra e extremidade a ré do cano (municiamento)

http://img822.imageshack.us/img822/3819/foto14hq.jpg

 

FOTO - 15 - Detalhe do gatilho e guarda mato cromados

http://img594.imageshack.us/img594/1931/foto15v.jpg

 

FOTO - 16 - Detalhe da porção inferior da câmara de compressão com superfície cromada

http://img560.imageshack.us/img560/9749/foto16fc.jpg

 

FOTO - 17 - Apenas uma foto para ilustrar os componentes desta carabina expostos

http://img705.imageshack.us/img705/3606/foto17a.jpg

 

FOTO - 18 - Apenas uma foto para ilustrar os componentes desta carabina expostos

http://img10.imageshack.us/img10/7339/foto18ka.jpg

 

 

Considerações finais:

(1) - Realmente as atividades de trabalho e familia tem reduzido meu tempo para concluir esta restauração

(2) - Acredito que em meados de agosto tenho concluido a aplicação de verniz da coronha e montado a carabina e realizado teste de precisão e velocidade do projetil.

 

Abraços

Neubert

Olá, tenho uma Carabina de pressão também da F.A.M. e estou tentando encontrar a mola, a bucha do pistão e o anel de vedação do cano. Alguém teria alguma indicação de onde eu posso encontrar? Qual o tamanho original da mola, uma vez que a mesma está deformada hoje.  obrigado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante