Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

PARECE SONHO ''PCPs categoria 3"


Posts Recomendados

pessoal olhem isso:

mandei um email ao DFPC e eles responderam da seguinte forma e o que tudo indica as pcps agora se enquadram na categoria 3

 

segue o email:

 

 

 

 

 

 

Brasília, 09 de junho de 2011.

 

Prezado(s)(as) sr(s)/sra(s)

 

A DFPC agradece seu contato.

 

 

O Exército não faz as leis mas, na sua esfera de atribuições, tem o dever de cumpri-las e de fazer com que sejam cumpridas.

 

Transcrevo o art. 26 da Lei nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003, conhecida como Estatuto do Desarmamento:

 

“Art. 26. São vedadas a fabricação, a venda, a comercialização e a importação de brinquedos, réplicas e simulacros de armas de fogo, que com estas se podem confundir.”

 

“Parágrafo único. Excetuam-se da proibição as réplicas e os simulacros destinados à instrução, ao adestramento ou à coleção de usuário autorizado, nas condições fixadas pelo Comando do Exército.”

 

A regulamentação desse artigo consta da Portaria nº 02 COLOG, de 26 de fevereiro de 2010, que pode ser acessada na Página da DFPC - www.dfpc.eb.mil.br - LEGISLAÇÃO.

 

 

A Portaria mencionada diz que armas de pressão por ação de gás comprimido, como a maioria das utilizadas na prática do airsoft e do paintball, estão classificadas na Categoria e Controle 1, na qual todas as atividades são controladas: fabricação, utilização, importação, exportação, desembaraço alfandegário, tráfego e comércio; tudo conforme o art. 10 do Regulamento para a Fiscalização de Produtos Controlados - R-105, disponível em www.dfpc.eb.mil.br - LEGISLAÇÃO - R 105, aprovado pelo Decreto nº 3.665, de 20 de novembro de 2000, que também pode ser ser acessado na página da DFPC.

 

Além do que, as armas utilizadas na prática dos esportes paintball e airsoft muitas vezes têm calibre superior a 6 mm e, de acordo com o inciso VIII do artigo 16 do R-105, são consideradas como de uso restrito, só podendo ser adquiridas por pessoas naturais registradas no Exército. Nessas condições, os adquirentes precisam possuir Certificado de Registro (CR), documento que é tirado com a SFPC da região onde reside o requerente. Verifique qual a sua em www.dfpc.eb.mil.br – SFPC EM TODO O BRASIL. Os documentos necessários para pessoa física estão relacionados no Anexo "O" da Portaria nª 005- D Log, de 2 de março de 2005 (disponível em www.dfpc.eb.mil.br – LEGISLAÇÃO). Para pessoa jurídica, no anexo “J” da mesma Portaria.

 

 

 

 

 

Vejamos um resumão:

 

 

 

ORIENTAÇÕES PRÁTICAS SOBRE AIRSOFT E PAINTBALL

 

Referência: Port 02 COLOG 26/02/2010

 

 

 

1) Todos esses artefatos são considerados armas de pressão!

 

2) 99 % das armas longas de airsoft são de 6mm e por ação de mola, inclusive as ditas elétricas. Então, para o usuário:

 

Certificado de Registro - não é necessário (cadastro no Exército)

 

Guia de Tráfego - não é necessária (guia de tráfego), porém, os proprietários devem circular portando documento que comprove a origem de cada uma de suas armas;

 

Locais de prática- não é necessário ter o CR.

 

 

 

3) 90% das armas curtas de airsoft e todas as de paintball - sejam armas longas sejam armas curtas -- são a cilindro de gás. Então, para o usuário:

 

Certificado de Registro - é necessário ter o CR;

 

Guia de Tráfego - é necessário ter GT;

 

Locais de prática: é necessário ter o CR.

 

 

 

Vale lembrar que apenas as armas de pressão por ação de mola E, SIMULTANEAMENTE, com calibre igual ou inferior a 6mm estão classificadas na Categoria de Controle 3, na qual controlam-se apenas fabricação, importação, exportação, desembaraço alfandegário e tráfego - sendo o tráfego controlado apenas na saída da fábrica, de portos e aeroportos. Somente armas com as características descritas acima não necessitam de Certificado de Registro. Porém, se forem importadas, vão precisar, da mesma forma que qualquer outra, de Certificado Internacional de Importação (porque serão importadas) e, quando da saída do aeroporto/porto, precisarão, igualmente, de Guia de Tráfego (www.sgte.eb.mil.br).

 

Reiterando: se o interessado for comprar armas por ação de gás comprimido no comércio local deverá apresentar seu CR, Identidade e deverá, também, providenciar guia de tráfego dessa arma para transporte residência-campo de paintball.

 

 

 

Para importar esse tipo de arma, o interessado tem de possuir o Certificado Internacional de Importação (CII), disponível em www.dfpc.eb.mil.br MODELOS DE DOCUMENTOS. Após adquirir o CR, o interessado pode enviar o CII diretamente para a DFPC:

 

 

 

Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados

 

Quartel-General do Exército - - Bloco H - 4o piso - Setor Militar Urbano

 

CEP 70630-901

 

Brasília- DF

 

 

 

Para facilitar a análise do processo, é melhor enviar, se pessoa física, cópia de Identidade e CPF e, se pessoa jurídica, cópia de CNPJ e identidade. Não é necessário autenticar os documentos. Envie também o original da GRU que comprova o pagamento para a análise do pedido de CII.

 

No que diz respeito à quantidade de armas a serem importadas, informo que, se pessoa física, as armas devem ser de modelos diferentes, em quantidade reduzida. Se forem várias armas de um único modelo, ou grande quantidade, fica caracterizada comércio, então será necessário CR de pessoa jurídica.

 

É um detalhe para o qual se deve atentar.

 

Lembrando: até que todas as exigências de importação sejam cumpridas, a arma vai ficar retida na alfândega, mesmo que venha como bagagem acompanhada. E, a depender do tipo de arma, o primeiro passo do adquirente após chegar ao Brasil é se registrar como Colecionador (tirar o CR) na SFPC de sua região. Ou partir direto para o CII, nos seguintes passos:

 

 

 

1. Solicitar autorização para importar (CII). Pagar taxa referente à importação.

 

2. Registrar a importação no SISCOMEX (Receita Federal).

 

3. Requerer junto à SFPC o desembaraço alfandegário tão logo seja conhecida a data de chegada do produto. Pagar a taxa referente ao desembaraço alfandegário.

 

4. Providenciar Guia de Tráfego (www.sgte.eb.mil.br) - pois tanto as armas de controle de grau 1 quanto de grau 3 necessitam de GT na saída de aeroportos e portos.

 

 

 

O sr. pode buscar mais detalhes tanto na SFPC de sua região - afinal, é lá que tem início o processo - quanto na legislação pertinente: PORTARIA 002 - COLOG, de 26 de fevereiro de 2010.

 

 

 

Quanto às dúvidas sobre armas de pressão

 

 

O Regulamento para Fiscalização de Produtos Controlados (R-105), aprovado pelo Decreto nº 3.665, de 20 de novembro de 2000, adotou duas classificações para as armas de pressão: a primeira, em razão da substância que impulsiona o projétil, e a segunda, em função do calibre do armamento.

 

 

 

A razão de distintos graus de controle ligados à substância que impulsiona o projétil (armas por ação de gás comprimido e por ação de ar comprimido) é a consideração quanto às propriedades físico-químicas de cada um desses elementos: o ar comprimido não apresenta perigo para quem o manipula (não é bom condutor de calor ou de eletricidade, não é inflamável, não é explosivo e, também, não é tóxico), nem para o meio ambiente (não polui), e suas características não se alteram quando comprimido. E o gás comprimido tem características opostas, daí ter grau de controle mais restritivo.

 

 

 

Uma arma de pressão por ação de ar comprimido é toda arma de pressão que tem por princípio de funcionamento a expansão do ar comprimido sobre um projétil. Esse ar comprimido, que atua sobre o projétil, geralmente tem origem na expansão de uma mola comprimida que, quando liberada, impulsiona um pistão que comprime o ar à sua frente. E é esse ar comprimido que atua sobre o projétil, arremessando-o.

 

 

 

a. Nesse sentido, deve ficar claro que por “mola” entendem-se todos os dispositivos que acumulam energia mecânica quando submetidos a uma força de compressão ou extensão. Tal energia atua no sentido de trazer o dispositivo à sua posição de repouso. Assim, dispositivos que funcionam como “molas” podem ser confeccionados com materiais metálicos (tais como aço, titânio, magnésio); materiais polímeros (elastômeros) ou, ainda, por materiais gasosos (gás ou mistura gasosa).

 

 

 

b. O que normalmente causa alguma confusão na diferenciação entre armas de ação por ar comprimido e por gás comprimido é o fato de que alguns modelos de armas de pressão por ação de mola utilizam molas a gás no lugar de uma mola metálica helicoidal convencional. Essa mola a gás consiste em um cilindro hermético (que contém, geralmente, gás nitrogênio), e possui uma de suas extremidades móvel (justamente a que tem contato com o pistão). Mas o gás não atua sobre o projétil, ele funciona como mola.

 

 

 

c. Apesar de não possuírem molas, as chamadas PCP – Pre-charged pneumatic, ou “pressão pré-carregada” – enquadram-se no mesmo grau de restrição porque são armas de pressão que possuem um cilindro pré-carregado (por bomba ou compressor) com ar atmosférico comprimido. Logo, elas mantêm as características físico-químicas do ar comprimido, como já citado, fundamental para a determinação do grau de controle de uma arma.

 

Se o projétil é acionado por ar comprimido (como as armas de ação por mola e as PCP), a arma pertence à categoria de Controle 3, na qual são controlados fabricação, importação, exportação, desembaraço alfandegário e tráfego -- sendo o tráfego controlado apenas em saídas de fábricas, portos e aeroportos.

 

 

Uma arma de pressão por ação de gás comprimido (o qual, normalmente, é o CO2) é uma arma de pressão que funciona pela liberação e expansão desse gás diretamente sobre o projétil. O CO2 é previamente armazenado em uma “garrafa” e esta acoplada à arma. Por ocasião do disparo, uma parcela do gás é liberada e age sobre o projétil, arremessando-o, e escapa pela boca da arma, misturando-se à atmosfera. Daí, volta-se ao item que registra que o determinante para o grau de restrição de uma arma são as características físico-químicas do elemento impulsionador do projétil: considerações quanto ao grau de risco para quem manipula a arma, para o meio ambiente e alteração ou não das características desse elemento impulsionador quando comprimido.

 

 

 

Logo, se o projétil é acionado por gás comprimido, a arma possui categoria de Controle 1, na qual todas as atividades são controladas: fabricação, utilização, importação, exportação, desembaraço alfandegário, tráfego e comércio, tudo conforme o art. 10 do R 105.

 

Por fim, ratificamos que o fator preponderante para a classificação de uma arma de pressão, ao contrário do que muitos possam pensar, não é a energia de seu projétil ou a pressão a que este é submetido; mas sim a substância empregada na impulsão desse projétil: se gás comprimido ou ar comprimido.

 

 

 

Quanto ao calibre, a classificação considera o dano que pode causar. Assim, as armas de pressão com calibre de até 6 mm são de uso permitido, enquanto que as armas de pressão com calibre superior a 6 mm são de uso restrito.

 

 

 

De acordo com o prescrito na Portaria 002 COLOG, de 26 de fevereiro de 2010, que regula essa matéria e que está disponível em nosso sítio eletrônico (www.dfpc.eb.mil.br – LEGISLAÇÃO), as armas de pressão por ação de gás comprimido -- tanto as de uso permitido (calibre de até 6mm) ou restrito (acima de 6mm) --, bem como as armas de pressão por ação de mola de uso restrito (calibre superior a 6mm), podem ser adquiridas no comércio local ou via importação exclusivamente por pessoas naturais ou jurídicas registradas no Exército -- ou seja, por quem possui Certificado de Registro. Armas de pressão por ação de mola e do tipo PCP que tenham calibre igual ou inferior a 6mm prescindem de tais exigências quando adquiridas no comércio local. Contudo, se forem importadas, precisarão de Certificado Internacional de Importação e de Guia de Tráfego para a saída do porto/aeroporto.

 

 

 

E se o sr. quiser depois importar peça ou acessório para arma de calibre de uso restrito ou por ação de gás comprimido?

 

 

 

Como já dito, as armas de pressão de calibre superior a 6 mm são classificadas como de uso restrito, nos termos do art. 16, VIII, do Regulamento para a Fiscalização de Produtos Controlados (Decreto nº 3.665/00):

 

 

 

Art. 16. São de uso restrito:

 

...

 

VIII - armas de pressão por ação de gás comprimido ou por ação de mola com calibre superior a seis milímetros, que disparem projéteis de qualquer natureza;

 

 

 

No que concerne aos acessórios, o Anexo I do Decreto 3.665/00, relaciona-os como produto controlado na posição 0010.

 

0010

1

AcAr

acessório de arma

 

 

 

 

As peças para armas de pressão, por outro lado, são controladas apenas quando se destinarem a armas de uso restrito, ou seja, de calibre superior a 6 mm, conforme item 3120 do Anexo I do Decreto 3.665/00:

 

3120

1

Ar

peça para arma de uso restrito

 

 

 

 

Portanto, tratando-se de arma de pressão, qualquer acessório é controlado; assim como as peças destinadas às armas de uso restrito. Todos sujeitam-se ao controle do Exército. Em ambos os casos, para a importação o interessado deverá observar as normas insertas no Decreto 3.665/00 e legislação complementar.

 

 

 

Esperamos ter respondido satisfatoriamente a seu questionamento e permanecemos à disposição.

 

 

Atenciosamente,

 

Assessoria de Comunicação Social

Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados

 

Em 05/06/2011 às 03:14 horas, "Edson Luiz de Lima" <edsonluizlima25@hotmail.com> escreveu:

Este é um e-mail de pedido de informações via www.dfpc.eb.mil.br/ de:

Edson Luiz de Lima <edsonluizlima25@hotmail.com>

 

Bom dia!

Venho ate os senhores para sanar uma duvida minha a respeito a categoria de controle de uma arma de pressão que comprei,a mesma utiliza o sistema de ar (respiravel) pre-comprimido,as PCPs como são chamadas, sendo o ar alojado em um reservatorio na propria carabina.

a mesma possui calibre 5,5mm.

minha duvida é:

 

esta carabina se enquadra em qual categoria de controle?

é nescessario tirar CR para evitar aborecimentos?

 

desde ja agradeço a atenção!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

hhiiiuuuullllllllllll

 

 

não podemos esquecer de quem batalhou para isso

  • +1 1

cbc expresso 245 + EU (xodozinho)

hatsan at44-10 + leapers 6-24x50

cbc GII 5,5 + tasco 3-9x40

fionda mod.80 em restauro

a amazônia é o pulmão do mundo

e (..............?) é o intestino grosso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe se não consigo entender,,

 

3) 90% das armas curtas de airsoft e todas as de paintball - sejam armas longas sejam armas curtas -- são a cilindro de gás. Então, para o usuário:

 

Certificado de Registro - é necessário ter o CR;

 

Guia de Tráfego - é necessário ter GT;

 

Locais de prática: é necessário ter o CR.

 

 

 

Vale lembrar que apenas as armas de pressão por ação de mola E, SIMULTANEAMENTE, com calibre igual ou inferior a 6mm estão classificadas na Categoria de Controle 3, na qual controlam-se apenas fabricação, importação, exportação, desembaraço alfandegário e tráfego - sendo o tráfego controlado apenas na saída da fábrica, de portos e aeroportos. Somente armas com as características descritas acima não necessitam de Certificado de Registro. Porém, se forem importadas, vão precisar, da mesma forma que qualquer outra, de Certificado Internacional de Importação (porque serão importadas) e, quando da saída do aeroporto/porto, precisarão, igualmente, de Guia de Tráfego (www.sgte.eb.mil.br).

 

Na categoria 3, tem de ter CR, mas ele diz que não precisa de CR. Está contraditório..ou estou enganado ?

carabinas1.gif"Senhor, quando eu morrer não permita que minha mulher venda meus equipamentos pelo valor que eu disse a ela que paguei!"

Quando fecho os olhos eu não vejo nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Papa,

 

Armas de airsoft a gás precisam de CR e GT ( gas propano ou ampolas de CO2 ) - categoria 1

Armas de airsoft a mola acionadas por ferrolho ou elétricas não precisam de CR nem GT - categoria 3.

 

Ou seja, embora o airsoft seja muito mal visto e taxado como simulacro por muitos, na realidade, se são de ação por mola, tem exatamente o mesmo tratamento de uma armar de ar a mola destas que vende em qualquer casa de caça e pesca com a única diferença que, por serem voltadas ao jogo " airsoft " de simulação militar, estas devem possuir uma marcação em laranja ou vermelho vivo na pontas das armas para não confundir com armas de fogo. Esta última caraterística foi implementada na portaria 02 do colog e baseia-se no que é feito no mercado americano.

 

Ou seja, armas de airsoft a mola são tão carabinas a ar quanto uma Cometa 220.

 

Aliás se você quiser criar um cantinho para o airsoft no seu fórum, eu gostaria muito pois gosto de armas no geral e tenho 4 armas de airsoft.

São usadas em jogos baseados em treinamento militar mas a atividade é, sim, esportiva.

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Papa,

 

Armas de airsoft a gás precisam de CR e GT ( gas propano ou ampolas de CO2 ) - categoria 1

Armas de airsoft a mola acionadas por ferrolho ou elétricas não precisam de CR nem GT - categoria 3.

 

Ou seja, embora o airsoft seja muito mal visto e taxado como simulacro por muitos, na realidade, se são de ação por mola, tem exatamente o mesmo tratamento de uma armar de ar a mola destas que vende em qualquer casa de caça e pesca com a única diferença que, por serem voltadas ao jogo " airsoft " de simulação militar, estas devem possuir uma marcação em laranja ou vermelho vivo na pontas das armas para não confundir com armas de fogo. Esta última caraterística foi implementada na portaria 02 do colog e baseia-se no que é feito no mercado americano.

 

Ou seja, armas de airsoft a mola são tão carabinas a ar quanto uma Cometa 220.

 

Aliás se você quiser criar um cantinho para o airsoft no seu fórum, eu gostaria muito pois gosto de armas no geral e tenho 4 armas de airsoft.

São usadas em jogos baseados em treinamento militar mas a atividade é, sim, esportiva.

 

Vou criar um espaço para Airsoft, mas só amanhã, agora vou dormir porque estou quase dormindo no micro e você e o Saulo serão moderadores do espaço " Airsoft"

 

Abs

 

Papa

carabinas1.gif"Senhor, quando eu morrer não permita que minha mulher venda meus equipamentos pelo valor que eu disse a ela que paguei!"

Quando fecho os olhos eu não vejo nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Papa,

 

Armas de airsoft a gás precisam de CR e GT ( gas propano ou ampolas de CO2 ) - categoria 1

Armas de airsoft a mola acionadas por ferrolho ou elétricas não precisam de CR nem GT - categoria 3.

 

Ou seja, embora o airsoft seja muito mal visto e taxado como simulacro por muitos, na realidade, se são de ação por mola, tem exatamente o mesmo tratamento de uma armar de ar a mola destas que vende em qualquer casa de caça e pesca com a única diferença que, por serem voltadas ao jogo " airsoft " de simulação militar, estas devem possuir uma marcação em laranja ou vermelho vivo na pontas das armas para não confundir com armas de fogo. Esta última caraterística foi implementada na portaria 02 do colog e baseia-se no que é feito no mercado americano.

 

Ou seja, armas de airsoft a mola são tão carabinas a ar quanto uma Cometa 220.

 

Aliás se você quiser criar um cantinho para o airsoft no seu fórum, eu gostaria muito pois gosto de armas no geral e tenho 4 armas de airsoft.

São usadas em jogos baseados em treinamento militar mas a atividade é, sim, esportiva.

 

Boa tava faltando este espaço de airsoft eu tb gosto muito desta categoria e pretendo ter algumas armas, ja possuo uma sniper e infelizmente uma pistola se encontra a mais de 10 dias parada no exercito para liberar, tão logo liberem ela pretendo participar de alguns encontros aqui em SP, é realmente bcan ter este espaço...abraços

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tava faltando este espaço de airsoft eu tb gosto muito desta categoria e pretendo ter algumas armas, ja possuo uma sniper e infelizmente uma pistola se encontra a mais de 10 dias parada no exercito para liberar, tão logo liberem ela pretendo participar de alguns encontros aqui em SP, é realmente bcan ter este espaço...abraços

 

ate então não tinhamos uma posição do DFPC a certo ponto objetiva ,creio que teremos boas novas a respeito da elaboação do novo r-105

 

vale salientar que se seu airsoft for propelido a co2 na visão do DFPC se enquadra na categoria de controle 3, uma idiotice pois nitrogenio é um gas muito mais inerte que ar respiravel, mas para eles caso for propelido por este qualquer arma tambem se enquadra na categoria 3.

cbc expresso 245 + EU (xodozinho)

hatsan at44-10 + leapers 6-24x50

cbc GII 5,5 + tasco 3-9x40

fionda mod.80 em restauro

a amazônia é o pulmão do mundo

e (..............?) é o intestino grosso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou criar um espaço para Airsoft, mas só amanhã, agora vou dormir porque estou quase dormindo no micro e você e o Saulo serão moderadores do espaço " Airsoft"

 

Abs

 

Papa

se precisarem de ajuda,eu conheço bem o airsoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:thumbsup::thumbsup::thumbsup::thumbsup::thumbsup::thumbsup::thumbsup::thumbsup:

podemos sair tranquilamente com nossas queridas

agora teremos que orientar o povo para não abusar,respeitar seus limites para que isso não volte do jeito que era.

cbc expresso 245 + EU (xodozinho)

hatsan at44-10 + leapers 6-24x50

cbc GII 5,5 + tasco 3-9x40

fionda mod.80 em restauro

a amazônia é o pulmão do mundo

e (..............?) é o intestino grosso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante BidU...@

Po que texto bem feito, agora acabou a novela!!!!

 

Custava ter feito isso antes desta confusão toda? Aposto que só foi feito pois devem receber muitos e-mails a respeito deste assunto!

 

ANTES TARDE DO QUE NUNCA!

 

ALELUIA!!!

 

Abraços e valeu roberto!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns ao Cel Jorge Toledo Freitas.

Muito bem explicado.

 

Abs

 

Papa

carabinas1.gif"Senhor, quando eu morrer não permita que minha mulher venda meus equipamentos pelo valor que eu disse a ela que paguei!"

Quando fecho os olhos eu não vejo nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seria legal se o pessoal conseguisse uma cópia melhor do documento, ou um scanemaneto melhor para o mesmo

que assim seria legal a gente imprimir e manter junto com a nota fiscal de nossas carabinas.

 

Justamente pra não parece uma "falsificação" se caso um dia for preciso usar este documento.

 

Só uma idéia...

Menaldi Frank 4,5mm - nº: 1 - Barska Varmint 6x24x50mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mais ou menos

ate então não se tinha algo parecido que serviria como argumento, a impressão do papel ajuda e muito no caso em que sua carabina não tiver uma luneta de uso restrito instalada.

na questão do moderador de som não sei muito mas pelo que sei as que vem originais na carabina não tem problema.

aproveitando o topico:

alguem se arisca em dar uma posição mais concreta sobre o assunto ???????

cbc expresso 245 + EU (xodozinho)

hatsan at44-10 + leapers 6-24x50

cbc GII 5,5 + tasco 3-9x40

fionda mod.80 em restauro

a amazônia é o pulmão do mundo

e (..............?) é o intestino grosso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
  • 3 months later...

mais ou menos

ate então não se tinha algo parecido que serviria como argumento, a impressão do papel ajuda e muito no caso em que sua carabina não tiver uma luneta de uso restrito instalada.

na questão do moderador de som não sei muito mas pelo que sei as que vem originais na carabina não tem problema.

aproveitando o topico:

alguem se arisca em dar uma posição mais concreta sobre o assunto ???????

 

 

Mesmo antes quando não tinha tal documento dava problema, agora luneta e moderador de som são outra estoria, mas eu particularmente já fui abordado 2 vezes pela Polícia Militar e depois de explicar que se tratavam de Carabinas de Ar Comprimido, fui liberado sem delongas.

A vantagem de ser inteligente é que podemos fingir que somos imbecis, enquanto o contrário é completamente impossível (Woody Allen).

 

 

Beeman HW 100 T FSB .177

Hatsan AT44-10.22 regulada

CZ Slavia 631 Lux

CBC Montenegro F18 Classic B19-14 .177

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Csrmuller, a principio, todas são controladas pelo exercito e categoria 1 (necessita registro) porem as permitidas devem ter aumento menor que 6 vezes e diametro menor que 36 mm. Acima disso é restrito.

 

Portanto para ter luneta, mesmo as 4X32, pela lei, é necessário registro.

 

[]´s

Recomeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Amigos, em Dezembro, por ocasião de uma etapa do Paulista, houve fiscalização do exército na ADTG, clube que frequento, e a ordem dos militares era de APREENDER TODA ARMA COM CILINDRO (CO2 OU PCP) QUE ESTIVESSE SEM GUIA DE TRÁFEGO.

 

Só tenho carabinas de mola, mas se tivesse PCP eu preferiria não arriscar.

Banner_v2_zpsltvt4ocu.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, em Dezembro, por ocasião de uma etapa do Paulista, houve fiscalização do exército na ADTG, clube que frequento, e a ordem dos militares era de APREENDER TODA ARMA COM CILINDRO (CO2 OU PCP) QUE ESTIVESSE SEM GUIA DE TRÁFEGO.

 

Só tenho carabinas de mola, mas se tivesse PCP eu preferiria não arriscar.

 

Sabes dizer se houve caso de alguma pcp apreendida?

 

Se sim, podes dar algum relato sobre o desenrolar dos casos? Se houve argumentação, devolução, destruição, etc.

 

Acho que é importanta sabermos.

 

Abraço,

Evandro Fandaruff - Blumenau - SC

Air_rifle_Hatsan_BT65_RB_5.5_wood_2914.jpg

Hatsan BT65 RB W .22 Nikko Stirling 4x32

Bam 19-18 .22

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pois é um abuso e mal informados sobre pcp no sul estava com essa palhaçada também

sóbre as co² adquiridas apos 2005 pois antes não existia a lei então não podem fazer nada ate pq aqui no meu estado nem apostilamento querem fazer de co²

COMETA 400 4,5 MM

CBC JADE MAIS 4,5MM (PAPEL)

 

Aqui não,Posso até não ser simpático Comigo não tem desculpa
Minha criação é chucra, A verdade ninguém furta
Sou bruto, rústico e sistemático

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Sabes dizer se houve caso de alguma pcp apreendida?

 

Se sim, podes dar algum relato sobre o desenrolar dos casos? Se houve argumentação, devolução, destruição, etc.

 

Acho que é importanta sabermos.

 

Abraço,

 

Por sorte não houve nenhuma apreensão (foram em apenas um dia do campeonato, não havia nenhuma PCP nesse dia).

Banner_v2_zpsltvt4ocu.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ando com uma copia do R-105 no carro e uma copia deste documento tambem.

 

Nao vejo necessidade de guia de tráfego para um produto que não é controlado. Se um dia tentarem apreender alguma coisa minha só me levando algemado junto já que não uso nada que é proibido (até mesmo luneta nao to usando alem do permitido). Então não quero nem saber, apreensão comigo não.

 

Uma coisa eu recomendo: tirem as lunetas que usam das suas assinaturas.

ºToo Much!!!

 

Fórum Arco Brasil

http://www.arcobrasil.com/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Volta e meia esse assunto causa rebuliço, mas na verdade eu não conheço um só caso de apreensão. O R-105 é bem claro quanto ao uso permitido das PCPs, classificadas igualmente as armas de Mola. Esse documento foi expedido em razão da gama de emails enviados ao Exército, solicitando informações de como proceder nele esta bem explicado a definição. CO2 é outra estória.

 

Não se pode exigir guia de trafego de algo que não se consegue apostilar.

A vantagem de ser inteligente é que podemos fingir que somos imbecis, enquanto o contrário é completamente impossível (Woody Allen).

 

 

Beeman HW 100 T FSB .177

Hatsan AT44-10.22 regulada

CZ Slavia 631 Lux

CBC Montenegro F18 Classic B19-14 .177

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Armas de pcp são permitidas até o calibre menor q 6mm, o Eduardo está certo ñ podem te apreender a arma, exeto se ela estiver com luneta e moderador q são produtos controlados no caso do moderador uso restrito, e a luneta só com CR não importa qual for.

 

Aqui na minha cidade "região" tinha lugar vendendo luneta sem CR na loja q comprei o cara me pediu CR então deixei d comprar a luneta mas falei q havia loja vendendo sem pedir CR. Adivinha o que aconteceu? na semana seguinte o exército recolheu luneta e tudo q parecia com luneta da tal loja e ainda o cara vai ter q responder por isso. E tem mais o cara falou q vendiam lunetas na internet , pra q foi só pra deixar os cara mais loco da vida falaram q iriam averiguar. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.

 

 

LEMBEM-SE PCPs SÃO PERMITIDAS CO2 NÃO SÃO PERMITIDAS COMO O EDUARDO CITOU ACIMA É OUTRA PARTE ISSO.

Gamo Whisper X 5.5, Kit Pistão Aliviado + Gás Ram 50 Kg ,Luneta Gamo Vampir, 3-9x40.

 

Gamo CF 30 4.5, Kit Pistão Aliviado + Gás Ram 45 Kg, Gatilho Balim, Luneta Tasco, 3-9x40.

 

CBC standard GII, Cano Bull Barrel, 5.5, Kit Pistão Aliviado + Gás Ram 60 Kg, Luneta Gamo WR, 4x32.

 

 

 

Colorado Vamo, Vamo Inter!!!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, em Dezembro, por ocasião de uma etapa do Paulista, houve fiscalização do exército na ADTG, clube que frequento, e a ordem dos militares era de APREENDER TODA ARMA COM CILINDRO (CO2 OU PCP) QUE ESTIVESSE SEM GUIA DE TRÁFEGO.

 

Só tenho carabinas de mola, mas se tivesse PCP eu preferiria não arriscar.

 

Amigo vc é de Bauru? Onde fica esse clube que vc frequenta é aqui na região?

Desculpe as perguntas é que sou de Jaú.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas mesmo as lunetas abaixo até 6x de zoom e até 36 de objetiva precisa de CR? Se for assim estamos todos f*!

 

É Calil, infelizmente estamos todos f***. Lunetas somente com CR. Todas devem ser apostiladas no CR. Estão incritas na categoria de Controle1, mesmo a 4X32.

 

Esperamos que na reforma do r-105 eles corrijam algumas besteiras.

Recomeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lunetas não são apostiladas tb, não se apostila acessórios.

A vantagem de ser inteligente é que podemos fingir que somos imbecis, enquanto o contrário é completamente impossível (Woody Allen).

 

 

Beeman HW 100 T FSB .177

Hatsan AT44-10.22 regulada

CZ Slavia 631 Lux

CBC Montenegro F18 Classic B19-14 .177

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vc só pode comprar se tiver CR. Só quem pode apostilar é quem tem CR, mas nem tudo se pode ou é necessário apostilar, mesmo que se tenha CR. Não confunda alhos com bugalhos. ;)

A vantagem de ser inteligente é que podemos fingir que somos imbecis, enquanto o contrário é completamente impossível (Woody Allen).

 

 

Beeman HW 100 T FSB .177

Hatsan AT44-10.22 regulada

CZ Slavia 631 Lux

CBC Montenegro F18 Classic B19-14 .177

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vixi, isso depende e varia de RM para RM... já li relatos de algumas lunetas apostiladas e com autorização de compra, se não estiver enganado é em Mato Grosso (se do Sul ou não, não me lembro).

Norica Dragon 5,5mm GR 50Kg.

Rossi Dione 4G 5,5mm GR 55Kg.

Cometa 220 4,5mm GR 45Kg. (vendida)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo vc é de Bauru? Onde fica esse clube que vc frequenta é aqui na região?

Desculpe as perguntas é que sou de Jaú.

 

Amigo, sou sim!

 

A ADTG fica na estrada entre Avaí e Reginópolis, perto da Rondon (fica a uns 50km de Bauru). A presidente é a Tanya Giansante, que foi representante brasileira no tiro com pistola em duas Olimpíadas. Ela e o marido Salgado, que é instrutor de tiro, são nota 10!

 

Dá uma olhada no site www.adtg.com.br e caso queira entrar em contato, o e-mail da Tanya é adtg.tiro@gmail.com . Eles são bastante receptivos!

 

Abraço

Banner_v2_zpsltvt4ocu.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui no Rio ninguém apostila luneta pq é acessório, autorização para compra só em caso de importação (CI).

A vantagem de ser inteligente é que podemos fingir que somos imbecis, enquanto o contrário é completamente impossível (Woody Allen).

 

 

Beeman HW 100 T FSB .177

Hatsan AT44-10.22 regulada

CZ Slavia 631 Lux

CBC Montenegro F18 Classic B19-14 .177

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante