Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Lunetas Permitidas


Turko

Posts Recomendados

Pessoal boa tarde!

 

Gostaria de saber como está sendo tratado este assunto nos clubes que vocês freqüentam?

 

Os atiradores de BR e FT, na maioria, com certeza utilizam equipamentos com objetiva superior a 40mm. Nos fóruns são citadas as "6-24x50", "8-32x56", etc. E aí, como fica? Não existe problema de fiscalização?

 

Nos campeonatos de FT e BR, homologados pela CBTE, que equipamentos são usados/permitidos? Existe a possibilidade de "oficializar" esses equipamentos com magnitudes e objetivas maiores?

 

Desculpem a enxurrada de ????, porém a dúvida é grande.

 

Abraço e bons tiros!

BeFunky_AssCA4jpg_zps91bd70cf.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade todas são "permitidas" porém de 6x36 pra cima de uso restrido. Para utilização sem medo da fiscalização, ou pelo menos com menos medo, é necessário aquisição do CR. Já ouvi relatos de campeonatos tiveram etapas prejudicadas pois havia informação de possivel fiscalização.

 

O "novo" R-105 promete mudanças nesse aspecto, só vendo pra crer mesmo, vamos aguardar.

 

Abração!!! :thumbsup: :thumbsup:

  • +1 1

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já tenho uma Luneta 6-24x50. Quais são os procedimentos para regularizá-la? Fiz uma "importação genérica" e não tenho mais a nota fiscal.

 

Abs.,

 

Legalmente falando ja esta em situação irregular e mesmo com CR não tem como legalizar, corre risco de apreenção e até responder a justiça, mais sinceramente eu particularmente falando que na pratica no paiz "Democratico" que se diz ser tudo é possivel mas eu nunca deixo de fazer o que gosto sendo que sei que não prejudica e nem coloca em risco a vida de ninguem aliás qual diferença de ter uma luneta 6X pra uma 300X numa airgun, sinceramente da vontade de mandar a **** tudo isso de qualquer forma assumo que corro o risco afinal quero que se dane esta é a verdade e nós brasileironhos infelizmente queremos sim poder andar certo, queremos sim comprar e pagar imposto, queremos sim ajudar nosso paiz mais fica dificil pois nosso governo ta mais pra chupa cabra que qualquer outra coisa...abraços

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

amigo quando vc diz responder a justica o que acontece?

eu importei uma e foi apreendida ... vo ter que pagar algum tp de multa ?

grato.

Artemis M16 .177 
Gamo CFX ROYAL IGT .177 KIT INVERTER 40KG
Gamo Delta Fox .177 GR 40KG
GAMO CFX .22 GR 45KG
COMETA NEW FENIX .177 GR 45KG
HW30s .177
HW95 .22
Cometa 220 Galaxy .177
Artemis Black Hawk .22
Gamo Cfx Royal .22 KIT INVERTER 45KG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se importou e foi apreendida, você perdeu a luneta ( claro ) e pode vir a sofrer um processo administrativo.

 

Eu tambem perdi uma e acabei de perder uma pistola de AirSoft também ... E por ai vai ... Ainda não fui processado.

B-26 - 4,5mm - Gatilho com telca HW - Mola Gamo - alça e massa HW - mola encamisada - 240 m/s

B-30 - 4,5mm - Gatilho RWS - T06 - Mola Maccari - Kit Vortek - 270 m/s

AT44 - 4,5mm - Monoshot - abafador - mola do martelo regulada - 300 m/s

AT44 - 5,5mm - Monoshot - air striper - cilindrão e valvula preset - 250 m/s

B3-1 - 4,5mm - Arranca dedo - 160 m/s

Fionda - 4,5mm - 15 anos parada - ??? m/s

Urko Tiger - 4,5mm - ??? m/s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Turko, no que tange a lunetas, o R-105 é a visão do inferno. Digo isso pois, mesmo as de uso permitido, estão na Categoria de Controle 1, a mais restritiva de todas. Para usá-la sem incomodo, ela teria que ser apostilada ao CR, mas para isso seria necessário que a importação tivesse sido feita legalmente.

"Eu quase que nada sei, mas desconfio de muita coisa."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

... O "novo" R-105 promete mudanças nesse aspecto, só vendo pra crer mesmo, vamos aguardar.

 

Doberman, espero que você tenha razão, pois, pelas informações que possuo, lunetas continuarão com muitas restrições.

 

Só espero que minhas fontes de informações estejam equivocadas.

 

Um abraço.

"Eu quase que nada sei, mas desconfio de muita coisa."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Doberman, espero que você tenha razão, pois, pelas informações que possuo, lunetas continuarão com muitas restrições.

 

Só espero que minhas fontes de informações estejam equivocadas.

 

Um abraço.

 

Opa Marlon!!! hehehehe pra ser beeem sincero eu, infelizmente, não acredito que hajam mudanças significativas, mas "espero" por elas kkkkkkk

 

Abração!!! :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

seguinte, aqui na minha região luneta só com registro de arma, pois é pedi uma gamo whisper q vem com luneta ´so q tinha me esquecido disso e nem o vendedor se anteno, agora a arma tá pra chega e o vendedor já tá e enchendo o saco com a luneta disse q vai dar dor de cabeça se isso acontecer, mando a arma de volta e pego a gamo viper.

 

Ai as dúvidas:

 

Essa luneta é permitida ?

 

Luneta 4 x 32 IRWR ?

 

pq red dot é permitido ??

Gamo Whisper X 5.5, Kit Pistão Aliviado + Gás Ram 50 Kg ,Luneta Gamo Vampir, 3-9x40.

 

Gamo CF 30 4.5, Kit Pistão Aliviado + Gás Ram 45 Kg, Gatilho Balim, Luneta Tasco, 3-9x40.

 

CBC standard GII, Cano Bull Barrel, 5.5, Kit Pistão Aliviado + Gás Ram 60 Kg, Luneta Gamo WR, 4x32.

 

 

 

Colorado Vamo, Vamo Inter!!!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

seguinte, aqui na minha região luneta só com registro de arma, pois é pedi uma gamo whisper q vem com luneta ´so q tinha me esquecido disso e nem o vendedor se anteno, agora a arma tá pra chega e o vendedor já tá e enchendo o saco com a luneta disse q vai dar dor de cabeça se isso acontecer, mando a arma de volta e pego a gamo viper.

 

Ai as dúvidas:

 

Essa luneta é permitida ?

 

Luneta 4 x 32 IRWR ?

 

pq red dot é permitido ??

 

trecho do R-105, dispositivo legal que regra armas de fogo e similares (http://www.dfpc.eb.mil.br/index.php?option=com_content&task=view&id=84&Itemid=56#relpc)

 

 

Art. 17. São de uso permitido:

 

VII - dispositivos óticos de pontaria com aumento menor que seis vezes e diâmetro da objetiva menor que trinta e seis milímetros; (a sua luneta tem aumento de 4 vezes e objetiva de 32mm)

 

imprime o R-105 e leva pra ele, se ele se recusar a entregar, ae é PROCON, pois o lojista não pode anunciar/vender uma coisa (arma+luneta) e entregar outra (só arma).

________________________________________________________________________________________________________________

 

Não nos esqueçamos nunca de Guilherme Paraense!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pq red dot é permitido ??

 

Os Red Dots não projetam um ponto luminoso sobre o alvo (diferentemente dos lasers, que projetam e são proibidos (restritos)) e portanto são permitidos pelo R105.

 

Abração!!! :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas por quê ora pois,,... os lasers são proibidos?? se for assim uma luneta 3-9 x 32 é proibida tmbm já q só é permitido o zoom 6 vezes mas pq o lazer point é,e o red dot não ?? se for assim minha whisper tmbm tá toda irregular igual a GRANDE maioria das armas daqui !! heheh

- Air Arms TX 200 MK II Beech - .177+ Luneta Bsa Stealth Tactical STS 6-24x44IR !
- Dye Proto Reflex Marker Noth aurora - .68 + Dye Rotor Bomber steel Hopper

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seguinte

 

lendo o R105, vi que luneta é um produto controlado pelo exército seja qual for a luneta , precisa de registro,sem "CR" você não pode transitar ou acoplar uma luneta na carabina de ar sem ter o "CR".

 

Não tendo "CR" você corre risco de apreensão e processo.

Gamo Whisper X 5.5, Kit Pistão Aliviado + Gás Ram 50 Kg ,Luneta Gamo Vampir, 3-9x40.

 

Gamo CF 30 4.5, Kit Pistão Aliviado + Gás Ram 45 Kg, Gatilho Balim, Luneta Tasco, 3-9x40.

 

CBC standard GII, Cano Bull Barrel, 5.5, Kit Pistão Aliviado + Gás Ram 60 Kg, Luneta Gamo WR, 4x32.

 

 

 

Colorado Vamo, Vamo Inter!!!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se alguém se interresar pode pedi CR, é fácil kkkkkkkkkkkkk

 

 

http://www.fgct.com.br/sobre-o-cr/36-concessao-de-cr.html

Gamo Whisper X 5.5, Kit Pistão Aliviado + Gás Ram 50 Kg ,Luneta Gamo Vampir, 3-9x40.

 

Gamo CF 30 4.5, Kit Pistão Aliviado + Gás Ram 45 Kg, Gatilho Balim, Luneta Tasco, 3-9x40.

 

CBC standard GII, Cano Bull Barrel, 5.5, Kit Pistão Aliviado + Gás Ram 60 Kg, Luneta Gamo WR, 4x32.

 

 

 

Colorado Vamo, Vamo Inter!!!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

seguinte, aqui na minha região luneta só com registro de arma, pois é pedi uma gamo whisper q vem com luneta ´so q tinha me esquecido disso e nem o vendedor se anteno, agora a arma tá pra chega e o vendedor já tá e enchendo o saco com a luneta disse q vai dar dor de cabeça se isso acontecer, mando a arma de volta e pego a gamo viper.

 

Ai as dúvidas:

 

Essa luneta é permitida ?

 

 

 

com todo respeito manda esse vendedor pra ppppppppppppppppppppppiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii pois todas as carabinas quem vem com luneta de fabrica chamadas combos são importadas legalmente ,assim sua venda e uso é permitida

 

Luneta 4 x 32 IRWR ?

 

pq red dot é permitido ??

COMETA 400 4,5 MM

CBC JADE MAIS 4,5MM (PAPEL)

 

Aqui não,Posso até não ser simpático Comigo não tem desculpa
Minha criação é chucra, A verdade ninguém furta
Sou bruto, rústico e sistemático

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu amigo

 

toda luneta necessita de CR pois é um produto controlado, é de uso permitido mas controlado pelo exército vc tem obrigação de portar ela com CR

 

Menor que 6x36 pode usar mas com CR

 

Maior que 6x36 e de uso restrito

Gamo Whisper X 5.5, Kit Pistão Aliviado + Gás Ram 50 Kg ,Luneta Gamo Vampir, 3-9x40.

 

Gamo CF 30 4.5, Kit Pistão Aliviado + Gás Ram 45 Kg, Gatilho Balim, Luneta Tasco, 3-9x40.

 

CBC standard GII, Cano Bull Barrel, 5.5, Kit Pistão Aliviado + Gás Ram 60 Kg, Luneta Gamo WR, 4x32.

 

 

 

Colorado Vamo, Vamo Inter!!!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu fui ler atentamente o R-105 e, realmente, dá-se a entender que as lunetas só com CR, pois no Anexo 1 estão listadas como categoria de controle 1.

 

algum jurista pode lançar luz sobre o assunto?

________________________________________________________________________________________________________________

 

Não nos esqueçamos nunca de Guilherme Paraense!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é isso q eu estou falando, meu primo é advogado leu e me disse isso, portanto todos q possuem luneta seja qual for, estão em ilegalidade se não possuir CR, podem perder a luneta a arma e ser processado.

Gamo Whisper X 5.5, Kit Pistão Aliviado + Gás Ram 50 Kg ,Luneta Gamo Vampir, 3-9x40.

 

Gamo CF 30 4.5, Kit Pistão Aliviado + Gás Ram 45 Kg, Gatilho Balim, Luneta Tasco, 3-9x40.

 

CBC standard GII, Cano Bull Barrel, 5.5, Kit Pistão Aliviado + Gás Ram 60 Kg, Luneta Gamo WR, 4x32.

 

 

 

Colorado Vamo, Vamo Inter!!!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

essa luneta é de uso restrito vc pode perde.

 

PS:se a luneta estiver fixada na arma vc pode perder a arma e a luneta se estiver solta vc perde só a luneta

Gamo Whisper X 5.5, Kit Pistão Aliviado + Gás Ram 50 Kg ,Luneta Gamo Vampir, 3-9x40.

 

Gamo CF 30 4.5, Kit Pistão Aliviado + Gás Ram 45 Kg, Gatilho Balim, Luneta Tasco, 3-9x40.

 

CBC standard GII, Cano Bull Barrel, 5.5, Kit Pistão Aliviado + Gás Ram 60 Kg, Luneta Gamo WR, 4x32.

 

 

 

Colorado Vamo, Vamo Inter!!!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luneta só com CR e importada através de CII. Na visão correta do Exército, se não houver controle, quem garante que a luneta não pode ser instalada num fusil 7.62.

Mas na realidade, pelo menos pelo que vi até agora em competições, inclusive no CNTE, que é administrado pelo Exército, nunca houve nem sinal de coerção ou restrição porque sabem que todos ali presentes, estão praticando o tiro esportivo.

Só devemos ter cuidado em não ofender os militares ou policiais, principalmente por escrito em veículo de acesso público porque podem ter certeza que isso só piora a situação.

Daystate Air Wolf MCT 5,5mm

HW100T 4,5MM (à venda )

Pistola Marauder Woods Walker 5,5mm (à venda )

Feinwerkbau 300S

HW95 4,5mm

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luiz Almeida é isso mesmo. Agora eu te falo, vc acha que eu ia gastar uma grana preta para no final das contas perde a minha luneta e tambem a carabina? Jamais, eu comprei com um dos mais conceituado e honesto vendendor e ele me garantiu, fiquei tranquilo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

essa luneta é de uso restrito vc pode perde, as vezes é bom vc ter uma polícia burrra, garanto q niguém sabe dessas leis.

 

PS:se a luneta estiver fixada na arma vc pode perder a arma e a luneta se estiver solta vc perde só a luneta

 

Tem certeza disso?

Algum advogado te orientou?

Te pergunto isso pois no meu entender,independente de estar fixada ou não,se a carabina tiver NF ela é liberada,mas como te disse,não sou advogado,então é interpretativo.

 

Outra coisa, alguém aqui já perdeu luneta,ou luneta/arma em alguma fiscalização?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu fui ler atentamente o R-105 e, realmente, dá-se a entender que as lunetas só com CR, pois no Anexo 1 estão listadas como categoria de controle 1.

 

algum jurista pode lançar luz sobre o assunto?

 

vamos por partes ,a luneta só tem controle ate a loja,,,,, a loja tem que ter cr e não o atirador aja visto que tem muitas armas combos que não possui alça nem massa de mira , o importador importa com autorização, revende a lojista com cr até a 4x32 e os lojista vendem essa arma com luneta sem problemas ,estive sexta com o pessoal do exercito em casa tenho cr e minha casa é vistoriada acada 3 meses, e o que não pode é o atirador ter uma luneta em uma arma de fogo não apostilada , ai sim da problema para o atirador,,, e como eu tenho aqui e não esta apostilada em meu cr pois a beeman dual cano já vem com luneta de fabrica tenho uma gamo combo também ,, não tive problema algum tanto que se tivesse que ter cr as empresas do ramo só poderia vender com cópia de cr RG e autorização de compra para pessoas com cr alguém ja viu em uma loja virtual o anuncio da luneta com esse exigência? repare em carregadores ,arma de co² o que é necessário para compra desses item estará escrito venda somente com cr pois a venda ilegal do logista ao consumidor final da perca automática do cr para logista

imaginem a taurus ilegal importa gamos combos vende para lojista que tenha no cr lunetas pois para carabina de pressão não precisa

ate as americanas que não são lojas especializadas , vende carabinas com lunetas , as atacadistas também vende com lunetas, toda duvida que tenho recorro a eles pois nosso batalhão é uma "extensão" do comando de brasília

COMETA 400 4,5 MM

CBC JADE MAIS 4,5MM (PAPEL)

 

Aqui não,Posso até não ser simpático Comigo não tem desculpa
Minha criação é chucra, A verdade ninguém furta
Sou bruto, rústico e sistemático

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Art. 17. São de uso permitido:

 

I - armas de fogo curtas, de repetição ou semi-automáticas, cuja munição comum tenha, na saída do cano, energia de até trezentas libras-pé ou quatrocentos e sete Joules e suas munições, como por exemplo, os calibres .22 LR, .25 Auto, .32 Auto, .32 S&W, .38 SPL e .380 Auto;

 

II - armas de fogo longas raiadas, de repetição ou semi-automáticas, cuja munição comum tenha, na saída do cano, energia de até mil libras-pé ou mil trezentos e cinqüenta e cinco Joules e suas munições, como por exemplo, os calibres .22 LR, .32-20, .38-40 e .44-40;

 

III - armas de fogo de alma lisa, de repetição ou semi-automáticas, calibre doze ou inferior, com comprimento de cano igual ou maior do que vinte e quatro polegadas ou seiscentos e dez milímetros; as de menor calibre, com qualquer comprimento de cano, e suas munições de uso permitido;

 

IV - armas de pressão por ação de gás comprimido ou por ação de mola, com calibre igual ou inferior a seis milímetros e suas munições de uso permitido;

 

V - armas que tenham por finalidade dar partida em competições desportivas, que utilizem cartuchos contendo exclusivamente pólvora;

 

VI - armas para uso industrial ou que utilizem projéteis anestésicos para uso veterinário;

 

VII - dispositivos óticos de pontaria com aumento menor que seis vezes e diâmetro da objetiva menor que trinta e seis milímetros;

 

VIII - cartuchos vazios, semi-carregados ou carregados a chumbo granulado, conhecidos como "cartuchos de caça", destinados a armas de fogo de alma lisa de calibre permitido;

 

IX - blindagens balísticas para munições de uso permitido;

 

X - equipamentos de proteção balística contra armas de fogo de porte de uso permitido, tais como coletes, escudos, capacetes, etc; e

 

XI - veículo de passeio blindado.

COMETA 400 4,5 MM

CBC JADE MAIS 4,5MM (PAPEL)

 

Aqui não,Posso até não ser simpático Comigo não tem desculpa
Minha criação é chucra, A verdade ninguém furta
Sou bruto, rústico e sistemático

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Art. 16. São de uso restrito:

 

XVI - equipamentos para visão noturna, tais como óculos, periscópios, lunetas, etc;

 

XVII - dispositivos ópticos de pontaria com aumento igual ou maior que seis vezes ou diâmetro da objetiva igual ou maior que trinta e seis milímetros;

 

XVIII - dispositivos de pontaria que empregam luz ou outro meio de marcar o alvo;

COMETA 400 4,5 MM

CBC JADE MAIS 4,5MM (PAPEL)

 

Aqui não,Posso até não ser simpático Comigo não tem desculpa
Minha criação é chucra, A verdade ninguém furta
Sou bruto, rústico e sistemático

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas ó, o art 17 joga tudo no mesmo balaio de "permitido": armas de pressão e armas de fogo de uso permitido. o que as diferencia? é a categoria de controle, que diz quais processos (fabricação, importação, venda, uso, etc) estão sujeitos à fiscalização do exército. as armas de fogo são de categoria de controle 1, em que todos os processos estão sujeitos à fiscalização (ou seja, precisam de autorização). Já as armas de pressão são de categoria de controle 3 (só importação e fabricação são fiscalizadas).

 

ae é que tá o problema, as lunetas estão na categoria de controle 1 (Anexo I do R-105), o que as equipara (para fins de fiscalização) às armas de fogo de uso permitido....

________________________________________________________________________________________________________________

 

Não nos esqueçamos nunca de Guilherme Paraense!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fiscalização nas lojas, nas vendas e claro na armas de pressão com lunetas , ora se não fosse permitida como o comercio local venderia para pessoas sem cr ?

COMETA 400 4,5 MM

CBC JADE MAIS 4,5MM (PAPEL)

 

Aqui não,Posso até não ser simpático Comigo não tem desculpa
Minha criação é chucra, A verdade ninguém furta
Sou bruto, rústico e sistemático

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o comerciante q vende luneta sem CR está comtendo um erro, tudo bem ñ é um crime q vai ser punido com cadeia, vc sofre um processo.

 

 

e tem mais falando com um major do exército ele disse q vc só pode compra luneta c tiver Cr de rifle, carabina,etc... c vc for lá com Cr de revólver ñ "deveria" valer vc ñ pode comprar luneta. Tb Cr de atirador.

 

PS: antes de me repreender ñ é preciso ser advogado pra entender o q está escrito na lei, c fosse simples qualquer pessoa compraria uma arma de fogo pois é de uso permitido assim como lunetas, só q na pratica armas d fogo exigem exames médicos de tiro etc... mas no papel qualquer pessoa pode comprar arma de fogo.

 

armas de fogo curtas, de repetição ou semi-automáticas, cuja munição comum tenha, na saída do cano, energia de até trezentas libras-pé ou quatrocentos e sete Joules e suas munições, como por exemplo, os calibres .22 LR, .25 Auto, .32 Auto, .32 S&W, .38 SPL e .380 Auto;

 

II - armas de fogo longas raiadas, de repetição ou semi-automáticas, cuja munição comum tenha, na saída do cano, energia de até mil libras-pé ou mil trezentos e cinqüenta e cinco Joules e suas munições, como por exemplo, os calibres .22 LR, .32-20, .38-40 e .44-40;

 

Bom o q eu quero dizer é q aqui na minha cidade as lojas de caça e pesca ñ vendem luneta pra quem ñ tem CR, ñ adianta insistir. portanto vou usar minha Cfr Whisper sem luneta, que por sinal ainda ñ chegou o cara teve q importa acho q só semana q vem já to ficando louco.

 

Ñ quis ofender niguém chamando d burro, só q de q adiantam leis se ñ são cumpridas.

Gamo Whisper X 5.5, Kit Pistão Aliviado + Gás Ram 50 Kg ,Luneta Gamo Vampir, 3-9x40.

 

Gamo CF 30 4.5, Kit Pistão Aliviado + Gás Ram 45 Kg, Gatilho Balim, Luneta Tasco, 3-9x40.

 

CBC standard GII, Cano Bull Barrel, 5.5, Kit Pistão Aliviado + Gás Ram 60 Kg, Luneta Gamo WR, 4x32.

 

 

 

Colorado Vamo, Vamo Inter!!!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu amigo

 

toda luneta necessita de CR pois é um produto controlado, é de uso permitido mas controlado pelo exército vc tem obrigação de portar ela com CR

 

Menor que 6x36 pode usar mas com CR

 

Maior que 6x36 e de uso restrito

 

Se menor que 6x36 pode usar mas com CR então ambas são restritas!!!!

 

Felizmente essa informação até onde sei é improcedente.

 

Lunetas como as famosas 4x32 não necessitam de nenhum tipo de autorização ou CR.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

volto a dizer todas lojas virtuais estão errada , rossi, cbc, taurus estão fora da lei pois toda carabina de pressão vem de fabrica com luneta e são vendidas normalmente a te 4x32 sem ter que ter cr então o brasil todo ta errado e ninguém faz nada?

eu afirmo lunetas com ate o aumento menor que seis vezes e diâmetro da objetiva menor que trinta e seis milímetros NÃO precisa de cr

para simplificar

uma carabina 7022 calibre .22 ja vem da cbc com luneta 4x32 de fabrica e essa arma pode ser registrada na federal como cidadão cível , esse caso o cr é só da arma e da federal nada tem haver com o cr de atirador do exercito.

 

então eu pergunto c fosse proibido a policia federal olhando a nota fiscal da arma vendo que tem luneta de fabrica autorizaria o registro da arma ???????????

COMETA 400 4,5 MM

CBC JADE MAIS 4,5MM (PAPEL)

 

Aqui não,Posso até não ser simpático Comigo não tem desculpa
Minha criação é chucra, A verdade ninguém furta
Sou bruto, rústico e sistemático

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

q atirador do exército?? quem falo isso??

 

nesse caso vc tem o cr da arma com isso pode ter a luneta.

Gamo Whisper X 5.5, Kit Pistão Aliviado + Gás Ram 50 Kg ,Luneta Gamo Vampir, 3-9x40.

 

Gamo CF 30 4.5, Kit Pistão Aliviado + Gás Ram 45 Kg, Gatilho Balim, Luneta Tasco, 3-9x40.

 

CBC standard GII, Cano Bull Barrel, 5.5, Kit Pistão Aliviado + Gás Ram 60 Kg, Luneta Gamo WR, 4x32.

 

 

 

Colorado Vamo, Vamo Inter!!!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma pergunta e acho que ning. vai responder.

 

Alguem sabe o fundamento, seja técnico ou legislativo, da restrição da magnitude das lunetas?

Weihrauch HW 97k 4.5mm V Mach sem parafuso excalibur- Tuning by Cunha

Cometa Black "torta" Fusion 4.5mm (tacape)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra pergunta: Eu comprei na Dumar de Niterói uma luneta 3x9-40. Está acima do que é permitido pelo R105 porém foi comprada com Nota Fiscal, tudo certinho e a Dumar é uma loja séria. Quem comeu mosca? Eles que não checaram se eu tinha CR? Hoje em dia eu ando com a NF da luneta.Mas sinto um cheirinho de queimado...

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a minha esposa é advogada. quando ela estava na faculdade, me contou que no Direito há o conceito de lei que "pega"e lei que "não pega", que os legisladores (os que fazem as leis: vereadores, deputados estaduais e federais e senadores) saem fazendo leis e tem algumas que o pessoal obedece e outras que não, talvez seja este o caso...

 

sobre a restrição do aumento, o R-105 alega o seguinte:

 

Art. 8º A classificação de um produto como controlado pelo Exército tem por premissa básica a existência de poder de destruição ou outra propriedade de risco que indique a necessidade de que o uso seja restrito a pessoas físicas e jurídicas legalmente habilitadas, capacitadas técnica, moral e psicologicamente, de modo a garantir a segurança da sociedade e do país.

 

mais magnificação = "mata mais" (o que tem certo sentido...)

________________________________________________________________________________________________________________

 

Não nos esqueçamos nunca de Guilherme Paraense!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é isso ai amigo

 

a questão é obedecer ou ñ

Gamo Whisper X 5.5, Kit Pistão Aliviado + Gás Ram 50 Kg ,Luneta Gamo Vampir, 3-9x40.

 

Gamo CF 30 4.5, Kit Pistão Aliviado + Gás Ram 45 Kg, Gatilho Balim, Luneta Tasco, 3-9x40.

 

CBC standard GII, Cano Bull Barrel, 5.5, Kit Pistão Aliviado + Gás Ram 60 Kg, Luneta Gamo WR, 4x32.

 

 

 

Colorado Vamo, Vamo Inter!!!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra pergunta: Eu comprei na Dumar de Niterói uma luneta 3x9-40. Está acima do que é permitido pelo R105 porém foi comprada com Nota Fiscal, tudo certinho e a Dumar é uma loja séria. Quem comeu mosca? Eles que não checaram se eu tinha CR? Hoje em dia eu ando com a NF da luneta.Mas sinto um cheirinho de queimado...

 

 

a obrigação de fiscalização são dos orgãos competentes,SFPC, exército ou outra instituição credenciada pelo exército somente credenciada pelo exército .

 

se a loja vendeu e vc comprou sorte sua pois pelo r105 essa luneta ñ é permitida pra pessoa física é d uso restrito ´n permitido, e c fosse dá algum problema seria da loja ñ seu.

Gamo Whisper X 5.5, Kit Pistão Aliviado + Gás Ram 50 Kg ,Luneta Gamo Vampir, 3-9x40.

 

Gamo CF 30 4.5, Kit Pistão Aliviado + Gás Ram 45 Kg, Gatilho Balim, Luneta Tasco, 3-9x40.

 

CBC standard GII, Cano Bull Barrel, 5.5, Kit Pistão Aliviado + Gás Ram 60 Kg, Luneta Gamo WR, 4x32.

 

 

 

Colorado Vamo, Vamo Inter!!!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

caros amigos, sou estudante de direito, e estou no final da faculdade, eu entendo o seguinte, lunetas de magnitude 5x de zoom, e tamanho da objetiva ate 35mm sao permitidas sem qualquer tipo de CR por estarem previstas no artigo 17 do famigerado R-105 como preleciona o dispositivo:

 

Art. 17. São de uso permitido:

 

II - dispositivos óticos de pontaria com aumento menor que seis vezes e diâmetro da objetiva menor que trinta e seis milímetros;

 

Apesar da previsao do Anexo I que coloca os objetos de mira como controlados, o proprio R-105 faz a ressalva no artigo citado acima.

 

Atentem para o fato que o artigo diz assim

 

menor que seis vezes , portanto lunetas com zoom de 6 vezes ja sao restritas, ao contrario do que alguns pensavam, assim como a objetiva de 36mm eh restrita.

 

espero ter ajudado. abraco. Murilo Juchem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com as opiniões do Flávio e do Murilo. O R-105 torna de uso permitido a luneta até determinada capacidade. Não sem razão um colega disse aqui mesmo que as lojas é que devem ter autorização para comercializá-las ou não. Ou alguém acredita que uma loja de grande porte, bem estabelecida, vai vender lunetas ilicitamente?

 

Como comentário, aqui temos uns conceitos tolos. Permite, por exemplo, uma carabina em calibre 44-40, e não uma em .22 Magnum, cujo stopping power é muito inferior ao do 44-40.....

 

Coisas dignas de uma república de bananas.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

caros amigos, sou estudante de direito, e estou no final da faculdade, eu entendo o seguinte, lunetas de magnitude 5x de zoom, e tamanho da objetiva ate 35mm sao permitidas sem qualquer tipo de CR por estarem previstas no artigo 17 do famigerado R-105 como preleciona o dispositivo:

 

Art. 17. São de uso permitido:

 

II - dispositivos óticos de pontaria com aumento menor que seis vezes e diâmetro da objetiva menor que trinta e seis milímetros;

 

Apesar da previsao do Anexo I que coloca os objetos de mira como controlados, o proprio R-105 faz a ressalva no artigo citado acima.

 

Atentem para o fato que o artigo diz assim

 

menor que seis vezes , portanto lunetas com zoom de 6 vezes ja sao restritas, ao contrario do que alguns pensavam, assim como a objetiva de 36mm eh restrita.

 

espero ter ajudado. abraco. Murilo Juchem

 

Murilo, atente-se à definição de "uso permitido" que se encontra no inciso LXXIX do Art. 3º (em especial no grifo):

 

LXXIX - uso permitido: a designação "de uso permitido" é dada aos produtos controlados pelo Exército, cuja utilização é permitida a pessoas físicas em geral, bem como a pessoas jurídicas, de acordo com a legislação normativa do Exército;

"Eu quase que nada sei, mas desconfio de muita coisa."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

caros amigos, sou estudante de direito, e estou no final da faculdade, eu entendo o seguinte, lunetas de magnitude 5x de zoom, e tamanho da objetiva ate 35mm sao permitidas sem qualquer tipo de CR por estarem previstas no artigo 17 do famigerado R-105 como preleciona o dispositivo:

 

Art. 17. São de uso permitido:

 

II - dispositivos óticos de pontaria com aumento menor que seis vezes e diâmetro da objetiva menor que trinta e seis milímetros;

 

Apesar da previsao do Anexo I que coloca os objetos de mira como controlados, o proprio R-105 faz a ressalva no artigo citado acima.

 

Atentem para o fato que o artigo diz assim

 

menor que seis vezes , portanto lunetas com zoom de 6 vezes ja sao restritas, ao contrario do que alguns pensavam, assim como a objetiva de 36mm eh restrita.

 

espero ter ajudado. abraco. Murilo Juchem

 

os primeiros incisos do Art 17

 

 

Art. 17. São de uso permitido:

 

I - armas de fogo curtas, de repetição ou semi-automáticas, cuja munição comum tenha, na saída do cano, energia de até trezentas libras-pé ou quatrocentos e sete Joules e suas munições, como por exemplo, os calibres .22 LR, .25 Auto, .32 Auto, .32 S&W, .38 SPL e .380 Auto;

 

II - armas de fogo longas raiadas, de repetição ou semi-automáticas, cuja munição comum tenha, na saída do cano, energia de até mil libras-pé ou mil trezentos e cinqüenta e cinco Joules e suas munições, como por exemplo, os calibres .22 LR, .32-20, .38-40 e .44-40;

 

III - armas de fogo de alma lisa, de repetição ou semi-automáticas, calibre doze ou inferior, com comprimento de cano igual ou maior do que vinte e quatro polegadas ou seiscentos e dez milímetros; as de menor calibre, com qualquer comprimento de cano, e suas munições de uso permitido;

 

IV - armas de pressão por ação de gás comprimido ou por ação de mola, com calibre igual ou inferior a seis milímetros e suas munições de uso permitido;

 

 

 

neste caso, o que diferencia as armas de fogo das de pressão? porque arma de fogo precisa ter CR, e arma de pressão não?

 

 

porque elas são artefatos de categoria diferente, conforme tabela do Anexo I do R-105. as armas de pressão são artefatos de categoria 3 (No de Ordem 0210 do Anexo I) e as armas de fogo de categoria 1, então estão sujeitas a diferentes fiscalizações (conforme o Art 10 do R1-105 que não consegui colar direito aqui).

 

pois bem, o mesmo Anexo I do R-105 traz as lunetas como categoria 1 (No de Ordem 2530 do Anexo I). então pela lógica deveriam ter o mesmo controle de arma de fogo, mas não é o que acontece...

________________________________________________________________________________________________________________

 

Não nos esqueçamos nunca de Guilherme Paraense!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de saber se alguém aqui já teve seu equipamento,"permitido" ou não apreendido.

E se foi,qual o desenrolar da história.

Pergunto isso porque a grande maioria das lunetas são "não permitidas" e boa parte delas sem CR...mas nunca em nenhum fórum li ou soube de alguém que tenha tido seu equipamento apreendido.

Fico no aguardo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom acreditem se quiserem o fato permitido controlado é para produtos que tenha a fiscalização de sua origem ate a loja , na loja que eu dou Assistência técnica, faço o mapa de venda que o exercito me obriga a fazer sobre munição,lunetas,co²,calibre maior que 6mm,armas de fogo(para a pf também)

bom nesse mapa consta quantas lunetas, red dot a loja vendeu no mês, pois o exercito sabe quantos chegou para a loja,

as lunetas que são maiores só sai da loja com autorização de comprar junto ao exercito, assim essa entra no mapa pois o exercito já da baixa no estoque da loja.

 

por isso eu afirmo se a luneta 4x32 que vem em varias armas de pressão e inclusive nos rifles .22 da cbc fosse proibidos ,a taurus/gamo,rossi,hatsan,beeman,cbc estaria todas irregular e mais armas de fogo no caso da .22 cbc são registrada na PF policia federal no caso de pessoas civil e no exercito no caso de atirador e na nota fiscal consta a luneta, se fosse proibida eles registraria?

claro que não , mas como no brasil a fiscalização é zero e a fronteira da cidade de leste é bem ai as lunetas maiores estão sendo comercializadas normalmente.

COMETA 400 4,5 MM

CBC JADE MAIS 4,5MM (PAPEL)

 

Aqui não,Posso até não ser simpático Comigo não tem desculpa
Minha criação é chucra, A verdade ninguém furta
Sou bruto, rústico e sistemático

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma pergunta e acho que ning. vai responder.

 

Alguem sabe o fundamento, seja técnico ou legislativo, da restrição da magnitude das lunetas?

 

técnico magnitude poder de alcance da luneta(segundo o comandante do exercito)

COMETA 400 4,5 MM

CBC JADE MAIS 4,5MM (PAPEL)

 

Aqui não,Posso até não ser simpático Comigo não tem desculpa
Minha criação é chucra, A verdade ninguém furta
Sou bruto, rústico e sistemático

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante