Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Automatizando bomba manual !


Posts Recomendados

Bom dia pessoal, estive aqui pensado, e não sei se ja pensaram nisso e não deu certo, mas seria uma maneira (acho) que simples de automatizar uma bomba manual.

 

Como o giro seria lento para não esquentar a bomba, a mesma poderia ficar prugada na carabina, ou até mesmo ligada no scuba (claro que com um interruptor pneumatico por exemplo 200 bar) durante a noite enchendo o mesmo.

 

Posso estar viajando legal, mas resolvi compartilhar a ideia.

 

post-1668-0-95750500-1356269535_thumb.jpg

CBC 245 expresso

Fionda 63, cano menaldi 5,5MM com ferrolho + coronha personalizada + Leapers 3~9X32

AIRFORCE CONDOR 5,5MM + HAWKE 6X24X44

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Automatizar bombas manuais ta cheio de projetos aqui e na internet!!!! Vc mesmo acha isso facil com uma pequena pesquiza, de cabeça temos o Cebo Grilo que fez um projeto.

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem Karolaza, desculpe minha falta de habilidade em fazer pesquisas, mas no internet só achei um video com um projeto desses, e o mesmo utiliza um motor a combustão da honda biz..

Aqui no CA só achei o projeto do cebo de grilo, que alias ja conhecia de outro forum, e não tem muito haver com o que eu propus, ja que a dele, ele construiu do zero, não utilizando uma bomba manual já pronta.

 

Só quis compartilhar, pois a proposta desta acho meio diferente do que ja tem por ai, ja que ela seria SILENCIOSA, mais lenta e MENOR, alimentada por 12V proveniente de bateria (que poderia ser automotiva) enfim, vc poderia levar para o clube deixala no chão enquanto atira, mantendo sempre a mesma pressão.

 

Mas foi só uma ideia, se for absurda desconsiderem....

 

abrs..

CBC 245 expresso

Fionda 63, cano menaldi 5,5MM com ferrolho + coronha personalizada + Leapers 3~9X32

AIRFORCE CONDOR 5,5MM + HAWKE 6X24X44

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom galera, pesquisei um pouco mais, e achei este video, onde é usado um motor eletrico. pelo que vi deve demorar + ou - uns 5 a 6 min, para encher o cilindro da arma, que parece ser de 180cc.

 

Li em um comentario que o problema da bomba é que depois de umas 50 bombadas ela esquenta e pode dar problema nos o´rings, para isso poderia colocar um "dimmer" controlando assim a velocidade do motor, onde o sistema poderá girar mais devagar, assim não esquentando tanto a bomba a ponto de dar problema. e com isso manter o sistema conectado na arma, mantendo a mesma pressão sempre ou aumentando caso precise de uma recarga um pouco mais rapida.

 

o sistema poderia ter um interruptor pneumatico de 180bar, fazendo o sistema ligar sempre que a pressão cair e desligar quando a pressão for exceder.

 

abrs..

 

 

 

CBC 245 expresso

Fionda 63, cano menaldi 5,5MM com ferrolho + coronha personalizada + Leapers 3~9X32

AIRFORCE CONDOR 5,5MM + HAWKE 6X24X44

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

talvez se nao quiser deixar ela tão portatil assim,

faça um sistema de resfriamento na base da bomba...

deve ajudar bem pra evitar aquecimento.

 

então Under, mas minha ideia, alem de carregar o cilindro da carabina, e ficar plugado, mantendo a mesma pressão enquanto vc atira no clube, por ela ser lenta não aqueceria tanto (creio eu) .

CBC 245 expresso

Fionda 63, cano menaldi 5,5MM com ferrolho + coronha personalizada + Leapers 3~9X32

AIRFORCE CONDOR 5,5MM + HAWKE 6X24X44

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

O dimmer não irá resolver, mesmo a uma velocidade mínima os o'rings irão esquentar. Você vai ter que implementar um contador (pra contar bombadas) e um timer (para pausa entre as séries). Na prática você estará apenas automatizando a operação manual. O emprego de interruptor pneumático (por meio de sensor de pressão) também é possível.

 

Se você quiser deixar plugado, aí já torna a coisa um pouco mais complexa. Vai ter que trabalhar com dois limiares de pressão: um para ativar o sistema abaixo de um determinado valor e outro para desativá-lo acima de outro valor. Neste ponto já se justificaria o uso de um controlador programável.

A despeito da aparente complexidade, o projeto é factível. Só acho que talvez não seja muito prático pra ser transportado.

Editado por ASniper
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio que é um projeto que apesar de factíveis no final acabam não valendo muito a pena de serem levados a cabo a não ser que vc tenha o conhecimento, material e ferramental adequado para fazer isso, pois terceirizar jogaria para o alto os custos e ferraria com a relação custo x benefício. É daquelas coisas que a ideia é velha, mas se não tem uma solução comercial provavelmente é porque não vale a pena.

banner.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, exato. Me refiro a um dispositivo projetado especificamente para automatizar uma bomba manual que a pessoa já tenha.

 

Você tem toda razão. Um Kit desses (comercial) vai custar no mínimo o preço de uma bomba manual. Porém o intuito aqui não é comercial (e sim experimental). Experimentalmente, o que posso dizer, é que é exequível.

 

Pessoalmente eu não faria. Preferiria juntar um pouco mais de dinheiro e aplicar num booster para, no fim das contas, encher cilindros (mais práticos de usar e transportar).

Editado por ASniper
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, é uma ideia boa sim, mas diminuir somente a velocidade do bombeamento não reduz o calor dissipado pela bomba, pois o mesmo é causado também pelo aumento da pressão do ar e não somente pela velocidade de bombeamento. Mais as coisas começam assim meso. O legal e mais dificil é a ideia que vc teve, o resto é adaptação no projeto e ajuste de detalhes. Por isso todo projeto existem inumeras versões... bom trabalho

"Preocupe-se mais com a sua consciência
do que com sua reputação.
Porque sua consciência é o que você é e
a sua reputação é o que os outros pensam de você.
E o que os outros pensam,
é problema deles."
( Bob Marley)
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Hatsan MOD80 GAS RAM 40Kg + Gold Crown 4x32
TX200 MK3 Beech + Leapers 3-9x40
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para manter a pressão é utilizar um pressostato, para dissipar o calor a velocidade pode ser diminuída com a relação do motor e a bomba por intermédio da das engrenagens, e colocar um corpo aletado de alumínio em torno da mesma.

Agora ela ser portátil fica bem difícil pois se for 12V por bateria o motor vai ser caro e vai ter carregar a bateria, talvez elétrico poderia utilizar a rede elétrica dos clubes.

 

A melhor solução provavelmente será um híbrido eletro-eletrônico-mecânico. No fim das contas vai recair no projeto de uma bomba automática, acabando por descaracterizar a própria bomba manual (perdendo também o caráter da portabilidade).

 

Mas o "brainstorm" é válido...cumpre a finalidade do forum que é discutir idéias.

Editado por ASniper
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acredito que !!!Para vencer a resistência da pressão da bomba com um motor elétrico de 12v de para brisas a redução secundaria teria de ser enorme e provavelmente a haste da bomba não teria curso suficiente ! e mesmo que houvesse jeito o ciclo de cada bombada seria muito longo !

Editado por willamms macena
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom foi só uma ideia para quem não tem onde recarregar um cilindro.

 

eu acabei comprando um, mas se de repente não tivesse onde enche-lo certamente investiria em uma engenhoca dessas..

 

Em relação a redução, existe conjuntos de engrenagens que com motores bem pequenos fazem muita força.

 

abrs..

CBC 245 expresso

Fionda 63, cano menaldi 5,5MM com ferrolho + coronha personalizada + Leapers 3~9X32

AIRFORCE CONDOR 5,5MM + HAWKE 6X24X44

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Boa noite galera, tenho que dizer que adorei o projeto, foi o mais factível que já vi.

 

Porém, fiquei com uma dúvida, desculpem minha ignorância, mas porque a redução da velocidade não resolveria o problema de aquecimento?? Pergunto pois não sou muito mais lento do que a bomba do primeiro vídeo, e quando termino (60-70 bombeadas) a bomba está apenas morna (isso já é prejudicial ao oring?).

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante