Jump to content

ANUNCIANTES

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada
murilo

Bench Rest Mola, Carabina de entrada

Recommended Posts

Boa noite senhores, andei lendo a sessão de bench rest aqui do forum e pude concluir uma coisa, o povo dessa modalidade é muito feliz kkkkkkkkkk.

Gostaria, se possível, que voces tirassem minhas duvidas.

Quais sao as carabinas de entrada para essa modalidade? uma gamo cfx eh capaz de fazer algo decente? ou no minimo é necessario uma HW 50?

Se voces consideram que nao eh possivel nada decente sem uma HW ou uma TX gostaria de saber qual carabina seria aconselhavel sem ser estas?

Grande abraço! Murilo

Acho que não necessáriamente tem que ser uma HW, TX ou pro-sport, se o cara quer começar a ver se pega gosto pela modalidade uma CFX, Cometa fenix ou até mesmo uma Hunter 440 pode sim ser um começo.

Sou suspeito para falar usei minha CFX e consegui 2º lugar no campeonato encontrão de BR mola out/2012 no RJ fazendo 231 pontos no meio onde só tinha HW e 2º Lugar no ranking geral de 2012 SP do nosso campeonato sendo que a usei neste ultimo apenas em duas etapas das 5.

Lógico que uma TX, HW 97 ou 77 como tb uma Pro-Sport ao meu ver leva certa vantagem sobre as outras, a começar pelo seus pesos e qualidade de canos, gatilhos, etc, porem nada impede de vc tentar fazer bonito com outos modelos ou pelo menos sentir o que é prova de BR.

Cada um pensa de um jeito, eu mesmo gosto de competir seja com qual arma tiver, no BR PCP por exemplo não tenho carabina adequada e mesmo assim tento fazer algo, uso uma arma de apenas 8J projetada para tiros indoor.

Abraço

Eu ainda consideraria, além das já citadas:

Diana Airking 54

Diana 52

Diana 470 TH

Theoben SLR98

Muito importante o ponto do Karolaza de que peso é fundamental para diminuir a vibração da arma.

Bá, 231 pontos com uma CFX parece muito bom em. Sera q uma CF-30 consegue os mesmos resultados de uma cfx? TEm alugma outra ideia de carabina nesta faixa de preço? HW 50 consegue ter bons resultados? O calibre é melhor em 5,5 mesmo?

O próprio Karolaza teve uma CF30 antes da CFX. Na minha opinião não chega aos pés da CFX.

Veja os resultados do RJ na área de encontros em 2011 e 2012 do RJ. Acho que o D'Elite tentou fazer BR com HW50. Que me lembre não teve resultado comparável a uma boa e pesada arma de cano fixo.

E lembrando que as CFX famosas por sua precisão são as 4,5. As CFX 5,5 não tem essa reputação toda.

Realmente eu concordo que entre CF30 e CFX 4,5mm com certeza a CFX é mais robusta tornando mais precisa, não que a CF30 seja uma arma ruim ela tem seus méritos mas tratando de fazer BR a diferença é bem distinta.

O D'Elite com sua HW50 tb fazia bonito no BR, mas arrisco em dizer que se um dia for para trocar de CFX para uma HW não vou pegar uma HW50 pois seria praticamente trocar 6 por meia duzia ja que tb acho que a CFX é tão boa ou até melhor que a HW50 para BR que é o que gosto de fazer com ela.

O grande problema é encontrar CFX no calibre 4,5 e quem tem dificilmente quer vender, ja a no 5,5mm siceramente nunca tive oportunidade de testar em BR então não posso opinar.

Te aconselharia uma arma de cano fixo com alavanca de armar por baixo.

De entrada pode ir na CFX, aqui no Rio as que se deram melhor foram as HW77.

No entanto, todas vão necessitar de tuning para ficarem ainda melhores.

Se der sorte pode até pegar uma arma com precisão acima da média.

Considero o BR de mola, muito mais difícil do que com PCP, então tomo a liberdade de repassar o que aprendi.

O grande segredo é a dedicação do dono em melhorar seu posicionamento, tunar a arma e achar o chumbo certo para a mesma. O posicionamento certo no BR, apesar da arma estar apoiada, é importantíssimo e assim como a arma "gosta de determinado chumbo, também gosta de determinados posicionamentos do atirador no momento do disparo.

O apoio para BR de mola deve ter a consistência da palma da mão do atirador, ou seja não pode ser duro nem mole demais. Armas de mola sempre vibram e não podem ser seguradas com firmeza ou apoiadas em locais duros, pois a pegada dura ou o apoio errado, impedem que a vibração da arma seja sempre igual. Ao encontrar o ponto certo para apoio da arma, tem que repetir sempre. Alguns centímetros mais para trás ou para a frente mudam o ponto de impacto. Na maioria das minhas observações, o melhor ponto de apoio é logo depois do guarda mato do gatilho, que normalmente corresponde ao centro de gravidade da arma.

Tem que ter nível instalado, pois desnivelamento muda o POI também.

Muita potência, significa mais vibração e não serve para esta modalidade. Mais uma vez nas minhas observações a VO deve estar entre 750 Ft/sec (228 m/s) e 800 Ft/sec (244 m/s).

Infelizmente só testando se pode determinar o melhor para a pontuação e para isto perde-se muito tempo. É uma eterna busca pela perfeição, nunca acaba.

Fiquei afastado do BR de mola mas ano que vem vou participar de todas as provas pois tenho nas mãos uma HW77 carbine tunada etc e tal. Estou mais feliz que pinto no lixo rsrsrrsrssr.

• Like 1
  • Upvote 7

Boa Arlindo a irmã dela esta aqui em casa ansiosa para a disputa.

Que venha o campeonato de 2013 !!!!

Tô até com medo "docês" :ninja:

Fato importante é como Arlindo comentou "dedicação", o resto é seguir padrões da física, um pouco de sorte(condição climática perfeita) como tb munição selecionada. Benchrest de mola é coisa de maluco, quem entra e continua a tentar é doido da cachola...rsrsrs

BR com PCP é esporte de boiola KKKKKKKKKKKKK

Uhauehauheuaheuau

To vendo que o Arlindo ta voltando com tudo na categoria mola..rs É isso ai Arlindo, a categoria mola não pode morrer pois é desafio puro coisa de macho :yes , e na minha opinião deve-se ser saparado de PCP com premiações separadas.

É isso aí karolaza,]

Os caras de PCP não tem força para armar as de mola rsrsrsrs.

Mas vc tem razão, realmente estou querendo fazer todas as provas que puder da modalidade e como sempre fui adepto das PCPs 5,5mm e ainda sou, fico impressionado com a precisão de certas carabinas de mola. Quanto as premiações, infelizmente a CBTE unificou as categorias mas as medalhas seriam um incentivo para que a categoria não seja extinta. No caso, teriam que haver pelo menos 5 participantes porque com dois. um é o primeiro é o outro o segundo lugar.

Então pessoal vamos todos participar em 2013 e por falar em premiações, ouvi boatos que querem utilizar gabarito de 5,5mm nos alvos de 4,5mm. Isto é um disparate pois quem garante que o gabarito vai dilatar o furo de 4,5mm, exatamente na vertical.

Então seria justo fazer a contagem com gabarito 6,5mm que também é 1 mm a mais que o 5,5mm. Regra é regra e não pode ser modificada quem quiser reclamar que reclame com a CBTE, lembrando que assumimos o compromisso em 2011 de fazer as provas contemplando as regras da CBTE.

Feliz Natal e bons tiros para todos,

• Upvote 1

Recebi a noticia de que em 2013 serão duas categorias, PCP e Mola. Tomara que aconteça mesmo, caso contrario a modalidade BR não cresce, pois mola serve como categoria de entrada, em razão ao custo mais barato do equipamento.

Independente de CBTE vamos continuar aqui no ATASCS com a modalidade mola sendo estimulada e premiada com divisão de categoria, como 99,9% não é inscrito na CBTE a diversão será garantida e o esporte estimulado.

Independente de CBTE vamos continuar aqui no ATASCS com a modalidade mola sendo estimulada e premiada com divisão de categoria, como 99,9% não é inscrito na CBTE a diversão será garantida e o esporte estimulado.

:thumbsup:

A questão da CBTE é só para quem é confederado. Aqui tb não temos intenção de extinguir a ctegoria pelo contrario, fomos sempre incentivadores da mesma. O Arlindo é quem começou com essa ideia, que acabou contaminando outros como eu. Fico feliz de ver que o pessoal ai em SP aderiu de corpo e alma a modalidade.

Gostaria muito se a CBTE tratasse do assunto de maneira diferente, como uma anuidade com valores convidaditos para os atiradores exclusivos de ar comprimido, apoiar mais as provas especiais, assim acredito que muitos se tornariam filiados e o esporte ganharia mais força, mas infelizmente os que tem o poder de decisão hoje na CBTE, me parecem ter a visão obliterada.

• Upvote 1

Beleza Edu,

Tomara que a CBTE crie juízo e separe as categorias, mas na realidade confederados ou não vamos dar força e premiar os participantes da mola, Mas para isso precisamos do mais importante ou seja participantes. .

Vou voltar a treinar na modalidade, tentarei participar das provas em 2013 e com a HW50 vamos ver onde consigo chegar, sei que não consigo disputar com as 77 mas farei o melhor possível.

Vou voltar a treinar na modalidade, tentarei participar das provas em 2013 e com a HW50 vamos ver onde consigo chegar, sei que não consigo disputar com as 77 mas farei o melhor possível.

É isso ai meu camarada, volte mesmo eu aqui tb não estou diferente uso uma gamo o que importa é fazer a prova!! :thumbsup:

Isso ai D'elite lembro-me que vc conseguiu ótimas pontuações com a HW50.

Tinha vontade de saber como uma Hatsan Dominator 200 se sairia no BR, além de ser cano fixo tem bom peso, mas não se acha informação nenhuma, acho q o maior problema é seu valor, quase igual a de uma TX 200.

Dominator_200W_Acili_sklepany_t4_4.jpeg