Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Teste de proteção contra oxidação


Posts Recomendados

Parabéns pelo teste! Antes da compra da minha carabina também pesquisei e li tudo o que pude encontrar, tarefa que levou meses e decidi por um produto importado que ainda não vi falarem aqui nos foruns... Assim que der teclo mais sobre isso. Abz

Gamo CFX Royal .22 | Gamo 4x32 | GR 40Kg | Bucha Tesla JM | Lubrificação Kit JM | Gatilho Customizado by Paes |

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro, ótima iniciativa. Até tentei fazer, mas os pregos que comprei estão até hoje intocados, falta de tempo...

 

Quando vier por aqui vou te entregar o Corrosion X para incluir nos testes, OK?

 

Uma sugestão para acelerar o processo seria deixar os parafusos em local com umidade relativa alta ou borrifar com solução salina, em 48 horas terá os resultados.

Editado por I g o r

Igor Porto Custom Shop

www.igorporto.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro, ótima iniciativa. Até tentei fazer, mas os pregos que comprei estão até hoje intocados, falta de tempo...

 

Quando vier por aqui vou te entregar o Corrosion X para incluir nos testes, OK?

 

Uma sugestão para acelerar o processo seria deixar os parafusos em local com umidade relativa alta ou borrifar com solução salina, em 48 horas terá os resultados.

Preferi manter um ambiente similar aos ocupados pela carabinas.

O meu óleo singer entornou dentro caixa e fiquei sem. Quanto ao corrosion x agradeço.

Pedro Ashidani
MVB - Nº:2664

Steyr LG-110 FT 4,5mm/5,5mm
Weihrauch HW97K inox 4,5mm
Weihrauch HW35E Inox 4,5mm
Weihrauch HW50S Inox 4,5mm

Steyr LP10

Farley Coaxial II

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro, se me permite uma observação, será que o metal das armas de ar em conjunto com os produtos testados não teriam um comportamento em relação à oxidação diferente dos parafusos, que não por conta da composição do aço, devido ao revestimento que as mesmas recebem de fábrica? Nesse caso, não seria interessante pegar tipo um cano de arma danificado, cortar em pedaços, revestir com os produtos testados e verificar os resultados?

banner.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uso óleo singer a 4 anos e todas as armas que ja tive e tenho, nenhuma se quer existe vestigio de ferrugem. Vou continuar com ele pois é barato e fácil de achar, alem é claro de cumprir om a função de evitar ferrugem.

 

Dica: comprei um frasco com valvula em spray vazio e encha de óleo singer, isso torna a aplicação mais prática nas partes metálicas de sua arma e com pano limpo tire o excesso.

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sr. Pedro, não querendo "enfeitar o pavão", mas acho que vale a pena simular condições de tiro também. Por exemplo: Deixá-los exposto ao sol durante um tempo...

 

Será que viajei demais!?...rsrs

 

Mais do que o sol... Acho que seria importante o suor... hahaha.

Bota um gordinho pra suar em cima dos pregos de vez enquando...

Pode ser o Ivan bombando pra encher a futura AT...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A função primária do óleo Singer (o original, não os de 1,99) é lubrificação, porém forma uma camada externa que permite combater a oxidação. Mas o ideal é usar um óleo específico anti-corrosão e outro lubrificante se o intuito for esse.

 

Temos que levar em conta também o nível e acidez de suor de cada atirador e as condições climáticas, como umidade relativa média da cidade onde reside e temperatura. O que funciona para um pode não funcionar para outro.

 

A idéia do spray de sal é justamente para além de acelerar o processo, simular o suor. Tem pessoas que pegam uma vez apenas em uma arma, guarda na capa e no outro dia onde encostou está tudo oxidado. Já outras atiram com a arma a vida toda e não oxida nada.

Igor Porto Custom Shop

www.igorporto.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro,

Moro na região amazonica, aqui a umidade do ar chega aos 90% durante quase o ano todo. Como sou colecionador tenho vários cofres que fico até seis meses sem abrir. a unica maneira que encontrei de preservar meu acervo foi usando um Aditivo de oleo de motor chamado Bardhal B12, após limpar bem as armas com papel toalha, passo o Bardhal com uma espuma, e acredite se quiser, vc pode passar até uma flanela depois que ainda fica uma pelicula protetora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um amigo meu que atira (e coleciona) com armas de fogo me disse exatamente isso, ele usa óleo lubrificante para motores bem grosso. Basicamente o Bardhal B12 é isso. E olha, o cara tem várias carabinas (só tem armas longas) que estão em estado de novas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom com tantas sugestões terei que fazer uma segunda e uma terceira rodadas de testes...

 

Nesta segunda rodada, vou incluir o corrosion X, óleo singer e Bardhal B12.

E em uma terceira rodada ( esta vai demorar...) vou oxidar os parafusos com permablue. Acho melhor que picotar um cano velho de carabina.

Pedro Ashidani
MVB - Nº:2664

Steyr LG-110 FT 4,5mm/5,5mm
Weihrauch HW97K inox 4,5mm
Weihrauch HW35E Inox 4,5mm
Weihrauch HW50S Inox 4,5mm

Steyr LP10

Farley Coaxial II

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só a titulo de informação e sem o intento de desvirtuar o post !

 

 

Pedro, ótima iniciativa. Até tentei fazer, mas os pregos que comprei estão até hoje intocados, falta de tempo...

 

Quando vier por aqui vou te entregar o Corrosion X para incluir nos testes, OK?

 

Uma sugestão para acelerar o processo seria deixar os parafusos em local com umidade relativa alta ou borrifar com solução salina, em 48 horas terá os resultados.

 

Chama-se Teste do salt spray ! ha também varias outras formas de executar esse tipo de teste de corrosão

 

http://www.surtec.co...es_corrosao.pdf inclusive já debati muito essa questão de corrosão dos metais em maquinários da area de alimentícios !

Editado por willamms macena
  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro,

 

Parabéns, uma Idéia original que poderá trazer bons frutos para todos. Com certeza poderão aparecer algumas surpresas. Acompanhando com interesse os resultados.

 

Mussy

Tx 200 MKIII .177
HW97 KL .177 / HW50s .177
Cometa New Fenix 400 .22 / Cometa 220 .177
Gamo CF30 .177

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro,

 

Parabéns, uma Idéia original que poderá trazer bons frutos para todos. Com certeza poderão aparecer algumas surpresas. Acompanhando com interesse os resultados.

 

Mussy

Obrigado Mussy.

Mas a idéia original não foi minha e sim de um atirador de outro fórum. Infelizmente não encontro o post para dar os créditos corretamente...

 

Só a titulo de informação e sem o intento de desvirtuar o post !

 

 

 

 

Chama-se Teste do salt spray ! ha também varias outras formas de executar esse tipo de teste de corrosão

 

http://www.surtec.co...es_corrosao.pdf inclusive já debati muito essa questão de corrosão dos metais em maquinários da area de alimentícios !

Valeu pelo esclarecimento. Pelo visto estou praticando o teste de esposição estática. Os testes de corrosão acelerada dependem em muitos casos de exposição a elementos corrosivos em câmaras de vapor. Deixo estes procedimentos aos químicos e engenheiros mecânicos...

 

Mais do que o sol... Acho que seria importante o suor... hahaha.

Bota um gordinho pra suar em cima dos pregos de vez enquando...

Pode ser o Ivan bombando pra encher a futura AT...

 

Este seria um bom acelerador de corrosão...

Se o Ivan se candidatar de maneira voluntária, está convidado a vir dar uma suada em cima dos parafusos.

Tem um outro gordinho de Uberlândia, bem mais próximo a Araxá, que se quiser vir dar uma acelerada na corrosão também está convidado....

huahuahau!

Pedro Ashidani
MVB - Nº:2664

Steyr LG-110 FT 4,5mm/5,5mm
Weihrauch HW97K inox 4,5mm
Weihrauch HW35E Inox 4,5mm
Weihrauch HW50S Inox 4,5mm

Steyr LP10

Farley Coaxial II

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito legal, se me permitem vou compartilhar minha experiencia tal como fez o Karolaza.

 

Eu uso WD-40 desde que comprei a carabina (faz uns 7 meses), passo em todas as partes, seja metal, madeira, plastico ou borracha.

Atiro muito em campo inclusive pegando tempo ruim (chuva fraca).

De tempo em tempo analiso a carabina com uma lanterna de luz branca fluorescente (melhor forma de ver pontos de oxidação e riscados invisíveis a olho nu).

Até o momento não tive nenhum problema, nenhum pontinho de oxidação, nenhuma agressão a madeira, plastico ou borracha.

 

Fiz um teste semelhante confrontando o óleo Singer (o super fino, embalagem verde/vermelha) e o WD-40 com algumas arruelas de aço. Comigo deu oxidação com o Singer e com o WD-40 nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro, muito boa sua idéia, parabéns!

 

Contrariando os colegas dos posts anteriores, acho perda de tempo e R$ refazer o teste nas condições citadas, exceto pra testar produtos diferentes, pois o suor, o sol, a umidade, etc., são apenas catalisadores do processo de corrosão e não interessa a que condições os parafusos sejam submetidos, o que importa de fato é que todos tenham a mesma composição e passem pelas mesmas condições, pelo mesmo período de tempo. O mais importante vc já fez, que é o parafuso de controle (sem óleo) para comparação.

 

Abs

''A ciência se aprende, mas a criatividade é nata''. by Diogo M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qualquer agente que acelera uma reação química

 

e que é regenerado no final da reação..no caso, o ácido participa da reação, não é regenerado e ainda,

a catálise em meio ácido é mais rápida..acho que é isso, quimicamente falando!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e que é regenerado no final da reação..no caso, o ácido participa da reação, não é regenerado e ainda,

a catálise em meio ácido é mais rápida..acho que é isso, quimicamente falando!

 

Enfim, o que importa é que não vai adiantar nada refazer essa experiência de outras maneiras, para o propósito a que se destina, foi perfeitamente executada.

Editado por Diogo M

''A ciência se aprende, mas a criatividade é nata''. by Diogo M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acompanhando o tópico. sempre usei oleo de carro (2-40 p.e.) ou B-12, ou prolonga, etc, mais grosso para manter armas que pouco uso. para as que uso constantemente uso WD pois é fácil de retirar o excesso e não tem cheiro forte/ruim. para retirar a camada de oleo mais espesso, o WD funciona bem.

Walther LP-300 XT

Steyr LP-10

Morini 162-E

Cometa 300

Baikal 4,5

CBC 345 Junior camo

CBC F18 5.5

BAM 12-6

CR de coleção, caça e tiro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
  • 1 month later...

Bom o teste com os parafusos não funcionou.

Eis a situação atual deles:

cimg6837e.jpg

 

Hoje iniciei uma nova bateria de testes agora com um metal que irá oxidar e incluí o óleo singer.

 

cimg6839y.jpg

 

Legenda:

C= controle (sem nenhuma proteção)

W= WD40

S=Singer

P=Polarprot

B=Barricade

Pedro Ashidani
MVB - Nº:2664

Steyr LG-110 FT 4,5mm/5,5mm
Weihrauch HW97K inox 4,5mm
Weihrauch HW35E Inox 4,5mm
Weihrauch HW50S Inox 4,5mm

Steyr LP10

Farley Coaxial II

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro, ainda tem o CorrosionX que pegou comigo? Se tiver não esquece de testar. Se não tiver mais, me avise e pegue mais lá em casa.

 

Sugiro fazer duas baterias de teste, uma ao natural e outra com solução salina simulando o próprio suor do atirador ao manusear a arma e possíveis respingos de chuva e etc. O sal é só para acelerar o processo, em 24 a 48 horas já tem um ótimo resultado!

Igor Porto Custom Shop

www.igorporto.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá enganado. Não peguei....

 

Pedro, ainda tem o CorrosionX que pegou comigo? Se tiver não esquece de testar. Se não tiver mais, me avise e pegue mais lá em casa.

 

Sugiro fazer duas baterias de teste, uma ao natural e outra com solução salina simulando o próprio suor do atirador ao manusear a arma e possíveis respingos de chuva e etc. O sal é só para acelerar o processo, em 24 a 48 horas já tem um ótimo resultado!

A coca gelada e o pão de queijo estão prontos. O gordinho pode trazer o corrosion X e vir suar em cima das peças.....

 

Agora 2 baterias não vai dar. Deu um trabalho danado para lixar e tirar a ferrugem da peça e depois serrar os pedaços.... Se vc arrumar o metal eu faço.

Pedro Ashidani
MVB - Nº:2664

Steyr LG-110 FT 4,5mm/5,5mm
Weihrauch HW97K inox 4,5mm
Weihrauch HW35E Inox 4,5mm
Weihrauch HW50S Inox 4,5mm

Steyr LP10

Farley Coaxial II

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei que tivesse pegado uai. É só usar parafusos de ferro (não pode ser galvanizado).

Difícil é saber se é sem tratamento.

Como meu conhecimento nesta parte é nulo, peguei no torneiro um pedaço de aço enferrujado para ter certeza, limpei e serrei em pedaços para ter certeza que todos os produtos agirão no mesmo material. Vou passar na loja e ver se acho outros parafusos, aí deixo preparado para o teste do suor....

Pedro Ashidani
MVB - Nº:2664

Steyr LG-110 FT 4,5mm/5,5mm
Weihrauch HW97K inox 4,5mm
Weihrauch HW35E Inox 4,5mm
Weihrauch HW50S Inox 4,5mm

Steyr LP10

Farley Coaxial II

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

uma idéia para acelerar o processo, deixa o material em baixo de pia que geralmente tem uma umidade grande. mas é só uma idéia.

Walther LP-300 XT

Steyr LP-10

Morini 162-E

Cometa 300

Baikal 4,5

CBC 345 Junior camo

CBC F18 5.5

BAM 12-6

CR de coleção, caça e tiro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Coloca as peças a serem testadas por uma manhã inteira na frente de um UMIDIFICADOR DE AR, depois Borrifa neles agua com sal e depois poe em 48 hs de sol quente! fotografa todos os passos e depois posta aqui para a gente ver! Se vc tiver um microscopio Digital com certeza conseguiria ver sinais imperceptíveis a olho nú do resultado!!

 

Eu tenho um aqui comigo! vou ver se repito seu teste mas incluindo Silicone Spray 100% puro! dizem que é o melhor de todos e não remela a arma como oleo!!

 

 

Abraço!

 

Fontes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outro local bom pra deixar os parafusos a serem testados é dentro do banheiro, escondidinho num canto.

Não existe local mais úmido que no banheiro... Os vapores gerados pelo chuveiro quente durante o banho é um veneno pra qualquer metal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso 02 produtos! Silicone spray 100% puro sem solvente e Corrosion X ! São produtos IMPARES!!! são muito superiores ao W-40 que já é muito bom também!!

Corrosion x não mela e penetra absurdamente no metal mantem brilhoso e protegido! é uma coisa de louco!! já fiquei com a arma em tempestade de chuva que estava lubrificada com Corrosion X e foi como a arma estivesse no seco!!! Silicone 100% puro em spray seria minha segunda opção para lubrificar a arma!

 

Abraço!

 

 

Fontes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante