Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Altura do mount estudo de caso.


Posts Recomendados

Olá pessoal!!

 

Estava eu as voltas com meus testes quando senti a necessidade real de usar um mount mais alto na Titan, o antigo estava um tanto quanto desconfortável por ser baixo. Troquei o mount comecei a atirar e já veio aquele alivio, realmente ficou mais cômodo naquele caso, então lá fui eu colocar os dados novos no Chairgun.

 

Era assim com o Scope Height em 3,1cm:

lunetabaixa.jpg

 

Ficou assim com o Scope Height em 4,5cm:

lunetaalta.jpg

 

Sempre ouvi que quanto mais baixo o mount melhor, por uma série de fatores, o fato é que após a mudança por um mount mais alto nesta arma especifica eu senti uma real melhora não só no que diz respeito ao conforto como também na própria utilização da luneta (eye relief e posicionamento mais constante).

 

Outro detalhe, neste caso, é o melhor aproveitamento da curva balistica usando o mount mais alto, vejam que não alterei em nada as configurações do Chairgun, somente a altura centro cano x centro Luneta (por consequência do mount mais alto claro).

Então pensei em algo mais ou menos assim: cada arma não teria uma "altura correta de mount" baseada na VO e ergonômia para melhor aproveitamento da curva balistica e de caracteristicas da própria luneta?

Não sei se estou falando bobagem por isso pergunto aos amigos se, vocês ja fizeram testes parecidos e em quais conclusões chegaram?

 

Abração galera e opinem ai!!! :thumbsup: :thumbsup:

  • +1 1

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

qual a forma que mediu ?

foi do centro da lente ate o cano ou foi da borda do lente ate o cano.

acredito que a forma correta seria do centro da lente ate o cano.

 

eu perticularmente acho melhor o mount baixo pois influencia menos no ponto de impacto caso a carabina estiver um pouco inclinada mas cada atirador tem seus gostos.

cbc expresso 245 + EU (xodozinho)

hatsan at44-10 + leapers 6-24x50

cbc GII 5,5 + tasco 3-9x40

fionda mod.80 em restauro

a amazônia é o pulmão do mundo

e (..............?) é o intestino grosso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

qual a forma que mediu ?

foi do centro da lente ate o cano ou foi da borda do lente ate o cano.

acredito que a forma correta seria do centro da lente ate o cano.

 

eu perticularmente acho melhor o mount baixo pois influencia menos no ponto de impacto caso a carabina estiver um pouco inclinada mas cada atirador tem seus gostos.

 

Opa Cebo de grilo!!! O Chairgun pede que a medição seja feita do centro da lente ao centro do cano.

 

Abração!! :thumbsup:

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já analisei muito isso Doberman,

 

Nem sempre colocar o mount mais baixo possível é o melhor a se fazer. Tem que analisar aspectos como você já mencionou, como o conforto do atirador, e o aproveitamento da curva balística. O maior inconveniente de mounts mais altos é que a compensação para tiros mais próximos aumenta.

 

 

abs

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já analisei muito isso Doberman,

 

Nem sempre colocar o mount mais baixo possível é o melhor a se fazer. Tem que analisar aspectos como você já mencionou, como o conforto do atirador, e o aproveitamento da curva balística. O maior inconveniente de mounts mais altos é que a compensação para tiros mais próximos aumenta.

 

 

abs

Roberto

 

Opa Roberto!! Então eu não estava muito enganado não né? Pensei que já estava ficando maluco, se alguém disser isso agora vou dizer que conheço mais um hehehehehe

 

Abração!! :thumbsup: :thumbsup:

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Doberman, ENDOSSO o que você escreveu.

 

A ciência por trás da história pode ser observada na análise dos dois gráficos a seguir. Na simulação no Chairgun foram considerados duas situações reais :

- Carabina: Crosman Phantom + Gasram 45 kg

- Chumbo: H&N Field Target Trophy ---------> Vo = 256 m/s

- Zero range: 18 metros (distância da Galinha na SM 1/5)

 

MIRA ABERTA ----> H = 2,1 cm (Da alça até o eixo do cano)

ok2wck.jpg

http://tinypic.com/r/ok2wck/7

 

MIRA ÓTICA usando Mount Alto --> H = 4,5 cm (Eixo da luneta ao eixo do cano)

sgs49c.jpg

http://tinypic.com/r/sgs49c/7

 

Análise das visadas correspondentes aos bichos da Silhueta metálica 1/10 (Pontos amarelos)

 

Nos tiros com Mira Aberta (ou leia-se, Mount Baixo) e a menos da Galinha - 9 metros, as visadas praticamente se dão no meio do bicho.

Com Luneta e Mount Alto seriam necessárias compensações absurdas até o Carneiro à 16,5 metros, próximo do Zero Range proposto.

 

Análise das visadas correspondentes aos bichos da Silhueta metálica 1/5 (Pontos azuis)

As visadas com Luneta em Mount Alto se dão dentro dos 4 bichos, no centro, a menos do Carneiro (um pouco acima do centro).

Para a Mira Aberta (leia-se também Mount Baixo) seriam necessárias diversas compensações de visada para atingir os alvos, mesmo para um ZR = 18 m.

 

CONCLUSÕES:

Para diversas distâncias grandes: MOUNT ALTO é sempre melhor que MOUNT BAIXO (H ~ 3,35 cm).

Para distâncias curtas a médias (15 metros): O contrário.

O ZR = 18 metros é ruim para as lunetas sobre mount baixo, se o objetivo for SM 1/5.

 

O Zero Range a 22,86 metros, usando Luneta sobre Mount Alto temos, em teoria, a configuração perfeita de visada tanto para a SM 1/5 quanto para o Benchrest !

 

2qm2642.jpg

http://tinypic.com/r/2qm2642/7

 

Conclui-se que o mount Alto foi desenvolvido para distâncias grandes. Ou será que não ?

 

Também sou novato e gostaria de ter a ajuda dos mais experientes no assunto...

1908603582_B19CF30G400revpeqjpg.thumb.jpg.82626d09d45f43027ddd0da9c9d45a96.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Zaitsev!!!!

 

Realmente parece que cada caso, ou utilização (se a curta ou a "longas" distâncias), demanda uma altura de mount para melhor aproveitamento da curva balistica, seus testes foram muito interessantes, abrindo parâmetro para a MA que eu nem tinha considerado, muito legal mesmo!!!

 

Abração!!! :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Eu acho que mount alto tem uma curva de maior abrangência mas com maior variação dentro da mesma.

O mount baixa tem curva menor mas mais "reta", com menor variação de correção.

 

No caso de SM eu prefiro mount baixo, pois precisa menos correções, já em BR tanto faz.

Benjamin Marauder syn 5,5mm, LW, Vector 10-40x50

PCP Custom 5,5mm 450cc, Bushnell Trophy XLT 3-9x40

PCP Custom 6,35mm 500cc Bushnell Trophy 1x30

Gamo CF-X 5,5mm, Rossi Gold Crow 4x32

Hatsan Dominator 200W 5,5mm, Vector 3-9x40

Norica Marvic Luxe 4,5mm

CBC B12-6 4,5mm

Artemis CP1 5,5mm

Crosman 1377 4,5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Amigos tbm temos que lembrar que alem do mount o osso a encaixar na na coronha é o zigomático. Do contrario se mudar a posiçao da arma para cima ou para baixo o tiro tbm muda.

Sumatra 2500 500cc 5.5 Bushnell Elite 3200 tactical 10x40.

Anhorn BSA 460 5.5 Shilba target 6-24x50.

Menaldi puma 5.5 shilba classic 3-9X40

Hatsan md 80 gaz ran red dot.

CBC GII monte negro super 4.5 tasco 4-16x42.

krico 4.5.

Cometa Fusion 5.5 tasco target varmint 2,5-10x42.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele quis falar do osso das "maçãs" da face, mas acho que isso serve mais às lunetas que não tem ajuste de objetiva e dependendo da distância podem provocar erro de paralaxe.

TrailNP22AW+Leapers 6-24x50 AO+Elite Trigger

HT80.22 Custom Elite Air Guns

Moro na equina do rio mais belo com a Linha do Equador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mounts mais altos apresentam vantagem de permitir o uso de lunetas com objetivas maiores e, como o ângulo de saída do projétil aumenta em relação à linha de visada, o PBR se projeta para alcances maiores.

Claro que mounts altos se instalados em armas com coronha de apoio muito baixo, prejudica um pouco a posição do rosto para a visada. Quando a arma tem coronha com apoio ajustável ou apoio alto, a condição fica ideal.

 

SDS,

 

Nelson.

PROIBIR É SE MOSTRAR INCAPAZ DE EDUCAR

 

Todos querem ter direitos, mas poucos lutam por eles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 years later...

Pelo que li, não tem uma regra certa desde 2011. Agora, 10 anos depois, alguém chegou a alguma conclusão? Eu tenho uma CFX e ela está com o scope Angel. Por costume com minha antiga carabina (b19s com uma Rossi Gold) ficou muito estranho o tiro para mim. Mas, se é certo que alto é bom, eu tentarei me adaptar, se não, troco o mount. Alguém pode me ajudar? Desculpa renascer vários tópicos, mas, é que quanto mais eu leio, mais vem dúvida. Vou mandar a foto de como ela está e gostaria de saber qual a opinião de vocês.

A luneta é uma 06x24x50 a distância da borda de baixo mais anterior da luneta tem 3 cm de distância até a carabina. Ou seja, o centro da lente ao centro do cano deve ser bem maior e eu não sei medir isso. 

 

IMG_20210125_192458.jpg

IMG_20210119_223717.jpg

IMG_20210125_192434.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Não percebeu uma variacao na vertical...um leve torque  num aperto de parafuso de cima do mount ja incorre num desvio no ajuste da luneta?

At 44 long 5,5mm

At 44 5,5mm ferrolho turning by Nico coronha Romão

Evanix Brizzard S10 5,5mm

Walther Dominator 1250 5,5mm

S510 5,5mm

BSA R10 5,5mm coronha Ft-Fabio Artesão

Theoben MKII -USA 5.5mm

  Theoben Rapid MFR Bull Barrel 5.5mm ...

  EV2 Air Arms 4.5mm

Cometa Lynx 5.5 V5

Styer LG110 Hight Power 4,5mm

HW100 calibre 5,5mm e 4,5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
Em 09/03/2021 em 13:56, Moreno disse:

Comprei um mount duplo bemmm baixo qndo achei no aliexpress... Ficou muito melhor... 

IMG_20210304_122432.jpg

IMG_20210308_205024.jpg

Amigo, não tenho muita informação pra te ajudar com a dúvida referente a altura do mount, Vim pela dúvida e talvez você possa me ajudar.

Atualmente uso um Scope Angel e uma Rossi Gold crown com o mount original na minha b19 Sempre a regulagem da minha arma estava perfeita para a distancia que atiro, neste final de semana, quando fui atirar o ponto de impacto estava 1 dot acima do centro do retículo, zerei a mira novamente corrigindo também o paralaxe, coloquei a arma deitada em cima da bancada para ir arrumar os alvos, quando atirei novamente o ponto de impacto agora estava 1 dot a baixo, ou seja agora a situação inverteu então fiz a zeragem novamente e a divergência se repetiu ao largar a arma na bancada algumas vezes, ai fiquei encucado com o Scope Angel já que é a única parte móvel com a exceção do cano. Após uma inspeção para tentar achar o problema vi que o scope angel tem um pequeno movimento na vertical, oque corresponde a exatamente 1 dot na distancia que estava atirado mas ele sempre volta a mesma posição quando é movimentado e a divergência nos tiros se dava somente após largar a arma deitada, enquanto estava atirando não havia mudança no ponto de impacto.

Você teve algum problema com ele ou com o fechamento do cano da sua b19?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia...

Não usei ele na minha b19s. Só na CFX. Acredito que algum movimento deve ter mesmo. Devido ao mecanismo móvel (nunca ficará fixo igual um Dampa ou algum mount fixo) mas, o importante é ele voltar exatamente para o lugar q estava quando parado. Pq a luneta se movimentar c o disparo não muda o ponto de mira, o que muda é ela não voltar para o lugar que estava antes do disparo. 

Eu acho que nenhum desses mounts tem condição de deixar tudo tão certinho, mas prefiro algum movimento que perder a luneta.

Tanto que a gente não vê ninguém que prática algum campeonato (USBR ou field target) com um mount desses. 

Sou iniciante, mas, nuca vi ou ouvi falar.

Pena que o Dampa é difícil de achar... Mas, assim q eu vender a minha B19s eu vou procurar um para comprar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante