Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Gamo Gamatic - Quick Review


EduBacha

Posts Recomendados

Eai pessoal , estou com a Gamo Gamatic do meu tio para dar uma ajustada nela então resolvi fazer esse review rapido dela ... vamos lá :

 

informações extras :

Peso = 3,1 Kg

velocidade = 560 FPS ( 170 m/s ) segundo pesquisas das net , não tenho cronógrafo .

Fabricante = Gamo

Modelo = Gamatic ( versão da Gamo 68 , com tubo de carregamento )

Material da coronha = Plástico

Trilho = 11 mm

Trava de segurança = não tem

 

Vista geral da arma :

dsc03193q.jpg

 

parte de trás da coronha :

dsc03194b.jpg

 

Oxidação =

achei fantástica ... muito boa !! essa arma é bem antiga , e mesmo depois de ficar encostada sem cuidados por anos , ela continua com a oxidação inteira , com apenas alguns pontinhos de ferrugem que podem ser facilmente retirados .

 

Parte da frente / cano :

dsc03195md.jpg

 

O que diferencia ela do modelo Gamo 68 , é esse tubo :

dsc03196jq.jpg

 

Para retirar é só empurrar pra trás e depois levantar :

dsc03197x.jpg

 

Cabem no maximo 33 chumbos gamo match / rifle / snyper / pro hunter , e outros parecidos . ( segundo o fabricante cabem apenas 25 ... e é o que eu também recomendo , colocar apenas 25 para a mola não ficar muito comprimida e fadigar )

 

dsc03198ns.jpg

 

detalhe do "pistol grip " que proporciona uma pegada muito firme , eu gostei bastante :

dsc03200nb.jpg

 

Sistema de miras :

a alça de mira possui ajuste vertical / horizontal , com cliques bem definidos até . não é firme como a mira da HW , mas também não é frouxa como da Bam . é firma o suficiente pra não sair do lugar com simples esbarrões ou durante o transporte por exemplo :

 

dsc03242ln.jpg

e a Massa de mira tem uma ponte de metal , não possui fibra ótica e tem corte reto , gostei bastante para papel 10m

dsc03203d.jpg

 

A ponte da massa de mira pode ser retirada , basta empurra-la pra frente :

dsc03241dj.jpg

 

aqui mostra o peso dela :

dsc03238i.jpg

 

O gatilho : é de plástico , com pouquíssimo arrasto e pode ser considerado "gatilho cabelo " ... mas creio estar assim devido ao cansaço da mola dele com o passar do tempo e uso .

dsc03240v.jpg

 

Ponto de equilíbrio da arma : fica exatamente no guarda mato , a coronha é curta e isso pessoalmente me atrapalhou pra conseguir uma posição confortavel em pe ... mas ela fica bem equilibrada :

 

dsc03239ik.jpg

 

Raiamento dela é bem definido , com sulcos bem feitos e apesar da idade e do uso anterior ( com setas metálicas ) o raiamento não apresenta nenhum arranhão :

 

dsc03206r.jpg

 

DESMONTAGEM :

 

Primeiro , retire os parafusos da coronha :

dsc03207so.jpg

 

dsc03208x.jpg

 

em seguida , os parafusos que prendem o esqueleto da coronha no mecanismo da arma :

 

dsc03209b.jpg

 

dsc03210y.jpg

 

o parafuso pequeno que trava o parafuso principal , no final da culatra :

 

dsc03211zd.jpg

os parafusos estão marcados devido a força muito grande necessaria pra retira-los pela primeira vez .

dsc03212le.jpg

 

depois de tirar , pode soltar o esqueleto da parte mecanica e fica assim :

dsc03213wm.jpg

 

tire os 4 parafusos que prendem o conjunto do gatilho ( não vai pular mola nenhuma haha )

dsc03214b.jpg

 

dsc03215l.jpg

 

agora para retirar o cano , basta desparafusar o parafuso do bloco :

dsc03217h.jpg

 

bascule o cano para ficar mais facil ( por causa do alinhamento entre os buracos da camara e bloco .

 

dsc03218i.jpg

 

pronto

dsc03219t.jpg

 

está na hora de colocar no compressor para abrir o resto .

eu tentei abrir a primeira vez sem compressor , e ganhei um belo soco na mão ... pois achava que a mola era bem fraquinha ... mas me enganei . agora usei o compressor :

 

comprima um pouco e retire o pino :

dsc03221u.jpg

 

vá descomprimindo a mola :

dsc03222m.jpg

 

pronto , tire tudo de dentro e terá isso :

perceba que o pistão é de engate lateral , o que possibilita a instalação de um Gas Ram 45 Kg pequeno .

dsc03223p.jpg

 

Próximo á alça de mira , para retirar o bloquinho que leva os chumbos do tubo até o cano , basta retirar os parafusos laterais :

 

dsc03224t.jpg

 

dsc03225o.jpg

 

Tudo pronto , arma desmontada . o que temos :

dsc03226w.jpg

 

observem a bucha dela ... totalmente ... gasta ?! hahaha

dsc03228s.jpg

 

coloquei adesivo de carbono no cano para ficar mais bonita e evitar contato com suor :

 

dsc03231p.jpg

 

limpei tudo , montei tudo novamente e voltou a ser a gamatic de antes :

 

dsc03232gp.jpg

 

Fiz alguns grupos com ela , mantive média de 47 / 48 pontos no papel10m usando JSB Schak ... e 47 também usando Gamo Match e Pro Hunter .

 

segue um grupo com JSB Straton .

em pé sem apoio , 10 m . 5 tiros MA

dsc03245dy.jpg

 

dsc03246se.jpg

 

Fiz outros grupos , todos na casa dos 47 pontos , mas perdi os alvos antes de tirar fotos =/

no entanto farei outros grupos amanha e postarei aqui no review . e grupos apoiado tambem , com luneta , distancias variadas e tudo mais ;)

 

o que falta para competir com ela , ou para melhorar ainda mais os resultados :

 

* Trocar a bucha

* Trocar lubrificação

* Trocar a mola , ou colocar GasRam 45 Kg pequeno

 

 

após esses 3 itens , com certeza a gamatic pode fazer bonito no papel 10m .

 

IMPRESSÕES PESSOAIS :

 

Para mim a Gamo Gamatic é uma arma fantástica , além de linda , é muito precisa , super bem construída e possui um material muito resistente . Essa do review tem mais de 20 anos de idade , e nunca tinha sido limpa de fato .

Gostei muito da ergonomia da coronha , o pistol grip em especial ... achei muito legal e arriscaria sim competir papel 10 m e SM 1/10 com ela ... qualquer teste que queiram ver , basta pedir que eu faço e posto aqui .

 

Grande abraço !

Editado por EduBacha
  • +1 4

A paciência é amarga, mas seus frutos são doces. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Ola Edu, muito bom, para mim, seu post, pois tenho uma Gamatic igual a que vc apresentou, só que não tenho a mesma competência e habilidade para desmontar, e tenho medo de danificar a carabina. Aqui em SP, existe uma loja que faz manutenção em armas de ar, e citaram a possibilidade da instalação de Gas Ram de 45 kg. Vc chegou a fazer esta modificação ou foi só sugestão, outra coisa, por ventura vc tem o catálogo da Gamatic, pois só tenho a caixa e gostaria de ter o catálogo.

Parabens, obrigado, muita Paz e Saúde a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Rodnei, agradeço sua atenção, e aproveitando sua boa vontade, algumas dúvidas:

1) o tamanho do Gas Ram, que "calça" na Gamatic é o de 45 kg, sabes me dizer qual a potencia(m/s) que fica?

2) se houver a simples troca de mola, buchas, etc,etc..., o custo é muito menor, custo beneficio vale a pena?

3) li, que certas modificações, prejudicam outras peças originais, por não serem compativeis com mudança, é o caso?

Obrigado, muita Paz e Saúde a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Rodnei, agradeço sua atenção, e aproveitando sua boa vontade, algumas dúvidas:

1) o tamanho do Gas Ram, que "calça" na Gamatic é o de 45 kg, sabes me dizer qual a potencia(m/s) que fica?

2) se houver a simples troca de mola, buchas, etc,etc..., o custo é muito menor, custo beneficio vale a pena?

3) li, que certas modificações, prejudicam outras peças originais, por não serem compativeis com mudança, é o caso?

Obrigado, muita Paz e Saúde a todos

Eu utilizei o gas ram de 45 kg pequeno que é próprio para a Gamo 68, Gamatic, Taurusmatic e outras de câmara pequena.

A velocidade foi medida antes e depois da troca.

Não houve alterações: ficou em torno de 450 fps ou 137 m/s.

Eu troquei também a bucha por uma de PU que comprei na Alterama.

Só fiz essas alterações o resto continua original.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Ruy , creio que em quase toda massa de mira da pra colocar fibra ótica , basta fazer um furo e colocar a fibra no buraco ;) agora , colocar mira de outra carabina , que ja vem com fibra , isso da tranquilo !

só nas de metais que é um pouco mais complicado fazer esse furo ..

Andrecarboni , obrigado ! o chumbo esferico funciona melhor nesse tubo mesmo , o que para mim tb é uma desvantagem , mas dá para brincar com as latinhas ;) abraço !

A paciência é amarga, mas seus frutos são doces. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pessoal !
o carregamento é bem simples , basta inserir a quantidade desejada de chumbos no tubo .. colocar no lugar que mostrei em fotos , bascular o cano e atirar ! a vantagem é que não precisa perder tempo colocando o chumbo no cano ;)

Abraço !

A paciência é amarga, mas seus frutos são doces. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Uma vez pintou uma dessa aqui, quase comprei mas estava em tão mau estado que teria que gastar 3 vezes o valor dela para restaurar e o que a torna tão legal que é o carregador não tinha mais. André quando você descanhota o cano há uma câmara com um furo que calça o chumbo que se projeta para cima, o carregador empurra o chumbo para dentro da câmara e quando volta o cano a câmara abaixa junto levando o chumbo para dentro ai é só puxar o gatilho. Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Lindo review. Estas armas tinham uma elegância ímpar.

 

Meu pai tinha uma dessas so que com plastico em pintura camuflada e coronha rebativel.

 

Infelizmente sumiu depois de uma mudança. Adoraria encontra-la novamente...

SAG AR 1000

GAMO P-900

Beeman 2004 New Generation (P-17)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante