Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Spotter


Falcão

Posts Recomendados

Srs, estou pensando em montar um sistema de spotter digital para utilizar nas provas de papel 10m.

Consistiria em uma câmera fotográfica (preferencialmente de baixo custo) sustentada em um tripé na bancada de tiro, ligada a um laptop.

 

Pergunto:

 

É permitido o uso desse recurso nas provas de papel 10m?

 

Qual seria a configuração (zoom óptico) da câmera ideal para esta distância?

  • Weihrauch: HW50S + Kit Maccari + Soleira Bisley + Rowan Engineering Brass Trigger and Trigger Guard + Muzzle Break + Leapers 3-9x32
  • Air Arms: TX200 MKIII (Não é HW, mas eu gosto dela mesmo assim :cool:)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É permitido o uso desse recurso nas provas de papel 10m?

 

Do que conheço da regra não existe problema em usar esse recurso para spotar os tiros.

 

Qual seria a configuração (zoom óptico) da câmera ideal para esta distância?

 

Acho (achismo mesmo) que 5X já seria suficiente.

CBC 345 Expresso 4,5 // CBC Montenegro 4,5 // Cometa 220 4,5
Urko 5,5 // Gamo 400 4,5 // Beeman 1072 // CBC BAM B12-6
CBC BAM B19S 4,5 // Hatsan 125

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é que em cameras digitais o zoom é um grande pepino. Em lunetas geralmente a lente de trás ou ocular, sei lá o nome, tem quase sempre o mesmo tamanho, então ninguem nota a diferença, independente de ser gamo, cbc ou bushnell. Já em cameras o esquema é diferente, uma lente grande, tipo 100mm com zoom 4x pode aumentar bem mais que essas tekpix com zoom 30x. O negócio era ver a camera na mão e depois ver se tem mais barato na net.

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É permitido o uso desse recurso nas provas de papel 10m?

 

Do que conheço da regra não existe problema em usar esse recurso para spotar os tiros.

 

Qual seria a configuração (zoom óptico) da câmera ideal para esta distância?

 

Acho (achismo mesmo) que 5X já seria suficiente.

 

O problema é que em cameras digitais o zoom é um grande pepino. Em lunetas geralmente a lente de trás ou ocular, sei lá o nome, tem quase sempre o mesmo tamanho, então ninguem nota a diferença, independente de ser gamo, cbc ou bushnell. Já em cameras o esquema é diferente, uma lente grande, tipo 100mm com zoom 4x pode aumentar bem mais que essas tekpix com zoom 30x. O negócio era ver a camera na mão e depois ver se tem mais barato na net.

 

Obrigado.

  • Weihrauch: HW50S + Kit Maccari + Soleira Bisley + Rowan Engineering Brass Trigger and Trigger Guard + Muzzle Break + Leapers 3-9x32
  • Air Arms: TX200 MKIII (Não é HW, mas eu gosto dela mesmo assim :cool:)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5x é insuficiente para espotar, tem que ser bem mais.

A vantagem de ser inteligente é que podemos fingir que somos imbecis, enquanto o contrário é completamente impossível (Woody Allen).

 

 

Beeman HW 100 T FSB .177

Hatsan AT44-10.22 regulada

CZ Slavia 631 Lux

CBC Montenegro F18 Classic B19-14 .177

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falcão,

 

Da uma olhada neste Tópico, lendo até o final vc encontrará algumas idéias muito interessantes.

http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/3367-monitorando-o-alvo-a-distancia/page__st__20

 

 

Mussy Pai

Editei.. esqueci de colocar o Link. rs

Editado por Mussy - Pai
  • +1 1

Tx 200 MKIII .177
HW97 KL .177 / HW50s .177
Cometa New Fenix 400 .22 / Cometa 220 .177
Gamo CF30 .177

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falcão,

 

Da uma olhada neste Tópico, lendo até o final vc encontrará algumas idéias muito interessantes.

http://carabinasdear...ia/page__st__20

 

 

Mussy Pai

Editei.. esqueci de colocar o Link. rs

 

 

Exatamente isso q quero fazer, Mussy! Ponto pra vc. rs

Só q terei q usar o laptop pq não temos tomada no stand (não é indoor).

 

lp400-4.jpg

Editado por Falcão
  • Weihrauch: HW50S + Kit Maccari + Soleira Bisley + Rowan Engineering Brass Trigger and Trigger Guard + Muzzle Break + Leapers 3-9x32
  • Air Arms: TX200 MKIII (Não é HW, mas eu gosto dela mesmo assim :cool:)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Falcão ....

Acho que para naum ficar muito alto o custo desse aparato e facilitar a sua vida porque vc naum usa aquelas mini cameras sem fio com bateria de 9v.

 

camerasemfio.jpg

 

cameravk.jpg

 

O preço esta no site , acho que fica mais baratoooooo,

http://www.terion.com.br/camerasemfio/index.asp,

 

Abçssss!!!

  • +1 1

Paulo Fernando
BSA R10 MK2 5.5

SHILBA 6 ~ 24 X 50

 

 

 

f3p5.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra opção para os usuários do ebay (e paypal ou similares):

 

http://www.ebay.com/...=item43b3dc74bf

 

Talvez tenha alguma mais barato.

 

Ab.,

Cristiano Pedro

Editado por CristianoPedro
  • +1 1

Hatsan 80 SAS 4.5, GR45 Elite by Paulo Martins, Muzzle da HT 95.

CZ Slavia 634 <= Review, Luneta UTG 4x32 SCP-432AOMDTS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pô.

Não é Jornada nas Estrelas não...

Já atirou num alvo eletrônico? Esse é que é bicho. Mas um SIUS ASCOR deve custar uma nota. Aqui no Brasil, que eu saiba só no CNTE. Assim mesmo não é de uso geral.

Esses aqui são alternativas bem dentro da realidade e com custo razoável. Quando atirou de pistola, é um conforto enorme. Você só dar uma paquerada no monitor sem sair da posição de tiro. Um conforto muito útil.

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pô.

Não é Jornada nas Estrelas não...

Já atirou num alvo eletrônico? Esse é que é bicho. Mas um SIUS ASCOR deve custar uma nota. Aqui no Brasil, que eu saiba só no CNTE. Assim mesmo não é de uso geral.

Esses aqui são alternativas bem dentro da realidade e com custo razoável. Quando atirou de pistola, é um conforto enorme. Você só dar uma paquerada no monitor sem sair da posição de tiro. Um conforto muito útil.

 

Apenas uma brincadeira Henrique, sei que nada melhor que fazer um tiro bem concentrado sem ter que chamar o alvo para ter que verificar onde esta acertando...

 

Então é coisa de Dr Pardal...

 

 

Eduardo Macedo.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando tenho tempo de montar, uso um sistema parecido, com notebook e uma câmera (só que de segurança com Wifi).

 

Consigo visualizar os tiros até anoite (com alguma iluminação é claro).

Hatsan 80 SAS 4.5, GR45 Elite by Paulo Martins, Muzzle da HT 95.

CZ Slavia 634 <= Review, Luneta UTG 4x32 SCP-432AOMDTS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E nos EUA. Sabe o que o pessoal está usando?

Uma máquina que é um scanner de alvos.

Em vez de apurar na mão usando plugs, você põe o alvo no scanner que parece uma sanduicheira.

Aí aperta um botão e sai o resultado do alvo...

 

Isso é que é gadget de professor pardal ! :D

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E nos EUA. Sabe o que o pessoal está usando?

Uma máquina que é um scanner de alvos.

Em vez de apurar na mão usando plugs, você põe o alvo no scanner que parece uma sanduicheira.

Aí aperta um botão e sai o resultado do alvo...

 

Isso é que é gadget de professor pardal ! :D

 

E aqui no BR ainda usamos manivela...

 

Eduardo Macedo.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse leitor de alvos é usado direto em competições no Brasil... e nem é tecnologia muito moderna

Os mais modernos(e caros) são alvos eletrônicos, que também são usados no Brasil, no CNTE (lá tem centenas deles para diversas modalidades).

Slavia 631 Lux mod. Fibra Ótica

Feinwerkbau 600

Walther LG300XT Anatomic

 

Fluminense - FTERJ - CBTE

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

O lance do monitor é bacana, mas fica dependente da tomada.

 

Comprei uma ferramenta hj e qdo chegar vou testar isso aqui:

 

1350947064_449017903_1-Fotos-de--Macbook+easyCAP.jpg+Canon-SX50HS-front.jpg



Easycap-USB-2-0-Video-Adapter-With-Audio

  • Weihrauch: HW50S + Kit Maccari + Soleira Bisley + Rowan Engineering Brass Trigger and Trigger Guard + Muzzle Break + Leapers 3-9x32
  • Air Arms: TX200 MKIII (Não é HW, mas eu gosto dela mesmo assim :cool:)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Passando só pra dizer q a bagaça funfou!

  • Weihrauch: HW50S + Kit Maccari + Soleira Bisley + Rowan Engineering Brass Trigger and Trigger Guard + Muzzle Break + Leapers 3-9x32
  • Air Arms: TX200 MKIII (Não é HW, mas eu gosto dela mesmo assim :cool:)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

precisou instalar ?ou basta colocar o usb na usb do pc

 

So instalar o programa EasyCapViewer.

  • Weihrauch: HW50S + Kit Maccari + Soleira Bisley + Rowan Engineering Brass Trigger and Trigger Guard + Muzzle Break + Leapers 3-9x32
  • Air Arms: TX200 MKIII (Não é HW, mas eu gosto dela mesmo assim :cool:)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A distância é aprox. 7m, mas vai a 10m tranquilo e sem perder a qualidade, pois a câmera usada tem 50x zoom óptico e um plus (não sei quanto) digital.

 

O melhor de td... sem precisar de energia elétrica externa.

 

Traquitana usada:

 

01) Canon PowerShot SX50 HS

02) Tripé

03) EasyCap DC60+

04) MacBook Pro 13'

05) Cabo de áudio e vídeo da câmera

 

img0651gj.jpg

img0650nm.jpg

img0652ql.jpg

Editado por Falcão
  • Weihrauch: HW50S + Kit Maccari + Soleira Bisley + Rowan Engineering Brass Trigger and Trigger Guard + Muzzle Break + Leapers 3-9x32
  • Air Arms: TX200 MKIII (Não é HW, mas eu gosto dela mesmo assim :cool:)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é por nada não mas uma webcam tb não faria o serviço?

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não daria para usar um cabo HDMI para ligar a câmera ao pc e ter o mesmo efeito?

Daria se o note (ou a placa de captura) tivesse ENTRADA HDMI, no meu caso existe uma SAÍDA HDMI no note.

 

Não é por nada não mas uma webcam tb não faria o serviço?

Faria, mas para isso vc teria q colocá-la muito próxima ao alvo por falta de zoom óptico e isso dificultaria o reposicionamento da câmera (se necessário), teria q protegê-la de eventuais "flyers"(rs) e ainda teria um cabo de 10m pra colocar do note até o alvo.

Editado por Falcão
  • Weihrauch: HW50S + Kit Maccari + Soleira Bisley + Rowan Engineering Brass Trigger and Trigger Guard + Muzzle Break + Leapers 3-9x32
  • Air Arms: TX200 MKIII (Não é HW, mas eu gosto dela mesmo assim :cool:)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cabo é facil pelo menos aqui em SP se acha na sta efigênia, e proteger é simples basta um pequeno pedaço de placa de polimero transparente, agora reposicionar realmente é complicado.

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cabo é facil pelo menos aqui em SP se acha na sta efigênia, e proteger é simples basta um pequeno pedaço de placa de polimero transparente, agora reposicionar realmente é complicado.

 

O lance do cabo pra mim já seria um inconveniente, não por não encontrar o cabo de 10m, mas pelo fato de ser mais "trabalhoso" que o método q usei, embora seja mais barato. Como já tinha a máquina com um zoom bacana, foi só usar ela bem perto mesmo, com facilidade de reposicionamento.

 

Aqui não temos indoor, nossos 6 alvos ficam expostos ao mesmo tempo em um papelão a 10m, por isso a necessidade de mudar a posição da câmera durante a prova.

  • Weihrauch: HW50S + Kit Maccari + Soleira Bisley + Rowan Engineering Brass Trigger and Trigger Guard + Muzzle Break + Leapers 3-9x32
  • Air Arms: TX200 MKIII (Não é HW, mas eu gosto dela mesmo assim :cool:)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei muito bom, isso deve vender na DX bem baratinho.

 

Editado 09/01/13

 

Olha ai

 

http://dx.com/p/easycap-usb-video-capture-adapter-5707

 

Olha um monitor, só não sei se é muito pequeno para ver o alvo

 

http://dx.com/p/3-5-tft-lcd-monitor-visual-reversing-vehicles-reverse-camera-ntsc-pal-dc8-15v-49796?rt=1&p=2&m=2&r=3&k=1&t=1&s=49146&u=49796

A vantagem de ser inteligente é que podemos fingir que somos imbecis, enquanto o contrário é completamente impossível (Woody Allen).

 

 

Beeman HW 100 T FSB .177

Hatsan AT44-10.22 regulada

CZ Slavia 631 Lux

CBC Montenegro F18 Classic B19-14 .177

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Falcão,

 

Tenho o EasyCap e uso Windows XP Pro, porem o software que acompanha o produto não permite que eu veja as imagens em "tela cheia" (como nas suas fotos).

 

Que software você está usando? Você consegue gravar as séries de tiro no HD?

 

Abs. e bons tiros !

BeFunky_AssCA4jpg_zps91bd70cf.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Monitor pra ver o alvo é o que eu postei no outro tópico. Aparece neste tópico na 1a foto. Tem versões de 7, 8 e 9 polegadas. É uma TVzinha digital simples. Custa baratinho no ML. E funciona feito um reloginho. O único ponto é que precisa de luz 12v ou tomada 110 ou 220v.

 

E pra captar as imagens é isso aí. Em resumo.

Câmera fotográfica ou filmadora com zoom mínimo de 30x

Ou Webcam perto do alvo

Ou celular com câmera perto do alvo

Ou câmera de CFTV perto do alvo

 

Qualquer das opções de ficar perto do alvo, precisa transmitir para o PC ou TV por cabo longo, ou Wifi ou Bluetooth.

No caso do Wifi requer um roteador.

 

Um bom aparelho para ver transmissão de câmeras CFTV e webcams sãos os tablets que em geral recebem a imagem por Bluetooth ou Wifi.

 

Qu quiser olhar, a marca da minha TV de 9 pol é BAK. Procurem no ML. Tem vários modelos.

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei um monitor desse, mas veio de outra marca. Realmente funciona, mas não tenho fonte de energia na linha de tiro.

 

Caso alguém queira comprar, eu vendo o meu por um preço mais barato q do ML.



Falcão,

 

Tenho o EasyCap e uso Windows XP Pro, porem o software que acompanha o produto não permite que eu veja as imagens em "tela cheia" (como nas suas fotos).

 

Que software você está usando? Você consegue gravar as séries de tiro no HD?

 

Abs. e bons tiros !

 

Cara, eu uso Mac. O programa chama-se EasyCapViewer.

Consigo gravar no HD (Hard Drive), mas nao em HD (High Definition).

  • Weihrauch: HW50S + Kit Maccari + Soleira Bisley + Rowan Engineering Brass Trigger and Trigger Guard + Muzzle Break + Leapers 3-9x32
  • Air Arms: TX200 MKIII (Não é HW, mas eu gosto dela mesmo assim :cool:)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Falcão !

 

Estou montando um "sistema" com um TV de Led de 14", um cabo de 55 metros e uma câmera de vigilância de 720 linhas.

 

Tenho a opção de usar o Easy Cap para gravar as "Séries" no Note, porém o software que acompanha este dispositivo, não mostra a imagem em "Tela Cheia". Estou procurando um software pra isto.

 

Obrigado pela atenção.

 

Abraço e bons tiros !!!

BeFunky_AssCA4jpg_zps91bd70cf.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Esta filmagem parece partir de uma camera fixada em um (mini) helicoptero rsrsrs, porque não dá os solavancos da caminhada da pessoa??

CBC 245 expresso

Fionda 63, cano menaldi 5,5MM com ferrolho + coronha personalizada + Leapers 3~9X32

AIRFORCE CONDOR 5,5MM + HAWKE 6X24X44

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkkkkkkk, Rodrigo, tem uma opção no youtube que aparece quando se está enviando o vídeo que, se marcada, retira as "trepidações" do vídeo, achei bem interessante também.


---------------------------------------------------------------------------------| MVB 2605

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkkkkkkk, Rodrigo, tem uma opção no youtube que aparece quando se está enviando o vídeo que, se marcada, retira as "trepidações" do vídeo, achei bem interessante também.

Pô D'elite legal eu nao sabia dessa!....

 

Então, esse esquema que vc usa, é o tablet conectado no celular atraves do bluetooth? qual app vc usa... pergunto só por curiosidade... pois meu celular é blackberry e o tablet sansung, provavelmente são incompatíveis...bem, blackberry é incompativel com tudo!!!

CBC 245 expresso

Fionda 63, cano menaldi 5,5MM com ferrolho + coronha personalizada + Leapers 3~9X32

AIRFORCE CONDOR 5,5MM + HAWKE 6X24X44

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Pessoal, será que esse spoter fica bom?

Alguem tem?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-481717125-lente-luneta-telescopica-zoom-12x-case-tripe-iphone-5-_JM

 

se der pra enchergar bem é perfeito!

Cara eu comprei um na DX de 8x universal, não funcionou não..... agora não sei a camera do iphone se é muito boa, ainda mais nesse preço nao vira. se importar na DX talvez compense o teste.

CBC 245 expresso

Fionda 63, cano menaldi 5,5MM com ferrolho + coronha personalizada + Leapers 3~9X32

AIRFORCE CONDOR 5,5MM + HAWKE 6X24X44

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é o aumento.

 

8x é muito pouco para você visualizar o contorno do tiro e ver exatamente onde pegou.

Para ficar bem definido ou filma de perto o põe longe mas com um aumento na casa dos 40x a 60x.

Em máquinas fotográficas, se não tiver todo este zoom, as vezes dá para apelar para o zoom digital. Mas não pode ser muito pois pixeliza tudo.

 

Querem um produto bonzinho por menos de R$ 200?

 

Compra o kit de segurança com TV para CFTV P&B 6 polegadas. Vem a TV, uma câmera e um cabo com 20 metros.

É só arrumar um suporte pro alvo que dê para instalar a câmera também.

  • +1 1

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Ai pessoal, comprei a camera sem fio + receptor, o monitor de 7" eu ja tinha, e duas baterias de 12V por 7Ah (baterias de alarme) uma pra alimentar o monitor e o receptor e a outra pra alimentar a camera, considerando que a camera com uma baeria de 9V nao funciona nem por 30min.

 

Como montei um pequeno suporte usando a propria bateria como base, então ficou um pouco longe do alvo, dai usei uma lente para mini cameras de 16mm que puxou muito bem a imagem.... usei um dia inteiro e as baterias aguentaram bem....

 

cqrj.jpg
ro8e.jpg
l3n1.jpg
nj5h.jpg
como eu ja possuía as baterias e monitor gastei 100,00 somente...
abrs..
Editado por Rodrigocirilo

CBC 245 expresso

Fionda 63, cano menaldi 5,5MM com ferrolho + coronha personalizada + Leapers 3~9X32

AIRFORCE CONDOR 5,5MM + HAWKE 6X24X44

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Ai pessoal, comprei a camera sem fio + receptor, o monitor de 7" eu ja tinha, e duas baterias de 12V por 7Ah (baterias de alarme) uma pra alimentar o monitor e o receptor e a outra pra alimentar a camera, considerando que a camera com uma baeria de 9V nao funciona nem por 30min.

 

Como montei um pequeno suporte usando a propria bateria como base, então ficou um pouco longe do alvo, dai usei uma lente para mini cameras de 16mm que puxou muito bem a imagem.... usei um dia inteiro e as baterias aguentaram bem....

 

cqrj.jpg
ro8e.jpg
l3n1.jpg
nj5h.jpg
como eu ja possuía as baterias e monitor gastei 100,00 somente...
abrs..

 

tenho que testar esse novo sistema en

pena que nao vai dar vcs vao c livrar de mim por hum mes :/

abrax

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante