Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Tiro varia conforme a pressão da arma (impossível regular luneta)


Licozo

Posts Recomendados

Olá, comprei uma Hatsan AT44-10 Wood recentemente. Gostei muito da arma. Adiquiri também uma luneta Leapers 4-16x40 a qual estou tentando regular. Após mais de 500 tiros descobri o que estava realmente acontecendo e como estava acontecendo. É simplesmente impossível eu regular a luneta com precisão porque o tiro da arma varia de acordo com a pressão e o pior é que ele varia bem estranhamente. (o esperado seria que o tiro fosse caindo conforme a pressão fosse caindo também, mas não acontece ao contrário e ele também varia de lado)

 

Estava tentando regular a luneta a 35 metros de distância. (após várias tentativas de regular, decidi regular a luneta para uma pressão de 150bar que seria 'no meio', já que o tiro varia conforme a pressão).

 

Obs: Também tentei regular a 25m, 20m e 10m, mas o tiro varia da mesma forma!

 

Chumbinho utilizado: JSB 5.5mm 18gr.

 

Vejam as fotos de como varia os tiros. Obs: Todos os tiros foram dados com a mira exatamente no centro do alvo, eu estava utilizando dois sandbags, ou seja, não é falha minha, tremedeira, etc. Pois consegui fazer ótimos agrupamentos quando eu regulava a mira para determinada pressão, mas assim que ia caindo, puff os tiros iam se espalhando.

 

Observem o caminho que eles fazem, com a pressão de 200 bar, eles começam no canto inferior direito e então vão subindo, dão a volta até chegar no 'centro'. Fiz o mesmo teste sem o silenciador para ver se era ele que tava causando isso, mas não, sem o silenciador parece que a precisão foi até diminuída. Observem também que nos dois testes o caminho foi quase o mesmo, isso eu mirando todos os tiros no centro do alvo.

 

 

tiros.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Licozo:

Parabéns pela bela aquisição a AT44 sem dúvidas é o melhor custo x benefício em termos de PCP de entrada e a maioria dos atiradores de PCP já teve ou tem uma.

Primeiramente te aconselharia passar sua arma num cronógrafo para determinar seu ponto doce e dai recarregar e utilizar ela neste intervalo de pressão.

 

Uma coisa que pode estar alterando o POI para os lado são as duas peças 8 que seguram o cano ao cilindro. À medida que recarrega o cilindro a 200 bar ocorre uma pequena dilatação e com a queda de pressão durante os disparos essa dilatação vai se alterando. Essa movimentação pode estar de alguma forma alterando os POI desta forma.

Não posso te garantir 100% de certeza de ser este o problema, mas experimente deixar sua arma com cano flutuante.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá amigo.

 

seria muito importante que vc cronograface sua arma. pois você poderia saber como ela esta realmente. e tambem que vc colocasse outra luneta nela para tirar á duvida dessa sua luneta. pois pode tambem ser á luneta que vc esta usando que não esta segurando regulagem.

 

 

marcos

Editado por Mendonça
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Licozo:

Parabéns pela bela aquisição a AT44 sem dúvidas é o melhor custo x benefício em termos de PCP de entrada e a maioria dos atiradores de PCP já teve ou tem uma.

Primeiramente te aconselharia passar sua arma num cronógrafo para determinar seu ponto doce e dai recarregar e utilizar ela neste intervalo de pressão.

 

Uma coisa que pode estar alterando o POI para os lado são as duas peças 8 que seguram o cano ao cilindro. À medida que recarrega o cilindro a 200 bar ocorre uma pequena dilatação e com a queda de pressão durante os disparos essa dilatação vai se alterando. Essa movimentação pode estar de alguma forma alterando os POI desta forma.

Não posso te garantir 100% de certeza de ser este o problema, mas experimente deixar sua arma com cano flutuante.

 

Abraço.

 

Obrigado pela resposta. Eu já possuo um cronógrafo e pretendo fazer os testes em breve. Porém estou fazendo estes testes Indoor e o cronógrafo pelo que li e testei ele precisa de uma iluminação com lampadas incandescentes logo em cima dos sombreadores. Eu vou fazer um esquema para colocar essas lampadas em cima dele em breve. Esses dias eu coloquei apenas uma lampada em cima dele e ele mediu a velocidade dos disparos, porém não sei se mediu com precisão. Dei apenas 10 tiros e o que percebi é que a velocidade foi aumentando cerca de 2m/s a cada tiro (começando em 200bar).

 

Vou experimentar fazer esse teste novamente com o cano flutuante, mas não estou muito convencido que vá fazer alguma diferença, visto que se o cilindro estivesse dilatado, os tiros deveriam ir para cima e não para baixo, mas não custa eliminar essa hipótese.

 

Ponto doce que você diz seria um intervalo em que os tiros tivessem aproximadamente a mesma velocidade?

 

 

olá amigo.

 

seria muito importante que vc cronograface sua arma. pois você poderia saber como ela esta realmente. e tambem que vc colocasse outra luneta nela para tirar á duvida dessa sua luneta. pois pode tambem ser á luneta que vc esta usando que não esta segurando regulagem.

 

Vou cronografar em breve, estou fazendo vários testes. :)

 

A luneta não é, porque por exemplo, eu regulei ela para 150bar e sempre que eu carrego a arma com 150 bar consigo fazer ótimos agrupamentos a 50m. Porém conforme vai variando a pressão, os pontos de impacto também vão variando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Dei apenas 10 tiros e o que percebi é que a velocidade foi aumentando cerca de 2m/s a cada tiro (começando em 200bar)."

 

 

 

Perfeitamente normal isso

a mesma coisa acontece nas Air Arms S 400/410

 

não sendo armas reguladas, o VO é menor quando o cilindro tem 200 BAR do que quando tem por exemplo 120 BAR...

 

por norma o ponto doce anda pelos 180/170 BAR até aos 150/140 BAR ( isto nas Air Arms ,nas Hatsans não conheço ,mas não deve andar muito longe destes valores)

 

o motivo do VO ser menor com 200 BAR do que quando a pressão dentro do cilindro baixa, tem a ver com isto:

 

no momento do disparo,há uma mola do martelo que empurra este contra o piloto da válvula

( e assim permitir a abertura da válvula por uma fração de segundo,deixando passar uma quantidade exata de ar)

 

esta força da mola do martelo é sempre a mesma ( constante),o que faz com que o martelo bata no piloto da válvula sempre com a mesma força, daí que a quantidade de ar que sai para empurra o chumbo é também igual em cada disparo

 

no entanto, do outro lado do piloto da válvula,também existe uma mola que empurra a válvula em sentido contrário ,para esta se manter fechada

 

MAS não é só esta mola que mantém a válvula fechada

a pressão do cilindro também "empurra" a válvula contra a sede da mesma válvula

( por norma a cabeça da válvula é cónica e fecha contra uma "sede" ou "cama " também cónica é isso que faz com que a válvula vede a saída de ar )

 

ora se o cilindro estiver com 200 BAR a força exercida na válvula é uma

se estiver com 180 BAR é outra e assim sucessivamente ,quando menor fôr a pressão no cilindro,menor é a força exercida na válvula....

 

como ,do lado de lá ( no sentido de abertura da válvula) a mola que empurra o martelo tem sempre a mesma força

isto quer dizer que á medida que a força exercida na válvula ( no sentido do fechamento) pela pressão do ar dentro do cilindro,vai diminuido ,a válvula mantém-se aberta por mais uma fração de segundo ( estamos a falar de milésimos de segundo)

 

logo,quanto mais tempo aberta a válvula,maior quantidade de ar "escapa" e daí o chumbo sai do cano com maior VO

logo o POI também sobe,á medida que cada vez há menos pressão dentro do cilindro ( menos força para fechar a válvula...)

 

claro que isto só vai acontecer até um certo limite,isto é ,abaixo de uma certa pressão no cilindro ( por exemplo 100-90-80 BAR)

embora a válvula se mantenha aberta mais tempo,mas a pressão já é tão baixa ,que não compensa o maior tempo de abertura da válvula ,e o VO a partir daí ,vai cair repentinamente..)

 

para evitar o fenómeno acima descrito,inventaram os reguladores,que são pré-câmaras ,entre o cilindro principal da arma e a válvula,que mantendo sempre a mesma pressão em BAR nessas pré-câmaras, a pressão exercida na válvula ( sentido do fechamento) é sempre igual e como a força do martelo para abrir a válvula também é constante ,daí que a arma (PCP) fica regulada

 

é um pouco confuso,mas é assim que funciona..

Editado por netby
  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perfeitamente normal isso

a mesma coisa acontece nas Air Arms S 400/410

 

não sendo armas reguladas, o VO é menor quando o cilindro tem 200 BAR do que quando tem por exemplo 120 BAR...

 

por norma o ponto doce anda pelos 180/170 BAR até aos 150/140 BAR ( isto nas Air Arms ,nas Hatsans não conheço ,mas não deve andar muito longe destes valores)

 

o motivo do VO ser menor com 200 BAR do que quando a pressão dentro do cilindro baixa, tem a ver com isto:

 

no momento do disparo,há uma mola do martelo que empurra este contra o piloto da válvula

( e assim permitir a abertura da válvula por uma fração de segundo,deixando passar uma quantidade exata de ar)

 

esta força da mola do martelo é sempre a mesma ( constante),o que faz com que o martelo bata no piloto da válvula sempre com a mesma força, daí que a quantidade de ar que sai para empurra o chumbo é também igual em cada disparo

 

no entanto, do outro lado do piloto da válvula,também existe uma mola que empurra a válvula em sentido contrário ,para esta se manter fechada

 

MAS não é só esta mola que mantém a válvula fechada

a pressão do cilindro também "empurra" a válvula contra a sede da mesma válvula

( por norma a cabeça da válvula é cónica e fecha contra uma "sede" ou "cama " também cónica é isso que faz com que a válvula vede a saída de ar )

 

ora se o cilindro estiver com 200 BAR a força exercida na válvula é uma

se estiver com 180 BAR é outra e assim sucessivamente ,quando menor fôr a pressão no cilindro,menor é a força exercida na válvula....

 

como ,do lado de lá ( no sentido de abertura da válvula) a mola que empurra o martelo tem sempre a mesma força

isto quer dizer que á medida que a força exercida na válvula ( no sentido do fechamento) pela pressão do ar dentro do cilindro,vai diminuido ,a válvula mantém-se aberta por mais uma fração de segundo ( estamos a falar de milésimos de segundo)

 

logo,quanto mais tempo aberta a válvula,maior quantidade de ar "escapa" e daí o chumbo sai do cano com maior VO

logo o POI também sobe,á medida que cada vez há menos pressão dentro do cilindro ( menos força para fechar a válvula...)

 

claro que isto só vai acontecer até um certo limite,isto é ,abaixo de uma certa pressão no cilindro ( por exemplo 100-90-80 BAR)

embora a válvula se mantenha aberta mais tempo,mas a pressão já é tão baixa ,que não compensa o maior tempo de abertura da válvula ,e o VO a partir daí ,vai cair repentinamente..)

 

para evitar o fenómeno acima descrito,inventaram os reguladores,que são pré-câmaras ,entre o cilindro principal da arma e a válvula,que mantendo sempre a mesma pressão em BAR nessas pré-câmaras, a pressão exercida na válvula ( sentido do fechamento) é sempre igual e como a força do martelo para abrir a válvula também é constante ,daí que a arma (PCP) fica regulada

 

é um pouco confuso,mas é assim que funciona..

 

Ótima explicação, agora eu entendi o porque da velocidade ir diminuindo. Em breve estarei testando todas as velocidades e também com vários tipos de chumbinho e divulgando aqui pra galera.

 

Então a explicação para os meus tiros terem os pontos de impacto variando de acordo com a pressão se deve à velocidade do tiro? Não achava que a velocidade iria influenciar tanto o voo assim (fazer ir para o lado, pra baixo pra cima). Eu achava que ele sempre iria reto (é claro até uma certa velocidade o suficiente para manter o projétil reto e não cair devido à gravidade).

 

 

 

Sobre o cronógrafo com uso Indoor. Alguém pode me dar uma dica de como utilizar? Eu tenho que colocar uma lampada em cima de cada sombreador, está certo isso? Ou só uma lampada em cima dele basta? Qual potência da lampada devo usar, etc.

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Ótima explicação, agora eu entendi o porque da velocidade ir diminuindo. Em breve estarei testando todas as velocidades e também com vários tipos de chumbinho e divulgando aqui pra galera.

"

 

É ao contrário

o VO( velocidade) vai subindo á medida que a pressão baixa no cilindro da arma

 

um VO menor faz com que o POI ( ponto de impacto) também seja mais baixo

por isso ,com 200 BAR o chumbos pegam mais embaixo no alvo

 

á medida que a pressão baixa, o VO vai subindo ( e também o POI) logo os chumbos começam a pegar cada vez mais em cima no alvo....

 

porem há uma altura em que muitos deles começam a pegar juntos ( agrupar) aí é o ponto doce da arma....

Editado por netby
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja o tópico que eu criei falando do ponto doce.

 

Nas AT44, vc vai conseguir no máximo uns 25 tiros bons, mas mesmo assim está variando mais do que o de costume.

 

E nessa arma o cano flutuante geralmente rende melhores disparos.

''A ciência se aprende, mas a criatividade é nata''. by Diogo M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja o tópico que eu criei falando do ponto doce.

 

Nas AT44, vc vai conseguir no máximo uns 25 tiros bons, mas mesmo assim está variando mais do que o de costume.

 

E nessa arma o cano flutuante geralmente rende melhores disparos.

 

Na verdade foi o seu tópico que me esclareceu essa dúvida, eu li ele minutos antes do netby postar a explicação, que reforçou o conceito, rs.

 

-----

 

Uma pergunta aos que conhecem/tem as AT44. É normal acontecer essa variação (igual a das fotos) dos tiros? Regulando o martelo eu posso melhorar o desempenho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante seria fazer o seguinte teste

 

encher o cilindro da arma com 170 BAR e fazer 10 disparos a 35 metros ( tal como feito antes) apontando com o centro do retículo na mosca

 

após os 10 disparos encher de novo a 170 BAR e repetir o teste ,mais 1 ou 2 vezes

 

se a arma estiver bem afinada e no ponto doce ,as 2 ou 3 séries de 10 disparos devem ficar bem iguais no papel

 

se a arma estiver com um VO muito elevado ( 300 mts/seg ou próximo) concerteza que se o VO fôr reduzido para uns 260/270 mts/seg a precisão irá melhorar assim como a consistência,embora o fator variação do POI entre vamos dizer os 200 BAR e os 100 BAR sempre se irá notar

 

a única maneira de contrariar isso é achar o ponto doce da arma ( vamos dizer que seja entre os 180 e os 130 BAR por exemplo ) e atirar sempre dentro desses valores de pressão...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo como já foi citado vc precisa achar o ponto doce da arma.

 

Agora se me permite uma pergunta, depois dos 50 tiros no alvo qual a pressão final da arma. Pergunto pois 50 tiros é uma quantidade elevada de tiros, com a v0 correta e enchendo no ponto doce vc irá conseguir em torno de 20 tiros bons por carga de ar, talvez um pouco mais, talvez um pouco menos.

 

Como o colega Daniel (netby) mencionou o ideal seria uma v0 entre 270 a 280m/s. As at44 que atirei quando estão com essa v0 tem o ponto doce entre 160 e 100 bar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ia escrever quase o que o Horvath escreveu, mas em outras palavras digo o equivalente:

 

a at44, é uma pcp de baixa autonomia, ou seja.

voce dá em média 20, 25 disparos sempre no mesmo Ponto De Impacto, e depois altera o ponto doce.

 

a hatsan at44, consegue dar ate 60 disparos, mas acontece isso ai que voce postou, os chumbos vão se espalhando a medida que a pressão interna vai se alterando.

 

Faça o seguinte:

Encha na bomba ate 170 ou 180 bar, use os 2 magazines cheio de chumbo, efetue 20 disparos, verá que o POI não vai se alterar muito.

Depois dos 20 disparos, volte a encher novamente com a bomba manual, vai obter disparos sempre no mesmo ponto.

Paulo Breu

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante seria fazer o seguinte teste

 

encher o cilindro da arma com 170 BAR e fazer 10 disparos a 35 metros ( tal como feito antes) apontando com o centro do retículo na mosca

 

após os 10 disparos encher de novo a 170 BAR e repetir o teste ,mais 1 ou 2 vezes

 

se a arma estiver bem afinada e no ponto doce ,as 2 ou 3 séries de 10 disparos devem ficar bem iguais no papel

 

se a arma estiver com um VO muito elevado ( 300 mts/seg ou próximo) concerteza que se o VO fôr reduzido para uns 260/270 mts/seg a precisão irá melhorar assim como a consistência,embora o fator variação do POI entre vamos dizer os 200 BAR e os 100 BAR sempre se irá notar

 

a única maneira de contrariar isso é achar o ponto doce da arma ( vamos dizer que seja entre os 180 e os 130 BAR por exemplo ) e atirar sempre dentro desses valores de pressão...

 

Já fiz esse teste inúmeras vezes, rs. E consegui ótimos agrupamentos. Enchia a 150bar e dava 10 tiros, depois colocava os 150bar novamente e então dava 10 tiros novamente. todos um dentro do outro, isso a 35m. Vou é achar vários pontos doce da arma e regular a luneta de acordo com a variação da pressão, porque ficar carregando a cada 20 tiros é osso.

 

Agora se me permite uma pergunta, depois dos 50 tiros no alvo qual a pressão final da arma. Pergunto pois 50 tiros é uma quantidade elevada de tiros, com a v0 correta e enchendo no ponto doce vc irá conseguir em torno de 20 tiros bons por carga de ar, talvez um pouco mais, talvez um pouco menos.

 

Se não me falha a memoria, após 50 tiros a pressão estava 100 ou um pouco a mais de 100 bar. Da pra dar 70 tiros até a pressão chegar a 60-70 bar, que é a capacidade informada no manual mesmo.

 

Encha na bomba ate 170 ou 180 bar, use os 2 magazines cheio de chumbo, efetue 20 disparos, verá que o POI não vai se alterar muito.

Depois dos 20 disparos, volte a encher novamente com a bomba manual, vai obter disparos sempre no mesmo ponto.

 

Sim, não se altera muito mesmo. Então resumindo se eu quiser bons disparos terei de achar o tal do ponto doce e efetuar os disparos nesse intervalo. Isso não é muito animador, rsrs já não estou mais gostando de PCP, prefiro ficar quebrando o cano mas ter certeza de que o tiro vai pegar sempre com a mesma velocidade e POI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

J Vou é achar vários pontos doce da arma e regular a luneta de acordo com a variação da pressão, porque ficar carregando a cada 20 tiros é osso.

 

Sim, não se altera muito mesmo. Então resumindo se eu quiser bons disparos terei de achar o tal do ponto doce e efetuar os disparos nesse intervalo. Isso não é muito animador, rsrs já não estou mais gostando de PCP, prefiro ficar quebrando o cano mas ter certeza de que o tiro vai pegar sempre com a mesma velocidade e POI.

 

Licozo, infelizmente pcp não regulada é assim.... existe um ponto doce e é dentro deste ponto que atiramos.. não existem "vários pontos" vc vai perder tempo procurando.

 

Para que a arma seja precisa tem que se atirar no ponto doce, e o mesmo permite de 17 a 25 disparos numa at44 a 270 - 280 m/s (velocidade ideal). Não existe milagre. Armas que tem grande autonomia (muitos tiros bons) ou tem cilindro pequeno e baixa potência, ou tem cilindro grande. Armas reguladas tem maior autonomia, mas custam BEM mais caro.

 

Infelizmente a at44 é uma arma potente e com reservatório pequeno (180cc), ai não tem como tirar água de pedra =/, por isso mesmo muitos mandam tunar a at44 transformando ela e frank. (com cilindro regulado de 360cc)

 

 

É isso, o ideal é passar a arma no cronógrafo e achar o ponto doce, regular a v0 para tirar o maior numero de tiros possível no ponto doce e se habituar a isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Licozo, infelizmente pcp não regulada é assim.... existe um ponto doce e é dentro deste ponto que atiramos.. não existem "vários pontos" vc vai perder tempo procurando.

 

O que eu quis dizer com vários pontos doce foi o seguinte: por exemplo, você pode ver no alvo que os tiros tem uma trajetoria 'bem definida', os 10 primeiros pegam em baixo e à direita do alvo, em seguida passam por uma faixa de transição, até chegarem ao ponto doce própriamente dito.

 

o que pretendo fazer é achar o ponto doce própriamente dito e zerar a luneta nele, MAS também saber o comportamento dos demais tiros e saber qual regulagem da luneta eu devo fazer para eles, dessa forma eu posso dar mais disparos com precisão, apenas regulando a luneta de acordo como a pressão da arma varia.

 

 

Obrigado a todos pelas respostas, esclareceu muitas dúvidas minhas hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Saudações a todos,

 

Estou passando pelo mesmo problema, minha AT também varia absurdamente. Ainda não fiz a medição com o cronógrafo, mas este post esclarece bem os pontos a serem considerados. Agora uma pergunta. Apesar de não ter cronografado, aparentemente a arma esta desregulada, considerando o barulhão que esta fazendo, com 20 tiros a pressão cai de 200 para 100 bares (5 bares por tiro). O ajuste da pressao da mola do martelo neste caso ajudaria também ?

 

Abraços e obrigado a todos

Hatsan AT44 - 10W 5,5 regulada Altaroz - Luneta Fire Field - 8-32X50

Cometa Fenix - 400 4,5 - Luneta Nikko Stirling - 4X32

Slavia CZ - 634 - 4,5

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudações a todos,

 

Estou passando pelo mesmo problema, minha AT também varia absurdamente. Ainda não fiz a medição com o cronógrafo, mas este post esclarece bem os pontos a serem considerados. Agora uma pergunta. Apesar de não ter cronografado, aparentemente a arma esta desregulada, considerando o barulhão que esta fazendo, com 20 tiros a pressão cai de 200 para 100 bares (5 bares por tiro). O ajuste da pressao da mola do martelo neste caso ajudaria também ?

 

Abraços e obrigado a todos

 

Como você pode ver nessa tabela que eu fiz, a minha da 70 tiros de 200 a 100 bars. Se a sua estiver realmente dando só 20 esta bem desajustada, aí você deve mexer no martelo, porém não tenho muita experiencia na area.

 

tabelaqc.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudações Licozo,

 

Obrigado pelo retorno, fiquei meio fora do site, e so agora eu vi seu post. Pelo seu quadro, definitivamente temos performances bem diferentes com o mesmo equipamento. Comprei um cronografo mas ainda não chegou. Tive a oportunidade de ver este vídeo que o Horvarth enviou e já simulei o procedimento inclusive. Só ainda não implementei efetivamente por que sem cronógrafo não adianta muito. mas assim que chegar vou cair dentro.

 

A proposito, com chumbinho JSB exact heavy os agrupamentos melhoraram um pouco, mas ainda está aquem do que que eu vejo postado aqui e em outros sites, mesmo quando feito por atiradores bem mais experientes do que eu.

 

Abraços e obrigado

Hatsan AT44 - 10W 5,5 regulada Altaroz - Luneta Fire Field - 8-32X50

Cometa Fenix - 400 4,5 - Luneta Nikko Stirling - 4X32

Slavia CZ - 634 - 4,5

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

companheiro, me tira uma duvida, vc esta usando moderador de som.

ja tive problema com isso, de tanto tirar o por, o mesmo desalinhou, devido ao desgaste do aluminio em relação ao aço do cano, e nao grupava nada, semelhante a sua.

experimenta retirar o moderador e tentar, para ver o grupamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

companheiro, me tira uma duvida, vc esta usando moderador de som.

ja tive problema com isso, de tanto tirar o por, o mesmo desalinhou, devido ao desgaste do aluminio em relação ao aço do cano, e nao grupava nada, semelhante a sua.

 

experimenta retirar o moderador e tentar, para ver o grupamento.

 

Estou usando sim, testei inúmeras vezes sem o silenciador, como você pode ver no próprio post inicial tem uma foto dos agrupamentos com silenciador e outra sem silenciador... a com silenciador aumentou a precisão...

 

Para resolver esse problema do silenciador eu removi o O-Ring que fica na boca do cano da arma, fazendo com que o silenciador rosqueie até o final e fique imóvel... rosquear o silenciador com o o-ring danifica o o-ring e causa certa 'instabilidade' no silenciador, se você mexer ele com a mão por exemplo ele mexe um pouco...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudações a todos,

 

Estou passando pelo mesmo problema, minha AT também varia absurdamente. Ainda não fiz a medição com o cronógrafo, mas este post esclarece bem os pontos a serem considerados. Agora uma pergunta. Apesar de não ter cronografado, aparentemente a arma esta desregulada, considerando o barulhão que esta fazendo, com 20 tiros a pressão cai de 200 para 100 bares (5 bares por tiro). O ajuste da pressao da mola do martelo neste caso ajudaria também ?

 

Abraços e obrigado a todos

5 BAR por tiro é muito, a BT 65 que é muito potente e gasta bastante ar gasta 3 BAR por tiro, tem algo errado aí
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

 

Mesmo sem Cronógrafo, retirei a coronha e usando o procedimento do video do Horvarth, ajustei o parafuso 4,5 voltas bem medidas no sentido do relógio, no empirismo mesmo. Dai tudo mudou... O barulho da arma esta bem menor, com silenciador quase desaparece, os agrupamentos aparentemente melhoraram. Digo aparentemente por que já era fim de tarde quando comecei e não deu tempo de reajustar a luneta antes da noite chegar. Isso sem falar na autonomia que aumentou muito mesmo.

 

Dai já que estava com a mão na massa, peguei o manual da arma e resolvi cair no ajuste do gatilho. Descobri que o gatilho é muito bom e oferece muitos ajustes. Consegui um ajuste super sensível que deixou a arma ainda mais estável. Agora vou esperar o cronógrafo chegar para fazer o mapeamento do jeito certo, mas pelo menos, considerando a mudança de comportamento radical, acho que descarto a possibilidade de defeito...

 

Agradeço pelas dicas, acho que agora vai !!!

 

Abraços

Hatsan AT44 - 10W 5,5 regulada Altaroz - Luneta Fire Field - 8-32X50

Cometa Fenix - 400 4,5 - Luneta Nikko Stirling - 4X32

Slavia CZ - 634 - 4,5

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 years later...
Em 05/08/2012 em 22:47, Licozo disse:

 

Ótima explicação, agora eu entendi o porque da velocidade ir diminuindo. Em breve estarei testando todas as velocidades e também com vários tipos de chumbinho e divulgando aqui pra galera.

 

Então a explicação para os meus tiros terem os pontos de impacto variando de acordo com a pressão se deve à velocidade do tiro? Não achava que a velocidade iria influenciar tanto o voo assim (fazer ir para o lado, pra baixo pra cima). Eu achava que ele sempre iria reto (é claro até uma certa velocidade o suficiente para manter o projétil reto e não cair devido à gravidade).

 

 

 

Sobre o cronógrafo com uso Indoor. Alguém pode me dar uma dica de como utilizar? Eu tenho que colocar uma lampada em cima de cada sombreador, está certo isso? Ou só uma lampada em cima dele basta? Qual potência da lampada devo usar, etc.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá boa tarde, amigo eu vi um tópico seu explicando sobre variação nos disparos Das PCPs então resolvi chamar você para poder me ajudar pois  a minha PCP p10 estava 100% agrupando e depois de muitos testes que não surtiu efeito resolvi comprar uma outra reguladora mas também não resolveu e foi aí que eu percebi que ela só agrupa entre 140 e 120 bares. 

Obs: sempre usei ela com 130 bares e velocidade de 275 mts/s com chumbo JBS 18,13 grs 

Nota: coloquei ela em 120 bares mas mesmo assim continuou variando os disparos acima de 140 bares, Você poderia me dar uma opinião sobre isso, obrigado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá boa tarde, amigo eu vi um tópico seu explicando sobre variação nos disparos Das PCPs então resolvi chamar você para poder me ajudar pois  a minha PCP p10 estava 100% agrupando e depois de muitos testes que não surtiu efeito resolvi comprar uma outra reguladora mas também não resolveu e foi aí que eu percebi que ela só agrupa entre 140 e 120 bares. 

Obs: sempre usei ela com 130 bares e velocidade de 275 mts/s com chumbo JBS 18,13 grs 
Nota: coloquei ela em 120 bares mas mesmo assim continuou variando os disparos acima de 140 bares, Você poderia me dar uma opinião sobre isso, obrigado. 
SEGUE FOTOS DIS GRUPOS E INFORMAÇÕES NAS FOTOS 

1BFD2B0C-899F-4472-A234-620AA75FB2A3.jpeg

C2020C51-BF91-45F5-9023-164E0D50055B.jpeg

3B5AFC00-EEB3-4822-BCF0-90F7D8665D46.jpeg

AD9BD43A-A875-44DD-AA30-F52CE09EF0C7.jpeg

DADD5FFC-480D-4C87-A667-60E85D2474D9.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante