Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Hatsan AT44 Bullpup 500cc


Posts Recomendados

Após cerca 1 ano atirando e fuçando na minha AT44-10W .22, percebi que a arma começou a ficar limitada para minhas expectativas, naõ que eu tenha aprendido a atirar...hehehe, mas é coisa do ser humano, querer sempre mais...E apesar de eu ter conseguido melhorá-la muito, percebi que nenhum milagre aconteceria e ela continuaria sendo uma arma com míseros 180cc, o que limita muito o seu uso.

 

Então comecei a pensar numa arma melhor, mas os preços aqui no brasil são ofensivos e eu não estou nadando em dinheiro para investir 8-12 mil numa arma documentada e muito menos 6-7mil numa arma sem documentos.

 

Sendo assim resolvi partir para um tunning hipermegaultra radical da minha ATzinha, onde espero obter resultados iguais ou melhores que as armas top do mercado atualmente com uma fração do valor dessas armas. O objetivo é obter melhor conforto, firmeza, precisão e autonomia na hora do tiro. Claro que potência tbém, pois essa arma adora o JSB Exact 18gr a 295m/s.

 

As modificações:

 

1- Cano: Gostaria de instalar um cano com algo entre 22 a 24'', preferencialmente um LW, mas está difícil conseguir. A segunda opção é a instalação do cano da BT65 e por fim se não houver ''remédio'' manter o cano original com algumas alterações. A instalação de um sobrecano (Shroud) é fundamental para a estática e funcionamento da nova arma, pois no meu projeto incorporei um air stripper dentro de um silenciador dentro do sobrecano....hehehe, coisa de maluco, mas já está em fase de confecção.

 

2- Cilindro: Ja comprei e vou instalar um cilindro de alumínio 500cc com regulador JDS em 100Bar.

 

3- Coronha: Estou fazendo uma coronha Bullpup em madeira laminada. O desenho eu fiz baseado em coronhas que ví na internet, porém ergonomicamente desenvolvida para o meu corpo. O objetivo é além de melhorar a estética da arma, trazer o centro de gravidade para mais perto do corpo e entre as 2 mãos. Isso é questionável, mas fiz testes e senti muito mais firmeza na hora da visada e do disparo.

 

4- Num primeiro momento, todas as peças possíveis, serão substituídas por peças de alumínio: Bloco, alavanca de armar, tampa do sistema de indexação e mecanismo de indexação, magazines, etc. o objetivo é a redução de peso.

 

5- Mecanismo e gatilho: esse tunning virá numa segunda fase, mas já adianto que o martelo, gatilho e sistema de indexação serão eletrônicos, ou seja, essa arma sera semi/full-auto com regulagem eletrônica de potência. Já faz tempo que venho desenvolvendo o projeto do circuito eletrônico e buscando componentes existentes no mercado nacional, isso já está pronto, só falta sobrar tempo e recursos financeiros para montar e instalar o sistema.

 

Chega de embromação, vamos às fotos.

 

O projeto:

at4410522regbp.jpg

 

O cilindro 500cc com a válvula reguladora e a pré câmara já cortada (utilizei um cilindro da AT que estava com a válvula quebrada):

20120721171809.jpg

 

A coronha ja cortada:

20120723125813.jpg

 

Ainda falta usinar o bloco de adaptação do cilindro 500cc na pré câmara, o sobrecano, o trilho da luneta, o gatilho e mdelar a coronha.

 

Vou postando fotos e informações conforme o ''andar da carroagem''.

  • +1 4

''A ciência se aprende, mas a criatividade é nata''. by Diogo M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

BrunoM, quem quiser copiar que copie, incluisve eu ajudarei passando todos os dados e detalhes do projeto, mas para os conhecidos (ou indicados por conhecidos) e por MP. Muitas dessas idéias eu copiei de outras pessoas e muitas eu levei horas ''queimando'' os neurônios para desenvolver, mas mesmo assim não me importo de compartilhar, pelo contrário, acho fantástica essa troca de conhecimentos e experiência. Mas coisa que não vou fazer é ganhar dinheiro com a idéia de pessoas que as publicaram gratuitamente, talvez o fizesse mediante autorização do criador, mas ao menos eu daria os créditos a quem se deve. Pode até ser bobagem da minha parte, só não acho uma atitude digna.

 

Bom...deixa isso pra lá. Estou animado, ou melhor, obcecado para ver essa máquina pronta e cuspindo chumbo...hehehe

 

Abraço

  • +1 1

''A ciência se aprende, mas a criatividade é nata''. by Diogo M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tarcisio, tenho certeza de que logo vc vai estar sabendo muito sobre o tiro com PCP's e conhecendo plenamente o funcionamento da sua arma, basta participar bastante dos tópicos e fuçar um pouco na arma, mas pensando mto antes de fazer qquer modificação e com muita cautela pra não danificar seu equipamento ou se machucar.

 

Abraço

''A ciência se aprende, mas a criatividade é nata''. by Diogo M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

conseguir este cano a um preço bom esta salgado mesmo.

e o que tem por aqui, parece que ja esta tudo usinado.

parabens e boa sorte, tomara que de tudo certo.

eu estava querendo iniciar algo na minha pump, mas por enquanto vai ficar assim mesmo.

abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vc disse:

 

2- Cilindro: Ja comprei e vou instalar um cilindro de alumínio 500cc com regulador JDS em 100Bar.

 

Pelo que pesquisei, as AT44 têm o tal "ponto doce" entre 180 e 120 BAR geralmente ... reduzindo tanto a pressão de operação vc não perderá potência demais?

banner.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vc disse:

 

2- Cilindro: Ja comprei e vou instalar um cilindro de alumínio 500cc com regulador JDS em 100Bar.

 

Pelo que pesquisei, as AT44 têm o tal "ponto doce" entre 180 e 120 BAR geralmente ... reduzindo tanto a pressão de operação vc não perderá potência demais?

 

Charles, sua afirmação está correta, mas isso para armas não reguladas, onde o aumento de potencia reduz drasticamente a autonomia. Outra coisa é que qdo se aumenta muito a potencia de arma não regulada, ela fica sem o ponto doce, ou seja, a Vo começa alta e vai baixando proporcionalmente à pressão do cilindro.

 

Mas para armas reguladas, essa pressão de 100bar é o suficiente para lançar chumbos pesado a mais de 1000fps, dependendo da conficuração do cano, isso gasta mais ar mas com um cilindro de 500cc da pra conseguir mais de 100 tiros de 1000fps com chumbo de 18gr.

 

O assunto é bastante complexo, vou abrir um novo post para explicar como funciona.

 

Abraço

''A ciência se aprende, mas a criatividade é nata''. by Diogo M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pleo apoio. Garanto que essa experiência irá ajudar muita gente no futuro, pois até onde sei, até hoje alterações desse tipo foram feitas somente por armeiros e eles nunca passaram detalhes do projeto ou do processo.

 

Hoje vou iniciar a fabricação do sobrecano e alterações no cano original da arma.

 

Postarei fotos a noite.

 

Abs

 

Diogo M parabéns pelo projeto audacioso, estou na torcida

para velo concretizado....+1 pra vc!!!!!

 

Vlw amigo.

 

Grande abraço

''A ciência se aprende, mas a criatividade é nata''. by Diogo M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Terminei os serviços no cano e sobrecano (este quase, falta dar acabamento, anodizar e as buchas de nylon para centralizar o cano)

 

O Cano eu usinei e deixei com espessura de 10mm por 2 motivos, reduzir o peso e caber com folga dentro do sobrecano para funcionar como abafador. Um detalhe deste cano é que já não possui mais o shoke, pois foram tantas as tentativas de acertar a coroa que se foram 3cm de cano, ficando com apenas 46cm.

Passei óleo de silicone e revesti o cano com Termo retrátil da Hellermann Tyton, alé de deixar um acabamento emborrachado e evitar ferrugem, acho que contribui para absorver as vibrações.

20120727000617.jpg

 

20120727000633.jpg

 

A dificuldade em acertar a coroa deve-se ao fato de que o cano original era torto, eu usava um torno com placa de 3 castanhas de um amigo e era simplesmente impossível cenralizar o buraco do cano para um faceamento com 99,99% de precisão.

Eis que após a usinagem do cano, onde retirei 3mm deixando-o com 10mm de diametro e na ultima tentativa de acertar a coroa, centralizei o cano na placa do torno, coloquei o relógio comparador e pronto....totalmente centralizado e dessa vez consegui deixar a coroa como eu queria, com 16º e as raias com 45º, da pra ver nas fotos abaixo:

20120727000108.jpg

20120727000217.jpg

20120727000233.jpg

 

Mesmo sem o choke e com 3 cm a menos, apesar do acabamento ruim, vejam o resultado de uma coroa perfeita:

 

5 tiros a 15m, sentado e apoiado num sand bag e um pedaço de isopor. JSB Express 5,52 - 0,930g - 285m/s. (Tiros sem o sobrecano e com o S90 ligado direto no cilindro da arma, pois estava somente com 100Bar.

20120726192607.jpg

 

Não consegui testar o sobrecano pois as buchas de nylon só ficam prontas na segunda feira, junto com o bloco que fará a união entre o cilindro de 500cc e ante câmara (pedaço de 15cm do cilindro original dela). Tentei enrolar fita isolante no cano para fazer o papel das buchas centralizadoras mas no primeiro disparo o sobrecano saiu voando por uns 8m com a pressão do ar. Nas fotos acina da pra ver que ele ficou com algumas ''escoriações''.

Editado por Diogo M

''A ciência se aprende, mas a criatividade é nata''. by Diogo M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diogo ! to doido p ver ela terminada !

 

Imagina eu então rapaz...hehe

 

Nesse fim de semana vou iniciar os trabalhos na coronha, ainda não tinha feito pq tive que comprar algumas ferramentas e só agora consegui.

 

Estou pensando ainda em que tipo de acabamento faço nela: Camo, verniz brilhante ou verniz semi brilho? No caso de fazer camo pintaria todo o conjunto ao estuilo real three.

 

O que acham?

''A ciência se aprende, mas a criatividade é nata''. by Diogo M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho q uma coronha dessas não combina muito com brilho ! vai de verniz sem brilho mesmo camo deve fica interessante ....

- Air Arms TX 200 MK II Beech - .177+ Luneta Bsa Stealth Tactical STS 6-24x44IR !
- Dye Proto Reflex Marker Noth aurora - .68 + Dye Rotor Bomber steel Hopper

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, acho que a coronha terá que ser preta ou camo, com verniz não vai dar. Como é minha primeira coronha, por inexperiência, acabei retirando material demais de alguns lugares e pra conseguir reaproveitar essa coronha terei que fazer alguns enxertos com massa plástica e alguns reforços com fibra de vidro, no momento estou desanimado de ter que recomeçar a coronha do zero, então vou reaproveitar essa e mais pra frente se me animar faço outra.

 

Quanto a pintura, tenho uma certa intimidade, pois já fui modelista, conheço algumas técnicas de camuflagem e um ex cunhado tinha uma oficina de lataria e pintura, onde eu passava boa parte do dia de papo furado, pois era do lado da minha casa e pude aprender muito a respeito.

 

Vamos ver no que vai dar.

 

Abs

''A ciência se aprende, mas a criatividade é nata''. by Diogo M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

em relação a coroa já vi um atirador refazer a coroa de uma discovery com esferas e lixas, para fazer o angulo de 16° utilizou uma lixa e esfera de mouse e a de 45° uma esfera de rolamento e lixa, segundo ele levou 3 horas para fazer o desbaste e aparentemente ficou bem acabado e com uma boa simetria das raias na foto tirada em macro.

Editado por cebo de grilo

cbc expresso 245 + EU (xodozinho)

hatsan at44-10 + leapers 6-24x50

cbc GII 5,5 + tasco 3-9x40

fionda mod.80 em restauro

a amazônia é o pulmão do mundo

e (..............?) é o intestino grosso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

em relação a coroa já vi um atirador refazer a coroa de uma discovery com esferas e lixas, para fazer o angulo de 16° utilizou uma lixa e esfera de mouse e a de 45° uma esfera de rolamento e lixa, segundo ele levou 3 horas para fazer o desbaste e aparente mente ficou bem acabado e com uma boa simetria das raias na foto tirada em macro.

 

Eu já usei este método das esferas, mas ele só funciona se o faceamento do cano já for bom. Mas o ideal não é utilizar lixas e sim uma pasta de desgaste, do tipo utilizada pelas retíficas de motores para assentar sedes de válvulas.

''A ciência se aprende, mas a criatividade é nata''. by Diogo M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diogo achei a pressão do regulador baixa para a faixa de velocidade que voçê quer, no minimo seria a 130 bar ou 1800 psi. Com o regulador a 100 bar voçê vai ter uma autonomia monstra, mas não creio que chegará a 1000 fps com chumbo de 18gr.

Parabéns pelo post.


Fx Impact x .22 + hawke sidewinder 6,5x20x44

FX Impact M3 .22 + Vectror Taurus 6x24x50 ffp

S410 .177 + vector marksman 10x44

Gunpower Stealth .22 + Discovery VTZ 3x12x40

HW 97k .177 + Hawke Vantage 4x12x40

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poisé Janio, também estou achando que não, ainda mais com o cano dela 3cm mais curto. Mas por via das dúvidas, comprei 200 molas prato hehehe, 100 de 42kgf e 100 de 103kgf, era a quantidade mínima que eles vendiam. Sendo assim, depois de tudo pronto, se precisar vai ficar fácil aumentar a pressão de trabalho da válvula.

 

Abraço

''A ciência se aprende, mas a criatividade é nata''. by Diogo M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poisé Janio, também estou achando que não, ainda mais com o cano dela 3cm mais curto. Mas por via das dúvidas, comprei 200 molas prato hehehe, 100 de 42kgf e 100 de 103kgf, era a quantidade mínima que eles vendiam. Sendo assim, depois de tudo pronto, se precisar vai ficar fácil aumentar a pressão de trabalho da válvula.

 

Abraço

 

Agora sim rsrs, dá para regular tranquilo rsrs

abraços


Fx Impact x .22 + hawke sidewinder 6,5x20x44

FX Impact M3 .22 + Vectror Taurus 6x24x50 ffp

S410 .177 + vector marksman 10x44

Gunpower Stealth .22 + Discovery VTZ 3x12x40

HW 97k .177 + Hawke Vantage 4x12x40

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa daí ta bem silenciosa, vou refazer o sobrecano e espero que a minha fique mais ou menos assim.

 

Legal o vídeo, obrigado por postar.

 

A minha vai ficar um pouco mais bruta...hehhee.

 

201207302056453.jpg

 

 

 

Agora está do jeito que eu queria, um pouco mais compacta e totalmente muda. Ao sobrecano foi incorporado um air stripper internamente e antes do moderador de som, que faz com que cerca de 70-80% do ar do disparo seja expelido por trás do sobrecano, próximo ao bloco da arma.

 

Ela tem 2 manometros, pressão do cilindro e pressão de saída e agora a recarga é feita por um engate rápido foster 1/8''.

 

20120802214528.jpg

20120802214540.jpg

20120802214619.jpg

20120802214638.jpg

 

 

Agora falta terminar a coronha e fazer o sistema de gatilho e trilho para a luneta.

Editado por Diogo M

''A ciência se aprende, mas a criatividade é nata''. by Diogo M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Parabéns pelo trabalho!

acompanhando.

Esteja sempre na mira.
Que DEUS seja seu alvo!!!

AT 44-10 .22 + JDS - Barska 3x9-40
CBC F18 B12 - 0,177

Crosman 357 - 0,177
Zoraki HP 01 - 0,177 e .22 (Dual Calibre) Moderador HW100
http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/6527-zoraki-hp01-hw100-dual-calibre/


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizando:

 

A coronha está pronta mas infelizmente não vai ter o acabameto em verniz fosco, em alguns lugares desbastei demais e tive que aplicar massa poliester, portando ela será em preto fosco.

 

20120810212755.jpg

  • +1 1

''A ciência se aprende, mas a criatividade é nata''. by Diogo M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns, o design da coronha ficou muito bonito. Pena que não vai dar pra usar verniz, o desenho da madeira está muito bonito, mas o preto fosco vai deixar ela com cara de arma tática, vai ficar muito bom também.

Esse mes pego a minha at44 e devo fazer uma coronha bullpup de mdf mesmo, só estou na dúvida de como fazer o trilho para luneta, o pessoal da pekator envia só essa parte mas são 215 Euros ( R$ 540 reais ) com a taxa de entrega.

 

Obs.: Você pode usar uma cor no tom de chumbo também, um pouco mais escuro que a cor da coronha da edgun matador, uma cor mais clara que o preto fosco ia valorizar mais o desenho da coronha.

d1c4e8ee-8ac6-49ef-9603-6a533202bbe2_zps

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns, o design da coronha ficou muito bonito. Pena que não vai dar pra usar verniz, o desenho da madeira está muito bonito, mas o preto fosco vai deixar ela com cara de arma tática, vai ficar muito bom também.

Esse mes pego a minha at44 e devo fazer uma coronha bullpup de mdf mesmo, só estou na dúvida de como fazer o trilho para luneta, o pessoal da pekator envia só essa parte mas são 215 Euros ( R$ 540 reais ) com a taxa de entrega.

 

Obs.: Você pode usar uma cor no tom de chumbo também, um pouco mais escuro que a cor da coronha da edgun matador, uma cor mais clara que o preto fosco ia valorizar mais o desenho da coronha.

 

Obrigado pela dica da cor, uma cor um pouco mais clara vai valorizar o design mesmo. Quanto à fixação da luneta, use um mount único para trilho de 20mm e fixe ele logo a frente do magazine, vou fazer assim e depois posto as fotos e vc dá uma olhada.

 

Abraço

 

Cara simplesmente demais, parabéns...

 

abraços

 

Vlw cara!

 

Abraço

''A ciência se aprende, mas a criatividade é nata''. by Diogo M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizando:

 

Cano encomendado! Trata-se de uma peça de 22'' x 12mm no Choke, 7 raias à direita com passo 1:500mm e coroa reta. Em teoria (baseado no post do mestre Nelson) favorecerá a precisão nos tiros longos e de alta velocidade, ex: barracuda 21gr a 300m/s. Mas somente os testes dirão o quanto a teoria pode ser diferente na prática. Pretendo usar esse cano somente qdo quiser mais potencia e para tiros a longas distancias.

 

Todavia, para as competições manterei o cano oiriginal da AT que eu tenho, está com 45cm. Está sem o choke tbém e por ser menor ajuda a economizar ar, mas sua Vo max está na casa dos 270m/s e não mais do que isso, independente do chumbo utilizado. Esse cano pretendo utilizar nas competições, pois sua precisão para distancias até 50m está imbatível.

''A ciência se aprende, mas a criatividade é nata''. by Diogo M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

da para pintar ela de marrom, para ficar mais parecido com madeira, tipo a nova edgun .25 do Ted Holdover.

parabens pelo trabalho, esta ficando lindo.

 

Então, tava vendo umas tintas que tenho aqui e encontrei uma lata de esmalte sintético fosco na cor Imbuia. Vou experimentar pra ver como fica, qualquer coisa é só pintar de novo....hehe. Obrigado pelo elogio, fico satiafeito em ver que não está agradando somente à mim! Na próxima etapa do FT vc experimenta ela pra ver o que acha.

 

Abraço

''A ciência se aprende, mas a criatividade é nata''. by Diogo M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bonita amigo! Tá de parabéns!

 

Muuito lindo o trabalho, tudo muito bem feito.

 

Mas me diz uma coisa, vc faz canos sobre encomenda?

 

Obrigado amigo. Não faço canos, comprei pronto.

 

Parabéns Diogo.. ta show! TOP mesmo.

 

Vlw cara!!

''A ciência se aprende, mas a criatividade é nata''. by Diogo M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o choke é um estreitamento na ponta do cano, nos ultimos 2 até 5cm ele tem seu diâmetro reduzido e a finalidade é uniformizar os chumbos. Mesmo nos JSB, tem alguns chumbos que vc consegue perceber que entram mais presos ou mais soltos no cano, o choke minimiza a variação do POI em função das diferenças entre os diâmetros dos chumbos.

 

Nas armas de mola ainda ajuda a diminuir o tranco, pois reforça o colchão de ar atrás do chumbo.

 

Abs

''A ciência se aprende, mas a criatividade é nata''. by Diogo M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Ainda faltam alguns ajustes e um pouco de acabamento, mas terminei ela de sábado pra domingo à 1h da manhã e mesmo sem muito ajuste e sendo uma arma totalmente desconhecida pra mim, na manhã de hoje consegui o segundo lugar no FT.

 

20120902001116.jpg

 

20120902001205.jpg

 

20120902001140.jpg

 

20120902010100.jpg

  • +1 1

''A ciência se aprende, mas a criatividade é nata''. by Diogo M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa

parabéns...

percebi que voce deve ter usado algum produto alem de seladora para dar acabamento na madeira, por isso os famosos "mapas", se no futuro quiser ter um acabamento perfeito utilize fundo poliuretano ou o popular "PU", ele isola a parte de baixo e tem boa resistencia, para dar acabamento na hora de lixar eu utilizava o controle de lixamento, que é uma tinta bem diluida por cima do pu, quando essa tinta sumia com o lixamento estava pronto.

 

a proposito que cano é este?

cbc expresso 245 + EU (xodozinho)

hatsan at44-10 + leapers 6-24x50

cbc GII 5,5 + tasco 3-9x40

fionda mod.80 em restauro

a amazônia é o pulmão do mundo

e (..............?) é o intestino grosso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este um Cano do Nico, com 22,3'', muito preciso por sinal.

 

Então, como eu não tinha tempo pra aplicar o fundo, esperar secar, lixar e aplicar a tinta, acabei pigmentando o o fundo PU e aplicando somente ele. Agora com mais tempo vou lixar, aplicar uma segunda demão de fundo, lixar de denovo e só depois pintar.

''A ciência se aprende, mas a criatividade é nata''. by Diogo M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante