Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Estimativa de recargas


Posts Recomendados

bom dia

 

comprei um cilindro de 3l 200bar e não sei quantas recargas poderei fazer em uma at44-10, não achei nem um programa para fazer a estimativa.

 

grato por quem souber a quantidade de recargas ou um programa que faça as contas.

cbc expresso 245 + EU (xodozinho)

hatsan at44-10 + leapers 6-24x50

cbc GII 5,5 + tasco 3-9x40

fionda mod.80 em restauro

a amazônia é o pulmão do mundo

e (..............?) é o intestino grosso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vê se ajuda

http://www.airgunsof...s/FillCalc.html

 

como a scuba é de 200 BAR e cilindro da arma também enche a 200 BAR só a primeira recarga irá até aos 200 BAR ( recarga completa)

logo na segunda recarga já fica um pouco abaixo dos 200 ,na terceira recarga ainda mais abaixo, e assim sucessivamente....

Editado por netby
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é mais ou menos o que eu estava pensando...

mas resumindo, acredito que consigo gastar uma lata de 250, sendo que que no ponto doce eu consigo dar 20 disparos.

 

obrigado!

cbc expresso 245 + EU (xodozinho)

hatsan at44-10 + leapers 6-24x50

cbc GII 5,5 + tasco 3-9x40

fionda mod.80 em restauro

a amazônia é o pulmão do mundo

e (..............?) é o intestino grosso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

na primeira recarga veio com190 bar e consegui dar 300 disparos ate o cilindro chegar a 90 bar abaixo de 120 usei o cilindro conectado a arma.

cbc expresso 245 + EU (xodozinho)

hatsan at44-10 + leapers 6-24x50

cbc GII 5,5 + tasco 3-9x40

fionda mod.80 em restauro

a amazônia é o pulmão do mundo

e (..............?) é o intestino grosso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vê se ajuda

http://www.airgunsof...s/FillCalc.html

 

como a scuba é de 200 BAR e cilindro da arma também enche a 200 BAR só a primeira recarga irá até aos 200 BAR ( recarga completa)

logo na segunda recarga já fica um pouco abaixo dos 200 ,na terceira recarga ainda mais abaixo, e assim sucessivamente....

 

Não devia ter faltado tanto nas aulas de matemática!

Tenho um cilindro de aço de 300 bar e 6 litros.

 

No link que calcula as recargas o primeiro ítem que é cu. ft., qual número devo colocar lá????

Editado por Paulo Breu

Paulo Breu

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você precisa converter a capacidade do seu tanque de litros para Cubic Feet.

 

No meu exemplo dá 28 vezes com um de 3 Litros. Se o seu é de 6 litros deve dar o dobro ( 56 vezes )

 

Usei no meu:

 

30 Cu Ft ( 3 litros tamanho do cilindro x 300 bar x 0.95 = 855 litros = 30 Cu ft )

Pressão do tanque: 4300 psi ( 300 bar )

Encher até 2600 psi ( 180 bar )

Recarregar quando atingir 1600 psi ( 110 bar )

Cilindro da AT44 tem 180 cc.

 

Isto dá 28.3 recargas

  • +1 1

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tb gostaria de entender este calculador(to quebrando a cabeça), segue dados da minha arma e cilindro:

 

Arma: Cilindro 211cc, trabalha com 2000psi a 138Bar

 

Cilindro de aço de150Bar: 8,5L a 2000psi .

 

Alguma alma caridosa poderia me fazer o teste pois estou tentando e ta dando erro.. :blushing:

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É um cilindro de aço segundo o proprietário trabalha com 150BAR e tem 8.5L de capacidade, ele é bem antigo de 1987 mas só passou por uma inspeção.

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Problema é que os outros campos tb não estou sabendo colocar os dados. :blushing::smiling:

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por experiência própria verifiquei que essas calculadoras de recarga são um tanto otimistas e dão uma ideia inflacionada do número de recargas possíveis, uma vez que desconsideram perdas reais com a sangria, microvazamentos no momento da recarga e armazenamento, e por aí vai. No final acaba dando um pouco menos que o valor calculado.

banner.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então aqui vai um mini tutorial de como usar a calculadora do Airguns of Arizona:

 

O 1º campo é quantidade de Ar que cabe no cilindro e aqui já tem que fazer uma conta fora da calculadora do site:

 

Tamanho do cilindro x pressão de trabalho do cilindro x eficiência x 0.0353146667 = qtd de ar em CUBIC FEET (Cu Ft)

Existe uma tabela de eficiência mas eu uso 95% ( ou uma perda de 5% )

 

Eu tenho um cilindro de 3L de 300 Bar então a conta fica assim:

 

3 x 300 x 0.95 x 0.0353 = 30 Cu Ft

 

O 2º campo é a pressão de trabalho do cilindro que no meu caso é 300 Bar. Só que você tem que entrar em PSI. No próprio site tem no lado esquerdo um conversor de BAR para PSI. 300 BAR convertido para PSI dá 4.351. Então eu entrei 4300 PSI no 2º campo.

 

O 3º e o 4º campos são as quantidades em PSI que você deseja utilizar no cilindro da arma. Por exemplo: Se o ponto doce for 180Bar e você utilizar o ar até o limite de 110 bar você deve entrar o primeiro número no 3º campo (FILL) e o limite inferior no 4º campo (REFILL). Lembrando que tem que ser tudo em PSI. Use o conversor do lado esquerdo.

 

O 5º campo é o tamanho em CC do cilindro da arma. Por exemplo: uma Hatsan = 180 cc

 

Preenchidos os 5 campos é só clicar em CALCULATE FILLS.

 

O número que aparece é o número estimado de vezes que você consegue encher o cilindro da arma até que a pressão máxima de carga fique igual ao início do ponto doce.

 

Espero que ajude.

 

 

A calculadora que o Daniel indicou é muito mais completa.

  • +1 1

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por experiência própria verifiquei que essas calculadoras de recarga são um tanto otimistas e dão uma ideia inflacionada do número de recargas possíveis, uma vez que desconsideram perdas reais com a sangria, microvazamentos no momento da recarga e armazenamento, e por aí vai. No final acaba dando um pouco menos que o valor calculado.

 

Este último calculador que postei já tem bastantes variáveis,inclusive perdas pela purga , temperatura ambiente ,etc.

 

parece bastante completo....

 

http://sye.dk/airgun/index.php

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Henrique, pelo que fiz aqui ja levando em conta algumas perdas como levantado pelo Charles deu em média 22 cargas deixando ela sempre no ponto doce, como o ponto doce da minha tem uma autonomia de uns 40 tiros bons dá para executar 880 tiros!! Caramba se for isso mesmo então valeu meu investimento no cilindrinho de aço ...rsrsrs

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou nada..rsrs Na verdade peguei este cilindro porque me pareceu a um preço legal e casou com a Challenger pois ele trabalha a 150Bar sendo que a Challenger é 138Bar. O cilindro deixei lá no clube SC e a bomba aqui em casa, ou seja, lá usarei o cilindro e em casa a bomba ja que ela é mamão com açucar de encher.

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se possível, poste sua impressão sobre a quantidade de recargas, pra termos uma noção

se o programa está super valorizando a quantidade de recargas...

 

Peguei o cilindro de aço a pouco tempo e estou de esperar o torneiro terminar uma valvula foster e assim que ficar pronto faço os testes e coloco aqui para ver se realmente o programa esta perto da realidade, lembrando que tb vou correr atraz de uma mangueira capilar de 30cm para não perder tanto na sangria. :thumbsup:

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho que comprei um V8 mesmo...

e tenho este espírito...eu acabo com 300bar, 7 litros em 1 semana...

são por volta de 700 disparos...pelo site dizem 16 recargas, se eu usar

de 200 a 100 bar e com volume da carabina de 500cc...

eu uso de 190 a 100 e dão 7 recargas!

Editado por under
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Under

 

eu recarrego a minha Scuba ( 12.2 litros) a 300 BAR,mas quando chego a casa está sempre na casa dos 280 BAR +-

 

isto deve-se a que quando se carrega a Scuba no compressor esta aquece e a pressão que indica quando a Scuba está quente baixa sempre uns 20 BAR quando arrefece completamente

 

para ficar com os 300 BAR certos a loja onde carrego devia deixar ir o compressor até aos 320 BAR( coisa que eles não fazem,tem uma válvula automática que desliga aos 300 BAR)

 

ou então esperar uma hora para deixar arrefecer bem a Scuba e pedir para reatestar a 300 BAR( coisa que eu não tenho paciência de estar á espera,kkkk)

 

então partindo do princípio que aí deve acontecer o mesmo,fazendo os calculos a uma Scuba com 7 litros / 300 BAR e enchendo um cilndro da PCP dos 100 aos 200 BAR ( cilindro com 500 cc) a calculadora dá 7.75 vezes

 

não está longe da realidade...

 

tankfiller500ccscuba7li.jpg

Editado por netby
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

concordo 100% com você Netby...obrigado pelo exemplo e explicação!

fora pois quando é comparada com as demais carabinas, que fazem por exemplo,

160 tiros com uma recarga..

mas deve-se lembrar que é opção e condição $$ de cada um...

eu queria um v8 (sumatra 2500)...é o que eu tenho, com muita satisfação...

alias, a diferença das duas é cerca de 4 vezes, sendo uma regulada, etc..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 years later...
2 horas atrás, Francisco Luiz Viana Neto disse:

Mim ajudem, comprei um cilindro de alumínio de 0,45l e 300bar, para reabastecer uma carabina beeman de 200 bar, ela será reabastecida de 100 a 200 bar, quantas recargas consigo?

Qual é o volume do cilindro da Beeman ? É a Beeman 1336 / 1338 (cilindro de 136cc / 135cc). Neste caso teríamos uma relação entre os volume de 3,33. Este cilindro de alumínio tem apenas 0,45litros, (paintball)  ? Talvez seja possível uma recarga.

O ar é composto por uma mistura de gases,  sob o ponto de vista prático, é melhor fazer uma tabela partindo com o cilindro de 0,45l (450 cc - centímetros cúbicos) com 300bar e o cilindro da Beeman com 100 bar e observando-se as pressões e temperatura ambiente nas recargas sucessivas.

Nos processos de recarga do cilindro da Beeman, sempre anote a temperatura ambiente e as pressões iniciais e finais de ambos os cilindros. Assim terá uma tabela representativa obtida com dados reais.

Editado por Alberto José

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Alberto José disse:

Qual é o volume do cilindro da Beeman ? É a Beeman 1336 / 1338 (cilindro de 136cc / 135cc). Neste caso teríamos uma relação entre os volume de 3,33. Este cilindro de alumínio tem apenas 0,45litros, (paintball)  ? Talvez seja possível uma recarga.

O ar é composto por uma mistura de gases,  sob o ponto de vista prático, é melhor fazer uma tabela partindo com o cilindro de 0,45l (450 cc - centímetros cúbicos) com 300bar e o cilindro da Beeman com 100 bar e observando-se as pressões e temperatura ambiente nas recargas sucessivas.

Nos processos de recarga do cilindro da Beeman, sempre anote a temperatura ambiente e as pressões iniciais e finais de ambos os cilindros. Assim terá uma tabela representativa obtida com dados reais.

Alberto, a beeman trabalha com 3000psi, esse cilindro trabalha com 4500 psi, a beeman comporta um volume de 136cc, o cilindro 450cc, vou trabalhar com a carabina de 2000 a 3000 psi, então a recarga é de apenas 1000 psi, o cilindro da carabina 3 x menor, a pressão do cilindro 50% maior, e só uma recarga? Melhor a bomba.????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Francisco Luiz Viana Neto disse:

Alberto, a beeman trabalha com 3000psi, esse cilindro trabalha com 4500 psi, a beeman comporta um volume de 136cc, o cilindro 450cc, vou trabalhar com a carabina de 2000 a 3000 psi, então a recarga é de apenas 1000 psi, o cilindro da carabina 3 x menor, a pressão do cilindro 50% maior, e só uma recarga? Melhor a bomba.????

Como eu disse, já que você comprou o cilindro, o ideal é você anotar os valores de pressão e temperatura durante a recarga para ter uma tabela.

Uma coisa que vai influenciar muito é o "volume morto" da sua estação de recarga que estará na pressão atmosférica a cada recarga, quanto menor for o comprimento e diâmetro das mangueiras menor será este volume morto. Algumas estações de recarga usam mangueira do tipo capilar (menor volume morto). 

300 bar = 4351 psi   

200 bar = 2900 psi 

100 bar =  1450 psi

Estou meio "enferrujado" no embasamento teórico formal, mas vamos lá (se eu estiver equivocado, me corrijam por favor)

Para um gás ideal e transformação isotérmica (temperatura constante) - Lei de Boyle  temos:

P1.V1 = P2.V2

Vamos considerar o ar como sendo um gás "ideal"  

P1 = 200 bar   Volume do cilindro V1 = 0,45 litros 

Qual seria o volume de ar  na pressão atmosférica (V2) necessário para encher o cilindro de 0,45 litros na pressão de 200 bar ?

Fator de conversão da pressão atmosférica 1 atmosfera = 1,01325  bar (vamos considerar  P2 = 1 bar)

P1.V1 = P2.V2 -> 200 x 0,45 = 1 x V2 -> V2 = 90 litros

Ou seja 90 litros de ar na pressão atmosférica, quando comprimidos a uma pressão de 200 bar ocupariam um volume de 0,45 litros

90 litros = 3,17832 cf (cúbic feet - pés cúbicos)

Aplicando-se o algoritmo Tank Fill Calculator do link   postado pelo netby em Postado Julho 14, 2012 no segundo Post deste Tópico

Obs: lembrem-se de usar ponto no lugar de vírgula -> exemplo 3.17832 cf

Link Tank Fill Calculator

https://www.airgunsofarizona.com/Tanks/FillCalc.html

Para 136 cc, temos 2,2 recargas

 

Refil.jpg.234f17eb16448d1fd31b2463f7149988.jpg

Creio que é isso :pizza:

Editado por Alberto José
Inclusão de cálculos

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Alberto José disse:

Como eu disse, já que você comprou o cilindro, o ideal é você anotar os valores de pressão e temperatura durante a recarga para ter uma tabela.

Uma coisa que vai influenciar muito é o "volume morto" da sua estação de recarga que estará na pressão atmosférica a cada recarga, quanto menor for o comprimento e diâmetro das mangueiras menor será este volume morto. Algumas estações de recarga usam mangueira do tipo capilar (menor volume morto). 

300 bar = 4351 psi   

200 bar = 2900 psi 

100 bar =  1450 psi

Estou meio "enferrujado" no embasamento teórico formal, mas vamos lá (se eu estiver equivocado, me corrijam por favor)

Para um gás ideal e transformação isotérmica (temperatura constante) - Lei de Boyle  temos:

P1.V1 = P2.V2

Vamos considerar o ar como sendo um gás "ideal"  

P1 = 200 bar   Volume do cilindro V1 = 0,45 litros 

Qual seria o volume de ar  na pressão atmosférica (V2) necessário para encher o cilindro de 0,45 litros na pressão de 200 bar ?

Fator de conversão da pressão atmosférica 1 atmosfera = 1,01325  bar (vamos considerar  P2 = 1 bar)

P1.V1 = P2.V2 -> 200 x 0,45 = 1 x V2 -> V2 = 90 litros

Ou seja 90 litros de ar na pressão atmosférica, quando comprimidos a uma pressão de 200 bar ocupariam um volume de 0,45 litros

90 litros = 3,17832 cf (cúbic feet - pés cúbicos)

Aplicando-se o algoritmo Tank Fill Calculator do link   postado pelo netby em Postado Julho 14, 2012 no segundo Post deste Tópico

Obs: lembrem-se de usar ponto no lugar de vírgula -> exemplo 3.17832 cf

Link Tank Fill Calculator

https://www.airgunsofarizona.com/Tanks/FillCalc.html

Para 136 cc, temos 2,2 recargas

 

Refil.jpg.234f17eb16448d1fd31b2463f7149988.jpg

Creio que é isso :pizza:

Alberto o cilindro é de 300bar. Então seria:

300 x 0,45 = 1 x v2. Então v2= 135L

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Francisco Luiz Viana Neto disse:

Screenshot_2021-12-02-21-38-26-522_com.google.android.googlequicksearchbox.thumb.jpg.eaa72ec977f914258f39e29ad270924a.jpgScreenshot_2021-12-02-21-38-26-522_com.google.android.googlequicksearchbox.thumb.jpg.eaa72ec977f914258f39e29ad270924a.jpg

 

Perfeito! Só lembrando que no cálculo do volume de ar pela Lei de Boyle, assumimos o ar como sendo um gás ideal.  Recomendo elaborar a tabela de recargas (pressões e temperatura) e se puder, poste que será de grande utilidade para a comunidade.

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...
Em 02/12/2021 em 21:43, Francisco Luiz Viana Neto disse:

Então dá 3 recargas. Melhor do que nada.

Na prática deu 4 recargas, a mangueira menor ajudou bastante, cada recarga 30 tiros. na beeman 1336, tô de olho na 1335, por enquanto tá cara, deve dar uns 50 disparos por carga de 200 bar a 100 bar no ponto doce, essa é a minha expectativa.

  • +1 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 months later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante