Yokoi Postado Maio 23, 2012 Share Postado Maio 23, 2012 (editado) Há um mês, estranhamente, a carabina começou a desagrupar. Reapertei todos os parafusos, limpei o cano e troquei o chumbo. Começava a fazer grupos no meio e depois mais a direita. Lendo um post do Anderson sobre encamisamento da mola resolvi verificar o estado da dita cuja. Estava torta e com pouca elasticidade. Entortava para um lado e ela não retornava como deveria. A mola velha endireitei com a mão e ficou reta novamente. Observe que até a coloração está diferente. Mola antiga já 35mm menor. Daí sobrava a dúvida. Outra mola ou gás ram? Como a gas ram estava em falta na Balim e achei a mola na Cabana Sport por um preço bom, resolvi dar outra chance a mola. Aliás duas pois comprei mais uma de reserva além de buchas de PU da Elite. Reeditando. Antes de colocar a mola nova verifique o alinhamento, Coloque-a em pé e veja se fica equilibrada (dica do Tom). Após a limpeza, resolvi encamisar a mola já que existe uma folga grande entre a mola e o pistão. Utilizei chapa de RX. As dimensões para o pistão da Gamo CF 30 são as mostradas acima. A chapa fica sobreposta, menos de 10 mm. O Anderson deixou 5 mm na HW dele. Coloque a emenda do lado oposto da ranhura do pistão. Lubrifiquei a câmara somente com grafite em pó (utilizei uma vareta com algodão seco na ponta e esfreguei o grafite na parede) e a mola com graxa branca assim como as outras articulações. Havia uma graxa na câmara e no pistão, completamente sujo que retirei utilizando querosene (dica do Karolaza e do Major) Utilizei também Polarprot da Alterama nas partes metálicas para proteger a oxidação, principalmente na parte que vai dentro da coronha (dica do Oliveiros da Balim) que é sempre esquecida. Na parte de trás da mola onde vai a guia existe também uma folga considerável. Perguntei novamente para o Anderson e ele disse que poderia encamisar também o guia da mola e neste caso o filme ficaria dentro da mola. Como já havia montado a carabina, esse detalhe ficará para a próxima troca. Cometi um erro ao montar o gatilho (que deve ser retirado para a saída do pistão) e comecei a comprimir a mola. Cuidado para quem for montar esta parte. Tire fotos antes da desmontagem para não ter dúvidas. Com a carabina montada, dei apenas dois tiros pois a mulher já estava chegando. haha. Achei que ficou bastante dura e o pude sentir o atrito da bucha nova. A vantagem é que a vibração após o disparo diminuiu bastante. Hoje com mais tempo, antes da mulher chegar, regulei a alça da mira que foi retirada na manutenção. Como mexi apenas na vertical, fui acertando e dando tiros até chegar onde queria. Apoiado, 10 metros, mira aberta. Quando for ao clube, faço papel 10m e mini BR e depois posto os resultados. Desde que comprei a carabina, não conseguia fazer esse tipo de agrupamento horizontal. Consegui fazer uma única vez utilizando chumbo Rifle a 50 metros quando testava a compensação da luneta. Mas no sábado devo ter a conclusão deste pequeno tunning. Sds. Editado Maio 23, 2012 por Yokoi 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
theshot Postado Maio 24, 2012 Share Postado Maio 24, 2012 Também tenho uma cf-30 que comprei faz um ano. Atirei com ela umas 7000 vezes e, a partir daí comecei a notar uma grande redução na potência e no agrupamento, resolvi então trocar a mola original por um gás ram de 45 kls. A minha surpresa foi que quando abri a carabina a "culatra" (não sei se é esse o nome da parte traseira do cilindro onde se encontra a mola) não tinha nenhuma resistência, foi aí que eu vi que a mola tinha quebrado, "quebrado", a 3 voltas da parte traseira e mesmo assim continuava funcionando..... :rolleyes: Depois do gás ram a carabina ficou fantástica! consigo acertar garrafas pet a 100m de distância sem muita dificuldade! Vale lembrar que ela ainda está com bucha original e gatilho GB, creio que agora ela esteja com mais de 10000 disparos nas costas e continua consistente! Estou muito satisfeito com os resultados. É isso amigo Yokoi, bons tiros! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Yokoi Postado Maio 29, 2012 Autor Share Postado Maio 29, 2012 Voltei novamente ao tópico. Não faça somente lubrificação a seco com pó de grafite. Dependendo da bucha e da folga acaba-se deteriorando rapidamente. Utilize lubrificação com silicone na bucha e na saia do pistão, que não vai até a câmara, graxa branca. Perdi uma bucha de PU. Sentia bem o atrito da bucha mas deixei ir até onde dava. Final da vida com menos de 100 tiros. Sds, Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
FLAVIO CILLI K9 Postado Maio 29, 2012 Share Postado Maio 29, 2012 Voltei novamente ao tópico. Não faça somente lubrificação a seco com pó de grafite. Dependendo da bucha e da folga acaba-se deteriorando rapidamente. Utilize lubrificação com silicone na bucha e na saia do pistão, que não vai até a câmara, graxa branca. Perdi uma bucha de PU. Sentia bem o atrito da bucha mas deixei ir até onde dava. Final da vida com menos de 100 tiros. Sds, não se usa pó de grafite em carabinas, e também não use 2 tipos de lubrificantes no pistão/bucha pois ambos vão misturar, use somente o silicone ou bissulfeto de mobilidenio coloque logo o gas ram pois a mola que desempenou com a mão logo entortará de novo , alem do gas ram coloque gatilho regulado Citar COMETA 400 4,5 MM CBC JADE MAIS 4,5MM (PAPEL) Aqui não,Posso até não ser simpático Comigo não tem desculpaMinha criação é chucra, A verdade ninguém furtaSou bruto, rústico e sistemático Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Yokoi Postado Maio 30, 2012 Autor Share Postado Maio 30, 2012 Obrigado Flavio, Desta vez utilizei somente silicone. Quanto a mola, já havia sido trocada na primeira vez. Estou aguardando a chegada da nova bucha para trocar a original que acabei recolocando provisoriamente. Sds, Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Esnaiper Postado Junho 6, 2012 Share Postado Junho 6, 2012 Estou trocando a mola por GR e tenho uma dúvida: devo limpar totalmente pistão e câmara com querosene, depois colocar silicone só na bucha e na saia do pistão, deixando a câmara 'seca', é isso? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Yokoi Postado Junho 11, 2012 Autor Share Postado Junho 11, 2012 Quando troquei a mola por uma nova, aproveitei e limpei o pistão e a câmara com querosene. Após a limpeza, note que as partes ficam bem secas. Como a bucha estava um pouco riscada, resolvi trocar por uma de PU. Uma delas estraguei porque tentei a lubrificação a seco. A outra coloquei agora e lubrifiquei com graxa de silicone (DC4 - Dow Corning 4) e ficou boa. Eu passei uma camada fina da graxa em todo o pistão. A parte da bucha por ter sulcos, acaba pegando mais graxa. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.