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Gamo CF30 - Fim da mola


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Há um mês, estranhamente, a carabina começou a desagrupar. Reapertei todos os parafusos, limpei o cano e troquei o chumbo.

Começava a fazer grupos no meio e depois mais a direita.

 

Lendo um post do Anderson sobre encamisamento da mola resolvi verificar o estado da dita cuja.

Estava torta e com pouca elasticidade. Entortava para um lado e ela não retornava como deveria.

 

Foto0029.jpg

DSCN1022.JPG

A mola velha endireitei com a mão e ficou reta novamente. Observe que até a coloração está diferente.

 

DSCN1023.JPG

Mola antiga já 35mm menor.

 

Daí sobrava a dúvida. Outra mola ou gás ram? Como a gas ram estava em falta na Balim e achei a mola na Cabana Sport por um preço bom, resolvi dar outra chance a mola.

Aliás duas pois comprei mais uma de reserva além de buchas de PU da Elite.

Reeditando. Antes de colocar a mola nova verifique o alinhamento, Coloque-a em pé e veja se fica equilibrada (dica do Tom).

 

Após a limpeza, resolvi encamisar a mola já que existe uma folga grande entre a mola e o pistão. Utilizei chapa de RX.

Foto0030.jpg

As dimensões para o pistão da Gamo CF 30 são as mostradas acima. A chapa fica sobreposta, menos de 10 mm. O Anderson deixou 5 mm na HW dele. Coloque a emenda do lado oposto da ranhura do pistão.

Foto0031.jpg

 

Foto0032.jpg

 

Lubrifiquei a câmara somente com grafite em pó (utilizei uma vareta com algodão seco na ponta e esfreguei o grafite na parede) e a mola com graxa branca assim como as outras articulações. Havia uma graxa na câmara e no pistão, completamente sujo que retirei utilizando querosene (dica do Karolaza e do Major)

Utilizei também Polarprot da Alterama nas partes metálicas para proteger a oxidação, principalmente na parte que vai dentro da coronha (dica do Oliveiros da Balim) que é sempre esquecida.

 

Na parte de trás da mola onde vai a guia existe também uma folga considerável. Perguntei novamente para o Anderson e ele disse que poderia encamisar também o guia da mola e neste caso o filme ficaria dentro da mola. Como já havia montado a carabina, esse detalhe ficará para a próxima troca.

 

Cometi um erro ao montar o gatilho (que deve ser retirado para a saída do pistão) e comecei a comprimir a mola. Cuidado para quem for montar esta parte. Tire fotos antes da desmontagem para não ter dúvidas.

 

Com a carabina montada, dei apenas dois tiros pois a mulher já estava chegando. haha.

Achei que ficou bastante dura e o pude sentir o atrito da bucha nova.

A vantagem é que a vibração após o disparo diminuiu bastante.

 

Hoje com mais tempo, antes da mulher chegar, regulei a alça da mira que foi retirada na manutenção. Como mexi apenas na vertical, fui acertando e dando tiros até chegar onde queria. Apoiado, 10 metros, mira aberta.

 

DSCN1024.JPG

 

Quando for ao clube, faço papel 10m e mini BR e depois posto os resultados.

 

Desde que comprei a carabina, não conseguia fazer esse tipo de agrupamento horizontal. Consegui fazer uma única vez utilizando chumbo Rifle a 50 metros quando testava a compensação da luneta.

Mas no sábado devo ter a conclusão deste pequeno tunning.

 

Sds.

Editado por Yokoi
  • +1 1
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Também tenho uma cf-30 que comprei faz um ano. Atirei com ela umas 7000 vezes e, a partir daí comecei a notar uma grande redução na potência e no agrupamento, resolvi então trocar a mola original por um gás ram de 45 kls. A minha surpresa foi que quando abri a carabina a "culatra" (não sei se é esse o nome da parte traseira do cilindro onde se encontra a mola) não tinha nenhuma resistência, foi aí que eu vi que a mola tinha quebrado, "quebrado", a 3 voltas da parte traseira e mesmo assim continuava funcionando..... :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes:

Depois do gás ram a carabina ficou fantástica! consigo acertar garrafas pet a 100m de distância sem muita dificuldade! Vale lembrar que ela ainda está com bucha original e gatilho GB, creio que agora ela esteja com mais de 10000 disparos nas costas e continua consistente!

Estou muito satisfeito com os resultados. É isso amigo Yokoi, bons tiros!

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Voltei novamente ao tópico.

 

Não faça somente lubrificação a seco com pó de grafite. Dependendo da bucha e da folga acaba-se deteriorando rapidamente.

Utilize lubrificação com silicone na bucha e na saia do pistão, que não vai até a câmara, graxa branca.

 

Perdi uma bucha de PU. Sentia bem o atrito da bucha mas deixei ir até onde dava. Final da vida com menos de 100 tiros.

 

Sds,

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Voltei novamente ao tópico.

 

Não faça somente lubrificação a seco com pó de grafite. Dependendo da bucha e da folga acaba-se deteriorando rapidamente.

Utilize lubrificação com silicone na bucha e na saia do pistão, que não vai até a câmara, graxa branca.

 

Perdi uma bucha de PU. Sentia bem o atrito da bucha mas deixei ir até onde dava. Final da vida com menos de 100 tiros.

 

Sds,

 

 

não se usa pó de grafite em carabinas, e também não use 2 tipos de lubrificantes no pistão/bucha pois ambos vão misturar, use somente o silicone ou bissulfeto de mobilidenio

coloque logo o gas ram pois a mola que desempenou com a mão logo entortará de novo , alem do gas ram coloque gatilho regulado

COMETA 400 4,5 MM

CBC JADE MAIS 4,5MM (PAPEL)

 

Aqui não,Posso até não ser simpático Comigo não tem desculpa
Minha criação é chucra, A verdade ninguém furta
Sou bruto, rústico e sistemático

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Obrigado Flavio,

 

Desta vez utilizei somente silicone.

Quanto a mola, já havia sido trocada na primeira vez.

Estou aguardando a chegada da nova bucha para trocar a original que acabei recolocando provisoriamente.

 

Sds,

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Quando troquei a mola por uma nova, aproveitei e limpei o pistão e a câmara com querosene. Após a limpeza, note que as partes ficam bem secas.

Como a bucha estava um pouco riscada, resolvi trocar por uma de PU.

Uma delas estraguei porque tentei a lubrificação a seco.

A outra coloquei agora e lubrifiquei com graxa de silicone (DC4 - Dow Corning 4) e ficou boa. Eu passei uma camada fina da graxa em todo o pistão. A parte da bucha por ter sulcos, acaba pegando mais graxa.

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