Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Dicas de segurança com armas de pressão.


Posts Recomendados

Quando eu atirava com uma gamo (Skeet),eu tomava bastante cuidado para logo travar,tenho pavor de deixar uma carabina destravada,com a CBC fico um pouco mais tranquilo que a trava é automatica,mas mesmo assim sempre confiro e sigo as regras de segurança.

 

Belo topico.

 

e...rs....acerto em que parte do carro?? :X

"Deus criou homens fracos e fortes,Samuel Colt os igualou."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No painel !pior é q é um mercedez classe A (Facinho de achar.....!!)!sentei com ela armada no banco da frente e por sinal já ia travar mas ela disparou antes nem chegei a encostar no gatilho

- Air Arms TX 200 MK II Beech - .177+ Luneta Bsa Stealth Tactical STS 6-24x44IR !
- Dye Proto Reflex Marker Noth aurora - .68 + Dye Rotor Bomber steel Hopper

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, minha Ev2, e minha antiga cz 200s não tem trava de segurança, então eu to sempre com cuidado redobrado depois de municiar a arma.... e mesmo nas que tem trava, é melhor nunca confiar na trava... se não for atirar logo depois de municiar é melhor desarmar ou descarregar a arma em um local seguro do que ficar com ela municiada e armada....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

exatamente e parece q com o tempo as vezes se descuida com a segurança por excesso de confiança ... aí q um acidente acontece..

- Air Arms TX 200 MK II Beech - .177+ Luneta Bsa Stealth Tactical STS 6-24x44IR !
- Dye Proto Reflex Marker Noth aurora - .68 + Dye Rotor Bomber steel Hopper

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estava treinando a posição de tiro sentado apoiado sobre os joelhos dentro de casa com minha cbc nitro 1000. Ao soltar a trava do gatilho ela beliscou a pele do braço de apoio e por reflexo acionei o gatilho. O chumbinho bateu no teto e saiu pela janela. :ninja:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já perdi as contas de tantas vezes que a trava beliscou meu dedo ou braço fazendo a posição de apoio com tu disse é uma m###a mesmo :wallbash: ainda mais que pega a "parte de dentro" do braço (lado que fica pro corpo) e a pele é mais fina...doi duido rs

"Deus criou homens fracos e fortes,Samuel Colt os igualou."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rs... pelo jeito teve que aguentar a muié bicuda por uns dias... fodástico!!!

 

o gatilho QT das Hatsan permite regulagem, mas tem que tomar cuidado p não deixar muito leve que a trava automática passa a não funcionar mais... em casos extremos, quando estava regulando, ao fechar o cano a arma já disparava... como já foi dito, com o tempo adquire-se o hábito de municiar segurando a ponta do cano mesmo com armas que possuem trava automática...

 

Abraço!

 

Alexandre

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra é com o basculamento do cano já prendí a pele entre o indicador e o plegar qndo foi fechar .

 

e com a beeman, tem q fazer força p fechar tmbm e aí vc pode prebder a pele tem gente q força p prender na altura da barriga o q pode causar um beliscão o bom é q ela trava automaticamente disparos acidentais são difíceis com ela

- Air Arms TX 200 MK II Beech - .177+ Luneta Bsa Stealth Tactical STS 6-24x44IR !
- Dye Proto Reflex Marker Noth aurora - .68 + Dye Rotor Bomber steel Hopper

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu escrevi um artigo sobre o tema em agosto do ano passado, está no meu blog. Talvez seja bom somente para iniciantes, mas se puderem colocar esses comentários lá, iriam enriquecer muito o post.

 

http://blog.tocandira.com.br/tiroesportivo/seguranca-na-pratica-de-tiro-com-armas-de-pressao/

  • +1 1

http://www.tocandira.com.br

Esteja preparado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segurança na Prática de Tiro com Armas de Pressão

 

 

31 de agosto de 2011By gasparello

Muitas pessoas acham que as armas de pressão são brinquedos, que podem ser colocadas na mão de crianças sem orientação. Definitivamente, armas que atiram chumbinhos, principalmente as mais modernas, devido às molas mais fortes, causam muitos estragos e devemos tomar todos os cuidados com a segurança, como se estivéssemos atirando com armas de fogo.

 

O primeiro passo é ter sua arma devidamente desmuniciada, travada e acondicionada em uma bolsa ou maleta, longe do alcance de crianças, tirando-a de seu armazenamento seguro somente no local do tiro.

Uma vez com a arma na mão, NUNCA aponte-a, nem por brincadeira e mesmo desmuniciada, para pessoas ou animais. A segurança é primordial na prática de tiro. A concentração também é muito importante neste esporte, e um momento de brincadeira irresponsável é sinal de distração, podendo fazer com que o portador da arma eventualmente se esqueça que ela está municiada, podendo causar sérios acidentes com um disparo acidental.

O segundo cuidado é com o local de tiro, que deve ser protegido da passagem inesperada de pessoas ou animais. Também devemos escolher muito bem o aparador do alvo (uma parede, um barranco, ou qualquer coisa do gênero), que deve ser de uma espessura suficiente para que o projétil não o transpasse e de altura e largura que evitem que o tiro vá para um local não desejado, tanto acima como nas laterais do aparador.

oculosbalistico.jpgPara evitar que eventuais projéteis ricocheteados firam os olhos, é importante utilizar óculos de proteção, principalmente em curtas distâncias. Atirar em objetos duros aumenta o perigo dos chumbinhos ricocheteados.

Uma vez praticando os primeiros cuidados básicos, é importante no manejo de QUALQUER TIPO DE ARMA, controlar a direção do cano e manter o dedo fora do gatilho quando não estamos fazendo a visada no alvo. Controlar a direção do cano, significa não apontar a arma para qualquer lugar, tendo a exata noção que um eventual disparo acidental não colocará ninguém em risco. O ideal é sempre manter o cano apontado para baixo (obviamente, não para o seu pé). Manter o dedo fora do gatilho também ajuda a evitar muitos acidentes, pois um soluço, um espirro ou simplesmente uma desatenção do atirador, pode fazer com que o tiro saia antes do tempo e em uma direção não desejada, outra vez podendo causar acidentes. Por este motivo, só coloque o dedo no gatilho quando estiver fazendo a visada em seu alvo.

Na momento de verificar os seus tiros no alvo, lembre-se, além de ter a arma desmuniciada, de manter o controle da direção do cano, o dedo fora da tecla do gatilho e, nos casos em que este dispositivo existir, deixar a arma devidamente travada.

Quando compramos uma arma de pressão, geralmente estamos pensando ou em aprimorar nosso tiro com munição mais barata, ou simplesmente em diversão. Mas uma arma é sempre uma arma, e antes ou durante este tipo de diversão, não devemos ingerir bebidas alcóolicas, ou poderemos fazer vista grossa para vários preceitos de segurança. Como ouvi muitas vezes de meu intrutor de tiro na Academia de Polícia Civil do Distrito Federal, teremos “um acidente se construindo”.

Lembre-se sempre, como um mantra, de CONTROLAR A DIREÇÃO DO CANO E MANTER O DEDO FORA DA TECLA DO GATILHO.

Se for deixar a arma de chumbinhos na mão de um adolescente, o oriente sobre a segurança no tiro, e sempre esteja presente nestes momentos de diversão. Siga os preceitos básicos de segurança e divirta-se!

 

adicionado do BLOG do Yoda p enriquecer o tópico

sds

- Air Arms TX 200 MK II Beech - .177+ Luneta Bsa Stealth Tactical STS 6-24x44IR !
- Dye Proto Reflex Marker Noth aurora - .68 + Dye Rotor Bomber steel Hopper

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

p atualizar .

N'ao coloque os chumbinhos na Boca enquanto estiver atirando vc pode se intoxicar com chumbo e ter s[erios problemas isso sem falar q a longo prazo o envenenamento por chumbo e um risco real isto pode causar entre outros problemas riscos serios neurologicos !

 

http://solutions.3m.com.br/wps/portal/3M/pt_BR/SolucoesSoldagem/Home/DocPublicacoes/InformativoTecnico/?PC_7_RJH9U5230GE3E02LECFTDQKFR7000000_assetId=1168836150075 segue lik bem esclarecedor sobre o assunto

- Air Arms TX 200 MK II Beech - .177+ Luneta Bsa Stealth Tactical STS 6-24x44IR !
- Dye Proto Reflex Marker Noth aurora - .68 + Dye Rotor Bomber steel Hopper

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

BAM B6C

 

...é aquela a venda na Falcon, boa pra brincar o quintal e com aparencia de 'AR-15' a preço razoavel (500 pilas).

 

Nunca tive receio de municiar minha banzinha clone da AK, a BAM B4 que alias possui trava, mas esta É UM PERIGO !

 

É bonita e gostosa de usar no quintal para tiro a lata e a danada É FORTE SIM atirando com alguma precisao até os doze, treze metros...porem municia-la DÁ MEDO !!

 

Aqui em Banânia, digo, no Bráziu, o importador (AR+) nao touxe junto na caixa - nao sei o porque ?!?!?!?!?!? (É DE SE PERGUNTAR PARA O PESSOAL DA AR+ SE NÓS BRASILEIROS E NOSSOS DEDOS VALEMOS MENOS QUE OS DEDOS DOS EUROPEUS OU NORTE AMERICANOS?) - as pinças de colocação do chumbo que ACOMPANHAM O MESMO PRODUTO NO EXTERIOR .Tais pinças assemelhadas a um 'pentezinho de munição' ajudam a municiar com praticidade e rapidez neste modelo e evitam que voce bote os dedos lá na potencial guilhotina...E SE ELAS VEM NA CAIXA EUROPEA E NORTE AMERICANA É PORQUE TEM FUNCIONALIDADE COM RELAÇÃO AO CONJUNTO DA ARMA !

 

Para quem for adquirir a BAM B6C, faça como eu , 'óh brazilero sofredô !', use o nosso inefavel 'jeitinho' para nao correr o risco de perder o dedo....como ?

 

Anssin ó :

pegue o corpo de uma caneta bic TRANSPARENTE ; aqueça apenas dois centimeros da ponta em agua quente ; recurve estes dois centrimetros de plastico amolecido e deixe em forma de gancho...

 

O jeito , depois que o plastico solidifica , é colocar o chumbo na ponta da bic (onde normalmente vai a pena da tinta) e por açao da gravidade introduzir o chumbo na camara .

 

DEPOIS É SÓ PERGUNTAR COMO BOM CONSUMIDOR FISCALIZANTE QUE SOMOS PARA O IMPORTADOR AR+ O PORQUE OS DEDOS E O $ DO BRASILEIRO VALEM MENOS EM TERMOS DE SEGURANÇA PARA QUE NA CAIXA NACIONAL NAO VENHAM OS MESMOS COMPLEMENTOS QUE NO CONJUNTO VENDIDO NA EUROPA E USA ? E QUE A SABER ALEM DAS PINÇAS, SAO MOLA EXTRA E ESCOVA LIMPADORA !!!

 

No mais irmaos de tiro a ar, a carabininha e uma delícia para uma brincadeira no fundo do quintal e fica bonitinha na coleção .

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu a informação Paulo... depois que vi o vídeo sobre a carabina, estava curioso se viriam essas pinças ou não... sacanagem da importadora!!!!!

 

Abraço!

 

Alexandre

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas aguem já viu algum caso de acidente com esse tipo de municiamento ?? eu estava com a qb 58 mes passado e existia uma trava para fechar a porta então não tive medo quanto a acidentes por perceber q era bem seguro .

- Air Arms TX 200 MK II Beech - .177+ Luneta Bsa Stealth Tactical STS 6-24x44IR !
- Dye Proto Reflex Marker Noth aurora - .68 + Dye Rotor Bomber steel Hopper

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

TORQUE... as QB´s em suas varias versoes possuem mesmo esta trava, algumas no proprio 'palanque' de armar , outras na porta da camara, outras ainda na lateral esquerda que é uma trava mesmo imitando a de arma de fogo ."Vareia" como é da cultura industrial chinesa e esta flexibilidade decorre dos fornecedores que em sua maioria sao 'fabricas familiares', ou seja, familias que produzem alguma peça ou montam conjuntos.Quando algo acontece , tipo , chega uma outra familia de 'trocentos chineses' oferecendo mao de obra mais barata a fabrica dispensa a anterior e a nova familia passa a fabricar a peça contratada e nao raro, de outro jeito...desde que encaixe, pra fabrica tudo bem !

Eis aí tbem um dos muiitos motivos do valor baixo de tudo o que é chines !Alem de copiar na caruda, eles mudam desenhos sem ligar muito nao e pior, usam mao de obra infantil...é um horror...daí voce ver por aí versoes ao montes de uma mesma arma .Se daqui a um ano ela nao tiver outra configuração nao digo nao .

Mas esta é esquisitia irmao...voce "sente" isto. Ao puxar o braço que arma a mola voce "sente" que o retem alí nao é confiavel e pode escapar a qualquer momento...como eu disse vou usar ela um pouco mais e mandar ao armeiro pra 'autopsiar' !!

 

baita abraço !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nas gamos com Cano fixo, aquela pecinha que você precisa girar pra colocar o chumbinho não tem nenhuma trava, então logo após colocar o chumbinho o cara precisa girar aquilo até sentir uma leve pressão, como se a peça ficasse mais apertada ali na arma, e ainda assim ela ainda gira cerca de 1mm, então você precisa ter certeza que girou até o fim.

 

Se girar de qualquer modo, aquela peça vai abrir na hora do tiro e o chumbinho vai sair por ali mesmo. Meu pai conseguiu essa proeza por medo de quebrar a peça, ele girou bem pouco, mas precisa ir até o fim. Só que o chumbinho saiu sem força, mesmo assim eu não queria estar com a cara ali perto.

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Ivam , A casa é sua , e o tópico é nosso ! quanto mais ajuda melhor a idéia é compartilhar mesmo !

 

Edu e Anderson , que bom q gstaram do tópico parece besteira mas depois de tanta experiência , as vezes ficamos arrogantes e achamos q temos tudo sobre controle aí um pqno deslize e acidentes acontecem... até hj entro no carro e vejo o buraco do tiro no painel ... hj é automático verificar a trava e sempre q pego uma arma p guardar, aponto p chao ou local seguro p ver se esquecí municiada e armada..

- Air Arms TX 200 MK II Beech - .177+ Luneta Bsa Stealth Tactical STS 6-24x44IR !
- Dye Proto Reflex Marker Noth aurora - .68 + Dye Rotor Bomber steel Hopper

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

penso que não ficamos arrogantes Torque, mas sim negligentes pelo excesso de confiança... qdo alguém pede para dar uns tiros aqui, sempre passo as dicas de segurança antes de falar da empunhadura, visada, respiração e puxada no gatilho...

 

e vc tem razão... certa vez trouxe a carabina da revisão e a mesma estava municiada... vi somente quando a peguei 3 dias depois... acredita!!!!

 

o dedo no gatilho somente na hora de atirar realmente foi fundamental pois poderia ser mais um triste acidente noticiado na mídia por um deslize do dono da loja....... agora sempre que pego na carabina procuro um ponto seguro e tb testo...

 

Forte Abraco!!!

 

Alexandre

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

verdade Alex Uma Vez No campeonato , um amigo meu pegou mi9nha antiga Hunter ,ele mexeu nela depois quardou no case , fui p casa de outro amigo no mesmo dia qndo saí e ele pediu p ver a carabina, por segurança automaticamente sempre aponto p baixo em um local seguro e puxo o gatilho TODA vez q pego em uma carabina e p minha surpreza ela estava atrmada e municiada ! o outro meu aMIGO tinha guardado ela assim ! , dei um tiro no chão do jardim dele pela porta , mas se não tivesse feito isso, poderia ter acontecido alçgum acidente pois ele ia ver a carabina dentro de casa e provavelmente Iia apertar o gatilho e um acidente iria acontecer .... sempre verifico a arma !

- Air Arms TX 200 MK II Beech - .177+ Luneta Bsa Stealth Tactical STS 6-24x44IR !
- Dye Proto Reflex Marker Noth aurora - .68 + Dye Rotor Bomber steel Hopper

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vixiiiiii... é algo que realmente temos que estar atentos... apenas dizer aqui aos iniciantes, que se for testar atirando no chão, que não faça em piso duro pois pode ricochetear e vai machucar se acertar alguém... sempre atenção p onde está apontando e nunca apontar p pessoas ou outros seres vivos...

 

cara... tinha um vídeo no youtube em que o cara municiou a carabina e o cachorro veio... ele acho que foi agradar o cachorro (devia estar com o dedão no gatilho) e a carabina disparou... resultado: uma LCD (não sei se era plasma ou led???) furada na tela... rs

 

nunca devemos ser negligentes com relação a carabina...

 

Abraço e obrigado por compartilhar Torque...

 

Alexandre

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola pessoal, sou novo por aqui e confesso que estou gostando do forum.

 

Meu filho uma vez, foi armar uma Urko que tenho a mais de 25 anos e aprtou o gatilho com ela aberta, oque resultou num estilhaçamento da coronha.

Fiquei pé da vida, mais ainda bem que nao machucou ninguem. Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alex , não sei se foi o Karolaza ou o Anderson , mas um deles deu um tiro na tela do computador !! kkk

- Air Arms TX 200 MK II Beech - .177+ Luneta Bsa Stealth Tactical STS 6-24x44IR !
- Dye Proto Reflex Marker Noth aurora - .68 + Dye Rotor Bomber steel Hopper

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola pessoal, sou novo por aqui e confesso que estou gostando do forum.

 

Meu filho uma vez, foi armar uma Urko que tenho a mais de 25 anos e aprtou o gatilho com ela aberta, oque resultou num estilhaçamento da coronha.

Fiquei pé da vida, mais ainda bem que nao machucou ninguem. Abraços

 

Que bom que está curtindo Amarildo... siinta-se à vontade para expor suas opiniões...

mas realmente temos que dar graças a Deus por serem apenas prejuízos materiais... é até melhor nem ficar pensando no que poderia ter acontecido... antes achava estranho e até incômodo, mas acabei me adaptando a municiar segurando o cano p evitar esse tipo de acontecimento...

 

 

Alex , não sei se foi o Karolaza ou o Anderson , mas um deles deu um tiro na tela do computador !! kkk

 

puts.... se realmente aconteceu, comprova que até mesmo atiradores experientes cometem erros primários, o que reforça na necessidade de não nos tornarmos negligentes e tb na importância desse tópico....

 

Valeu gente!!!

 

Alexandre

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é bem isso mesmo Claudio... é como dirigir carro ou pilotar moto... quando a gente acha que dirige/pilota bem, deixamos de dar atenção a certas coisas e os acidentes acontecem...

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

é bom usar pq já aconteceu várias vezes comigo de o chumbinho voltar ! mesmo com anteparo dee madeira ! é melhor usar o óculos q um olho de vidro !

- Air Arms TX 200 MK II Beech - .177+ Luneta Bsa Stealth Tactical STS 6-24x44IR !
- Dye Proto Reflex Marker Noth aurora - .68 + Dye Rotor Bomber steel Hopper

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é bom usar pq já aconteceu várias vezes comigo de o chumbinho voltar ! mesmo com anteparo dee madeira ! é melhor usar o óculos q um olho de vidro !

 

:chris:

 

Realmente, mas é que nao da vontade... uma vez ja veio um e bateu numa madeira do meu lado :ninja:

vou me previnir kk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou dar uma pequena contribuição:

 

Um procedimento importante para quem vai atirar em estandes de tiro.

Nem sempre tem gente que vai lhe avisar isso mas é um procedimento mundialmente praticado nos estandes tanto de fogo quanto de pressão:

 

Ao deixar a sua arma na bancada, mesa, apoio ou o que tiver na linha de tiro deixe-a visivelmente inapta para disparo. Você pode quebrar o cano, deixar o ferrolho aberto, deixar carregador fora da arma ou usar as bandeirolas vermelha ou amarela presas a uma haste que você enfia no cano. Isto serve para mostrar a qualuer um que a arma não está pronta para o disparo e, em momento de "pista fria" ( liberado o acesso aos alvos ) você pode caminhar pela linha de tiro e se sentir mais seguro ao ver que as armas que estão na bancada estão abertas e descarregadas.

 

Isto é padrão mas muito pouca gente faz e menos gente ainda lembra de ensinar ( ou lembrar ) isto a outros para que façam a mesma coisa.

 

Outra coisa:

 

Lembrar alguém de um procedimento de segurança não é ofensa. É um hábito que deve ser praticado e estar no sangue.

No paraquedismo, por exemplo, todos os paraquedistas que participam de um salto são instruídos a checar o equipamento uns dos outros independentemente se quem está checando tem 1 salto e o checado tem 5.000. Segurança se aprende e se pratica.

  • +1 2

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:chris:

 

Realmente, mas é que nao da vontade... uma vez ja veio um e bateu numa madeira do meu lado :ninja:

vou me previnir kk

 

Thiago, o dia que se tiver um olho perfurado (queira Deus que isso NUNCA aconteça), quero ver sua vontade entre usar um tapa olho ou um olho de vidro...

 

Previna-se mesmo meu amigo, pois atirar com carabina de pressão é divertido, mas pode virar uma tragédia.

 

Abração!

Vou dar uma pequena contribuição:

 

Um procedimento importante para quem vai atirar em estandes de tiro.

Nem sempre tem gente que vai lhe avisar isso mas é um procedimento mundialmente praticado nos estandes tanto de fogo quanto de pressão:

 

Ao deixar a sua arma na bancada, mesa, apoio ou o que tiver na linha de tiro deixe-a visivelmente inapta para disparo. Você pode quebrar o cano, deixar o ferrolho aberto, deixar carregador fora da arma ou usar as bandeirolas vermelha ou amarela presas a uma haste que você enfia no cano. Isto serve para mostrar a qualuer um que a arma não está pronta para o disparo e, em momento de "pista fria" ( liberado o acesso aos alvos ) você pode caminhar pela linha de tiro e se sentir mais seguro ao ver que as armas que estão na bancada estão abertas e descarregadas.

 

Isto é padrão mas muito pouca gente faz e menos gente ainda lembra de ensinar ( ou lembrar ) isto a outros para que façam a mesma coisa.

 

Outra coisa:

 

Lembrar alguém de um procedimento de segurança não é ofensa. É um hábito que deve ser praticado e estar no sangue.

No paraquedismo, por exemplo, todos os paraquedistas que participam de um salto são instruídos a checar o equipamento uns dos outros independentemente se quem está checando tem 1 salto e o checado tem 5.000. Segurança se aprende e se pratica.

 

Henrique, ótima dica! Sempre que lembro, procuro deixar a under lever destravada na minha TX.

 

Confesso que fico bem receoso de entrar na pista lá na ATASCS após o aviso de pista fria, pois na maioria das vezes, a galera está tão empolgada batendo papo e não presta atenção ao aviso. Sempre dou uns segundinhos para adentrá-la.

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ótimas dicas, Henrique e Ivan... ponto pro 6!!!

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E como faz com armas que não quebram o cano? Colocar qualquer coisa dentro do cano não da muita vontade, vai que arranha.

 

vc deve deixa com a aste aberta tmbm ! mostrando q a arma não tá pronta

 

Realmente o Henruque tá certo é um procedimento tão automaticoq a gente esquece de frisar ou ensinar .o Bom é q em provas o ranger sempre frisa este procedimento .

 

quanto ao óculos é meio chato mesmo mas ´mlhor usar ! em prova do campeonato passado um disparo revalou eme acertou na barriga e doeu p caramba sempre so óculos até em casa qndo atiro

- Air Arms TX 200 MK II Beech - .177+ Luneta Bsa Stealth Tactical STS 6-24x44IR !
- Dye Proto Reflex Marker Noth aurora - .68 + Dye Rotor Bomber steel Hopper

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E como faz com armas que não quebram o cano? Colocar qualquer coisa dentro do cano não da muita vontade, vai que arranha.

 

 

Vale o que o Ivan falou. Se é uma arma de mola de cano fixo, você deve deixar o under lever destravado ( "solto" ). Não precisa comprimir a mola, basta deixar a alavanca solta. Isto mostra que se alguém inadvertidamente meter o dedo no gatilho naquela arma, ela não disparar pois o underlever não está no lugar.

 

Para as armas que não tem isso ( PCPs ) o ferrolho tem que estar aberto e sem carregador na arma.

 

Se ainda assim a arma não demonstrar que não está apta para tiro, sugere-se ao dono que tenha uma espécie de tampa feita com couro ou outro material que, nos momentos de pista fria, a tampa seja colocada no cano da arma. Assim fica claro para todos que ela não está pronta para o disparo. Tem o mesmo propósito das bandeirolas.

 

Impressionante como estas regras são antigas, e, infelizmente, pouco praticadas em determinados locais.

  • +1 1

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Henrique!!! Se der certo nosso cantinho aqui, vou sugerir que essa seja uma regra para os participantes... :thumbsup::clap::thumbsup::clap::thumbsup:

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estive no East Orange Shooting Sports em março e lá eles alugam armas (de fogo). E eu todo pimpão aluguei de tudo inclusive um fuzil AR15. O cara do EOSS me deu uma peça de plástico amarelo e disse-me " Se você se afatstar do posto de tiro por qualquer razão, ponha esta peça na culatra. Se você não o fizer perde a licença para atirar aqui e pagará uma multa de 500 dólares".

 

Mas nquem primeiro me falou sobre isso foi o Fabio Coelho, meu irmão.

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...
  • 1 month later...

Torque parabéns pelas dicas eu fico feliz pq eu faço quase todas daquelas suas dicas a unica que eu não faço é deixa a carabina guardada sem o chumbinho na câmara a minha eu sempre deixo o chumbinho na câmara para evitar que entre puera sela tipo deixo o chumbinho para protege mesmo a câmara da carabina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Gostaria de incluir uma experiencia que tenho visto com a minha Rossi Dione Plus ela possui uma trava automática do lado direito sou novo com armas de ar comprimido mais sempre aplico os mesmos princípios que me foram ensinados desde bem novinho com as armas de fogo pois tive meu vô que era Sub Oficial da Aeronáutica e meu pai que pratico o tiro esportivo com calibre 22lr por anos.

 

E sempre acostumo na hora de carregar qualquer arma usar a mão da empunhadura ou seja a esquerda pois sou canhoto para carregar a arma neste caso dobrar o cano, colocar o chumbo e fechar novamente. Nas armas de pressão uso do meu sobaco para calçar a coronha da arma para assim ter ela firmemente segura enquanto com a mão direita seguro a parte frontal da coronha a com a esquerda dobro o cano, etc. Tem me acontecido de sem intenção na hora de dobrar o cano o meu corpo retirar a trava sem querer. Onde tenho mudado nos últimos dias a esquema para armar a carabina pra isto não ocorrer mais pois pode ser perigoso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Outo dia estava vendo um video de algumas pistolas que estavam com defeito , ela na mão do armeiro so de sacudir ela disparava ....sem o dedo no gatilho ... tenso aquilo ....

 

Portanto ,,, msm com todos os sistemas de segurança , devemos sempre ter o cuidado e a pratica de na hora do municiamento e tambem apos municiada ... qualquer arma está passível de uma falha mecânica ... independente de marca modelo calibre etc.

Editado por willamms macena
  • +1 1

CBC B19-14 ( GR 50 Elite + PU + Gatilho Tunado + Luneta 3~9x32 )
Diana Mod 22
Rossi 171

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 months later...

Thiago, o dia que se tiver um olho perfurado (queira Deus que isso NUNCA aconteça), quero ver sua vontade entre usar um tapa olho ou um olho de vidro...

 

Previna-se mesmo meu amigo, pois atirar com carabina de pressão é divertido, mas pode virar uma tragédia.

 

Abração!

 

 

Henrique, ótima dica! Sempre que lembro, procuro deixar a under lever destravada na minha TX.

 

Confesso que fico bem receoso de entrar na pista lá na ATASCS após o aviso de pista fria, pois na maioria das vezes, a galera está tão empolgada batendo papo e não presta atenção ao aviso. Sempre dou uns segundinhos para adentrá-la.

Não acredito que tem gente que não usa óculos de proteção, no minimo !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 months later...

Olá pessoal sou novato no tiro e estou procurando aprender sobre as dicas de segurança.

 

Li alguns relatos de um acidente comum ao armar a carabina, que acaba arrancando um pedaço do dedo do cidadão.

 

Mas eu não entendi direito como isso ocorre... e não entendi bem o que tem que ser feito para evitar.

 

Não sei se entendi certo, mas bastaria ter o hábito de segurar a ponta do cano, com a coronha bem apoiada, ao municiar a arma?

 

Se alguém puder me explicar isso... muito obrigado antecipadamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante