Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Os piores chumbos do mundo II x Indice de Vagabundice (IV)


Zaitsev

Posts Recomendados

Zaitsev, parabens por mais um topico!

Cara, gosto dos seus topicos! hasiuahsiuahiahuis

Alem de um otimo baixista, tb um estudioso do tiro!

Só nao gostei de uma coisa... me deu vontade de fazer uns "exprementos" como este, mas me falta tempo! =(

Ahh... tomei um susto do agrupamento JSB hsauihsauihsia..

Abraço!!

Urko III .177

Crosman Phantom .177

FX Wildcat .22

Air Arms S410 Xtra FAC .177 (saudade)

Hatsan AT44-10 .177 (saudade)

Air Arms TX200 MKIII Walnut .177 (saudade)

Beeman P17 .177

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

HEHEHadoro esses tópicos heheh e quem mandou essa maravilha do hp p Zaitsev fui eu heheh

- Air Arms TX 200 MK II Beech - .177+ Luneta Bsa Stealth Tactical STS 6-24x44IR !
- Dye Proto Reflex Marker Noth aurora - .68 + Dye Rotor Bomber steel Hopper

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rs... acho que todos vão cair no grupo com JSB...rs...

 

com relação ao Anderson não digo nada... o que é um cara de férias e sem nada p fazer!!!!...KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK... atirar com dois chumbos juntos foi de cair o cú da bunda.. rs

 

Parabéns aos nossos pesquisadores de plantão!!!

 

Abraço a todos!

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

To rindo sozinho aqui!

 

Zaistev sempre matando a gente de rir, essa pegadinha do JSB foi fod* golpe de mestre!

 

andersonymk parabéns pela grande descoberta, essa vai entrar para a história.

 

Abraço

"Cerveja é a prova que Deus nos ama e quer que sejamos felizes."

Benjamin Franklin

 

---

 

HT95 GR 60Kg + Red Dot CBC

 

CBamC B19 S 4,5mm GR 45Kg + Gatilho Balim + Tasco Target & Varmint IR 6-24x42m

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vcs nao entendem nada de tecnologia mesmo ne?Porra vcs acham que so porq o JSB é selecionado um a um manualmente eles sao artesanais?Artesanais sao esses ai "IMPACTO E MIRAGE" porra produto artesanal mesmo:FEITO A MAO , UM A UM UTILIZANDO CANIVETE E FACÃO DE CORTAR CANA"!!!!!rsrsrsrsrs!!!!!

Feliz Natal e um Maravilhoso Ano Novo pra todos com muito contaminação de chumbo "DE PREFERENCIA OS JSB`s"!!!!!

Que DEUS abençoe,proteja e guarde a nós e a nossas famílias durante toda a vida!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Andersonsymk,

Caraca ! Cinco moedas de 10 centavos para marcação dos agrupamento foram de phuuudeerrr !!!!

E o módulo lunar completo (2 chumbos), dentro do cano..... Coisa de macho !!

Você enriqueceu meu tópico e leva +1 ponto por conta !!! Este é o espírito. Obrigado de coração.

E.Mura, Edu@rdo de M@cedo, BrunoM, Torque, Alex, Maragon, Luiz, Auron e Mawhinney :

(E. Mura, ainda estava editando esta pôla e você já tinha lido por conta... K-cêta vai fazer coronhas, meu japa favorito, depois de Nationaro Kido !!!)

Putz! São 00:30 hs e estou (muito) bebum.... Acabei de chegar do Shopping Nova America, onde estavam presentes, desde as 19:30 horas até a pouco (23:30hs) e muitas rodadas de chopp depois, nada mais nada menos que Karolaza e D'Elite numa mesa comigo. E falamos de tiro de ar até não poder mais... E a noite voou...

Caramba !!! Nossas maiores conquistas foram os amigos neste Carabinas de Ar em seus 3/4 de ano de existência... Fantástico !!! Nunca tinha participado de um Forum assim... Os anteriores não eram tão participativos. A coisa era muito formal para a minha cabeça...

E nossas esposas hoje ficaram apavoradas... Somos muito doidos mesmo. Respiramos tiros de ar comprimido o tempo todo, sem parar... Andamos pela rua pensando na próxima gambiarra.

Estou feliz... Achava que eu fosse o único louco por aqui. Nunca tínhamos tido o tempo suficiente para ficar jogando conversa fora, sem o compromisso de ir para a próxima prova...

Nossa discussão, na mesa do bar, sobre armários para guardar carabinas deixou nossas "caras-metades" de boca aberta e acho que nunca mais se recuperarão...eheheh

Obrigado pela pontuação que me deram. Quando saí de casa estava nos 52 pontos. Espero continuar com saúde suficiente para continuar alegrando a vida de vocês com este besteirol científico sem limites...

E, Banzai !!! [Putz, isto é japonês... O Luiz vai ler esta pôla e trocar minha bandeira de novo pela do Japão , mas já escrevi e não terá volta. Ki-shidane, já é quase Natal...]

Nos veremos de novo no review do Apolo. Domingo o começarei... Espero estar inspirado para este novo desafio...

Abraços a todos e, de novo, um Feliz Natal !!

1908603582_B19CF30G400revpeqjpg.thumb.jpg.82626d09d45f43027ddd0da9c9d45a96.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkkkkk!! Me sinto orgulhoso de estar na sua lista apos o National Kido! :shuriken: kkkkkkkkkk

Po! num guento qdo aparece uma nova mensagem sua! hsauihsiuahisua... qdo é um novo topico entao, lasca tudo! hsauihsiauhsihas...

Parabens tb ao Anderson que enriqueceu o topico e, tb por ser "peitudo" e mandar 2 chumbetas no cano hsaihsauishaishia... Aos estudiosos do tiro com ar comprimido, meu parabens!

 

Feliz Natal pra vcs!

Abraços

Urko III .177

Crosman Phantom .177

FX Wildcat .22

Air Arms S410 Xtra FAC .177 (saudade)

Hatsan AT44-10 .177 (saudade)

Air Arms TX200 MKIII Walnut .177 (saudade)

Beeman P17 .177

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anderdon,

 

Conseguirias postar fotos das caixas de chumbo Impacto e Mirage neste tópico ?

 

Analisando com mais calma sua postagem, este tal de Mirage tem um IV mais baixo do que o HP do meu review. Conseguiria medir a distância de furo a furo entre os mais afastados ? Vamos descobrir o IV deste féla duma égua.

 

O Impacto nem precisas medir. Não tem mais jeito. É mais um dado para o relatório final:

 

Chumbo HP Impacto Peitin' de Moça ... IV=10

 

Com os dois juntos, o Mirage até estabiliza um pouco a trajetória do Impacto, que está indo à sua frente....

Dos 2 tiros que entraram no [9], possivelmente pertencentes ao mesmo "Módulo Lunar" (como diria E.Mura: "Tu és Maruco, manoo!"), a impressão que dá, pela análise da foto, é que o da frente (Impacto) entrou de lado no alvo... Deve ter girado na cabeça do Mirage durante a trajetória...

 

Como diria o Sr. Spock: "-Fascinante."

1908603582_B19CF30G400revpeqjpg.thumb.jpg.82626d09d45f43027ddd0da9c9d45a96.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kamarada Torque,

São duas medidas para você obter a Energia em sua arma:
- (m) O peso do chumbo em quilos
- (v) A velocidade do chumbo medida no cronógrafo em (m/s)
Aí é substituir na Fórmula:

E (Joules) = m v2 / 2 ... Não tem erro. O dificil da história e ter o cronógrafo para medir a velocidade.

Obtido o valor de "E" de sua carabina, qualquer outro chumbo que tenhas seu peso (nos JSBs e Gamos ele vem escrito na lata), para teres uma ordem de grandeza de sua velocidade, basta usar a segunda fórmula:

v = Raiz ( 2 E / m ) onde "E" é a energia em Joules e "m" o peso do chumbo em quilos, lembrando que de grama para quilo você tem que dividir por 1.000
1 quilo = 1.000 gramas ou 1 grama = 1 / 1.000 = 0,001 quilos.

1908603582_B19CF30G400revpeqjpg.thumb.jpg.82626d09d45f43027ddd0da9c9d45a96.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

HAHAHAHAKKKKKKK!!!!!! Zait, vc falou desse tópico na mesa e resolvi procurá-lo hoje, achei! putz! quantos termos científicos, fórmulas e experimentos para provar o que todo mundo já sabe kkkkkkkkkk, ri muito mesmo, muito legal o seu tópico, esse IV é realmente demais.

 

Caraca, foi muito bom o papo. Cerveja gelada e falando sobre tiro nem vimos a hora passar, só não posso largar minha mulher nas compras, vc viu o prejú? sua esposa é muito simpática, a do Karolaza tb é gente fina, precisamos fazer isso mais vezes.

 

Abraço,

 

D'elite


---------------------------------------------------------------------------------| MVB 2605

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Zaitsev qual o IV do rifle?

 

Está na fila para análise. Até o final de 2012 teremos uma lista dos IVs de todos os chumbos nacionais... Não sei prá que tanta trabalheira, mas é divertido, para aguçar a percepção da garotada aqui do FORUM.

Te mandei MP...

1908603582_B19CF30G400revpeqjpg.thumb.jpg.82626d09d45f43027ddd0da9c9d45a96.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saitsev:

Segue as informações relevantes aos estudos desse importante projétil para o tiro com ar comprimido.

Distância entre extremos do chumbo Mirage: 28mm

Segue também imagens das caixas:

embalagens.jpg

 

embalagens2.jpg

Aqui imagem do importante teste do sabão, onde os projéteis ficaram mostrando sua real posição de penetração na barra (se é que se pode chamar de penetração).

sabot.jpg

 

Em uma análise mais profunda, descobri que a caixa de Impacto vem na mesma linha de raciocínio de marcas renomadas como a JSB, em que existem embalagens com cinco diferentes tipos de chumbo para teste. Parece que a caixa que comprei é dese tipo:

impacto3.jpg

Note da esquerda para direita:

1.Clássico formato de ogiva versão heavy;

2.Clássico formato de ogiva versão express;

3.Formato "peitin de moça" (12 anos);

4.Formato "peitin de moça" (18 anos com pouco uso);

5.Finalmente o último com ponta cortada para expandir (vide detalhe na foto abaixo).

 

impacto4.jpg

 

Abraço.

  • +1 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hsaihshaishaihsauishiahsi...

impressionante! mto bem pensado em varios modelos juntos para teste, pena que vem misturados ne?

o que me chamou mais a atençao foram alguns chumbos ali no sabao: eles chegaram de lado? é isso? Pô Anderson, presta atençao e nao coloque os chumbos de lado! shaiushaishiahsihiahias...

Mto bom!

Abraço

Urko III .177

Crosman Phantom .177

FX Wildcat .22

Air Arms S410 Xtra FAC .177 (saudade)

Hatsan AT44-10 .177 (saudade)

Air Arms TX200 MKIII Walnut .177 (saudade)

Beeman P17 .177

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigadão, Anderson.

 

Você continua enriquecendo este tópico... O último chumbo da foto poderia ser chamado de "PênixHead"

 

Entrei no site da HP ( http://www.hpmotonau...r/quemsomos.asp ) e dele extraí esta pérola:

 

"A HP Moto Pesca e Náutica nasceu em 1995 e hoje, preocupada em atender as grandes exigências do mercado, se configura como uma das poucas empresas no segmento que podem oferecer um excelente atendimento, com funcionários qualificados., e comercializar produtos das melhores marcas e de qualidade incomparável.... "

 

A empresa está localizada em Varginha - MG, o que explicaria o 5º modelo do Impacto (Profundo !)

 

Meu amigo, tive que editar o início do tópico e mudei o nome do 1º chumbo. Só agora entendi que a HP tem dois modelos básicos distintos, além de vários sub-modelos versão Heavy, Exact, etc todos na mesma embalagem, o que lhe confere um conceito empreendedor revolucionário e sem precedentes !!

 

Já comecei a trabalhar no review do chumbo Apolo. Amanhã será postado por aqui.

1908603582_B19CF30G400revpeqjpg.thumb.jpg.82626d09d45f43027ddd0da9c9d45a96.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PORRA tinha q vir na embalagem "Chumbos sortidos "

 

 

OUTRA COISA Q ME CHAMOU A ATENÇÂO>>>> A seriedade e o rebuscamento do conteúdo deste tópico

 

gente concordo c om Zaitsev ... vcs são um achado fico muito feliz de ter encontrado esse forum e participar dele !!! na besteira e na seriedade vcs são excelentes !

- Air Arms TX 200 MK II Beech - .177+ Luneta Bsa Stealth Tactical STS 6-24x44IR !
- Dye Proto Reflex Marker Noth aurora - .68 + Dye Rotor Bomber steel Hopper

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saitsev

É melhor você não fazer mais nenhum teste até essa manguaça passar... :wine:

 

O último chumbo da foto poderia ser chamado de "PênixHead"

:shock::wacko:

 

A empresa está localizada em Varginha - MG.

Uma boa pista sobre essa tecnologia avançada... :alien:

 

Já comecei a trabalhar no review do chumbo Apolo. Amanhã será postado por aqui.

Vão encher a cara... :cheers:

Norica Dragon 5,5mm GR 50Kg.

Rossi Dione 4G 5,5mm GR 55Kg.

Cometa 220 4,5mm GR 45Kg. (vendida)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de chegar do Shopping Nova America, onde estavam presentes, desde as 19:30 horas até a pouco (23:30hs) e muitas rodadas de chopp depois, nada mais nada menos que Karolaza e D'Elite numa mesa comigo. E falamos de tiro de ar até não poder mais... E a noite voou...

 

Aposto que saíram de lá falando "ZêBêZê" (CBC em etiliconês)... :gathering:

  • +1 1

Norica Dragon 5,5mm GR 50Kg.

Rossi Dione 4G 5,5mm GR 55Kg.

Cometa 220 4,5mm GR 45Kg. (vendida)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais uma fórmula prá se achar algo:

Za¹ + An¹ + Ca = Sucesso Absoluto

(Zaitsev + Andersonymk + Carabinas de ar)

Mas o que tem de ""chumbo contaminado"" por ai heim? hehehe

AMO O DINHEIRO, MAS NÂO SOU CORRESPONDIDO.

 

(x) Daisy powerline 880 - Coronha artesanal EUKIFIZ (eu que fiz aqui em casa) rsrs

(x) Beeman dual Cal. 4.5mm 5.5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luiz no fim foi tanto chopp que todos tomaram de tudo quanto foi tipo de copo, o duro no final foi se assustar com a conta...rsrsrsrs

 

Em tempo: Aliás teve até copo que se quebrou nesta brincadeira!!!!

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chumbo Apolo – 2º Review

uRUd6Zp.jpg

Seguindo a rotina iniciada há dois dias atrás, o novo desafio (em inglês esta expressão fica bastante imponente: New Challenger!) é o chumbo Apolo.

A origem do nome – Apolo, vem da Grécia antiga e representa o deus “Sol”. O cara foi tão importante na cultura grega antiga que até erigiram uma estátua com 36 metros de altura para ele, na entrada do Porto de Rhodes, e este monumento consta como uma das Sete maravilhas do mundo antigo.

MR5wtws.jpg

Observando melhor o desenho acima, constatamos que em dias de chuva, quando se entrava no Porto de Rhodes, a água que escorria por seu imponente tórax/abdmen, pingava de forma exuberante por sua cueca (Zorba, a grega), molhando suntuosamente o convés dos navios que passavam por entre suas pernas.... Nojeeento !

Outra divagação sobre o desenho: Entrando no porto e olhando prá cima, dava para ver chatos do tamanho de tartarugas marinhas passeando por entre sua pélvis.. Que nojeento, de novo!!

Lembrando que isto ocorreu há muito, muito tempo atrás, antes dos gregos quebrarem o País e estarem a ponto de serem expelidos do Mercado Europeu, tal qual a nave americana de mesmo nome, por sinal, o logotipo da embalagem.

Aqui o produto é apresentado em uma, nada prática, caixinha minúscula azul com 220 artefatos de artilharia de ar. Se você abrir a embalagem com vigor passará os próximos 3 minutos de sua vida de quatro, rente ao chão, catando chumbinho ...

E para quem tem cachorro grande é melhor trancá-lo antes de efetuar tal procedimento, para não ser constrangido durante esta delicada catação.

O “shape” do produto em tela, conforme foto postada ao final do review anterior, também é ínfima. A pesagem, feita por amostragem, revelou uma variação de quase 20%, entre 0,24 e 0,30 gramas. Será considerado no estudo balístico seu peso médio como 0,27 gramas (ou 0,00027 kg = 4,2 Grains).

Para os testes em minha Crosman 880 (Coitada ! Quando terminar este trabalho científico ela ficará imprestável..) que possui E = 19 Joules, a estimativa de velocidade do Apolo é de:

v = Raiz(2 E / m) = Raiz (2 x 19 / 0,00027 ) = 375 m/s ... Uauuuu !!! (Nota: A velocidade do som é 340 m/s)

E chegamos a um chumbo de velocidade supersônica (Ôorra, mêu !!) ou seja, lá vem outro desagrupamento bacana, o que é animador para o tratado em andamento.

 

Efetuado o estudo teórico, vamos ao teste prático de Apolo.

 

A condição de tiro foi exatamente igual a anterior, com um alvo posicionado a 10 metros de distância do posto de tiro. Ninguém ainda questionou porque testes a 10 metros ?

 

A resposta é simples:

 

Estou trabalhando com “material desconhecido” e como atiro de dentro da garagem para o portão da rua, a 20 metros poderia furar o pneu do carro de algum vizinho, ou até coisa pior, o que me renderia uma ação judicial bastante desagradável...

Assim, cinco tiros depois cheguei a isto:

Fua4Fbn.jpg

A distância medida entre os chumbos extremos foi de 5,7 centímetros, ou seja, para um alvo a 20 metros de distância, a dispersão dobraria para 11,4 centímetros, onde tais furos ficariam internos ao círculo do “3” do alvo padrão. Portanto, o Indice de Vagabundice é: IV = 10-3+1 = 8

Concluindo:

Chumbo Apolo ... IV = 8

A pedido do D’Elite, o próximo review será com o chumbo Rifle e aí entrarei no primeiro ponto de conflito generalizado.

Tem muita gente por aqui usando este bólido nacional de forma compulsiva, função de seu modesto custo e sua moderada precisão.

Outros, ainda, encontram-se em árduas pesquisas científicas tentando transformá-los em JSB, usando um padronizador de saia “resizer eBay.UK Taff1107” (favor não confundir com o padronizador intra-molecular da NASA, detalhado ao final da folha 3 do tópico “O pior chumbo” - http://carabinasdear...bo/page__st__40 ).

Editado por Zaitsev
  • +1 2

1908603582_B19CF30G400revpeqjpg.thumb.jpg.82626d09d45f43027ddd0da9c9d45a96.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Zaitsev queria saber como conssegue tanta criatividade humoristica assim...uhauheuaheuaheuaheu muito bom..kkkkkkkkkkkkkkk

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Karo Laza, meu amigo da Terra da Garôa,

 

É abrir a mente, definir a rota e desandar a escrever besteira

 

Você leu somente parte do review. Estava na edição e ao invés de apertar "Pré-Visualização" apertei "Postar"...Tive que reeditar meu testemunho porque acabei postando 2 vezes e o ponto que você me deu acabou ficando fora do local... Mas valeu assim mesmo !!

 

Estou terminando o Review do Rifle e postarei mais tarde. Neste novo review me apeguei somente ao lado científico do tema...Mas, de repente, quem sabe na conclusão..hehe

1908603582_B19CF30G400revpeqjpg.thumb.jpg.82626d09d45f43027ddd0da9c9d45a96.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

KKK, muito bom esse teste como Apolo.

Hoje encontrei uma beldade aqui em casa também e vou fazer uns testes com ele.

Quanto a 10 metros achei que fosse pelo mesmo motivo que uso essa distância: a 25m tentei fazer um grupo com a beldade que encontrei aqui em casa. Selecionei 10 deles e disparei no alvo, depois mais cinco, ou seja 15 tiros e nenhum acertou uma folha 14x14cm a 25m.

Dái desisti e pus o alvo a 10m.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amanha devo ir na área portuária daqui e ver se garimpo alguma raridade p vcs tinha ido lá mes passado p Zaitsev mas n tinha nada de especial os "tic tacs q achei diferentes enviei p Zaitsev" e o cara da loja mandou eu passar no prox mes se tiver mais bizzarrices eu compartilharei c vcs

- Air Arms TX 200 MK II Beech - .177+ Luneta Bsa Stealth Tactical STS 6-24x44IR !
- Dye Proto Reflex Marker Noth aurora - .68 + Dye Rotor Bomber steel Hopper

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kamarada Anderson,

Andei dando uma geral no meu "Tic-Tac" HP Impacto e não encontrei nenhum Peitin' de Moça...Sacanagem...

Como este meu foi comprado recentemente , será que os carinhas da HP fizeram um "contrato de cooperação" com a JSB para implantação de um controle de qualidade mais rigoroso ? :rofl:

 

Outra coisa: O HP Mirage é muito parecido com o Paulista "Tic-Tac". Será que seriam do mesmo fabricante ?

1908603582_B19CF30G400revpeqjpg.thumb.jpg.82626d09d45f43027ddd0da9c9d45a96.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AhAUAHuAHaUhAUhA cara eu voto pela "pinação" deste tópico de utilidade pública, com índice de vagabundisse e tudo AHuAhAUhAuhA

 

Zaitsev tá demais meu velho parabéns!!! :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chumbo Rifle – 3º Review

uHSSZte.jpg
 

Seguindo as rotinas anteriores, chegamos ao afamado e querido, para muitos, chumbo Rifle.

Para evitar polêmicas, neste review agirei como nosso Moderador Luiz Almeida, me atendo estritamente aos fatos, sem emoções ou minhas zoadas tradicionais.

Comercializado desde 1991 do Oiapoque ao Chuí, o chumbo Rifle ( http://www.rifle.ind.br/ ) pode ser considerado um projeto sério para os padrões Tupiniquins, que vende em seu Mercado (e em profusão), diversas marcas de chumbos em caixinhas de cartolina e embalagens de Tic-Tac's, com qualidades duvidosas e sem o menor controle de qualidade. Algumas, inclusive, com nomes diferentes, mas do mesmo fabricante, configurando um "quase" cartel “caixa-baixa”.

A embalagem do chumbo Rifle é bem bolada, evitando o derrame indevido de chumbos e com um encaixe entre a tampa e o fundo, facilitando seu empilhamento.

A pesagem em uma amostra de 10 chumbos revelou uma variação de 8,3%, entre 0,46 e 0,50 gramas. No estudo balístico considerarei seu peso médio como 0,48 gramas (ou 0,00048 kg = 7,4 Grains).
Me reportando a Crosman 880 e seu E = 19 Joules, a estimativa de velocidade com chumbo Rifle seria:


v = Raiz(2 E / m) = Raiz (2 x 19 / 0,00048 ) = 281 m/s

Apesar de alta, a velocidade é subsônica, ou seja, deve incorrer em algum agrupamento “apresentável”.

Concluído o estudo teórico, vamos ao teste prático...

Como sempre, sentado, carabina apoiada em Rice bag e alvo a 10 metros de distância do posto de tiro e cinco tiros depois, cheguei ao seguinte resultado:


Uhqztxw.jpg

A distância medida entre os furos extremos foi de 3,5 centímetros. Portanto, para um alvo situado a 20 metros tal dispersão dobraria para 7,0 centímetros, correspondendo ao círculo do “6” do alvo padrão. Portanto, o Indice de Vagabundice seria de: IV = 10-6+1 = 5,0

Conclusões:

Chumbo Rifle ... IV = 5,0 ... (IV Temporário)

Reparem que o chumbo Rifle estabeleceria quase um “marco”, delimitando aquilo que é efetivamente Vagabundice demais para ser usada, ou IV > 5, e o que pode ser considerado como ainda admissível.

Um fato que julgo importantíssimo é que para uma carabina tipo CBC GII de mola e de fábrica, sem adaptações, sua Energia seria da ordem de 13 Joules. Assim, a velocidade inicial aproximada com chumbo
Rifle seria de:

V = Raiz ( 2 x 13 / 0,00048 ) = 233 m/s (17% menor que na Crosman 880)

Tal velocidade, bem mais baixa, incorrerá em agrupamentos mais fechados do que aquele obtido com minha Crosman 880 de 19 Joules.

Testando esta 2ª. teoria, montei a luneta em minha Princess CBC, que se encontra atualmente em torno dos 10 Joules. Nestas condições, a velocidade do chumbo Rifle seria:

V2 = Raiz ( 2 x 10 / 0,00048 ) = 204 m/s, e o agrupamento:

s5jsroQ.jpg

Nesta nova condição, os tiros agruparam ainda mais, indo para 2,2 cm entre furos extremos, o que afastaria de vez este chumbo da categoria “Vagabundice”, pois agora seu IV, com os devidos reenquadramentos citados anteriormente, passaria para:

Chumbo Rifle ... IV2 = 3,5 (= 10-7,5+1)

O problema do chumbo Rifle continua sendo os “flies”, por falta de controle de qualidade adequado. Observar que o 3º tiro se desgarrou da rota e foi o responsavel pelo IV de 3,5.

Observações (E voltando ao espírito Zaitsev já consagrado aqui no CA)

1 - Confesso que antes de efetuar este review, estava com um puta medo de chegar num IV alto para o chumbo Rifle, o que implicaria me indispor, aqui no CA, com, no mínimo, metade de seus membros... (com duplo sentido, por favor!)

2 - Neste último review ficou comprovado que a carabina determinará o “IV” de um chumbo, pois cada uma tem sua potência própria. A Crosman (E = 19 J), mais “potente” que a CBC (E = 10 J), desagrupa chumbos “levinhos” como o Rifle (7,4 Grains). Em compensação, para um chumbo pesado como o JSB Heavy ( 10,3 Grains), ela agrupa que é uma beleza – Ver foto no 1º review - HP.

E você perguntaria, por quê?

A resposta é bem simples. A velocidade para um chumbo de 10,3 Grains (= 0,00067 kg) na Crosman é:

VJSB = ( 2 x 19 / 0,00067 ) = 238 m/s , ou seja, bem mais baixa que os 281 m/s com o chumbo Rifle.

Finalizando, Princess CBC consegue fazer um agrupamento decente do chumbo Rifle, colocando-o na mesma categoria dos Veados, quero dizer, dos Gamos.

Levando em conta que em nosso Mercado os Gamos custam o dobro do Rifle, este último se torna um bom
custo-benefício e uma excelente companhia para carabinas tipo CBC e Rossi, ao menos para treinos e pinckling (isto se elas aceitarem, lógico).

3 - Agora, cá entre nós, acreditar que este chumbo possa virar JSB um dia seria preciso, antes de tudo, você reorganizar totalmente sua vida e sua mente, raspar a cabeça, entrar para uma seita mística, passar a andar com togas amarelas e começar a acreditar, de forma fervorosa, em Fadas e Duendes... Ou então entrar na fila do Padronizador intra-molecular da NASA, aguardar a sua vez e torcer para os Correios não “desviarem” sua encomenda o que, para esta segunda opção de vida, resulta em uma equação e 3 incógnitas o que, matematicamente falando, é inexequível !

 

Você ainda poderia perguntar: "- Mas o que é um Padronizador Intra-Molecular?"

 

E eu respondo: "- É isto!": (kkkkkkkkkkkk)

L4ZBAfC.jpg

Foto extraída do tópico http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/2022-o-pior-chumbo/page-4 , - artigo #66...

Lembrando, sempre, que A NASA recomenda a utilização do padronizador intra-molecular em baixa gravidade, não se responsabilizando por acidentes que possam vir a ocorrer fora da gravidade lunar, assim como o teste mal sucedido, ocorrido com o atirador Pietrovich Balanshenko, em Chernobyl - Bielorússia, em abril/1986..".

Este caso, vocês devem se lembrar, deixou meu conterrâneo, o Primeiro Ministro russo Vladimir, Putin !!!

No próximo review vamos analisar, com todo o “carinho” que este felá duma égua merece, o chumbo CBC Nitro Gold, o pior custo-benefício do Mercado !!

Editado por Zaitsev
  • +1 4

1908603582_B19CF30G400revpeqjpg.thumb.jpg.82626d09d45f43027ddd0da9c9d45a96.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Zaitsev, já que tocou no assunto Gamo, aí vai um deles:

Gamo pro hunter calibre .177

Peso segundo o fabricante: 0,51g. (0,00051Kg)

Energia da CZ200 = 15.9 joule.

 

Vejamos se entendi seu cálculos e me corrija em caso de erro:

 

1.Estimativa de velocidade: v = Raiz(2 E / m)

v=raiz(2*15,9/0,00051) = 249,70 m/s

Neste caso seria subsônica também.

 

2.Dados para cálculo do IV do chumbo:

Distância 10 metros sentado e apoiado com sand bag.

Distância entre os POI extremos: 3,9 cm. Extrapolando para 20 metros: 3,9x2 = 7,8cm

7,8 cm seria correspondente ao círculo do "5" no alvo que tenho aqui. (seu alvo parece menor que o meu, o que pioraria mais o IV do chumbo em relação aos meus resultados).

Então o IV seria: 10-5+1 = 6

Concluindo o IV para a o chumbo gamo pro hunter seria 6.

Desempenho pior que o rifle.

 

Fotos do chumbo:

1.Foto da embalagem do pro hunter (vejam a etiqueta de preço. Aqui é vendido à preço de JSB);

01gamoprohunter.jpg

2.Fotos com 20x de aumento da ponta e saia do chumbo pro hunter:

01pontagamoprohunter.jpg

 

01saiagamoprohunter.jpg

 

3.Fotos de alguns chumbos da lata de pro hunter:

01chumbosgamoprohunter.jpg

 

4.Foto do agrupamento a 10m:

01agrupamentogamoprohun.jpg

 

Abraço.

  • +1 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante