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Manutenção na velha Feinwerkbau 600 que não pega pressão (fabricada entre 1988 e 1995)


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Ao acionar a alavanca a porta se abre e o mecanismo de disparo é armado e depois de voltar a alavanca sem resistência, fechar a porta e acionar o gatilho, apenas faz um click, sem qualquer liberação de ar.

Quando se aciona a alavanca dá para ouvir o som do ar sendo puxado para dentro do cano e na volta dá para ouvir também o som do ar sendo empurrado para fora com uma menor intensidade. Se tapar a boca do cano com o dedo, nenhuma pressão é sentida.

Minha suspeita é que a vedação das peças 1750.2121, 1750.2141 e 1750.2151 esteja prejudicada ou pela falta da ação da mola 1762.2123 ou porque as borrachas apodreceram ou simplesmente estão sujas, sem excluir também que a bucha 1780.2283 não esteja cumprindo a sua função.

Tem uns vídeos no YouTube mostrando como fazer a manutenção e também se encontram algumas partes de reposição à venda na internet. Antes de chegar na minha suspeita eu fiquei observando a tecnologia e o material usado na fabricação desta arma, a começar pela coronha de madeira laminada, a primeira coisa que fiz foi riscar quando tentei soltar um dos parafusos de fixação:

Risco.jpg.6a1e18095c293da618fc2aa43af25dc7.jpg

Mas, o que é um risco para uma coronha que apresenta sinais de diversas recuperações ao longo do tempo, olhando de perto é possível notar que o verniz já foi reparado em vários pontos com pincel fino e em outros pontos foi utilizado um verniz mais escuro com um pincel mais grosso, inclusive com marcas de escorrimento. A parte mais feia ficou escondida abaixo da regulagem da bochecha:

madeiraLascada.jpg.09eda0fb93ff4288078cd09813a8f3e1.jpg

Tudo indica que o parafuso da soleira avançou na madeira até expor a lasca, que inclusive se pode notar a ferrugem por dentro do plástico transparente:

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Achei curioso uma espécie de assinatura na parte de dentro:

assinaturacoronha.jpg.c987e7f91b7508eed3c23d98c649897e.jpg

Nesta mesma parte de dentro dá para se notar o acumulo de sujeira ao longo dos anos, as marcas de ferrugem dos parafusos de fixação e o óleo utilizado para soltá-los, a propósito, os parafusos atuais não tem ferrugem e devem ser novos.

No ponto de junção da coronha com a carcaça da arma, peça 1750.302.1 ficaram as marcas da combinação da madeira com verniz escorrido com suor do atleta e resíduos do ar:

madeiraaluminio.thumb.jpg.fba44b190e3e21aab8b0c66c3c252996.jpg

Acima a madeira e abaixo o alumínio:

aluminiomadeira.thumb.jpg.73e8df9e26789d57e5e850c0ff5cb3ea.jpg

Achei interessante que parte do verniz escorrido formou um calço de cerca de dois milímetros de altura que acabou por proteger uma parte da peça:

408047056_vernisnoaluminio.jpg.5f93cc74bdb0da202c5ac31a95adc855.jpg

Ao mesmo tempo em que criou um efeito de pilha galvânica, estou pensando em remover este verniz do alumínio.

Muitas outras coisas chamam a atenção, a começar pela peça 1750.362.1 que foi serrada: provavelmente para usar uma luneta:

Tampaserrada.jpg.bedde1beeaa2b8de928ee36db0d2974c.jpg

Para se ter uma ideia, segue abaixo uma foto da peça original ao lado de uma peça vendida no comércio:

tampaoriginal.jpg.425d15186795688b2e1bb34ae8806f5d.jpg

Sinceramente eu preferia ter mantido a original e comprado a peça adaptada.

Algumas partes da arma são de plástico, como a tecla do gatilho que apresenta um trincado:

teclagatilhotrincada.jpg.c513b3752a60b5a66c06bc054715d113.jpg

Também encontrei à venda embora que, por ser acessório de arma de pressão deva ser necessário um CII para importar sem problemas.

O pistão parece estar bom:

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A niquelação tem uma marcas interessantes:

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Parece que foi reparado com algum produto químico.

Havia uma peça solta, não consegui achar ela no esquema:

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Apenas encaixei e dei duas voltas de aperto no parafuso:

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Isto não mudou a situação de continuar a não disparar.

A graxa se encontra com aparência de estar seca, perdeu a viscosidade, sai em pedaços ou em placas:

Graxaseca.jpg.d97e5e2ea7f182db5eab514844b8bbde.jpg

Mesmo assim os componentes se movem normalmente. Também parece estar tudo bem com as outras vedações:

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Os anéis azuis são a peça 4.9.0002 e abaixo aonde tem o buraco com ferrugem é a peça 1750.211.1 que apresenta a marca do contato com a borracha do transfer port 1750.359.1:

transferport2.jpg.b211c017dbdbace81a884d55c20b6969.jpg

Exatamente o anel azul, aliás uma limpeza nesta peça aonde ela se encaixa, 1750.358.1 iria cair muito bem.

Outro detalhe que chamou a atenção foi a peça 1750.108.1 ou focinho, que ainda está cheirando a tinta de spray preta, parece ter sido muito bem pintada.

Por hoje já chega, depois comento sobre as novas descobertas conforme for avançando.

 

 

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5 horas atrás, Pincipi disse:

Se tapar a boca do cano com o dedo, nenhuma pressão é sentida.

Amigos, de maneira alguma façam isso, pois já li relatos de sérios machucados provocados por talvez restos e sobras de chumbo que estavam no interior do cano. Cuidado!

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Ai está uma coisa que nunca pensei que poderia acontecer, por várias vezes na minha vida coloquei o dedo tapando o cano para "medir" a pressão do ar, nunca imaginei uma sobra de restos de chumbo mas, admiti a possibilidade do ar furar a pele igual aquelas vacinas de pistola.

Eu não tinha noção de como eu era sem noção. Vou procurar não fazer mais isto.

Continuando na desmontagem da 600, aliás estou achando muito fácil e agradável lidar com ela, abri o bloco da válvula primeiro porque achei que o defeito seria nele:

valvula.jpg.0c1b6ab151f269b463a7a890a123a210.jpg

Acima a parte aonde vai a mola e notei uma pequena reserva de graxa de cor marrom, a qual imagino não ser a original de fábrica, pois acredito que deveria ser de cor branca.

Em outras partes da arma a graxa branca se endureceu mas, eram partes que não estavam submetidas a pressão do ar.

E abaixo a parte da vedação do bloco a qual acreditava estar com alguma sujeira que permitiria a passagem do ar:

Valvula2.jpg.acaee8c4bcc7a9b5c5f9db90b8da36d9.jpg

Mesmo aparentando marcas de corrosão está vedando, restando apenas a possibilidade do vazamento estar ocorrendo na bucha do pistão e não no conjunto da válvula como eu pensava inicialmente.

Eu ia fazer o teste de soprar pelo cano enquanto puxava o gatilho mas, pensei melhor depois de receber o alerta do dedo no cano.

Na sequência a bucha estava assim ao ser desmontada:

bucha1.jpg.060c681aaa32413abae4569eb9bbe1a7.jpg

E depois de limpar com uma esponja de lavar louça, água e sabão, ficou assim:

bucha2.jpg.6894feefb08497aec34a78b63b58eb4b.jpg

Muito curioso é que as marcas nela se reproduziram fielmente no fundo do cilindro ou câmara:

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Acima do jeito que estava e abaixo a parte da lateral, também antes de limpar:

camara2.jpg.b7ecbc006c5fc6ee8eaf0ce29e784ecb.jpg

Depois de limpar passando um pano envolto num cano de PVC ficou assim:

Camara3.jpg.0e696c22ff4b5d93e953cd1a73e2da9f.jpg

Perdi a imagem do fundo e as marcas de riscado no metal ao longo da câmara seguem ponta a ponta exatamente até o fim do curso do pistão, que estava assim:

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Interessante que as peças pretas são idênticas a um corte de cano de PVC um pouco maior que o que tenho aqui que deve ser de uns 3/4.

Não consegui distinguir diferença das marcas no metal como sendo feitas pelos anéis de plástico ou pela bucha em si.

Removi um deles e coloquei um anel de borracha no lugar:

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Após a remontagem, finalmente obtive pressão, ao acionar a alavanca faz um barulho de ar sendo puxado pelo cano e depois que fecha e aciona o gatilho faz o barulho de ar saindo, o que dá a entender que basta trocar a bucha para a FWB 600 voltar a funcionar.

A bucha dela visualmente aparenta estar perfeita com exceção de uma pequena rebarba. Parece que o material apenas enrijeceu ou endureceu com o passar do tempo, talvez a bucha nova seja mais flexível e assim obtenha a vedação correta.

Parece ser uma mera questão de capacidade de expansão para se ajustar as paredes.

Existem detalhes técnicos como fazer corretamente o polimento da câmara e se qualquer graxa de silicone serve no lugar da graxa original do fabricante que ainda preciso pesquisar melhor. Eventualmente um polimento pode dilatar demais a câmara e nem uma bucha nova consiga vedar, não sei se o projeto desta arma seja durar apenas alguns anos e depois ficar inutilizável sem possibilidade de manutenção ou se permite ser recuperada e usada por muitos mais anos.

Agora vou entrar na fase de cotação de preços no exterior porque a nível nacional não encontrei nada. Existem alguns anúncios espalhados pelo mundo oferecendo o pistão completo ou apenas partes como a bucha e as vedações.

Meu plano é fazer a compra e enquanto espero a entrega, testar diferentes níveis de gambiarras ou adaptações para "abrasileirar" a manutenção.

Fita veda rosca não deve durar nem dez disparos.

Usinar a bucha com alguma borracha? Quem sabe?

Usinar a bucha para encaixar nela dois anéis de vedação, um entre o pistão e a bucha e outro no meio da bucha. Talvez um só aguente a pressão ou dois em conjunto?

Adaptar uma bucha nacional que encaixe na bucha original deve ser muito trabalho para pouco resultado.

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3 horas atrás, Pincipi disse:

Usinar a bucha com alguma borracha? Quem sabe?

Essa bucha é só de encaixe? Posso ver com um armeiro aqui se ele faz em PU.

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Sim, ela é de encaixe, a bucha é do tipo macho e o pistão do tipo fêmea:

bucha.jpg.0401ef506ef4da51e834fb3d236d8c57.jpg

Estas são as medidas:

medidas.thumb.jpg.8ab9ee55b31b4238eaea770f4872ef29.jpg

A bucha que está aqui tem 15,5 mm de altura e lancei 16 mm porque se necessário posso desbastar, tipo eu acredito que tenha se desgastado com o tempo. A largura tem 31 mm mas, não dá vedação e lancei 32 mm e após pensar mais um pouco decidi por 33 mm pois assim se ficar maior posso desbastar até ajustar.

Editado por Pincipi
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A cotação de preços do kit ficou em torno de R$ 350,00 iniciais a serem pagos ao site que vende, incluído o valor do frete e depois disso tem a questão do imposto de importação e a taxa do correio que pode variar o preço final chegando até uns R$ 700,00 dependendo de uma série de fatores assunto de outro post.

Eu removi a bucha do pistão passando uma faca sem fio entre o alumínio e o PU, levantando aos poucos:

Pistao1.jpg.72572ab0c17067301c328cc681d453ba.jpg

O que deixou algumas marcas e pude notar que haviam dois pontos de cola cinza, flexível, tipo uma cola de aquário ou de silicone que provavelmente estava lá para evitar a saída da bucha ou então que ela girasse, realmente não tenho ideia de qual seria a função deste adesivo.

Na sequência eu fiz uma gambiarra com uma serra de copo e um tubo de uma parte de uma impressora, fixando a bucha dentro dele com algumas voltas de fita crepe e girando com uma parafusadeira:

usina.jpg.691db2d34ac2036700d1a02aebfe926a.jpg

Em resumo usinei a peça para adaptar o anel de borracha que ficou assim:

usinada.jpg.219828603d64bc102872beacf27fd927.jpg

E instalada no pistão:

buchainstalada.jpg.449e268f3b5e0ae3e4a5d71faecf7b3b.jpg

E com o anel encaixado:

anelinstalado.jpg.b31df1fa13e7a99f893800c7eeeedaba.jpg

O anel ficou muito alto, não consegui fazer entrar na câmara e ao invés de usinar mais a peça, resolvi trabalhar o anel:

Anel1.jpg.aadc645b59148d53fc2a4cce820525b8.jpg

Primeiro lixei por fora até ficar plano e girei o anel para lixar por dentro ficando com o perfil quadrado e não mais redondo como originalmente, o suficiente para entrar bem apertado:

Cilindro1.jpg.249848062c06dbfc938f2eba946b87b6.jpg

Ocorre que ao abrir a alavanca até o fim, parte do anel fica exposta como acima e na hora de fechar, parte dele tende a ser beliscado pelo metal quando entra na câmara:

Cilindro2.jpg.0480a936ccb97f2326ce0f8e418b97b1.jpg

Com estas gambiarras consegui fazer meu primeiro disparo a dez metros, sem a coronha e apontando sem visada:

Disparo.jpg.289bff7c28624ae8b05ec430da8869ea.jpg

Realmente impressionante esta sorte de principiante, só quero ver agora como serão os próximos disparos e o quanto este anel vai aguentar.

Por enquanto vou deixar em aberto a aquisição do kit de reparo e repensar no funcionamento geral desta carabina. Já sei que a medida da bucha não pode ser maior que 32,5 mm para entrar bem apertado.

Minha ideia atual é usinar a bucha bem próximo da extremidade que é o ponto exato da vedação e que não fica exposta no movimento de vai e vem da alavanca, o problema é que acho que o PU não vai aguentar.

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Pincipi, tem uma pessoa no RN que está produzindo buchas de PU fechadas, são usinadas, o nome dele é Harisson, ele está comercializando essas buchas com o nome de Shock Zero, telefone para contato (84) 98850-0333, veja se ele faz com esse tipo de encaixe macho, já que as comercializadas são com encaixe fêmea ou vazada para parafuso.

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Aprendiz de Curioso

"Hoy mejor que ayer.... pero peor que mañana"

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Conversei com o Harisson, ele realmente faz a bucha para qualquer arma mas, utiliza um pistão de modelo para testes antes do envio e no caso da FWB 600 ele não tem. Tentei fazer uma estimativa de preço sem êxito.

Eu queria comparar com o valor do kit de reparo e pensei bem sobre outros aspectos; digamos que consiga nacionalizar apenas a bucha, ocorre que a arma possui outras partes que também devem se desgastar com o tempo:

Partes.jpg.fcfd7d25fe705b2694d36fa94dba0511.jpg

Pode até ser que algumas vedações mais acima durem uma vida inteira entretanto, as de baixo, a bucha e os anéis de alinhamento do pistão devem se desgastar como me disseram em tornode um ano com muito uso e três anos com pouco uso.

Fiz cerca de 50 disparos com a gambiarra do anel de vedação, a dez metros com os chumbos Bullet agrupou em um moeda de um real e com os chumbos HN agrupou em uma moeda de um centavo. O anel de borracha que coloquei já apresentou um pequeno rasgo e o abrir e fechar da alavanca se tornou mais duro ou rude exatamente no ponto de "beliscagem". A ideia de usinagem do anel na bucha velha é uma causa perdida porque o ponto de pressão fica exatamente na ponta da bucha e quando abre a arma, este ponto fica praticamente encostado no ponto de beliscar.

Cheguei à conclusão de que o melhor a se fazer é comprar o kit original e seguir uma série de testes de vazamentos, desempenho, desgaste e agrupamentos para saber como o conjunto da arma se comporta e assim ter um parâmetro de comparação, para só depois partir para a tentativa de nacionalização das vedações.

Eu não tenho ideia que qual é o material da bucha e pensei em testar várias coisas à venda no mercado, como por exemplo martelo de borracha ou polipropileno e até mesmo apenas a cabeça intercambiável. Pelo que observei o martelo de azulejo que tem a cabeça branca não vai servir porque a borracha dele fica meio granulada, tendendo a se quebrar em pedaços quando submetido a arrasto ou pressão, idem para o martelo de cabeças rosqueáveis, tanto o amarelo meio transparente como o lado preto não tem a mesma resistência de uma rodinha de skate.

A grosso modo eu imagino uma tabela de níveis de dureza:

65- Pneus para carros

70- Borracha SBR

70 a 90- Orings Hidráulicos

72- (PP) Polipropileno natural

72- (PA) Nylon Poliamida

90- (PU) Poliuretano, Bucha de carabina PU

98- Rodas duras de patins e skates

100- Borracha Ebonite

120- (POM) Poliacetal

Encontrei muitos anúncios de tarugos de 32 mm de diversos materiais e fiquei mais inclinado a tentar a usinagem com o tarugo de PU 35X300 mm de dureza 90SHA, utilizando um prato de três castanhas feito em impressora 3D preso a uma furadeira, só falta definir a ferramenta de corte ou desbaste. O custo inicial desta empreitada seria em torno de R$ 150,00 para a produção de umas dez buchas enquanto que as horas de serviço não pude calcular ou estimar, só depois de por a mão na massa é que posso definir.

As buchas de PU à venda no mercado são destinadas a um projeto diferente, elas são puxadas para depois serem empurradas com força e velocidade, já a bucha desta arma é puxada e empurrada na mesma velocidade e não sei se isto diferencia ou não o material a ser usado com mais ou menos flexibilidade ou dureza.

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Boa tarde Pincipi, quando você for usinar o tarugo para confecção da bucha, faça um teste com ele congelado, eu vi um vídeo em que a pessoa estava fazendo umas buchas para amortecedores, e ele comentou que usinando o PU congelado é mais fácil e o acabamento fica melhor! Nunca testei porque também nunca fiz uma bucha de PU, só fiz ajustes em buchas compradas no mercado, mas quando elas estão sendo lixadas e esquentam com o atrito, ficam mais moles e ruim de dar acabamento.

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Aprendiz de Curioso

"Hoy mejor que ayer.... pero peor que mañana"

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  • 2 weeks later...

Então, atualizando as informações, a usinagem no parceiro indicado ficou orçado inicialmente em cerca de R$ 30,00 porém para atender a excelência da arma seria necessário o envio do pistão junto da bucha velha. Apenas o envio das medidas não daria certo por uma série de motivos, entre eles o teste antes do envio. Parece que as medidas do pistão são mais importantes que a da própria bucha em si.

Ponderei sobre a questão e fiz a compra de dois kits de reparo vindo do Canadá já que me indicaram o produto como sendo original, pois o que viria da Polônia não seria original.

Usando a gambiarra do anel de borracha consegui fazer 51 disparos antes da borracha se deteriorar, ser cortada e dificultar o movimento da alavanca que ficou gradualmente com maior esforço, segue abaixo a última série de sete disparos com chumbo HN e com chumbo Bullet:

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Todos agruparam à direita e abaixo do alvo. Eu não estou acostumado a acertar um tiro no buraco de outro tiro e confesso que é uma sensação estranha, dá a impressão de que o disparo "desapareceu". A regulagem do dioptro já parecia estar no máximo da escala tanto horizontal como vertical, motivo pelo qual somado ao fato de nunca ter usado uma mira destas antes, resolvi deixar como está e manter a regulagem.

As vedações novas acabaram chegando muito antes do esperado e fiz duas imagens para registro e considerações:

2.jpg.25b779764cba9262094976fd7739eaab.jpg

Na lateral tem uma marca que pode indicar um ponto de injeção do material ou o ponto de sua saída durante o processo de fabricação e na parte de encaixe do cilindro tem umas inscrições:

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Agora vou tirar e anotar medidas, fazer comparações, contas, cálculos e meditações para ver se vale a pena "nacionalizar" o kit de reparo ou se é melhor ir pagando o preço da importação.

 

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  • 2 weeks later...

Não aguentei ficar fazendo medições e cálculos, instalei apenas a bucha e as duas guias, com um pouco de graxa de silicone comum, mantive todas as outras vedações, ajustei o dioptro em 60 cliques para sair do extremo e ficar na escala do meio e mais 60 cliques para baixo e fiz meu primeiro teste a dez metros, quinze disparos apoiado, um em cada alvo, chumbo H&N:

Apoiado.jpg.93149c06e42f9d6244207f12ed2cc551.jpg

A partir dai ficou difícil fazer alguma outra coisa diferente do que armar, colocar o chumbo, apontar e disparar. Testei outros alvos e alguns disparos acabam entrando no mesmo buraco anterior.

Estou tentando me recuperar e voltar à realidade para dar prosseguimento à maiores detalhes da vedação desta arma, por enquanto o resumo é o seguinte:

Tomando por base a afirmação de que a bucha dura um ano com muito uso e três anos com pouco uso, faço a estimativa de custo diário de R$ 1,00 a R$ 2,00 usando muito e de R$ 0,33 a R$ 0,66 usando pouco, isso considerando a compra internacional.

Porém, pode ser que algum dia no futuro o kit de vedação deixe de ser fornecido ou não seja mais encontrado à venda e pelo que pude observar na bucha nova, ela tem a vedação baseada num anel de 0,5 mm de espessura e assim acredito que seja muito difícil tornear uma peça igual feita em poliuretano ou algum material que tenha bastante resistência e flexibilidade.

Na parte das guias eu observei que não se tratam de canos cortados e sim de peças produzidas industrialmente como um plástico injetado numa forma, que se assemelham visualmente idênticas às guias de garfo ou pistões de motocicletas, ainda falta conferir numa loja de auto peças se existem no tamanho exato. Quanto às demais vedações eu ainda não tive tempo de observar mais à fundo e me parecem inicialmente fáceis de serem encontradas no comércio ou usinadas.

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Em 20/06/2022 em 19:56, Luiz Almeida disse:

Essa bucha é só de encaixe? Posso ver com um armeiro aqui se ele faz em PU.

Que vergonha, até hoje não fui ver isso! vai fazer um mês...

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Tirei as medidas da bucha nova e fiz um desenho:

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Resumi tudo em uma foto que pode ser impressa no tamanho de uma folha A4 e se for descrever mais detalhes vai ocupar muito espaço desnecessário no post, basicamente apenas 0,5 mm de bucha faz toda a vedação porém, tem um outro aspecto importante que observei quando fiz a instalação dela dentro da câmara do cilindro:

CilindroRespiro.thumb.jpg.e25cb1856b47afbdf0b1724d94697218.jpg

Notem o destaque em vermelho para a área do fim do cavado e no diâmetro oposto uma circunferência que passo a chamar de respiro, num esquema ficaria assim:

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(O furo à direita é a passagem de ar para o bloco) Seguindo da esquerda para a direita, a bucha entra com folga, praticamente não toca na parede interna da câmara do cilindro, ela só vai tocar nas paredes quando chega na área do fim do cavado e neste ponto é que ela começa a fazer a vedação, assim que passa pelo respiro. Visualmente seria assim:

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Esta é a posição que a bucha fica com a alavanca totalmente aberta e a visão do outro lado é assim:

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Não se confunda com o reflexo da mola na parede externa do cilindro, veja que a bucha deixa um pequeno espaço para a passagem do ar. Num esquema a situação do alinhamento entre a bucha e as paredes internas da câmara seria assim:

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Na esquerda a representação da bucha, no centro o cavado e à direita o respiro. Então, com a alavanca totalmente aberta, o sistema não tem pressão e assim que se começa a fechar a alavanca, a bucha vai sendo empurrada para dentro, passando pelo respiro, pressionando o ar, até ser totalmente comprimida no fim de curso.

A única medida que consegui obter da câmara do cilindro é o diâmetro de entrada de 31,10 mm e apenas na entrada que a bucha pega um pouco e logo em seguida fica com folga, para só encostar na parede interna quando chega no alinhamento mostrado acima.

A parte das medidas do encaixe do cilindro eu fico devendo porque não tenho segurança, ou melhor, não sei como fazer a medição interna.

Ainda no assunto da alavanca, totalmente fechada ela fica num ângulo aproximado de 5 graus, se levantar um pouquinho, apenas com um dedo para mais ou menos 20 graus, ela dá um salto e pula até ficar em perto de 30 graus. Este seria o pulo do gato, pois quando a bucha não tem mais sua vedação operante, a alavanca deixa de saltar.

Seguindo o percurso, a alavanca chega nos 130 graus que é o máximo de abertura.

Ainda dentro de um critério de importância ou assunto relevante, muito curioso é o ritual ou processo que ocorre dentro da arma neste percurso de abrir e fechar de alavanca, primeiramente se ouve um breve sopro de ar entrando pela frente do cano, depois se dá a abertura para se colocar o chumbinho e em seguida se ouve um rápido assobio do respiro que deixa de ser notado quando se instala a coronha. Quando se fecha a alavanca, dá para ouvir claramente o rangido da borracha percorrendo o interior do cilindro, parece até que está trabalhando à seco, sem lubrificação. Pode até ser que a graxa de silicone não seja adequada ou esteja em pouca quantidade, eu até completei com mais um pouco e o rangindo se manteve. Só mesmo comprando a graxa original para se saber se este som é normal ou não. Também não descarto a possibilidade da parede da câmara não estar devidamente limpa ou lisa como vidro.

Na internet existem vídeos desta arma adaptada para multi pump, de alguma forma devem ter instalado alguma válvula que impeça o retorno de ar e permita mais bombadas com mais pressão.

Revendo todas as informações que obtive até agora, creio que usinar uma bucha de PU funcional seja uma tarefa possível de ser executada, é claro que com medidas diferentes da original. Duvido que só meio milímetro de poliuretano dê conta do recado.

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  • 1 month later...

Já atingi a marca de mil disparos e posso dizer que a bucha já deve ter amaciado, a brincadeira hoje ficou assim:

FWBCa29ago22.jpg.4cd9ea553c6c56d3a521980a409734c4.jpg

Três disparos em cada alvo com chumbos diferentes e até mesmo o chumbinho Pardal conseguiu fazer um disparo dentro do furo de outro disparo.

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