Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Vida útil cilindro?


Posts Recomendados

O meu palpite é o seguinte: Eu tenho uma PR900W de primeira geração, ou melhor, dos primeiros modelos sem a atual referência de geração, fabricada na China, importada por AENN Ind. e Com. de artigos Esport. LTDA-ME CNPJ 04.787.553/0001-97 e comercializada pela Fare Sport Eireli-ME CNPJ 23.268.217/0001-82 em novembro de 2017, totalmente desprovida de qualquer indicação de validade no cilindro.

Eu também me interessei em saber qual seria a validade do cilindro dela, fiz minhas pesquisas e obtive algumas respostas aqui mesmo no Fórum:

Em resumo, aqui no Brasil, só encontrei normas ABNT para cilindros (de mergulho) de aço sem costura em que devem constar o mês/ano de fabricação, válidos por cinco anos, podendo ser retestados e marcados por mais cinco anos e ainda passar num último reteste para funcionar por mais cinco anos, se tornando inválido após este tempo, não sendo mais possível um reteste, não achei nada especifico sobre cilindros de armas PCP.

Já na Europa parece que existem normas semelhantes em que os cilindros das armas PCP de alumínio devem ser gravados com o mês/ano de fabricação e que tem validade de dez anos sem possibilidade de reteste.

Na China bem como na Índia não achei nenhuma referência ou nada que obrigue a seguir qualquer norma/lei Brasileira, Europeia ou Americana, lá as coisas são fabricadas por encomenda e qualquer gravação de data ou marcas identificadoras são combinadas com quem fez o pedido.

A minha conclusão pessoal é que se o cilindro de arma de PCP vem sem qualquer marca indicadora de fabricação/validade então, logicamente é de validade indeterminada, como acredito ser o caso das PR900W (G1 e G2). Agora, se vier só com a identificação de data de fabricação tem que olhar no manual do fabricante para se confirmar a validade.

Tentando entrar mais especificamente em qual seria a vida útil em termos de durabilidade do material ou utilização sem riscos ao atirador eu não tenho a menor ideia mas, sei que armas de PCP do século XVIII ainda se encontram com os reservatórios em condições de uso bem como as Fionda da década de 60, só que o material delas não era liga de alumínio.

Por associação ou comparação eu imagino que a liga de alumínio do cilindro da minha PR900 seja a mesma liga comercializada na Europa e assim, desta forma, acredito que posso utilizar ela com segurança até meados de 2027, considerando apenas a data da nota fiscal, mesmo que a fabricação dela deva ter ocorrido entre três meses a cinco anos antes de 2017.

Este é apenas um palpite.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por falta de normas específicas, o máximo que dá para fazer é se basear nas marcas que tem uma  validade, como o a HW 100, que é de 10 anos. Pra ser sincero as únicas pcp que já vi trocarem os cilindros foram as AT 44, que quando colocaram mais pressão do que o recomendado, o cilindro deformou.

AT 44 5,5 monoshot 4,5/5,5 

Nova Vista Alpha 4,5 Vendida

Gamo Extreme Co2 5,5 Vendida
Marauder 5,5 Vendida
Hatsan AT 44 5,5 Vendida
Hatsan Flash 5,5 Vendida
SPA P12 5,5 Vendida
SPA P10 5,5 Vendida
HW 100 5,5 Vendida
SPA PP700S 5,5 Vendida
SPA CP1 5,5 Vendida

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante