Edu Milani Postado Julho 23, 2021 Share Postado Julho 23, 2021 Olá pessoal, Adquiri uma Nitro X1000 há cerca de 2 meses atrás, e após alguns disparos notei que a potência havia caído drasticamente. Cronografei ela e verifiquei que estava a velocidade estava variando entre 300 e 500 FPS (entre 4 e 11 joules) com chumbo de 1 grama, sendo que o normal seria estar acima dos 850 FPS. Pois bem, como já havia se passado o prazo para devolução na loja que comprei, fui obrigado a enviar para a assistência, na qual, segundo eles, foi trocado a bucha e anel de vedação (oring). Após quase 1 mês, recebi ela de volta, com o mesmo problema. Descrente da assistência, resolvi levar a um amigo que entende um pouco de manutenção e trocamos a bucha (que estava estourada e disseram que foi trocada) por uma de PU, da Elite. Após 4 disparos, a velocidade caiu de novo. O que acham que pode ser o problema, já que o Gás Ram é novo? Aqui na minha cidade não conheço armeiros especializados e já não sei o que faço. Agradeço quem puder ajudar de alguma forma! Abs. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alberto José Postado Julho 23, 2021 Share Postado Julho 23, 2021 (editado) Provavelmente está ocorrendo efeito diesel severo que acaba detonando, literalmente, o retentor (vulgo bucha), Ao efetuar a troca do retentor, limpou o cilindro da carabina ? Que tipo de lubrificante (se usou) aplicou no retentor após a troca ? Se puder postar fotos dos retentores danificados, auxiliaria muito no diagnóstico. Editado Julho 23, 2021 por Alberto José 1 Citar Mandarim " O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!" Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
doijaoo Postado Julho 23, 2021 Share Postado Julho 23, 2021 eu sempre suspeito do gasram por ultimo ... mas aprendi que realmente as vezes um gr novo pode ter problemas .... bucha e anel do cano esta ok? entao suspeite do gas ram ... as vezes acontece de ser ele apesar de ser bem raro 1 Citar Artemis M16 .177 Gamo CFX ROYAL IGT .177 KIT INVERTER 40KG Gamo Delta Fox .177 GR 40KG GAMO CFX .22 GR 45KG COMETA NEW FENIX .177 GR 45KG HW30s .177 HW95 .22 Cometa 220 Galaxy .177 Artemis Black Hawk .22 Gamo Cfx Royal .22 KIT INVERTER 45KG Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Edu Milani Postado Julho 28, 2021 Autor Share Postado Julho 28, 2021 Em 23/07/2021 em 13:48, Alberto José disse: Provavelmente está ocorrendo efeito diesel severo que acaba detonando, literalmente, o retentor (vulgo bucha), Ao efetuar a troca do retentor, limpou o cilindro da carabina ? Que tipo de lubrificante (se usou) aplicou no retentor após a troca ? Se puder postar fotos dos retentores danificados, auxiliaria muito no diagnóstico. Alberto, sim limpamos o cilindro e utilizamos a pasta G que vem junto com a bucha de PU da Elite para lubrificá-la. Não cheguei a tirar fotos, mas vamos abrir novamente (pois o tempo está curto para isso) pra ver se a bucha estourou de novo. Mesmo sendo de PU, se o efeito diesel estiver acirrado, ela arrebenta facilmente como a bucha padrão? Será que pode ser o GR, apesar de novo? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Edu Milani Postado Julho 28, 2021 Autor Share Postado Julho 28, 2021 Em 23/07/2021 em 14:37, doijaoo disse: eu sempre suspeito do gasram por ultimo ... mas aprendi que realmente as vezes um gr novo pode ter problemas .... bucha e anel do cano esta ok? entao suspeite do gas ram ... as vezes acontece de ser ele apesar de ser bem raro A bucha e o anel foram substituídos por novos de PU, e mesmo com a limpeza do cilindro (acho que limpamos corretamente) ainda está com um pouco de efeito diesel. Será que pode ter estourado a bucha novamente? ainda não tivemos tempo de abrir e não temos muito conhecimento. Espero que não seja o GR, mas se não for ele, tem outra idéia do que pode ser, tirando todas estas hipóteses? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alberto José Postado Julho 28, 2021 Share Postado Julho 28, 2021 1 hora atrás, Edu Milani disse: Alberto, sim limpamos o cilindro e utilizamos a pasta G que vem junto com a bucha de PU da Elite para lubrificá-la. Não cheguei a tirar fotos, mas vamos abrir novamente (pois o tempo está curto para isso) pra ver se a bucha estourou de novo. Mesmo sendo de PU, se o efeito diesel estiver acirrado, ela arrebenta facilmente como a bucha padrão? Será que pode ser o GR, apesar de novo? Se o retentor de PU estiver estourado, já que você limpou o cilindro da carabina, uma hipótese para a presença do efeito diesel é vazamento de óleo da mola a gás (gás ram) o que pode ser notado inspecionando a haste do gás ram, o que também explica a perda gradativa da potência dos tiros. Tire fotos do retentor novo também. 1 Citar Mandarim " O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!" Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Orlando Postado Julho 28, 2021 Share Postado Julho 28, 2021 Bom dia Edu, verifique o GR conforme indicado pelo Alberto José, caso haja presença excessiva de óleo o GR está com problema de vedação aí seria a troca do mesmo, caso contrário indico que faça uma nova limpeza no cilindro, e êmbolo interna e externamente, para isso use WD40 original, e limpe tudo muito bem com papel toalha, trocando até não sair mais oleosidade. Caso a bucha de PU estiver íntegra sem danos, lubrifique-a com pouco de graxa de silicone e use um pouco de pasta G para lubrificar a saia do êmbolo. O silicone funciona como um vedante da bucha aumentando a eficiência dessa, já a pasta G atua como lubrificante evitando o atrito entre as partes metálicas. Cuidado com os fios da rosca do cilindro, como a bucha passa justo por eles, é possível que aconteça algum dano na mesma, procure uma maneira de proteger usando um pedaço de garrafa PET. 1 Citar Aprendiz de Curioso "Hoy mejor que ayer.... pero peor que mañana" Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Edu Milani Postado Julho 28, 2021 Autor Share Postado Julho 28, 2021 1 hora atrás, Alberto José disse: Se o retentor de PU estiver estourado, já que você limpou o cilindro da carabina, uma hipótese para a presença do efeito diesel é vazamento de óleo da mola a gás (gás ram) o que pode ser notado inspecionando a haste do gás ram, o que também explica a perda gradativa da potência dos tiros. Tire fotos do retentor novo também. Entendi Alberto, grato pela sua atenção, vamos verificar o GR como você mencionou, nunca imaginei que o vazamento dele pudesse causar efeito diesel, espero que não seja o Gás Ram, assim que conseguirmos desmontá-la mando as fotos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Edu Milani Postado Julho 28, 2021 Autor Share Postado Julho 28, 2021 55 minutos atrás, Orlando disse: Bom dia Edu, verifique o GR conforme indicado pelo Alberto José, caso haja presença excessiva de óleo o GR está com problema de vedação aí seria a troca do mesmo, caso contrário indico que faça uma nova limpeza no cilindro, e êmbolo interna e externamente, para isso use WD40 original, e limpe tudo muito bem com papel toalha, trocando até não sair mais oleosidade. Caso a bucha de PU estiver íntegra sem danos, lubrifique-a com pouco de graxa de silicone e use um pouco de pasta G para lubrificar a saia do êmbolo. O silicone funciona como um vedante da bucha aumentando a eficiência dessa, já a pasta G atua como lubrificante evitando o atrito entre as partes metálicas. Cuidado com os fios da rosca do cilindro, como a bucha passa justo por eles, é possível que aconteça algum dano na mesma, procure uma maneira de proteger usando um pedaço de garrafa PET. Orlando, muito obrigado pela aula! Realmente, meu receio maior nesse momento é o Gás Ram, que conforme o Alberto disse, pode estar com vazamento. Mas não descarto que possamos ter danificado a bucha na hora de recolocar o êmbolo no lugar, como você mencionou. Vou seguir todos os passos e dicas que vocês estão me passando. Grato! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Orlando Postado Julho 28, 2021 Share Postado Julho 28, 2021 4 horas atrás, Edu Milani disse: Orlando, muito obrigado pela aula! Realmente, meu receio maior nesse momento é o Gás Ram, que conforme o Alberto disse, pode estar com vazamento. Mas não descarto que possamos ter danificado a bucha na hora de recolocar o êmbolo no lugar, como você mencionou. Vou seguir todos os passos e dicas que vocês estão me passando. Grato! Vale lembrar que a graxa de silicone não produz o efeito diesel! Citar Aprendiz de Curioso "Hoy mejor que ayer.... pero peor que mañana" Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rui Saiki Postado Agosto 7, 2021 Share Postado Agosto 7, 2021 As Nitro x não tem vedante no cano... Eles optaram por colocar na saída da câmera atrás onde fecha o cano.. . Por isso qdo o chumbo fica com a saia fora do cano ao fechar o sistema rasgua a parte superior desse vedante...ilumine na lanterna se está inteiro esse o-ring. Já vi alguma com o anel de borracha todo destruído na parte superior. Tem que escanear a entrada do cano permitindo total entrada do chumbo sem deixar parte da saia para fora. Citar At 44 long 5,5mm At 44 5,5mm ferrolho turning by Nico coronha Romão Evanix Brizzard S10 5,5mm Walther Dominator 1250 5,5mm S510 5,5mm BSA R10 5,5mm coronha Ft-Fabio Artesão Theoben MKII -USA 5.5mm Theoben Rapid MFR Bull Barrel 5.5mm ... EV2 Air Arms 4.5mm Cometa Lynx 5.5 V5 Styer LG110 Hight Power 4,5mm HW100 calibre 5,5mm e 4,5mm Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rui Saiki Postado Agosto 7, 2021 Share Postado Agosto 7, 2021 Agora, Rui Saiki disse: As Nitro x não tem vedante no cano... Eles optaram por colocar na saída da câmera atrás onde fecha o cano.. . Por isso qdo o chumbo fica com a saia fora do cano ao fechar o sistema rasgua a parte superior desse vedante...ilumine na lanterna se está inteiro esse o-ring. Já vi alguma com o anel de borracha todo destruído na parte superior. Tem que escanear a entrada do cano permitindo total entrada do chumbo sem deixar parte da saia para fora. Escarear ou desgastar um pouco a entrada do cano permitindo o chumbo ser introduzido totalmente dentro do cano sem possibilidade de raspar no anel de borracha. Citar At 44 long 5,5mm At 44 5,5mm ferrolho turning by Nico coronha Romão Evanix Brizzard S10 5,5mm Walther Dominator 1250 5,5mm S510 5,5mm BSA R10 5,5mm coronha Ft-Fabio Artesão Theoben MKII -USA 5.5mm Theoben Rapid MFR Bull Barrel 5.5mm ... EV2 Air Arms 4.5mm Cometa Lynx 5.5 V5 Styer LG110 Hight Power 4,5mm HW100 calibre 5,5mm e 4,5mm Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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