Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

PR900W caldo preto, a questão da umidade/sujeira no cilindro e manutenção.


Posts Recomendados

Tenho uma PR900W que já comprei usada e nunca fiz a manutenção do cilindro, já limpei o supressor uma vez e dentro dele tinha um "caldo preto" que não consegui identificar, sendo muito provável se tratar de uma mistura de água com óleo de silicone e sujeira. Tipo espirrar num vidro umas cinco mil vezes.

Num outro post eu fiz o polimento da coroa e obtive bons resultados no agrupamento, acontece que ela voltou a não agrupar mais, ou melhor explicando, quando faço disparos aleatórios, na distância de 10 metros, num intervalo de 20 mim a uma hora entre um e outro, cada disparo vai para um lado num raio de 10 a 20 cm do ponto visado e quando faço disparos na sequência um atrás do outro em poucos segundos, a maioria agrupa em 3 cm e algum são flayers.

Eu imagino que este fenômeno esteja ligado ao aquecimento do cano ou até mesmo do próprio conjunto da arma, um dia eu descubro o que realmente está acontecendo.

Bom, eu resolvi trabalhar na limpeza do cano e no polimento do raiamento, devido à questão do oring do cano eu não usei linha de nylon e optei por usar vareta de limpeza recoberta com durex, com um limitador para que não encoste no oring.

Nas primeiras passagens usei pano com óleo de silicone:

1.jpg.4a1441cec4de29b23fb800dec6f60f55.jpg

Da esquerda para a direita os cinco primeiros umedecidos e os dois últimos secos.

Como critério de avaliação, usei uma lanterna para iluminar a culatra e observei pela outra ponta do cano, de fato o raiamento não mudou de cor, permaneceu escuro.

Passei para o polimento com lustrador "Silvo", semelhante ao Kaol:

2.jpg.1a6c6ce9a54012bec468f510f839309c.jpg

Da esquerda para a direita, o primeiro úmido, o segundo seco, os terceiro e quarto úmidos e os dois últimos secos.

No observação pela lanterna deu para notar uma ligeira melhora no brilho do raiamento.

Ai passei para a massa de polir numero dois:

3.jpg.e3eefd1e7f32022ed8b666410ece6425.jpg

Da esquerda apara a direita, os três primeiros úmidos e o último seco.

Desta vez o brilho do raiamento ficou significativo, bem melhor, ainda não é um espelho como ficou a coroa porque fiz apenas umas duzentas passagens de ida e volta manualmente e não usei uma furadeira para girar a aste.

O primeiro disparo realizado logo após o polimento foi maravilhoso:

4.jpg.952faed19d6d568639fe181ab9b23d7d.jpg

Me senti como um campeão olímpico. Ocorre que os demais disparos voltaram a seguir um agrupamento nos mesmos moldes citados acima.

Fiz mais limpezas com panos secos e continuaram a sair sujos, primeiramente a intervalos de vinte disparos, depois a intervalos de dez disparos e depois a cada disparo, sempre com a mesma sujeira no pano.

Cheguei a limpar e esperar uma hora e limpar de novo, só assim o pano saiu limpo.

Eu cheguei a pensar que seria algo no chumbo mas, para desencargo fiz um disparo sem o chumbo e passei o pano limpo, para minha surpresa, saiu com a mesma sujeira anterior.

O que me leva a crer que tem algo no reservatório, no cilindro, o que eu chamo de caldo preto.

Alguém já passou por isto? Sabem se eu realizar a manutenção do cilindro vai resolver o problema? Ou é mais complexo do tipo envolvendo algo como a filtragem do ar quando uso a bomba para encher a arma e também o cilindro scuba.

Que caldo preto é este e como ele se forma?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola! pessei por isso com a minha BAM B50, algumas vezes dava pra ver na ponta do cano que chegava a sair uma pequena nevoa de "caldo preto" quando eu atirava, eu atirei sem chumbinho a uma distancia de uns 40 cm em uma alvo e ficou manchado de preto, desmontei o cilindro e estava todo melado de agua e corrozao, limpei tudo e passei silicone, mas o fato sempre se repetia, so melhorou apos uma nova limpesa e a colocaçao de filtro na minha bomba, pois acredito que a bomba ja jogava ar umido dentro da carabina. ai nao tive mais esse problema.

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Luiz Almeida disse:

Cuidado no polimento do cano! Isso não se faz necessário.

Certo, quando fiz o polimento da culatra eu vi que qualquer coisinha destrói as raias e realmente não percebi qualquer diferença de agrupamento depois de fazer um polimento parcial. Agora estou me preparando para abrir o reservatório de ar, estudando a visão explodida e vídeos na internet.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza o reservatorio e a disparadora terao que ser limpos... em pcp a qualidade do ar conta muito... mas vejo que a maioria nao se preocupa com isso, ainda mais depois do mercado ser inundado com esses pequenos compressores chineses que tem um filtro sem vergonha... isso e valido pra bomba manual tambem... um amigo meu faz recargas aqui e o investimento na parte de filtros ,pra tirar impurezas ja chega a quase a metade do valor do compressor... isso pq nao e esses chineses da vida...nao e a toa que grandes empresas nao cobram barato pra encher as scubas de 300 bar com ar respiravel... no final esse custo acaba compensando fora a dor de cabeça...em pcp por incrivel que pareça o ar faz diferenca ... e no e so o amigo nao ja presenciei... casos semelhantes...

Editado por MARCOSYW1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, MARCOSYW1 disse:

Com certeza o reservatorio e a disparadora terao que ser limpos

Decidi que iria limpar neste momento apenas o reservatório. Removi a válvula com a força da mão e pude notar que o anel de vedação já não mantém a forma original redonda, está com uma forma próxima ao um triângulo, me parece que ainda tem condições de vedar e por isso não fiz a substituição.

Eu não achei um jeito de fotografar o interior do cilindro e pude notar que bem no fundo havia um depósito incrustado de cerca de dois milímetros de caldo, as paredes estavam escuras, com pouco reflexo da luz da lanterna, passei apenas um pano seco com a aste:

prmeiro.jpg.e09e6d6399932cbf3c488dc261f3299e.jpg

Não sai muito sujo mas, ao observar com a lanterna, deu para perceber mais reflexo de luz nas paredes e se destacou uma mancha com semelhança a um inicio de ferrugem. Passei o segundo pano úmido com óleo de silicone:

segundo.jpg.e0318935aaa44d24995adf972a424135.jpg

Este sim saiu bem mais sujo e pude notar que as paredes ficaram bem brilhantes com bastante reflexo de luz e que a mancha sumiu.

O próximo pano seco saiu um pouco sujo e o quarto pano seco saiu limpo e ficou apenas um fiapo dentro do cilindro, o qual removi com mais uma passada de pano, agora eu entendi porque se recomenda usar papel absorvente e não o pano.

Finalizada este limpeza parcial, apenas do interior do cilindro sem limpar demais partes, remontei e fiz novos testes com alguns disparos e de fato não houve mudança nos agrupamentos e nem tão pouco no fato de após um disparo ao passar um pano nas raias, este continua a sar sujo.

Fico imaginando que ainda haja caldo em outras partes e assim este vai parar dentro do cano, também formulo uma teoria de que ao passar Silvo e massa de polir número dois no raiamento do cano, possa desta forma ter iniciado uma reação química sem fim que está corroendo as raias, sem excluir as possibilidades de combinar com a qualidade dos chumbos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Após uns 50 disparos, foi voltando a agrupar aos poucos e depois de 100 disparos está agrupando assim:

6disparos.jpg.046c53c32c7e069ba85c27b0050cb373.jpg

São ao todo 6 disparos, este está realmente dentro dos melhores resultados que já obtive com esta arma, ai resolvi mudar para um em cada alvo:

3disparos.jpg.73cac00fafa97bb4c9b0c00393c77c6a.jpg

O pano continua a sair sujo, mesmo limpando a cada disparo, o que deu para notar de diferente é algo nas marcas das raias nos chumbos:

comparativo.jpg.06b0d7003e9164faf7d1ce36f705aa56.jpg

Os da fileira de cima foram disparados antes da limpeza do cilindro e os de baixo foram depois da limpeza, abaixo de tudo o pano saindo ainda sujo.

Se olhar com atenção, as marcas nos chumbos são mais escuras ou opacas antes da primeira limpeza do cilindro e mais claras ou brilhantes depois.

É algo bem sutil, no microscópio fica mais evidente. Um detalhe sobre a perspectiva que pode não ser notada nas fotos, o ressalto é mais escuro que o cavado:

1.jpg.3d8a2beedbb151094ed3018826e6f2dd.jpg

O ressalto é liso e o cavado é estriado, eu arrisco a dizer que, pela marcação periódica observada, o chumbo raspa, toca ou encosta apenas no cheio e não na raia/estria.

Outro detalhe que foi difícil capturar na lente fotográfica:

limpo.jpg.bd4b27117c43ab5a6bfb46965e6dfe1e.jpg

Acima o cano limpo após passar vários panos, observem que até ficaram os fiapos do pano e abaixo o cano após um disparo:

sujo.jpg.58275c7f1a2a32551b052ccd4e6e9a9b.jpg

O metal perde o brilho com apenas um disparo, seguindo o raciocínio lógico, o cheio deveria manter o brilho porque teve atrito com o chumbo, a não ser que restos do chumbo ficaram nele mas, acontece que a raia ou estria não teve contato com o chumbo e igualmente perde o brilho.

Ei tive o cuidado de limpar bem a ponto de não sair sujeira no pano e após um disparo, passei um palito de dentes com um pano só na área da raia e outro só na área do cheio, ambos saíram sujos. Repeti a mesma experiência com um disparo sem chumbo e obtive o mesmo resultado.

Por conclusão lógica trata-se de uma nuvem de caldo preto que suja o cano a cada disparo. Só falta saber se é algo natural decorrente da compressão do ar poluído de onde vivo ou se é apenas caso de manutenção mesmo.

Acho que a única maneira de comprovar a teoria seria limpar a arma e a bomba de ar por completo, nos mínimos detalhes, trocar o filtro e ver no que dá. O problema é que eu não estou à fim deste tipo de manutenção agora e resolvi fazer um teste com dois chumbos marcados com alicate, um novo e um já usado:

preparada1.jpg.09feb17a0840097b0c076ae7033e6e54.jpg

Acima à esquerda o usado com as marcas de alicate apenas na metade e à direita o novo com marcas de alicate em todo ele, após o disparo, o usado ficou preso dentro da cano, bem próximo à saída:

entupido.jpg.a6695d01a9b4060fa79009fab7406181.jpg

O que foi o suficiente para verificar que realmente não entra em contato com a raia, ai ficou a pergunta se o cano tem choque na saída. Para remover eu tentei novos disparos sem introduzir mais chumbo, sem sucesso então, dei umas batidas para ele voltar para dentro um pouco e no próximo disparo ele saiu. Ambos ficaram assim:

Preparada2.jpg.729716cccba47986b432c78d7012591b.jpg

Não ficou conclusivo, preciso repetir a experiência com chumbos novos e marcas menos incisivas ou então proporcionar apenas um banho com algo de cor diferente, só para provar que o chumbo não encosta no sulco.

A finalidade seria com o propósito de poder determinar quais são os diferentes níveis de influências do caldo preto na precisão dos tiros, conforme o tipo de chumbo, em tese o que encosta apenas no cheio deve sofrer menos influência do tipo de chumbo que encosta tanto no cheio como na raia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu encho com bomba manual, tem um post aqui sobre ela "minha primeira bomba de PCP". A carabina eu já comprei usada e foi a primeira vez que abri o cilindro. A bomba eu comprei nova e por um certo tempo usei sem filtro, quando descobri, passei a usar o filtro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante