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Crosman 100 - 1942 a 1951


Erick

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Prezados,

Acabei de arrematar esta peça em um leilão. Trata-se de uma Crosman modelo 100, uma multi-pump monotiro em calibre 4,5mm. Pelo que pesquisei, trata-se de um modelo fabricado entre 1942 e 1951, segundo consta no manual de instruções que baixei no site da Crosman.

O leiloeiro, como não é especializado, não tem a menor ideia do estado mecânico da arma e não pode dar garantias de funcionamento. Ainda estou aguardando a peça chegar para saber se necessitará de reparos.

Vamos ver o que me aguarda.

 

 

 

crosman101-2.jpg

crosman101.jpg

Editado por Erick
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  • 2 weeks later...
Em 15/01/2021 em 22:35, Erick disse:

Prezados,

Acabei de arrematar esta peça em um leilão. Trata-se de uma Crosman modelo 101, uma multi-pump monotiro em calibre 5,5mm. Pelo que pesquisei, trata-se de um modelo fabricado entre 1930 e 1950, a julgar pela logomarca utilizada.

O leiloeiro, como não é especializado, não tem a menor ideia do estado mecânico da arma e não pode dar garantias de funcionamento. Ainda estou aguardando a peça chegar para saber se necessitará de reparos.

Vamos ver o que me aguarda.

 

 

 

crosman101-2.jpg

crosman101.jpg

 Recebi a peça hoje.

 Como informei, foi arrematada em um leilão, sem garantias de funcionamento.

 Constatei que, na verdade, é uma Crosman modelo 100, em calibre 4,5mm, fabricada por menos tempo (1940-1950), considerada rara nos EUA.

 O sistema de bombeamento de ar não funciona. Possível defeito nas vedações.

 A pintura também não é original. A caixa da culatra e a maior parte dos componentes é em alumínio, requerendo pintura anodizada. Nesta arma, foi grosseiramente refeita a pincel (a pintura ficou com marcas das cerdas). Terei que enviar a um profissional competente para restaurá-la dentro da originalidade.

 No mais, aparenta estar em boas condições, considerando que a arma tem algo entre 70 e 80 anos.

 A madeira da coronha, pelo que pesquisei, é o bordo ("maple"), aquela cuja folha é representada na bandeira do Canadá.

 

 

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 Carabina completamente desmontada, seguindo tutoriais do YouTube.

Serâo feitos 3 serviços nela:

a) Troca dos o-rings das válvulas e do reservatório (quatro);

b) Remoção da repintura inadequada para substituição por acabamento adequado (anodização nas peças de alumínio/bronze e oxidação nas de aço);

c) Alinhamento da coronha. Parece ser um defeito de fábrica. O furo do parafuso da coronha foi feito fora de centro, de forma que a madeira da coronha e a caixa da culatra ficam desalinhadas.

 Pela configuração da alça de mira e do ferrolho, descobri que se trata de um exemplar do modelo 100 (calibre 4,5mm) fabricado em 1949, pois usa a mesma alça de mira dupla ("peep sight" combinado com alça convencional) usado na Crosman 107 Town & Country.

  • +1 1
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  • 2 weeks later...
Em 29/01/2021 em 10:48, Luiz Almeida disse:

Coloca umas fotos...

 Olá!

 Desmontei a peça por completo e fiz mais pesquisa a respeito. 

 Pela alça de mira, identifiquei-a como sendo produzida em 1949. 

 Um dos grandes revendedores das armas da Crosman era a loja de departamentos SEARS. Ocorre que, nesse mesmo ano, a SEARS inaugurou as suas primeiras lojas no Brasil, incluindo uma na Praia do Botafogo, no Rio de Janeiro, onde este exemplar foi leiloado.

 Como a SEARS começou a operar no Brasil em 1949, e este modelo saiu de linha em 1951, deduz-se que a Crosman modelo 100 esteve disponível no mercado brasileiro por apenas dois anos, comercializada por aquela rede de lojas.

 O detalhe é que as Crosman revendidas pelas SEARS tinham um acabamento diferente, com pintura texturizada. 

 Embora eu não possa afirmar com 100% de certeza, é altamente provável que esta peça tenha sido comercializada no Brasil pela SEARS logo à época de sua inauguração.  Então, decidi refazer o acabamento de acordo com aquele da chamada "Variante Sears".

 Durante a desmontagem e remoção da malfeita repintura anterior, separei as peças que originalmente eram oxidadas (havia oxidação sob a tinta) daquelas que eram só pintadas, de forma a refazer o acabamento dentro dos padrões originais.

 A remoção da pintura antiga foi feita apenas por processo químico. Como a arma é feita de 3 metais diferentes (aço, alumínio e o cano de bronze), não fiz uso de abrasivos. O que deu certo para remover a pintura antiga foi removedor de esmalte de unha (com acetona).

 Escolhi a tinta RUST OLEUM em sua versão Texturizada para refazer o acabamento. Embora eu não tenha visto nenhuma outra dessas armas em mãos, por fotografias, o resultado pareceu-me bem fidedigno.

 Ainda falta a parte das vedações.

 Quanto à coronha, pelo que pesquisei, o parafuso era centralizado por uma bucha de cortiça. Fácil de fazer com uma simples rolha.

 Ainda não terminei, mas seguem as fotos do que está sendo feito.

Desmontada.jpg

Tinta.jpg

Close.jpg

Editado por Erick
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Valeu! Boa sorte na restauração.
Pintura refeita e problema das vedações solucionado. A borracha veio de uma nadadeira (pé de pato) velha. Usei como vazador um estojo de .38 SPL.

Tentei antes com borracha de câmara de ar, mas era muito fina e não serviu.

Com as vedações em ordem, notei outro problema: a mola do martelo está fraca. Não golpeia a cabeça da válvula com força o bastante para liberar todo o ar - a não ser que eu use uma bombeada só.

Com 3 bombeadas, preciso disparar 8 vezes para sair todo o ar!

Enviado de meu SM-A105M usando o Tapatalk

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