Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Dificuldade para encher o cilindro das PCPs com bomba manual.


Posts Recomendados

Quando se fala em cilindro de PCP é comum aparecer os termo PSi, CC e BAR. Tenho uma PCP CBC B57 que segundo o fabricante Seu cilindro possui capacidade para armazenamento de ar comprimido de até 2000Psi equivalentes a aproximadamente 137Bar. Não tenho dificuldade para encher o cilindro dela até os 2000 psi. Acontece que agora estou querendo comprar uma Gamo Coyote que possui um cilindro com capacidade de 232 Bar equivalente a 3260psi. Terei dificuldade para encher esse cilindro ou não muda nada, vai aumentar apenas a quantidade de bombadas? Agora quero que me respondam: O que determina o grau de dificuldade para encher o cilindro de uma PCP é o tamanho do cilindro, a quantidade de BAR ou numero de PSI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, ao meu ver a maior dificuldade está na pressão e não na quantidade de ar, claro que vai precisar mais bombadas quanto maior for a quantidade, mas dai é só ''parcelar''. Por exemplo, minha arma tem 165 cc e vai até 200 bar. Até os 150 bar é bem tranquilo, depois disso vai ficando cada vez mais pesado, nos 200 bar já estou fazendo mais força.

Um amigo meu tem uma bomba muito leve de usar, os 200 BAR na dele parece os 130 da minha ou até menos, então se você tem uma bomba leve, bem lubrificada a diferença dos 137 a 232 vai existir, mas não vai te matar, dependendo a bomba mal sente. 

Recomendo dar 25 bombadas e parar um pouco, descansa e deixa a bomba esfriar um pouco, na minha Rossi faço isso, e olha que ela esta com um vazamento e ainda assim encho nos 200/210 tranquilo. 

Editado por Csrmuller
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, edmar_tania disse:

O problema é que a cidade mais próxima onde fazem recarga do cilindro fica a 320km daqui.

 

Eu quis me referir a recarregar o cilindro com a bomba manual, no meu caso foram 8.600 bombadas para encher com 200 BAR um cilindro de 7,6 litros. No seu caso o cilindro da B57 deve ter uns 150 cc. Por comparação 8.600 bombadas daria para encher o cilindro da B57 umas 50 vezes, considerando que levaria 172 bombadas para encher o cilindro da B57 de zero a 200 BAR.

Depois que desenvolver sua musculatura, não vai nem sentir se faz ou não esforço físico nas bombadas.

Entendeu? 

Em 06/01/2021 em 12:31, edmar_tania disse:

Agora quero que me respondam: O que determina o grau de dificuldade para encher o cilindro de uma PCP é o tamanho do cilindro, a quantidade de BAR ou numero de PSI.

Cilindro da B57     a 200 BAR ou 2.900 PSI = +- 172 Bombadas; a 100 BAR ou 1.450 PSI = +- 60 Bombadas.

Cilindro 7,6 Litros a 200 BAR ou 2.900 PSI =   8.600 Bombadas; a 100 BAR ou 1.450 PSI = 5.000 Bombadas.

Pela conta, a dificuldade vai primeiro no tamanho, na capacidade do cilindro em centímetros cúbicos ou litros e depois na pressão desejada em BAR ou PSI.

Com a pressão baixa, a dificuldade de bombar ou o esforço de realizar a pressão na bomba manual é bem menor do que o esforço de bombar quando está com uma pressão mais alta.

Por exemplo; com a pressão baixa dá para empurrar a bomba com apenas a força dos braços.

Já com a pressão mais alta, tem que usar o peso do corpo mais a força dos braços para conseguir empurrar a bomba.

Um excelente teste prático é colocar a tampa no fio da bomba e ir bombando, as primeiras bombadas são fáceis e a medida que a pressão vai aumentando, o esforço físico para bombar também aumenta, ficando cada vez mais difícil. Como comparação, neste caso, a pressão fica apenas no fio que conforme o tamanho deve ter cerca de 2 a 5 cc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante