Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Agrupamentos - CBC B12-6


Posts Recomendados

Bom dia.

Recentemente adquiri uma CBC B12-6 abandonada em uma loja, nova e na caixa. Resolvi ffazer esse post para esclarecer dúvidas e sugerir melhorias para obter o melhor resultado gastando pouco.

Aparentemente fabricada em 2014 (baseado no número de série). Apenas limpei, desmontei e encamisei a mola.

Segue agrupamentos feitos a 10m sentado a apoiado em uma cadeira com chumbo Rifle STR 4.5mm

Os resultados foram parecidos com Gamo Match, porém o Rifle se saiu melhor.

Assim que possível, posto mais fotos.

10m-serie1.jpeg

10m-serie3.jpeg

10m-serie2.jpeg

IMG_1453.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom os grupos....a b12 assim como a b19 consegue entregar muito quando comparado a seu custo.....a b12 tem seu gatilho como ponto fraco, consegui melhora lo um pouco lixando o contato que engata no pistão original mas o que deixa ele realmente excelente é usinar o cilindro dela e instalar a caixa de gatilho da b19 e a instalação de um gás ram.....a minha apenas instalei a caixa de gatilho da b19 e encaminhei a mola original e ficou excelente para meu uso pois não sou nenhum exímio atirador de 10 metros.

A elite tem um tutorial de como proceder na instalação.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelo retorno Rodrigo Sanches.

Vi esses tempos um vídeo da do Evandro Elite mostrando a customização completa, porém envolve algumas ferramentas que ne todos temos à disposição, porém todos temos algum torneiro conhecido hehehe.

Sabe se é possível usar o pistão original da B12 com a caixa de gatilho da B19 ou é necessário usar também o pistão da B19?

Questiono, pois o da B12 é de engate central.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é possível usar o êmbolo original da CBC B12. Use o êmbolo das Gamos (Big Cat 1000) que é bem mais fácil de cortar que o êmbolo da CBC B19.

Seguem algumas customizações homemade  "WELDLESS".

A maior dificuldade que encontrei neste tipo de customização da B12 é adequar a coronha. O ideal é fazer uma nova coronha.

 

 

O tuning que mais me agradou, embora tenha resultado em baixa energia (3 a 3,6 joules), foi o modelito Frank CBC B12 com conjunto de gatilho da Cometa 220 com a coronha da Rossi Dione 2017. 

 Com um êmbolo de dimensões adequadas para prover um maior volume da câmara de compressão, certamente o desempenho em termos de energia será melhor. 

Editado por Alberto José
citação ao volume da câmara de compressão

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Jefo

Se você está atirando bem assim com chumbinho comum, o RIFLE STR , imagine essa carabina com dieta mais nutritiva...tente RIFLE  da linha PREMIUM ( ROUND E FLAT HEAD ), provávelmente terá melhores resultados.

E arma nova precisa atirar e atirar ( se já não o fez ); eu não mexeria mais que já feito ( obter o melhor resultado gastando pouco.); só gastaria com outros chumbos de qualidade depois de bem amaciada...e o gatilho, muito ruim, fica menos ruim com o USO...

Valeu.!

C. M.Q.

Editado por MATTHEW QUIGLEY

Minha mulher me deixa comprar todas as armas que posso esconder.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Matthew Quigley, boa tarde.

A arma em questão estava com cerca de 250 tiros no momento desse agrupamento (já com 50 tiros depois da mola encamisada e devidamente lubrificada já aparentava ter resultado promissor).

Não contei, mas em uma lata de 500un (superbox) de Rifle STR sobrou cerca de 180.

OBS: notei que com cano sujo os grupos tendem a "abrir" e eventualmente fica com um pequeno flyer, o que não ocorre nunca com o cano limpo.

Limpei o 4 quatro vezes durante esse período, e sempre saiu um lubrificante cor ferrugem. Nos últimos 50 tiros não saiu mais nada de "sujeira".

A propósito, qual a vida útil estimada da mola das B12? (armar e atirar, sem períodos longos com a arma engatilhada)

Dúvida: para 35 metros na mira aberta, esse grupo de 10 tiros está aceitável?

 

IMG_1439.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Jefo disse:

Matthew Quigley, boa tarde.

A arma em questão estava com cerca de 250 tiros no momento desse agrupamento (já com 50 tiros depois da mola encamisada e devidamente lubrificada já aparentava ter resultado promissor).

Não contei, mas em uma lata de 500un (superbox) de Rifle STR sobrou cerca de 180.

OBS: notei que com cano sujo os grupos tendem a "abrir" e eventualmente fica com um pequeno flyer, o que não ocorre nunca com o cano limpo.

Limpei o 4 quatro vezes durante esse período, e sempre saiu um lubrificante cor ferrugem. Nos últimos 50 tiros não saiu mais nada de "sujeira".

A propósito, qual a vida útil estimada da mola das B12? (armar e atirar, sem períodos longos com a arma engatilhada)

Dúvida: para 35 metros na mira aberta, esse grupo de 10 tiros está aceitável?

 

 

Caro Jefo:

não sou o mais autorizado para falar, mas amaciamento ( assentamento ) desse tipo de armas varia muito, só dá para notar quando agrupamentos passam a apresentar uma certa constância, consistência, com o chumbo escolhido e em circustâncias IDÊNTICASde tiro ( apoiado, etc )

Não é lubrificante, agora é FERRUGEM MESMO.( para limpeza do cano uso FIO DE NYLON DE CORTADORA DE GRAMA , com PAPEL DE POLIMENTO AUTOMOTIVO 3M levemente umidecido com psit de 3M LIMPANTE CÍTRICO)...ficou parecendo receita de bolo...isso de 100 em 100 tiros, mas vareia..cano sujo depõe contra ( EPA! )

Sobre vida útil de molas, as variáveis e resultados são tantos que até hoje não cheguei à uma conclusão.

Vitamininha B12 a 35 mts considero um certo otimismo, mas se gostar dessas distâncias maiores para esse TIPO de arma, sugiro testar com luneta 4X32, fica equilibrada e mais confiável, quem sabe..

Abraço.

C. M.Q.

Editado por MATTHEW QUIGLEY

Minha mulher me deixa comprar todas as armas que posso esconder.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante