Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Defeitos na iluminação de reticulo de lunetas


Posts Recomendados

Peguei outro defeito, numa EVO 4-16X40AOEG, na cor vermelha não acende na graduação 1. Desmontei tudo e não achei nada fisicamente notável e imaginei que poderia ser defeito em algum dos resistores:

esquema.jpg.929ddc3a345cddcac17dd5515195a655.jpg

Eu fiz o seguinte, peguei um multímetro na escala de Ohms Ω na seleção 20K, na tela aparece 1 . que significa circuito aberto e ao juntar as pontas deu 0,00 que é o equivalente ao curto circuito, estes resultados indicam um defeito no resistor que pode estar aberto, quebrado ou em curto.

Coloquei a ponta preta no local indicado na foto acima e a ponta vermelha nos pontos indicados em vermelho, na realidade tanto faz inverter as cores preto e vermelho que o resultado a ser medido é o mesmo, porque o resistor não tem polaridade.

Quanto maior a resistência mais fraca a iluminação do LED fica então, pela lógica, a primeira medição (4,28) que é a maior resistência é equivalente a escala número 1, mesma coisa para o oposto, aonde a medição (0,33) de menor resistência é equivalente a luz mais forte do LED, escala número 5.

O LED tem três fios, o do meio se encaixa no centro do disco e as outras duas pontas nas extremidades opostas, caso estejam entre os dois metais amassados, tipo uma em 12 horas e outra em 6 horas, equivale a desligado, ou seja, o LED não se acende. Na escala externa aparecerá selecionado a letra G ou a letra R.

Ao se movimentar, girando para um lado ou para outro, vai acionar a respectiva escala, num sentido aciona a escala 1 do verde (aciona o verde fraco) e no outro sentido aciona a escala 5 do vermelho (aciona o vermelho forte).

O centro do chip é o polo negativo da bateria CR 2032 e as beiradas são o polo positivo.

esq2.jpg.325bf92dabbc6983e677af6ab75f70a7.jpg

O LED tem três pernas, a central está sempre no meio e as laterais é que entram em contato com as posições 1 a 5, uma perna lateral aciona a cor vermelha e a outra perna oposta aciona a cor verde.

Depois eu fui em outro iluminador de reticulo, de outra luneta, que funciona perfeitamente, todas as escalas acendem o LED conforme a intensidade selecionada, fiz a mesma medição e deu:

8,18

2,19

0,68

0,15

0,02

Proporcionalmente são bem parecidas em ordem de graduação, cheguei a montar apenas o chip acima na outra luneta e apenas a escala verde acendeu, nenhum da escala vermelha acendeu.

Só tenho uma bateria medindo 2,59V, preciso repetir os testes com uma de 3V, eu desconfio que a energia fraca da bateria pode ser a causa do mal funcionamento.

Editado por Pincipi
Adicionar informação.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui algumas baterias e testei em três lunetas, fiz um gráfico, na coluna da esquerda as lunetas 1, 2 e 3, na parte de cima a voltagem das baterias CR2032, os resultados medidos foram; OK para acendem em todas as 5 graduações das duas cores; Verde para acendem apenas as 5 graduações da cor verde e não acendem as 5 da cor vermelha; Nada para não acendem em todas as 5 graduações das duas cores:

tabela.jpg.d66e90cc95bb9d3d550be98e09e77f15.jpg

Eu imaginava o seguinte; conforme a voltagem da bateria fosse diminuindo, a graduação 1 do LED vermelho não acenderia e assim respectivamente cada graduação iria deixando de acender conforme a voltagem fosse caindo, na seguinte ordem 1Verm, 2Verm, 3Verm, 4Verm, 5Verm, 1Verd, 2Verd, 3Verd, 4Verd, 5Verd, apagado tudo, e assim desta forma poderia ter uma noção da voltagem atual da bateria, pura ilusão, depois de analisar a tabela acima, cheguei a conclusão que a terceira luneta está com defeito no LED ou em alguma parte do circuito, preciso trabalhar nela.

Com base na primeira luneta, entre 1,98V e 2,59V deve estar o ponto e voltagem em que deixa de funcionar.

Com base na segunda luneta, abaixo de 2,95V apenas o LEDs verdes acendem, os LEDs vermelhos não acendem mais.

Sei lá, não cheguei a uma conclusão que sirva para todas, pode ser que cada uma tenha sua característica própria.

Fiz uns testes no LED da luneta 3, coloquei o multímetro na escala de LED:

 and.jpg.cbebae63b51f20efad95cc908e52f85e.jpg 

E fui passando pelas pernas do led até o terminal, neste caso a medição tem polaridade certa, a perna central do LED tem que estar na ponta preta ou negativa, já as pernas laterias na ponta vermelha ou positiva, se inverter o LED não acende, descobri que o LED vermelho acendia quando tocava na perna e não acendia quando tocava no terminal, abaixo o exemplo de teste,  agora com uma fonte assimétrica regulada em 1,9V, primeiro o LED verde:

1.jpg.296a65df1d95b564e69bcef08db08a69.jpg

Depois o mesmo teste com o vermelho:

3.jpg.a57b2d49fe2d7001dccaad87c76c7b87.jpg

Quem for esperto já consegue saber o porque dele não acender, na realidade a olho nú eu não consegui ver mas, na foto fica bem claro. Abaixo vejam como acende ao tocar na perna e não no terminal:

2.jpg.8e4e5a85cc2e104fea18017683253acc.jpg

E finalmente, o motivo ou causa do defeito:

4.jpg.dcc1b8752a3de679a003cd5a4da6df35.jpg

A perna quebrou exatamente na solda com o terminal, destaque do circulo em vermelho, eu afastei um pouco com a pinça para ficar mais evidente, volte a olhar nas fotos anteriores e perceberá que a quebra está bem rente, o suficiente para não ter o contato e não passar a energia elétrica.

No detalhe do quadrado vermelho, tinha alguma coisa que poderia dar um curto e aproveitei para remover, parecia ser um fiapo de cola ou plástico.

Pode parecer meio bobo mostrar estes detalhes do LED, nem todo mundo está familiarizado com esta situação corriqueira e achei importante postar aqui, com certeza vai ajudar alguém que não tem a menor noção.

Vou repetir os testes das baterias e ver no que dá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A nova tabela ficou assim:

tabela2.jpg.b9e59614006fc99ac85b05c1558e497d.jpg

Melhorou mas, ainda falta descobrir porque a luneta 1 não faz o mesmo que as 2 e 3 no sentido de acender apenas o LED verde com menor voltagem, pode ser algo relativo ao tipo de resistor ou materiais utilizados no projeto ou então um mal contato por alguma sujeira.

Liguei o LED da luneta 3 direto a uma fonte regulada e medi que a voltagem mínima para acender o vermelho foi 1,3V enquanto que o verde foi de 1,6V, lembrando que foi direto no LED, não teve os resistores no circuito. O certo é fazer a medição com os resistores, ou melhor, com todo o circuito montado.

Outra observação importante, utilizar bandeja ou algo que impeça a perda de alguma peça ou parafuso, deixei cair uma no chão e foi bem difícil de achar.

Depois de montar e remontar as lunetas várias vezes, me perdi nos esquemas anotados em papéis e não sabia se era de uma ou de outra luneta, resultado, na hora de remontar, duas delas ficaram com a sequência de cores invertidas em relação à escala graduada no anel, tipo assim, eu acionava a escala verde e acendia o vermelho e vice versa. Estou bolando um tutorial detalhado de desmontagem e remontagem a fim de evitar estes tipos de erros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante