Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Laminula de microscópio como reforço no reticulo da luneta


Posts Recomendados

Eu imaginava que os retículos de cristal vendidos no comércio aqui no Brasil eram realmente um cristal com o reticulo gravado a laser mas, depois de ver um vídeo do Dr Ayata, (não vou por o link aqui já que muita gente não aprecia dele) em que menciona um sanduiche de dois cristais com o reticulo convencional no meio, eu passei a pensar em utilizar lamínulas de microscópio no lugar do referido cristal que não encontrei no comércio. 

Para quem não sabe, existem as lâminas de vidro para serem usadas em microscópio, elas são mais grossas e utilizam sobre ela uma lamínula mais fina e menor, fazendo um sanduiche com o material a ser observado. Estas lamínulas são encontradas no comércio entre dois de dez reais a centena, são feitas de vidro com uma excelente qualidade ótica, muito translúcidas.

A minha ideia é numa primeira etapa colar com super bonder a lamínula de 18X18mm sobre o reticulo já montado no anel roscado e depois de seco, lixar as rebarbas excedentes cuidadosamente para não trincar, ainda não sei bem como fazer isto mas, deve existir alguma forma de trabalhar o vidro como se faz com uma lente.

Na segunda parte, dar um jeito de trabalhar a placa da lamínula para ela ficar redonda e encaixar na outra parte do anel roscado, de forma a fazer o tal sanduiche e fechar com cola.

Outra alternativa seria só colar o vidro e passar a cola também no reticulo, usando apenas uma placa mas, acredito que vai virar uma meleca e borrar a imagem.

Também imagino fazer o sanduiche com um reticulo novo e só depois colar no anel, o acabamento arredondado poderia ser feito antes ou depois de colar no anel, ainda não sei qual o melhor método.

Alguém já tentou? Ou fez algo parecido? Já tentei com folhas plásticas mas, a imagem fica ruim. Será que este sanduiche de placa de vidro vai aguentar a porrada?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Pincipi disse:

 

Alguém já tentou? Ou fez algo parecido? Já tentei com folhas plásticas mas, a imagem fica ruim. Será que este sanduiche de placa de vidro vai aguentar a porrada?

 

O único com paciência para essas coisas aqui no fórum é você... nunca manipulei essas coisas.

Norica Dragon 5,5mm GR 50Kg.

Rossi Dione 4G 5,5mm GR 55Kg.

Cometa 220 4,5mm GR 45Kg. (vendida)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Luiz Almeida disse:

O único com paciência para essas coisas aqui no fórum é você... nunca manipulei essas coisas.

Pelo jeito acho que não vai dar certo, eu medi a espessura do reticulo original no micrômetro e deu isto:

micro.jpg.0f8319e20cec18754bc3a8fc9cf6430d.jpg

Estou em dúvida se seria um décimo e meio de milímetro ou se é outra medida, ainda não aprendi a usar o aparelho, eu imagino que deve ser 0,15mm. (o certo deve ser 0,015 mm porque cada tracinho deitado equivale a um centésimo e pela imagem a medida é de um centésimo e meio. Assim, as contas abaixo estão erradas.)

Achei a venda lamínulas redondas ou circulares de 13 mm com espessura entre 0,13 e 0,16 mm. Comparando com o anel roscado do reticulo:

ret.jpg.fb2858e39874884bd84b7ee8ad19d85a.jpg

A parte de dentro do anel mede 14,1 mm. Se as lâminas fossem de 16 mm encaixariam exatamente no vão interno que de um lado mede 17 mm e do outro mede 18 mm.

Daria certo fazendo o sanduiche das lâminas com o reticulo de recheio e passando uma camada de esmalte ou cola apenas na borda da lâmina, evitando colocar entre as lâminas para não influenciar na ótica. Um fator a ser levado em conta é o alinhamento, pode não ficar bem centralizado no momento de montar.

Este conjunto montado teria ao todo entre 0,41 a 0,47 mm de espessura, o que parece ser resistente o suficiente para aguentar o impacto das armas de pressão.

Outra divagação seria usar quatro placas e não duas, assim, mediria entre 0,67a 0,79 mm que em tese, seria mais resistente ainda porém, não sei se isto iria influenciar na qualidade ótica.

Ainda em tese, a cola na borda das lâminas faria com que a medida de 13 mm ficasse maior, talvez o suficiente para dar contato com a borda interna do anel do reticulo de 14 mm e quem sabe desse para colar neste ponto, neste caso, eu não sei se realmente a cola iria suportar o impacto e permitir que a lente se soltasse.

Cálculo financeiro; comprar um reticulo convencional novo R$ 50,00. Lote de 16 retículos novos R$ 111,00. Caixa com 100 lamínulas redondas de 13 mm R$ 42,80. Despesas com a cola ou esmalte em torno de R$ 10,00 a R$ 20,00. Montar um reticulo reforçado com vidro custaria R$ 102,80 e montar 16 deles R$ 173,80.

Levando em conta que realmente aguentariam o impacto e que a imagem seria boa, sem perdas e ainda comparando com o que é vendido no mercado já pronto, para a opção de uma única unidade vale a pena comprar pronto mas, fabricar 16 unidades fica mais barato que comprar pronto, sairia a R$ 11,00 cada reticulo brindado.

Agora comparando com reticulo gravado a laser em vidro, importado, varia muito conforme o modelo mas, fica a partir de R$ 80,00 cada sem contar com as despesas da importação entretanto, tem a garantia de que a qualidade ótica é muito boa e de que vai aguentar a porrada. Este retículo de vidro poderia ser montado por pressão entre dois anéis ou colado a apenas um.

As lamínulas quadradas são bem mais baratas, cerca de R$ 20,00 por cem unidades mas, tem que ser trabalhadas, moldadas para encaixarem certo e isto é bem difícil para quem não está acostumado ou tem o domínio das técnicas.

Todos os preços foram considerados com o envio por frete e caso fosse realizada a compra direto nas lojas, o valor fica bem menor.

Preciso ir numa ótica e achar alguém que trabalhe com vidro e com gravação a laser, quem sabe mandar fazer seja uma melhor opção.

Pelo jeito compensa investir em um scope angel do que tentar reforçar a luneta.

Editado por Pincipi
Corrigir informação.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei muitas opções de importações e talvez seja trabalho demais comprar retículos convencionais e colar entre as lamínulas. Pelo que observei, os já prontos são bem grossos:

ret2.jpg.2b59fb870c606cd01d9ddd2d543f22c6.jpg

O problema é que não consigo entender as características técnicas:

ret3.jpg.91484fb75ba9294d91220b087259ddec.jpg

Acima a parte descritiva da lateral dele e abaixo um visual de frente:

ret4.jpg.710ddf74ab950e671abb9ba117750dbb.jpgret5.jpg.6aebc184cfdba18effdfc1daa8c452cb.jpg

Sai por uns R$ 120,00 sem contar com os impostos. Parece ser de ótima qualidade mas, simples demais. eu procuro por algo mais exótico, cheio de perequetes que eu não saiba nem sequer como se usa, tipo daqueles cheio de traços e pontos. Ao mesmo tempo em que um simples pode ser muito melhor, tendo assim um visual limpo e sem poluição. Não consigo me decidir.

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pincipi, em primeiro lugar, independente do modo de fixação/gravação do reticulo, você precisa escolher qual o modelo que deseja. Os retículos tem formato e nomenclatura própria e padronizada, vou anexar uma imagem que mostra os tipos mais comuns.

Em segundo lugar, por experiência própria digo que não tem como "reforçar" um reticulo. Qualquer tentativa de colar ou aplicar algum selante (esmalte, super bonder, etc) por mais que a olho nú pareça estar Ok, quando você submete a ampliação das lentes é um desastre: manchas, bolhas e afins. Um minúsculo fiapo de tecido se torna um monstrengo no reticulo instalado.

Em relação a experiência com retículos, bom eu já desmontei a Nikko Mountmaster 4x32, Tasco 4x32 e algumas Xing Ling com zoom ajustável 4-9x32. Tem até um tópico meu por aqui com um passo a passo de como desmontar uma dessas (desculpe não tenho o link salvo).

O melhor que consegui fazer foi recriar o reticulo usando fio de nylon e o visual ficou como o "Target Dot" (a bolinha no meio acaba sendo marcada pela sobreposição dos fios). Como você já percebeu é muito difícil centralizar os eixos do reticulo dentro do arco da rosca (ou das lentes sobrepostas). Entendo que somente com maquinário automatizado o resultado seria possível de reprodução senão cada caso, um caso.

Esses retículos que são gravados no vidro e tem cor preta eu acredito que são pintados. O gravado a laser é fosco e incolor, porém ao ser instalado fica visível (assim como o fio de naylon que eu usei).

 

 

 

1003092_616047288413449_1534122247_n.jpg

  • +1 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei essa foto aqui só estou na duvida agora se isso ai era a versão com "fio de cabelo", rs. Uma coisa eu digo era tão fino que acertava até mosquito (se eu fosse bom de tiro lógico).

SAM_1027.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante