Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Legalização Carabina Dione 1960


tomcat

Posts Recomendados

Boa noite pessoal, tudo bem? Sou novo no fórum e tenho algumas duvidas.

Ganhei a muitos anos, ainda era moleque, uma carabina de pressão do meu avô. É uma Rossi Dione (pelo que pesquisei), provavelmente 1960. Estou reformando ela ao poucos e ela já voltou a disparar ?. Notei que nela não tem nenhuma gravação de ano de fabricação e tão pouco número de série. Também não temos nota fiscal pois até onde sei, meu avô ganhou de um amigo. Ambos já se foram infelizmente ?

Pois bem, minhas dúvidas são:

1-) Nas carabinas Rossi Dione 1960 não possuem número de série e ano de fabricação gravados no metal?

2-) Onde encontro uma alça de mira pra ela? Está faltando.

3-) Por não ter nota fiscal, nenhum documento, nenhum número de série, como faço documento dela pra legalizar e poder leva-la no carro para o sítio sem correr risco de ser parado e a policia apreende-la ou eu ser preso?

Desde Já meu muito obrigado.

Abraços

IMG_20200625_215107.jpg

IMG_20200625_215128.jpg

IMG_20200625_215201.jpg

IMG_20200625_215238.jpg

IMG_20200625_215439.jpg

IMG_20200625_215522.jpg

Editado por tomcat
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, tomcat disse:

Boa noite pessoal, tudo bem? Sou novo no fórum e tenho algumas duvidas.

Ganhei a muitos anos, ainda era moleque, uma carabina de pressão do meu avô. É uma Rossi Dione (pelo que pesquisei), provavelmente 1960. Estou reformando ela ao poucos e ela já voltou a disparar ?. Notei que nela não tem nenhuma gravação de ano de fabricação e tão pouco número de série. Também não temos nota fiscal pois até onde sei, meu avô ganhou de um amigo. Ambos já se foram infelizmente ?

Pois bem, minhas dúvidas são:

1-) Nas carabinas Rossi Dione 1960 não possuem número de série e ano de fabricação gravados no metal?

2-) Onde encontro uma alça de mira pra ela? Está faltando.

3-) Por não ter nota fiscal, nenhum documento, nenhum número de série, como faço documento dela pra legalizar e poder leva-la no carro para o sítio sem correr risco de ser parado e a policia apreende-la ou eu ser preso?

Desde Já meu muito obrigado.

Abraços

 

Boa noite, vou tentar responder alguns questionamentos. Vamos lá.

  1. Nas que eu já vi e tentei restaurar, nunca reparei em numero de série;
  2. Acredito que não conseguirá a alça de mira original, pode mandar fazer;
  3. Pode levar ela no carro que não será preso, não estará cometendo nenhum crime (pergunta para prisão) e quanto à apreensão a polícia necessita de ter indícios mínimos de alguma conduta criminosa para apreender o equipamento. Uma declaração em cartório deve ser suficiente (de que vc é o proprietário), é improvável que consiga a nota original ou qualquer outro doc. produzido por terceiros de dando a propriedade.

Espero ter ajudado, abs.

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A nota fiscal é exigida para se comprovar origem lícita. Tá mais que na cara que essa daí é 100% nacional. E isso é uma exigência nova, naquela época acho que nem nota fiscal existia.

Norica Dragon 5,5mm GR 50Kg.

Rossi Dione 4G 5,5mm GR 55Kg.

Cometa 220 4,5mm GR 45Kg. (vendida)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

759984444_Foto17-04-2020110159.thumb.jpg.ceb0fa12b941a08d8a50a4de12cdcb5b.jpg

672234771_Marcanobloco.thumb.png.62e0fe14136ae915f48c031a38394e19.png

Boa noite Tomcat, o que dá pra ver nas fotos postadas é que ela foi fabricada nos anos 70 e não nos 60, as dos anos 60 tem o encaixe da alça de tira mais próximo do parafuso do eixo de rotação.

A alça que necessita só fabricando mesmo ou fazendo alguma adaptação, já fiz algumas e postei aqui no fórum o processo, não é difícil mas exige paciência.

Quanto a numeração, nenhuma das que vi ou possuo tem número de série, o máximo que você pode encontrar a partir de 1979 é o ano e mês de fabricação, e antes disso só o nome do fabricante, calibre e Made in Brasil.

Na foto com todas elas a do topo foi a primeira que reformei totalmente, ela estava completa mecanicamente falando, ela é de VIII 80, e a última é a mais antiga e a última reformada totalmente, nela estava faltando o graduador da alça e o contra parafuso do eixo de rotação, mas agora está completa, além das peças faltantes ela não engatilhava.

Todas elas estão funcionando perfeitamente, umas deram mais trabalho para acertá-las, o que implica mais tempo e paciência e outras nem tanto. Peças de reposição somente algumas, tipo gatilho, bucha de PU, mola, soleira, guarda mato, este só com o formato das últimas Diones.

Foto 17-04-2020 10 56 35.jpg

Foto 09-12-2019 10 40 22.jpg

Foto 10-11-2019 10 49 21.jpg

Foto 12-10-2019 16 53 53.jpg

Editado por Orlando

Aprendiz de Curioso

"Hoy mejor que ayer.... pero peor que mañana"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Tomcat, lembrei que essa alça de mira é bem parecida com a da carabina Galery da Rossi, ela tem o elevador central, e esta você consegue comprar e adaptar, o único problema dela é o preço!

1B01E12B-0176-4A7C-A076-C6B5FB767BB5.png

6CAF3A0C-985D-41B1-9C1B-7775FD07BE27.png

Aprendiz de Curioso

"Hoy mejor que ayer.... pero peor que mañana"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Orlando. Agora sei a década correta da minha ?.

Achei bacana a mira que pode ser adaptada para a minha carabina, porém, eu gostaria tentar fazer a mira correta. Você tem um molde / desenho com as medidas e espessura das chapas pra poder cortar e fazer?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, você tem o que seria mais difícil de reproduzir, que é a base de fixação da alça. Essa sua carabina deve ter sido fabricada entre 1970 e 1975, mas para precisar se ela está mais para 70 ou mais para 75 só vendo o logo estampado na soleira! E nesse período o tipo de alça é esse que te mandei, para fazer você vai precisar de uma lâmina de serrote velha ou comprar uma espátula de aço, tem que ser o aço para dar a flexibilidade necessária. De posse desse material você terá que destemperar por ação de fogo até ficar vermelho e deixar esfriar lentamente, dessa forma você consegue cortar e dobrar a peça. E pra fazer o graduador um pedaço de cantoneira de 3/4” serve.

Aprendiz de Curioso

"Hoy mejor que ayer.... pero peor que mañana"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Tomcat, essa muito provavelmente é de 1975, ela deve ser da mesma época daquela que está no meio na foto e que está com a alça sem oxidação, só que alça que fiz anteriormente instalei na Rossi do meu cunhado, a dele é mais antiga que as nossas, ela tinha a soleira com o logo da pomba, só que troquei por uma nova pois estava faltando uns pedaços.

Aprendiz de Curioso

"Hoy mejor que ayer.... pero peor que mañana"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Orlando, boa noite!

Hoje finalizei a restauração da minha Cara bina. Lixei e tratei a coronha, limpei todo o metal e oxidei o mesmo. Seguem fotos.

Ainda falta a alça de mira. Essa do link abaixo serve na minha?

https://www.falconarmas.com.br/alca-de-mira-rossi-dione-modelo-antigo-p5435/

Caso não, você consegue fabricar pra mim a alça de mira exata da minha carabina? Pago pra você, só me falar o valor.

thumbnail.jpg

thumbnail (1).jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite tomcat, ficou muito bom seu trabalho, que tipo de oxidação você fez? 

Aquela foto é de um modelo de alça utilizado em Diones mais recentes, ela é muito parecida as utilizadas nas antigas Gamo 68, 300, Matic, etc, ela não serve na sua carabina, o modelo que deve servir e que corresponde ao original de sua carabina, é aquele que te mandei da Pescaeciashop, ela é utilizada na carabina Puma, hoje produzida pela Taurus e também na Gallery, ambas carabinas foram originalmente produzidas pela Rossi.

Pelo ano de fabricação de sua carabina e pelo que sobrou da alça, o modelo é o de graduador central. Tenho esse que aparece na foto, eu fiz para minha 1975, mas acabei utilizando o dos modelos de 1978 em diante. Fiz vários e dois quebraram por causa da tempera do aço, ficaram muito duros, e quebram como se fosse vidro.

Neste da foto eu teria que fazer algo no orifício para que ele permaneça fixo, algum tipo de ranhura ou ovalizar o mesmo, seria colocado um rebite para dar acabamento, mas a fixação/união das peças seria por colagem, utilizando durepoxi, garantindo assim uma união estável da alça com a base e o rebite.

Veja a foto e diga o que você acha, e caso tenha interesse precisaria passar a espessura da base, para que eu possa fazer o rebite no comprimento correto. ele iria oxidado.

Em tempo, vi que a base possui um rebaixo, sendo assim a peça ficaria mais estável ainda, só que necessito de todas as medidas para poder fazer com que a alça se encaixe na base e que a furação seja coincidente.

Foto 17-07-2020 18 54 08.jpg

Editado por Orlando

Aprendiz de Curioso

"Hoy mejor que ayer.... pero peor que mañana"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, esta foto foi publicada aqui no fórum, a carabina que aparece no centro seria o modelo com alça de mira igual a sua, só a data é que está errada, e isso é o motivo da dúvida(???) ela é mais antiga, de 1972 a 1975, neste caso também teria que verificar o logo na soleira.

2018-02-19 14.33.21.png

Aprendiz de Curioso

"Hoy mejor que ayer.... pero peor que mañana"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Analisando várias fotos, creio que errei no modelo de alça de sua carabina, ela é do tipo de graduador com escada dupla, ou seja igual deste ano de fabricação da foto abaixo, o que chamou a atenção para isso é que o modelo da foto acima não apresenta o r1915841964_Foto12-10-2019165353.thumb.jpg.9181265a35b036897036b91a3d2d80d3.jpgebite de fixação, ela deve receber solda ponto!

Aprendiz de Curioso

"Hoy mejor que ayer.... pero peor que mañana"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Top Orlando.

Tem como você fazer essa?

image.png.dfc59d23803d991cb365c54222beed07.png

Vi que é muito parecida com a sua, mas preciso que você corte conforte marca em vermelho da imagem abaixo. E não preciso do seu suporte e do rebite, visto que o suporte que tem na minha arma tem rosca de parafuso.

 

image.png.8d91b2fe040925479cb04ada5ce17022.png

 

Editado por tomcat
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Orlando, boa tarde!

O Produto chegou perfeito, mas tive que alargar o buraco do parafuso, pois o mesmo é de 4mm. Nisso, a alça de mira quebrou (Eu deveria ter aquecido com maçarico antes de furar e depois dar a têmpora nela) . ?

Você tinha razão quando disse que a alça de mira tem 9mm e não 8mm.

Você consegue fazer uma nova com 9mm de largura, e o buraco do parafuso com 4mm? Preciso só dessa parte que quebrou. Quanto ficaria?

Segue as fotos com as medidas.

2.thumb.jpg.b1b2f064601d4ddfd5a3682fcb3e3608.jpg

1.jpg

3.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, o que aconteceu foi o que disse  para não ser feito! Vou ver o que posso fazer e te aviso, pode ser que demore um pouco, pois estou trabalhando em duas carabinas.

2A23FC86-CA60-4A99-BAA3-4A69E77E1B57.png

Aprendiz de Curioso

"Hoy mejor que ayer.... pero peor que mañana"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

 saudades dessa carabina da época que o aço chinês era da melhor qualidade

a minha era precisa pra caramba, muito melhor que a gamo de plástico que tive na mesma época

tive o mesmo problema da alça de mira quebrar após décadas de uso

creio que consiga fazer uma adaptação como o usuário acima sugeriu, eu tentaria com uma alça genérica msm

 

Editado por FrankN
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante