Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Desmonte Luneta Rossi Gold Crow 4X32 para aproveitar peças


Posts Recomendados

Comprei uma usada no site de leilões não parceiro, o vendedor anunciou dizendo que está sem o reticulo, para retirada de peças.

Minha intenção é aproveitar a ocular e as torres num BSA 8-32X50 (assunto de outro post).

Começando pela ocular, basta desrosquear pela ponta de borracha que o conjunto da ocular se separa do sino da ocular, depois com uma agulha, algo pontiagudo ou ferramenta de dentista, soltar o anel trava do sino da ocular, destaque em vermelho à esquerda na imagem abaixo:

1.jpg.d80ff9cb800674d903984c41680777bb.jpg

E á direita, destaque em vermelho para o anel trava e sua posição. Depois que solta o anel trava, pode desrosquear o sino.

Eu não ia desmontar a ocular mas, como me incomodei com marcas de digitais e poeira do lado de dentro:

4.jpg.c2d686d98e60135f43f97f56fff5e540.jpg

Resolvi desmontar, a capa de borracha sai fácil, só tirei mesmo para limpar:

2.jpg.1e9e07118e58bad92dbd07f0bca1a1c4.jpg

Abaixo o detalhe do anel de vedação:

3.jpg.1e9b0c0b54991de5af7d78ce59057d1b.jpg

Do outro lado tem o anel roscado:

5.jpg.d885c82d507fcfa3bb8d80e614996374.jpg

Estava bem duro de se tirar, a rosca devia estar muito suja ou empenada, depois de remover o suficiente, prossegui com uma faca:

6.jpg.a15508b939b317e5d7addebaaae99feb.jpg

Abaixo a sequencia do conjunto desmontado:

7.jpg.7c12273b64de360c889ff8873e6d996c.jpg

Notei que a capa de posicionar as lentes estava quebrada e foi colada:

8.jpg.c791c6e002a5c4628c24a8cec6981d92.jpg

E apenas para referência a posição das lentes em relação à capa plástica:

10.jpg.c46b69bf643c59299b7ea1a8333855e9.jpg

O lado esquerdo é para dentro da luneta e o lado direito é para o olho do atirador, a lente da esquerda é igual dos dois lados, tanto faz montar de um lado ou do outro que não faz diferença, já a lente da direita, não pode ser invertida, tem que ser montada na posição indicada.

O detalhe do trincado na capa pode ser visto por fora apenas a parte lisa, já a parte listrada fica atrás do vidro da lente e não pode ser notado.

Depois continuo com o resto para o post não ficar muito grande.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na parte das torres, eu tentei soltar com as mãos mas não consegui, então soltei os três parafusos da cabeça preta:

T1.jpg.2f57171fa33136371c9cc93f5b9eb163.jpg

Para remontar, pode observar e alinhar com as marcas de parafuso anteriores ou então montar na posição que lhe interessa.

Posicionei o alicate para girar no sentido anti-horário, apoiando no anel de alumínio, o que tem as graduações 0, 2, 4 e 6, lembrando de proteger com um pedaço de borracha:

T2.jpg.e50bcaafb56dbde3a0b9eea30057bc4d.jpg

Então consegui soltar o anel que estava apenas colado, descobri que posso remover a torre inteira sem desmontar por partes, bastando apoiar o alicate na parte roscada, destaque em vermelho abaixo:

T4.jpg.fd83def2a6d53fa43d48232ccf170407.jpg

A única vantagem de soltar o anel de alumínio graduado é para remonta-lo de forma diferente, por exemplo; o original estava voltado para quem olha de lado da luneta e ao remontar eu posso deixar a graduação voltada para o ponto de vista do atirador.

Ao soltar o anel elástico que fica na parte interna da rosca é possível ir desrosqueando até sair tudo:

T5.jpg.7251d16bbb2694492100c49cceb65c4a.jpg

Acima quase tudo desmontado, com exceção do destaque em vermelho para o pino de clique que segue abaixo:

T6.jpg.ab81d347bc6a28138f5d0c5655a835a9.jpg

Muito semelhante ao usado em fechaduras porém, este aqui é mais pontudo. Note o detalhe da mola que tem um lado mais fino do que o outro, na realidade eu esqueci de anotar qual seria o lado certo da montagem e não sei se este lado menor deve estar voltado para o parafuso ou para o pino, eu imagino que deva ser como está na foto.

Também pensei na possibilidade de rosquear a tampa e fazer o apoio do alicate sobre ela mas, não sei se isso danificaria a rosca ou não.

  • +1 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entrando na última parte, uma observação quanto ao tubo, ele é inteiriço, peça única, não é dividido em duas partes como nas demais lunetas:

1.jpg.e4d1237764889b1984f6fbf6038583ef.jpg

O parafuso que fica na casa das torres também não prende nada, deve ser apenas decorativo ou então está ligado a vedação com gás.

Removi o anel de borracha da objetiva:

2.jpg.7abf4063857991d4ad150ea0a1a7c5eb.jpg

Eu tinha esperança de achar um parafuso escondido mas, não havia nada:

3.jpg.909d683c38d419488d3f8e26beff020d.jpg

Pude notar um pouco de cola entre o anel graduado e o anel de regulagem do paralaxe, destaque em vermelho acima, o que me fez acreditar que embaixo do anel graduado está o parafuso limitador que procurava.

Outra observação que fiz, foi a marca característica de graxa no interior da lente:

4.jpg.e6e29adb08ecf0c3beafa0877115f824.jpg

No destaque em vermelho, isso acontece quando se desmonta e a mola bate na lente, eu tomei o cuidado de deixar a lente para cima na hora de soltar o conjunto do reticulo/regulagem, com certeza quem desmontou antes não teve este cuidado e a mola suja de graxa bateu na lente.

Não consegui soltar o anel de rosca da lente, está duro demais.

A mesma coisa com os dois anéis do conjunto reticulo/regulagem, abaixo do lado que encosta nas torres:

5.jpg.6e9447a29813ed12c8edf58c241dc7b0.jpg

Em destaque em vermelho à esquerda o ponto em que a torre encosta para a regulagem e do outro lado o ponto em que a mola encosta, curiosamente amassado, acho que o dono anterior forçou ao máximo.

Abaixo, do outro lado da peça:

6.jpg.3470d1209f40319a7d23f78ebf96f7da.jpg

Que é onde vai o reticulo, cabe observar que a posição dos 3 parafusos de fixação estão invertidos em relação à outras lunetas, aqui o parafuso central fica pra baixo e em outras fica para cima. Tipo assim aqui é na posição "Y" e em outras o Y é de ponta de cabeça, em cada ponta da letra Y vai um parafuso.

Por fim, parece que na parte interna tem apenas uma lente:

7.jpg.82f936ba6611c265450cd5e21dc4f546.jpg

Eu pensava que teriam umas duas ou três lentes.

É isso, espero que se divirtam com as descobertas assim como eu.

 

  • +1 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Continuando nos trabalhos, tentei várias vezes soltar a rosca que prende a lente dianteira e não consegui, minha intenção é limpar, peguei um arame e prendi com durex na ponta dele um pano, introduzi dentro e consegui espalhar um pouco a graxa ao longo da lente, troquei o pano umas quatro vezes e cheguei nisto:

Lente.jpg.563951ac740cf1a6bc7bc9c9af865727.jpg

Eliminei os pontos de concentração da graxa mas, ainda assim a lente ficou engordurada, talvez se eu passar jornal na vareta eu consiga ir absorvendo aos poucos, de qualquer forma, com ela montada não tem como limpar as beiradas. Na qualidade ótica quase não se percebe alguma diferença, apenas a sujeira é algo estético que me incomoda.

Partindo para o tubo de ampliação, fiquei tentando por diversas vezes uma forma de prender ele e usar a ferramenta nas cavidades do anel de rosca, finalmente cheguei ao ponto de sucesso:

0.jpg.e8a75c19fac530d132d7736a7e5b8f7e.jpg

Em qualquer parte do tubo que eu prender a morsa, causa um esmagamento no tubo de forma a impedir que a rosca se desloque ou então eu quebre a lente ou então o amassado fique permanente, se eu prender no tubo externo, o que tem os furos do parafuso, o tubo interno gira e rompe a cola que prende o tubo externo no interno.

A solução encontrada foi prender com um pedaço de borracha mais grosso, daqueles usados em protetores de câmera de pneu de caminhão, ai eu posiciono exatamente entre a lente e o anel do reticulo, o pulo do gato está em achar o ponto de aperto exato, de modo que não entorte o tubo e também não permita que ele gire, o que ocorre é que a borracha cede um pouco por um  instante e em seguida a rosca dá um estalo, se movimentando 3 ou 4 milímetros, ai tem que forçar de novo até outro estalo e movimentação, em todo o percurso da rosca eu tive que fazer muita força, sempre aos estalos, depois eu pude observar que tem uma cola na rosca:

1.jpg.39a4b470839d663c0c994f6c70113c72.jpg

Ela ocupa apenas um terço da superfície, não é em toda a rosca. Queria saber como conseguiram concentrar a cola em apenas uma parte, eu imagino que ao girar a rosca, a cola se espalha ao longo dela, por dentro é assim:

3.jpg.45e5ca247c4cdea6cc63cd116633e164.jpg

A cola também só ocupa um terço da rosca, curioso. Parece que o anel foi rosqueado e quando ficou na posição, pingaram a cola e ela escorreu para dentro.

No interior do anel roscado:

2.jpg.7ef2c96afdd92940829667f0526c12ff.jpg

Foi possível ver a marca aonde o reticulo estava colado.

Na rosca do lado oposto eu tive mais sorte, após o primeiro estalo ela ficou livre e deu para terminar na mão, sem esforço. O interior desmontado é assim:

4.jpg.beb665935498f9ee1b89310c3a2cdad9.jpg

O número 1 é o tubo de ampliação 4X.

As lentes são o 2 e o 4, são aparentemente iguais:

5.jpg.c5487dbdecbc283300e988b97245f238.jpg

Os lados retos ficam voltados para fora do tubo e os lados curvos ficam para dentro do tubo, tem três espaçadores ou tubos cortados, o número 3 é o menor e fica entre as lentes. o número 5 é o maior, ele entra antes do número 6 que é o intermediário em tamanho, se bem que eu imagino que tanto faz entrar primeiro o 6 ou o 5, porque eles se somam entre a lente 4 e o anel 7, acabam ocupando a mesma distância de espaço.

Acho que o anel da rosca da lente da objetiva também deve ter uma cola, por isso que não consigo soltar ele, se tivesse um parafuso trava, não precisariam ter colado. Estou pensando em usar um soprador térmico na intenção de amolecer a cola, só não sei se ao fazer isto, vou danificar alguma outra parte, como pro exemplo um anel de vedação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
11 minutos atrás, Moreno disse:

@Pincipitenho uma sem mil dot. Tem comoninstalar o mil dot ou é complicado?

Em teoria é simples, basta tirar um e colocar o outro mas, na prática, partindo de uma preliminar de que o reticulo original está perfeitamente alinhado, mantenha os mounts na luneta para que use o mesmo alinhamento quando for remontar e siga os passos;

1- Desrosquear a ocular do sino da ocular.

2- Remover a trava do sino da ocular.

3- Remover o sino da ocular.

(neste momento existe uma possibilidade do anel do reticulo estar com pouca cola e então é possível desrosquear ele sem retirar o tubo eretor) 

4- Desrosquear os três parafusos do tubo eretor e antes de remove-lo, girar os ajustes das torres até o máximo para fora, a fim de evitar algum dano no tubo eretor, pode ser que consiga puxar para fora com uma ferramenta com gancho ou então tenha que remover uma das torres para, pelo buraco, empurrar o tubo para fora. Tem que tomar cuidado com a mola para que ela não bata na lente quando se soltar. Eu costumo fazer uma marca no tubo, um arranhão para usar como referência na hora de remontar, pode ser na parte aonde a torre toca ou próximo ao furo aonde vai o parafuso, veja bem, pode nem precisar marcar o tubo e se orientar apenas pelas marcas da mola e das torres na hora de remontar e parece ser tudo bem remontar de qualquer jeito porque tudo leva a crer que o tubo é perfeitamente alinhado e não vai dar diferença na ótica mas, se está empenado, vai dar diferença se remontar numa posição diferente.

5- Com o tubo eretor fora, prender numa morsa, como indicado acima e remover o anel do reticulo.

6- Agora finalmente é que vai trocar o reticulo, ele fica colado no anel do reticulo, se vc comprou o reticulo novo na versão convencional que vem sem o anel, tem que destruir o reticulo original, dar uma lixada de leve no anel e colar o novo reticulo no lugar. Não tem um alinhamento prévio aqui, em qualquer posição que colar vai alinhar depois no rosquear de volta, o importante a observar é a centralização. Sobre a cola a ser utilizada eu não sei qual deve ser, pelo que observei, imagino ser uma superbonder. Ainda tem a opção de usar o reticulo entre duas placas de vidro (lamínula redonda de uso em microscópio).

Partindo para a remontagem, o caminho inverso, seja do reticulo na versão em que já vem pronto com a rosca e até mesmo entre as placas de vidro (versão nominada como reticulo de cristal) ou o convencional, apenas colado no anel. Deste momento em diante deve ter cuidados muito especiais para não danificar o reticulo.

Existem duas técnicas recomendadas na internet, uma delas é usar fita veda rosca no lugar da cola, basta rosquear até entrar por completo, também pode optar por rosquear sem nenhuma cola.

Para posicionar o tubo eretor de volta, tem que observar a posição correta da mola, seria o equivalente a base do "Y" tendo como referência as pontas do "Y" como sendo as pontas das torres.

Com a luneta presa na arma corretamente posicionada em alinhamento, verifique se o reticulo está alinhado e corrija com uma chave de fenda ou outra ferramenta posicionada na ranhura, girando para um ou outro lado até ficar visualmente alinhada com o fio de referência, o que foi esticado amarrado a um peso, conforme se orienta aqui no fórum.

Agora pode montar o sino da luneta (sem a trava) e a ocular, ajuste o foco e confira de novo se o alinhamento está perfeito, caso não esteja certo, corrija. Estando tudo perfeitamente alinhado, remova a ocular para instalar a trava do sino.

No caso de ter utilizado fita veda rosca, a orientação é que ela vai manter o anel do reticulo no lugar, ele não vai girar com os impactos mas, se não usou a fita veda rosca pinge uma gota de cola na área da rosca, use uma ferramenta pontuda tipo uma chave de fenda pequena e pingue a cola na ponta, encoste esta ponta na área da rosca, pronto, é o suficiente para evitar que o anel gire com os impactos dos tiros, espere secar para fechar a luneta, pois os gases da cola podem afetar as lentes. Eu utilizei cola de junta de motor, ela não endurece e fica fácil remover, pode ser que trava rosca também sirva, na realidade é um acampo novo para mim e não sei muito bem qual a melhor opção.

No momento de fechar a luneta, deve levar em conta que se ela era selada com nitrogênio, agora vai estar com o ar ambiente, que contém água ou umidade e assim, em determinadas condições pode vir a  provocar condensação dentro da luneta, exatamente na parte de dentro das lentes, deixando a imagem embasada.

Também deve levar em consideração que a poeira do ambiente vai estar presente e pode se depositar na parte interna das lentes, afetando de alguma forma na ótica.

Sobre o selamento a gás eu não conheço nenhuma técnica para se fazer isto, ouvi dizer que as lunetas são montadas em uma caixa com gás, e imagino que deve ser algo parecido com o que se vê em filmes, tipo uma encubadeira de criança recém nascida, uma caixa de manuseio de biológicos ou de HDs de computador.

Também imagino que seria possível dar um jato de gás green (daqueles utilizados em airsoft) através do furo perto das torres.

No meu caso, eu tenho um armário de luz para guardar lentes e papéis, ele possui um desumidificador, deixo a luneta montada dentro dele por dois dias, sem o parafuso de vedação que fica perto das torres, ai eu imagino que a umidade dentro da luneta deve ter se igualado a umidade do interior do armário, que é bem baixa, momento em que rosqueio o parafuso. Até hoje não usei a luneta em condições extremas para observar se ocorreu ou não a condensação.

Na parte da poeira, eu imagino que a graxa ou meleca que vai no interior da luneta tenha a finalidade de fazer com que grude nela e não fique na lente.

Ufa! Tem que ter paciência mas, se deseja máxima perfeição, tem que contratar um profissional qualificado e pagar muito bem pelo serviço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Moreno disse:

Obrigado, mas, melhor deixar como ta. Eu n sei nem onde vende um retículo com mim dot e corre o risco de eu estragar uma luneta q tá ótima. 

Não tem a venda em site parceiro. Tem a venda no mercadolivre e no aliexpress. Sábia decisão, se ela está ótima a melhor opção é deixar como está e se precisar do mildot, compre outro modelo que já venha com ele. Via de regra é quase impossível melhorar uma luneta de fábrica, qualquer tipo de intervenção vai fazer cair a qualidade em uma ou outra coisa, perde o gás ou perde o foco, só compensa o risco de arrumar quando algo quebrou, tipo o reticulo ou então soltou uma lente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante