Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Quanto do som de uma springer é devido a mola?


Posts Recomendados

Eu estava inclinado a comprar uma Cometa 220. Mas, após uma segunda sessão de treino, na qual eu vi que eu não levo muito dom para competir em ar comprimido, acabei optando por uma Gamo CFX, que vejo como arma mais adequada ao papel de coringa, com a qual posso praticar tiros informais mas também brincar em distâncias maiores no clube com uma boa precisão.

Contudo, ao pegar a arma pela primeira vez, fiquei surpreso com o barulho que ela faz. Uma boa parte do som parece ser oriundo da mola. Porém, como a arma acabou de chegar, fico com receio de instalar um gas ram e perder a garantia. Por outro lado, atirar com ela em casa está muito chamativo, o que é uma pena, porque tenho um espaço de 11 metros livres para treinar com total segurança aqui em casa.

Então surgiram duas dúvidas, que talvez os mais experientes possam ajudar:

1 - Vi comentários muito positivos de membros aqui no fórum que fizeram seus próprios supressores em casa, inclusive de um forista que o fez para uma CFX, mas sou meio desajeitado para trabalhos manuais e fico pensando se não existe algo assim para venda, porque até agora só achei supressores para carabinas PCP. Alguem sabe se existe algo compatível  com a CFX?

2 - Quantos % mais ou menos o gas ram ameniza em relação ao barulho? Se for uma diferença muito considerável, estou pensando seriamente em encomendar um gas ram, uma bucha pu e um gatilho cabelinho e mandar instalar, mesmo a carabina tendo sido entregue ontem. Qualquer sugestão é bem vinda

Em relação ao coletor de chumbos, eu não estou tenho muito problema pois eu o enchi de areia. Até que deu certo.

Gamo PR 45
Gamo CFX

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Luiz Almeida disse:

Se a carabina é nova, pode ser o tal efeito diesel.

Eu pensei nessa possibilidade, mas como por volta do trigésimo disparo, o cheiro de queimado parou, considerei que o excesso de óleo da câmara tivesse acabado. Depois disso, parei de atirar, devo ter dado uns 35 disparos ao todo.

O normal é o efeito diesel passar dentro dos primeiros 50 disparos, seria isso mesmo?

Editado por Fernando90

Gamo PR 45
Gamo CFX

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Fernando90 disse:

Eu pensei nessa possibilidade, mas como por volta do trigésimo disparo, o cheiro de queimado parou, considerei que o excesso de óleo da câmara tivesse acabado. Depois disso, parei de atirar, devo ter dado uns 35 disparos ao todo.

O normal é o efeito diesel passar dentro dos primeiros 50 disparos, seria isso mesmo?

Experimente realizar um disparo, abrir o tambor de municiamento e soprar levemente pra ver se sai fumaça do cano

Editado por Giovanni J. L.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Fernando90 disse:

Eu pensei nessa possibilidade, mas como por volta do trigésimo disparo, o cheiro de queimado parou, considerei que o excesso de óleo da câmara tivesse acabado. Depois disso, parei de atirar, devo ter dado uns 35 disparos ao todo.

O normal é o efeito diesel passar dentro dos primeiros 50 disparos, seria isso mesmo?

Dependendo da quantidade de graxa que tem dentro da câmara 50 disparos não faz nem cosca no excesso da lubrificação.....eu abriria a carabina e fazia o serviço completo pois vc mesmo já atirou e constatou que está tudo funcionando corretamente.... não esqueça do pistão aliviado pois ajuda muito no conforto, e precisão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Giovanni J. L. disse:

Experimente realizar um disparo, abrir o tambor de municiamento e soprar levemente pra ver se sai fumaça do cano

Eu fiz isso em cima de uma folha branca para dar o contraste, mas não notei nada. 

6 horas atrás, Alberto José disse:

Se possuir um celular android, instale um aplicativo Decibelímetro para ter uma noção do nível de pressão sonora. Eu utilizo o da Smart Tools.

Testei com dois aplicativos e os resultados foram similares. Nesse da Smart Tools eu zerava a contagem após cada disparo e no da Abc Apps, eu fechava e abria novamente para "resetar" o valor máximo, sabendo assim quanto foi o pico do disparo. A maioria dos disparos indicou 73, 74 ou 75 decibéis. Contudo, houveram alguns "flyers" de 67 db a 78 db.

6 horas atrás, Rodrigo Sanches disse:

Dependendo da quantidade de graxa que tem dentro da câmara 50 disparos não faz nem cosca no excesso da lubrificação.....eu abriria a carabina e fazia o serviço completo pois vc mesmo já atirou e constatou que está tudo funcionando corretamente.... não esqueça do pistão aliviado pois ajuda muito no conforto, e precisão.

Comprei a carabina pensando em deixar as modificações lá para frente, quando a mola já estivesse fadigada. Mas, com essa surpresa, eu estou cogitando comprar o kit inverter e um gatilho ats da elite, que aí já viria tudo completo (acho eu). Outra possibilidade seria comprar o gr, a bucha e o gatilho separados, desmontar a carabina aqui em casa mesmo e levar o pistão para um torneiro. Mas eu gastaria com o torneiro e teria que comprar um compressor de molas. Por outro lado, economizaria mão de obra da instalação, mas fico com um pouco de receio de fazer isso sozinho, embora tenha visto vídeos destes procedimentos.

 

4 horas atrás, TargetShooter disse:

Ola Fernando

Uma alternativa não citada por aqui seria encamisar a mola... se vc pretende abrir a carabina para retirar o excesso de graxa vc poderia aproveitar e fazer o encamisamento de mola é um procedimento simples que com certeza abafa o som da carabina. 

Como eu não tenho compressor de mola, estou evitando abrir. Se for para abrir, será para fazer um upgrade mais completo, pois aí eu compro as peças de tunning e vejo com o pessoal do clube quem eles indicam para fazer a instalação, para eu pagar uma mão de obra só.

Gamo PR 45
Gamo CFX

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, Luiz Almeida disse:

Eu troquei a mola por GR na minha Cometa 220 e parece que o som aumentou.

Em uma carabina sem efeito diesel, o ruído principal é devido a pancada do êmbolo no final do curso. Penso que o valor maior obtido na pré compressão de um GR em comparação com a mola helicoidal (no seu caso, GR de 45kgf) é o fator determinante para tal fato. Se a coronha for de polímero, a sensação do atirador,   instantaneamente após o disparo é maior ainda (o som se propaga também através dos ossos da face)

Encamisar a mola diminui a vibração e o seu ruído característico além de diminuir a sua eficiência pois vai trabalhar com as espiras "confinadas" dentro da camisa o que acarreta a diminuição da sua expansão. (uma mola comprimida aumenta o diâmetro externo das espiras e na descompressão ela retorna a dimensão anterior)

Para tirar a dúvida, é necessário medir através do decibelímetro com mola helicoidal e depois com as modificações (encamisamento, GR). Pode-se usar aplicativo de celular, pois mesmo não tendo precisão de instrumento calibrado, vai manter o mesmo erro nas medições, desde que mantidas as mesmas condições (chumbo, local, posição e distância do celular em relação a carabina, condições ambientais, etc). Assim, no cálculo da diferença entre as medições, o erro característico do instrumento de medição praticamente se anula.

Editado por Alberto José
  • Like 1
  • +1 2

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse seria um caso de enviar para um armeiro mais experiente para ajeitar essa cometinha para papel 10 metros.

Gatilho dificil de deixar certinho...trava não ajuda.Vai precisar amansar essa mola dar uma diminuida ou cortar as extremidades...polir...ajustar uma camisa de mola justa...Ten.Martins de Cianorte no.Parana...ou Luciel de Brasilia tem as manhas...apanharam muito para ajustar as cometinha 220.

At 44 long 5,5mm

At 44 5,5mm ferrolho turning by Nico coronha Romão

Evanix Brizzard S10 5,5mm

Walther Dominator 1250 5,5mm

S510 5,5mm

BSA R10 5,5mm coronha Ft-Fabio Artesão

Theoben MKII -USA 5.5mm

  Theoben Rapid MFR Bull Barrel 5.5mm ...

  EV2 Air Arms 4.5mm

Cometa Lynx 5.5 V5

Styer LG110 Hight Power 4,5mm

HW100 calibre 5,5mm e 4,5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/06/2020 em 03:39, Rui Saiki disse:

Esse seria um caso de enviar para um armeiro mais experiente para ajeitar essa cometinha para papel 10 metros.

Gatilho dificil de deixar certinho...trava não ajuda.Vai precisar amansar essa mola dar uma diminuida ou cortar as extremidades...polir...ajustar uma camisa de mola justa...Ten.Martins de Cianorte no.Parana...ou Luciel de Brasilia tem as manhas...apanharam muito para ajustar as cometinha 220.

Boa noite, Rui a arma em questão é uma CFX, a Cometa 220 era uma opção de compra que não aconteceu.

Aprendiz de Curioso

"Hoy mejor que ayer.... pero peor que mañana"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Orlando disse:

Boa noite, Rui a arma em questão é uma CFX, a Cometa 220 era uma opção de compra que não aconteceu.

Acho que ele falou da minha Cometa.

Norica Dragon 5,5mm GR 50Kg.

Rossi Dione 4G 5,5mm GR 55Kg.

Cometa 220 4,5mm GR 45Kg. (vendida)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim ...as cometas tem um bloco de gatilho em liga de metal amálgama . ..facil de perder se...roscas e encaixes de usinagem.

At 44 long 5,5mm

At 44 5,5mm ferrolho turning by Nico coronha Romão

Evanix Brizzard S10 5,5mm

Walther Dominator 1250 5,5mm

S510 5,5mm

BSA R10 5,5mm coronha Ft-Fabio Artesão

Theoben MKII -USA 5.5mm

  Theoben Rapid MFR Bull Barrel 5.5mm ...

  EV2 Air Arms 4.5mm

Cometa Lynx 5.5 V5

Styer LG110 Hight Power 4,5mm

HW100 calibre 5,5mm e 4,5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/06/2020 em 03:39, Rui Saiki disse:

Esse seria um caso de enviar para um armeiro mais experiente para ajeitar essa cometinha para papel 10 metros.

Gatilho dificil de deixar certinho...trava não ajuda.Vai precisar amansar essa mola dar uma diminuida ou cortar as extremidades...polir...ajustar uma camisa de mola justa...Ten.Martins de Cianorte no.Parana...ou Luciel de Brasilia tem as manhas...apanharam muito para ajustar as cometinha 220.

Não é bem assim tão difícil para tunar o gatilho

 

Por outro lado, a questão de Mola a Gás nas Cometas (220 ou Fênix 400 / Fusion), aí já é outro departamento

 

Editado por Alberto José
Inclusão link Cometa 220 x Mola a Gás Quickshot MG182

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo parabens pela compra ... eu tmb passo pela mesma coisa que voce ... as cfx sao meio barulhentas pra se usar em casa ...
nao mais que a cometa fenix haha ... minha cometa fenix eu tive que por um supressor da black hawk pra usar em casa ... agora ficou bem silenciosa ... mas na cfx como tem o cano fixo vai ter que fazer uma bela gambiarra pra por um supressor ...
eu ja botei um gr de 30kg na cfx 4.5 ... ficou com vo de 180 a 190m/s o ruido ficou bem mais baixo ...
mas nao gostei da sensacao de atirar ... foi a solucao na epoca pra poder atirar em casa sem incomodar os vizinhos ... pois eu atirava de noite ...
hj em dia uso gr de 40kg na cfx e atiro mais cedo qnd da ...
mas pela minha experiencia com carabinas novas ... pode ter ctz que quando vc abrir a sua carabina mesmo apos 200 disparos vc vai ver que tem OLEO PRA CARAMBA na camara ...
recomendo voce testar bem e observar muito bem possiveis defeitos ... ai quando verificar que esta tudo ok ... abre e limpa tudo ... relubrifica com moderacao ....

  • +1 1

Artemis M16 .177 
Gamo CFX ROYAL IGT .177 KIT INVERTER 40KG
Gamo Delta Fox .177 GR 40KG
GAMO CFX .22 GR 45KG
COMETA NEW FENIX .177 GR 45KG
HW30s .177
HW95 .22
Cometa 220 Galaxy .177
Artemis Black Hawk .22
Gamo Cfx Royal .22 KIT INVERTER 45KG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/06/2020 em 20:18, Luiz Almeida disse:

Acho que ele falou da minha Cometa.

Boa noite, desculpa Rui eu tinha entendido que o problema de intensidade de som era com relação a carabina que o Fernando comprou.

Aprendiz de Curioso

"Hoy mejor que ayer.... pero peor que mañana"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/06/2020 em 02:28, Fernando90 disse:

Eu estava inclinado a comprar uma Cometa 220. Mas, após uma segunda sessão de treino, na qual eu vi que eu não levo muito dom para competir em ar comprimido, acabei optando por uma Gamo CFX, que vejo como arma mais adequada ao papel de coringa, com a qual posso praticar tiros informais mas também brincar em distâncias maiores no clube com uma boa precisão.

Contudo, ao pegar a arma pela primeira vez, fiquei surpreso com o barulho que ela faz. Uma boa parte do som parece ser oriundo da mola. Porém, como a arma acabou de chegar, fico com receio de instalar um gas ram e perder a garantia. Por outro lado, atirar com ela em casa está muito chamativo, o que é uma pena, porque tenho um espaço de 11 metros livres para treinar com total segurança aqui em casa.

Então surgiram duas dúvidas, que talvez os mais experientes possam ajudar:

1 - Vi comentários muito positivos de membros aqui no fórum que fizeram seus próprios supressores em casa, inclusive de um forista que o fez para uma CFX, mas sou meio desajeitado para trabalhos manuais e fico pensando se não existe algo assim para venda, porque até agora só achei supressores para carabinas PCP. Alguem sabe se existe algo compatível  com a CFX?

2 - Quantos % mais ou menos o gas ram ameniza em relação ao barulho? Se for uma diferença muito considerável, estou pensando seriamente em encomendar um gas ram, uma bucha pu e um gatilho cabelinho e mandar instalar, mesmo a carabina tendo sido entregue ontem. Qualquer sugestão é bem vinda

Em relação ao coletor de chumbos, eu não estou tenho muito problema pois eu o enchi de areia. Até que deu certo.

Me parece que se algum colega tem esse mesmo modelo de arma e puder fazer a medição do ruído, você terá um "atalho" para a informação que deseja (se o ruído na sua arma é devido ao efeito diesel).
Por outro lado, é bom lembrar que a percepção do estampido e a própria propagação do som interage com o ambiente. Como exemplo, o estampido de um tiro em um corredor é muito mais audível do que em campo aberto. As possibilidades de reflexão do som dependem diretamente dos materiais que compõem o ambiente. Por isso, os estandes confinados geralmente tem as paredes revestidas com material que não propagam e nem "devolvem" os ruídos dos tiros.

"This is from Mathilda" - Leon

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante