Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Desmonte Luneta Terrestre de Espotagem Spotting Scope com fungos


Posts Recomendados

Comprei usada pelo site de leilões:

a.jpg.ac206ea86bee4425fe17cecc59867986.jpg

Acima a foto do anúncio, o vendedor descreveu como "em perfeito estado", antes de clicar em comprar eu dei uma olhada no site do fabricante Yukon e descobri que este modelo de luneta não existe:

a2.jpg.fa51cb6a0ea70275a381b7fb82e8ccd0.jpg

Ou pelo menos não está no catálogo deste fabricante, cheguei a conclusão de que é um modelo genérico encomendado por alguém que mandou por esta marca.

Quando chegou aqui foi um susto, as lentes estavam cheias de fungos e a pintura bem ruim, ao menos tinha as tampas da ocular e da objetiva, o vendedor disse que tinha ganhado ela e que nem sabia que dava fungo em lentes, analisei a situação e optei por ficar com a luneta, na intenção de desmontar ela para ver como é por dentro, pois nunca havia desmontado antes este tipo de luneta, a foto dos fungos na lente e na ocular ficaram desfocadas e por isso deixo de mostrar aqui.

Iniciei o trabalho pela objetiva, como não achei nenhuma ranhura no anel que desse a entender que é de rosca, explorei uma pequena brecha entre ele e a lente:

1.jpg.fa0356bbde0d257b4183d91cc5ab04b2.jpg

Usei uma espátula de plástico e o anel também de plástico se desprendeu, estava apenas colado. Caso use algo metálico como uma ponta de faca, pode marcar as peças.

Depois de estudar como a lente poderia estar presa, comecei a remover a cola em volta, usando uma chave de fenda fina:

2.jpg.9605c7a6d8e94285a895cc8acc2d58a3.jpg

Esta cola é mole, flexível e grudenta, estilo cola de silicone ou cola quente, um pouco amarelada, em determinado momento, a lente girou levemente o que me fez pensar que ela se soltaria ou estava desrosqueando, fiz um marca com uma ponta de estilete de modo a marcar a posição exata em que a lente estava, para quando, na remontagem, ficasse no mesmo lugar.

Então achei uma pequena ranhura na montagem da lente:

3.jpg.42a757513601864cba567b4f5dc6d88b.jpg

Acima no destaque em vermelho, foi por ela que consegui, com uma chave de fenda fina, girar a rosca até a lente sair. Na realidade são duas marcas em lados opostos, eu deveria ter marcado a posição delas como marquei a posição original da lente, assim teria mais exatidão na remontagem. Tudo bem fazer estas marcas porque o anel plástico vai cobrir elas, com a lente fora, pude dar uma boa olhada dentro e pude notar também fungos no prisma, também perdi estes detalhes com as fotografias que saíram borradas.

A parte de limpeza das lentes é amplamente divulgada na internet e por causa disto não vejo necessidade de mencionar aqui. Destaco apenas a minha experiência pessoal com fungos em lentes, existem lentes recuperáveis e não recuperáveis, é muito fácil se distinguir uma da outra, basta limpar as lentes, aquela que se recuperar e ficar com aspecto de nova é a recuperável enquanto que a lente mesmo depois de ser limpa ainda apresenta as manchas, é a irrecuperável. Não que seja realmente impossível através de polimento ela ficar boa, acontece que o custo operacional deste serviço é alto e quando se trata de uma luneta de baixo valor, o concerto fica mais caro que uma luneta nova e ainda tem mais um detalhe, alguns profissionais não fazem o serviço por não quererem correr o risco de contaminar suas ferramentas. São muitos detalhes técnicos que são levados em conta, as lentes tem uma espécie de camada de tratamento e os fungos comem entre a camada e a lente, por isso, polimentos caseiros só conseguem deixar a lente pior do que já está, ou mais opaca.

Para a remontagem eu usei cola de junta de motor porque não tinha cola de silicone disponível e também não tenho noção de qual é a cola adequada.

Finalmente o antes e o depois do serviço:

anters.jpg.532cb98f87137990317e8bfabafc7e0f.jpg antes1.jpg.d9d778c0aa5909e637be7e958abe2b60.jpg

Acima à esquerda na ampliação máxima um ar condicionado a uma distância de uns 30 a 40metros e a direita o detalhe da etiqueta. Abaixo a mesma situação após o serviço:

depois.jpg.34d4f13598b29ca72e4849794bd01a37.jpg depois1.jpg.5b294c3124e58ca9b164752b778853cc.jpg

Isso é o efeito que os fungos causam na imagem, perde o brilho e os detalhes do foco, em dias bem iluminados quase não se percebe mas, próximos ao nascer, por do sol e à noite, fica bem perceptível a queda de qualidade.

Abaixo a como ficou a lente da objetiva depois da limpeza:

768782051_Depoislimpo.jpg.3003d99ba4dd01adc50027f9724985e6.jpg

Por fora se recuperou entretanto, por dentro, não teve jeito.

Até aqui eu mostrei apenas a parte da objetiva, para não ficar muito grande o post, mais adiante continuo com as outras partes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Continuando, agora na parte da ocular:

1ocular.jpg.873afc94c0450819af4ec1e9f2bbeff6.jpg

Eu notei que havia um grande espaço entre a ocular e o anel de vedação, destaque em vermelho na parte de cima, também percebi que as marcações de ampliação no fim e no começo da escala não coincidiam com o pontinho branco, destaque em vermelho na parte de baixo.

Foi elementar concluir que a ocular é rosqueada e que alguém havia retirado ela e depois colocado sem rosquear até o fim, na foto acima está na montagem que eu acho o correto, sem folga no anel de vedação.

Abaixo o detalhe dela desrosqueada:

2ocular.jpg.d62de5461ec25847c5719d84d1a6092e.jpg

No caso desta ocular, os fungos estavam apenas nas partes externas das lentes, a parte interna está intacta ou sem sinais de fungos, por isso eu achei melhor nem desmontar a ocular mas, caso queira desmontar a sua, parece ser fácil, tem apenas um anel elástico que prende o sistema, ele fica na parte interna.

Abaixo o detalhe do prisma pelo ângulo da ocular:

prisma.jpg.bcdbcaca1a8b8a19249da0103b974381.jpg

Ele está embassado ou atacado por fungos também, na realidade são dois conjuntos de prismas, se olhar pelo buraco da objetiva dá para ver o outro. Não me senti à vontade para desmontar a parte dos prismas e efetuar a limpeza, parece ser complicado, não consegui definir aonde se solta os parafusos e se além deles também tem cola.

Uma coisa que sei sobre os prismas é que se forem de plástico ou cristal, não tem jeito de recuperar e se forem de vidro dá para limpar e até mesmo recuperar quando os fungos não estão adiantados, no caso do plástico ou cristal, qualquer tentativa de passar um pano resulta em riscos. Para diferenciar, tem que tentar riscar numa parte opaca, o vidro não risca e o de plástico ou cristal risca.

Agora uns detalhes que eu não conhecia, o parasol é embutido:

parasol.jpg.67891b45547745514c3279bda2e1a4b3.jpg

Basta puxar para ele se sobressair, estava bem sujo e meio preso, depois que limpei com um pano úmido e passei um pouco de óleo de silicone, abre e fecha sem raspar.

O pino de regulagem de foco está sem o adesivo que normalmente tem no centro:

regulagemfoco.jpg.cee26a0fb95a6e2381e0572105241317.jpg

Em algumas lunetas tem a letra "E" e em outras os sinais "+", "-" e um semicírculo com seta, estilo "desce redondo da cerveja". Esta parte de borracha estava bastante feia e depois de passar uma escovinha de dentes macia com água e sabão, secar com um pano, passar um pouco de óleo de silicone, ficou com uma aparência melhor.

Por falar em aparência, a tinta verde estava horrível, meia gosmenta e com algumas partes sem tinta:

1610532879_pinturaplstico.jpg.0fc618be5f70ba19f9ba2d4db91aabb8.jpg

Dá para perceber o fundo preto que deve ser a cor da carcaça plástica.

Esta parte da tinta é complicado de se recuperar, tem que limpar da forma mais suave possível, apenas com um pano úmido com um pouco de sabão, é bom evitar químicos para remover as partes gosmentas, costuma sair muita tinta e acontece de chegar na carcaça, recomendo o uso de cera, pode ser cera de polir pintura de carro, cera de sapato, cera de chão, transparente é melhor, se usar colorida vai dar uma aspecto mais escuro no acabamento:

ceratinta.jpg.3d4affa4a24be24d0d8cd6d85ed55657.jpg

Depois é só polir de leve com um pano macio e seco ou então com uma escova macia, fica brilhando e com um aspecto muito melhor:

poscera.jpg.efa084f84ddd71a1e69496ad1823c89f.jpg

Por fim, o detalhe da marca:

marca.jpg.558c75b0fe20967100166921a579606f.jpg

  • Like 1
  • +1 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante