Pincipi Postado Junho 4, 2020 Share Postado Junho 4, 2020 Minha PR 900W 5,5mm tem uma precisão das galáxias (paralelo com o picanha das galáxias), ela agrupa ou espalha em diagonal, não sei qual é o termo correto para descrever este fenômeno. Abaixo um alvo com dez disparos a 10 metros usando mira aberta, em pé sem apoio: As marcas em vermelho indicam os disparos de uma pistola, ignore eles, eu reaproveitei o alvo e marquei os pontos de impacto da PR900W com um circulo usando uma caneta preta, pelo formato do espalhamento, eu fiz uma comparação com a forma de uma galáxia, os disparos são as estrelas: Inicialmente eu achava que podia ser algo relativo ao atirador como postura, puxada de gatilho, respiração ou visada. Ocorre que eu montei nela uma luneta 8-32X50 e um bipé, fiquei aguardando a minha esposa sair para ir ao médico e usei o stand de tiro em casa (impossível usar com ela presente): A distância exata entre a ponta do moderador e o alvo de papel deu 10,02 metros, medidos no chão. O centro do alvo ficou a 1,21 metros de altura e o centro do moderador ficou a 0,28 metros de altura, ambos em relação ao solo. Eu atirei de baixo para cima. Apoiada no solo exatamente assim, com os pés do bipé na elevação máxima e a ponta da coronha no chão, bastava colocar o peso da mão na arma para a visada da luneta ficar bem no centro: Acima no zoom mínimo (8) e abaixo no zoom máximo (32): A arma já foi comprada usada e segundo o dono anterior não foram feitas modificações nela, preciso fazer um grande esforço para encaixar o chumbo nela, mais tarde vou tentar alargar o furo de entrada do cano. Não limpei o cano ou fiz qualquer outra coisa diferente durante as seções de dez disparos, apenas usei a seguinte pressão para inicio: E no fim de dez disparos ficava assim: Para uma nova seção eu recarregava na mesma indicação anterior. O chumbo utilizado foi o Bullet: Foi o mais barato que achei para comprar pela internet incluindo o frete, eu não tenho outro chumbo neste calibre e minha intenção é não comprar mais chumbos de 5,5 mm, pretendo usar apenas os fabricados por mim (assunto de outro post). A primeira série de disparos ficou assim: Fiz igual fazia com os tiros em pé sem apoio, peguei os chumbos aleatoriamente na lata, dando um intervalo de pelo menos trinta segundos entre um disparo e outro, sempre sem usar o magazine. Marquei estes 10 primeiros disparos usando uma caneta preta então, parti para a pesagem dos chumbos: Eu não sei como pesar e selecionar meus chumbos, ou pelo menos ainda não desenvolvi minha técnica pessoal, pesei os primeiros 80 chumbos e fiz comparações, notando que com o peso 1,05 haviam 10 chumbos, com o peso 1,06 haviam 17 chumbos, com o peso 1,07 deu 8 chumbos e com o peso 1,08 apenas 9 chumbos, tendo em vista que primariamente haviam mais no peso 1,06 passei a separar apenas os que medissem entre 1,060 e 1, 069 desprezando os demais: Ignore a marcação do papel, onde está escrito 0,60 na realidade é 1,060. Quando estava no meio da terceira lata, completei 11 chumbos no mesmo peso: Separei dez chumbos pesando 1,062 e fiz mais dez disparos no mesmo esquema, ficou assim: Os marcados com caneta preta foram a primeira série e os sem marca a segunda série, usei o mesmo alvo. Separei um segundo lote de chumbos, cada um com um peso diferente de 1,060 a 1,069 e fiz a terceira série, que ficou assim: Todas as três séries no mesmo alvo, 1º marcados em preto, 2º marcados em laranja e 3° marcados em vermelho. Parece que o certo seria usar um alvo para cada série de dez, assim, pelo menos, não teriam disparos sobrepostos que me confundiram um pouco. De qualquer forma, o fato de selecionar os chumbos por peso, parece ter dado uma alinhada melhor no espalhamento, a distância maior entre os disparos se manteve entre 11 e 12 cm e a menor, entre 1 e 3 cm, considerando o formato de uma galáxia, do ponto de vista da fotografia mencionada mais acima. A marca dos disparos não seguiu a diagonal como uma rajada de metralhadora ou uma chicotada, foi bem aleatória, uma hora num extremo outra no outro e algumas mais ao centro. Está ai, o que eu chamo de "efeito precisão das galáxias" ou "espalhamento em diagonal". Desconsiderando o chumbo utilizado e os vícios do atirador, partindo para teorias ligadas ao mal funcionamento da arma, o que pode estar causando isto? -Vibração do cano? -Vibração dos pés do bipé? -Oscilação da pressão? Como minha esposa chegou logo, a brincadeira acabou e estes foram os chumbos coletados na aramida do para-balas: Notem que alguns mal se deformaram enquanto que outros se deformaram bastante, não sei se isso é em decorrência da aramida já estar bastante castigada em alguns pontos ou se é decorrente de mudança de pressão nos disparos. Eu não tenho medidor de velocidade. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Giovanni J. L. Postado Junho 4, 2020 Share Postado Junho 4, 2020 (editado) Estava lendo sobre canos da artemis em um fórum gringo e eles reportaram que um cano mais longo como os da pr900 podem apresentar uma falha durante o processo de fabricação, talvez seja seu caso? Juntei algumas imagens do tópico abaixo: Resultado após remover 0.20" e refazer a coroa. O criador do tópico informou que o agrupamento melhorou consideravelmente. (Fonte: https://www.gatewaytoairguns.org/GTA/index.php?topic=166821.0) Editado Junho 5, 2020 por Giovanni J. L. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pincipi Postado Junho 5, 2020 Autor Share Postado Junho 5, 2020 1 hora atrás, Giovanni J. L. disse: refazer a coroa A minha está assim: Está simplesmente medonha! Eu imaginava que a coroa perdia a função quando usa o moderador ou focinho. Lendo o que foi dito no fórum dos gringos eu não entendi nada mas, depois de ver o vídeo abaixo eu consegui ter uma noção de como fazer o serviço: Vou estudar bem esta opção de fazer a coroa. Valeu pela dica. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Giovanni J. L. Postado Junho 5, 2020 Share Postado Junho 5, 2020 Pela leitura do tópico eles teorizam que a Artemis tem um processo não tão atento quanto à produção dos canos. Os defeitos das imagens foram notados em canos longos (PR900, CR600W e no cano longo da CP2). Já no cano curto não havia o defeito no raiamento, então a tese é de que ou o cano longo não é preso adequadamente ou por ser mais fino ele dá jogo bem na ponta na hora de fabricar. Vou ate conferir se no meu cano da CP2 tem esse defeito no raiamento. O polimento que fizeram naquele cano ficou muito bom, nem sei se conseguiria fazer igual. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Doni700 Postado Junho 5, 2020 Share Postado Junho 5, 2020 Estes canos não tem choque, o que por si só já prejudica a precisão. A entrada do cano amassa o chumbo e aí ele espirala e por fim a coroa é mal feita. Para ver se há defeitos, retire o cano e passe um chumbo com uma vareta. Em um cano bom, só vai aparecer a marca das rais, uniformes e sem amassados. Mesmo se o cano estiver perfeito, ainda tem a questão da velocidade. Canos sem choque normalmente precisam de velocidades altas para agrupar. Com estes chumbos é difícil conseguir bons agrupamentos. O ideal seria testar com os JSB, mas o Rifle Thunder é muito bom, e tenho conseguido agrupamentos semelhantes ao JSB. Citar AT 44 5,5 monoshot 4,5/5,5 Nova Vista Alpha 4,5 Vendida Gamo Extreme Co2 5,5 Vendida Marauder 5,5 Vendida Hatsan AT 44 5,5 Vendida Hatsan Flash 5,5 Vendida SPA P12 5,5 Vendida SPA P10 5,5 Vendida HW 100 5,5 Vendida SPA PP700S 5,5 Vendida SPA CP1 5,5 Vendida Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pincipi Postado Junho 5, 2020 Autor Share Postado Junho 5, 2020 1 hora atrás, Doni700 disse: passe um chumbo com uma vareta Não dá, tem que martelar a vareta, ai ela entorta. KKK. 1 hora atrás, Doni700 disse: testar com os JSB, mas o Rifle Thunder é muito bom Também não vai ser possível, sou baixa renda, meu propósito é utilizar os chumbos de minha fabricação caseira, por enquanto nem martelando entram no cano. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pincipi Postado Junho 5, 2020 Autor Share Postado Junho 5, 2020 Eu pesquisei por tópicos aqui do Fórum: "Coroa do cano", "Cano Anshultz sem coroa???", "Coroa cano LW novo", Coroa do cano...", "Coroa AT44 refeita", além de outros materiais da internet: "Como cortar e coroar um cano de rifle EHow Brasil", "A importância da coroa ou corona no cano das armas de ar comprimido". Achei melhor não lincar cada um deles aqui para não tomar muito espaço. Pelo que entendi, em teoria primeiramente o mais importante para precisão é o número, ângulo e profundidade das raias, um segredo dos fabricantes. Depois disso vem a coroa, em diversos ângulos, com vários mitos em torno de 11° graus, com a única certeza de que 90° graus é o melhor indicado para alta potência. Ainda na coroa, existe o conceito de rebaixo, cuja finalidade é proteger de danos. Finalmente o conceito mais importante para esta parte da coroa é o alinhamento com a saia do chumbo no momento em que sai do cano então, em tese, no meu caso, as irregularidades da superfície da coroa da minha PR900W permitem uma dispersão irregular de gases que vão desviar o chumbo da trajetória... ...Sendo que, o conjunto do raiamento com o choque na saída do cano combinado com a coroa é que realmente proporcionam a melhora dos resultados e assim sendo, o meu caso é de um cano de baixa qualidade sem o choque e com a coroa ruim. Na parte de raimento e choque nada mais pode ser feito a não ser trocar o cano, já na parte da coroa, é possível fazer alguma coisa então não posso esperar que apenas alinhar a coroa vai fazer um milagre balístico, ou seja, os resultados podem ser pior, ficar na mesma ou um pouco melhor mas, de jeito nenhum espero me tornar um medalhista olímpico depois de uma polida. Ainda tentando digerir todos estes conceitos, tem a parte prática, o certo é contratar um profissional mas, como não tenho condições, vou tentar uma das maneiras mencionadas na internet: -Pedaço de lixa em um bastão com uma bolinha. -Esfera de rolamento fixa na morsa ou uma madeira com furo não passante, com a esfera colada, usando pasta de assentamento de válvulas com abrasividade de acabamento, fazendo movimento de girar o cano com o próprio peso dele sobre a esfera, usando as palmas da mão, assim como se faz fogo com graveto, ou mesmo como se assenta válvulas de motor, depois que conseguir o desgaste desejado usa lixa 600 mais grossa e para acabamento lixa1500, tem que ficar um espelho. -Usar kits ou ferramentas próprias: A parte que não ficou clara para mim, são as diversas opções que visualizei: Acima está bem aprofundada e dá a entender que serve mais como proteção mas, será que para o caso de baixa potência não seria melhor? De qualquer forma, o meu caso leva a crer que no final deva ficar parecido com isto: Veremos! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Doni700 Postado Junho 5, 2020 Share Postado Junho 5, 2020 Esta coroa da última foto é a coroa mais usada. Se tem uma coisa que já comprei muito é cano. Já testei com coroa 11°, 90º, target e até sem coroa. Disputava provas de USBR com uma AT 44 com cano BSA que nem tinha coroa e os resultados eram bons. A simetria das raias e o choque é muito mais importante do que a coroa, mas como isso não tem como corrigir, se após polir ela ficar como na foto está perfeito. 2 Citar AT 44 5,5 monoshot 4,5/5,5 Nova Vista Alpha 4,5 Vendida Gamo Extreme Co2 5,5 Vendida Marauder 5,5 Vendida Hatsan AT 44 5,5 Vendida Hatsan Flash 5,5 Vendida SPA P12 5,5 Vendida SPA P10 5,5 Vendida HW 100 5,5 Vendida SPA PP700S 5,5 Vendida SPA CP1 5,5 Vendida Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Giovanni J. L. Postado Junho 5, 2020 Share Postado Junho 5, 2020 1 minuto atrás, Doni700 disse: Esta coroa da última foto é a coroa mais usada. Se tem uma coisa que já comprei muito é cano. Já testei com coroa 11°, 90º, target e até sem coroa. Disputava provas de USBR com uma AT 44 com cano BSA que nem tinha coroa e os resultados eram bons. A simetria das raias e o choque é muito mais importante do que a coroa, mas como isso não tem como corrigir, se após polir ela ficar como na foto está perfeito. Atualmente qual ângulo você recomenda? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Doni700 Postado Junho 5, 2020 Share Postado Junho 5, 2020 Eu tenho usado 45º. É mais fácil de fazer e a precisão é boa. 1 Citar AT 44 5,5 monoshot 4,5/5,5 Nova Vista Alpha 4,5 Vendida Gamo Extreme Co2 5,5 Vendida Marauder 5,5 Vendida Hatsan AT 44 5,5 Vendida Hatsan Flash 5,5 Vendida SPA P12 5,5 Vendida SPA P10 5,5 Vendida HW 100 5,5 Vendida SPA PP700S 5,5 Vendida SPA CP1 5,5 Vendida Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Luiz Almeida Postado Junho 5, 2020 Share Postado Junho 5, 2020 Minha Cometa 220 não tem corôa na ponta do cano, e agrupa. Principi, se você quiser um pouco de JSB 5,5mm para fazer uns testes, eu posso te mandar um pouco. Citar Norica Dragon 5,5mm GR 50Kg. Rossi Dione 4G 5,5mm GR 55Kg. Cometa 220 4,5mm GR 45Kg. (vendida) Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pincipi Postado Junho 6, 2020 Autor Share Postado Junho 6, 2020 Em 05/06/2020 em 17:32, Luiz Almeida disse: Principi, se você quiser um pouco de JSB 5,5mm para fazer uns testes, eu posso te mandar um pouco. Confesso que fiquei envergonhado pela oferta mas, aceito. Creio que assim terei algum comparativo. Eu só não sei como entrar em contato pelo reservado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pincipi Postado Junho 7, 2020 Autor Share Postado Junho 7, 2020 (editado) Fiz o teste do algodão, passei o cotonete várias vezes e de várias formas, não grudou sequer um fiapo do algodão o que me fez pensar que a coroa está boa e que não é necessário nenhuma intervenção. (vai saber?) Reuni todas as informações sobre a metodologia do polimento da coroa e separei os materiais que estavam a mão; parafuso, parafusadeira, massa de polir pintura, óleo de motor, pasta rosa desengraxante, lixas de ferro 320 e 600. Uma alternativa a não comprar estes materiais poderia ser ajuntar umas tampinhas de garrafa PET e pedir em algum serralheiro um pouco do pó que fica no chão e restos de lixas usadas, também passar em alguma mecânica/funilaria e pedir um pouco de graxa, massa de polir, restos de lixas usadas e qualquer coisa que sirva para o projeto, o material que já tenho aqui foi coletado no lixo de reciclagem sem custo. Use a imaginação para materiais alternativos por sua conta e risco! A quantidade a ser consumida é muito pouca, cerca de um décimo que cabe em uma tampinha de garrafa PET. Uma dica, não tente pegar escondido o creme esfoliante de sua esposa. A minha me pegou no fraga. O indicado seria pasta de esmerilhar grossa e fina, como eu não tinha, usei uma ideia na internet de fazer a pasta caseira com graxa e pó de esmeril ou rebolo para a pasta fina e com pó de disco de corte para a pasta grossa, através da do que foi mostrado, eu resolvi misturar a pasta rosa, que nada mais é que sabão misturado com areia, com um pouco de óleo de motor, eu até tenho a graxa mas, optei por usar o óleo. Mãos à obra, primeiro eu cortei um pedaço de pano, enrolei e coloquei dentro do cano para selar de modo que os restos do processo não atingissem as raias, na internet eu vi fotos com algo que parecia ser uma espuma ou bucha. Depois selecionei os parafusos que pareciam se encaixar melhor no ângulo original da coroa. Ai coloquei a pasta e pinguei óleo em cima: Sem remover o cano da arma, apoiei ela com a coronha no chão, segurado com uma mão e coma outra segurei a parafusadeira, apoiada no cano, sem fazer força, usando o próprio peso dela. Usei a rotação mínima possível, hora num sentido hora em outro sentido, parando o serviço após cerca de um ou dois minutos, para verificar como estava ficando: Fui repetindo o processo algumas vezes: Não demorou muito e cheguei neste estágio: Decidi que seria o momento de limpar tudo e continuar agora com a lixa 320 com a massa de polir pintura. Eu fiz um vídeo que ainda está sendo feito o upload, como minha internet é lenta, até amanhã deve estar pronto. Editado Junho 7, 2020 por Pincipi Adicionar foto. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Luiz Almeida Postado Junho 7, 2020 Share Postado Junho 7, 2020 2 horas atrás, Pincipi disse: Confesso que fiquei envergonhado pela oferta mas, aceito. Creio que assim terei algum comparativo. Eu só não sei como entrar em contato pelo reservado. KKK, que vergonha nada!!! Eu só tenho um problema, a central de distribuição e outra agência dos correios aqui da cidade serão fechadas por 15 dias devido a um carteiro ter confirmado para covid-19. Vamos ter que esperar... foi uma decisão da justiça do trabalho. Mas vou te passar uma Mensagem Privada e você me passa um endereço para entrega. Citar Norica Dragon 5,5mm GR 50Kg. Rossi Dione 4G 5,5mm GR 55Kg. Cometa 220 4,5mm GR 45Kg. (vendida) Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pincipi Postado Junho 7, 2020 Autor Share Postado Junho 7, 2020 Continuando a saga de fazer a coroa, abaixo o link do vídeo: Tive que apoiar a arma na mesa e segurar a câmera (de ponta cabeça) com a mão direita e segurar a furadeira com a mão esquerda, foi o único meio que achei de acionar a câmera e a furadeira ao mesmo tempo, no final tentei mostrar a pasta de lavar as mãos, o óleo num frasco de colírio e a massa de polir no pote branco. Importante mencionar que a composição química da pasta é sabão base, carbonato de sódio, óleo de eucalipto, pó de mármore, corante a água. Então, o destaque está no material abrasivo que é o pó de mármore, caso queira fazer sua própria pasta caseira. Entretanto, agora neste momento, depois de passar a usar a lixa 320, eu cheguei a conclusão pessoal de que é uma imensa bobagem tudo o que fiz até agora no sentido de usar o parafuso com a pasta de esmerilhar. Deixe-me explicar o porque cheguei a esta conclusão, primeiro, o parafuso tem a cabeça arredondada e acaba tendo um acabamento mais ou menos assim na coroa, na visão em corte: Este acabamento é quase impossível de se captar com a câmera fotográfica, só se percebe mesmo a olho nu, agora, quando se usa a lixa de papel o acabamento fica mais reto, mais ou menos assim: Ai, pela minha opinião pessoal, eu imagino que o escape de gases é melhor distribuído em relação ao acabamento curvo, justamente porque acredito que a curvatura vai direcionar mais gases de volta ao projétil ou até mesmo fazer uma espécie de turbilhão que vai fatalmente interferir na trajetória do chumbinho. Eu não sou técnico ou especialista no assunto, sou um aventureiro que está aprendendo sobre o assunto e posso muito bem estar errado em minhas teorias. Apenas no caso prático é que eu poderia afirmar com certeza qual dos dois acabamentos é o melhor indicado e aproveitando, imagine também o caso do ângulo reto de 90° graus indicado para maior potência: A minha mente imagina o seguinte, considerando que a parte vermelha é a saia do chumbo e os raios verdes são o ar passando entre a saia e a coroa: Consegue me entender? Pela teoria proposta, o acabamento reto tem a tendência dos gases em influenciar menos a trajetória do chumbinho. Com base nesta teoria, se eu fosse fabricante, tentaria o ângulo negativo ou inverso: Vou parar de viajar na maionese e encerrar esta parte para não ficar muito grande, continuo abaixo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
willamms macena Postado Junho 7, 2020 Share Postado Junho 7, 2020 So o fato de usar Luneta a 10 metros ja é um fator para uma inconstância nos agrupamentos, pois a maioria das lunetas nao focam bem a esta distância , aliado a um chumbo de qualidade duvidosa, qualquer palpite é um chute. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pincipi Postado Junho 7, 2020 Autor Share Postado Junho 7, 2020 (editado) 1 hora atrás, willamms macena disse: So o fato de usar Luneta a 10 metros ja é um fator para uma inconstância nos agrupamentos, pois a maioria das lunetas nao focam bem a esta distância , aliado a um chumbo de qualidade duvidosa, qualquer palpite é um chute. Verdade, realmente a luneta não dá foco, como mostrado acima. O chumbo sendo o mais barato que encontrei no comércio é uma grande candidato mas, vai entrar uma doação de JSB para poder comparar e quem sabe outros palpites podem ou não definir o porque deste espalhamento em diagonal, geralmente o espalhamento é tudo em volta, nunca tinha visto assim. É chutando que se faz gol! Editado Junho 7, 2020 por Pincipi Adicionar frase. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alberto José Postado Junho 7, 2020 Share Postado Junho 7, 2020 Não sou especialista em agrupamento, mas vou dar o meu pitaco. Retire este bipé e faça novo agrupamento com o mesmo chumbo e pressão no cilindro, usando como apoio um "rice bag" para comparação. Citar Mandarim " O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!" Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pincipi Postado Junho 7, 2020 Autor Share Postado Junho 7, 2020 (editado) 38 minutos atrás, Alberto José disse: Não sou especialista em agrupamento, mas vou dar o meu pitaco. Retire este bipé e faça novo agrupamento com o mesmo chumbo e pressão no cilindro, usando como apoio um "rice bag" para comparação. Está na lista, eu ia fazer isto antes de mexer na coroa mas, me esqueci. Também pretendia repetir as duas alternativas sem o moderador e só depois iria mexer na coroa. Editado Junho 7, 2020 por Pincipi Remover fotos Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pincipi Postado Junho 7, 2020 Autor Share Postado Junho 7, 2020 (editado) Continuando o trabalho, deixei de passar o parafuso com a pasta e tentei usar uma lixa 320 combinada com massa de polir tinta: A parte branca é a massa, colei com durex uma tira da lixa sobre o parafuso e fiz o mesmo procedimento de girar um pouco de um lado e um pouco do outro, ficou assim: Notei que a lixa conseguiu remover uma rebarba que estava na parte externa da coroa mas, observando como ficou a lixa: Justamente na parte da coroa a lixa se desfez e passou a apenas lixar a superfície frontal do cano, inicialmente eu achei que fosse por causa dela trabalhar junto com a massa de polir e assim ela amolecer e estragar, fiz um teste sem a massa, apenas na lixa seca: Igualmente ficou deteriorada, depois tentei também com um pouco de óleo com o mesmo resultado. Eu queria simular ou fazer igual vi em um vídeo aonde a pessoa usou uma esfera de aço e apoiou nela a lixa e foi girando o cano, na imagem mostrada no vídeo a lixa não rasgou, apenas se desgastou na parte em contato com a coroa. Parei o serviço e fiz toda uma revisão sobre os procedimentos feitos até agora, lembrei de uma peça vendida no exterior que tem um pino na medida do calibre para centralizar o desbaste, mostrada acima, Brownells 45°, procurei em minhas ferramentas para tentar encontrar algo que pudesse simular o trabalho que esta ferramenta faz, encontrei um porta estilete: Acima ele desmontado para ficar mais claro seu funcionamento, a lâmina de cortar fica no vão e quando aperta girando, força o fechamento até ficar presa, no lugar da lâmina prendi duas tiras de lixa: Ficou aparentemente bom mas, as lixas se desgastaram muito rápido e de forma desigual: Não coloquei na parafusadeira, fiz o movimento com as palmas das mãos, igual mencionado acima para assentar válvulas. E para controle, o serviço ficou assim: Fiquei bem animado, deu para perceber o corte dos raiamentos, parece que está ficando muito próximo da imagem de como quero que fique. Observei bem o desgaste das lixas, deu a entender que não está uniforme, a parte externa está sendo mais abrasada do que a interna, foi então que me deu o estalo de cortar as tiras pequenas da lixa e prender na ferramenta, assim: Fiz a dobra delas exatamente no ângulo do metal, funcionou muito bem, ao passar a lixa seca os riscos ficaram uniformes, testei com a massa de polir e as lixas se deterioraram rápido, já com uma mínima quantidade de óleo resistiram maravilhosamente bem e os riscos não foram muito acentuados, ficaram mais suaves. O esforço de trabalho é pouco, cerca de um minuto já é o suficiente para se notar um grande avanço, eu perdi muito mais tempo em fotografar as etapas e resultados, é difícil acertar o foco exatamente aonde quero, tive que tentar vários cliques até conseguir algo legível: Se olhar com bastante atenção, dá para notar que não está uniforme, algumas partes estão mais ou menos desgastadas que as outras. tem que levar em conta que comecei com a curvatura do parafuso e fiz a transição para o ângulo da outra ferramenta. Para controle, como ficaram as lixas: Pelo desgaste nas lixas, acho que acertei o ponto de lixagem, está batendo exatamente com a coroa. Foi com base também nestas observações que conclui pela reprovação de usar o parafuso e principalmente da parafusadeira, este deve ser um serviço manual, feito com muita calma e paciência. Acho que já posso dar por encerrado esta fase, a próxima fase será com a mesma ferramenta e a lixa 600. Editado Junho 7, 2020 por Pincipi Adicionar foto. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pincipi Postado Junho 7, 2020 Autor Share Postado Junho 7, 2020 Nova fase; com a lixa 600 molhada no óleo, na realidade a lixa foi montada seca na ferramenta e passei meia gota de óleo na coroa, desta vez encaixei a ferramenta na parafusadeira, usando a mesma velocidade: Depois de cerca de um minuto ficou assim: Percebi que o óleo não escureceu, abaixo dá para perceber a camada de óleo: Então trabalhei por mais tempo, tipo uns dois minutos, até perceber que o óleo escureceu, o acabamento ficou assim: Em alguns pontos ainda apareciam os buracos da coroa original, a lixa ficou como abaixo: Quase não dá para perceber o desgaste dela, do lado esquerdo tem uma tira da lixa nova, para comparação, troquei o jogo de lixas e trabalhei por mais três minutos mais ou menos, ficou assim: Apesar de ainda aparecerem uns buracos, que só podem ser percebidos na fotografia, a olho nu não se percebe, resolvi dar por encerrado a parte de lixamento, torcendo para que estes pequenos defeitos não sejam determinantes na qualidade dos disparos, removi a bucha de pano e segue abaixo também o segundo jogo de lixas usado: Igualmente quase sem desgaste aparente, finalmente entrei na penúltima fase; o polimento com pano e massa de polir pintura de carro, prendi o pano na mesma ferramenta que usei com as lixas, após uns dois minutos numa rotação mais rápida ficaram assim, a coroa e o pano: Repeti uma segunda seção, com mais um pouco de massa, quando percebi meu próprio reflexo na coroa, dei por encerrada esta fase: Repeti o teste do algodão, deu em nada, nenhum fiapo ficou preso mas, saiu bem sujo. Finalmente, tudo pronto para a última fase; a proteção ou reoxidação, ainda não sei como vou fazer, na prática eu sei que o polido é lindo de se ver mas, com o tempo, tende a enferrujar se eu não providenciar alguma proteção. Conto com suas sugestões. Independente disto, já posso fazer os testes de tiros para ver se fez ou não alguma diferença, o problema é conseguir convencer minha esposa a deixar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pincipi Postado Junho 7, 2020 Autor Share Postado Junho 7, 2020 Teste autorizado pela esposa com algumas condições, não pude por o parbalas em cima da cadeira, então a distância reduziu 70 cm, antes era 10,02 m e agora foi para 9,32 m, a altura do centro do alvo também mudou, foi para 0,60 m de altura, antes era 1,21 m. Para corrigir isso baixei os cliques das pernas do bipé em dois, antes estava no máximo, todo o resto permaneceu igual, exceto que fiz apenas 5 disparos por série, com chumbos pegos de forma aleatória na lata, sem seleção por peso: A primeira série fiz sem o moderador, desconfiei que poderia ter piorado a situação e assim o desvio do chumbo poderia atingir o miolo e explodir, é a série de baixo marcada com caneta preta e visada no centro do alvo. Milagre! Os chumbos agruparam! Na segunda série de 5 disparos, a visada foi no número 2, série marcada por canetão vermelho, a série do meio, nesta série eu usei o moderador. A terceira série, com a visada no ponto vermelho acima do alvo e marcado com caneta vermelha, eu subi o bipé no máximo e apoiei a coronha num saco verde de areia, o que aparece na foto lá no começo do post, é a série de cima, também mantive o moderador. Em todas as séries houve um agrupamento muito melhor, parece que o efeito galáxia desapareceu. Ainda não consigo acreditar o que uma polida de coroa não faz! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Luiz Almeida Postado Junho 8, 2020 Share Postado Junho 8, 2020 Isso aí!!! Se ainda assim precisar dos JBS me avisa. Citar Norica Dragon 5,5mm GR 50Kg. Rossi Dione 4G 5,5mm GR 55Kg. Cometa 220 4,5mm GR 45Kg. (vendida) Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pincipi Postado Junho 8, 2020 Autor Share Postado Junho 8, 2020 7 minutos atrás, Luiz Almeida disse: Isso aí!!! Se ainda assim precisar dos JBS me avisa. Ok, muito obrigado pela oferta! Em 04/06/2020 em 20:59, Giovanni J. L. disse: Estava lendo sobre canos da artemis em um fórum gringo e eles reportaram que um cano mais longo como os da pr900 podem apresentar uma falha durante o processo de fabricação, talvez seja seu caso? Juntei algumas imagens do tópico abaixo: Resultado após remover 0.20" e refazer a coroa. O criador do tópico informou que o agrupamento melhorou consideravelmente. (Fonte: https://www.gatewaytoairguns.org/GTA/index.php?topic=166821.0) Agradecimentos ao Giovanni J.L. que deu a dica, pena que as imagem não apareceram. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Orlando Postado Junho 9, 2020 Share Postado Junho 9, 2020 (editado) Boa noite Pincipi, numa Rossi que estou reformando, refiz a coroa que estava bem danificada (parecia que o cano havia sido batido contra o piso, infelizmente não fotografei o antes) utilizei ponta montada em eixo de 1/8" redonda e cônica, aquela lixa feita de EVA e por sinal bem gasta, lixa 1200, esfera de aço grande (17 mm de diâmetro) colada em uma base de madeira e por fim usei a massa de polir pintura posta em EVA de 5 mm de espessura. Todo esse procedimento fiz manualmente, como você mesmo disse com calma e sem pressa. O uso da lixa de EVA e do EVA de 5 mm ou maior espessura faz com que estes se moldem perfeitamente ao contorno da coroa, fazendo o lixamento/polimento de forma uniforme, por permitir contato em toda a superfície trabalhada. A esfera também ajuda bastante por sua simetria, você pode mudar o ângulo de trabalho, mas a área de contato será sempre a mesma. Agradeço também as dicas dadas aqui no fórum pelos integrantes, em busca de soluções e a sua dedicação e perseverança, na busca de alternativas e soluções. A primeira foto feita ainda sem passar pela esfera e pela massa de polir, já a segunda com ela terminada. Editado Junho 9, 2020 por Orlando Citar Aprendiz de Curioso "Hoy mejor que ayer.... pero peor que mañana" Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pincipi Postado Junho 9, 2020 Autor Share Postado Junho 9, 2020 Muito boa dica do EVA para moldar a lixa. Acho que puder ver o reflexo de sua mão na coroa. Sabe me dizer se depois que termina o polimento da coroa, fica por isso mesmo ou tem que fazer algum tratamento para não enferrujar? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Orlando Postado Junho 10, 2020 Share Postado Junho 10, 2020 No meu caso, vou fazer a oxidação a quente com soda. Você poderia usar o Super Blue, eu uso para pequenos reparos, para pequenas áreas a serem oxidavas fica bom. 1 Citar Aprendiz de Curioso "Hoy mejor que ayer.... pero peor que mañana" Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pincipi Postado Junho 23, 2020 Autor Share Postado Junho 23, 2020 (editado) Fiz novas alterações, polimento da culatra: Também troquei a luneta por uma 4X32: A máquina focou o alvo, na realidade ao olho nú o reticulo fica focado e o alvo desfocado. Agora os agrupamentos ficaram assim: O ponto de visada é o circulo em azul, três disparos à esquerda com o Bullet e três à direita com o slug. todos escolhidos aleatoriamente na lata, sem selecionar por peso. Será que essa diferença de altura é por causa da parábola? Achei estranho isso, ainda mais pela distância de 9,32 metros, achei que isto ocorreria só acima de 20 metros. Testei também a minha "teoria da saia justa", fiz o acabamento das saias dos chumbinhos com uma lixa fina. Imaginei que se a coroa está alinhada, ao alinhar também a saia do chumbinho, o resultado seria melhor porém, não fez diferença perceptivel. Só resta agora selecionar os chumbos por peso para ver se melhora, fora isso, parece não ser possível tirar maior beneficio deste tipo de equipamento, a não ser que venha alguma nova dica de tirar água de pedra. Editado Junho 23, 2020 por Pincipi 1 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pincipi Postado Junho 23, 2020 Autor Share Postado Junho 23, 2020 Mais uma ideia de jirico: Não fez diferença, pelo menos agora sei que não é problema de vibração do cano e que colocar mais uma braçadeira não vai ajudar. Acima, três disparos em cada alvo e abaixo um em cada: Fui obrigado a parar os testes, a bomba manual travou e o anel da estação de recarga do cilindro não está vedando e não consigo achar um que sirva. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alan Guimaraes Dias Filho Postado Junho 23, 2020 Share Postado Junho 23, 2020 (editado) Bom Pincipi, a corona (crow, coroa, etc) ajuda muito no agrupamento, quase que unicamente, por deixar o cano terminando exatamente no mesmo lugar. De tal forma que o projetil (slug ou pellet) saia uniforme. Sendo assim, é muito difícil fazer, consertar ou preparar uma corona, sem o uso de um torno. Infelizmente. Tente outros Chumbos e Slug's. Dê preferência slug's com o fundo chato, uma vez que estes com saias não se mostraram precisos. Por fim, nos seus agrupamentos "galáticos" nota-se o efeito "magnum". Que tem muitas variáveis a ser desvendadas para melhorar a precisão, mas sendo a principal o binômio "potência/chumbo". Aconselho dois vídeos que te ajudaram muito: Espero ter ajudado. Grande abraço e bons tiros. Editado Junho 23, 2020 por Alan Guimaraes Dias Filho 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
TargetShooter Postado Junho 23, 2020 Share Postado Junho 23, 2020 Muito bom hein Pincipi !!! Houve uma melhora significativa nos agrupamentos, da água para o vinho...acredito que foram um conjunto de detalhes que vc foi arestando que proporcionou esta melhora, numa oportunidade faça disparos a distancias maiores para podermos ver os resultados. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pincipi Postado Junho 23, 2020 Autor Share Postado Junho 23, 2020 Só para constar, os chumbos coletados no para balas: Alguns tinham apenas as marcas do raiamento, nem sequer deformaram, tudo leva a crer que não tem uma constância na velocidade dos disparos. Agora estou vendo e revendo os vídeos, tentando organizar as informações e depois, ver o que pode ser feito na prática. 2 horas atrás, TargetShooter disse: disparos a distancias maiores Xi, só depois da quarentena, enquanto isto, atiro dentro de casa. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Paes Postado Dezembro 23, 2023 Share Postado Dezembro 23, 2023 (editado) A precisão de uma arma está ligada a diversos fatores. Na balística interna podemos citar: compatibilidade correta entre diâmetro do projétil, seu peso/comprimento e o passo de raia adequado pra ele, além de constância da v0, obtidos com controle e ajuste nos sistemas de ignição/disparo. Temos ainda as características construtivas que a depender da rigidez estrutural do sistema e dos materiais empregados podem interferir positivamente ou negativamente na precisão. Na balística de transição, a coroa do cano é o item de maior importância. Não adianta ter ajustes perfeitos de v0, um cano com raiamento excelente e uma coroa mal feita, pois esta trará resultados ruins pra todo o resto. Fico impressionado como os fabricantes simplesmente cagam pra isso. Entregam canos com coroas horrorosas! No caso específico aqui do tópico, é muito válida a experiência. Contudo deixo como sugestão o recoroamento por corte. O polimento com esferas ou parafusos dão acabamento na face do cano mas costumam deixar imperfeições na área mais importante da coroa, que é a junção frontal do raiamento. Neste caso, sempre adotei como procedimento padrão retirar o cano e levar pro torneiro facear, fazendo a centralização do cano a partir da boca (parte interna) e cortando a coroa de dentro pra fora. Atualmante tenho meu próprio torno e faço aqui em casa mesmo. O grau da coroa é questão de gosto. Usualmente faz-se reta ou em ângulo de 11º, que trazem desempenho final parecidos. Editado Dezembro 23, 2023 por Paes 1 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pincipi Postado Dezembro 23, 2023 Autor Share Postado Dezembro 23, 2023 Muito obrigado por todas as colaborações. Eu vendi a PR900W para comprar uma FWB 600 a qual entrou em outro tópico. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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