Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Carabina CBC B19X 4.5 - Como Fazer Melhorias


Posts Recomendados

Saudações!

Segue o resumo das modificações realizadas na B19X para melhorias sem gastar muito.
Espero que o tópico esteja à altura desta distinta comunidade.

Gatilho: Original.

Não fui simpático a ideia de compra de um gatilho ao preço de um conjunto original completo.

Mudanças: Fabricação de mola de primeiro estágio utilizando desentupidor de fogões.
Moldado na chave de fenda com apenas uma volta, o primeiro estágio ficou praticamente sem peso, a mola só é utilizada para o gatilho não ficar solto.

Arruela de Ajuste: O gatilho vem com folga, tornando os tiros inconsistentes. Foi utilizada uma arruela comum passando por
lixamento na furadeira utilizando uma peça de retífica até ficar da espessura correta, deixando o gatilho fixo.

Parafuso para regulagem do primeiro estágio: Pode ser utilizado o de bocal de lâmpada ou tomada e tem cerca de 3x15mm.
Pode parecer muito, mas regulando com cuidado serve perfeitamente, e mesmo ficando um pouco projetado não atrapalha em nada.

P_20200401_144130.thumb.jpg.7612067482399107dec9102532db2bca.jpg

Mola da trava do êmbolo: Basta empurrá-la com uma chave para que ela fique empenada e com menor resistência,
nem precisa desmontar o gatilho. Ela deve ficar apenas suas pontas visíveis como na foto, na configuração original ela é bem projetada.

P_20200401_144438.thumb.jpg.c375898e03a11017f0dfb06085fc4921.jpg

Oring do cano: Orignal.

Retirar arruela de ajuste que se encontra atrás do mesmo, desta forma o cano fica centralizado. Originalmente aparenta torto, para baixo.
Não senti nenhuma diferença em utilizar oring de PU.

P_20200401_145812.thumb.jpg.89c95f6f7a2489a8e18ee0168b577e90.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

Mola do trinco do cano: GII cortada no tamanho da original.

Evita que o cano ceda para baixo após o disparo devido a fraca mola original, causando problemas de regulagem de Red Dot e Lunetas.
Após substituição lubrificar todas as peças com Pasta G, notei que aqui também a graxa de silicone deixa o sistema duro.

P_20200401_145834.thumb.jpg.c9ccaef70a562523f7ae7114a87a961a.jpg

Muzzle:  B19-17

Não apresentou absolutamente nenhum problema na precisão, até melhorou.
Não utilizar cola para fixação. Devido a problemas para retirada e com o cano.
Ponha sob Pressão. Eu deixo a o cano com a inclinação distinta da ponta deste modelo de muzzle na minha sandália e forço de uma vez para baixo.
Ele não vai sair com facilidade e se movimentar por qualquer razão utilize um pequeno recorte de PET 2x5cm para aumentar a pressão.

A Instalação foi feita com uma pequena torção para direita, visto que minha alça de mira precisava de fábrica
toda para esquerda, mas não houve alterações simétricas significativas.

P_20200401_150218.thumb.jpg.865f2e24ca3d618e7f7dcfddabb2dddf.jpg

Gabarito no cano: utilizo de ponta de tesoura muito fina para gabaritar o cano.

Adotando essa prática você nunca mais gastará chumbo para fazer regulagens após retirada de massa ou muzzle.
Só é perceptível após retirada do muzzle e com muita atenção e aproximação.

P_20200401_145623.thumb.jpg.833e478dd6727d049efa1ff4ee1187bc.jpg

Gabarito na alça de mira: Gabarito a alça para o chumbo/distância padrão.

Com esta prática você não precisará também gastar mais chumbos para regulagens após necessidade de mexer na alça.

P_20200401_150106.thumb.jpg.cdf36da5ce6dc8916abc456aaead0012.jpg

Gás Ram: 45kg Elite.

Este foi o item caro do processo.

Cronografia antes e depois:

Bullet 247,5 - 247,5 m/s (configuração original)

Rifle STR 273,2 - 277,7 m/s (configuração original)

Rifle Round 234,7 - 248,7 m/s (configuração original)

Crosman Penetrators 316 m/s (Gás Ram)

Rifle STR 280,8 - 285,7  m/s (Gás Ram)

Gamo Pro Magnum (279,3 - 282,4 m/s (Gás Ram)

Rifle Round 261,7 - 263,1 m/s (Gás Ram)

Hatsan Match 271,7 - 279,3 m/s (Gás Ram)

Thor 251,2 - 268,8 m/s (Gás Ram)

Rifle Pointed 235,8 - 238 m/s (Gás Ram)

Cometa Straton 261,7 - 265,9 m/s (Gás Ram)

Pistão: Original.

Lubrificado com Pasta G Quick Shot, devido ao atrito.
Deixa o basculamento doce, também prefiro esta marca de pasta.
Não gosto de graxa de silicone, deixa o mecanismo pesado.

Bucha de PU: Elite.

Lixei a câmara com a famosa ferramenta dos vídeos da Elite para fazer limpeza, no lugar do papel toalha foram as lixas 220.
Acredite, tem rebarbas! Minha bucha estava toda cortada!
Essa peça foi adaptada para uso na furadeira segundo dicas da própria Elite.

P_20200317_114155.thumb.jpg.dda8768a7978b348abb1fcdf46646aec.jpg

Lixamento da Bucha de PU:

 Acredito que esse foi o ponto central das modificações, muita gente ignora esse processo porque acha que não vai haver
vedação ou nada tem a ver com a velocidade final, mas lixando no mesmo diâmetro da câmara  deixou os tiros estáveis e até um pouco mais rápidos.
Essa instrução também é dada pela Elite, apenas fui experimentando o diâmetro. Deixando no diâmetro da câmara a
bucha passará sem nenhuma resistência causando impressão temerosa,  mas ao entrar na câmara de compressão você já
sente resistência e fazendo o teste de vedação é sucesso garantido. Você tem agora um êmbolo que não rouba mais velocidade.

Solução para Red Dot e Luneta:

Se não tem tempo no momento de fazer todos os ajustes no cano, tente regular com a carabina armada!
Dispare, depois arme novamente e regule.
Quando o cano está nesta posição/estágio ele geralmente fica “alinhado”.

Melhores Chumbos:

Rifle Round, Cometa Straton, Gamo Pro Magnum/Hunter/Expander, Puma.
O Chumbo Puma que aqui geralmente é encontrado pela metade do preço do rifle round faz a mesma mágica!
E o melhor você pode encontra-lo ainda pela metade da metade do preço! (risos).

Todas as dicas, resultados, e teste de excelente precisão, vocês poderão encontrar no meu blog e you tube.

 

 

 

Editado por Duglan
  • +1 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, MATTHEW QUIGLEY disse:

Rapaz...muito bom!

Ganha a primeira cruzeta.

C. M.Q.

Valeu!

Aproveitando para deixar outra dica que não lembrei.

Muitas pessoas, como eu, sentem dificuldade de visualizar a massa de mira/fibra vermelha na sombra,
isso ocorre devido a um arredondamento que é feito do lado do atirador para fixação, mas essa fixação
não é necessária nos dois lados do encaixe da fibra ótica e reduz a capacidade da fibra.

Removendo esse arredondamento da fibra no lado do atirador com um estilete a fibra melhora 100% na sombra/noite ficando
praticamente um "ponto branco"  na visada de tão clara.
 
P_20200401_213120.thumb.jpg.46569e7ac9b3ddcf34145e42df02ac68.jpg
 

Editado por Duglan
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Giovanni J. L. disse:

E ganhe logo a segunda pois o tópico está ótimo!

Obrigado!

Segue os resultados obtidos com o Chumbo Puma que também não foi na postagem:

Cronografia: 

P_20200124_175328.jpg.fb9a1723235063f1aa56222ce4828063.jpgP_20200124_175336.jpg.b30aa39abec58b28426b4f88e82eb644.jpg

Agrupamento - 17 Metros - Informal - Sem Regulagem - Tuning incompleto - Mira Aberta

P_20200124_181040.jpg.66a1a5d8e21ce7655ef61b7b20c50c81.jpg                    P_20200124_181101.jpg.962c35f112633b0fa24e52e6a33d4bb2.jpg
 

Editado por Duglan
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, estava aqui revendo a questão do gatilho para deixar ainda mais aliviado.

Então além de entortar a mola da trava do êmbolo conforme sugerido anteriormente verifiquei hoje que é possível
"sobreviver" com apenas um dos lados da mola, entortando-a completamente até inutilizar um dos seus lados deixando 
ela sem tocar a caixa de gatilho onde se apoia, com isso o alívio chegou ao nível "ver para crer". Não houve nos teste que fiz
fechando o cano com um pouco mais de força nenhum problema, amanhã continuo os testes de segurança,
se houver alguma ocorrência, informo...
Também vou deixar uma foto do nível de ajuste do primeiro 
estágio que regulei utilizando um parafuso de tomada 3x15mm, até agora nunca houve disparo acidental e só com o 
chumbo puma depois deste ajuste de curso já se foram mais de 2.000 disparos... 

Acabando com metade da pressão da mola:

2.thumb.jpg.ad56fb3c652b5ccd528adf9a6061d839.jpg

 

Ajuste do primeiro estágio:

1.thumb.jpg.48c66ae33889451403656bbc0a4fcff4.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/04/2020 em 21:52, Duglan disse:

Valeu!

Aproveitando para deixar outra dica que não lembrei.

Muitas pessoas, como eu, sentem dificuldade de visualizar a massa de mira/fibra vermelha na sombra,
isso ocorre devido a um arredondamento que é feito do lado do atirador para fixação, mas essa fixação
não é necessária nos dois lados do encaixe da fibra ótica e reduz a capacidade da fibra.

Removendo esse arredondamento da fibra no lado do atirador com um estilete a fibra melhora 100% na sombra/noite ficando
praticamente um "ponto branco"  na visada de tão clara.
 
P_20200401_213120.thumb.jpg.46569e7ac9b3ddcf34145e42df02ac68.jpg
 

Parabéns pelo tópico, excelentes dicas para quem quer melhorar sua b19......vai aqui uma dica, você consegue afinar mais a massa de mira da b19-17 afinando (lixa) o que sustenta a fibra, fica muito melhor a visada.

Na minha

Eu uso a mola do trinco do cano da Big Cat e substitui as arruelas plasticas do bloco do cano por de metal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Rodrigo,

Valeu pelas dicas e excelente observação!
Eu já havia sentido esse problema que ao redor da fibra ótica tem muita massa, mas nunca havia pensado em lixar.
Eu estou usando  o muzzle  da B19-17 o que já fez melhorar bastante a visada na minha opinião,
mas ele também é tem esse problema, de fato os fabricantes deveriam fazer algo neste sentido.
Faço sessões de tiros diariamente e aproveitando tirei esta foto agora, nota-se o quando a massa de mira é gordinha.
Vou cortar o túnel e fazer experimentos com a massa original para encontrar a melhor forma de corrigir isso e depois passo para o muzzle.
P_20200409_175924.thumb.jpg.08303511b3a528543da618cb5252ae26.jpg
 

 

Editado por Duglan
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Duglan disse:

Obrigado Rodrigo,

Valeu pelas dicas e excelente observação!
Eu já havia sentido esse problema que ao redor da fibra ótica tem muita massa, mas nunca havia pensado em lixar.
Eu estou usando  o muzzle  da B19-17 o que já fez melhorar bastante a visada na minha opinião,
mas ele também é tem esse problema, de fato os fabricantes deveriam fazer algo neste sentido.
Faço sessões de tiros diariamente e aproveitando tirei esta foto agora, nota-se o quando a massa de mira é gordinha.
Vou cortar o túnel e fazer experimentos com a massa original para encontrar a melhor forma de corrigir isso e depois passo para o muzzle.
P_20200409_175924.thumb.jpg.08303511b3a528543da618cb5252ae26.jpg
 

 

Eu tenho uma b12 que modifiquei a massa original, ficou muito boa também, bem fininha a visada, se interessar me mande uma MP com seu ZAP que lhe mando foto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Rodrigo, estava pensando em botar a massa da b19 17 tb na B12, mas teria opção melhor? Obg pela ajuda 

Em 09/04/2020 em 20:41, Rodrigo Sanches disse:

Eu tenho uma b12 que modifiquei a massa original, ficou muito boa também, bem fininha a visada, se interessar me mande uma MP com seu ZAP que lhe mando foto.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Mauro Rio disse:

Rodrigo, estava pensando em botar a massa da b19 17 tb na B12, mas teria opção melhor? Obg pela ajuda 

 

Eu acho muito bom o muzzle da elite para a b12, esteticamente acho que a carabina fica muito bonita só que o investimento fica um pouco alto..... tenho o muzzle da b19-17 em minha b19 que após uma lixadinha (afinar a massa) também fica muito bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acabei dando uma geral na minha, por questões estéticas e melhorias.

Na parte estética coloquei o muzzle marauder queick shot dourado e gatilho esportivo quickshot dourado. Ambos são excelentes, o gatilho melhora a precisão pela ergonomia, consegui deixar um alívio na faixa de 200 gramas, tocou - acertou. O muzzle não interfere na precisão e deixa a arma em outro nível.

Melhorias eu comprei o pistão inverter rotativo elite, o gás 45kg já possuia, está uma precisão maravilhosa, quase sem recuo. Praticamente Não houve perdas ficou na média de 20joules.

 

20200620_205952.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante