Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Enfim, depois de 7 anos, fiz foto de Gavião Real na natureza!


Henrique Coelho

Posts Recomendados

Antes de mais nada, salve rapaziada, faz tempo que eu não postava nada aqui e nem em outros tópicos por conta da mudança de São Paulo para o Rio de Janeiro. Mas devagar vamos voltando à ativa.

E trago aqui a realização de um sonho que todo passarinheiro tem desde que começa a fotografar. Eu fotografei a Harpia livre na natureza. Foi um filhote no ninho que nem voa ainda mas já valeu e muito. Consegui a proeza no município de Cantá no Estado de Roraima. Longe pra daná... Aliás a expedição incluiu outras cidades do Estado e fomos até a fronteira com a Venezuela na cidade de Pacaraima. Sim, longe Pacaraima.

Nesta viagem, além de eu e Rita termos conseguido fotos do filhote da Harpia também comemoramos a marca das 900 espécies de aves brasileiras livres que passaram por nossas lentes. 
Realmente uma alegria. e já começou a fissura pra chegar nas 1.000 ! ?

Bom, vamos ao que interessa. Soubemos através do guia e amigo Jorge Pavani que um casal de Harpias havia reproduzido em Cantá cidade próxima de Boa Vista. E que pelos cálculos do Pavani, o filhote deveria estar com cerca de 3 meses. Isto significa que havia uma real possibilidade de fotografarmos a ave pois nesta idade a Harpia ainda não voa e é alimentada pelo pai. No início o pai traz comida para a mãe e o filhote mas agora a mãe já fica fora do ninho por duas razões: (1). Não cabe mais ela é o filhote no ninho... e (2) ela já está estimulando o filhote a dar os primeiros pulos e bater as asas. E ainda (3) ela já está voltando a se alimentar por conta própria ficando o macho de prover comida pro filhote.

A Harpia, ou Gavião Real, a maior águia do Brasil, fica no ninho com a mãe por período de 18 meses em média! Estávamos, é claro, na expectativa de ver os adultos. Seria uma maravilha.

Fomos até Cantá e entramos na propriedade onde o ninho foi achado e o fizemos com a autorização e presença do dono e morador local. Saindo da estrada e caminhando por uma trilha no mato chegamos a uma mini clareira de onde pudemos avistar a uns 60/70 metros de distância uma enorme árvore cuja base de galhos ostentava um grande e belo ninho de Harpia a cerca de 30 a 40 metros de altura.

O tempo, infelizmente estava meio feio e não permitiu fotos com bom contraste mas isso naquele momento era o de menos. Vimos o filhote, ouvimos ele berrar por comida e ficamos no desespero de conseguir ver um dos adultos se aproximar. Esperamos um bom tempo e nada. Voltamos outro dia e nada dos adultos. Encontramos com um morador de um sítio da região que nos contou que no dia anterior a nossa chegada o macho veio com um macaco prego nas garras... puxa que azar... Ele confirmou que a mãe deveria estar por perto mas devia estar caçando também. Esperamos bastante mas saímos só com o registro do filhote mesmo.

Gavião Real (Harpia harpeja)

Gavião Real (Harpia harpeja)

Gavião Real (Harpia harpeja)


Gavião Real {Harpia harpyja)
Cantá, RR
Fev/020

Editado por Henrique Coelho

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lindas imagens, parabéns pelo registro e só quero questionar uma coisa... Onde andava que tinha nos abandonado e nos privado de imagens como estas!!!

Parabéns novamente pelo registro e muito obrigado por compartilhar conosco.

Eduardo Macedo.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edu, fiz esta ave agora em Fevereiro.

Mudei de Osasco para o Rio de Janeiro em 2019 depois que saí do meu emprego em 2018 que foi um ano muito agitado A minha saída, reorganização das coisas, etc.

Aí decidimos vir pro Rio pra morar perto de parentes. E mudar de estado, arrumar apartamento, etc me deixou meio fora do ar. Agora vou retomando.

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Henrique Coelho disse:

Edu, fiz esta ave agora em Fevereiro.

Mudei de Osasco para o Rio de Janeiro em 2019 depois que saí do meu emprego em 2018 que foi um ano muito agitado A minha saída, reorganização das coisas, etc.

Aí decidimos vir pro Rio pra morar perto de parentes. E mudar de estado, arrumar apartamento, etc me deixou meio fora do ar. Agora vou retomando.

Que bom que esta tudo se ajustando e melhor ainda que está voltando, ficamos felizes demais.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelas fotos do filhote do gavião de penacho, ave com as maiores garras de todo o reino animal!

Editado por Orlando

Aprendiz de Curioso

"Hoy mejor que ayer.... pero peor que mañana"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
Em 08/03/2020 em 12:24, Orlando disse:

Parabéns pelas fotos do filhote do gavião de penacho, ave com as maiores garras de todo o reino animal!

É o Gavião Real. Gavião de Penacho é outro. Fiz foto dele em 2 oportunidades. Em Iporanga, SP e em Carajás no Pará.

Realmente o filhotão deu um show. Pena que não apareceu um dos pais.

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Henrique, a harpia também é conhecida como gavião de penacho, como voce pode ver no wikipédia - A harpia (Harpia harpyja), ou gavião-real, gavião-de-penacho, uiruuetê, uiraçu, uraçu, uiracuir, uiraquer,cutucurim[3] e uiraçu-verdadeiro, é a mais pesada e uma das maiores aves de rapina do mundo, com envergadura de 2,5 metros e peso de até 12 quilos.

Sei que existe o gaviao de penacho, outra espécie, já o vi na natureza na Venezuela, mas infelizmente não deu para fotografar.

Obrigado, um abraço.

Aprendiz de Curioso

"Hoy mejor que ayer.... pero peor que mañana"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/03/2020 em 12:24, Orlando disse:

Parabéns pelas fotos do filhote do gavião de penacho, ave com as maiores garras de todo o reino animal!

É o Gavião Real. Gavião de Penacho é outro. Fiz foto dele em 2 oportunidades. Em Iporanga, SP e em Carajás no Pará.

Realmente o filhotão deu um show. Pena que não apareceu um dos pais.

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/03/2020 em 12:24, Orlando disse:

Parabéns pelas fotos do filhote do gavião de penacho, ave com as maiores garras de todo o reino animal!

É o Gavião Real. Gavião de Penacho é outro. Fiz foto dele em 2 oportunidades. Em Iporanga, SP e em Carajás no Pará.

Realmente o filhotão deu um show. Pena que não apareceu um dos pais.

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Orlando disse:

Bom dia Henrique, a harpia também é conhecida como gavião de penacho, como voce pode ver no wikipédia - A harpia (Harpia harpyja), ou gavião-real, gavião-de-penacho, uiruuetê, uiraçu, uraçu, uiracuir, uiraquer,cutucurim[3] e uiraçu-verdadeiro, é a mais pesada e uma das maiores aves de rapina do mundo, com envergadura de 2,5 metros e peso de até 12 quilos.

Sei que existe o gaviao de penacho, outra espécie, já o vi na natureza na Venezuela, mas infelizmente não deu para fotografar.

Obrigado, um abraço.

Beleza.

Eu me referi ao spizaetus ornatus cujo nome comum é Gavião de Penacho.

A denominação comum da Harpia harpyja é Gavião Real mas sim tem diversas denominações regionais que incluem Gavião de Penacho. 

Sossegado.

Falando no Ornatus, o que foi fotografei no Pará foi engraçado. Escutamos um Uru Corcovado (tipo uma galinha das matas cantando) e entramos no mato pra tentar fotografar e de repente olhamos pra cima e um Gavião de Penacho também escutou o Uru cantar e veio brm perto. Só que ele não queria fotografar! Nham! Nham!

E nóis acabamos que fotografamos os dois!

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante