Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Cuidados no pagamento de taxa de importação para não ser lesionado.


Pincipi

Posts Recomendados

Ainda não consegui reunir informações mais completas sobre o assunto para mostrar como não cair em um possível engodo na hora de pagar a taxa de importação de R$ 15,00 e também o imposto de 60%. Quem souber de mais detalhes, por favor compartilhe.

O sistema minhas importações do correio ainda está em desenvolvimento e falsários podem se aproveitar de brechas para induzir a que vítimas em potencial paguem as taxas de mercadorias não destinadas a elas, como por exemplo enviando mensagens pelo telefone e/ou cartas avisando da chegada de mercadorias.

Muitos atiradores recorrem a importação para obter coisas ligadas ao esporte que não são encontradas no Brasil ou então estão com preços desproporcionais, absurdos de caros, fora da realidade.

Neste momento, conhecer o sistema de importação é a única arma para se precaver de possíveis golpes durante a importação.

Primeiro conhecimento básico; comprar de lojas parceiras do carabinas de ar, neste caso a probabilidade de cair em um golpe é quase nula, enquanto que a aventura de comprar em sites não parceiros, é uma aventura por sua conta e risco e assunto para outro post.

O assunto em pauta é sobre o momento do pagamento de taxas e impostos, que pode não ocorrer caso a encomenda passe direto pela alfandega e seja entregue em sua casa.

Vou falar apenas sobre o sistema minhas importações que é até o valor de U$ 500,00 ou outro valor determinado pelo governo que passa a ser obrigatoriamente em outro sistema de importação, sem entrar também em necessidade de CII, estou me referindo a compras de não PCE, como chumbinhos, lunetas e outros acessórios de uso e importação permitidos sem a necessidade de alguma autorização.

A chave do sistema é o idcorreios, sem este cadastro, não se tem acesso ao sistema, então, pela lógica se você não tem cadastro no correio, nem realizou alguma compra internacional mas, recebeu um aviso qualquer para o pagamento de taxas e impostos, desconfie e não vá pagando qualquer boleto e nem tente se cadastrar para pagar pelo site oficial do minhas importações.

Pode sim se cadastrar para então clicar em rejeitar o objeto. Tem um relato no grupo de watts de que não comprou nada e foi notificado sobre duas compras, pagou apenas uma e ainda aguarda a entrega. Outro foreiro relatou que rejeitou a compra.

Pode ser que os falsários já tenham cadastrado seu CPF no idcorreios e não sei como resolver isto, muito provavelmente tenha que brigar com o atendimento.

Ainda não se sabe como as quadrilhas podem explorar o sistema e ludibriar as vítimas, agora se você fez suas compras e as aguarda ansiosamente, recomendo alguns cuidados, nem sempre o vendedor informa um código de rastreio que seja no padrão utilizado pelo Brasil, às vezes nem informa o código, o que não é o caso de lojas parceiras do carabinas de ar, as quais fornecem sempre um código aceito pelo nosso sistema.

A cultura de outros países é diferente, cada um tem sua empresa dominante com o seu padrão, maiores detalhes podem ser observados neste post:

Caso queira se cadastrar no sistema de minhas importações, segue uma dica:

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1260946-novas-facilidades-para-importação-pelo-correio-crie-seu-id-correios/

Estando regularmente cadastrado no idcorreios o acesso é simples através de CPF ou nick mais a senha. O sistema de importação deu um grande passo ao não ser mais preciso ir a uma agência física para resolver o desembaraço aduaneiro ao mesmo tempo que criou um mar de oportunidades para as quadrilhas que podem tentar fazer importações utilizando o CPF de outras pessoas e ainda por cima fazer com que elas próprias paguem as taxas sem receber o item, paranoia ou não da minha parte, se vier a cair neste golpe, não diga que eu não lhe avisei.

Eu testei o sistema da seguinte forma, criei meu idcoreios e fiz minha importação, quando o objeto foi taxado, recebi uma mensagem no número de celular cadastrado e algum tempo depois uma carta do correio.

Minha esposa fez uma compra sem se cadastrar no idcorreios e quando o objeto foi taxado, ela apenas recebeu uma carta do correio.

Nos dois casos a carta direcionou ao ambiente minhas importações para o pagamento das taxas, então, a conclusão lógica é que o único meio seguro de pagamento é pelo ambiente minhas importações dos correios e qualquer outra forma como um boleto ou um site diferente é uma tentativa de golpe e como agora você já conhece o sistema, não vai cair nessa.

Continuando nas possibilidades, agora fazendo a compra em sites não parceiros, pode ocorrer de não informarem o código de rastreio ou então, passarem um que não seja aceito pelo sistema, em outras palavras, comprou no escuro, já aconteceu comigo duas vezes, uma não tinha código e a outra o código era fora do padrão, em ambos os casos o correio mandou a carta com um código válido, gerado por eles, um código não fornecido pelo vendedor, terminado em BR e não com a terminação do país de origem, realizei os pagamentos e recebi os itens em casa.

Fica aqui outra dica, se o vendedor não forneceu um código, pode ser que ao chegar no Brasil identifiquem um código com o país de origem, o que está na embalagem e não foi fornecido pelo vendedor como pode ser que na embalagem não tenha código e seja gerado um novo com a terminação BR.

Aqui também mora uma possibilidade de erro, como é que eu vou saber que alguém fez uma compra usando meu CPF e ao pagar a taxa esta compra seja entregue na casa do larápio e eu fique no prejuízo.

Pelo que entendi, no site dos correios tem uma orientação de que devemos antes de realizar o pagamento, nos certificar de que a encomenda seja nossa mesmo e parece que a única forma lógica de se certificar é visualizar a DIT, clicando na figura de olho, neste demonstrativo de impostos e serviços aparece o nome/CPF e endereço de entrega e se lá aparecer algo diferente, como outro nome e endereço é muito provável que algo está errado. Aconteceu comigo de uma DIT estar como o nome/CPF de outra pessoa mas, como o vendedor me garantiu que aquele era o código de rastreio, paguei e recebi em casa a encomenda, eu imagino que aquele mesmo código de rastreio foi utilizado anteriormente pela encomenda da Carina maiores detalhes em:

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1355134-objeto-internacional-sem-dono-definido-paguei-e-perdi/

Eu cheguei a estas conclusões com base no teste do sistema que fiz anteriormente, na compra que fiz em meu nome, tanto na carta como na DIT, apareceu o nome/CPF e endereço cadastrado no idcorreio mas, no pacote entregue, apenas meu nome era diferente, porque o site abreviou o nome. Já na compra de minha esposa a carta veio com o nome abreviado e a DIT veio com o nome completo, o cadastrado no idcorreio.

Eu não sei dizer se o correio confere o endereço de entrega com o endereço cadastrado e neste ponto a má índole pode me pegar no golpe, me fazendo pagar o despacho postal dele, pensando que era o meu.

Tudo leva a crer que a vinculação do CPF ao sistema minhas importações é um excelente meio de se evitar enganos ou golpes. Ainda existem pequenas falhas como constar como não entregue um objeto já entregue, ou apenas constar como objeto pago um objeto também já entregue. Em resumo o resultado do rastreamento não bate com o status do site minhas importações.

Outro detalhe, apenas o usuário é que tem o poder de vincular o objeto ao seu CPF, mesmo recebendo o aviso por SMS e/ou a carta sobre a encomenda parada aguardando o desembaraço aduaneiro, o sistema não mostra a encomenda vinculada ao CPF, é necessário que o próprio usuário faça o pagamento para depois vincular o CPF e só ai que passa a constar na tela de encomendas.

Se apenas pagar sem vincular, a encomenda não aparece na tela de encomendas, só vai aparecer de forma isolada quando fizer a busca pelo código de rastreio.

Vamos supor que você não tenha cadastro no idcorreios, alguém pode estar utilizando seu CPF para realizar importações ilegais e mesmo que venha a se cadastrar depois, se a quadrilha apenas pagou as taxas sem vincular, você nunca saberá que encomendas passaram em seu CPF.

Existem outros aspectos não relativos a golpes em sim mas, decorrentes de partes ou a etiqueta inteira estarem apagados ou ilegíveis, bem como enganos nas cobranças indevidas de impostos e/ou taxas/multas, além de ICMS que são assuntos para outros tópicos.

 

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sensacional seria se mostrassem uma imagem scaneada ou fotografada da etiqueta do pacote (igual mostra no sistema comprafora dos correios), idem para o vendedor (alguns mostram o pacote pronto para o envio), assim teríamos certeza absoluta na simples comparação das imagens.

Agora imagine que apenas para passar cobram R$ 15,00. Quanto não cobrariam para examinar uma a uma fornecendo o remetente e a descrição do conteúdo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante