Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Fixxar patriot 5.5 ak47/Bam b5


Posts Recomendados

Boa noite a todos!, faz um longo longo período de tempo que estou fora de chats e discussões a cerca do tema de carabinas de ar comprimido, no entanto, sempre que posso assisto videos relacionado ao tema. Eu tinha uma presença um tanto quanto constante no Fórum a 10 anos atrás em um site AIRGUN que foi extinto (não sei o que aconteceu e se existe ainda) tinha um pessoal famoso em relação ao conhecimento do tema  lembro-me de Franco, Karolaza,  Nico,  entre outros . Quando o site foi tirado fora do ar eu abandonei, também estava demais ocupado com trabalho e estudos. Hoje estou retornado com um pequeno review, de um modelo que achei interessante, fixxar patriot ak47/ Bam b5 muito pouco falada, especulada, e muito pouco entendida e é claro muita confusão do pessoal que a até a chama de decepa dedo. Será mesmo? a seguir tentarei explicar os detalhes por menores deste interessante modelo, mostrando os pontos fortes e fracos deste modelo.

 o Review será organizado da seguinte forma.

1-Modelo/Marca e sua comercialização.

2-Desmontagem da carabina

3- Analise das peças  internas e externas e sua  qualidade 

5- Analise do sistema de segurança sera que existe anti arranca dedo, será que o fabricante é doido em não colocar este detalhe?

6- Minha conclusão pessoal.

 

1-Modelo/Marca e sua comercialização.

Pelo que estive procurando, na net, este modelo é comercializado em todo mundo, USA, Russia etc... e com diferentes nomes, Bam b5, bam 3-1 etc..

Este modelo que estou realizando este review foi adquirido a alguns dias na Disprorpil,  pelo mercado livre, pela média de preço que la consta, em relação ao serviço nota 10 a entrega foi realizada antes do prazo e a carabina estava muito bem embrulhada e lacrada com plástico e cheia de óleo explosivo. não irei colocar fotos da caixa e do modelo, propriamente dito, colocarei sim do mais importante da analise individual de cada peça sua função e qualidade.

2-Desmontagem da carabina

Particularmente eu gostei da primeira impressão, carabina toda em metal, alça e massa de mira, a 003.thumb.jpg.a6359e21fc096b4f7d00c5c7381a444b.jpgfixxar patriot 5.5 possuem dois parafusos um superior na culatra e outro inferior na parte frontal da coronha bem resistentes e cumpre o seu papel. a seguir a figura 1 ilustra001.thumb.jpg.d260c3eb4e9da3001e40142131c9eaf5.jpg a parte de metal separada da coronha.  

 

3- Analise das peças  internas e externas e sua  qualidade. 

 A primeira vista a carabina como já havia dito é toda em metal,  exceto duas partes próxima da coronha, a empunhadura é muito boa,  diferente de muito modelo que hoje é só plastico, eu particularmente  não gosto de plástico, ponto positivo. Observando o acabamento da carabina é médio, poderia ser melhor, tem muita rebarba. O corpo da carabina é de madeira com detalhe coronha rebatível, por um sistema muito bem desenvolvido em metal de alta qualidade, aonde o metal parece bem rustico, poderia ser mais polido. Antes de desmonta-la eu realizei alguns disparos, em barras de sabão, não tenho fotos aqui, usei pro Magnum gamo atravessou 3 barras de sabão facilmente pode ter sido os primeiros com efeito diesel. Esta carabina é sider lever, ou seja,  para armar a carabina é preciso bascular uma alavanca lateral. O  basculamento é bem fácil, e quando vc bascula pode escutar um estalos tipo catraca, mais tarde vou falar um pouco do que pode ser isso. A parte do corpo é composta de um tudo de metal, figura 2  e um cano acoplado, aonde o cano vem muito bem preso e alinhado ao corpo de metal. 002.thumb.jpg.2a0f48ab8f41ac9588133004355f9266.jpg  

  

O raiamento do cano é de boa qualidade com 12 raias bem definidas. a Massa de mira é de metal resistente e possui um ajuste interno de um pino com rosca achei bem bacana, a alça de mira possui ajuste de altura, é uma peça de metal soldada sobre o corpo da carabina. Possui uma trilho de 11 mm funcional que ao meu ver da para colocar uma luneta sem problemas. Em relação a solda queria fazer um comentários. Que solada forte do cão, na figura 2 aquele sistema abaixo do corpo da carabina é fixo por vários pingos de soldas, o que observei é que fica muito bem fixa, não sai nem a remo. Um detalhe que notei e que toda carabina deste modelo deve apresentar  rebarbas dentro do tubo de aço aonde o pistão e o tubo de inox deslizam. Eu resolvi este detalhe utilizando uma lixa 600 e depois 1500 ficou bem polido, na figura eu mostro a parte interna aonde nota-se este detalhe da solda.003.thumb.jpg.a6359e21fc096b4f7d00c5c7381a444b.jpg

Um detalhe interessante e importante foi quando eu estava utilizando uma ferramenta abrasiva (Lima), para desbastar as quinas e irregularidades (o fabricante poderia ter feito isso...) notei que o tubo tem 2mm de espessura e  é de um aço bem resistente, de muito boa qualidade, eu tenho uma cbc e hatsan  e fiz um pequeno  teste de comparação para ver em qual  dos tubo a ferramenta abrasiva tinha maior resistência ao desgaste, e medindo assim o quanto resistente é o aço, claro é um teste mas pode ter uma noção da dureza. Supresa, a cbc e hatsan ao passar a Lima notei a mesma resistência (maciez se posso dizer). A tempos  mais de 9 a 10 anos atrás envie um e-mail a cbc, perguntando que tipo de aço era utilizado para fazer o tudo, eles me responderam que era SAE 1020 não sei se isso ainda é válido..mas Garanto que o deste modelo é bem mais duro e resistente, e quando polido fica uma superfície bem lisa. 

O que observei é  que os cortes das aberturas foram , muito precisos perfeito e bem alinhados pena o acabamento ter sido desconsiderado, ou peguei um modelo que o carinha la estava com preguiça. No entanto, como gosto de  analisar, modificar e tunar mesmo  achei fantástico. Na figura 4 ilustra o sistema composto por um tubo de inox e um pistão com guia central, o sistema é bem simples, muito parecido com, rossi dione, e outro modelo não aceita gasram. O tubo de inox tem espessura de 1mm, com um rebaixo na parte inferior para prender o pistão na hora no engatilhamento, com excelente qualidade, novamente acabamento deixou a desejar, tive que polir a parte interna do tubo pois havia pequenos pontos aonde danificava a bucha. Falando em Bucha uma porcaria, não sei como colocaram aquela bucha, ruim mesmo, vedação precária, já fiz a encomenda de um kit. 004.thumb.jpg.59de375c03725ba60cb0e1ca20595de5.jpg005.thumb.jpg.ae948b8696972928253742469da5ad4f.jpg 

Outra coisa que tive que polir foi o pistão, não poli a parte de contato entre o gatilho e a haste,  a parte próximo da bucha tem marca do torno e algumas irregularidades nada grave mas poderia ter melhorado o acabamento

o gatilho é feito em material de alta dureza e qualidade, achei bem macio o gatilho, o que pude observar é que este modelo teve um projeto por traz, aonde foi pensando em pequenos detalhes, por exemplo, o gatilho como sendo simples os engenheiros chineses  aumentar o tamanho para ter um torque melhor e ao meu ver funcionou eu não tenho que reclamar, apesar simples.006.thumb.jpg.dfa89b0caba4209225bb73bc4a913071.jpg

 A mola é de aço carbono, eu acho que da dione ou da bam b3-3 serve, note o gatilho bem longo este gatilho é interessante pois ele tem uma capa em metal tonando bem firme.

A Alavanca de armas é constituída de 2 parte, como ilustra a figura 8. Um detalhe, que todas as carabinas deste modelo iram apresentar  mais cedo ou mais tarde  é um problema em um  rebite se tal não estiver  bem feito ou fixo a haste008.thumb.jpg.c305ea2b8c1797f60a40794d73cdb90f.jpg.  Após umas 100 basculadas o pino que liga as duas parte 'rebite', começou a folgar, notei que se deixasse deste modo ele iria ao poucos desgasta a parte da alavanca aonde se puxa. Tenho um brother torneiro em 5 minutos ele tirou aquele rebite chinelo e colocou um de aço inox super resistente e rebaixou até ficar bem preso ao corpo da haste, pois o material da haste é um pouco mais macio, se o rebite não for bem fixo ele vai desgastando ao poucos, ou seja, para tornar o material e o sistema resistente o pino deve ser fixo ao corpo ai ele não oferece danos. Notei também, que a alavanca que puxa e empurra o cilindro de inox que na verdade é a camara de compressão deste modelo é de um material que nem a ferramenta abrasiva desgasta, forte mesmo excelente qualidade009.thumb.jpg.aec8be5cf28b8db3ff108f6dc17f972c.jpg

O mais engraçado que achei e ao mesmo tempo interessante desta carabina e não sei se o projetista ou fabricante teve a intenção foi que quando vc retorna o cilindro de inox, ele possui um oring para fazer a vedação. O cilindro não chega a encostar na culatra, ele fica centralizado e bem preso sobre este oring que funciona também como um amortecedor muito bem bolado, a vedação é 100% e quando o pistão é liberado e esta no final do curso mais pressão é feita sobre este oring  dificultando o escape de ar, achei muito bacana este detalhe. No próximo post irei fazer testes de precisão e penetração em barras de sabão depois do tunning. 

 

5- Analise do sistema de segurança sera que existe anti arranca dedo, será que o fabricante é doido em não colocar este detalhe?

Sim. e não somente 1, quando a carabina esta sendo basculada, tem um sistema abaixo do tubo de inox em formato de serra invertida que bolquei a alavanca, somente quando esta no final do curso que é liberada. o outro sistema fica dentro do corpo da carabina que bolqueia o gatilho, então se vc n quer ter acidentes siga o manual, ou seja, toda a  vez que armar acione o bloqueio do gatilho e apos fazer a visada desbloqueie  assim não terá acidentes. é claro mesmo assim, segure com o cotovelo a haste, mesmo cuidado como qualquer modelo, nenhum é 100% a prova de falhas.

0011.thumb.jpg.521e698ac93a95d89b6fe9161f7fc5f7.jpg0010.thumb.jpg.721f424165bbb0f721b8a23aefb63da4.jpg

 

6- Minha conclusão pessoal.

Este modelo, é interessante se baseia no apelo pelo fuzil modelo Ak47 robusto rustico, pode ser minha impressão mas parece que os modelos que comercializam aqui no Brasil são aqueles que os de 1 mundo não aceitam, controle de qualidade, este modelo me impressionou pela qualidade dos matérias empregados, em todas as peças e parte com excelente qualidade, no entanto, péssimo acabamento as importadoras deste modelos poderiam entrar em contado com fabricante e exigir melhor controle deste detalhe, uma excelente carabina ao meu ver em termo de qualidade dos materiais com baixo acabamento. Como eu gosto de mexer tunar e melhorar achei uma boa opção. Eu particularmente indico este modelo, no entanto, tem estes detalhes, antes de utilizar você vai ter que abrir e fazer as melhorias.no final com pouco ajuste vai ter uma excelente carabina para coleção ou diversão.  Espero ter contribuído um pouco. abraço a todos. 

 

 

007.jpg

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 months later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante