Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Lunetas que não quebram - Existem?


Posts Recomendados

Olá pessoal, boa noite.


Sou um usuário um pouco antigo do fórum mas estava um pouco desligado por conta da correria do dia-a-dia e da falta de tempo para a prática do esporte, mas comecei o ano de 2020 com nova diretriz e pretendo incluir o tiro esportivo caseiro (digamos assim) na minha rotina rsrs

Pois bem, tenho uma Gamo Big Cat 4.5 na mola helicoidal, que inclusive adquiri com base nas opiniões da galera do forum na época (um ano atrás mais ou menos) e gostei bastante da carabina, me atendeu perfeitamente bem. Só que agora pretendo adquirir uma luneta pra ela, pois é algo que sempre quis ter, e caí naquela questão das quebras de lunetas. 

A grande dúvida que tenho é: as lunetas em carabinas de pressão realmente tem vida útil datada por conta de como as carabinas funcionam, as vibrações e tal, ou é possível ter uma luneta "pra toda vida" em uma carabina? Quero dizer... é um fato que cedo ou tarde qualquer luneta vai quebrar por conta da vibração ou... se for uma boa luneta é possível que a mesma nunca quebre por esse motivo? (obviamente nada dura PRA SEMPRE, mas falo de quebrar por conta das vibrações e não por ter sido muito utilizada, se é que isso não coincide com ter vibrado muito rsrs).

Estou interessado em uma Rossi Gold Crown, que tenho visto falar muito bem nela desde sempre, e também por já ter visto falar em utilização dela em carabinas muito mais potentes e com maior vibração que a minha Gamo Big Cat e não ter problema com quebra ou desregulamento constante. Eu poderia sei lá, adquirir uma Fixxar 4x32 ou uma Rossi (tipo a tal da Poly mas sem ser a Poly, mas bem parecida), que teoricamente suportam minha carabina também, só que eu realmente queria investir em algo que eu sei que não me dará dores de cabeça pelo menos nem tão cedo, e é aí que me surgiu essa dúvida, pois nunca tive uma luneta e não sei se o que dizem sobre as quebras tem mais a ver com a qualidade do produto ou se é algo que VAI ACONTECER e só muda o quanto irá demorar pra acontecer.

PS: não entra no mérito os mounts com absorção de impacto, a minha dúvida é com a utilização da luneta no mount único fixo mesmo. 
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Instale um GasRAm e tenha menos dor de cabeça.

Já perdi uma luneta em carabina com mola espiral/helicoidal, e não pretendo perder mais nenhuma. Por isso coloquei gasram nas minhas.

Agora tenho mount único com absorção de impacto e pretendo comprar logo a minha luneta.

Luneta boa não desregula.

Norica Dragon 5,5mm GR 50Kg.

Rossi Dione 4G 5,5mm GR 55Kg.

Cometa 220 4,5mm GR 45Kg. (vendida)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá. 

Tendo experimentado várias lunetas (de 1”), pelo menos para mim (aço e gas ram, rifles 'magnum' e potência média), não é ‘se’ vai dar problema, mas ‘quando’ (número de tiros).

Para maior resistência, conforme recomendação que recebi de um fabricante, uma luneta deve ter - retículo gravado na lente e tubo de 30mm.

Nos EUA, é muito comum a troca na garantia.  Sempre desconsiderei a possibilidade de ter aqui alguma garantia para as lunetas que importei, mas descobri que é possível.  Escrevi recentemente aqui um post intitulado ‘importação de lunetas’ que você pode dar uma olhada. 

Entendi que você pretendeu focar a questão - na luneta, em si.  Na prática, qualquer que seja a luneta.., eu usaria também um ‘mount de absorção’; não necessariamente para ‘resolver’, mas devem aumentar as chances de durar ‘mais’. 

Vai começar nos próximos dias o Shot Show 2020, Las Vegas, e talvez seja lançado algum modelo novo na linha “airgun rated”.

Boa sorte!

Marcos

Editado por MarcosP
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, MarcosP disse:

Olá. 

Tendo experimentado várias lunetas (de 1”), pelo menos para mim (aço e gas ram, rifles 'magnum' e potência média), não é ‘se’ vai dar problema, mas ‘quando’ (número de tiros).

Para maior resistência, conforme recomendação que recebi de um fabricante, uma luneta deve ter - retículo gravado na lente e tubo de 30mm.

Nos EUA, é muito comum a troca na garantia.  Sempre desconsiderei a possibilidade de ter aqui alguma garantia para as lunetas que importei, mas descobri que é possível.  Escrevi recentemente aqui um post intitulado ‘importação de lunetas’ que você pode dar uma olhada. 

Entendi que você pretendeu focar a questão - na luneta, em si.  Na prática, qualquer que seja a luneta.., eu usaria também um ‘mount de absorção’; não necessariamente para ‘resolver’, mas devem aumentar as chances de durar ‘mais’. 

Vai começar nos próximos dias o Shot Show 2020, Las Vegas, e talvez seja lançado algum modelo novo na linha “airgun rated”.

Boa sorte!

Marcos

Opa, obrigado pelo comentário, Marcos!

"não é ‘se’ vai dar problema, mas ‘quando’"

Esse era meu medo rsrsrs

É complicado pagar um valor relativamente alto por algo que cedo ou tarde irá quebrar simplesmente porque não suporta totalmente o equipamento. É claro que tudo quebra um dia, mas...

Sobre a garantia... a garantia em território nacional costuma cobrir o quê exatamente? Só se o produto já estiver com defeito antes mesmo da instalação? 

E sim, quis focar na questão da luneta em si, pois tenho uma noção da função do mount de absorção e tal, e obviamente que instalaria um de qualquer forma. Mas pelo que você disse, parece que nem o mount "resolve" por completo o problema da possível quebra prematura das lunetas, apenas adia o inevitável.

34 minutos atrás, Luiz Almeida disse:

Instale um GasRAm e tenha menos dor de cabeça.

Já perdi uma luneta em carabina com mola espiral/helicoidal, e não pretendo perder mais nenhuma. Por isso coloquei gasram nas minhas.

Agora tenho mount único com absorção de impacto e pretendo comprar logo a minha luneta.

Luneta boa não desregula.

Obrigado pelo comentário, Luiz!

Pois é, com base no que vocês disseram acho que terei que repensar essa questão da luneta por enquanto.

A minha ideia com a luneta era dar uma variada no hobby, já que só tenho uma carabina e não tenho muitas opções de alvos para atirar, já que moro em área totalmente urbanizada e não tenho sequer conhecidos que possuem algum tipo de "zona rural" para ter mais liberdade de escolha na hora de praticar o tiro.

Sendo assim acho que vou manter a mira aberta por enquanto e investir esse valor da luneta/mount na ampliação que estamos fazendo aqui na residência. Só pra contextualizar, o meu maior problema aqui, para a prática do hobby, é que o espaço apesar de ser até que generoso para uma área urbana (20 metros entre o atirador e o alvo), é muito complicado para "liberar" para o hobby, pois moro numa rua muito movimentada e próxima de comércios, e temos 4 veículos ocupando o mesmo - sendo que se eu estou em casa no mínimo 3 veículos estão parados, já que somos apenas dois motoristas em casa - isso significa que é bem dispendioso pra conseguir um espaço legal e ainda tem a questão de que o local também é o acesso para a residência, volta e meia tem alguém que precisa passar por ali e tal.

Mas com a ampliação que estamos fazendo a parte que antes não era sobrado (era apenas térreo coberto com telhas) já foi substituída por laje e em breve iremos transformar essa parte em uma área coberta totalmente livre (por aqui costumamos chamar isso de "área"). Ainda não estou utilizando o local para o hobby pois está apenas na laje e ainda não tem nenhum parapeito para proteger a vizinhança de um possível chumbinho perdido e, claro, também pra não chamar atenção desnecessária. Mas assim que possível começarei a praticar o tiro lá, o que vai melhorar e MUITO a frequência. Então apesar da distância reduzida, algo como 12 metros em vez dos 20 de antes, o fato de não ter mais nenhum empecilho vai facilitar e muito minha vida como atirador rsrs.

Até lá talvez seja até o caso de pensar em uma PCP ou algum outro tipo de "carabina" que seja mais adequada para o uso de luneta - e manter essa Big Cat na mira aberta mesmo, pois o conjunto de miras dela é muito bom.

Se puderem/quiserem continuar compartilhando as experiências dentro do tema do tópico, agradeço muito. Apesar de estar "desistindo" da luneta por enquanto, ainda tenho vontade de ter/utilizar lunetas e o conhecimento nunca é demais.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existe sim lunetas que suportam inclusive armas de pressão magnum sem dar problemas, são lunetas "airgun rated", ou seja, fabricadas para armas de pressão especificamente e preparadas para não quebrarem por conta das características de tranco duplo e vibração de armas de pressão springer, como a linha Airmax da Hawke, MTC Viper Pro, UTG BugBuster e por aí vai. Dependendo da springer, se for mais mansa, uma 4x32 Gold Crown ou até mais simples resiste bem, se for mais trancuda tem de ter sobretrilho ou mount com absorção de impacto.

banner.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existe sim lunetas que suportam inclusive armas de pressão magnum sem dar problemas, são lunetas "airgun rated", ou seja, fabricadas para armas de pressão especificamente e preparadas para não quebrarem por conta das características de tranco duplo e vibração de armas de pressão springer, como a linha Airmax da Hawke, MTC Viper Pro, UTG BugBuster e por aí vai. Dependendo da springer, se for mais mansa, uma 4x32 Gold Crown ou até mais simples resiste bem, se for mais trancuda tem de ter sobretrilho ou mount com absorção de impacto.
Alguma raridade...como a Beeman Blue ribbon 66R...lá fora já são lendas urbanas...aqui só vi a do Henrique Coelho em cima da sua joia Diana 50...tópico aqui no fórum.

Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk

At 44 long 5,5mm

At 44 5,5mm ferrolho turning by Nico coronha Romão

Evanix Brizzard S10 5,5mm

Walther Dominator 1250 5,5mm

S510 5,5mm

BSA R10 5,5mm coronha Ft-Fabio Artesão

Theoben MKII -USA 5.5mm

  Theoben Rapid MFR Bull Barrel 5.5mm ...

  EV2 Air Arms 4.5mm

Cometa Lynx 5.5 V5

Styer LG110 Hight Power 4,5mm

HW100 calibre 5,5mm e 4,5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante