Jump to content

ANUNCIANTES

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada
Pincipi

Mechendo na objetiva da Riflescope 3-9X40EG (Chinesa)

Recommended Posts

Já comprei usada em sem manual. como não tem marca aparente nela, eu deduzo que seja Riflescope com base em fotos de anúncios aonde aparece o nome na embalagem, de fato deve ser uma genérica chinesa e que não tem o recurso de ajuste de paralaxe. O problema é que quero usar a dez metros com o zoom máximo, na realidade 9,25 metros. Nas ampliações 3 e 4 eu consigo foco mas, nas demais 5 a 9 perco o foco nesta distância tão curta então, vi dois vídeos:

O que me levou a crer que mudando a posição da objetiva mais para frente ou para trás, consiga o foco.

No outro vídeo eu vi como mexer na posição da lente:

Sem medo de ser feliz removi a tampinha e vi que a rosca estava bem firme, usei uma faca encaixada nos buracos:

faca.jpg.5984c8c1fdf1c5a6a23795db213fe2ca.jpg

Para forçar e a rosca cedeu, ficando possível movimentar com as mãos, sem fazer força.

Este é o detalhe da rosca com a lente, a parte de cima é que estava para fora, aonde tem o cavado, destaque em vermelho:

rosca.jpg.e23437c155b70be6957ed95024cbbe4f.jpg

E o destaque em verde é a parte que tinha a cola ou trava rosca, não sei ao certo. No lado de baixo tem mais uma rosca que deve ser para prender a lente.

Aproveitei e limpei a poeira interna com um pano:

poeiraantes.jpg.89f290f55a62b5b73d961380a17f2e76.jpg

Ficou como novo.

Meu plano agora que deixei a luneta totalmente arruinada é rosquear até o fim e ir voltando volta por volta, anotando os resultados para achar em quantas voltas consigo o foco desejado para dez metros e ainda depois disso, descobrir qual é o ajuste original de fábrica.

Qualquer sugestão é bem vinda.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Foi divertido ficar mexendo nas posições da objetiva mais para frente ou mais para trás, no começo não entendia nada porque dava foco numa ampliação mas não dava na outra, De qualquer forma, encontrei padrões:

Na parte de trás, na que dá o foco no reticulo, eu fecho tudo e volto meia volta, esta é a melhor posição para o foco exato do reticulo em relação ao meu olho.

O segundo padrão é o da lente da frente que parece ser o padrão de fábrica, fecha tudo até o máximo, até travar, volta um pouco para destravar e dá treze voltas e meia. Desta forma fica exatamente como estava antes.

A partir dai mexer a lente para frente ou para trás mostra resultados inusitados como por exemplo focar apenas na periferia da lente e não no centro, bem como o contrário, foco apenas no centro enquanto que na periferia fica desfocado, também coisas como foco na metade de cima da lente e fora de foco na metade de baixo, bem como foco em apenas algumas ampliações enquanto que em outras não.

Para o meu caso específico que é obter foco a distância de 9,25 metros na ampliação máxima, eu deixo a lente posicionada no padrão acima, ai vou girando a lente para frente até conseguir o foco, pronto, consigo o foco perfeito, resolvido por enquanto, já que nesta manobra a luneta fica sem o parasol e não quero colar a lente nesta posição fixa porque caso queira usar em outras distâncias vou ter que descolar ela, diante desta situação imaginei em colar a rosca dianteira na lente de modo a usar esta tampa como ponto de apoio para movimentar a lente para frente e para trás conforme a conveniência mas, acontece que esta movimentação na rosca está macia, ou seja, a rosca se desloca com muita facilidade e acho isso um incomodo pois acredito que pode sair facilmente da posição selecionada então, penso em endurecer o movimento da rosca passando fita veda rosca nela, quem sabe assim ela girando com dificuldade eu consiga a firmeza que quero.

Eu imagino que uma graxa grossa não vai conseguir o resultado esperado e vai acabar grudando poeira.

Em síntese, partindo da posição original de fábrica, quanto mais para trás a lente mais próximo do foco no infinito e quanto mais para frente a lente mais próximo o foco em distâncias menores.

Esse controle da lente mais para frente ou mais para trás parece ser uma regulagem de paralaxe. Como ainda não consegui entender muito bem estes conceitos, não posso afirmar com certeza.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tinha procurado antes de postar e só agora achei que já tinha um post sobre o assunto:

 

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

boa tarde Pincipi, tenta aquela massa de vedação que não endurece, uma pequena quantidade para esse tipo de rosca, deve deixa-la bem mais ¨pesada¨de movimentar. E caso você queira restabelecer ao original é bem fácil de retirar.

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites
3 horas atrás, Orlando disse:

boa tarde Pincipi, tenta aquela massa de vedação que não endurece, uma pequena quantidade para esse tipo de rosca, deve deixa-la bem mais ¨pesada¨de movimentar. E caso você queira restabelecer ao original é bem fácil de retirar.

Massa de calafetar, excelente idéia! Se conseguir alguma vou testar.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


  • Recently Browsing   0 members

    No registered users viewing this page.

×
×
  • Create New...